Textos de Reflexão
Um rapaz, certo dia, fez um desafio a sua namorada:
de passsar um dia sem ele e sem qualquer tipo de comunicação, se ela fizesse ele a amaria para sempre. A namorada aceitou. Não ligou, não mandou nenhum tipo de mensagem...mas sem saber que o namorado tinha câncer e só lhe restavam 24 horas de vida.
No dia seguinte ela foi a casa dele toda feliz por cumprir o desafio e lágrimas caíram do seu rosto quando o viu deitado com um bilhete
dizendo:
"Você conseguiu amor, agora
consegue fazer isso todo dia?
TE AMO, PRA SEMPRE! "
Pare e reflita!
Muitas vezes não damos valor a pessoa que está ao nosso lado, reclamamos das ligações, do ciúme besta...vivemos pedindo espaço.
Mas pode ter certeza: essa pessoa não estará pra sempre ao seu lado!
Dê valor enquanto tem, porque depois não adianta chorar!!
Não alimente seus sentimentos com migalhas.
Enfim, chega aquele momento em que seu raciocínio lógico volta ao seu estado habitual.
Não, não se culpe, as vezes faz bem para o espírito elevar os nossos sentimentos e deixar que aflorem de forma mais natural. Mas, não entregue este suprassumo nas mãos de qualquer pessoa, essa é a questão, não perca seu brilho, seus sentimentos, seu entusiasmo pela vida, seu calor pelo amor. Não o culpo, nós, que temos sentimentos vividos, ardentes, à flor da pele, somos assim mesmo, nos entregamos, nos doamos, somos corpo e alma presentes, nos lançamos de ponta à cabeça para viver. Mas é nesse ponto em que eu quero chegar. Onde apenas nas letras de músicas sertanejas, se é possível amar e viver o relacionamento por dois. Chega um ponto em que, depois de tanto tentar, de tanto fazer, de acostumar-se às migalhas, o seu coração que doa felicidade, vai apagando, vai murchando. Você tentou, você buscou, você correu atrás, você saiu do seu estado racional, alimentou todo o amor e empregou sua energia para aquela situação. Mas vou lhe falar! Em momento algum, culpe-se por isso, orgulhe-se por você, orgulhe-se de você de fato ter sentimentos reais, orgulhe-se por abrir o seu coração sem medo, não escute o outro, o errado não é você, errado, é quem não tem a consciência em lidar e brincar com os sentimentos alheios, errado é quem infelizmente não deixa o amor entrar em sua vida, há essas pessoas sim, tenha pena, onde o ego é maior do que o que realmente importa em tudo isso, o amor. Não, não estou fantasiando o relacionamento em um conto de fadas, relacionamento é sim, algo real, onde duas pessoas que tem um propósito se unem para viver aquilo, se moldando, aparando arestas, ajudar aqui, ceder ali, saber que todos somos falhos, somos humanos, mas que em conjunto, pode-se melhorar isso a cada dia, é de fato na forma metafórica ‘vestir a camisa da união’, dar as mãos e caminhar, plantando e construindo histórias.
Sim, quebrar a cara faz parte, se amor e relacionamentos tivessem manuais ou cartilhas à serem seguidas, tudo seria mais simples. Mas, amor não é um contrato, onde são impostas regras rígidas à serem seguidas e você, pelo calor da situação se sujeita a qualquer tipo de situação, achando que em alguma hora, aquilo vai mudar. O amor, meus caros, o amor é para ser leve, vivido intensamente pelos dois, é poder ligar para lhe desejar bom dia, é poder sentar em um boteco da esquina e passar mal de tanto rir, o amor é você receber uma mensagem em um quarta-feira à tarde, dizendo: “ Te amo, estou levando um vinho depois do trabalho’, sem pretensão alguma. O amor é, ‘ desce do apartamento, estou passando em 5 minutos ‘, situações que lhe tiram da rotina, situações em que realmente, você se sente encaixado naquilo. No amor, você não tem que ter receio de falar com a pessoa, afinal, relacionamento é você ter o melhor amigo a seu lado, que lhe aceite da sua maneira. O amor é para ser descomplicado e não complicado. Quando você já fez de tudo, sim! Chega uma hora em que acordamos e olhamos para a situação com outros olhos e nos perguntamos, como eu pude chegar a esse ponto? Temos que ser a nossa prioridade na vida, se desprender das amarras, das amarguras, sair de um estágio de auto piedade.
Não se trata de eu simplesmente chegar aqui e lhe falar, pronto, tenha amor próprio, seja superior. Não se trata disso, se as coisas se resolvem fácil assim, não estaríamos nesta constante busca para a evolução. Porém, viva, ama-se em primeiro lugar, cuide de você, leia um bom livro, faça uma boa meditação (eu não fazia ideia do poder dela), saia com seus amigos, sorria. Você e a vida são lindos, não deixe que ninguém lhe diga o contrário, e se disser, retribua com um sorriso, seja feliz. Fortaleça-se para ter ao seu lado, quem realmente lhe preencha, que estará disposto a caminhar com você. E de resto, descomplique o descomplicado. Não tente achar quem não se achou nesta vida e nem sabe o que fazer dela. VIVA!
A mudança começa onde tudo termina, é onde o início começa a fazer sentido.
Onde o que parecia ser o certo, hoje se torna o errado.
Onde o imprevisível fica previsível demais
Onde atitudes são tomadas e na maioria dos casos os fatos não podem ser mudados.
Onde percebemos que o que parecia ser impossível, hoje se torna possível para o momento em que se vive.
Já não tinha como esconder.
Era visível aos olhos mais experientes.
Era tanto amor por ela que eu não sabia mais o que fazer.
Não havia outro lugar no mundo que eu desejasse tanto. Estar naquele abraço sentindo o toque dos lábios era a droga mais enebriante, a viagem mais louca, o vício mais perfeito.
Não custa nada tentar
Tentar não vai doer
Por que será que é tão difícil
Tentar ao outro compreender
Odeio esta vida
Odeio o fato de nascido ter
Odeio porque o inferno existe
Odeio,odeio viver
Odeio o fato de não poder
À vida por um fim
Odeio o fato de ter que aguentar
Um mundo feio assim
O mundo é as pessoas
Pessoas idiotas,malvadas
São poucas as que prestam
Essas são abençoadas
Não que eu vá fazer isso
Mas entendo quem desiste de viver
É muito difícil viver neste mundo
Neste mundo de sofrer
Durante o ciclo da vida caímos, levantamos, aprendemos e crescemos com tudo que passamos. E, de cada situação, tiramos nossas conclusões...
Tudo na vida passa e o tempo tem sempre pra algo para nos falar... Somente ele fala por nós e mostra quando erramos e acertamos... Mas, para mim, o que importa não é o que as pessoas acham, mas somente o que Deus sabe ao meu respeito.
Bom dia!
Que hoje seja um dia melhor que ontem. 🌹
Ame os amigos do jeito que são!
Seja feliz com cada diferença e não os queira mudar. Se você tiver algo para compartilhar, faça, mas sem forçar que aceitem sua opinião e ponto de vista.
Mas, para viver com alguém, num relacionamento íntimo, não caia nessa de aceitar as pessoas como são!
No início, você tem opção, depois, não tem outro jeito, precisa engolir e se adaptar.
O problema é que as pessoas têm feito ao contrário, namoram, se apaixonam e casam de qualquer maneira e, depois, ficam reclamando que existem muitas incompatibilidades. Então, se tornam frustrados e chatos, tentando mudar o outro.
Para evitar esses dissabores, antes de se relacionar, defina o que é bom para você, o que é aceitável, o que é adaptável e o que seria insuportável!
Depois, escolha dentro dos parâmetros definidos. Lembre-se que não é uma roupa ou um sapato que você está escolhendo. Muito mais do que isso, você está escolhendo alguém para amar a vida toda!
Não adianta ceder os seus princípios e valores, para não ficar só e, depois, arrebentar com a vida de ambos. As feridas serão bem mais difíceis de curar do que enfrentar a solidão por um tempo.
Claro que não existe "alma gêmea" nem perfeitos, como você também está longe de ser. No entanto, é aconselhável alguém o mais parecido possível, nos gostos e na missão, principalmente.
Você não precisa de alguém que vai te amar por um tempo, dependendo das circunstâncias, e depois vai agir como quem enjoou e tentar se ver livre.
Você precisa de alguém tão único, que te ame como se fosse a sua própria carne! Alguém que ame o seu Deus, tanto quanto você ama, que compartilhe os mesmos amigos e onde um for o outro queira estar também.
Você nunca encontrará uma alma gêmea, porque isso é lenda, mas, com certeza, merece alguém bem próximo disso, que também seja o seu melhor amigo!
E, quem sabe se, depois desta escolha, de um bom tempo de convivência, das adaptações e cessões, vocês fiquem tão semelhantes que até pareçam que são mesmo almas gêmeas!
Tenho levado uma vida um pouco vazia eu sei. Não porque eu tenha escolhido, mas, porque há certas situações que me detém a isso. Procuro o preenchimento que defina cada parte de mim. Procuro o caminho que me liberte destas amarras.
Eu sei que é difícil desapegar totalmente e libertar as correntes que prendem meus pés. Sei também que ficar no auge sempre é necessária muita determinação. Como também sei que viajar nas asas da vida requer sabedoria.
Por motivos promíscuos tudo tem me levado a um mundo um pouco fora do planejado. É um Mistério subjetivo que me mantém fora um bom tempo e é isso que me faz ver que a vida seja um pouco vazia.
Que a sabedoria me acompanhe sempre...que eu saiba determinar o melhor.
Tu és a razão do meu viver !!!
É indiscutível o fato de que você mudou completamente os planos que eu fiz pra minha vida...
Toda vez que olho pro passado do qual você ainda não fazia parte, minhas lembranças me sabotam induzindo você em meus momentos, como se a gente nunca estivesse separados. Sinto que tudo aquilo que vivi antes de você não foi e não era concreto ou real...Pois com você eu enxerguei e aprendi o que um sentimento verdadeiro e sincero, como é forte este nosso amor!
Por isso aqui te digo e afirmo meu amor : Já não sou capaz de viver sem você és a razão do meu viver!
A partir do momento que começamos a desejar com verdade, nossa vida se transforma, se em algum momento criarmos dúvidas, todo o processo paralisa até que nosso pensar, desejar e atrair se estabilize, então as coisas voltam a fluir.
Tudo depende exclusivamente de nosso pensamento.
Somos os únicos responsáveis pela nossa mudança na vida, seja ela qual for, ninguém tem poder de nos derrubar, ou seja, se você dá ouvidos para uma pessoa negativa, você está permitindo, logo você se torna responsável pela consequência e não a outra pessoa, pois uma vez que você permite o negativismo chegar até você, você permite todo o resto que vem com este.
Temos que nos manter firmes e em sintonia com o Universo, estar atento ao que permitimos ressoar, vibrar em nosso campo. Ninguém invadirá e sujará nossa casa se não abrirmos as portas e permitirmos que o faça.
Às vezes sou pura arquitetura.
Cimento e concreto armado
Linhas duras, ângulos obtusos
Paralelas infinitas, pontos em fuga.
Às vezes sou janelas abertas.
Florida, estampada, esvoaçante
Iluminada. Deixo o vento me percorrer.
Às vezes sou bancos.
Inerte, vazia
Parada, imóvel, espera
Outono ou inverno.
E, às vezes, sou toda natureza.
Viva!
Eu sinto o coração bater mais forte.
Quando o arco-íris posso ver.
Assim foi quando a vida começou,
Assim é agora quando adulto sou,
E assim será quando eu envelhecer...
Senão, melhor a morte!
A criança é o pai do homem;
E eu hei de atar meus dias, cada qual,
Com elos da piedade natural.
Dessa existência só sabemos que somos finitos, nada se leva, nada se traz, o que realmente importa é o que nos tornamos e as experiências que adquirimos para melhorarmos como pessoas.
Nosso tempo aqui é curto, muitos passam sem ao menos terem tempo de conseguir fazer a metade ao que se permitiram sonhar.
Ame, chore, lamente, perdoe, nada importa mais nessa nossa trajetória que demonstrar afeto e amor por aqueles que estão à nossa volta, faça o bem, queira o bem.
Um dia não estaremos mais aqui, e só restará aos que aqui permanecem saudades dos momentos compartilhados.
Fale, mande mensagem, não seja ausente, não deixe para depois, quem sabe ele nunca chegue.
O amanhã é cada vez mais incerto, o momento é o presente, viva, reviva, usufrua de todas as tuas condições físicas e psíquicas para ser o mais feliz possível, gargalhe até a barriga doer, faça a barriga de alguém doer, arranque sorrisos e esteja sempre com os ouvidos dispostos a escutar.
Seja sempre gentil, sincero e educado, mostre preocupação, se preocupe de verdade, não pergunte se está tudo bem, faça a pessoa se sentir bem, mostre seu coração, mostre a criança que tens aí dentro, pule amarelinha e suje os pés, tome banho de chuva ao invés de reclamar que se molha, aceite os tropeços como algo valioso, algo que te impulsione e te faça ver que viver é bem melhor que ver o tempo passar.
Antes do Aniversário
Penso o que será de mim amanhã
Será que eu irei mudar?
Começar a me cuidar e sair para festejar?
Se me viro, reparo nos textos que por mim foram escritos
Não sei se são lindos, mas foram precisos
Claro que existem aqueles que eu evito
Se alguém lê-los perto de mim, tamparei meus ouvidos
Alguns dos meus textos demonstram um certo tipo de amor
Que de certa forma não me prejudicou
De veras, me ajudou, mas abandoná-los eu vou
Não possuo forças para vê-los novamente
Meu passado foi descrito neles inteiramente
Se eu ler alguns deles ficarei mal, provavelmente.
E aqui dentro do meu quarto, com a mente enlouquecida
Percebo como a parede tornou-se minha amiga
De fato ela se tornou minha única companhia
Muitas vezes tento evitar escrever sobre minha vida
Ela fica encolhida, escondida, orando para que não seja vista
Porém nas folhas de papel a crucifixo.
É engraçado pensar quando digo que mudei
Que já não sou o mesmo, que melhorei
Mas o mais importante vejo que não alterei
Ainda continuo me trancando nesta cela que construí
Talvez a fiz por medo de tentar ser feliz
E talvez por causa disso vivo assim
Claro que não era intencional, foi totalmente acidental
Quero sair e me divertir, mas onde?
Quando? Com quem? Essa dúvida me cega como um manto
Por causa disso fico desorientado, sem um plano
Mas a esperança é que mude este ano.
Eu pensava que seria fácil viver uma vida agradável
Com amigos do meu lado e o sorriso estampado
Mas, aparentemente eu estava enganado, alucinado
A escuridão vai me corroendo devagarinho
E objetivo dela é claro, me deixar sozinho
Mas mesmo que eu me encontre na beira daquele abismo
Não posso me dar por vencido, abatido
Devo focar naquilo que tanto preciso, um caminho
Alguns até me disseram que tudo não passa de um falso drama
Que eu posso muito bem sair nos finais de semana
Claro, sem dúvida, afinal essa casa não me prende
Eu é que me prendo a ela, quase uma regra.
Sentado aqui no chão, escrevendo, lembro de quando fiz "Mariana"
E penso quantas vezes já escrevi "Você me ama?"
De tão solitário eu acabo criando histórias que mostram o contrário
Parece que sou um jovem animado e bem enturmado
Minha lista de afazeres estão escritas nesses textos
Devo escrever tudo aquilo de bonito que imagino e não vivo
Talvez assim eu me sinta livre
Mas o que desejo agora eles chamam de "paz de espírito".
Um dia desses eu vi o resumo de um filme
Que cantava a história de um menino perdido
Acompanhado por um tigre, pensei "O que é isso?"
Infelizmente estava em cartaz e eu não tinha dinheiro para pagar
Mas tarde me pus à pensar "O que eu faria na companhia de um inimigo?"
Não que fosse justamente aquilo, a história do garoto eu tinha entendido
Por isso, penso, aqui no final, que a vida não está tão mal
Apesar de estar só, não estou no caos
Fim de semana, sábado, estou ocupando meu espaço
E logo será meu aniversário, de alegria quero ser presenteado.
AMANHÃ
A solidão assusta-me
E ao mesmo tempo seduz-me
Mas não quero estar sozinha
A tua ausência dói em mim
A minha alma chora, a tua em mim.
Sobre a mesa está uma carta
Que fala sobre os nossos sonhos
Sonhos, sonhados e não realizados
Tantas coisas de nós, os dois
Escritas numa simples folha de papel
Tantas passagens de nós dois
Das nossas viagens, dos nossos passeios
Vividos e passados em família
Não importa onde iremos amanhã
Nem onde iremos parar
Eu só quero é estar contigo.
Hoje acordei mais feliz que os outros dias
Hoje consegui entender que apesar das decepções não precisamos parar a nossa jornada por que algo deu errado em mas uma tentativa, temos que continuar caminhando apesar dos obstáculos, existe outras pessoas, outros momentos, outras histórias onde cada uma tem o seu final, cada cicatriz conta uma história e o que faz do ser humano forte são as lições que ele aprendeu em sua longa jornada, o importante da vida não é vencer o importante da vida é viver.
"Sou transparente demais...
Não mudo com as pessoas;
Digo tudo que esta me incomodando;
Não guardo mágoas de ninguém;
Prefiro o rótulo de chata ao de FALSA;
Se estou FELIZ ou BRAVA logo percebem.
Então me explique onde esta meu erro, pois se eu te
incomodo tanto deve ter um bom motivo...
NÃO É?
DIGA, pois hoje acordei com vontade de fazer novos
AMIGOS e posso começar por VOCÊ!"
(Hélia Michelin)
Um conselho aos esquenta bancos: Deus não quer crente morno. Ser membro de uma igreja não é sinal de salvação, porém, o salvo por Cristo Jesus faz obras realmente por ser salvo.
O recado que tenho a dar para aqueles que estão acomodados, desviados, desanimados, não fazendo absolutamente nada pelo próximo, é na verdade algo vindo de Deus:
"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca." (Apocalipse 3:15-16)
Não seja um crente 'mais ou menos'. Deus não quer migalhas da sua vida, não quer uma entrega de 99%. Ele quer 100%, Ele quer ser o primeiro na sua vida. Do contrário, Ele irá vomita-lo. Duro o que eu disse? Não fui eu quem disse, foi a própria Palavra de Deus!
Carta para Coraline
Quando você fugiu pela porta secreta, fiquei assustada por perceber que aquilo não ia melhorar em nada as coisas pra você.
Sabe, de vez em quando é normal sentir que a vida que vivemos não é a vida que escolhemos... Quando isso acontecer, lembre-se da estrada de tijolos amarelos; aquela, que Dorothy seguiu quando o mundo amanheceu irreconhecível.
A estrada é longa e deixará seus pés doloridos, mas ao final, o encontro com o mágico será tão somente o encontro consigo mesma, descobrindo que tem aqueles dons escondidos pensamento, sentimento e vontade tão reais e materializados quanto as figuras do espantalho, homem de lata e leão.
Esses dons já existem em você, Coraline.
Mas talvez precise perceber que a liberdade também.
É tão difícil nos sentirmos livres! Atribuímos as razões de nossas frustrações fora de nós, encontramos bodes expiatórios pra nossa falta de sorte, e não percebemos que o caminho sempre esteve a nossa mercê e disposição, mas preferimos não arriscar.
Supomos que deixar nossas folhas em branco seja mais seguro do que simplesmente usar a borracha. Somos tão covardes, Coraline...
Tome cuidado pra não cair na armadilha da perfeição. Essa talvez seja a pior das prisões, e pode arrastar uma infinidade de consequências ruins derivadas dessa vontade de que tudo corra perfeitamente bem.
Nunca se esqueça: mesmo quando as coisas dão errado, a gente sobrevive.
Então desista dessa mania de levar o guarda-chuva dentro da mala para o caso de chover. Se chover, aproveite pra voltar a ser criança molhada, com o cabelo arrepiado e maquiagem escorrida.
Tolere os imprevistos, encontre neles sua oportunidade de crescimento.
Não encha a despensa com tantos mantimentos felizmente não vivemos em tempos de guerra e adaptar aquela receita vai estimular sua criatividade.
Corra mais riscos; deixe o protetor solar de lado por alguns instantes.
Não contabilize prós e contras de cada atitude de vez em quando a gente perde, de vez em quando a gente ganha; ouça mais seu coração do que a opinião de sites especializados, livros ou conversas de estranhos.
Não abasteça sua geladeira com tudo o que o Globo Repórter diz semana que vem a orientação é outra e você não descobriu o que é saudável e possível pra você, só você.
Aprenda a confiar no seu taco, a ouvir sua intuição, a acreditar que é capaz de fazer boas escolhas sem um guru de estilo ou receita farmacêutica carimbada.
Confie, você não imagina o quanto isso pode ser libertador e transformador.
Antes que eu me esqueça: prefira uma verdade feia a uma mentira bonita. De vez em quando somos tentados a disfarçar nossas miudezas, e criamos fantasias onde pensamos que podemos nos refugiar. Mas isso dura tão pouco, Coraline... E quando a verdade aparece, o estrago é tão devastador... Assuma sua vida do jeitinho que ela é, sem tirar nem pôr; e nunca se envergonhe daquilo que lhe aconteceu. Essa é sua história, e negá-la só fará com que se sinta mais presa, mais encarcerada, mais infeliz.
Aprenda a tolerar seu enredo.
Vou te contar: Se existe um lugar onde pode se refugiar em segurança, esse lugar é na verdade. Não negue seus afetos, suas alegrias, suas vitórias e desejos, mas principalmente, não negue sua dor. A gente só sai da tristeza quando se permite vivenciá-la. Pode ser que um dia você sinta que seus olhos enxergam melhor quando estão úmidos. Isso acontece porque a lágrima lubrifica a visão, enquanto a tristeza nos reconecta ao que de mais verdadeiro existe em nós. Então chore, chore, e não disfarce seu abandono, sua decepção, raiva e frustração. Mas depois dance, dance, dance... pois a dor também tem o seu feitiço, Coraline.
Aproveite a viagem sem tentar entender cada passo. Nem tudo tem explicação lógica e a vida, na maioria das vezes, é injusta mesmo mas quem somos nós para julgar aquilo que é realmente justo? Então não fiquei olhando pro lado e tomando conta do que não lhe pertence. Ame o que lhe cabe, e tolere as demoras, os percalços e falhas. Não exija demais de si mesma nem dos outros. Esqueça um pouco o relógio e se perdoe quando preferir dormir um pouquinho mais no domingo. Você não é o homem de lata e muito menos o de ferro!
Acima de tudo, seja autêntica. Não endureça com medo de ter sua sensibilidade revelada nem se alegre demasiadamente para que não lhe percebam as lágrimas. Seja autêntica nos desejos, no descontentamento, na necessidade de ficar sozinha ou dizer "não". Não se desdobre pra agradar todo mundo, isso é muito cansativo, desastroso e não lhe ensina o respeito por si mesma.
Por fim, mais uma palavra de bolso: Tenha coragem de amar e ser amada. Mas não se surpreenda quando o amor lhe parecer imperfeito, cheio de nós, pontas e contradições. Nenhum amor é igual ao outro, e tentar algum modelo é desconstruir a liberdade de ser quem você é.
Por isso, não tenha medo de romper a fronteira daquilo que lhe parece seguro. Siga pela estrada de tijolos amarelos e quem sabe, além do arco-íris, encontre a si mesma mais amadurecida e feliz, Coraline.
Mais um ano, mais um dia, mais um sopro
Anunciando mudanças.
Sempre estamos assim:
Mudando.
Não me lembro de todas as mudanças,
Só sei que elas ocorreram.
Algumas foram procuradas,
Outras provocadas,
Mas a grande parte naturalmente trazida pelo vento.
De repente, eu não era mais a criança que desenhava suas próprias bonecas,
E não sei dizer onde ficaram aquelas bonecas nem a criança.
De repente, eu não era mais a adolescente que escrevia suas próprias peças
E interpretava os papéis que não lhe cabiam na vida real,
E não sei precisar quando as cortinas se fecharam.
De repente, mudanças.
E passagem de pessoas e pessoas de passagem...
Novos que chegavam, velhos que partiam,
Velhos que chegavam, novos que partiam,
E novos velhos...
E novos novos.
E estamos sempre assim:
Mudando.
E as bagagens se acumulam,
Algumas precisam ser deixadas pelo caminho,
Servirão a alguém.
O importante é ter sempre consigo o essencial,
Já que estamos de passagem.
Mais um ano, mais um dia, mais um sopro
A comemorar.
E as mudanças seguem
E hão de vir até a partida,
Porque inevitáveis.
Então sinto o vento neste rosto de agora
E me permito a emoção que aflora.
O hoje é para comemorar a estada.