Textos de Lição de Moral

Cerca de 1109 textos de Lição de Moral

O Espiritismo dá aos homens tudo o que é preciso para a felicidade aqui na Terra, porque lhes ensina a se contentarem com o que eles têm. Que os espíritas sejam, pois, os primeiros a aproveitar os benefícios que ele traz, e que inaugurem entre si o reino da harmonia que resplandecerá nas gerações futuras.

Allan Kardec
Revista Espírita, 1 nov. 1868.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

O Espiritismo jamais disse que nada mais tinha a aprender. Ele possui uma chave cujas aplicações todas ainda está longe de conhecer. Aplica-se a estudá-las, a fim de chegar a um conhecimento tão completo quanto possível das forças naturais e do mundo invisível em cujo meio vivemos, mundo que nos interessa a todos, porque todos, sem exceção, devemos nele entrar mais cedo ou mais tarde, e vemos todos os dias, pelo exemplo dos que partem, a vantagem de conhecê-lo antecipadamente.

Allan Kardec
Revista Espírita, jan. 1868.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Um equívoco muito frequente entre novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. O Espiritismo é uma Ciência imensa, como bem sabeis, e experiência em sua prática não se adquire senão com o tempo, aliás como em todas as coisas. Essa pretensão de não mais necessitar de conselhos, e de se julgar acima de todos, é uma prova de insuficiência, pois foge a um dos primeiros preceitos da doutrina: a modéstia e a humildade.

Allan Kardec
Revista Espírita, nov. 1861.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Não tentavam descobrir as leis da cooperação social, porque pensavam que o homem podia organizar a sociedade como quisesse. Se⁠ as condições sociais não preenchessem os desejos dos reformadores, se suas utopias se mostrassem irrealizáveis, a culpa era atribuída à deficiência moral do homem. Problemas sociais eram considerados problemas éticos. O que era necessário para construir a sociedade ideal, pensavam eles, eram bons princípios e cidadãos virtuosos. Com homens honrados, qualquer utopia podia ser realizada.

Ludwig von Mises
Ação humana. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
Inserida por GeladoAncap

⁠O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as indicações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis de harmonia e de beleza que regem o Universo vêm oferecer aos nossos pensadores, aos nossos artistas, motivos inesgotáveis de inspiração.

Léon Denis
O Espiritismo na arte. Rio de Janeiro: CELD, 2016.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

A este respeito já se opera uma notável mudança, de algum tempo para cá. Já se fala mais abertamente; já se arriscam, e isto faz com que se abram os olhos dos próprios antagonistas, que perguntam se é prudente, no interesse de sua própria reputação, atacar uma crença que, queiram ou não queiram, por toda parte se infiltra e encontra apoio nas altas camadas sociais. Assim, o epíteto de louco, tão prodigalizado aos adeptos, começa a tornar-se ridículo. É um lugar-comum que se torna trivial, porque em breve os loucos serão mais numerosos que os sensatos e mais de um crítico já se colocou do seu lado. Aliás, é o cumprimento daquilo que foi anunciado pelos Espíritos, quando diziam: Os maiores adversários do Espiritismo tornar-se-ão os seus mais ardentes partidários e propagandistas.

Allan Kardec
Revista espírita, 1858.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠" O Espiritismo é o grande nivelador que avança para aplainar todas as heresias. Ele é conduzido pela simpatia; ele é seguido pela concórdia, pelo amor e pela fraternidade; ele avança sem abalos e sem revolução; ele nada vem destruir, nada derrubar na organização social; ele vem a tudo renovar. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

" ⁠É o que se dá com os Espíritos completamente purificados. Sabemos que quanto mais eles se purificam, tanto mais etérea se torna a essência do perispírito, donde se segue que a influência material diminui à medida que o Espírito progride, isto é, à medida que o próprio perispírito se torna menos grosseiro. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠Os Espíritos vivem fora do tempo, tal como o compreendemos. A duração, para eles, anula-se, por assim dizer, e os séculos, para nós tão longos, não passam, aos olhos deles, de instantes que se perdem na eternidade, do mesmo modo que as desigualdades do solo se apagam e desaparecem para quem se eleva no Espaço.

Allan Kardec
O livro dos espíritos. Brasília: FEB, 2013.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

"⁠Se é um fenômeno natural, dirão aqueles que tudo negam,por que é a primeira vez que se produz?Nós lhes perguntamos,por nossa vez, por que as imagens daguerreotipadas só se fixaram depois de Daguerre, de vez que nem foi ele quem inventou a luz,nem as placas de cobre,nem a prata,nem os cloretos?Há muito tempo se conhecem os efeitos da câmara escura."

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

" ⁠Sofrendo o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e às exigências impostas por esse mesmo organismo. Essa influência não se apaga imediatamente após a destruição do envoltório material, da mesma forma que ele não perde instantaneamente os gostos e hábitos terrenos. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠"A alma sendo levada por Caronte até Hádes, talvez sente-se destruída, por ir, sem querer partir. Por outro lado, o vivo, quando não quer ficar, mas fica por uma retidão moral, também deve se sentir destruído. Corpo e alma vivem um paradoxo de, querer ser e não estar e sendo e não estando".

Inserida por miguel_caparelli_neto

⁠Para um Estado ou Governo ditador interessa doutrinar ideologicamente nossos filhos, pois isto lhe permite arrancar de suas mentes a fé em Deus e os valores que dela decorrem, ao tempo em que lhe permite implantar ideologias nefastas, que os afastam de Deus e os degeneram moralmente, servindo-lhe aos mais vis intentos.

Inserida por PASTORJORDAO

⁠"Felicidade é como borboletas, e correr atrás de ambas é perda de tempo. Querer ser feliz é espantar a felicidade. Serás feliz quando a ética e a moral forem a filosofia de vida aplicada, e quando as vivências te revelarem que felicidade não se trata de emoção ou sentimento, mas de estado de espírito. Daí, quando não mais te preocupares com a felicidade ou em ser feliz está se tornará companheira sempre presente.' - Misael Malagoli.

Inserida por misael_malagoli

A oralidade há tempos vem perdendo o seu peso, hoje em dia tem que ser tudo autenticado para ter valor, cível e infelizmente moral, na presença de cinco ou seis testemunhas, as palavras a cada dia estão mais redundantes e sem sentido, tanto os discursos quanto às pessoas. As declarações de manhã, já não se sustentam a tarde. Me lembro do meu saudoso avô, que não falava em parar de fumar, por medo de não sustentar a palavra, e quando o fez, foi sob o último cigarro que acendeu. Século XXI, onde a retórica perpassa a honra, ética e a moral, bem como a verdade.

Inserida por F5

O oxigênio é o espírito de Deus que nos liga a tudo e✌️a todos, é o ar que compartilhamos na respiração com todas as criaturas e é a consciência divina que nos torna coletivos, mas quando inspiramos poluição, passamos a ser indivíduos separados do todo: por isso que muitos se sufocam e sofrem por falta de ar,nessa vida. Respire fundo e deixe o fôlego da vida preencher a sua consciência, só assim o ar ficará mais limpo e teremos uma sociedade sem sujeira e preparada para uma revolução moral e ambiental.

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Nada é mais imoral que o moralismo pois ele tenta subtrair o indivíduo de seu próprio ser. Fazendo que ele se ajuste a um ideal metafísico que se justifica pelo mero apelo a tradição e manutenção de costumes, muitas vezes os tratando como sagrados, perpetuando em sua prole preconceitos anti progressistas. Preconceitos esses que se convertem em instrumento para a própria escravidão do indivíduo moralizado.

Inserida por logusinfinity

⁠„Se alguém precisa que o" incomum "seja movido para espanto, ela perdeu a capacidade de responder corretamente ao maravilhoso, o mirando, do ser. A fome pelo sensacional, posar, por assim dizer, em "roupas boêmias", é um sinal inconfundível da perda do verdadeiro poder da maravilha, por uma humanidade burguesa ".

Inserida por chefeborborema

⁠„Um amigo e um amigo prudente podem ajudar a moldar a decisão de um amigo. Ele o faz em virtude desse amor que torna o problema do amigo seu, o ego do amigo seu (de modo que, afinal, não é inteiramente "de fora"). Pois, em virtude dessa unidade que o amor pode estabelecer, ele é capaz de visualizar a situação concreta que requer decisão, visualizá-la a partir do centro de responsabilidade real. Portanto, é possível que um amigo - apenas para um amigo e apenas para um amigo prudente - ajude com conselhos e orientações a moldar a decisão de um amigo ou, de certa forma como um juiz, ajude a reformulá-la. Uma amizade amorosa genial e prudente (amor amicitiae) - que não tem nada em comum com a intimidade sentimental e, de fato, é bastante ameaçada por essa intimidade - é o sine qua non da orientação espiritual genital. Pois apenas isso permite que outro ofereça o tipo de direção que - quase!

Inserida por chefeborborema

⁠„Devemos considerar por um momento o quanto a compreensão cristã da vida se baseia na realidade da" graça "; lembremos também que o próprio Espírito Santo se chama "Dom"; que os maiores professores cristãos disseram que a justiça de Deus se baseia no amor; que algo dado, algo livre de todas as dívidas, algo imerecido, algo não alcançado - é presumido em tudo o que é alcançado ou reivindicado; que o que é primeiro é sempre algo recebido - se guardarmos tudo isso diante de nossos olhos, podemos ver o abismo que separa essa outra atitude da herança da Europa cristã. ”

Inserida por chefeborborema