Textos de Perda

Cerca de 834 textos de Perda

“O Sol e a Semente”

“Do Nascer do Sol,Gerou-se o Dourado...
Do Dourado, Pintou-se um Berço...
No Berço, Repousou Uma Criança...
A Criança se fez Menina...
A Menina se fez Mulher...
A Mulher Teve Nome de Santa...
Santa Aparecida de Matos...
A Santa que era Edna...
Edna, que se deu em Pecado...
O Pecado que Virou amor...
O Amor que Gerou uma Semente...
A Semente que se fez Criança...
A Criança que não Dorme no Berço...
O Berço que Espelhou o Dourado...
O Dourado que Emana do Sol...
O Sol que um Dia Há de se Pôr...
Mais que Haverá de Renascer...
Como o Amor... Como a Mulher... Como a Criança!

Dedicado a Edna Aparecida Matos

Os meus pêsames. Lamento profundamente a sua perda, e espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade.

Falta é Falta, Perda é Perda. Falta é pra se sentir e perda para ser aceita. O desapego é o melhor remédio, assim como a péssima memória, se aquilo que perdera não vale o seu suor e suas lágrimas, então, siga a força dos ventos e caminhe sempre para frente sentindo falta dos bons momentos e aceitando a perda pelos maus.

Perdeste bens, prazeres, distinções, e a isso consideras grande perda, de que não consegues consolar-te. Mas pouca importância dás à perda da fidelidade, do pudor, da doçura, da modéstia. No entanto, o que nos arranca aqueles bens é uma causa involuntária e alheia a nós; por conseguinte não há desdouro nenhum em per­dê-los. Mas quanto aos últimos, que são bens interiores, se os perde­mos é por culpa nossa; e se vergonhoso e reprovável é não possuí-los, mais digno de censura e de vergonha é perdê-los.

Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficção.

Não há nada capaz de preparar um coração que ama para a perda eterna. Assim como não há palavras ou gestos capazes de aliviar tão grande dor. Mas deixo meus pêsames pela sua perda, e ofereço meu apoio e ajuda para o que precisar. Infelizmente este é o destino de todos que vivem, e apenas nos resta aceitar. Acredite que com o tempo esta dor se transformará em saudade serena. Força!

“Os anos deixam rugas na pele, mas a perda de entusiasmo deixa rugas na alma.” (Michel Lynberg - Escritor) (...) Entusiasmo - A palavra vem de duas palavras gregas “en” e “theos”. Literalmente traduzida significa, “em Deus”. Falamos de tais pessoas como inspiradas. O entusiasmo torna uma pessoa velha, jovem; e sem ele, o jovem se torna velho. É a primavera oculta de energia inesgotável. É aquela força bonita que nos conduz da mediocridade a excelência. (...) É o carisma que atrai pessoas prestativas e alegres para se tornarem nossos amigos produtivos. É a fonte emocional prazerosa que borbulha, atraindo pessoas para nosso lado e absorvendo a alegria que brota do nosso coração. É a canção alegre de uma pessoa positiva que canta uma mensagem inspirada ao mundo: “Eu posso! É possível! Nós o faremos!” (...) O entusiasmo não admite senão o sucesso. É surdo à voz do desânimo. (...) Ele abrirá uma porta quando as outras chaves falharem. Como anda seu entusiasmo?! Como anda seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos? Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite - jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir sucesso, de transformar realidade. Deixe de lado o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente, entusiasmado com você. Você verá a diferença. “A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas. É nosso vínculo com um amanhã melhor. Quando a esperança se vai, também se vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva, também permanece nossa determinação de prosseguir”.

Sumariei todos os fatos nesse pequeno texto. Estou muito triste com a sua perda, espero que seja feliz e que encontre alguém que lhe faça sentir-se assim. É bem verdade, que eu não viverei sentindo ausência e nostalgia de alguém que não cumpre suas promessas em relação a continuação de um relacionamento. Estou sólido, porque não frio também, e não me vejo culpado por isso e tão pouco a culparei, passado é passado convenhamos. Estou sem norte, meus passos me conduzem a loucura depressiva, demasiada de saudades e perplexidade, mas o que farei se é você quem resolveu partir, assim sem mais nem menos, aquele que te prometeu amor e cumpriu com ele até o último segundo? Quem serei eu a partir de agora? Eu mesmo lhe responderei a essa indagação, eu não serei nada, porque você é sentido para minha vida, brilho, e se traduz em palavras inexprimíveis e complexas, porque nós somos assim, complexos e completos, imperfeitos perfeitos, somos uma metáfora de felicidade, sumariamente isso.

⁠Olha para trás é perda de tempo. Observe o momento, as pessoas, olha pra cima e veja toda imensidão dos céus e observe a beleza e a riqueza dos detalhes: você irá perceber que tudo em sua volta e bem pequeno, comparando a grandeza de Deus e tudo que fez e vai fazer na sua vida. Dias de vitórias estão por vir, agarre-se a fé: é tudo que você precisa agora, o resto é só resto!

Superar a perda de quem tanto amamos não é fácil, pensamos que vai amenizar com o passar dos anos, mas é só vermos uma fotografia, um vídeo ou alguma outra coisa que traga pra perto de nós as lembranças desse alguém, para que fiquemos completamente saudosos. É impossível esquecer quem tanto amamos, é impossível deixar as memórias serem apagadas da nossa mente. Olhando para esses gifts, só me fez manter ainda mais forte as lembranças de vocês, minha vó e irmão!💔😢❤

Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustrações. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

Você partiu deixando para trás muitas lágrimas, muita dor e um vazio no meu coração que jamais será preenchido. Ainda não acredito que não voltarei a olhar nos seus olhos, a escutar sua voz, a apertar você nos meus braços. Mas não digo adeus para sempre, pois acredito que um dia nos reencontraremos. E até lá terei a lembrança de tudo que vivemos para acalmar esta saudade eterna. Vá com Deus e descanse em paz!

Quando as grandes árvores caem, tremem as pedras de colinas distantes. Os leões se refugiam nos pastos mais altos e até os elefantes procuram segurança. Quando as grandes árvores caem nos bosques, as pequenas criaturas se retiram em silêncio, seus sentidos alterados para além do medo. Quando as grandes almas morrem, o ar ao nosso redor se torna leve, fino, estéril. Respiramos, brevemente. Nossos olhos, brevemente, veem com uma clareza dolorosa. Nossa memória, repentinamente agudizada, examina, remoendo as amáveis palavras não ditas, os caminhos prometidos nunca percorridos. As grandes almas morrem e a realidade que nos une a elas nos abandona.

Aqueles que amamos verdadeiramente nunca desaparecem totalmente, pois se mantêm vivos nos nossos corações e pensamento. Os meus sentimentos pela sua perda. Guarde as lembranças positivas e tudo que de bonito viveram, e tente aceitar esta situação. Você deve continuar em frente, lutando pela sua vida, sem nunca esquecer quem já se foi. Muita força e paz para você, e que Deus conceda descanso eterno a quem partiu.

Temos de aprender a confiar em nossa capacidade de enfrentar a dor. Podemos suportar muito mais do que pensamos. A experiência humana é testemunho disto. Tudo que temos a fazer é aprender a não ter medo da dor! Aperte os dentes e deixe doer. Não tente escapar mas não se deixe abater. Não vai durar para sempre. Um dia, a dor terá ido embora e você continuará a ser o que era.

Harold Kushner
Quando tudo não é o bastante

⁠Quando eu morrer, meu corpo vai parar de funcionar. Ele vai se desligar, de uma vez ou gradativamente. A respiração vai cessar, o coração vai parar de bater. Morte clínica. E um pouco depois, tipo, uns cinco minutos depois, meus neurônios vão morrer. Mas, nesse meio-tempo, talvez meu cérebro libere uma maré de DMT. É uma droga psicodélica liberada quando sonhamos, então eu vou sonhar. Vou sonhar mais do que jamais sonhei, porque isso é tudo. É a última descarga de DMT toda de uma vez. Meus neurônios vão disparar e verei um espetáculo de lembranças e imaginação. Vai ser uma baita viagem. Vai ser alucinante porque minha mente vai estar viajando pelas memórias de longo e curto prazo, sonhos se misturando com lembranças, e finalmente a cortina se fecha. O sonho que fecha todos os sonhos. O último grande sonho enquanto minha mente esvazia o depósito e então… acaba. A atividade cerebral cessa e não resta nada mais de mim. Nenhuma dor. Nenhuma lembrança. Nenhuma consciência de quem já fui. De que já machuquei alguém. De que já matei alguém. Tudo permanece como era antes de mim. A eletricidade se dispersa do meu cérebro até sobrar só tecido morto. Carne. Esquecimento. E todas aquelas coisinhas que fazem parte do meu corpo, os micróbios, bactérias e bilhões de outras coisinhas que vivem nos meus cílios, no meu cabelo, na minha boca, na minha pele, no meu estômago e tudo mais, seguirão vivendo. E comendo. E estarei servindo o meu propósito: alimentar a vida. Quando me decompuser e as minúsculas partes de mim forem recicladas, estarei em bilhões de outros lugares. Meus átomos estarão nas plantas, insetos, animais. Eu serei como as estrelas no céu. Aqui em um momento, depois, espalhadas pelo cosmos.

Quem ama cuida. Cuidar exige uma certa distancia daquilo que faz o outro infeliz, não se pode amar alguém e estar perto do espinho que fere ao seu amor. Estar perto do envenenador é como ferir seu amor com duas doses de veneno, porque está sujeito a envenenar-se, contaminar-se e ferir o seu amor pelo outro, que grita com lágrimas da futura dor que pode causar. Dizer que ama e estar próximo a beber o veneno amargo que feriu o seu amor. Isso é amor? É mesmo amor?

...E eu hoje sonhei com você, mais uma vez... Uma abraço tão rápido mas que coube tanta coisa, tanto sentimento nele... E hoje eu também falei com você por telefone, tanta coisa pra dizer em tão pouco tempo, meu coração disparado e as mãos tremulas... É João, quanta coisa eu gostaria de falar... E parece que não tínhamos assunto. Você como sempre meio indiferente, meio quieto... É seu jeito néh?! E eu querendo saber tudo que se passou nesses 10 anos! Querendo muito conhecer a pessoa que eu amei por tanto tempo... Que marcou meu passado, que permanece no meu presente e vai continuar na minha lembrança no futuro... Eu queria tanto poder conversar com você, te explicar que eu não estou me jogando em cima de você, eu não quero sair com você, eu não quero trair meu marido e sua mulher, nossas filhas, nossa família... Eu só quero saber de você, da sua vida, de como você está. E sem malícia(porque essa fase já passou), eu gostaria muito de te abraçar bem forte e matar uma saudade de muitos anos. Eu sei que você não me entende, pois os sentimentos foram diferentes pra nós dois. Você nunca vai me entender, porque nem você e nem ninguém que a gente conheça, já amou alguém da maneira que eu amei você. Você sempre foi o contrário do que eu queria, e eu não passei nem perto de ser boa o suficiente pra você. Eu sei que essas coisas não interessam pra você, eu sei como é, já estive no seu lugar, em situações assim. Mas eu preciso falar de tudo isso. Essas coisas me sufocam a aaaanos, e talvez se eu te disser, alivie um pouco o meu fardo... Sabe, quando você terminou comigo, o meu mundo inteiro desabou, Eu sofri, eu enlouqueci, batia com a cabeça na parede, e fiz muita gente sofrer comigo! Deixei minha mãe quase louca com a minha revolta, fiz coleção de namorados, magoei muita gente nessa brincadeira. Eu esqueci que as pessoas tinham sentimento, de tão cega que estava com o meu. Mas eu aprendi muita coisa!... E eu descobri finalmente oque eu queria pra mim. E depois de tanto procurar e "selecionar", eu acabei encontrando alguém, que eu disse pra mim mesma: era esse homem que eu queria que o João fosse... E aí eu me tornei uma pessoa feliz, realizada, muito bem amada! E então um dia na net, te procurando como sempre, eu vi estampada a sua foto... Uma foto do seu casamento, você como sempre, lindo... Aquilo doeu um pouco, mas já não doía tanto... Eu ví meu sonho realizado por outra... E me imaginei sim no lugar dela. Mas logo caí na real... Porque o tempo pode ter passado mas eu não acreditava que você tivesse mudado, então eu me conformei mais uma vez... Pois eu tinha o marido dos sonhos de todas as mulheres que eu conheço. Pena que isso nunca foi suficiente pra te tirar da minha cabeça... Você ficou impregnado em mim, infelizmente você se tronou uma parte de mim, e não há como nos livrar de partes de nós mesmos! Eu segui minha vida tentando fazer tudo certo... Cumprindo com as minhas obrigações... dando bons exemplos pras minhas filhas... Cuidando bem do meu marido... Respeitando meus pais como se ainda dependesse deles... Levando uma vida honesta e digna... Mas você é a parte errada da minha vida. Você inconscientemente é! Porque eu me sinto totalmente errada, porque tenho tudo... uma família linda, o marido perfeito... um casamento que é exemplo pra quem conhece a gente... E eu fico aqui, remoendo um passado que teve mais coisas ruins do que boas... Eu não me perdoo por amar há 11 anos, alguém que não me deu motivo nenhum pra isso... Alguém que não teve por mim o menor respeito, a menor consideração, nem pouco de sentimento... Não te culpo por isso. Eu sei que a gente não escolhe de quem gostar e é por isso que eu não te odeio, porque motivos eu tive! Na verdade eu tenho muito a te agradecer, pois aprendi muito com isso. Quero que você saiba que nesses anos, não teve um dia, que eu não tenha me lembrado de você, de verdade, não é exagero. E eu vou me perguntar sempre, o porque de você ter se tornado essa parte de mim. E eu não quero que você me entenda... eu não que você sinta pena( eu não sou merecedora de pena, a minha vida é perfeita)... eu NÃO quero VOCÊ!!! Tudo que eu quero é que você saiba disso tudo! Porque guardar isso só pra mim é insuportável. Eu quero do fundo do meu coração que você seja feliz! Que faça feliz aquela mulher, que eu não conheço, mas que encontro todos os dias quando vou buscar minha filha (que por coincidência me parece que estuda junto com a sua), e me parece ser uma boa pessoa, bonita, com um sorriso bonito, simpática... Que você faça ela e aquelas filhas lindas muito felizes... E falando nas suas filhas, pode parecer loucura, mas eu as sinto um pouco minhas também... Elas poderiam ter sido minhas afinal! Rsrsss... Enfim, eu não quero trazer o passado de volta... Eu quero só que você saiba de uma história da qual você foi o protagonista!!! Eu já contei essa história pra um milhão de pessoas... E talvez, quem sabe um dia eu conte pras minhas filhas... Pra que ela sirva de exemplo... Rsrss... E sabe oque mais me incomoda nisso tudo?! É não saber a seu lado da história! E não ter ideia do que você pensava lá atrás e o que pensa hoje... Não saber a sua versão de tudo...

Sabe qual é a ironia da vida? Pensamos sempre ao contrário. Temos pressa de crescer e depois suspiramos pela infância perdida. Perdemos a saúde para termos dinheiro e logo em seguida perdemos o dinheiro para termos saúde. Pensamos tão ansiosamente no futuro que esquecemos o presente, e assim, não vivemos nem o presente e muito menos o futuro. Vivemos como se nunca fossemos morrer e morremos como se nunca tivéssemos vivido. A vida é feita basicamente de 'contrários'. A palavra 'vida' tem apenas um “V”, o resto é só “ida”...

Primogênito

Naquele dia, eu soube que você iria. Meu filho primogênito fruto da minha alma e não do meu ventre.
A dor dentro de mim se emergiu, o vazio se instalou e uma adaga afiada meu peito rasgou.
Mais uma vez me vi de volta à escuridão, perdida em lágrimas cortantes, sem rumo, sem direção.
Em questão de segundos minha felicidade cessou, meu sorriso perdeu o encanto e a angústia reinou.

Pela última vez, acalentei seu corpo agora desfalecido em meus braços. Para mais vez sentir o formato do seu corpo, embriagar meu olfato com seu cheiro e perder meu olhar em cada centímetro do seu rosto, guardando o máximo de detalhes seus.
Meu bebê, meu Lord, meu filho!
Quem enxugará minhas lágrimas agora que você se foi? Quem acalmará meus medos? Quem trará luz para minha escuridão?

São tantas as perguntas que chegam a ecoar em meio a minha solidão, tanta dor e nenhuma cura. Afinal, existe cura para o coração despedaçado de uma mãe?
A dor é infinita, não acaba nem diminui, encontro meu consolo nas cartas sem destinatário que lhe escrevi, nas poesias que lhe dediquei, na marca que em meu corpo deixei.
Mas é na imensidão do universo, na busca da estrela mais brilhante do céu que encontro seu olhar refletindo no meu.

Inserida por ovoodafenix