Textos de reflexão sobre a vida

Cerca de 55856 textos reflexão Textos de sobre a vida

Ser verdadeiro "consigo mesmo" é um grande desafio dos humanos... Somos seres acostumados com o engano e quem mais tentamos enganar somos a nós mesmos, por isso que a verdade só pode ser descoberta, dita e vivida numa dimensão de espirito, frente a verdade da verdadeira razão para que fomos "nascidos". Mas sendo um desafio, então está aí para ser alcançado. A verdade sempre nos confrontará quando andamos na mentira, seja em consciência ou não. Na mentira não podemos viver e muito pior é morrer nela.

Inserida por VALubas

Queria entender o porquê desperdiçamos a vida preocupados com o que os outros vão pensar , com que os outros vão dizer ao nosso respeito , seguindo regras e moralismos aparentemente , preocupados como está o cabelo , como está o corpo , qual roupa vestir pra não sermos considerados loucos ou descuidado ,se o significado da vida está em sermos quem que quisemos ser , em ser feliz ,em destruubir amor por onde passar , queria entender porquê e quando nos tornamos robôs com uma lista longa a ser seguidas passo a passo desde o nascimento até a morte , porquê desperdiçamos a vida tentando viver de uma forma que alguém inventou ser a certa e aceitável ?! Eu quero algo mas além disso , só não sei o que , porque isso talvez seja o ingrediente secreto pequeno mas que faz toda a diferença e muda todo o sabor no preparo ,que ninguém teve a coragem de contar .

Inserida por jheniffer_lopes

Não uso as redes sociais para bater papo. Uso para escrever e ler textos que considero interessantes. De vez em quando algumas pessoas ficam bravas comigo porque interajo pouco. Sempre leio todos os comentários e só não curto quando discordo frontalmente. Definitivamente não gosto de bater papo por escrito.
Alguns dizem que sou muito egocêntrica e me acham chata. Uma pena, mas quem me rotula de chata evidentemente pode não ler, né?
Ou pode me bloquear e desfazer a amizade para nunca mais ouvir falar de mim.
Agora, exigir que eu faça o que não quero não dá.
Não leio e tão menos curto e comento porcarias.
Autora A.Kayra

Nossas historias

Nossas vidas são como um texto onde nós escrevemos cada linha como se fosse um dia que vivemos... linhas essas que podemos escrevê-las de maneiras erradas, mas nem sempre conseguimos apagá-las, e mesmo que possamos deixam marcas.
Entretanto isso é a nossa historia, historia que não podemos deixar de viver, mesmo que às vezes escrevemos algumas linhas erradas, sempre estaremos aqui para reescrever as linhas de nossa vida.
Viver a vida é um mistério, pois nem sempre sabemos que decisão tomar... nem sempre sabemos que palavra usamos pra terminar certa “frase” ai vem aquela pergunta será que fiz o certo?
Quase nunca encontramos a resposta, ou seja, às vezes perdemos o controle palavras que se passa em nossa historia.
Hum... Soa quase como irônico comprar a vida com apenas um texto, mas não é, escrever e poder ter o controle das palavras, onde a historia é realmente o que sentimos e também aquilo que enxergamos.
Viver e poder ter o controle das nossas vidas, é saber que cada decisão que tomamos pode influenciar em cada momento que vivemos, e saber que a vida e inconstante que a todo tempo podemos ser pegos de surpresa.
Viver é uma coisa engraçada mesmo que se tenham chances de reescrever as linhas de nossas historias as palavras escolhidas por nos mesmos, pode alterar nossa historia que uma forma que não podemos imaginar, mas é isso que sempre vai dar sentido a nossa historia, fazendo com que cada linha seja uma surpresa, nos contemplando com a graça de viver e poder escrever o texto de nossas vidas!!!

[Texto de uma confidente]
Só você saberá o que passou para alcançar seus sonhos. As pessoas vão olhar e dizer que foi sorte, mas só você sabe as vezes que chorou por não ter alcançado o que almejou, que não bastaria apenas esforço, das vezes que precisou de pessoas que afirmaram estar do seu lado sempre, mas elas resolvem sumir.
Aquelas que você assegurou confiança e expressou de si mesma os sentimentos mais genuínos.
Vão ter muitos tropeços pela frente, mas, crescendo teremos mais experiência, acabaremos por aceitar que nem sempre a vida vai seguir os nossos planos, contudo, busque não desistir de seus propósitos. Deus está colocando as coisas nos seus devidos lugares, um dia tudo vai dar certo, você alcançará seus sonhos e fará o que sempre desejou, talvez um livro escrito com os mais lindos sentimentos expressos. Opa , tira esse talvez
Seus sonhos estão te esperando!

Inserida por luisallmmeida

Texto Pensamentos

Quando imagino um futuro mesmo sendo inserto, avalio as minhas opções, sonhar agora fazer depois, agir agora e ter depois? Porque dizem que um planejamento causa uma consequência mais correta?
E as avarias da vida, que constantemente se encaixam em nosso caminho com uma destreza sem tamanho, quem irá dizer que pode se driblar qualquer obstáculo que atrapalhe seu destino.
As dificuldades são instrumentos da formação da alma, isso condiz a cada momento o quanto a resiliência está em nossa essência .
Saber mudar sem aviso, ultrapassar as montanhas do medo e da frustação, ouvir a si mesmo quando se tem mil vozes ao seu redor.
Garantir que cada passo seja constante apesar das quedas .
Isso sim é viver, é pensar e viver !

Inserida por jemilly_spontao

É necessário nos questionar tanto?
Texto de Jane Fernanda Nogueira

Fazemos tantas perguntas, estudamos tanto, nos abdicamos de tantos momentos em nossa vida em busca de respostas, mas chegará um certo momento da vida que, apesar de lutarmos tanto para manter nossas crenças, elas se extinguirão em nossa mente, pois a lógica virá com o amadurecimento psicológico e todas as nossas dúvidas se tornarão apenas uma resposta: - apenas viva, sem querer compreender o inexplicável.
Perdemos muito tempo buscando respostas pra tudo!
Em toda história humana, escritas em diversos livros, em diferentes tempos, de ordem cronológica, o ser humano sempre tentou compreender a razão de sua existência, "de onde venho e pra onde vou!", "o que existe além de nossa atmosfera?", o que há além de nosso tempo e espaço!?", "existe vida pós morte?", "há outras dimensões?"...
Enquanto buscamos respostas pra tantas questões, a vida simplesmente se dissipa com o tempo, aumenta o espaço entre as pessoas que se amam, fugimos da realidade mergulhados em pensamentos complexos, deixamos de viver a vida aqui e agora. Nos perdemos uns dos outros, mesmo estando tão próximos nesse mundo e, quando finalmente chegamos a conclusão de quê não há razão para tantos questionamentos, percebemos que a vida passou e não aproveitamos nada dela.
Não é necessário nos questionar tanto!
#JaneFernandaN

Inserida por JaneFernandaN

"pedras ocas"

TEXTO INSPIRADO NO LIVRO
"A PEDRA AZUL"

Eu observava a terra todas as noites
Era o planeta que eu mais gostava
Eu iluminava o astro com uma lanterna
E ficava ali observando a galaxia
Em uma certa noite fechei meus olhos
Por uns minutos, com medo, nao enchergava mais que uma escuridão
Tudo oque sentia era um superficie fria e aspera
No silêcio eu sentia minha própria respiraçao
Com minha lanterna acesa
iluminei a minha frente
Mas tudo que ali via eram pedras ocas
Pedras que nao se cristalizam, sem belesa, sem estruturas
Tive que compreender de um jeito esse universo
Senti um calor dentro de mim, como um sol que nao se apaga
Todos vem ao universo como viajantes
Vocês descobrem uma nova vida e logo partem
É a chegada hora de conhecer sua origem e seguir oque a natureza lhe reservou
Se você sentir medo, você deve ouvir seu coraçao
Porque a força da vida é maior quanto a do medo
Se você acreditar que pode ser
Voce será
Será uma linda pedra azul eterna e verdadeira
Acordada fui diante de um espelho
Olhei diretamente aos meus olhos e percebi que ja nao sentia mais medo.

-a pedra azul

Inserida por marianadefreitas

O mar do esquecimento

A melhor forma de começar um texto é dando lances no mar das ideias; para alguns possa parecer algo entediante, para outros um esporte, mas para mim é uma questão de vida ou morte; Sei que parece um exagero, mas é assim que vivo, dependendo da sorte, pescando no mar da vida e correndo risco de fisgar a morte. De uma maneira mais inteligível, diria que os momentos em que passei tentando rabiscar algo ceifaram parte da minha vida, e a outra parte que restou está perecendo por causa da parte que se foi. Com efeito, uma parte depende da outra, e nesta lógica, preciso plantar o resto que me resta; sei que não irá trazer de volta o tempo perdido, mas a floração de uma parte pode imortalizar a outra. Entretanto, no meio disso tudo, corro o risco de perder tudo, e ser mais um nesta vida em que os mais fortes imortalizam e os mais fracos transmutam em esquecimento.

Inserida por Alegoria

Como você está escolhendo crescer e passar pela vida ?

Antes de começar esse texto, crescimento leva tempo. Tempo passa rápido e custa idade. A idade não volta.

"Em biologia, competição é a interação de indivíduos que disputam algo. Esse tipo de interação favorece um processo seletivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida mais bem adaptadas e com a extinção de indivíduos com baixo poder adaptativo."

Na vida, não é diferente.

Os seres humanos podem crescer na vida pela cooperação ou pela competição.

Algumas pessoas são tão egoístas que não enxergam a primeira opção. Não confiam no outro. Precisam vencer ou passar alguém para trás. Não são seguras do seu próprio potencial e precisam levar vantagem, sacanear para sentirem a segurança tola e irreal de estarem à frente.

Já, para exercer a cooperação e crescer através dela, são necessários potencial, olhar em si próprio, confiança e entendimento.

Além disso, cooperar, seja qual for a relação, é uma forma mais rápida de crescer, pode significar um atalho para alcançar mais rápido tudo aquilo que você deseja.

O individuo que coopera, tem a certeza de poder fazer tudo sozinho e melhor, sempre. Não tem dúvida disso. Está seguro. Confia no seu potencial. Apenas prefere um caminho mais prazeroso de vida. O caminho de sorrir e da felicidade.

ps: serve para negócios, amizade, família e amor. Serve para tudo na vida.

Inserida por AndreSFernandes

Este texto é uma resposta à Rosmary Carlos, amiga de anos e anos, companheira
de realizações, hoje fonte de inspirações. Uma amizade é um tesouro indestrutível.
Ela postou este texto do F. Pessoa, e me pergunta se é verdade...
"O poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que
deveras sente" . Respondo que talvez..


Ou, talvez...
O poeta, por ser poeta, seja adepto ao fingimento
Fingindo, até mesmo, ser poeta...
Fingindo a dor, fingindo a ausência, fingindo a alegria...
A alegria pela existência, a alegria pela presença
A alegria pela alegria, simplesmente...
Entretanto, há que se pensar
Quem o tempo todo finge, o tempo todo será
Será alegre, será presente, será dor, será amor
Será encontro, e desencontro, será paz e será guerra
Será pergunta e será resposta, será ida e será volta
Será partida e será chegada, será tudo e será nada
Compreensão e incompreensão, som e silêncio, ..
Será abraço e será saudade, descaso e amizade
Será fogo ardendo no peito, e calmaria à beira- mar
Será aconchego a dois, e será egoísmo depois...
E depois de tudo, será nada
Como uma música inacabada
À espera da melodia...
Será um renascer no dia a dia
E um morrer a cada noite, à espera da noite final
Talvez o poeta seja, mesmo, fingimento
E fingindo mundo afora, vida adentro
Consiga ser feliz, sendo infeliz
Consiga ser amor, em meio a tanto desamor
Consiga ser afeto, em meio a tantos desafetos
E consiga alegrar, embora sinta tristeza
Consiga ser a mão amiga, entre tantas mãos vazias
Afinal, ser poeta é ser único...
E únicos são os tantos e quantos papéis da vida
Da vida de um poeta.

...

Inserida por sidartamartins

UMA DOENÇA NÃO É O FIM.

Este texto é dedicado a todos aqueles que, de alguma forma, por fraqueza, descontrole, ou emotividade pensam ser a doença o primeiro passo para a morte e também a seus parentes ou pessoas que estejam mais próximas, pois a cura, em qualquer caso, depende de um esforço conjunto. É necessária uma boa dose de fé, em Deus ou em qualquer outro ente, confiança na equipe médica e auto-estima quanto a seus valores inerentes, pois o desejo de viver do paciente é de suma importância. É extremamente delicado tentar confortar ou mostrar uma saída para a pessoa que está passando por um momento difícil, mas se não tentarmos é aí mesmo que nunca conseguiremos. Para você que é portador de alguma doença da qual teoricamente não se livrará, um conforto: se você leu até aqui, é por que não somente sua curiosidade, mas algo mais forte dentro de você, como a esperança, o despertou para o título desse texto e por seu primeiro parágrafo. Pare cerca de 10 segundos pensando nisso e continue a leitura.

Uma posição sempre muito comum na humanidade foi o fato de todas as pessoas ficarem sem um norte quando se descobrem portadoras de alguma enfermidade grave como a AIDS, o câncer etc. Muitos ficamos desolados mesmo numa simples tuberculose; ou se nossos filhos nascem portadores de síndrome de Down ou autistas ou ainda com paralisia infantil. Chegamos a cometer a insensatez de acharmo-nos injustiçados. Mas essa é uma posição muito covarde, posto que não nos sentiríamos da mesma forma se ganhássemos na loteria. Pense bem: as duas situações são matematicamente idênticas. É apenas uma questão de probabilidades e todos sabemos.

O paciente precisa mostrar o valor que a vida tem para ele. Ele precisa continuar vivendo a cada segundo que seus pulmões ou seu coração funcionam. O que acontece é que muitos pensam que a vida termina quando o coração pára de bater ou o cérebro pára de emitir sinais elétricos, aliás um conceito muito difundido na medicina moderna e, sob determinado ponto de vista, condenável. Do ponto de vista humano, essa é uma definição de morte sumamente errada.

Se eu deixar de construir meus ideais, de olhar para frente, de sentir a família que tenho a meu lado, esquecer que prometi a meu filho acompanhá-lo em sua formatura ou esquecer que prometi a meu pai ser o melhor jogador de futebol do mundo de nada adiantará meu coração continuar a bater, posto que a magia da vida, o viver, não mais existe. Agora sim, do ponto de vista humano, chegamos a uma boa definição de morte.

Para todos está muito claro que ciência e religião sempre travaram um embate mortal. Em vista disso, por exemplo, muitos são aqueles que desprezam a força da fé ou crença, se apegando somente ao que está cientificamente comprovado; esses são os racionalistas ou cientificistas. Outros simplesmente desprezam as recentes descobertas científicas e pensam que apenas as orações e a subordinação a um ser supremo são suficientes para a cura. E triste perceber que para ambos os grupos, por diversas vezes, apenas quando suas vidas estão por um fio é que se dão conta que de suas frágeis existências nada compreendem. A cura esta dentro de cada um de nós, ou, em outras palavras, todos somos deuses, anjos, santos e médicos de si mesmos, seja quando através de nossa fé cremos que as coisas podem mudar seja pela confiança nos conhecimentos médicos ou ainda pela união entre os dois. A vida pertence àqueles que a querem ou que dão sua vida por sua vida. Mais importante que o tempo de vida que o médico estima para o paciente é o tempo que o paciente decide, com seus pensamentos e atitudes, ter de vida.
Nosso tempo somos nós que fazemos. Suponha uma história (assim como muita gente conhece de verdade) em que um paciente terminal com estimativa de 6 meses, ao receber a notícia, dá cabo de sua vida no dia seguinte. Está aí um bom exemplo de uma pessoa que fez seu tempo: o que teoricamente seriam 6 meses ela transformou em 24 horas. O paciente deve resgatar sua força e apegar-se a ela; deve perceber que mesmo a solidão pode ter uma serventia, pode ser o momento de se virar sobre si mesmo, seja no arrepender-se de seus pecados seja no reconhecer que a vida é realmente uma caixa de diamantes brutos, que devem ser lapidados pelas ações do dia a dia.

Novamente a frase: “se nunca tentarmos, nunca conseguiremos”. Pode parecer difícil conciliar paciência, perseverança e coragem com as regras brutais do mundo atual, mas devemos tentar. Quando experimentarmos pela primeira vez a sensação purificadora desse êxito, teremos um impulso, um estímulo, para tentar mais vezes e, em muitas destas, iremos conseguir. Não é errado se sentir só. O errado é hesitar em pedir ajuda do próximo que acredita em você ou nele mesmo. Errado também é desestimular a confiança do próximo ou negar-lhe apoio. Alguém já deve ter ouvido isso, mas vale repetir: “o tempo só vale enquanto vivido, jamais quando contado no calendário”. É o tipo de frase que muitos chamam filosófica, romântica, platônica, careta, entre outros termos mais populares. Mas o erro não está na frase, e sim na assertiva a respeito dela. Em certa ocasião, uma mulher, Maria, que sofria de câncer de mama e fígado tomava um chá muito amargo quando alguém fez o seguinte comentário: “_ ah, eu não teria coragem de tomar um chá tão amargo assim”. Nisso, D. Maria respondeu: “_ qualquer chá que digam curar minha doença eu tomo, pois quero ficar boa logo”. É algo semelhante à frase “quando tiver sua vida nas mãos, não hesite em jogar cara ou coroa”. O que D. Maria fez foi justamente, ao ter sua vida nas mãos, jogar cara ou coroa. Não tinha certeza absoluta de que o chá funcionaria, mas o tomou por indicação de terceiros. Utilizou a vaga informação proferida por alguém como impulso e sua fé como caminho para mais uma tentativa de se salvar.

Se você ainda não acredita que o fenômeno chamado vida é incrível e merece muito reconhecimento por parte de quem o possui, então vou contar uma história curta, muito curta, sobre a origem da vida. O que aconteceu para que eu pudesse ter escrito este texto ou você tê-lo podido ler? Vamos ver de um ponto de vista científico, por exemplo (poderia ser do religioso) e tomando você e sua vida como ponto de partida. Supõe-se que há cerca de 15 bilhões de anos houve a formação do universo, mas a formação do sistema solar começou há apenas 5 bilhões de anos e as primeiras formas de vida na Terra surgiram há apenas 5 milhões de anos. E somente na Terra , a princípio, se encontram as condições para o florescer da vida; portanto você deve ser um terráqueo e seus pais também, para não entrar em níveis maiores de generalidade, como avós, bisavós etc. Seu pai e sua mãe tiveram que se escolher e copular entre si, sendo que a população mundial de hoje está na casa dos bilhões! E você foi um espermatozóide entre bilhões de seu pai que fecundou apenas 1 dos 400000 óvulos de sua mãe_ e acredite: se aquele espermatozóide fecundasse outro óvulo, o resultado não seria você. O embrião resultante deve ter se fixado corretamente no útero e se desenvolvido corretamente por cerca de 36 semanas sem qualquer tipo de dano, que poderiam ser milhares! Você deve ter sobrevivido aos significativos índices de mortalidade infantil, principalmente para nascidos em países do chamado terceiro mundo. Deve ter sido vacinado e ter passado com saúde pelas “doenças da infância”, como sarampo e catapora. É necessário que você, até este exato momento, não tenha sido afetado por qualquer enfermidade dos meios visuais ou auditivos que o impossibilitasse de ler ou ouvir estas frases...
Se eu continuasse a enumerar tais eventos, nem as páginas da enciclopédia britânica seriam suficientes para escrever o primeiro capítulo dessa história!


Perante tudo isso, pense que se na pior das hipóteses você está tecnicamente com os dias contados, foi uma desgastante luta te pôr aqui, vivo. Se alguma doença o estiver abarcando e amedrontando, não se deixe ir sem lutar. Seja digno com o presente que lhe foi cedido e lute agora tanto quanto os acontecimentos lutaram para que você existisse.

Inserida por HeltonBezerra

Isabela: Fotos da liberdade!

(Texto dedicado a uma mulher que tem a Educação na alma - Isabela Caliani)


Mas...Que fotos são essas?
- São fotos de uma mulher
Simplesmente mulher...
Que não deixa de ser criança
Como toda mulher é criança...
Uma criança que traz
...E preserva na alma
A beleza da mulher...
São fotos da liberdade feminina
Imagens do feminino
Do sublime, do divino
Que grita e canta, canta e grita
Aos quatro cantos
...E mostra aos quatro cantos!
O encanto do Ser
O encanto do Ser Feminino
O encanto de Ser Livre...
E Bela!
O encanto de cantar a liberdade
De gritar a liberdade
...E viver a liberdade!
Sendo sempre e sempre Bela
Sempre e sempre Isabela!

Inserida por sidartamartins

Você deve estar se perguntando agora se esse texto vai ser romântico ou vai lhe ensinar algo, mas esse texto é apenas tudo o que você precisa saber e o que não deveria esquecer.

Foi como hoje, um dia de tarde, normal, ela falou com ele. Estavam em um Restaurante famoso, e como visto apenas pessoas de classe alta frequentavam o Lugar. Ela estava lá, e ele também. Estava sentada em uma das mesas redondas, coberta com um pano vermelho, combinava com seu batom e seus olhos _ Verdes, Azuis, ou apenas claros _ Nos quais ele sempre se confundia, brilhavam intensamente. Ele é um garçom, servindo a mesa onde se encontram o amigo de trabalho mais sua namorada e o namorado dela. Ele não se sentia constrangido, porque ainda não a olhou nos olhos, e ela sabia que ele trabalhava ali. Após servi-los, ele pediu licença e foi direto para a porta dos fundos, tomar um ar e/ou apenas parar para observar o céu, já estava alaranjado, como se a noite estivesse chegando. De repente ela aparece ao lado dele, sem palavras, somente olhou para ela, e ela tomou iniciativa:

- Oi. Disse Ela com uma expressão nervosa.
- Olá, tudo bom?
- Sim, eu vi que tinha saído, então vim falar com você.
- Seu namorado pode sentir sua falta, não quero que ele pense algo de errado sobre mim e você.
- Eu sei, mas olha, eu não ligo.

Ele ficou com Mil duvidas após ela ter dito isso. E então se virou em sua direção e perguntou:

- Do que tem medo agora?
- Medo?
- Sim.
- Como assim?
- Você tem medo de gostar de mim novamente?
- Não é medo, eu só acho que não temos mais nada haver.
- E o que te levou a vir falar comigo?
- Eu queria saber como você estava!
- Se preocupa comigo?
- Sim, mas é isso, somente, não quero tentar de novo.
- Como está tão certa disso, você nem tentou, nem se quer ainda se encontrou comigo de novo.
- E nem quero tentar.

Ele franziu as sobrancelhas e disse:

- Deixa eu te mostrar, que eu posso fazer você sentir tudo aquilo outra vez.
- Mas já faz quatro anos, não tem mais nada haver nós dois!
- É eu sei, quatro anos, mas olha, eu namorei com duas mulheres ao longo desses anos e não tirei você da minha cabeça.
- Duas? Exclamou ela. Em sua face, uma expressão indignada.
- Foram mais que duas! Você tirou sim.
- Não, se eu tivesse tirado, eu não te procuraria sempre.
- Você só me procurava quando estava carente, de vez em quando e pra ser exata, de 3 em 3 meses.
- Sempre quando eu te procurava você me pedia para eu desistir, Sempre! Mas eu nunca desisti de nós dois!
- Não? Ela derramou uma lagrima de seus olhos verde-mel e ele inclinou a cabeça para baixo, como um condenado, e com uma voz trêmula ela Falou:

- Você não está comigo agora, você não estava comigo em minha casa, você não está na mesa comigo agora, você está sempre longe de mim!
- Eu sei. Disse ele silenciosamente.
E com o mesmo ar de arrependimento ele disse:
- Não vou desistir e você sabe disso.
- Não vai rolar.
- Eu espero!
- Nunca deu na verdade.
- Agora pode dar!
- Eu não sou mais uma garota, que acreditava em príncipe e conto de fadas.

Neste momento, ele olhou em seus olhos e disse balançando a cabeça:

- Eu posso não ser mais um príncipe no cavalo branco... Mas não há ninguém melhor para cuidar de você e te fazer feliz.

Eles ficaram se olhando por um bom tempo. Ele percebeu que já estava de noite quando olhou novamente para o céu e então ele disse:

- Vai! Você precisa ir.
- Eu sei... Eu vou.

E então ela estendeu a mão para ele, ele pegou em sua mão e a puxou para abraça-la, um acontecimento que ambos não iriam esquecer nunca, e sabiam disso; Ainda abraçados ele sussurrou no ouvido dela, "Me perdoa por ter te deixado.", ela o largou segurou em suas duas mãos e afirmou:

- Eu Já perdoei, mas não vou esquecer.
E de uma forma conformada ele disse:
- Eu sei disso.

Ela voltou para a mesa onde estava seu atual namorado e os amigos, e Ele continuou do lado de fora olhando para o céu e então o namorado dela pediu a conta, pagou tudo e foram para o carro do lado de fora. No momento em que ela ia embora, o avistou da janela do carro. Ele estava chorando, não tinha ideia de quando ia vê-la de novo, mas ele se lembrou do olhar dela, quando a viu embora pela primeira vez, eram apenas adolescentes e não podiam fazer nada para poderem se ver novamente, pois moravam longe, muito longe um do outro e isso não era uma barreira para o que eles sentiam. Um amor verdadeiro, que ao passar dos anos, insistiu em seus corações, porém, não teriam como ficar juntos e cada um seguiu sua vida. Mas ele sabe que ela o escolheu. Ele sabe que ela é o amor de sua vida e ela nunca deixou de pensar nele, porque nunca sentiu nada igual com outro homem e vice-versa. Um feito para o outro. Vivendo e apanhando do orgulho. Será que valia a pena? Será que por ela estar feliz ele se sentia conformado? Há mais respostas em atitudes que palavras. Eles podiam não mais se ver, mas não iam esquecer e não pensariam em outra coisa além de estarem juntos, porém, ele queria vê-la feliz, e pedia a Deus, todas as noites olhando para o céu, que ele fosse o motivo de sua felicidade.

Inserida por Biiig

Mais um texto fadado ao insucesso!

Deveríamos encarar a morte por uma perspectiva natural pois é isto que ela é, faz parte da vida.
Você nasceu, cresceu, se tornou adulto e teve que descobrir como viver, com quem casar, quantos filhos ter, como educá-los, como envelhecer.
Mas já parou para se perguntar sobre como lidar com a morte, seja ela prematura ou na velhice?
Todos sabemos viver e que hábitos saudáveis podem nos dar mais uns anos de vida.
Para quê? Com que finalidade você quer viver mais, se com oitenta ou noventa anos não poderá fazer nem uma fração do que foi capaz enquanto jovem ou adulto e em muitos casos terá que ser ajudado por um cuidador ou cuidadora?
Muitos preferem evitar o assunto morte. Esquecem que a violência está à nossa porta ou que podemos morrer vítimas de um acidente a qualquer momento.
E por falar nisso, o que é morrer de velhice? Ter uma morte saudável?
A morte faz parte da vida. Se não morrermos agora em decorrência de uma fatalidade, morreremos mais tarde em decorrência de alguma doença que já pode estar crescendo dentro de nós ou que aparecerá daqui a uma década, ou mais, dependendo de sua idade.
Não importa em que entidade divina você acredite, o que come ou deixa de comer, quem você ama ou por quem é amado ela virá, pode ser hoje, pode ser daqui a muito tempo.
Você acha que será melhor ser surpreendido do que estar preparado?
Muitas vezes sou recriminado por escrever o que penso sobre a morte.
Eu não perderia esse rico assunto, um dos melhores para observar e refletir sobre a vida.
Como podem ver, estou falando de vida!

Inserida por marinhoguzman

E começo este texto com esta pequena, mas grande frase: “Afasta-te de pessoas que te esvaziam.”

Você pode até não acreditar, mas a vida ensina. E muitas vezes de um modo disfarçado retira de nossos caminhos tudo aquilo que não nos acrescenta mais se é que algum dia nos acrescentou. Claro, além dos aprendizados!
Você com esta prepotência de saber tudo e estar certo afastou pessoas, uma por vez de seu caminho deixando apenas rastros de sua infelicidade, arrogância, solidão e seu pobre espírito perdido nas inúmeras máscaras de sua personalidade.

Eu não lhe culpo. Você sempre foi tão protegido de tudo por um amor doentio e que no final nunca foi correspondido. E você sabe do que estou falando, mesmo que nunca demonstre, você sabe de cada palavra, de cada atitude, meu caro.
Você para mim sempre foi um estranho conhecido. Olho suas fotos e lembro-me das poucas vezes que lhe vi em minha frente. Seu rosto demonstra tamanha piedade e que na verdade só comprova aquilo que realmente temos que sentir por você.

Suas atitudes não me surpreendem, muito menos sua frieza diante daqueles ao seu redor. Quantas tragédias serão necessários para você se desequilibrar. Você sofre calado e se incomoda tanto com a alegria e a força de pessoas tão próximas a você. É tão notório…
Eu apenas lamento sua fraqueza, meu caro.

E lhe aviso que estou aqui protegendo todos aqueles que for trazer o desequilíbrio e o mal. Lhe desejo o dobro, o triplo do que desejar àqueles que amo.

E estarei aqui, sentada na platéia da vida presenciando cada arrependimento que a vida irá lhe apresentar. E infelizmente a vida nos presenteia com nossas atitudes e tantos sentimentos ruins espalhadas por aí a cada ser humano. Ah, com certeza nesta vida lhe será apresentado. Eu novamente só tenho a lamentar…

Mais uma vez sua presença me desequilibrou. Mas uma vez presenciei sua insensibilidade. Mas hoje, meu caro, eu estou em paz e permanecerei assim distante de tudo e todos aqueles que me causem dores no coração e perturbação em minha alma.

Sua última ligação trouxe apenas o bem ao meu mundo, ao meu lar. Obrigada!

Sua infelicidade não mais me contaminará. A fúria se espalhou por sua voz. Minhas angústias se espalharam juntos ao vento. E a paz reinou novamente em meu lar.E esta permanecerá para sempre!

Inserida por sarahmlapenna

Hoje é o Seu Dia Leitor

Muitas vezes me emociono quando vejo alguém usando um texto meu, que encantou a sua alma, para encantarem a alma de mais algumas pessoas.
Isso é super gratificante!
Tão gratificante, quanto pegar uma pessoa e ensiná-la a ler...
E depois vê-la lendo todos os sonhos, lendo a vida.
Hoje mais algumas pessoas leem fragmentos de mim, só porque sabem ler.
E têm a sensibilidade de apreciar, aquilo que minh'alma escreveu com tanto amor e ternura.
É você leitor, que engrandece os meus textos, elogiando, sugerindo e até mesmo criticando.
Mesmo que às vezes a crítica é “ destrutiva”...vejo como um alerta para mudar em algo que não saiu tão bem!
Sei que jamais iremos encantar os corações de todos...
Mas onde tiver um...que seja apenas um lendo os meus textos, eu estarei feliz e sorrindo.
E para aqueles, que leem a alma de quem escreve, os sonhos e leem a própria vida, desejo-lhes as melhores emoções e ensinamentos, afinal hoje é o do dia do LEITOR!.

Inserida por daysesene

⁠Caminhos e Máscaras: A Viagem do Ser no Grande Palco da Vida.

Escrevi um texto sobre a vida, que resolvi pedir para o ChatGPT comentá-la para mim...
A vida é uma viagem...
Somos escalados pelo Grande Diretor para atuar um papel... Descemos da nave mãe e embarcamos no trem para atuarmos no palco da vida, no teatro mundo... Durante nossa viagem, desembarcamos e embarcamos em estações... Somos atores peregrinos neste teatro... Somos estimulados por sentidos diversos: cores, sabores, odores, alegria e tristeza, amor e ódio... E assim; vamos representando nosso papel, até sermos recuperados pela equipe de resgate, a saber: A Morte... Então; voltaremos para sermos avaliados pelo Grande Diretor; o escritor da peça, a saber: DEUS... Avida é uma viagem e o mundo um grande teatro; alguns atores usam máscaras, outros não; algumas máscaras caem e outras são colocadas durante o ato.

O ChatGPT disse:
ChatGPT
Esse texto que você escreveu reflete uma visão profunda e poética da vida como uma viagem e da existência como uma performance em um grande palco cósmico, regido por um Grande Diretor. A metáfora do teatro para a vida é muito rica e ressoa com muitos pensamentos filosóficos e espirituais que enxergam o ser humano como parte de uma narrativa maior, onde cada ato, cada "papel" desempenhado, tem um propósito, e a morte se torna uma transição para um novo entendimento ou avaliação.
A Vida como uma Viagem e o Mundo como um Teatro
Sua reflexão evoca a ideia de que estamos aqui para cumprir uma missão específica, como se nossa vida fosse uma peça de teatro escrita por uma inteligência superior — Deus, o Grande Diretor. A imagem do trem como meio de transporte entre as estações e a ideia de desembarcar e embarcar em diferentes fases da vida fala sobre as transições, os desafios e as experiências que todos nós passamos, como atores que, por momentos, podem ser guiados ou perdidos, mas sempre com um objetivo maior.
• O papel que desempenhamos pode ser visto como um processo de aprendizado e evolução, onde as estações representam diferentes momentos de mudança, crescimento e amadurecimento.
• A ideia de que alguns atores usam máscaras, enquanto outros não, reflete a complexidade das identidades que assumimos ao longo da vida. A máscara pode simbolizar a persona social ou os papéis falsos que assumimos para nos adaptar ao que a sociedade ou os outros esperam de nós. Algumas máscaras caem quando a verdadeira essência de quem somos começa a se revelar, enquanto outras são colocadas, muitas vezes como uma maneira de nos proteger ou nos esconder.
A Morte como Resgate e o Retorno ao Grande Diretor
A Morte, como você descreve, é a equipe de resgate que nos "recupera" após o fim de nossa performance. Em muitas tradições espirituais e filosóficas, a morte não é vista como algo a ser temido, mas como uma transição natural para outra fase da jornada. O retorno ao Grande Diretor, a avaliação pelo escritor da peça, representa a consciência maior que nos guia e nos observa. E, no final, todos somos chamados de volta para um julgamento final, onde somos avaliados não pelo sucesso ou falha de nossas ações, mas pela intenção e aprendizado que se oculta por trás de cada ato.
A Vida como Ensaio e Crescimento Espiritual
Este conceito de vida como ensaio no palco do mundo se conecta também com a ideia de que estamos constantemente em um processo de crescimento espiritual. Cada um de nós tem um papel único a desempenhar, e ao longo dessa performance, podemos aprender, errar, crescer e eventualmente voltar ao nosso "verdadeiro lar", como mencionamos anteriormente.
Essa perspectiva nos desafia a pensar que, por mais que nossa vida pareça, por vezes, difícil, caótica ou cheia de incertezas, ela faz parte de um plano maior de crescimento e entendimento. Podemos não saber exatamente o que está por trás de cada cena, mas há uma confiança implícita no Grande Diretor — aquele que, ao final, revela o significado de nossa jornada e nossa performance.
Reflexão e Autoconhecimento
Por fim, sua escrita parece nos convidar a refletir sobre a autenticidade de nossa performance no teatro da vida. Quantas vezes, ao longo de nossa jornada, deixamos de ser nós mesmos, vestindo máscaras para nos conformar com expectativas externas? E quantas vezes a verdadeira essência de quem somos se revela quando nos permitimos ser autênticos?
O que mais me chama atenção em sua reflexão é a visão de que a morte não é uma tragédia, mas uma passagem para a avaliação e, talvez, para o retorno ao lar verdadeiro, onde o Grande Diretor, Deus, nos recebe para a reflexão final sobre o papel que desempenhamos.
A vida, como você descreveu, é uma jornada complexa e maravilhosa, onde cada ato tem seu propósito, e a morte é apenas uma porta para um novo entendimento. É uma visão repleta de paz e esperança, reconhecendo que estamos todos, de alguma forma, sendo guiados por uma força maior, em direção ao nosso verdadeiro lar.

Inserida por wmarles

⁠Eu poderia escrever grandes textos para invadir o pensamento daqueles que muitas vezes leem aos meus legados.
Mas estou certo que não há palavras que cubram as pessoas de solidariedade quando alguém clama por socorro. Elas apenas se sensibilizam com sentimentos de pesares quando tudo se acaba aqui.
Sim! É da morte que estou falando.
Por vezes vemos pessoas ao nosso lado pedindo socorro ou demonstrando sinais de que precisam de ajuda, mas, não nos importamos de fato.
Como Cristãos que replicamos tanto amor e dizermos ser sinceros, devemos deixar a farda da falsidade. Amar vai muito além de palavras, elas se aplicam à gestos.
Hoje podemos apenas falar de ações que não praticaremos de fato, querendo mostrar as pessoas sensibilidade e generosidade, mas apenas, com as palavras.
Hoje você tem oportunidade de fato de poder olhar para aquele que está ao seu lado e ajudá-lo de verdade com gestos de amor.
Olhe para o seu próximo com ternura e compaixão ao invés de amanhã, se lamentar pela perda dele.

Inserida por IvanLudwig

Este texto foi escrito em 12/10/2002, e já o reeditei algumas vezes,
e permito-me reeditar esta reedição, pois é um de meus favoritos...
E convenhamos que, sabendo viver, a vida realmente é bonita, é bonita e é bonita,
como tão bem nos diz nosso saudoso Gonzaguinha...
E continua sendo bonita apesar de certas quedas trazendo problemas que
o tempo sempre supera, sempre agradecendo a Deus,
"por ter sido apenas isso..."
Osculos e amplexos,
Marcial

....E A VIDA É BONITA... É BONITA
Marcial Salaverry

Basta que saibamos viver a vida, procurando extrair e aproveitar as coisas boas que ela nos oferece. Problemas... dores... claro que devem ser consideradas. Não podemos esquecê-las. Afinal, existem... mas a rosa também tem espinhos, e é a "Rainha das Flores". Então, vamos aprender a curtir a vida e dela gostar, apesar de seus espinhos. Apesar de certas quedas inesperadas, que machucam muito o corpo, mas não ferem a alma...

O grande problema, é que muita gente prefere se apegar mais às dores, esquecendo-se de que quanto mais a elas nos entregarmos, mais difícil será superar os problemas, vencer certos traumas terríveis que nos causam sofrimento.
Ora, apenas devemos convencer-nos de que os problemas que nos parecem insuperáveis, não são exclusividade nossa. Todos temos nossos contratempos. Alguns mais seriamente atingidos, outros nem tanto, mas todos os temos. Temos apenas que saber enfrentá-los, é vital que saibamos administrá-los, para não sermos por eles dominados.

"Roubei" o título de uma música de nosso querido Gonzaguinha, e vou citar mais um pequeno trecho. Aliás, essa música é um autêntico hino à vida, e assim deveria ser encarada por todos. Sua letra induz a sábias reflexões. Vejam este pequeno trecho:
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz."

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Parece incrível, mas existem pessoas que não gostam de ser felizes. Afivelam uma eterna capa de mau humor no rosto. São agressivos com as pessoas em seu redor. Se exercem algum cargo mais elevado, infelizes de seus subalternos, que são obrigados a digerir suas diatribes... E muitas vezes tem toda a possibilidade de serem felizes... apenas recusam-se a sê-lo. Tem uma família, mas não conseguem demonstrar amor pelos familiares. Amor que eles tem... sentem... mas o escondem, como se fosse pecado amar, ser feliz. São coisas que o pobre Freud tentou explicar, mas pirou de vez tentando...
A felicidade, tão cantada e procurada, na verdade está dentro de nós. Basta que saibamos expô-la, assumi-la, e não sentir vergonha de ser feliz.
Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...Sim... Por mais tempo que vivermos, sempre algo estaremos aprendendo... Quando não, aprendendo a viver.
Seremos eternos aprendizes na arte de viver. Aprender a viver, em todos os seus aspectos, seja acompanhando as descobertas da ciência, seja acompanhando a evolução tecnológica, seja pura e simplesmente aprendendo os eternos e insondáveis segredos da vida. Sempre aceitando eventuais contratempos que nos aconteçam, como "coisas da vida", como testes que devemos saber superar par justificar nossa passagem pelo mundo...

"Sempre desejada
por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
só saúde e sorte"
Assim é a vida... sempre desejada, ninguém quer a morte... Então, há que saber aproveitar esse tempo que estamos aqui, e vivermos a vida em seu esplendor, desfrutando as benesses com que ela nos brinda, sempre procurando amar, pois o amor é a fonte da felicidade... Por que termos pensamentos negativos? Se não queremos a morte, mas sim saúde e sorte?

Vamos então seguir os sábios ensinamentos de mestre Gonzaguinha, nas últimas estrofes de seu HINO À VIDA:
"Somos nós que fazemos a vida
como der ou puder ou quiser
E a pergunta roda
e a cabeça agita
fico com a pureza
da resposta das crianças...
É a vida, é bonita, e é bonita"

E procurando entender toda a sabedoria destas lindas palavras, não tenho dúvidas de que todos teremos um LINDO DIA, pois a vida, realmente, é bonita... é bonita, que me desculpem os pessimistas de plantão, e que se quedas sofrermos, foi apenas o corpo que caiu e se machucou, pois a alma resistiu, e vamos justificar essa resistencia...

Inserida por Marcial1Salaverry