Textos de Paciência
Na escola da vida aprendi a ficar em silêncio com os intrigantes, a paciência com os apressados, a perdoar erros com os que não sabem o que dizem e ou fazem, a fazer caridade com os humildes e excluídos, a estender as mãos aos caídos sobre os caminhos, a doar amor aos que ainda não aprenderam a amar, a afagar os carentes.... São tantas as aprendizagens! Mas tenho que agradecer ao meu grande mestre: DEUS! Com Ele aprendi as lições que hoje trago em minha bagagem. Nada fácil. Foi preciso muito exercício diário, persistência nas tarefas e orações, muitas orações. Mas APRENDI, sou muito grata a Esse professor!
Tudo é questão de paciência, não adianta se desesperar, pois as coisas irão sair conforme você queira, basta ir ajustando o que lhe for possível a seu favor, o sábio determina o momento certo de cada ação, não devendo se esquecer da sensatez e equilíbrio emocional e físico. Seja astuto quando for necessário e pacato quando lhe for a única opção, mas se as coisas perderem o controle, lembre da primeira lição "tudo é questão de paciência".
Só peço calma para solucionar os problemas solucionáveis. E paciência para os que não tem outro jeito. E paz. Só peço força para superar meus obstáculos. E vontade pra levantar todas as vezes que eles me derrubarem. E paz. Só peço coragem para vencer meus medos e sabedoria pra conviver com todos eles. E paz. Só peço amigos pra adoçar minha vida e experiência para algumas falsidades. E paz. Só peço dinheiro suficiente pra viver, e a falta dele, pra dar valor no que tenho. E paz. Só peço amor dentre meus inimigos, e humildade pra amá-los também. E paz. E paz.
A gente num pode confundir paciência com acomodação, paciência não é isso, paciência é equilíbrio, é saber esperar, mas também saber agir. Ter calma, mas também ter atitude. O ideal é sempre ter paciência, desde que a gente saiba o que é a paciência, sintonizar pensamentos e ações pra gradualmente galgar degraus e receber o que é seu por direito, por mérito. Nada de "venha a nós o vosso reino", isso a gente só pode esperar de Deus e mesmo esperando dele, a gente tem que se mexer por aqui. Tudo flui, mas pra fluir precisa de iniciativa. Paciência, equilíbrio, sempre; acomodação, conformismo, ser folgado, nunca!
Existem dois testes, que por mim são considerados os mais duros na jornada da vida, são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos, sendo que não é a força que deve sobressair e sim a razão, pois é preciso antes de mais nada querer, tendo em vista que o destino faz “rodeios” para chegar onde deseja, então o momento certo e a paciência em espera-lo nos tornam beligerantes diante das peripécias da vida.
Ei, fevereiro, vem feliz, vem? Vem com amor, com paz, paciência, saúde, vem com momentos especiais, com sensações prazerosas, vem com fé. Mesmo que tenha lá seus dias ruins, seja um mês de força, esperança de um novo amanhã. Não seja o mês apenas do Carnaval, dos blocos com jovens bêbados, seja um mês feliz, sim. Mas seja um mês feliz sem bebida, sem drogas. Seja um mês sem dor, seja um mês de amor.
Quanto mais os mentiroso perdem a paciência com as minhas verdades...mais eu ganho paciência com suas mentiras...pois sei que...mentiroso não são livre...precisam sempre se esconder atrás de máscaras para...se sentir importante...do contrário se...a mascara cair não sobrará nada...de sua pessoa desprezível que... só serve pra ocupar o lugar de quem é honesto.
Espere com paciência a promessa de Deus que se cumpra no tempo de Dele. Não fique impaciente, angustiado questionado como será, por que tanta demora, por que tantos obstáculos, perseguições, humilhações. Saiba que você esta no campo de treinamento, quando estiveres preparado para receber a promessa, ela se cumprirá.
Falei com o Sr. Tempo sobre tudo isso que me ocorria, e ele me disse apenas: Tenha paciência meu filho, apenas viva cada passo como se a dança não fosse ter fim, mesmo quando a música parar, não pare de dançar, uma nova música logo chegará a seus ouvidos e os passos voltarão a ter sentido...
Não tenho mais tempo e nem paciência para ficar analisando ou decifrando comportamentos alheios, as pessoas são maduras e racionais o suficiente para saberem exatamente o que querem da vida! Se ainda não sabem e se estão confusas, infelizmente, só lamento! Cansei de ser resiliente com os aqueles de alma pequena.
Nunca falei assim, mas Deus, dai-me paciência, tranquilidade, paz, harmonia, felicidade, discernimento, saber sempre empregar o respeito e o amor, erguer das cinzas e ter sempre força para encarar qualquer adversidade, ter sempre o otimismo de que a vida vale a pena e que não é um simples obstaculo que será capaz de derrubar nossos sonhos, desejos. Fortaleça sempre quem precisa do seu carinho, toque no coração de quem mais precisa! A vida vale a pena e cada aprendizado é para tomarmos por lição e sempre acreditar, sempre! A vida sempre vale a pena!
Preciso de serenidade, sabedoria e muita paciência para entender o que se passa na mente das pessoas. Gostaria de ter o dom de enxergar a aura dos homens, perceber se são negras ou brancas. Isso é o que eu chamo de roleta russa, tem de arriscar e contar com a sorte para percebermos se ainda existe bondade na face da terra!
O interesse move as pessoas que criam laços a partir de lucros. Pra muitos, a paciência se baseia em um bem fútil. São pessoas que escutam esperando ser recompensadas, e ajudam pensando no que podem ganhar de quem foi ajudado. E foi interessante, comecei a observar as pessoas e seus interesses e conclui que - quanto mais uma pessoa tenta sair ganhando, mais coisas ela deixa de ganhar. Uma boa parte tornou-se egoísta, e se esqueceram que o melhor que se pode ter de alguém é uma gratidão sincera
É tão estranho alguém que realmente goste da gente. Que tenha paciência. Que tenha cuidado. Que te suporte, e dê suporte. Que permaneça do teu lado. Que te proteja. Que te faça rir. Que não te deixe cair. Alguém que te levante, e te mantenha no alto. Alguém cujo esse alguém tenha se esforçado para aprender a conviver com as tuas neuras e teu mau humor diário. Alguém com falhas também. Alguém imperfeito. Alguém humano. Tão humano que me humanizou.
Tá decidido! Tô trocando homem por bichos de pelúcia. Homem dá muito trabalho, e a minha paciência está curta pra ter que aturar mimimi de criança crescida e barbada. Bichos de pelúcia são bem mais fáceis de cuidar. A coisa com eles funciona bem melhor. Pra começar, quem me consola sempre é ele. É nele que eu derramei todas as minhas lágrimas; é ele quem eu mordi de raiva; foi com ele que eu simulei aquela conversa importante que eu queria ter com aquela pessoa; foi a cara dele que eu soquei, pra não socar a cara daquele babaca. Toda vez que me magoaram, foi pros braços dele que eu corri. Pra ele eu contei meus melhores e maiores segredos, coisas que ninguém sabe. É ele quem me vê acordar todos as manhãs, com mau-hálito, toda amassada, descabelada e com mau humor matutino. Na frente dele eu posso ficar à vontade, de shorts, chinelo e camiseta rasgada que ele nem se importa. Ele sabe de todos os meus defeitos, afinal ele já me viu trocar de roupa milhares de vezes. Já viu todas as minhas celulites, minhas estrias, meus quilos à mais e, continuou me olhando com a mesma pureza de antes. Ele é um ótimo companheiro e nunca reclama de nada. Se minha saia é curta, ele sorri. Se meu vestido é justo, ele sorri. Se minha calça é apertada, ele continua sorrindo. Eu posso sair sozinha, ir pra balada com as amigas e voltar de madrugada, que eu sei que ele vai estar em cima da minha cama me esperando. Na hora de dormir o espaço dele é curto, no meio da noite eu empurro ele para o chão, e ele fica lá, caído, lindo, me observando dormir. Os cuidados com ele são poucos, além de não falar (o que já é uma benção), ele não come, não bebe, não tem necessidades físicas, não dá gasto nenhum. No máximo eu dou um banho uma vez por mês nele e, ele fica lindo, limpo e cheiroso. Castigo pra ele, é deixar ele pendurado no varal, embaixo do sol, o dia todo pra secar. Eu não corro o risco de ser trocada, mas fico de olho nas amigas que deitam em minha cama e ficam de agarramento com ele. Faço assim, tranca ele no armário, problema resolvido, ele nem vai gritar mesmo. As dores de cabeça, a insegurança, as paranoias e os medos foram embora. Discutir relação, nunca mais. A única coisa que eu escuto dele é um: eu te amo; ou alguma frase carinhosa. Isso é a única coisa que alguns deles sabem falar. Alguns não abrem a boca pra nada, não emitem som algum. A notícia ruim, é que ele não me leva pra jantar, não me manda flores e, muito menos me dá presentes. Tudo bem, nem tudo nessa vida são flores. A notícia boa, é que eu não preciso de homem pra nada disso, sou independente e tenho o meu próprio dinheiro. Sou livre pra fazer o que eu quiser, sem ter que aturar machismo. Ultimamente tenho visto muito mais vantagens em ter um animal de pelúcia, do que um animal de carne e osso.
Ter paciência é uma das grandes virtudes de um ser humano; saber esperar não é tarefa das mais fáceis, até mesmo porque já é da essência humana ser apressado e querer tudo em seu tempo. Com certeza é muito feliz aquele que sensatamente não decide nada por sua própria vontade, mas sempre espera que Deus decida qual o melhor momento.
“E que a gente se aguente, se supere. Que a gente tenha paciência um com outro. Que a gente se ame cada dia mais. Que a gente tenha muitas histórias para contar e muitas fotos para mostrar. Que você entenda minhas crises na TPM e que eu entende suas crises de existência. Que a gente nunca durma de mal um com o outro. Que a gente se fortaleça sempre. Que tudo dê certo. E que os anjos digam amém.”
Um dia um certo filosofo disse que com fé e paciencia moveriamos montanhas, o segundo filosofo, um pouco mais apressado falou, demora muito a montanha vir a mim, logo é melhor ir ate a montanha; o terceiro que tinha fe e racionalidade concluiu se levarmos um pouco de terra todos os dias nao so moveriamos uma montanha, mas poderiamos fazer uma outra.
Se um dia você se interessar por alguém, não tente conhecer. Com paciência e curiosidade, em cada instante, em cada respirar, aprenda apenas a descobrir. Como um bem-me-quer despetalando carinhosamente o tempo, descubra em meio a um abraço a razão, no meio de uma conversa a opinião, no meio de uma decisão, o motivo. E qualquer que seja, aprenda a respeitar. Então um dia, entre um sorriso e uma lágrima vai descobrir a cumplicidade. Não tenha pressa, apenas aprenda a descobrir que se você ama o tempo é eterno e o amor, descobertas.
Eu queria agradecer, amigo. Agradecer por seu apoio, por seu conforto, por sua constante paciência em meus desabafos e confusões, meus dramas e poesias. Obrigada por ouvir minhas confissões e suportar as lágrimas de minha desilusão amorosa e o que se passou depois. Porque há algo depois da desilusão, mas poucos sabem disso, há vida depois de um amor e como já dizia Cher: "Do you belive in life after love?". Bom, eu acredito, porque ela existe, e essa é minha vida, e ela é surpreendente e louca, poética e complexa, obscura e brilhante, cheia de metáforas e sinestesias e ninguém sabe o que virá a seguir.