Textos de Luto
PERDA E ENCONTRO
É provável que você tenha conhecido várias pessoas que perderam seus empregos. Recentemente, soube que outro bom amigo ficara desempregado. Isso seria má notícia para qualquer um, mas foi especialmente brutal para meu amigo, porque o cargo da esposa dele havia sido eliminado havia apenas um mês !
O rei Davi sabia o que é perder o cargo, o que resultou em verdadeiro pesar e tristeza ( 2 Samuel 15:30 ) - multiplicado pelo fato de ter sido seu próprio filho Absalão quem havia usurpado seu trono ( v.13 ). Todos nós podemos nos identificar com Davi em seus sentimentos de derrota e tristeza. A perda de um emprego produz esse tipo de sentimento. O rei imaginou que seus dias de reinado sobre o povo de Deus tinham se acabado e disse: " Mas, se [ Deus ] não está satisfeito, que faça comigo o que quiser ! " ( v.26 ).
Davi escreveu o Salmo 3 quando estava fugindo de Absalão. Se você ou alguém que você conhece perdeu o emprego, aqui estão três coisas positivas que Davi encontrou ao sofrer uma perda. Poderão ser úteis a você também:
Humildade - Um emprego pode tornar-se uma fonte da nossa identidade e até mesmo de orgulho. A perda nos leva a um ponto de humildade diante de Deus e dos outros. Reconhecemos que é somente Deus " ...que exalta a minha cabeça " ( Salmo 3:3 ).
Dependência - A perda nos leva a um lugar de desespero. Verdadeiramente precisamos de Deus e da Sua provisão. " Eu chamo o Senhor para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde " ( v.4 ).
Confiança - Não em nós mesmos, mas em Deus. Aprendemos um nível mais profundo de confiança naquele que nos " protege " ( v.5 ) e nos dá vitória ( v.8 ), hoje e sempre !
Você não precisa perder tudo quando perde seu emprego. Confie em Deus e na Sua provisão para hoje. - Tom Felten
Leia: 2 Samuel 15:13-30
Davi subiu o monte das Oliveiras chorando; ele estava descalço e havia coberto a cabeça em sinal de tristeza... ( v.30 ).
Examine: E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras ( 2 Coríntios 9:8 ).
Considere: A sua fé foi afetada por perda de emprego ? O que Deus ensinou a você através de dificuldades relacionadas ao emprego ?
Aprendi que:
A Distância nos ensinam a valorizar cada centímetro juntos de quem amamos
A perda nos tornam mais cuidadosos
A dor nos ensinam a sermos mais fortes
As dificuldades nos mostram soluções
A humildade nos levam a qualquer lugar
A vida é uma eterna escola que nos ensinam tudo, todos os dias.
ESQUECIMENTO
Bom dia! Hoje 19 a 26 graus com sol o tempo todo e não chove. Esquecimento é a perda da lembrança, deixar escapar a memória. Fico imaginando não conseguir lembrar dos momentos mais significativos que passei até agora na minha vida, realmente é lamentável. Peço jamais passar por esta situação, é como deixar de reconhecer seu próprio ser, como jamais tivesse sido alguém e nem lembrar que foi. Pessoas com Alzeimer acontece isso. Já presenciei e conheci pessoas assim, não sabem quem são seus filhos, o dia do seu aniversário, um grande amor vivenciado, o que se há conquistado enfim não se sabe de nada. Não quero e não vou ficar assim. Ah também esquecimentos momentâneos, mas já me disseram que isso é falta de atenção. Procuramos fazer várias coisas ao mesmo tempo e quando nos damos conta, algo passa desapercebido e fica para trás. Mas nem sempre se esquecer é prejudicial de fato. Pode ser uma questão de digestão da consciência, um fator de moderação para que nem tudo seja assimilado evitando uma fadiga, um stress emocional e orgânico. Dando um tempo para recolocar as funções em ordem, absorvendo apenas aquilo que necessariamente seja nobre, mantendo-nos inertes a problemas e lutas desnecessárias ou passadas, isso nos garante momentos de serenidade, uma ausência necessária. Parece que esquecimento e lembrança são antônimos, mas se apreciarmos com atenção, um não existe sem o outro. Mas se lembramos do esquecimento, então será que ele existe. Talvez não. Pelo menos não de forma absoluta, pois se existe ele deve aparecer e no exato momento que aparece ele foi lembrado então não é esquecimento. Difícil, é melhor esquecer. Hummm... começou um novo dia, eu já disse bom dia?
Último capítulo
Admitindo a perda
Em despedida
Herança de alma
O modo de ver a história
Valores que devemos manter
Entre este mundo e o outro mundo
Vantagem do pessimismo
Saga sobre ascensão de um véu ao sabor do vento
Regresso sem medo
Simples vidas que merecem ser ouvidas
Música que nos marca aquela pessoa
Devemos ser sinceros e não submeter as nossas ideias ao pensamento mais em voga
Devemos ser modernos,na defesa do passado e criativos na defesa da tradiçao
Por isso sobrevivo..........
(Adonis silva)12-2018)®r
Aceite a perda de qualquer coisa, menos a fé!
Você pode chegar ao fundo do poço, mas se tiver fé, você cria asas para alcançar o topo.
A fé é a força que nos atira para frente.
Só quem tem fé, leva esperança no coração!
"Acredite na força do criador, que o universo inteiro conspirará ao seu favor."
#Andrea_Domingues
Detesto dormir...
É uma imensa perda de prazer.
Prefiro passar minhas noites coladas ao corpo teu.
Pondo luz nas nossas escuridões
e risos nos nossos rostos
( Além de mil beijos em nossas bocas)
Sim dormir é perda de tempo
Quero fazer amor contigo enquanto a lua faz vigília
no céu esperando o sol banhar as águas do Atlântico.
Vem amor,
faz festa comigo,
enquanto a coruja pia no galho da amendoeira!
Elisa Salles
O vazio se instala em nosso coração quando alguém que amamos se vai, a dor de perda é irreparável principalmente quando se trata dá perda de uma mãe, essa dor não se compara a nenhuma outra.
Mãe é alguém q nos ama antes mesmo de nós conhecer, alguém q deixa suas noites de sono de lado para se dedicar as nossas, quando se perde uma mãe se perde a vida, eu perdi!... Todos nós iremos partir um dia mas nunca aceitaremos a dor de perder uma mãe, mãe é alegria, calmaria mãe nos dá a vida é quando ela se vai nos tira tudo isso de volta as saudades serão eternas e o amor também
Amnésia é perda parcial ou total da memória. Puxa acho que eu esqueci o que ia escrever. Outro dia me perguntei: “O que jantei hoje”? Eu não me lembrava. Pode ser parcial, quando o indivíduo não recorda temporariamente de seu passado, ou total, quando não há mais possibilidades de se recuperar as lembranças. A amnésia é um mecanismo de defesa do inconsciente, para nos proteger de lembranças doloridas ou mesmo de situações que não queremos reviver.
Forma uma lacuna em um determinado espaço de tempo, diria uma fuga de uma determinada situação. Como senão houvesse atenção aos pensamentos e estes ficassem perdidos ao vento. Detectando a causa da amnésia podem ser iniciados tratamentos para a reabilitação cognitiva, mas modificar alguns hábitos do cotidiano, como prestar atenção ao que se faz também ajuda. Pode estar relacionado com algum tipo de insatisfação que está sendo vivida.
A verdadeira alegria e prazer em estar com alguém ou realizando seus sonhos faz nossa memória se fortalecer, porque o cérebro registra somente aquilo a que a pessoa deu total atenção. Analise e tente corrigir o quanto antes, para que não se torne permanente, vá direto a fonte e resolva as questões pendentes. Não seja vítima, viva o melhor que se possa viver cada dia. Então eu me lembrei, só muito tempo depois ao perceber que a fome batia forte, eu não havia jantado.
Inocente coração, toma jeito meu irmão, não quero me apaixonar mais não, uma perda de tempo e aflição, só enxergo escuridão e destruição não é fácil não .
Querer ter você em minhas mãos, pra sempre nessa oração, espero que leia isto, sinta a mesma emoção, que nossos lábios um dia por Deus se tocarão, repare na minha afobação, não tenho experiência nesse tipo de relação, que horas são sem noção, será que amanhã te verei então?
Mais uma vez me apaixonei, parece que mais uma vez me ferrei, nunca mais te encontrarei, de coração sofrerei, onde errei, não entenderei, de uma coisa sei, realmente de você gostei, rimei e me liguei, de você não me esquecerei, te ilustrarei, te darei tudo o que um dia sonhei, mas até agora você não verei, me apaixonei, me ferrei, mas levantarei, e de novo com novas forças recomeçarei, porque cair e levantar, nesse mundo é lei nessa vida que agora mudarei.
Uma perda
Muitos não têm
Por isso vivem
Sem ninguém
Mas muitos que têm
Não dão valor
A esse grande bem
Só se lembram
Quando não há
Mais tempo
E sentem remórcio
Com isso as lágrimas
Escorrem de seus olhos
Somente no velório
Entendem que esse mundo
É ilusório
E aqui é tudo provisório
Então talvez assim
Reconheça o real propósito
Porém há pessoas
Muito boas
Que deram seu tempo a outas
Dando atenção
Tratando com educação
Com um grande coração
Que sofre pela perda
E chora de tristeza
Pois em quem amava havia beleza
A gente nao perde quando o outro vai embora...
Ir embora é o último estágio da perda...
A gente perde quando o coração ja não estremece mais...
Quando a confiança se foi sem temer.
Se perde quando outro alguém penetra sutilmente e sabe fazer aquilo que vc nao soube...
Se perde quando o caminho é pra cada vez mais longe...
Se perde quando não se cuida com amor...quando se mente...se engana...
Se perde quando o jogo vira e a gente para de se preocupar...de se importar...
Se perde quando nada ja não tem mais valor...
Se perde...quando ja não tem choro...nem missa..nem reza...
PERDA
- A solidão quanto é...
Sofrida, vivida, sentida
Por nós próprios permite
Que toda a roupa que seja
- Engomada por nós esteja
Vazia do nada ela apodera-se
- Do coração da nossa alma
A solidão acompanha-nos
- Na vida ela é muda, surda, cega
Em forma de roupa suja de cor
- Mas trás um vestido negro de cetim.
Perda/ão
Já perdi um amor por não saber tê-lo
Já desabafei com a pessoa errada
Já vivi em um dia a felicidade de uma vida inteira
Já chorei em uma noite mais do que o meu olho podia suportar
Já vi meus amigos abraçando meus inimigos
Já vi inimigos me estendendo as mãos enquanto todos dormiam
Já me feri só pra poder sentir uma dor física
Já procurei antibióticos para a alma e não encontrei
Já fui do céu ao inferno e do inferno ao céu numa pequena fração de tempo e em longas equações também
Já fiz maldades e bondades, mas nenhuma me fez tão viva quanto a última
Já pedi perdão algumas vezes, outras não, mas essas até hoje me rondam
Já me amei o bastante a ponto encolher o mundo em minhas mãos
Já me odiei de tal forma que gostaria de não ter existido
Já senti ciumes de um amor
Já torci para ele encontrar alguém melhor que eu.
Já perdi um amor por medo de não saber tê-lo, e é como se eu tivesse me mutilado.
O Ciclo natural da Vida
A dor natural da Perda,
Se sente não se condena,
Ave que nasce se “Vae”
No canto que choras também,
Não engula o choro,
Deixe o pranto fluir,
Mas não esconde a esperança,
Do encontro eterno por vir.
A noite mais escura e vazia,
É a dor da perda no coração,
O reencontro não será em vão,
Fingimos até não ver,
Mas no fundo sabemos,
Nascemos para morrer,
A vida é algo a ser superado!
Superamos a infância e a perda do colo. Superamos os ralados do joelho e os pratos de legumes, ausentes de batatas fritas gordurosas que tanto queríamos.
Superamos o fato de sermos magros demais, gordos demais, negros, brancos, nerds, lentos, hiperativos, gays, atirados ou tímidos demais.
Superamos a adolescência e o fato de tudo dar errado só com a gente. Superamos o primeiro porre e aquele trago escondido.
Superamos as provas finais e a faculdade, superamos o fato de não sairmos prontos pra nada de lá.
Superamos o envelhecer dos nossos heróis que chamamos de pais, superamos a perda de amigos, de empregos e de coisas que pareciam vitais.
Superamos o fato de que cada dia surge um novo cabelo branco ou desaparece um fio aqui e acolá.
Superamos as doenças, crises de tenra, meia e avançada idade.
Superamos o ódio, mágoas e até o amor é preciso ser superado por vezes.
Superamos fraquezas tolas, e todos os dias é preciso matar um fantasma para poder superar o próximo que estará a espreita.
E nunca, nunca se supera o suficiente enquanto se vive!
Cada dia é uma nova existência a ser construída com base no : " EU SUPEREI"
Escrever me faz voar
Escrever me alivia a dor,
Dor essa que nem sempre
É a dor da perda, nem mesmo
Mal de amor...
É uma dor sem explicação,
Alguns chamam de frescura,
Outros chamam, de depressão!
Escrever me faz voar,
Até mesmo de encontro ao vento,
Me faz sorrir, me faz feliz
Mesmo sendo por um momento.
Trás quem amo, bem na minha mão, então transformo cada momento, em poesia ou em canção.
Wsrjunior
Tragedia
Nós nos deixamos levar pela perda de um amor,
Pensamos que tudo continuará fazendo sentido depois que se forem,
Pensamos que a morte e passageira,
Tudo que poderia ir voltaria,
Infelizmente a realidade não e assim.
Culpamos o mais próximo pela perda,
Culpamos a nos mesmos por tudo aqui que tenha acontecido.
Pois saiba que a culpa pode ser passageira se você querer,
Do que ficar guardando magoas.
Acredito que tudo na vida tem o seu porque,
sabemos que nada mudara se acreditarmos que eles voltaram
Permitir se deixar por alguém que nunca mais ira voltar,
É permitir-se que peça para entrar na verdadeira depressão.
Que assim se distanciando daqueles que realmente mais precisam de ti.
UMA TRAMA (soneto)
A trama da perda tece o vazio
com fios do sofrer trançados
numa arte com a dor casados
que não abafa o frio arrepio
Ter e perder, já estão tramados
no fado, sem nenhum extravio
mesmo que a sorte cate desvio
as intenções darão seus brados
Pratique perder no ritual e feitio
para assim adoçar os finados
alvejando o olhar no ato sombrio
Perdi, perdeu, são passados
até perder, viva sem fastio
pois elas não deixam recados...
Luciano Spagnol
06, setembro, 2016
Cerrado goiano
Quando vivemos prisioneiros do passado, numa prisão com as grades invisíveis das frustrações e perdas,
deixamos de viver livres, o presente, com suas expectativas e sonhos a serem realizados.
E não colocamos em prática o amor e as oportunidades de sermos felizes.
O passado com suas lembranças aprisionam..
o presente liberta o amor que esta adormecido dentro de nós.
As vezes pensamos que perdemos algo, quando na verdade podemos e ter ganhado com essa perda.
Nem tudo que se vai é perder, por mais que se ame, que se deseje, que queira é destinado a sua vida, muitas vezes é pra ser descartadas , e que fique boas lembranças, e com o tempo vamos dar gargalhadas por esse fato, bom ou ruim, o importante é acreditar que nada é por acaso, o que se foi apenas se foi e outros feitos , objetos e amores virão , com a mesma intensidade ou não.
fazer limpeza na alma é preciso, vasculhar objetos e sentimentos nos renova e libera espaço para que novas entrem e uma hora Você verá que o bom e ruim valeu apena, não guarde mágoas rancores e muito menos raiva do ou de, que amou um dia.