Textos de Mudança
Não tem como parar essa mudança, não tem como parar os NOVOS brasileiros.
Não importa se me tirarem a oportunidade de um país melhor, pautado da premissa que a Carta Magna fosse respeitada. Não importa se pessoas sem qualificações específicas queiram discutir perspectivas de um Brasil melhor de uma pátria mais igualitária. Vocês não entenderam, nós já disseminamos nossos vírus na sociedade, em cada Universidade de ponta desse país tem um jovem que foi trabalhado para ser diferente, nas repartições, tribunais, nos quartéis deixamos jovens que não aceitarão suborno, acordo, armação, bajulação, puxa-saquismo, mau-caratismo e que sabem dividir seus excedentes em pró de um país melhor. Segunda feira continuarei a fazer o bem e a motivar milhares de pessoas que sabem que o exemplo é tudo. A senzala que você quer perpetuar nos vamos extinguir e mostrar um Brasil melhor para os filhos de nossos netos.
É o ano que termina! Mas, com ele, começa uma nova esperança pela vida. Novos sonhos de mudança, nova roupagem, novos motivos pra ser feliz. Está começando outro ciclo. Aquele que se deve esquecer o que passou de ruim. Aquele que nos servirá apenas de aprendizado, de crescimento humano. Ensaiar outros sorrisos, praticar a gentileza e valorizar o respeito. Trazer os amigos mais pra perto e não largar a família. Envolver-se com a natureza e fazer o repartir brotar no dia a dia. Prepare-se, pois o novo ano está prestes a começar! Vamos com ele se entregar ao amor; deixá-lo preencher nossas atitudes e criar um laço forte com a paz. Oremos pelos necessitados! Doe-se! Cante a caridade e toque a esperança nas vidas cansadas pela injustiça, pela fome, pela guerra. Transformemos dores em alegrias. O que de bom, no velho ano, você deixará como legado para as pessoas? Saiba que a bondade também pode ser planejada. Comece já! Seja um empreendedor, construa felicidades nos corações das pessoas. Seja um voluntário do bem! Que o Ano Novo seja um novo ano repleto de nós e que nos faça esquecer do eu, pessoal e individual, fazendo-nos mergulhar no coletivo... Porque unidos, somos indomáveis.
Feliz Ano (2017) Novo a Todos!!
Sobre o ano - 2016/2017
Estamos fechando um ciclo velho, entrando noutro novo, mudança de um ano para outro, coisa importante para os crédulos, dizem até se tratar de algo muito significativo, emblemático e até místico para muitos. Contudo, a razão nos ensina o contrário... Nenhum evento especial separa um dia de outro, apenas uma noite, como nos demais dias do ano.
Nem mesmo existe um nascer e um por de sol, como criam os antigos ignorantes da ciência. É isso o que ocorre de fato, apenas o giro de número 365 da terra em torno do sol. Mas muitas coisas acontecem em volta desta débil superstição: festança e bebedeira, choro e ranger de dentes, arrependimentos e comemorações simultâneos. A maioria dos homens acha mesmo que algo de novo deve nascer com o primeiro dia do ano, ou que a roda da sorte deve girar a favor de uns e em desfavor de outros no ano que começa.
As ações concretas dos homens, tolos ou sábios é que determinam o caminhar da humanidade. Portanto as mudanças devem acontecer apenas para aqueles que, por erros e repetições percebam, que devem agir de outra maneira no decorrer do ano que começa e, caso estejam insatisfeitos com os resultados obtidos no passado, poderão fazer de outra forma o que até então têm feito sem sucesso.
Existe uma regra muito simples, porém muito difícil de por em prática, “para obter resultados distintos deve-se usar outra forma de calcular o tempo e o espaço que nos resta”...
Acredito que em 2016 tive a chance de fazer muita coisa do que fazia, de outra forma, foi o ano mais intenso de todos que vivi, foi o mais desafiador, o mais difícil, o mais pesado para transpor, mas foi ao mesmo tempo o mais transformador na minha forma de pensar e de agir.
Desejo aos amigos que nos acompanham e nos apoiam, que a nossa história de superação sirva de inspiração para muitos. Não há limites para o pensamento, logo também não há limite para se fazer o novo, para empreender novos projetos e trilhar novos caminhos.
Que a ideia de algo novo permaneça na mente de cada homem, durante todo o ano de 2017, mas que estes mesmos homens não se esqueçam de que sem as experiências vividas no passado, sem fazer uso correto delas como matéria de reflexão e como cimento para edificar novos castelos, não se pode esperar nada do futuro.
Resumo da ópera: que esta ilusão de um ano novo sirva para que possamos tirar proveito desta “nova chance” que nos dá o relógio do tempo, para reparar os erros cometidos em 2016 e evitar cometer os mesmos erros em 2017.
Por Evan do Carmo & Iranete do Carmo
A CHAMA LIBERTÁRIA DA MUDANÇA
Quando acender no coração do povo
A chama libertária da mudança,
Conflagrando uma luta por renovo,
Reinará, pois, indelével a esperança!...
Quando o brilho do olhar de uma criança
For contemplado no jovem e no adulto,
No idoso que deseja mais pujança
Neste mundo de amor irresoluto!...
Seremos, pois, um só povo, u’a bandeira
De ideais de justiça verdadeira,
De progresso, de paz, de segurança...
Pra que vivamos esse tempo novo
Acendamos no coração do povo
A chama libertária da mudança!
QUANDO O SONHO...
Quando o sonho que sonhei na mocidade
de mudança deste mundo em desatino,
for sonhado pelo campo e a cidade
cumprirá aqui na terra o seu destino.
Quando o sonho que sonhei de liberdade
for sonhado pelo o povo nordestino,
então meu sonho será realidade...
- u'a bandeira de vitória, um novo hino!
Muito embora alguns digam - "que quimera!
esse sonho que é sonhado nesta era,
não será concretizado um segundo!"...
O que importa se alguns pensam assim?
Se esse sonho que nasceu dentro de mim
se multiplica a cada dia p'lo mundo!...
Mudança é sempre bom em nossas vidas.
Adoro mudar
Mudar de casa.
Mudar de apartamento.
Mudar de cidade.
Mudar de estado.
O único problema são as bagagens.
O importante é estar feliz quando mudar.
Quando chegar aquela hora que terei que mudar,
quer eu queira,
quer eu não queira.
Aquela mudança que nós não levamos nenhuma bagagem,
quero estar feliz também
Embora não sei se isso é possível, mas assim espero
A vida é uma viagem maravilhosa, mas não é estática, estamos em uma mudança constante. Tudo tem um princípio e um fim e as coisas que ontem estavam, pode ser que amanhã desapareçam do nosso presente. Aceitar essa realidade nos permite viver o aqui e agora com mais tranquilidade, desfrutar do que temos nas mãos, sem nos preocuparmos em perdê-lo ou não.
É muito importante aprender a fechar etapas, capítulos ou histórias das nossas vidas, porque isso é viver: mudar, se renovar, e não permanecer na chamada zona de conforto mais tempo do que for necessário
Detalhes de uma mudança
Depois de muito refletir, me veio à mente a ideia da mudança, pois “tudo muda, tudo se transforma o tempo todo” - Heráclito de Éfeso. Quantas vezes ouvimos isso? Ou alguém dizer por aí: calma, meu filho, tudo passa! As coisas da vida vão se aprumando, como se afirma no senso comum.
Em meio à ideia de “aprumação”, tomar prumo, seguir em frente, virá uma concepção de mudança. Sendo que aquilo que era uma dor forte se acabou, se esvaziou no tempo. Mais uma vez reafirmo que o tempo é o gerador das mudanças.
E em meio a toda essa logística do tempo, me veio um pensamento com mais força em minha alma, algo me falou com mais força em meu intelecto.
A metamorfose é uma palavra forte. Uma palavra que já está dizendo que alguma coisa está acontecendo com o homem/mulher. “Metamorfose ambulante”, como cantava Raul Seixas, o ambulante é o ser da mudança, por isso, ele sofre a metamorfose.
Se remetermos a uma lembrança, a palavra ambulante pode ser associada também a andante ou cavaleiro andante, que é outra história que já ouvimos por aí... (Dom Quixote)
Mas voltando à mudança, agora pensada por Kafka em sua obra intitulada de A Metamorfose, que se inicia assim:
Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos. Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseando. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça, e quando levantou um pouco a cabeça, viu seu ventre, abaulado, marrom, dividido em segmentos arqueados, sobre o qual a coberta, prestes a deslizar de vez, apenas se mantinha com dificuldade.
O que terá acontecido comigo?
Foi a sua indagação!
Então, brota uma nova perspectiva.
De ser humano para um inseto. Para um bicho nojento que é menosprezado pelos outros. Talvez, era assim que ele estava se sentindo.
Como um inseto em um mundo que não o compreendia. Não o respeitava. Com uma família que não o amava. Que não percebia o seu crescimento.
Nem sempre as metamorfoses dos sonhos estão nos sonhos, pois eles podem transformar em enormes pesadelos.
A mudança sofrida por Gregor Samsa será que não causa nenhum efeito sobre ele?
Não vou me aprofundar nas sequências dos acontecimentos da vida dele, apenas quero dizer que algumas mudanças nos levam ao desespero.
Porém, se faz necessário sofrer ou metamorfosear a existência para comprovar o que realmente importa, nem que para isso tenhamos que cair duas vezes no mesmo poço de lama.
Ainda ao ruminar todo esse pensamento no que diz Nietzsche sobre a redenção:
O profundo instinto para o modo como alguém deve viver para sentir-se “no céu”, para sentir-se “eterno”, enquanto qualquer outro comportamento absolutamente não leva alguém a “sentir-se no céu”: somente isso é a realidade psicológica da “redenção” – uma nova conduta, não uma nova fé...
Sabemos que o Nietzsche está criticando a religião, pois bem a obra é O Anticristo. Não quero abordar aqui o seu ateísmo latente e muito menos reafirmar os valores cristãos.
Quero que pensemos sobre o valor da redenção como conversão da mentalidade. Não quero manifestar o surgimento de uma nova fé como o pensador aborda, porém, a ideia apresentada por uma nova mentalidade significa uma mudança que perpassa a natureza humana, que o fluir das potencialidades nos provocam uma erupção ideológica.
Sendo que a mudança no começo é estranhada e depois se entranha em nossa mente e corpo provocando um novo encontro de rotas.
Por fim, é preciso seguir porque a “felicidade não está na chegada, mas sim na travessia”, como abordou Guimarães Rosa.
14/12/2015
Me deparei com minha mudança,
quando comecei a gostar de você,
sobretudo me envolver,
me joguei como uma lança.
Cair de cara num abraço,
sem paraquedas para ser aparado,
só espero que eu não me machuque,
pois nessa me atirei sem pensar.
Sua voz me traz sossego,
que identifico como meu aconchego,
calmaria das ondas,
nas suas ondas navegarei.
Sabe o que realmente muda uma pessoa ?
As vezes falamos que a mudança é algo de difícil crença, que um ser humano nasce mau e sempre mau...
A mudança é algo particular e cotidiano, e que acontece diariamente, mesmo quando não vemos mudamos em alguns aspectos, a mudança afinal é de total importância na vida do ser humano , é um processo onde ele decide se alto melhorar ou se alto destruir...
" Alguém que erra uma vez pode não errar duas, mais alguém que erra 10 erra 11"
Isso é uma ideologia muito presente nas pessoas, elas acreditam que quem erra uma vez pode se arrepender e quem erra 11 jamais ...
A mudança só acontece quando se encontra um motivo.
Um homem grosso, as vezes vira uma pessoa amorosa por causa que encontrou alguém que merece todo carinho do mundo... E ele foi grosso mais de 10 vezes mas, decidiu mudar.
A mudança é algo que vem, somente quando você realmente encontra o motivo, que não é qualquer motivo, e sim, um motivo real e de completa importância pra você, nesse caso você entende que ou você muda, ou você acaba perdendo algo...
A vida do cristão é algo feito de mudanças, com um motivo grande, o amor por Deus...
Um vaso é só um vaso, mas um dia foi barro, o barro não virou vaso só em alguém colocar a mão sobre ele, ele levou um determinado tempo pra virar vaso, antes disso era só barro, e cada vaso leva seu determinado tempo para ser criado.
As vezes não mudamos por não entender, mas temos sempre grande motivos para mudar, não só na vida cristã, mas em toda nossa vida..
As vezes é preciso mudar, pra criar uma melhor relação, no trabalho, com seus pais, com seus irmãos, com aquele parente distante que só sabe lhe criticar...
O errado é algo que só é errado quando acreditamos...
Por exemplo: um bb ele já nasce sabendo que é errado matar ?
Logicamente que não, mas, em determinado momento ele saberá, e apartir daí que matar será errado na vida daquela pessoa, e aí ela poderá responder por tal ato.
Então quando descobrimos que algo é errado, e aceitamos isso no fundo do nosso coração e fazemos, iremos responder por tal ato, as vezes a consequência é grande, as vezes pequena, mas sempre quando fazemos algo de errado veremos uma consequência ...
E quando evitamos as coisas erradas?
Também trará uma consequência
Aí você se pergunta
E qual a diferença?
Quando fazemos algo certo, a consequência será coisas boas, e quando fazemos algo errado , as consequências seram ruins.
Por isso devemos mudar, e procurar sempre fazer coisas boas, porque existe muitos motivos para gente está sempre buscando melhorar, e fazer o bem, para que coisas boas venham sempre acontecer em nossa vida ...
Movam mentes
Manipulação de mentes
Capital sob o trabalho
Falta de humanidade
Mudança de tempos
Só se vê o capital
Manipulação de mentes
Ideias erradas
Compradas
E talvez manipuladas
Capital sob a tecnologia
Ou sob as pessoas
Que te julga por aparência
Onde foi sua “dose” de consciência?
NOSSA AMIZADE
Percebera muita mudança do que já foi.
De tempos em tempos
Evoluíste esta amizade
Dizer que amo-te a esta fase.
Não quero
Perdeste-lhe a amizade até onde chegamos
Não quero mesmo
Estar ao teu lado sempre.
Falando contigo todos os dias
Me deixa feliz
Não quero acabar com isso numa simples atitude
-@abud_laura
Mudança
Será que foi eu quem me perdi nessa mudança ou foi a sua mudança quem me perdeu?
Será que eu estava dormindo
Ou foi o sonho quem morreu
Eu só sei que eu vi tudo partindo
Quando aquela multidão desceu
Tinha muita gente cantando
E muita gente fingindo
O menino já vinha chorando
E a mudança estava tinindo
Será que foi eu
Quem ficou para trás
Ou foi o sol quem se escondeu
Eu só sei que roubaram
A minha paz
E tudo o que a gente viveu
Será que foi eu
Quem esperava demais
Ou foi o claro da manhã
Que dessa vez escureceu
Eu só sei que nunca mais
Eles foram os mesmos
E a ninguém mais ele obedeceu
Escondeu de mim o cais
E aquela bala de hortelã
Será que foi o destino
Com cara de gente grande
Pensou que a gente era menino
Dizendo olha pra frente e ande
Eu só sei que foi bagunça
Muita luta saiu fumaça
Ali eu conheci sua dança
Mas hoje por você eu perdi a graça
Pelo tamanho da muamba
E o teor da desgraça
Mudança esquisita
Pra quem esperava ser diferente
Se não houvesse os parasitas
Pra impedir que meu barco
Remasse sempre pra frente
Mas nem sempre é o que se quer
Tem sempre uma moda
Uma linha torta e aflita
Nessa mudança marota
De quem come a soda
Palita os dentes
E depois arrota.
Sinfonia da chuva
Ela nos dá esperança,
Faz a mudança,
Chega na hora certa,
Deus manda,
Quando o sertanejo,
Para ele Ora,
Pede clama,
Ele não quer fama,
Quer uma vida bem vivida, Com alimento,
Com paz esperança,
Quer viver bem,
Ao lado de quem ama, Mesmo que não esteja bem,
Mais com chuva há bonança,
O sertanejo vê esperança,
Vida em abundância,
Em Deus confiou,
Nele depositou sua vida,
E foi correspondido,
Porque Deus ama,
E, não nos abandona...
Poeta matuto aprendiz:
Júnior Bom Sucesso Corretor de imóveis CRECI PB 6493-F
Sinfonia da chuva
Ela nos dá esperança,
Faz a mudança,
Chega na hora certa,
Deus manda,
Quando o sertanejo,
Para ele Ora,
Pede clama,
Ele não quer fama,
Quer uma vida bem vivida, Com alimento,
Com paz esperança,
Quer viver bem,
Ao lado de quem ama, Mesmo que não esteja bem,
Mais com chuva há bonança,
O sertanejo vê esperança,
Vida em abundância,
Em Deus confiou,
Nele depositou sua vida,
E foi correspondido,
Porque Deus ama,
E, não nos abandona...
Poeta matuto aprendiz:
Júnior Bom Sucesso Corretor de imóveis CRECI PB 6493-F
A "mudança" que não é positiva sequer deveria ser chamada de mudança. A "mudança" para pior nada mais é que o limo que encobre a pedra. Só a torna mais escorregadia, mas em nada modifica a sua real forma/conteúdo.
Infelizmente, algumas pessoas enxergam vantagem em poder se tornar pior do que já é/está. Ledo engano que esta ação posso lhe proteger ou acarretar benefício. Plantas carnívoras não se cercam de rosas. Normalmente ficam sozinhas, em solo infértil.
A mudança é sempre positiva. Se assim não for, não é mudança. É apenas a retirada do limo.
MUDANÇA
Aninha moça criada
Perto de um ribeirinho
Tendo da mãe o carinho
Era alegria e mais nada
Na sua linda jornada
Passava o dia inteirinho
Correndo, e tirando o ninho
E o destruindo na inchada
Porém o tempo passou
Aninha se transformou
Numa mulher de verdade
Em pouco tempo casou
Do sítio ela se mudou
Hoje mora na cidade.
Acreditei na sua mudança.
Acreditei no seu mudar.
Acreditei que aquele jeito se foi, pra nunca mais voltar.
Mas você só sabe vacilar, e deixar aquele jeito renascer.
Será que vale a pena te escultar,
ou será que é melhor perder você?
Te amo até quando tenho raiva.
Te quero até quando estou triste.
Tanto faço pra não te ver chorar,
mas você parece nem notar.
Estive sempre ao seu lado, e evitei coisas pra você não sofrer,
mas você me deixou e agora? o que vou fazer?
Empreendedorismo não é uma etapa que se vive, é todo um processo de mudança e acontecimentos para algo novo. As oportunidades devem ser aproveitadas e não existe tempo para que estas ocorram. O momento certo e a hora certa é aquela que se sente vontade, sede de mudança. Por tanto, para alunos de uma graduação a hora já é oportuna, uma vez que, os desafios e oportunidades começam a ser visto no conhecimento que se obtém na academia.
LENIVALDO FERREIRA
Esta semana recebi uma crítica sobre a mudança que venho realizando no meu modo de encarar as circunstâncias da vida, no aspecto pessoal, profissional, acadêmico, etc. Escutei de um amigo que eu sou de “VENETA”. Que mudo rápido demais.
Concordo em parte, sim, tenho necessidade de mudança, não gosto de rotina, isso me faz mal, quando percebo que estou acomodado e o ambiente em que me encontro está estático, eu mudo, simples assim, rotina não me faz bem, a mudança me excita me deixa extremamente eufórico a sensação de começar novas aventuras, novas amizades, novos erros e novas conquistas, enfim, a mudança está no meu sangue.
Levo ao pé da letra um texto do brilhante Fernando Pessoa que diz: Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente! Se estiver tudo certo, continue! Se sentir saudades, mate-a! Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!
P.S: Não é porque decido mudar que decido esquecer velhos amigos, esquecer bons momentos, jamais. Meus verdadeiros amigos não concordam, reclamam, mas percebem o quanto isso me faz bem e apóiam minha decisão, os melhores ainda se adaptam nessas mudanças e curtem mais do que eu... hahahahaha...