Textos de reflexão sobre a vida
Em maior ou menor grau, todos travam uma batalha na vida. A dor é uma escola de força. Quando a aceitamos de maneira "saudável", ganhamos um domínio interior importante e fundamental para a vida. Isso tem valor humano e espiritual, enriquece a inteligência, leva-nos a perceber o significado da nossa vida, das nossas convicções mais profundas e ajuda-nos a aceitar as nossas limitações.
Albert Einstein disse que só havia duas maneiras de se viver a vida: uma é como se NADA fosse milagre, a outra é como se TUDO fosse um milagre. Eu sou o primeiro a dizer que eu não vivi a vida como se tudo fosse milagre. Eu não via muita coisa. MILAGRES estão em toda parte! MILAGRES são bondades. As vezes aparecem da forma mais estranha, através de pessoas que só passam por nossas vidas. Como também queridos amigos que nos apoiam em qualquer circunstância. MILAGRES são Deus, e Deus é perdão. Não estamos sozinhos! Seja lá pelo que você esteja passando, estou aqui para dizer que VOCÊ não está só! MILAGRES são o jeito de Deus nos avisar que ele está aqui. NUNCA PERCAM A FÉ.
Hoje me perguntaram "Qual o sentido da vida?", olhei para a pessoa, e disse "O sentido da vida é apenas viver, sentir e agir sem saber o pq, sem ter uma razão, e ver quais as consequências disso tudo", o maior erro das pessoas é sempre querer ter um motivo para fazer o que deveríamos fazer naturalmente, que é viver.
As horas são numerosas e o relógio raramente mede o tempo que passa dentro de nós, a vida real e, por causa disso, muitos dias podem caber em algumas horas e vice-versa, e o número de anos pode ser uma medida imprecisa da vida de um homem. Quem morre aos quarenta anos talvez tenha realmente vivido muito mais do que quem morre aos noventa
Ele quer realizar alguma coisa na vida, aprender idiomas, ver o mundo, ler mil livros, ele quer descobrir se existe algum núcleo, mas às vezes é difícil pensar e ler quando alguém está cansado e dolorido após uma difícil viagem de pesca, molhado e frio depois de doze horas trabalhando nos prados, quando seus pensamentos podem ser tão pesados que ele mal consegue levantá-los, então é um longo caminho até o centro.
A ironia é oxigênio, né? É o olhar de quem entende que tudo é um grande engodo, que a vida é um circo e que não existe dentro e fora da lona. Tudo é lona e estamos todos dentro dela. A ironia é uma reação inevitável em um mundo que navega sobre a espuma sem nunca mergulhar. Um mundo que se abstém do abismo. Toda arte verdadeira está impregnada de uma farta dose de ironia. E principalmente de um mergulho profundo no tal abismo. O resto é perfumaria.
Acordar pro mundo é mais que um choque de realidade, perceber que a vida é dura se formos submissos. São tantas coisas que acontecem que quando “acordamos” se perguntamos como eu não percebi isso antes. Acredito que uma das piores dores é percebermos que as coisas não são como imaginávamos, desde criança somos acostumados a ver o mundo e tudo que o compõe de uma visão privilegiada que é a visão de uma criança. Quando começamos a entender, ver como realmente o mundo é nos tornamos pessoas tristes, sem perspectivas e apenas seguimos o fluxo, esquecemos os sonhos de criança e por mais bobos que os sonhos de criança possam parecer agora, as crianças acreditam nos seus sonhos, diferentemente dos adultos. Faz falta sonhar como criança e acima de tudo acreditarmos nos nossos sonhos como as crianças, devemos acordar pro mundo, porém às vezes é necessário dormir para o mundo.
Por vezes, é quase impossível você não se sentir decepcionado com a vida. São muitas as dificuldades e as pedras no caminho, tantas que o coração fica apertado e a força começa a faltar.. É nesses momentos que precisamos reparar nas coisas positivas que nos rodeiam. Respire fundo, a esperança está nas pequenas coisas!
Às vezes, na vida, pensamos que não fizemos a diferença em qualquer situação, ela grande ou pequena. Pequena atitude faz a grande diferença. Veja o navio enorme, só uma única peça na mão do capitão: o mastro. Um pequeno objeto comparado com o navio é o que movimenta e muda para qualquer direção. Não importa o tamanho da dificuldade, tenha determinação.
Na vida temos momentos tão difíceis que chega a hora de pedir forças e ajuda a Deus para não desistir da caminhada. Por misericórdia o Senhor nos manda uma pessoa para nos distrair no dia a dia, compartilhar momentos bons e nos dar um apoio quando precisarmos. As lutas são tão intensas que às vezes pensamos que a pessoa que Deus mandou é uma pedra de tropeço, por apenas, imaginarmos que as palavras que saem dela e vêm aos nossos ouvidos são obstáculos pelos momentos frágeis que estamos passando. Vejamos que em toda luta e guerra há um vencedor. Não importa o tamanho da batalha simplesmente veremos a grande conquista da vitória tão sonhada, por lutar firme sem desistir.
Um poema não é uma coisa que se coloca sobre o teu dia como um condimento sobre o teu almoço. A vida de uma pessoa não tem material semelhante a nada que conheças. Existir é feito de peças impossíveis de copiar. E a poesia não entra nesse material único - a vida de uma pessoa - como o avião no ar ou o acidente do avião na terra dura. Um poema não é manso nem meigo, não é mau nem ilegal.
A vida já está traçada e é triste de chorar: ninguém parece ter pensado no fato de que, se a existência é absurda, ser brilhantemente bem-sucedido tem tanto valor quanto fracassar. É apenas mais confortável. E mais: acho que a lucidez torna o sucesso amargo, ao passo que a mediocridade espera sempre alguma coisa.
A vida nada mais é que uma grande ilusão, sonhada por porcos hipócritas cheios de insanidade, uma delírio constante da mente pouco desenvolvida de um ser que se denomina humano. O imenso caos que nos rodeia, cercado pelo nosso próprio excremento, que afunda com a maioria e ao mesmo tempo faz com que os grandes prédios fiquem mais altos, colocando aqueles mesmos porcos em um patamar inalcançável.
Tempo que não volta atrás é passado. Passado que foi vivido, sentimentos que foram sentidos. Vida que continua com os sentimentos passados, e um tempo que não parou. O tempo que cicatrizou, é o que hoje nos ensinou que o nosso tempo ainda não terminou. " A vida São três dias ". O agora , o que se foi e o que vai ser.
Uma pessoa não vira adulta ao conseguir emprego, ao aceitar que a vida pode ser entediante, e que fazer o que detestamos durante oito horas por dia é parte integrante da experiência humana, não, não tem nada a ver com trabalho, viramos adultos quando pessoas da nossa idade morrem de forma absolutamente estúpida e podemos contemplar, com a lucidez necessária, a fragilidade e o absurdo da vida.
E Alina respondia, com os dentes entrecerrados, é pedir demais ter uma vida um pouco melhor?, não bater ponto num trabalho que detesto?, não passar metade do meu tempo desperta num ambiente que abomino?, sentir meu cérebro definhando num trabalho que podia ser realizado por animais domesticados? é tão absurdo assim esperar algo mais da vida?, por acaso o seu Deus, com letra maiúscula, o seu único Deus, o verdadeiro Deus vai receber você no Paraíso e calcular, ah, você passou setenta mil horas trabalhando em algo que detesta, por causa disso poderá passar setenta mil horas se divertindo no Paraíso, fazendo o que você quiser, pode virar artista, estudar coisas estranhas, as setenta mil horas são suas, é isso que o seu Deus vai fazer?, e se você morrer e ele não estiver lá e a eternidade for apenas uma repetição da vida, viver tudo de novo, ou seja, a extensão ad infinitum desse meu inferno num cubículo? vou perguntar só mais uma vez: é pedir demais que a vida seja só um pouco melhor do que ela é?
A dor faz parte da vida. Às vezes, é uma grande parte, e às vezes não, mas de qualquer forma, é parte do grande quebra-cabeça, da música profunda, do ótimo jogo. A dor faz duas coisas: ensina, mostra que você está vivo. Então ela passa e deixa você mudar. Deixa você mais sábio, às vezes. Às vezes, deixa você mais forte.
“Sejamos felizes com os altos e baixos que a vida tem a nos oferecer. Sejamos felizes com nossas dificuldades e imperfeições, nossos cansaços e nossos empurrões. Sejamos felizes por tentar. Sejamos felizes não só por apenas existir, mas por viver podendo sempre nos reinventar e fazer do universo o nosso lar.”
Nunca na minha vida senti nada tão poderoso quanto a força que havia naquela sala enquanto aquelas mulheres falavam, e comecei a acreditar que era a própria conversa que fazia isso, que talvez as vozes das mulheres em harmonia fossem como uma espécie de faísca ou como a rajada de ar quente que entra por uma janela, ondulando as cortinas, antes da chuva...
Busque a inteligência! Aprendi a compreender o que vida tem de melhor. Escrevi minha história de vida no livro do tempo. Poucas páginas podem ser vistas e traduzidas na compreensão de ideias, e fonte de inspiração. Encontrei o tempo e o tempo me ensinou que não devo desistir de caminhar na busca incansável de ser feliz. Encontrei o amor, e o amor me fez compreender que amar a criação do mundo é ter o conhecimento para tudo se fazer em sabedoria. Encontrei a morte, e a morte me fez entender que tudo não se termina no deixar de nossa alma do corpo que desde mundo pertence. Mas é o recomeço de ensinamentos em plano maior que ainda não conhecemos, a vida terrena é somente uma passagem para a eternidade. Se tudo que importa para o ser humano é ser nesse plano homem de poder, a vida cobrará através do tempo que nada se valeu conquistar o mundo, e no enxergar no futuro em que sua mente o faz acordar para a vida. Só restará a morte, pois nada que ele tenha feito importará.