Textos de Paz
Perdoando erros imperdoáveis
Perdoar erros imperdoáveis
É um ato de coragem e de paz
É deixar para trás as mágoas insustentáveis
E abrir as portas para a felicidade que satisfaz
Perdoar erros imperdoáveis
Não é esquecer o trajeto
É aceitar que os seres humanos são falíveis
E que o perdão é o caminho certo para o afeto
Perdoar erros imperdoáveis
É libertar-se do peso da culpa e do rancor
É escolher a paz e a serenidade tão desejáveis
E deixar o amor fluir sem nenhum pudor
Perdoar erros imperdoáveis
Não é fácil, mas é um ato de amor
É abrir as portas para o novo e o inestimável
E construir um futuro cheio de calor
Por isso, perdoar erros imperdoáveis
É a escolha mais nobre que se pode fazer
É dar uma nova chance aos amáveis
E mostrar que o amor pode prevalecer.
Em mim tudo que há é inquietude.
Minha paz e liberdade foram negadas, minha ilha foi tirada de mim...
Minha paz se faz na ilha, minha liberdade também está lá. Olho todos os continentes e só vejo minha ilha...Tão bela e misteriosa, parece que o caos que existe em mim se torna um paraíso quando estou lá. Paz, tranquilidade, conforto. Me sinto despatriada. Como viver aqui nessa terra distante da minha ilha ? Sinto que sou um estranho nesse mundo, não é para mim.
Se tão somente pudesse eu voltar pra minha ilha...seria sem dúvida, a pessoa mais feliz do universo.
Que todos tenhamos um dia de paz e de correntes para o melhor das pessoas!
Enquanto escola, passamos por mais um período de turbulência, se não bastasse todo aquele período de pandemia sem vacina.
Enquanto escola, precisamos fazer com que cada comunidade entenda que estamos com políticas públicas efetivadas (Educação Infantil, fundamental, EJA e Educação Especial, merenda e transporte).
Enquanto escola, temos os profissionais institucionais sendo valorizados.
Enquanto escola, somos evolução e levamos pra nossos alunos e alunas possibilidades para desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, vida adulta com mais dignidade.
Enquanto escola, temos a obrigação de pensar de forma social e deixar de uma vez por todas, todo ódio que emerge dos egoístas, daqueles que torcem pelo pior da sociedade.
Continuemos sendo escola, continuemos gerando conhecimentos, Povo Bom!
Despertando Sua Verdadeira Essência: Uma Jornada de Autodescoberta - PAZ
1. O que é paz para você? Como você define e descreve a sensação de paz?
2. Como você lida com conflitos e situações de tensão em sua vida? Você procura resolver as diferenças com diálogo ou tende a evitar o confronto?
3. Você se considera uma pessoa pacífica? Como suas ações e palavras refletem essa característica?
4. Em sua opinião, o que é necessário para alcançar a paz mundial? Como você pode contribuir para esse objetivo?
5. Você acredita que a paz interior é possível em todas as circunstâncias? Como você pode cultivar a paz interior em sua vida diária?
6. Como você lida com a raiva e a frustração em sua vida? Você consegue se acalmar e buscar soluções pacíficas ou tende a reagir impulsivamente?
7. Em sua opinião, a paz é um valor universal ou algo que pode variar de acordo com as culturas e sociedades? Por quê?
8. Como a falta de paz em sua vida afeta sua saúde mental e física? Como você pode buscar a paz em momentos de turbulência emocional?
9. Você acredita que a paz é um estado permanente ou algo que precisa ser constantemente cultivado e mantido? Como você pode manter a paz em sua vida diária?
10. Como você pode contribuir para a construção de um mundo mais pacífico e harmonioso? Quais são as ações que você pode tomar em sua vida pessoal e profissional para promover a paz?
A verdadeira paz é algo que todos almejamos em nossas vidas, mas muitas vezes buscamos em lugares errados. Ela não está em uma conta bancária recheada, em uma carreira de sucesso ou em um relacionamento perfeito. A verdadeira paz está na serenidade da alma, na sensação de que estamos no caminho certo, de que somos autênticos e fiéis a nossos valores.
E essa paz não é algo que encontramos e pronto, ela é um processo contínuo de autoconhecimento e autotransformação. Ela começa quando decidimos olhar para dentro de nós mesmos e avaliar quem somos, o que queremos e o que estamos dispostos a fazer para chegar lá.
A paz está em ter a consciência tranquila, de que não prejudicamos ninguém em nossa busca pelos nossos objetivos, de que não passamos por cima de ninguém para alcançar o sucesso. Ela está na gratidão pelas coisas simples da vida, nos momentos de conexão com a natureza, na simplicidade de uma boa conversa com amigos.
A verdadeira paz também está em aceitar que nem sempre as coisas saem como planejamos, em aprender a lidar com a frustração e em buscar o perdão, tanto de nós mesmos quanto dos outros. Está em entender que os erros fazem parte do processo de aprendizado e em buscar constantemente ser uma pessoa melhor.
E a paz também está em respeitar as diferenças, em ter empatia pelo próximo, em ser justo e bondoso. Ela está na busca pela harmonia e equilíbrio em todas as áreas da vida, desde a saúde até as relações interpessoais.
Portanto, não busque a paz em lugares externos, ela está dentro de você, esperando para ser descoberta e cultivada. Comece olhando para dentro, avaliando seus valores, seus sonhos e suas atitudes. E, acima de tudo, busque sempre ser a melhor versão de si mesmo, cultivando a paz em todas as áreas da vida.
meu ponto de paz.
Provavelmente você nunca vai ler isso mas eu amo você e amo estar com você. você pensa muito no futuro e não aproveita o presente e as vezes isso me deixa mau.
Você fica falando que não vamos mais se falar daqui a um tempo mas você não sabe se vai ser assim, parece que você vai tomar essa decisão e vai parar de falar comigo, eu não quero que você vá embora, logo agora que eu preciso de você, eu amo você e você já está cheia de saber disso.
Eu tento te agradar todo dia, pra ver o seu sorriso em falar em sorriso ele sempre aparece quando conversamos.
eu amo você e não digo como se isso fosse só uma palavra eu digo porque é verdade.
Me sinto tão envergonhada quando te vejo, mas amo o jeito que eu me sinto quando estou com você.
Ana Jus
O amor deve ser vivido com paz de espírito, com serenidade na alma,
como o amor que uma mãe dedica a seu filho...
Esse é sem dúvida o mais lindo amor, pois nem sempre é reconhecido,
mas ela sabem amar com toda a força de seu ser...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A SERENIDADE DO AMOR
Marcial Salaverry
Com o coração sempre puro, procuramos sentir serenidade, sempre em busca da felicidade... Sem sentir medo, e sem tampouco desistir, embora por vezes ficando sem rumo, procuramos encontrar nosso prumo...
Olhando para o alto, vemos que lá está Deus, e sempre é Ele quem nos orienta... E se a esperança por acaso não sentir, é só não desistir, é saber persistir, e lutar contra o que nos atormenta... Sempre fica uma luz, uma cor, uma estrela brilhando, ou a brilhante luz do luar...
O que se impõe, é buscar apoio no amor, sem se deixar dominar pelo desespero, e sem tristeza, veremos a luz, a beleza... Lá está o amor, o carinho, e olhando naquela direção, encontraremos o que pode ser linimento para o coração... O amor que toda mãe sente por seu filho, e que Nossa Mãe sente por todos nós...
Sigamos adiante, seja como for, pois à frente, nos espera o amor... Sigamos sempre procurando, sempre o amor buscando pois ele nos está esperando... Sinta comigo a doce emoção e a muda sensação que nos domina o coração...
Reconhecendo o chamado do amor, e naquele doce momento, tirando todo tormento, entregamo-nos ao suave calor que sem contestação, nos vem deste doce sentir, um amor livre, solto, que só deseja saber-se amado com a mesma intensidade, e que sempre devemos reconhecer, jamais esquecendo de quem nos doou esse amor, e apenas espera nosso reconhecimento, para sentir que está vivendo UM LINDO DIA...
Marcial Salaverry
A alegria, a motivação e a paz são coisas intrisicas, ou seja elas vem de dentro para fora e não o contrário. Não espere pelos outros, busque essas coisas boas dentro de você a cada dia e você verá que pode viver uma vida melhor, independente de como esteja o tempo lá fora. Acredite em você.
(Adriano Santos)
' PAZ MUNDIAL '
O que o homem precisa neste mundo horrendo,
é no silêncio buscar a conciliação, entendimento,
amar ,perdoar, e no coração rancor jamais guardar ;
Plantando em seu jardim a rosa branca da paz ,
Num glorioso estado de calmaria que a todos satisfaz.
Abandonar a guerra que dentro de muitos faz moradia,
E no lugar da ira, belas melodias,com som de alegria,
Que haja no ser humano, excesso de serenidade,
Dormir a noite com cheiro e gosto da tranquilidade .
Desperta, desperta alma bonita, grande e serena !
afincar até o fim, sem tristura, tú não é flor de Açucena
Agindo com seu semelhante muito amor e mansidão
abraços que curam uma alma e leveza ao coração
Sem conflitos,sem discórdia com tudo que nos apraz,
Possamos hastear com amor a bandeira branca da paz !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.6198
REGISTRO N° 122958067065 _ cadeira 67
Saiba conquistar a sua paz...
Ne decorrer da vida tudo vai cansando e tornando muitas situações insuportáveis, isto se aplica também a pessoas ao nosso redor. Muitas nos fazem sofrer, nos maltratam, somos humilhados e desprezados, mas como tudo na vida, um dia chega o fim e acordamos para estas situações.
Tem pessoas neste mundo que parecem ter o dom de estragar tudo e todos, mentem, enganam, fazem fofocas, jogam com a felicidade alheia, tripudiam, uma infinidade de coisas que assustam qualquer um.
Uma convivência toxica é muito pior que um rompimento de uma relação, seja ela, amorosa, familiar e mesmo no âmbito de trabalho. Neste ambiente agressivo nada prospera, seja em sentimento, amizade, companheirismo.
A paz interior, o sossego, a calmaria nas emoções e sentimentos, reflete em uma relação saudável seja em qualquer nível que temos o bom momento, a alegria, a leveza de uma relação baseada nos bons modos, respeito, carinho.
Fuja destas pessoas amargas, de mal com a vida, que a todo tempo vivem lamuriando aos cantos, nada está bom, tudo e todos estão contra elas, parecem que o sofrimento é sua principal obrigação na vida, e ainda quer estender seu mal humor aos outros que há rodeiam.
Não se deixe abater por ter uma pessoa assim por perto, tenha discernimento e principalmente compreensão do mal que podem fazer e de que maneira pode e deve evitar ser contaminado pelas atitudes e ações deste ser.
Não deixe sua vida se tornar um martírio e sofrível por ter de conviver com determinadas pessoas, o limite delas chega ate onde começa o seu, saiba se impor e fazer valer seu ponto de vista e sua maneira de pensar, afinal, quem sabe de sua felicidade é você mesmo.
Hoje tive toda a certeza do meu sentimento por você
Vi que no seu abraço encontro minha paz
Na sua boca o melhor beijo que já tive na vida
E no teu olhar a resposta que eu tinha tanto medo de ter
Mas todos os meus medos saíram no momento que te olhei nos olhos
Porque percebi o quanto é louca por mim
Assim como eu por você.
Grudinho.
A paz que procuro
A paz interior é um sentimento que não pode ser adquirido através de bens materiais.
Ao longo do tempo, percebi que não me importava em conseguir riqueza e que isso não me trazia a tranquilidade que buscava.
Descobri que aquilo que procurava já estava presente dentro de mim.
No entanto, com o passar do tempo, a paz foi se desgastando.
A ansiedade, a insônia e a incapacidade de parar de pensar e buscar soluções para sair do buraco em que caí eram as principais consequências.
A paz é uma sensação única que nos faz respirar fundo e nos dá o amor pela vida, mas, infelizmente, eu não conseguia senti-la com a mesma intensidade.
Hoje, ao perceber o quão preciosa é esta sensação, eu entendo que ela não pode ser adquirida através de bens materiais, mas sim, conquistada através de uma reflexão profunda e do autoconhecimento.
A tranquilidade que eu buscava não estava em nenhuma quantia de dinheiro, mas sim, em mim mesmo.
O Despertar da Alma: Uma Jornada de Transformação
A flor desabrocha, num dia de paz
Oh, desafortunado é quem nunca confia
Acordar, lutar e acreditar
Sem fé, nada se alcança ou se realizará.
Viver preso ao passado não é aprender,
É negar-se ao presente e não crescer,
Liberte-se do que já não lhe serve mais,
Energias positivas irão lhe trazer paz.
Livre-se das ruínas que te impedem de andar,
Com a terra aos pés, siga sem hesitar,
Não se contradiga em pensamento e ação,
Pois é no presente que está sua construção.
Trabalho nobre engrandece, coração cresce
Do crescimento, a vida floresce
O dia avança, meio dia já passou
Graças a ele, a tarde agora começou.
Agradecer para não enlouquecer
Esperança é continuar a crer
Sofrimento é não compreender
É saber, entender e aprender.
A noite chegou, mas tudo se transforma
A vida é transformação, nunca é em vão.
Tarde agradável de domingo, a chuva caindo com suavidade, deixando a sensação de paz tomar conta, nutrindo a mente com muita tranquilidade, desta forma, conforta de bom grado o espírito, uma sobriedade admirável e restauradora como uma prova do amor divino.
Inegavelmente, traz um conforto oportuno, muito bem vindo, que faz enxergar as outras cores de um dia cinza chuvoso, observando uma arte viva, uma natureza que está se renovando, ficando ainda mais linda, portanto, um rico banquete para os olhos que tanto reanima.
E desse modo, por alguns instantes, o tempo frio é ignorado por causa de um sentimento caloroso motivado pelo deslumbramento graças ao desabafo celeste chovendo tranquilamente das nuvens, banhando com simplicidade, avivando ânimos e lugares.
A paz é um ideal pelo qual muitos lutam e sonham. É a ausência de conflitos e violência, a harmonia entre os povos e a justiça para todos. A paz é fundamental para o desenvolvimento humano e para a felicidade das pessoas.
Infelizmente, ainda existem muitos conflitos e injustiças no mundo. Guerras, desigualdades sociais e discriminação são apenas alguns dos problemas que impedem a paz. É importante que todos façamos nossa parte para promover a paz e a justiça.
Podemos começar com pequenas ações em nosso dia a dia. Tratar os outros com respeito e empatia, ajudar aqueles que precisam e lutar contra a discriminação são apenas algumas das coisas que podemos fazer. Também é importante apoiar organizações e iniciativas que promovem a paz e a justiça.
A paz é possível, mas depende de cada um de nós. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e pacífico para todos.
GRANDES VALORES
Viver um grande amor com paz e prazer
Traz-nos alegria, faz nosso jardim interior florescer.
Nescessário é sujeitar e pactuar incondicionalmente
Para não ver esse mundo horrendo destruir o que você construiu e este aos poucos morrer .
Seja paz entre guerras sorria entre as feras,
manso e gentil; não dê ao mundo o que ele espera .
No seu silêncio,Seja altruísta, nunca egoísta,
Para que em sua vida o infortúnio não faça morada
Isso é melhor do que viver sozinho sem nada ...
Usando a sabedoria com o tempo a gente aprende
no silêncio, a termos paz sem discórdias desnecessárias...
Não tenha sua família como sua adversária.
Usar a paz e alegria lá fora com os amigos
Bem como em casa com a família, e nunca os ter por inimigo
Não ouse guardar rancor;
Todavia estenda sua mão com paz,leveza e muito amor.
Sempre use a dúvida...
Nem sempre estamos certos .
Às vezes desprezamos quem nos ama,
Por um sentimento incerto.
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a Lei - 9.610/98
Alerta! Nós precisamos da paz. (Poeta Brasileiro Sidarta Martins)
Nós, os seres ditos humanos, estamos nos destruindo, e a uma velocidade espantosa.
Fomos, aos poucos, destruindo nossas florestas, nossos rios, poluindo nosso ar, poluindo nossa atmosfera e biosfera sem “dó nem piedade”, como diz o ditado popular.
Escravizamos e matamos nossos semelhantes, brancos, índios, negros...Tudo em nome da ganância.
Nosso planeta azul pode suprir a todas nossas necessidades e muito mais...O poder é uma quimera, sem razão, sem justificativa.
Sem a atmosfera e sem a biosfera não existiremos também, sem nossos semelhantes, qual a razão da existência?
Em um momento importante de lucidez e consciência os Seres Humanos criaram a ONU e escreveram, a muitas mãos, em 1948, a Carta dos Direitos Humanos, que em 2023 completa 75 anos.
Olof Palmer, ex primeiro ministro da Suécia, conseguiu, em 1972, reunir em seu país, para o primeiro encontro mundial sobre meio ambiente, um grupo de pessoas bem intencionadas, e conscientes também, que escreveram a “Carta da Terra”, para mim um dos mais importantes documentos sobre a preservação da Humanidade, depois da Carta dos Direitos Humanos.
Se levados a sério, e saírem do papel, essas duas “Cartas”, por si só, já servem para promover a paz mundial e a harmonia entre os homens.
Todos os seres humanos conscientes, e de boa vontade, precisam se unir contra a destruição da vida humana no Planeta Terra.
A Terra, como planeta, continuará seu caminho pelo Universo, muitas outras vidas sobreviverão, mas não os Seres Humanos.
É uma ilusão acharmos que podemos tudo, que daremos um jeito...
Não!
Onde estão os dinossauros e seus primos, terráqueos ou aquáticos?
Eles eram bem mais fortes que nós, ditos humanos.
As baleias e os tubarões resistiram – até a chegada do homem!
Uma guerra afeta toda a civilização, e é responsabilidade de todos, e de cada ser humano. Uma guerra nuclear não só destruirá bilhões de vidas como inviabilizará a existência humana como a conhecemos atualmente.
Há que se repensar urgentemente nossa omissão e nossa passividade perante os graves fatos que estão acontecendo no planeta.
Precisamos gritar, aos quatro cantos, que necessitamos da PAZ para continuarmos, não de picuinhas, de ódio, de disputas infundadas.
Precisamos da PAZ, não precisamos da guerra!
Artistas, intelectuais, pais, médicos, engenheiros, professores, jornalistas, militares, políticos, todos, todos, unidos, a uma só voz, precisamos agir, mas agir urgentemente e de forma sinérgica, para que possamos ser ouvidos.
Nosso “Grito de Alerta” precisa ser ouvido nas ruas, avenidas, escolas, templos, teatros, cinemas, assembleias, congressos, espaços públicos e privados.
Mãos à obra!
Não há mais tempo!
Senhores da guerra e da paz (Poeta Brasileiro Sidarta Martins)
Vocês querem a barbárie
Nós queremos a civilização
Vocês querem morbidez
Nós queremos a vitalidade
Vocês querem a maldade
Nós queremos a bondade
Vocês querem a mão em riste
Nós queremos a mão estendida
Vocês querem terra arrasada
Nós queremos campo florido
Vocês querem a enfermidade
Nós queremos a saúde
Vocês querem a fraqueza
Nós queremos a energia pulsando
Vocês querem sempre o pior
Nós queremos o melhor
Vocês querem a fome
Nós queremos alimentar
Vocês querem o frio
Nós queremos o calor humano
Vocês querem a ruptura
Nós queremos a união
Vocês querem a guerra
Nós queremos a paz
Vocês querem a destruição
Nós queremos a construção
Vocês querem a morte
Nós queremos a vida
Senhores da guerra
Por favor, deixem-nos em PAZ!
Viver os caminhos da verdade é conseguir encontrar paz e plenitude no meio do caos do mundo.
É olhar para o que está ao nosso lado com empatia e generosidade e estender-lhe a mão, ser muleta para não o deixar cair, mesmo que exista ingratidão, não te importes!
O caminho de cada um será avaliado por Deus.
Para um lindo dia pleno de luz, paz, amizade, amor,
vale a pena apenas cultivar bons pensamentos...
UM DIA PARA VIVER COM PAZ E AMOR
Marcial Salaverry
Pelo menos por um dia,
viver com paz e alegria,
só procurando fazer o bem,
isso faz bem para nossa alma também...
Se maus pensamentos cultivar,
tua vida irá atrapalhar...
Paz e Amor no coração,
dando à vida uma gostosa razão,
será como uma luz
que tua alma seduz,
e tua vida irá iluminar...
Amar o amor, com amor e paz
com amor amar, e ser disso capaz...
Esta a mágica combinação
que dá vida ao coração...
Coração e alma,
jamais devem envelhecer,
pois são a razão de nosso viver,
e sempre trarão luz para nosso dia,
fazendo-o ser vivido com alegria...