Textos de Prima
"Mostrei minha obra prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes dava medo. Responderam-me "Por que um chapéu daria medo?" Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem entender melhor. Elas têm sempre necessidade de explicações detalhadas."
Os Miseráveis.
Vítor nasceu… no Jardim das Margaridas.
Erva daninha, nunca teve primavera.
Cresceu sem pai, sem mãe, sem norte, sem seta.
Pés no chão, nunca teve bicicleta.
Já Hugo, não nasceu, estreou.
Pele branquinha, nunca teve inverno.
Tinha pai, tinha mãe, caderno e fada madrinha.
Vítor virou ladrão, Hugo salafrário.
Um roubava pro pão, o outro, pra reforçar o salário.
Um usava capuz, o outro, gravata.
Um roubava na luz, o outro, em noite de serenata.
Um vivia de cativeiro, o outro, de negócio.
Um não tinha amigo: parceiro.
O outro, tinha sócio.
Retrato falado, Vítor tinha a cara na notícia,
enquanto Hugo fazia pose pra revista.
O da pólvora apodrece penitente, o da caneta
enriquece impunemente.
A um, só resta virar crente, o outro, é candidato a presidente.
Aos Olhos do Pai
Aos olhos do Pai você é uma obra prima que Ele planejou
Com suas próprias mãos pintou
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou
Cada detalhe num toque de amor
Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Princesa Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Aos olhos do Pai você é uma obra prima que Ele planejou
Com suas próprias mãos pintou
A cor de sua pele, os seus cabelos desenhou
Cada detalhe num toque de amor
Nunca deixe alguem dizer, que não é querida
Antes de você nascer, Deus sonhou com você
Você é linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Princesa Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Você é Linda demais, perfeita aos olhos do Pai
Alguém igual a você não vi jamais
Princesa, aos olhos do Pai
Parabéns para as mulheres
(no Dia Internacional da Mulher)
Mulher, obra-prima da criação
que Deus fez com primor e com carinho;
um grande presente para Adão
- flor perfumada, sem ter espinho.
Pra abençoar o nosso caminho
a fez o Senhor, com perfeição;
fazendo do lar o mais doce ninho,
enchendo de amor nosso coração!
Vida que dar força para a lida
e vida que gera uma outra vida,
companheira que anima nossa fé...
A beleza em forma de pessoa,
namorada e "mãe" - que coisa boa!
Parabéns para o Dia da Mulher!...
A coisa mais linda...
minha família!
Minha vó, minha prima.
Até minha tia que irrita…
Barracos inesquecíveis!
Abraços hereditários.
Primos incríveis…
Heróis imaginários.
Programas de índio,
até sessão da tarde.
Banho de rio…
e boteco da esquina.
para pouca verba
e muito verbo.
Tudo combina...
e vira tinta.
Na cara de quem não se cansa,
nem descansa.
Só de pirraça.
pra quem tem a raça..
de ser do carvalho!
Ultimamente não tenho sido boa: irmã, amiga, prima, sobrinha, neta, filha.
Ultimamente não tenho falado com profundidade sobre o que sinto, não tenho conversado com quem tenho confiança, ultimamente luto com muitas guerras internas,e luto a todo custo para não ser derrotada, ultimamente sinto um nó na garganta, um grito de silêncio que quer evacuar universo afora, sinto que tudo dentro de mim é como uma bomba preste a explodir,sim, ultimamente tenho vivido muitas noites frias,com ausência de mim mesmo.
Ultimamente sinto falto de quem eu já fui um dia, sinto falta que mesmo em um mundo com pessoas que machuca outros, eu sempre procurava um bom motivo pra rir, sinto falta da minha inocência que um dia foi tirada de mim, sinto falta das minhas fantasias que um dia destruíram por mim, sinto falta do "meu mundo encantado", que um dia foi consumido.
Ultimamente sinto falta dos meus risos sereno, sinto falta das minhas gargalhadas profundas, sinto falta do meu amor sem medida.
Ultimamente sinto falta da minha garra em vencer, de lutar e nunca desistir, de sempre tem algo bom a oferecer a alguém, uma palavra de conforto que seja.
Sim, ultimamente sinto falta de mim.
Perdoe-me por ultimamente não está sendo uma boa: irmã,amiga,prima, sobrinha,neta é filha, perdoe me,se ultimamente me ausentei em datas comemorativas, perdoe-me se fiquei calada com todos meus sentimentos, não quis importunar a sua vida tão corrida,pois você tem seus próprios problemas, você tem seus sonhos para ser alcançados, não quis lhe incomodar,pois você poderia dizer que estou fazendo"um showzinho"ou um "draminha", perdoe-me por ter pensando em falar com você,mas não fui.
Porque você sempre foi o melhor: irmão (a),amigo(a),primo(a),tio(a)...que eu poderia ter,me perdoe por ter sempre te desejado o bem,por sempre me preocupar com você,me perdoe por sempre fazer esforço em saber como está,em ir te visitar,e sorrir com você,sendo que por dentro eu estava a chorar,mas você é uma pessoa especial,querida,e que amo muito,desculpe se não quis desabafar com você,eu não queria te incomodar.
Para minha prima Gabi e amiga Adria...
Amo vcs!
A alegria que trazemos no coração, espalha-se como trigo e alimenta a alma daqueles que precisam de um pouco da verdade crua, sem máscaras, sem enfeites, simples como se é...
Descobrir no dia-a-dia a beleza de se ser A.M.I.G.A. com letra maiúscula, na simplicidade de gestos, de palavras sem refinamento, mas que deixam transparecer o que verdadeiramente se é...
Guerreiras, crianças, mulheres, sérias, loucas, ingênuas e perspicazes.... Somos, resumidamente, FELIZES e ÚNICAS... E nós brindamos à vida, dia após dia... Assim somos nós...
O CAOS, MATERIA PRIMA
“O desconhecido é tudo que deve temer” (Ruisdael Maia)
A natureza divina de Caos é extremamente complexa, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas.
Seu nome deriva do verbo grego chaíno (χαίνω), que significa "separar", "ser amplo", significando o espaço vazio primordial.
Segundo a origem platônica, o estado geral desordenado e indiferenciado de elementos que antecede a intervenção do demiurgo. (wikipedia- divindade caos )
A Matéria prima do artesão divino, princípio organizador do universo que sem criar de fato a realidade, modela e organiza a matéria caótica preexistente através da imitação de modelos eternos e perfeitos. Caos, é de certa maneira incompreensível de um ponto de vista tangível, sendo caos o vazio, o abismo, o ente, a não matéria, a inexistência de forma ou estruturas totalmente abstratas e intuitivas. Podemos vislumbrar a seguinte ideia, segundo o brilhantismo platônico, de que caos é o estado do ser antes do pensamento do mesmo, tudo aquilo que antecede a criação da forma ainda no mundo das ideias, onde as coisas perfeitas realmente existem, então para Platão, neste casos também pode ser entendido como a forma primitiva e imperfeita da projeção do pensamento, ideal e perfeito.
Faremos então uma breve analise de textos bíblicos que para fé judaico-cristã é a manifestação da metamorfose de caos, a uma forma completa e perfeita, ainda sem formação física, dentro do princípio racional de Deus, como mente desenvolvedora do universo.
Gênesis
No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
(Biblia )
Podemos entender então que o princípio é o pensamento de Deus, antes da manifestação do desejo do pensamento, vemos o Espirito atuando como parte racional, o Espirito incomodado com o estado de desordem, antecedendo o pensamento e a materialização de uma ideia do Instante iluminador e criativo, quando Deus através do verbo, a palavra diz haja luz, pode ser entendido como a vontade de Deus em organizar seus pensamentos afim de criar algo, que possa se manifestar como a luz, sendo a luz em si a energia, o desejo o calor.
O visível veio a existir daquilo que não aparece.
Os filhos de Caos segundo a mitologia grega nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares (mitose). Nix (Noite) e Érebo (Escuridão) nasceram a partir de "pedaços" do Caos. Portanto a família de Caos se origina de forma assexuada. Todavia, Caos seria para os gregos o contrário de Eros.
(wikipedia- divindade caos )
Tanto Caos como os seus irmãos são forças geradoras do universo, assim como Gaya, Urano e Cronos, podemos compreender como um único organismo funcionando sobre si mesmo.
Caos parece ser uma força catabólica, que gera por meio da cisão, assim como os organismos mais primitivos estudados pela biologia, enquanto Eros é uma força de junção e união, e Caos a pura expansão infinita, gerando infinitamente matéria prima para criação.
Mais Caos pode significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação" (wikipedia- divindade caos )
. Ao mesmo modo Caos é a forma inicial, é a matéria prima, do não ser, sendo lapidada ao longo do todo universal,
nas principais crenças do mundo, através de um Criador que a partir de Caos, constitui todo universo.
Para o Egito Nun e Naunet, o caos, o oceano primordial, Heh e Hehet, o infinito, Kek e Kauket, as trevas, Amon e Amaunet, o oculto, o Buda das escrituras Pali trata como algo "vão e vazio”. (wikipedia- divindade caos )
Para os índios brasileiros identificam como Nhanderuvuçú.
A única realidade que sempre existiu, existe e existirá para sempre é a energia, a energia existia mesmo antes de existir a relatividade, antes do início do Universo.
(wikipedia- caos para índios )
A energia existia no caos sem a presença do tempo, sem espaço e sem nenhum tipo de velocidade, era o caos mas, em energia sempre existindo em si mesmo, é o que é, a ausência de forma e movimento.
Imaginem um tronco de madeira, não existe uma forma especifica do tronco ele apenas existe como tronco, porem quando o artesão começa a trabalhar o tronco, ele começa a dar forma ao mesmo, modelando os seus aspectos, inicialmente corta toda massa de necessária, depois desenha os traços fundamentais, depois talha os detalhes, e por fim o acabamento.
Mas para isso o artesão precisa pensar qual a finalidade de sua obra, projetar em sua mente a estrutura perfeita, pra circunscrever seus traços.
A madeira é a essência do tronco, e continuará sendo a essência independente da forma de arte que seja feita pelo artesão.
Do mesmo modo, quando encontra um ambiente em seu estado natural, e o transforma em um modelo organizacional, como por exemplo uma cidade ou vilarejo, a essência em si não muda, que para este caso, é proporcionar para todos os participantes um espaço de convívio melhor através de uma colaboração mutua, em outras palavra, a pura sobrevivência da espécie, em melhores condições .
Essa é a matéria prima do universo, do pensamento, da criação antes da massa e da Forma, o Caos.
Saudade
Saudade,todos nós sentimos saudade de algo ou alguém.Pode ser saudade daquela prima,que se mudou para longe,daquele vizinho que você brincava todos os dias na infância,mas que por um motivo que você nem se lembra mais vocês nunca mais se falaram.Saudade de correr pra cama da mamãe depois de um pesadelo,ou daquele bolo da vovó.Todas essas saudades doem,mas de todas as saudades a que mais dói,é a de perder quem a gente ama.
Quando achamos que tudo é perfeito e que vai durar para sempre,o amor de um acaba e resta ao outro a saudade.
Saudade dos beijos,dos abraços,dos carinhos,de dormir agarradinho,assistir filme no domingo,saudade de andar de mãos dadas,olhar as estrelas,ser o primeiro a dar parabéns no aniversário.Saudade dos planos que não se concretizaram,saudade das conversas e até das brigas.
Dói saber que na verdade você não sabe,não sabe se a pessoa está bem,o que ela está fazendo,se ela melhorou da gripe,se ela parou de fumar como tinha te prometido,se ela conseguiu aquele emprego que ela queria tanto,se ela está com outra pessoa,se ela ainda pensa em você,se ela sente sua falta,se ela ainda te ama.
Saudade é querer esquecer,mas dar qualquer coisa por uma noticia,é não querer lembrar e ao mesmo tempo querer que a lembrança saía do pensamento e aconteça de novo.É dizer que em voz alta que seguiu sua vida,mas toda noite antes de dormir,pedir baixinho pra Deus trazer a pessoa de volta.
Saudade é saber que a vida continua,e mesmo assim não saber de onde tirar forças para esquecer.
MULHER
Entre toda criação de Deus, tu és uma obra prima, és divina.
Possui um brilho próprio que não tem como descrever, apenas dizer, mulher.
Entre toda maneira de ser, tu és especial.
Assim como as estrelas do céu cada uma com sua beleza com seu brilho natural.
Entre a imensidão do céu e o horizonte do mar, difícil de se compreender mais fácil de se admirar.
Com um simples brilho nos fascina, nos faz te amar.
Seus cachos são uma obra-prima jamais vista,
Que olhares contemplam por sua beleza singular.
Eu me atrevo a dizer:
Eles rivalizam com o pôr do sol mais belo,
Com a maré mais serena e calma.
Seu sorriso, ah, seu sorriso,
É um reflexo da beleza de uma cachoeira.
Sua estrutura corporal, ouso dizer,
É mais bela que qualquer ponto turístico,
Como os Lençóis Maranhenses, única e esplêndida.
Seus olhos, tão lindos, brilhar mais que a constelações de estrelas.
Sua boca, comparo à cereja vermelha e doce,
Que desejo apreciar.
Mas não desejo amar apenas sua aparência,
Quero sua alma, pois almas gêmeas,
Mesmo com o passar dos anos,
Permanecem ligadas, eternas amantes de uma paixão.
Obra-prima de Deus
Da minha varanda azul
Quero contemplar toda doçura
De um novo amanhecer
Que aos poucos clareia os jardins.
E a vida recomeçando...
Ouço o canto dos pássaros
Anunciando um novo dia
Secando o orvalho da madrugada.
Em paz, minha alma suspira
Extasiada com tamanha beleza
Absorvo toda a energia
Da obra-prima de Deus.
É hora de continuar...
Aquecida pela luz do sol
Refaço minhas asas
É hora de sonhar e acreditar.
Feliz aniversário, prima
Desejo a você mais um ano recheado de amor e alegrias.
Parabéns por ser tão especial na vida das pessoas que
te amam. Parabéns por suportar as dores e sempre vencer
novos desafios. Hoje está mais madura, mais feliz, mais
realizada. Hoje não preciso de rimar ou fazer versos, pois
você já é pura poesia. Te amamos, prima...
Feliz aniversário, prima querida!
Olá, prima querida! Que bom estar ocupando novamente este espaço só para registrar toda minha admiração por você!
Sei que neste momento festivo, muitos amigos (as) estão prestando-lhe honrosas homenagens, apesar da distância física quero lhe dizer que também estarei presente neste momento sublime, mesmo que seja em pensamento.
Que Deus ilumina a ti, e a todos aqueles que juntos comemoram o seu aniversário.
Parabéns!
A Eva e o Adão
Mas eu não sei rimar
As meninas da minha sala são muito retardadas,
Mas eu estou te contando (risos)
Vou para a baleia
Minha família é um show
E com eles não têm
Tenho raiva de quem fala “mim”
Pratos e comida
Sopa de legumes
Não ta bom, não?
Não acredito (risos)
Ô Vitor, Nossa (risos)
Nossa ( de novo)
A amiga da minha prima
Faz uma coisa muito estranha
Que medo!
Adoro crianças
Adoro mesmo
Se eu pudesse comprava duas para trabalhar pra mim.
Sim, você é a melhor prima do mundo, aquela que nunca falha comigo, aquela que se não fosse a minha prima seria a minha irmã, aquela que fica do meu lado sempre, me ajudando me apoiando me aconselhando me aturando, em fim aquela prima que eu mais amo, aquela prima que eu sei que vai ficar comigo até o fim... Eu te amo muito prima, e apesar as vezes dos nossos desentendimentos o meu sentimento por você não muda, até porque agente se desentendi e passa alguns minutos brigados um dia estaremos juntos de novo como antes, ah e ninguém vai nós separar né? Só a morte, porque a morte é a única coisa capaz de destruir um amor verdadeiro, eu te amo até o ultimo dia da minha vida.
Prima!
Confesso que vi essa folha em branco e pensei muito no que escrever tudo me pareceu superficial e muito clichê, somos primas, somos família, mas acho nossa relação o máximo sabia? Como se pode amar alguém com quem não se convive todos os dias? Com alguém que não se partilha todos os segredos, com alguém cuja rotina muitas vezes impede que se veja?
No início atribuí esse amor ao laço sanguíneo e sei que ele é parte disso, mas depois de refletir um pouco descobri que isso era pouco para se amar alguém, então parei e li alguns textos prontos, mas nenhum parecia ser adequado a nossa relação, então pensei mais um pouco e acredito que descobri. O amor nasceu junto de você (que bebezinho fofo você era), mas com o tempo ele cresceu, assim como você, não fomos confidentes ou melhores amigas, mas eu vi o bebezinho em questão se tornar uma mulher admirável, dona de um sorriso cativante de um bom humor eletrizante, você é sociável, é divertida, dedicada, honesta, íntegra, guerreira, como é possível não amar alguém assim?
Foi aí que descobri como se pode amar alguém que tem o mesmo sangue que o seu e que é tão especial assim, na vida eu estou sempre na torcida por você, sempre pronta para aplaudir cada uma de suas conquistas, junto delas virão algumas batalhas perdidas isso é inevitável então vou aproveitar esse momento para dizer que você sempre terá alguém com quem contar, não importa em quantos churrascos ou filas de mercados nos encontrarmos eu sempre estarei aqui por você!
Com Amor sua prima
Quando nasci logo fui a filhinha
Então começaram os titulos
Fui irmã, neta, sobrinha, prima
O tempo passou fui amiguinha, aluna, melhor amiga
Fui colega, fui paquera, com isso fui rival
Fui funcionária, secretária, colaboradora
Fui atleta, fui metida fui a chata, fui mulher
Me chamaram de namorada, esposa, parceira
Talvez de nomes que nem me lembro
Fui Tati tica Tana Corujinha flor,querida
Ahh foram muitos nomes esses anos todos
Mas nada foi tão forte quanto ser chamada de
MÃE.
Mãe
Não importa, não importa.
A obra prima se mostra inconstante mediante tamanha obscenidade.
Não importa, não importa.
Mesmo que seja ridículo, transcreva a mente em frente ao recinto onde jaz a verdadeira face daquele dos quais acreditam.
Mas na realidade não importa, o que as pessoas fazem questão de mostrar não passa da máscara maldita de puro sentimentalismo recíproco.
O que realmente importa as pessoas escondem atrás da porta, a faceta vil por baixo da máscara se torna repugnante e tristonha frente ao moderno padronizado. O valor do sorriso à frente do sistema é hiper estimado, a tentação do sorriso puro e perfeito frente aos jurados molda tudo em prol do que se diz correto.
E no final o que realmente importa é deixado de lado...
Ovelha negra
Prima,irmã,amiga,filha
por ser fora do padrão
se isola numa ilha
cercada de solidão
à distância de muitas milhas.
Fora da regra da família
fica sempre acuada
não se sente acolhida
a ovelha rejeitada
porém não se intimida
e refaz a sua estrada
Sabe que não vai sozinha
por isso está sempre pronta
não teme qualquer coisinha
deixando pra trás a afronta
olha pra frente e caminha
Se sente alguma dor
não cai e fica de pé
confia sempre no amor
em Deus firma a sua fé
seguindo os passos do Salvador.
- Relacionados
- Uma carta para uma Prima
- Textos para pessoas especiais
- Poemas de Melhor Prima
- Mensagem para uma pessoa especial
- Poemas para Prima
- Poemas de Prima para Primo
- Parabéns, prima-irmã! 43 lindas frases de aniversário 💟🥳
- 87 mensagens de aniversário para prima se emocionar
- 44 frases perfeitas de amor de primas
- 11 meses de namoro: mensagens e textos
- 5 meses de namoro: mensagens e textos