Textos de Natureza

Cerca de 3030 textos de Natureza

⁠ Preste Atenção:


Minha casa tem quatro janelas
Sopram ares de toda natureza
Primavera,
Verão,
Outono,
Inverno.

Minha casa tem três portas
Por onde ventam
Saúde,
Paz,
Prosperidade.

A casa tem quintal
Onde circundam muros centenários
Dentro deles,
Histórias ancestrais.
Nela tudo tem vida
Em cada canto e recanto.
ENTRE:

A cada tábua que range
Ao seu pisar
Preste atenção: a casa FALA.

Em cada prato dependurado na parede
Que se curva a sua passagem
Preste atenção: a casa te OBSERVA.

Em cada cortina que balança
Preste atenção: a casa RESPIRA.

E se o café perfumar e cheirar seus ares:
Preste atenção: ela é VAIDOSA.

Minha casa
"Encantada"
Espelho da minha intenção
É muito bom te receber.


Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury

Inserida por RosanaFleury

⁠Brasil: A natureza do homem e a do eleitor brasileiro
É verdade, é bíblico, o homem se inclina para o mau, a natureza material, carnal, porém eu diria que dentro de cada particular uma mudança, um giro em cada ser, sim, possível, uma alma serena e boa, por um motivo caótico se rebelar, tornar se um porra louca, tão quanto um sanguinário marginal, compadecer se pelo espírito, render se a purificação, aderir a sensibilidade e entender o perdão, está aí sempre à disposição, morrer e nascer ou morrer e morrer, e nossos caros eleitores, colhendo dissabores da cabal ignorância, que me tenha o perdão , com a exceção de um e outro cidadão, mas a sociedade é corrompida, o meu pão, o meu pirão, a minha paixão, esquerda até a morte, direita sem sorte, um centro como faca sem corte, o ideal, o anseio, o brio escasso, se compra me faço, e o estado, ora esse vira bagaço, regaço, porém estás a multidão a reclamar, murmurar, minha bolsa, meu socorro, mas não entendem, se aperta o gatilho do faz de conta, se não compreende a dor do semelhante, se não querem entender, aprender, educar, o destino é febril, ninguém sabe o que será do Brasil, que sangra por 500 anos, tonando o leite e mel em uma tormenta sem fim, o que será de você e de mim, do meu e do seu fiim, do seu e meu netin, eleitor pode começar a reagir, senão a morte chegará antes do fim.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠A DICOTÔMICA NATUREZA HUMANA ALTRUÍSTA E EGOÍSTA.
A natureza humana é, ao mesmo tempo, altruísta e egoísta. ALTRUÍSTA quando aquele a quem ajuda não tem qualquer chance de o superar e EGOÍSTA quando ele tem grandes possibilidades de se destacar, eis o reduto da inveja e da mentira.

O fato é que: "Para o outro você não pode ser melhor que ele."

Inserida por claudiaberlezi

Erros!I

Se errei, é porque minha natureza é adamica!
Perdoe-me, Senhor
Porque de todos erros cometidos
Meu intuito foi acertar!
E só os cometi porque existia uma pedra alçada em meu calcanhar!

Verdade seja dita
Omissões nunca esquecidas
Por que quantas vezes escondi de ti a face
Era para não me omitir
Se aplicar com zelo a justiça
E não compactuar com mal também for erro!
Muitos eu cometi!

Fui rebelde
Destemida
E pequei
Jamais daria a minha alma o direito de ser canonizada
Porque sou humana como todos os demais!
Então, não há entre nós santos
Apenas pecadores e mortais

Que julgados pelos que se dizem santos
Vão à guilhotina todos os dias
São calúnias, injúrias e difamações
E beijam a face e lisonjeiam
Suas línguas são felinas
Venenosas e vermelhas como escarlate.
Mas, de nada possuem compaixão
Se até Cristo foi à crucificação
O que será de nós, então?!

Inserida por Dayanecunha

⁠ A natureza, com sua fauna, flora, com toda forma de vida, criadas por Deus, estão sendo destruídas pela ignorância, ambição, ganância e egoísmo de uma parte de "humanos". O planeta está com sua vida em risco. O coração do mundo implora por paz, respeito, amor, igualdade, compaixão, humildade, implora pela cura da humanidade!

(Edileine Priscila Hypoliti)
(Página: Edí escritora)

Inserida por ediescritora

Mistério⁠

As melodias que vem do seu peito,
são inspirações de todos os efeitos
que a natureza carrega em segredo,
só para manter o nosso amor como mistério.

Mistério esse que é um suspense,
um enigmático romance
que na noite se perde entre os lençóis
e é encontrado depois do amanhecer
dentro de nós dois.

Inserida por schennid

⁠Dia da Árvore, início de primavera!
As árvores são conselheiras por natureza. São os seres mais úteis do Universo. Então, devemos aprender com elas:
1. Sinta suas raízes na planta dos seus pés,
2. Doe suas folhas em sabedoria para servir de adubo para outros seres;
3. Beba água e agradeça;
4. Alegre-se com sua beleza natural, deixe balançar suas madeixas;
5. Esteja presente e aprecie a vista;
6. Aqueça o coração de quem ama;
7. Doe frutos e sementes para a natureza!
8. Seja você e respire. Respire!

Inserida por giovanabarbosac

Como estamos entrando na Primavera,
que tal deixar de maltratar a Natureza, e preservá-la?
Pense que ela te ajuda a viver...Pelo menos podemos pensar em cuidar dela melhor...
Osculos e amplexos,
Marcial

PENSANDO EM CUIDAR DA NATUREZA
Marcial Salaverry

Realmente é preciso pensar em cuidar da Natureza, e para tanto, temos apenas de entender que a Natureza é a real natureza de nossa vida, e por isso, devemos saber entende-la e preserva-la, e ela realmente exige nossos cuidados, e aproveitando que a Preimavera está chegando, vamos agradecer e cuidá-la com mais carinho...

Na verdade, é fácil falar sobre a Natureza, tantas são as facetas que apresenta, pois ela, em todas suas manifestações sempre tem o condão de nos surpreender, por sua perfeição. Se a deixarmos subsistir naturalmente, não tratando de modificar sua natureza, a Natureza jamais apresentaria transtornos. Mas, a ação do homem, sempre a devastando e a alterando, é a real origem de muitos dos problemas que acontecem.

Acontece que tudo na Natureza tem seu equilíbrio perfeito. Até mesmo a cadeia alimentar é bem dosada, colocando presas e predadores em estado de equilíbrio. A prova, é que os animais caçam apenas para comer. Em seu habitat natural os animais vivem em perfeito equilíbrio. A Natureza faz as coisas à perfeição. Os animais de menor porte, que servem de alimentação para os maiores, sempre se reproduzem em quantidade muito superior que seus predadores, e assim a cadeia alimentar nunca será quebrada.

O único bicho que caça e mata por prazer, pelo sádico prazer de matar, é o bicho homem, que sempre está iniciando algum desequilíbrio ecológico, sendo responsável pela extinção de diversos espécimes de nossa fauna.

Contudo, apesar do natural espírito destrutivo, sempre mantemos estreitas ligações com a Mãe Natureza, principalmente quando precisamos aliviar nossa mente urbana.

A Natureza é cantada em prosa e verso por poetas e prosadores, que a apreciam e a defendem em seus escritos. Alguns, nascidos no barulho ensurdecedor de alguma rua movimentada da cidade grande, são como que produtos do asfalto puro. Assim, claro, amam tudo que tem no asfalto, mas não dispensam as benesses de uma praia ou de um passeio no campo. Sabem apreciar tudo que se refere à vida, e embora não vivam em estreito contato com a Natureza, sabem defende-la em seus escritos.

Embora vivendo na cidade grande, aproveitam os momentos de lazer para vivenciar as maravilhas que a Natureza nos oferece. O mar, com suas ondas, seus perigos e belezas, um bosque verdejante, com seus animais em liberdade, ouvindo o cricrilar das avezinhas, sentindo o suave aroma da flora natural. A montanha com a vista majestosa que nos oferece. Os rios em seu caminho em busca do mar... Enfim, a Natureza em sua natureza natural...

Para defini-la, basta dizer que a Natureza em sua natureza pura, é o símbolo de Deus ou Ele próprio, pois lá se encontra a energia, que é a fonte de vida e de vigor que Ele sempre nos transmite.

O testemunho de todos que a defendem, vem confirmar a tese de que, mesmo para as mais urbanas pessoas, a fuga para a Natureza é fundamental. Faz reviver o organismo. É imprescindível um contato com a Natureza, e assim, podemos experimentar abraçar uma árvore, mas abraçá-la com vontade, como se fosse o amor de sua vida (não deixa de sê-lo). Vão sentir uma estranha energia entrando em seu organismo.
É o agradecimento da árvore, pela demonstração de carinho.

Seja na praia, no campo, nas montanhas, ou mesmo no fundo do mar, um período de férias após um ano de labuta é fundamental. É vivificante. Restaura o organismo, dando-lhe condições de suportar mais um ano de trabalho, por vezes estressante.

Alguns poderão argumentar que a Natureza tem suas falhas, pois existem alguns fenômenos naturais que provocam grande destruição. Se analisarmos bem, uma grande parte desses cataclismos é provocado pelo homem. Quando represa um rio, quando explode suas bombas, e até mesmo quando constrói suas cidades, eis que tudo isso quebra o equilíbrio ecológico imaginado por nossa querida Natureza.

São coisas necessárias para a nossa sobrevivência? Nem todas o são, mas concordo com elas, pois delas precisamos. Mas, de qualquer maneira, nós somos os estranhos no Reino da Natureza. Somos nós que provocamos as grandes modificações que causam alguns desses problemas.
Não desejo levantar nenhuma bandeira ecologista querendo dizer que devemos voltar a habitar as cavernas (até que não seria má idéia, embora possa ser um tanto desconfortável, talvez...Será que tem wifi nas cavernas? ) Pensando nisso, é melhor esquecer essa história de voltar para as cavernas, e apenas poderíamos cuidar um pouco melhor da coitadinha da Natureza, não a maltratando tanto.

Lembrando de que não devem esquecer de abraçar também uma árvore, desejo-lhes UM LINDO DIA, a ser repetido a cada dia de nossa vida...

Inserida por Marcial1Salaverry

MÃE QUILOMBOLA!
⁠⁠Talvez o barulho provocado na natureza de meu desejo materno, tenha despertado, nos conectado, ao amor desta uniao, o que verdadeiramente revelo, não se compara a nenhum outro, já sentido! Experimentado, uma providencia está justificada! As intenções, são sagradas! As bonitezes de ser mãe, é um jardim florido, conjugações sentimentais, despertado propósitos divinos. Não há surpresas, quando coração anseia, emoção, pulsante certezas, ancestralidade
presenteia! A semente de amor brotou!
Em meu útero de mulher preta, vingou!
Meu ventre é um solo livre, semente com consciência, se movimenta, reganda por minha essência, germinou!A descendência com liberdade chegou! A esperança é quilombola, fruto saudável da resistência, alimentada, para protagonizar novas trajetórias de vitórias, na história...

Inserida por elizete1598

⁠Natureza

Olhando a imensidão do mar
Analisando a calma
Que ele me traz
O que me falta mais?

Pisando na areia
Pensando no que
Me anseia
Sem preocupar com a opinião alheia
Só esperando a
Lua cheia

O som das ondas
Batendo na areia
Traz uma paz serena
Que me deixa plena
Diante desta cena

Entrando na água fria
A pele até arrepia com toda esta boa energia
Que vem com a maresia
Causando alegria

Contemplar a natureza
Admirando sua beleza
Entendo com clareza
Toda sua grandeza
Diante de tamanha nobreza.

Inserida por JuAssuncao


Eu te convido ao puro. !!
Eu te convido para sentarmos e conversarmos, para apreciarmos a natureza,
Sentirmos o cheiro de orvalho, e observarmos os vaga - lumes.
Apreciarmos o céu, as estrelas, a lua.
Eu te convido para sentir todas essas delicadezas.
Eu te convido ao simples e ao puro,
Eu te convido aos melhores e mais nobres sentimentos .
Eu te convido a dividir comigo os momentos mais leves, e fazer dos momentos mais pesados , os mais cumplices e amigos , desenvolvendo a fidelidade na mais pura amizade.
Eu te convido a irradiar o bem, a luz , a paz, a darmos a mão na solidariedade e na fraternidade.
Eu te convido a sentar na mesa, repartir tudo que ha de mais puro e belo, como um dia nos foi ensinado.
Eu te Convido.!!
Simone Vercosa
.

Inserida por vercosa

⁠ Ignorância &Preconceito

Eu creio que a natureza do preconceito seja a ignorância.
tudo aquilo que não se conhece e não se busca conhecer facilita o medo ou o ódio
Assim se cria um falso conceito daquilo que não se conhece ou segue a massa de manobra onde todos repetem o que escura sem contestar ou pensar sobre o assunto ..
o pensamento crítico não é incentivado
Características
Aceitar o que os outros falam sem questionar
Aceitar o medo do desconhecido sem superar esse medo
Odiar o outro por ser diferente
Tornar um achismo
verdade absoluta sem buscar conhecer o que realmente é aquilo que lhe causa medo e insegurança por ser diferente
Diferença
Preconceito como a palavra mesmo diz é a ideia preconcebida e aceita como verdadeira daquilo que não se conhece
Discriminação é o ato de sabendo do que se trata tendo Conhecimento de que o objeto da minha não aceitação do outro me é intolerável eu exponho meu descontentamento achando que tenho o direito de constranger com atos ou palavras o outro ou outros que é objeto de minha distinção
O ser humano só suporta o que não lhe agrada quando é levada a responder na justiça e tem prejuízo econômico para tal..
Campanhas educativas
Leitura , ações de inclusão , vivências
E tudo mais que o conhecimento possa trazer a luz da inteligência emocional, pode ajudar na melhor aceitação do outro e daquilo que a sociedade não quer aceitar do que lhe é diferente e desconhecido .

Inserida por Bia-Domingues

⁠Ela e a Noite

Quão bela é a noite!
As estrelas cintilantes brilham
A natureza age de forma plena
E os meus olhos a fixam

Como tudo pode ser tão perfeito!
Essa noite possui tanta harmonia
Como pode não ter um defeito?
A mãe natureza age com tanta sincronia!

Mas essa não era qualquer noite
Pois ela está ao meu lado
Tão bela quanto a Flor da Noite
Só o olhar dela me deixa encurralado

Entra Ela e a Noite? Difícil de se escolher
Se bem que Ela pode me deixar
Ao contrário da noite, a sua beleza é árdua de se descrever
Afinal, sua existência é ímpar

Olha que controverso!
Sobre "A Noite" pensei em fazer o poema
Mas a coloquei nos versos
O amor e o poema, que grande dilema!

Sinceramente, eu não sei o que dizer
Ou há algo a se ressaltar
Por não saber o que fazer
Porque logo por ela eu fui me apaixonar?

Entra Ela e a Noite? Ainda não sei
Dificilmente uma eu escolherei
Mais difícil ainda uma esquecerei
Mas sei que só uma para sempre, eu amarei

Inserida por Arthur_

⁠⁠⁠Os sabores da natureza

Se o caos trouxer sabedoria para amar
Posso me jogar no campo de café
Abençoado com as chuvas das lágrimas dos anjos
Orquestrado com o ruído dos bichos
O sol arde imenso como um coração suspenso
A decretar os dias de cor de leite
E as noites da cor do café
Feitos um para o outro
Como bons sonhos viciantes de cafeína
A regenerar da exaustão do cansaço
Se o caos trouxer sabedoria para amar
Posso me jogar nos jardins do amanhã
A natureza é sábia no final
Meus rancores podem soar egoístas
Meus desafios podem me tornar otimista
A me tirar do centro do umbigo
A tremer o chão e reciclar o céu
Vem uma safra após a outra
Vem um sonho após o outro
Vem um dia após o outro
Se a vida trouxer sabedoria pra apreciar
Vou me ajoelhar e ovacionar
Suas cores, seu caos
Sua beleza, sua grandeza
Sentir seus aromas
Agradecer a paisagem
E gozar do seu tempo
Os sabores da natureza⁠

Inserida por netomontana

⁠Me deixe selvagem
Me deixe à vontade
A natureza está em mim
A minha alma se acalma sem fim
Deixe o verde transbordar e a luz do sol iluminar...
Esse meu ser que precisa brilhar
A natureza vai se encarregar, deixe os pássaros cantar
Deixe o vento soprar
Deixe a brisa do mar acalmar, e que ele leve tudo que não for leve, que o mal seja breve e que nenhum bem se negue 💟

Inserida por jullie_mendes

⁠A minha natureza
Ao conectar com a sua
E todos ao se conectarem
Formamos a natureza divina
Aquela que é a mais pura energia
Voltada para um bem comum
Somos interligados
Por pensamentos
Por afinidades
Por almas
Por corpos
E corações
Somos interdependentes
Uns dos outros
É por isso que tudo o que fazemos aos outros
Volta para nós nas mesmas proporções
Então é imprescindível
Que temos a obrigação
De fazermos aos outros
Além daquilo que queremos
Que nos façam
Pois este é o ciclo da vida
Sem começo e nem fim
Simplesmente infinitamente!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

Inserida por fernanda_de_paula_1

⁠Que a natureza
Modifique nosso olhar
Nosso jeito de pensar
Nosso modo de sentir
Que ela nos faça encantar
Com toda sua beleza
Com tudo que a compõe
Com todas as suas cores
E seus perfumes
Que a sombra das árvores
Paire sobre nós
Que o canto dos pássaros
Cheguem aos nossos ouvidos
Que a brisa que passa
Nos acaricie a pele e os cabelos
Que as flores nos façam brotar
E rebrotar o amor e bons sentimentos
Além de nos perfumar todo
E que a paisagem nos encham
Os olhos de lágrimas
Porque emoção é tudo nesta vida
Que saibamos aprender sempre
Com a natureza divina!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

Inserida por fernanda_de_paula_1

⁠Meu universo
É do tamanho
Da minha natureza
Infinita
Tenho luz própria
Brilho no olhar
Calor humano
Estrela na testa
E ainda por cima
(De)cadente
Vivo no mundo da lua
Crescente e nova
Igual a eu
Tenho somente
Milhares de anos-luz
E uma eternidade
De existências
Para viver e sobreviver
Meus pensamentos
Divagam pelas galáxias
Em busca de conhecimento
Mas estou aqui
Com os pés fincados
Nesta matéria densa
Com o objetivo de fluir
Me tornar mais leve
Espiritualmente
E evoluir diante do olhar divino
Em inteligência e moral!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

Inserida por fernanda_de_paula_1

⁠A (cara de) paisagem
Está se transformando
Num belo quadro
De natureza morta
Vamos morrendo aos poucos
Diariamente
Lentamente
Virando tudo cinza
Porque o colorido
Da vida, já era
Vamos virando
Poeira cósmica
Só o pó das estrelas
E nem assim
Deixamos de iluminar!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020

Inserida por fernanda_de_paula_1


Na poeticidade expressa na harmonia da natureza um escritor pode encontrar a tranquilidade e a inspiração que necessita para escrever com sintonia e criatividade as mais lindas poesias e compor os mais fascinantes cenários, reconhecendo com o coração e a alma, a beleza que existe nos sentimentos de quem ama.
Marcos Antônio Lenes de Araújo , Markenciano

Inserida por antoniavicentina