Textos de reflexão sobre a vida
"A vida é um caminhar constante de paços lentos. Toda história tem um sentido, tem um por que, no amor não pode ser diferente, até mesmo quando tudo parece não dar certo é possível retirar das experiências, achar um sentido para continuar em frente. Todo caminho tem um destino, porém nem todo o destino é o fim, às vezes o caminho pode nos levar a um recomeço, tal como a experiência de amar é justamente a certeza de que podemos recomeçar. O amor nada mais é do que o destino de quem procura pela felicidade."
Se você não se conhecer, será apenas uma pessoa sem luz em uma estrada escura que se chama "vida." É necessário que tenha conhecimento sobre si mesmo, para que descubra quem você é realmente só assim descobrirá o que é viver... Você conhece a si mesmo? Pois é ainda dá tempo!
Há quem adore falar de suas vivências, suas vitórias, glórias, a qualquer hora. Porém, não suporta ouvir o outro ao falar das mesmas coisas. Das duas, uma: ou não suporta a ideia de que outro também tem esse direito ou o (des) prazer de querer tudo pra si. Eis a grande hipocrisia da raça (des) humana. Isso mesmo: nós!
O quanto de hipocrisia vemos exposto na hora da morte? O quanto de hipocrisia vemos quando a enfermidade acomete alguém? As pessoas passam anos, décadas, vivas e quando morrem receberão lágrimas ou visitas de quem sempre viveu distante ou n foi sincero o bastante. De quem não viveu nem buscou criar momentos bons. De quem não criou memórias e experiências juntos. Quando eu morrer não quero velório… Afinal, todos os dias é uma despedida. Nunca se sabe quando será sua hora. Que procurem viver bem a todo momento. Isso é possível! Desenvolvam suas virtudes.
Algumas plantas devem ser completamente removidas, inclusive suas raízes, e penduradas de cabeça pra baixo... Para que suas flores floresçam com mais abundância e prosperem.Mas embora as plantas estejam de fato, simplesmente lutando para sobreviver... As pessoas ficam fascinadas com as flores em plena floração e elogiam a beleza.Ainda assim, não se pode culpar as pessoas por demonstrar admiração.Afinal as flores que desabrocham no meio do deserto são mais maravilhosas.É da mesma forma com os humanos.
Encha seus olhos de admiração. Viva como se fosse cair morto daqui a dez segundos. Veja o mundo. Ele é mais fantástico do que qualquer sonho que se possa produzir nas fábricas. Não peça garantias, não peça segurança, jamais houve semelhante animal. E se houvesse, seria parente do grande bicho-preguiça pendurado de cabeça para baixo numa árvore o dia inteiro, todos os dias, a vida inteira dormindo. Para o inferno com isso. Balance a árvore e derrube o grande bicho-preguiça de bunda no chão.
Uma jovem marujo está em alto mar. Ele se depara com a ilusão de estar estagnado ao avistar todos os lados do infinito azul. Ele sabe que incontáveis temporais irão surgir com intuito de afundar e danificar a sua embarcação, mas compreende que não há outra opção, senão resistir, abrir as velas, aprumar o manche e logo em seguida deixar o vento levar em direção ao porto. No porto, descobre que as pessoas não perguntam quantos vendavais ele teve que enfrentar, mas sim, se trouxe o navio. Ao seguir caminho, depara na reflexão de que os navios estão mais seguros nos portos, mas ascende um candeeiro: - não são pra isso que se constroem navios. Na sua última excursão, conclui: os portos são os nossos objetivos, os temporais são as dificuldades, o mar é a vida, a caravela somos nós e o vento são as mãos de Deus
"Não importam as circunstâncias, a forma como você reage em meio as turbulências, o quanto se dispõe pelo seu próximo, ainda que estando ambos sob a mesma tempestade, esses são os contrastes que revelam sua natureza humana, e lembre-se, cada um só pode dar um pouco, do melhor ou o pior, mas sempre daquilo que já tem em si."
"A dor, o ódio ou o rancor são amarras que nos prendem a momentos ou pessoas que de algum modo feriram nosso coração, mas não se engane, para todos esses casos existe um único tratamento que cicatriza nossa alma, nos liberta de toda amargura e traz a paz necessária para seguirmos a caminhada, é um remédio gratuito e está ao nosso alcance servi-lo a qualquer tempo, seu nome é perdão."
"Nossa jornada pode ser bem ilustrada pela disposição ao constante aprendizado, entre os amores e os dissabores, erros e acertos, expectativas e frustrações, desânimo e euforia, enfim, em cada passo, ali está, no amálgama dessas interações humanas, a chamada "escola da vida", onde em cada momento em que você aprende, é o mesmo instante em que também ensina."
"Em meio a correria dos dias atuais, a delícia de encarar e superar desafios também pode ser comparada a sensação de se encantar pela vida com seus pequenos momentos fugidios de descanso e contemplação, porque para além da matéria que alimenta nosso corpo físico, estão os humores, as alegrias e os amores que correspondem e dão sentido a nossa alma."
"Encontrar refúgio nas coisas que muitas vezes passam despercebidas aos olhos mas não ao coração, como as chuvas de março fechando o verão, o canto dos pássaros ou o colorido florir da primavera, são, dentre as pequenas coisas da vida, aquelas que dão cor e sabor às nossas existências."
O sentido da vida é o vazio, a pura inexistência, pois a única certeza que temos é que não temos certeza, a própria ausência de ser, ter, conhecer e viver, apenas o nada é o certo para o que se já existe. Isso se confirma com a prova mais clara, a sensação automática quando se pensa na falta de sentido ou razão de algo é o vazio que deixa em nossa alma, afinal essa é a verdadeira resposta.
No recôndito do meu coração existem sentimentos que somente minha alma compreende. E será na reclusão e silêncio que conseguirei ouvir sua voz e sentir paz de espírito. Escusa-me coração por não silenciar a dor, por expôr com transparência que deverás sente. Escusa-me minhas ações que só lhe causam feridas .. Lembrei-me de quantas noites passei em claro, e tu se partindo em lembranças... Lembrei- me sobre a promessa que nunca mais se quebraria , mas estou aqui novamente juntando todos os pedaços. Agora consigo escutar e compreender que minha alma disseste : Mantenha-se forte! Administre o silêncio e quando as palavras forem ditas sejam pronunciadas com sabedoria . A dor se calará e não será mais pronunciada, e as ações serão equilibradas com bom senso. O amor contido será libertado, e assim terás paz. No recôndito do meu coração, existem sentimentos que somente minha alma compreende. Ka
Paradoxal é buscar a calmaria exterior e esquece de ouvir o coração, ainda sim longe da paz muitos sobrevivem em gritos, ruídos e medos. Aprender a interioriza é construir um caminho rubo a calmaria de seu ser. Quem não vive se torna "zumbi" existencial, pior do que a morte e a ausência da vida. Todos buscamos a tranquilidade diária, feliz é quem vive de prosa com a mesma.
Pode parecer egoísta e egocêntrico, mas sou alguém que não se encontra, alguém que não é achado através de um mapa ou de um caminho definido. É preciso se perder do seu dia a dia para me encontrar, é preciso abrir mão de roteiros para me conhecer, é preciso desistir de um caminho conhecido por todos para conquistar minha melhor versão, simplesmente é preciso não saber o caminho para me achar.
É sensato entender que na vida tudo tem seu início e o seu fim, que certos recomeços serão inevitáveis, que perdas acontecerão quer você queira ou não, que a tristeza virá por diversos motivos, mas não poderás se entregar a ela, e que o mais importante na vida não é o que acontece com você, mas como você reage a isso.
Nas grades curriculares é raro encontrar matérias sobre inteligência emocional, importância do sono, alimentação, finanças pessoais, etc. Mas é exigido que você conheça o mundo ao seu redor, tenha bom discernimento em suas escolhas e apresente os melhores resultados. Ou seja, você é preparado a vida toda pra ser uma máquina super produtiva e competitiva, mas que vem sem manual de funcionamento e não possui obrigatoriedade de manutenção periódica.
"Acalentar em si e a sua volta, sonhos, ideais e propósitos é, a um só tempo, um refrigério para nossas almas fatigadas pela pequenez dos ataques vis, um bálsamo para o engenho humano e dínamo de sua constante superação, o melhor meio de transcendermos nossa própria existência, por assim dizer, nosso único, possível e verdadeiro legado."
"Nossa viagem pela existência é um tanto quanto paradoxal, curta demais para o quanto amamos e sonhamos em poder realizar, longa demais para carregarmos o peso de angústias ou frustrações passadas, em qualquer das circunstâncias, para fazê-la bem vivida em cada parte, desapego é fundamental."