Textos de Lição de Moral
Como ensinar ao coração uma lição que ele não quer aprender?
Queria eu ensiná-lo que tudo o que ele descobriu sobre o amor, sobre querer alguém mais que tudo, sobre o vício daquela presença, sobre sentir-se feliz à esperança de ser correspondido, sobre iluminar-se naquele sorriso, sobre perder-se naquele olhar, sobre embriagar-se naquela emoção, sobre gravar em si cada palavra dita, sobre aprender a bater no ritmo daquele amor...que a razão de tudo isso foi um sonho e que agora ele é obrigado a acordar e perceber o seu amor se desvanecer como um vento na ilusão.
Lição de vida : A vida e um desenho.
Certo dia uma moça diz para um grande sábio: Gostaria de fazer da vida um desenho.
Depois de pensar um pouco o sábio pergunta a moça: Mas minha querida, qual o motivo de tu querer fazer da vida m desenho ?.
ela respondeu: As vezes a vida e muito triste e queria poder apagas esses momentos e com um lápis desenha somente momentos bons.
O sábio muito esperto responde: Mas a vida sempre foi um desenho, so depende do ponto de vista que observamos ela, veja bem a borracha e simbolizado pelo tempo que passa e apagas os momentos triste, ja o lápis são as oportunidades que Deus te dar para escreve todos os dias ao acorda uma nova historia feliz.
Já avisei pro coração
Ser bem disciplinado e aprender a lição
Mas acho que ele esquece quando chega o verão
Que custa obedecer
Melhor não se envolver
E sendo assim
Que há de se fazer
Confio tanto em mim
E nada em você
Não posso te encontrar
Senão vou me perder
E a conclusão no fim
Viver pra aprender
*Uma lição para transformar o mundo: Olhe dentro de você e se conserte.*
A humanidade precisa entender que não se muda do externo para o interno e sim do interno para o externo. A mudança ocorre olhando para dentro de nós e encarando os tipos de pensamentos e sentimentos que estamos alimentando. Se existe caos, guerras, doenças, miséria, corrupção, queimadas nas matas e florestas, enchentes, tsunamis... tudo isso que acontece ao nosso redor é efeito e não causa. Portanto, esses desequilíbrios que geram dor e sofrimento no mundo e à nossa volta, são o reflexo daquilo que estamos focando dentro de nós.
Muitas pessoas generosas e desejando um mundo melhor focam em resolver apenas os problemas que acontecem no mundo através de protestos, eleições, novas leis, ativismo, meditação e preces. Sem dúvida, esses mecanismos também são importantíssimos no processo de cura da humanidade, mas de haver, primeiramente, um entendimento de que é o que está dentro de mim que está causando toda a desordem no mundo.
Quando iniciaram os incêndios na Amazônia, fui convidado por alguns companheiros de bom coração a fazer meditação, a rezar, invocar fulano e beltrano das estrelas para ajudar a apagar o fogo na floresta amazônica. A primeira coisa que eu me perguntei foi: O QUE EU ESTOU ALIMENTANDO DENTRO DE MIM QUE AJUDOU A BOTAR FOGO NA AMAZÔNIA? Que atitudes eu tomei que desencadearam isto? Que sentimentos, que pensamentos, que julgamentos, que falta de caridade com o próximo, o que eu deixei de fazer para evitar este incêndio? Confesso que fiquei quase um dia todo refletindo nisso, procurando saber qual foi minha parcela de culpa nisso. Acreditem, todos nós ateamos fogo na floresta, no mundo, em nossas vidas. Se foram pessoas ligadas à exploração da floresta, alguém de um governo paralelo, uma piola de cigarro... independentemente de quem foi, foi apenas o efeito e não o causador.
Espero não ser mal interpretado, mas a cada dia me liberto do sentimento traiçoeiro do ego de que EU VOU SALVAR O MUNDO E A HUMANIDADE. Nossa, este é um dos sentimentos mais perigosos e egoístas que surgem entre muitos trabalhadores da luz. O complexo de Salvador da Humanidade. “Eu tenho que salvar o mundo”. Ora, e onde fica O Criador Supremo nisso? Será que O Criador jogaria um fardo gigantesco nas costas de criaturas tão imaturas como a humanidade? Ou será que nós estamos, ocultamente, sendo mais uma vez marionetes nas mãos do nosso Opositor Interno (ego)?
O meu entendimento é o de que estou aqui PARA MUDAR A MIM MESMO e não para mudar o mundo. Mudando a mim mesmo, eu me torno exemplo e, com isso, consigo afetar positivamente o mundo à minha volta. Se formos analisar a história dos grandes profetas e seres iluminados que estiveram na Terra, e os que ainda estão, todos influenciaram, transformaram e purificaram seu meio através do seu exemplo, ou seja, eles mergulharam dentro de si mesmos e renasceram como humanos, vivendo em sintonia com a sua alma (A Centelha Divina do Criador em nós).
Então, meu caros leitores, antes de saírem por aí querendo salvar o mundo, perguntem a vocês mesmos qual a sua parcela de contribuição para aqueles acontecimentos negativos no mundo. Perguntem a vocês quais os sentimentos e pensamentos que vocês alimentam e jogam nas pessoas à sua volta. Comecem dentro de sua casa, depois no seu ciclo de amigos... até entender que um simples EU ODEIO AQUELA PESSOA pode ser o palito de fósforo que faltava para criar um novo incêndio no mundo. Tudo está conectado!
Uma lição poderosa
O que quer que as coisas sejam de bom relatório,. . . medite sobre essas coisas. - Filipenses 4: 8
Escritura de hoje : Efésios 1: 15-21
Em 1892, John Hyde embarcou em um navio no porto de Nova York e partiu para a Índia. Seu objetivo era proclamar o evangelho a pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. Durante os próximos 20 anos, ele ganhou o apelido de “Orando Hyde” porque muitas vezes passava horas e até muitos dias em oração pela salvação dos incrédulos e pelo reavivamento dos seguidores de Cristo.
Em uma ocasião, Hyde ficou chateado com a frieza espiritual de um pastor, então ele começou a orar: "Pai, você sabe como está frio ..." Mas era como se um dedo tivesse impedido seus lábios de pronunciar o nome do homem.
Hyde ficou horrorizado quando percebeu que havia julgado o homem severamente. Ele confessou seu espírito crítico e, em seguida, decidiu não se concentrar nas deficiências dos outros, mas vê-los como indivíduos a quem Deus ama. Hyde pediu ao Senhor que lhe mostrasse coisas “de boa reputação” (Filipenses 4: 8) na vida do pastor, e ele louvou a Deus pelas virtudes do homem. Hyde aprendeu mais tarde que durante esse período exato a vida espiritual do pastor foi revitalizada.
Não sejamos culpados - mesmo em oração. Podemos seguir o exemplo de Paulo de focar no que Deus fez e no que ele pode fazer na vida de outras pessoas (Efésios 1: 17-21). Em vez de orar contra as pessoas, vamos orar por elas. —JEY
Refletir e orar
Oração
Pai, dê-me a sabedoria de saber como orar pelos outros - com bondade, não crítica; com amor, não raiva; com graça, não julgamento.
Seja um doador de graça, não um descobridor de falhas. Joanie Yoder
Além da razão existe amor no coração
E a vida ensina essa lição
Sofrimento e perda que fazem parte dessa falsa realidade
São apenas professores infiltrados nessa ilusão.
Através de amores aprendemos a reconhecer
Que a vida é o caminho onde nos conhecemos
Cheio de armadilhas e medos em cada curva
Que formam um Ego em constante construção
Onde trás consigo a força da emoção
Capaz de castigar pelas rédeas da razão
O pecado brota
Adubado pelo EGO
A dor insiste
Mas o Amor resiste
E a essência submerge
Para que possamos caminhar em frente ao progresso , temos que aprender a lição difícil de assumir os nossos erros.
Muitas vezes, nossa arrogância impede que reconheçamos nossas falhas, e que podemos ter prejudicado alguém, ainda que sem intenção.
O medo de assumir e arcar com a responsabilidade, alimenta fantasmas que nos fazem ficar presos em culpas, e isso nos paralisa.
O melhor a fazer é sempre encarar o erro de peito aberto, confessando, reconhecendo e, principalmente, se redimindo.
Quando assumimos a responsabilidade sobre nossas falhas, ficamos livres do peso da culpa e a misericórdia de Deus nos atingirá, renovando as nossas forças e nos dando novas chances.
Deus sempre honra e exalta a fidelidade!
Parábola da Formiga
Olhe para as formigas, a lição é simples; seus olhos precisam ser treinados para os detalhes.
Acompanhar o trabalho empreendido pelas formigas, envolve: foco, concentração e contemplação.
São nos detalhes que se revelam gigantescas lições, um inseto minúsculo, quase imperceptível, gerando um conteúdo de valor milenar.
O trabalho empreendido pelas formigas, é uma fonte de sabedoria, pois nele há um princípio fundamental, a lição é aplicar o coração em como se faz, e não, no que está sendo feito.
As lições estão no processo, nos princípios, nos fundamentos, em minúsculas atividades, habitam estruturas capaz de sustentar construções magníficas.
Quem lidera as formigas?
Os princípios.
Na verdade, lideram toda a criação, criaturas e estruturas, se um "líder" quiser liderar, sem observá-los e praticá-los, não passará de um preguiçoso iniciante na escola das formigas.
Sim, as formigas são frágeis e vulneráveis, morrem com a pisada de um pardal, mas é inegável que trabalham como um gigantesco exército.
Poupar, guardar e reservar, são princípios poderosos, a expectativa de vida de uma formiga são de dias, mas o trabalho empreendido por elas, produz para romper estações.
No verão as folhas estão secas, sem forças para nutrir, sem cor, sem sabor, mas no formigueiro, há prosperidade, provisão e abundância, fruto de quem não temeu o trabalho do inverno frio.
Não há mérito e nem glória no saber, não há do que se vangloriar no muito conhecer ou no muito ser, lembre-se sempre, até um inseto nas mãos de Deus comunica sabedoria.
Pr Bruno Marques
O Corona vírus 19 será uma lição que não aprenderemos.
Previsíveis, as grandes epidemias não fizeram com que o mundo estivesse preparado para enfrentar essa, que não foi à primeira e nem será a última grande pandemia.
Os conflitos internacionais e as guerras civis vão perdurar através dos tempos com massacres sanguinários corpo a corpo que mataram milhões de pessoas em poucos anos e teremos outros, possivelmente com outros nomes.
O lucro exorbitante das grandes companhias são remuneratórios das fortunas dos bilionários, em vergonhosas listas de puro egocentrismo.
É imoral a apuração do lucro dos bancos, das bolsas de valores e demais instituições financeiras, que tornam milionários uns poucos, com as muitas perdas de milhões de incautos e necessitados de capital para produzir,
Os laboratórios farmacêuticos, a exploração do petróleo, as redes sociais e o recentes aplicativos, permitem que as maiores companhias do mundo sejam as maiores imobiliárias sem ter imóveis, as maiores empresas de transporte sem ter veículos, as maiores hoteleiras sem terem hotéis e por aí adiante, fazendo com que seus criadores juntem fortunas de mais de cem bilhões de dólares cada um, pagando poucos impostos, imediatamente entregues nas mãos dos políticos que destinam mal o pouco que sobra dos saques criminosos.
As dez maiores economias do mundo têm imensa população considerada abaixo da linha da miséria enquanto o dinheiro é canalizado para o bem estar dos que se dispõe a usufruir das suas riquezas.
E nada vai mudar, as gerações futuras verão as desgraças do passado cada vez mais potencializadas.
Eu não sou socialista, me considero de direita, mas acho que não aprenderemos a lição.
A LIÇÃO DO VÍRUS
Era uma vez um povo que vivia no conforto da sua zona...
Até que apareceu um tal de vírus corona...
Esse vírus já chegou com os dois pés no peito de toda população...
Rasgou a Constituição...
E acabou com o nosso direito de ir e vir...
Mas, ele está muito enganado se pensa que vai acabar com o nosso direito de sorrir...
Vamos aproveitar para fazer o bem...
Ajudar alguém...
Vamos limpar a casa, guarda-roupa, gavetas e porão...
Separar tudo que não usamos e fazer uma generosa doação...
Vamos aproveitar esse momento...
Não adianta ficar só no lamento...
Vamos repensar nossas vidas...
Valorizar menos as coisas materiais e mais as pessoas queridas...
Vamos rever nossos conceitos...
Entender que agora somos todos iguais, ricos e pobres, negros e brancos, cidadãos e prefeitos...
Estamos no mesmo barco que encontra-se á deriva no mar...
E não adianta ninguém se apavorar...
Ninguém precisa ir até a proa e pular...
Vamos nos acalmar...
E aproveitar a reunião em família para contemplar o pôr-do-sol e apreciar o luar...
Assim é a vida. E essa é a lição
No início, tudo era alegria
As pessoas, os lugares
Tudo era calmaria.
E por um bom período
Tudo assim permaneceria
Até chegar o tempo
Que a vida me ensinaria
Que sempre nesse mundo
Existiu noite e dia
E que cedo ou tarde
A inocência eu perderia.
Hoje eu não sei
Em que parte dela estou
Se no começo ou se no meio
Ou se pra mim ela acabou.
Mas é melhor que seja assim:
Que eu não veja o amanhã
Que eu não saiba o segredo
E que o presente continue sendo
A única coisa da qual eu tenha medo.
Se no passado eu voltasse
Não sei quais coisas eu mudaria
Pois qualquer que fosse a mudança
Hoje aqui eu estaria
Vivendo o mesmo tempo
Como vive a maioria.
Sinto saudade da minha inocência
Do tempo que eu não sentia
Quando olhava para as pessoas
Medo e antipatia
O jeito agora é amadurecer
Física e intelectualmente
E viver a realidade
Sem deixar ela "comer" a minha mente
É difícil acreditar
Isso eu não nego
Mas continuarei a sonhar
Pois só assim eu não me entrego.
O amanhã não me pertence
Mas o hoje também não
Então pra que se desesperar
Se nada está em minhas mãos
Pois assim é a vida
E essa é a lição.
Minha lição de hoje é: tenha sempre gente que é feliz perto de você.
Um bom dia dado com um sorriso largo pode facilmente se desconstruir se alguém rebate com um “só se for para você”.
A alegria é simples, as pessoas que complicam demais. Acreditam que só vão ser felizes se um valor xis cair na conta, se fizerem aquela tão sonhada viagem para Los Angeles com direito a compras e mais compras num cartão black infinity. Acreditam que só vão abrir um sorriso às 6 da manhã quando acordarem numa mansão com pé direito alto, com uma Mercedes na garagem, com status, poder e sala do CEO ocupada por eles.
A verdade é que a felicidade, de tão linda que é, só pede uma coisa para acontecer: a simplicidade.
Ela está num sorriso que desarmou o dia ruim de alguém.
Ela está naquela xícara de café fresco e pão quentinho com manteiga.
Ela está numa anotação fofa de alguém que desenha um sorriso, estrelinha ou coração depois de assinar o nome.
Ela está no sol com uma brisa fresquinha que vem de encontro com o rosto da gente.
Ela está no elogio que você recebe pelo seu trabalho dedicado.
Ela está no áudio dos seus pais dizendo coisas no diminutivo, mesmo quando você já tem quase trinta anos.
Ela está no sabor de uma comidinha gostosa.
Ela está no término daquele exercício, quando você para pra respirar.
Ela está num fim de tarde de sol ou em um dia inteirinho de chuva.
Ela está num beijo na bochecha que você ganhou do neném da família.
Ela está na fila do supermercado quando você diz: “pode passar no meu lugar” e é retribuído por um “Deus lhe pague” de quem muito tem história para contar.
Ela está no suspiro que você dá depois de um dia ruim.
Ela está lá.
Ela só depende de você.
Uma verdade precisa ser dita, ou seja que, com toda certeza,
o mar nos dá a melhor lição de vida que poderiamos ter...
Basta saber observar como ele "vive"...
Osculos e amplexos,
Marcial
COMPARANDO A VIDA E O MAR
Marcial Salaverry
É preciso ponderar e analisar, para concluir sem qualquer margem de erro, que existe uma grande analogia entre o que é o mar, e a melhor maneira de conduzirmos nossa vida. Basta sabermos analisar e ponderar, e assim vamos observar que o mar, apesar de ser grande e poderoso aceita todas as contribuições que recebe, seja de caudalosos rios, seja de humildes regatos. Ele não tem qualquer tipo de preconceito, e é isso que o torna cada vez mais forte, mostrando dessa maneira que preconceito é algo que não deve existir, seja de que tipo for...
Com certeza, é assim devemos agir, tratando igualmente as pessoas, sem olhar se são ricos empresários ou humildes servidores. De todos poderemos adquirir conhecimentos, aumentando assim nosso cabedal, mas muitas vezes desprezamos opiniões ou conselhos daqueles a quem julgamos em inferior nível cultural, esquecendo que muitas vezes, na sabedoria popular, encontramos a solução para muitos problemas aparentemente sem solução.
Assim, para que possamos ser ouvidos, devemos saber falar, e bem expor nossas idéias, e para que possamos ser bem compreendidos, as devemos expor clara e nitidamente, procurando sempre não abrir mão daquilo que acharmos de fundamental importancia para nós, que saibamos que nos serão de grande utilidade.
Acima de tudo, devemos buscar o prazer que vamos ter, obtendo êxito naquilo que fazemos, ao invés de pensar apenas em obter o sucesso, principalmente se para tanto for preciso abrir mão de nossos ideais, jamais esquecendo que o mar não se importa em abrir mão de suas prerrogativas, para receber todos aqueles que chegam para colaborar com suas águas para aumentar seu volume...
Algo para ser bom de verdade, deve ser bom para o corpo, leve para o espírito e agradável para o coração, e assim, não é aconselhável imaginar que o sucesso virá logo no inicio de nossa caminhada. Por vezes vem, mas devemos estar preparados para algo mais demorado, que vá exigir um esforço maior a ser despendido. Vejam quanto tempo o mar levou para chegar ao volume que ostenta...
Sempre deveremos ter um objetivo, um sonho, para não perdermos a motivação, e o desejo de viver, e para realizar, devemos planejar, pensando grande e fazendo pequeno, apenas um pouco a cada dia, devagar e sempre, nunca esquecendo a lição que nos dá o mar, porque são pequenas gotas d'água que vão formando regatos, rios, e assim, terminam por fazer o todo poderoso oceano.
Com certeza, uma sequencia de lindos dias vai nos permitir chegar a esse objetivo, e assim, vamos começando hoje mesmo, procurando sempre fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, para chegarmos a um mar de felicidade...
A primeira lição para o recomeço é, o próprio fracasso, é nele que fortes
personalidades se agarram, para conseguir êxito em suas aquisições. Como se fosse a mola propulsora, que impulsiona o indivíduo ao sucesso, ou como o pontapé inicial que afasta o
comodismo, da falta de vontade de batalhar. E nesse contexto, permite reconhecer que necessita mudar, que precisa rever os equívocos e concretizar uma nova postura. Enfim, na maioria dos casos são as falhas que conduzem à perfeição.
A vida, é um fração, causando em nós uma certa emoção, nos presenteando, a cada dia, uma nova lição.
Com meu entendimento, abro meu coração, para aprender o ensinamento, que leva ao autoconhecimento de outra dimensão.
Ela é o que faz tudo mudar, mesmo que eu não queira enxergar a experiência tem que passar, pra um outro nível de patamar.
Com muita gratidão, quero me atrever, até aprender a linguagem ancestral que anula todo esse mal.
Ela muda todo curso da minha vida e manda o vento forte, me redireciona até o norte, pois encontrei a sorte de me restabelecer.
Me entrega um novo mundo, onde não sou mais oriundo, agora me tornei explorador e não carrego mais nenhuma dor.
Conheço a nova terra que sempre quis estar. Mesmo sem saber andar, aprendo a engatilhar.
Fecha um ciclo anterior, me abre pra outro de muita cor, e não me pergunte o porque, ela passa por você e não adianta se afligir, e ai de mim de desistir.
Reconstruir leva tempo , de uma coisa tão sincera, e longe de mim, de não enxergar essa nova era.
Nunca me ensinaram amar os que não me queria bem, e mesmo que seja meu inimigo, tenho que aprender a amar também.
A partir daí, encontrei a luz, que até hoje me conduz, numa escola familiar pra que eu possa me espelhar.
E aprender, que os erros estavam em mim e em mais ninguém, numa escola sem fim como passageiro do mesmo trem.
Mas pra isso, é preciso recomeçar, plantar e esperar até você germinar pra florescer o bem.
Temos que aprender a nos conhecer melhor, e seja com meditação ou com oração, temos que desatar esses nós, com muita determinação.
E descobrir que aqui na terra, não existe um, que seja só luz, ou só escuridão, mas os dois atuando em um só corpo e um só coração.
Aceitar nossa dualidade é trabalhar a nossa realidade, entre duas forças duais, que não param de ser rivais.
Há uma ação, pra ter de volta essa integração, é ver o mundo com os mesmos olhos, mas com outro tipo de visão.
Caminhar até aqui, com essa dedicação, e ir até o fim sem sangrar o coração, e fazer ele interagir com essa luz e escuridão.
Enxergar no outro, mostra muito de você, que seja a maldade, que você possa ver, ela só existe dentro do seu ser.
Minhas mãos ergo pro céu, só pra agradecer, a retirada do meu véu, que me impedia de ver, deixa eu sentir, essa nova forma de amar, até quando Deus me permitir aqui viajar.
Assim com o coração, sem me perder na emoção, te dou o meu perdão, sem precisar de uma satisfação.
Temos tudo pra crescer, com que essa nova percepção, integrar sem julgar seu ser, e formar essa religação.
O amor é única forma que não tem sombra, porque ela não produz, e sem reclamar ela vai te ensinar, até o dia que você se tornar luz.
Não vou me esconder, nem me entristecer, na imensidão do meu ser, vou até amanhecer só pra te ver florescer.
Vou me despedir com minha intuição, transbordando amor e largando toda essa dor até minha ascensão.
E se por acaso eu me perder, sei que hoje tenho você, que mostrou a sua luz, meu amigo Jesus.
Damião Coelho
A moça professora
Quem vê aquela moça,
Moça professora,
Antes ensinava a lição,
Lecionava os meninos humildes,
Que cortava o seu coração,
Destino aperfeiçoado,
Diretora do município,
Se formou em letras,
E deixou a sala de aula,
Para assumir o seu trono de estimação
Canarinha do reino,
Mulher batuta dessa inspiração,
Ficarás para sempre,
Na minha recordação,
Isso tudo é herança do seu talento,
Dessa honrada profissão....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Olhar e ver
Olhar e ver nos trás uma grande lição, a percepção que poucos têm.
Atrás de um olhar podemos ver a luz ou a escuridão.
O quão estamos acostumados com olhar e não ver, o que está claro, mas deixamos passar porque muitas vezes o olhar trás lembranças de uma época sem luz.
Amar não só olhar, e sim olhar na mesma direção , assim a amizade nada mais é do que a reciprocidade de direção, como o amor.
Não olhar na mesma direção, não será o tempo que irá reverter isso, e sim nascer novamente, e assim quem sabe olhar na mesma direção.
Vamos esquecer essa falta de visão e seguir em frente , talvez assim possamos nos recompor e dar mais alegria aos nossos amigos que olham na mesma direção.
Angelina Ribeiro
Essa pandemia veio como lição para aprendermos a ter gratidão por tudo o que temos.
Gratidão pela vida, por ter casa para morar, por ter o que vestir, e ter como nos alimentar...
Por termos tanto para agradecer e ainda assim viver a nos lamentar.
Essa pandemia veio para olharmos mais para os nossos irmãos sem teto, sem roupa, sem pão...
Para mostrar a ingratidão e a lamentação de tanta gente que chora de barriga cheia, enquanto há tanta miséria por falta do necessário dentro de cada nação...
Essa pandemia veio mostrar que as vidas valem mais que ouro.
Mas infelizmente elegem aqueles quem preferem o ouro invés de cuidar das vidas de sua nação como se fossem o mais importante tesouro.
Bem observando o mar, podemos perceber a grande
lição de vida que ele nos dá...
Vamos entender a importancia dessa lição, e bem absorve-la...
Sobretudo, uma lição de humildade...
Ósculos e amplexos,
Marcial
ALGO SEMPRE O MAR PODE NOS ENSINAR
Marcial Salaverry
Na realidade, são incontáveis as lições de vida que o mar pode nos oferecer, pois por ser como é, e a importancia que exerce em nossa vida, o mar é algo que sempre fascinou o ser humano. Desde tempos imemoriais, sempre o grande desafio para o homem foi "vencer" o mar. Vã tentativa, pois o mar é invencível. Pode ser transposto, pode ser atravessado, pode ser poluído, pode ser explorado, mas vencido nunca. Quando se enfeza, nada o segura.
Para tentar explicar a grandeza do mar, dentro da lógica, podemos dizer que nós é que somos pequenos ante sua grandeza, mas a explicação pode ser bem outra, e essa é a grande lição que nos dá nosso amigo mar. Vejamos o que nos diz nosso sábio guru L'Inconnu:
"A grande verdade é que o mar é grande, porque se coloca um pouco abaixo do nível dos rios a fim de recebe-los, e crescer com o volume que eles trazem..."
Diante dessa verdade que é totalmente lógica, podemos tirar a enorme lição de humildade que nos é dada todos os dias pelo amigo Mar, e precisamos saber bem analisar a profundidade desse pensamento, eis que quanto mais nos dispusermos a aceitar e receber as lições que a vida nos oferece todos os dias, mais poderemos crescer interiormente, desenvolvendo nosso espírito e nossos conhecimentos.
E certamente a conclusão mais sábia que poderemos ter sobre nossos conhecimentos, é o fato de que eles nunca serão absolutos, e assim, sempre deveremos receber novos rios, por menores que sejam, para que possamos nos desenvolver tanto espiritual, como intelectualmente, sempre entendendo que por menor que seja o rio, sempre aumentará nosso volume. Nenhum conhecimento, por mais insignificante que pareça, deverá ser desprezado.
Muitas vezes crianças nos dizem coisas às quais não damos atenção. Por vezes são pequenos alertas sobre algo que acaba passando despercebido. Era só um riacho, mas trazia alguma coisa, um pouco mais de água para aumentar nosso volume, e assim podemos entender que o mar portanto, é maior lição de humildade que a Natureza nos oferece, pois cresceu até atingir proporções quase imensuráveis, graças as pequenas ajudas recebidas. Ele não rejeita nada. É orgulhoso de sua força e poder, mas é humilde o suficiente para aceitar as contribuições que os rios lhe trazem, e não tem preconceito algum sobre a origem dessas muitas "ajudas", sejam rios de águas límpidas ou barrentas, poluidos ou não.
Vamos encarar a coisa sob esse prisma, passando a ver com outros olhos os pequenos favores que nos são prestados por pessoas humildes, pequenos riachos, aos quais sequer damos atenção, mas que vão nos possibilitando aumentar nosso cabedal de conhecimentos, e assim por vezes escutamos coisas surpreendentes das pessoas mais inesperadas. Uma observação feita por alguém "sem importancia", pequenas atitudes que observamos, podem encerrar lições de vida, e sempre serão mais um riacho que podem nos fazer repensar algo em nossa vida.
É isso aí crianças, descobri porque amo o Mar. Não só porque faz parte do meu nome, mas sim porque é um grande exemplo de sabedoria e humildade, e justamente por isso, não se incomoda em que aproveitemos essas dicas para repensar nossa vida, aproveitando esse grande ensinamento, sempre algo que poderá permitir fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e que sempre poderá ser renovado, enquanto soubermos aproveitaqr as lições que diariamente recebemos...
Na vida existem momentos que perdemos e há momentos em que ganhamos. A lição é saber se o que perdemos foi uma perda ou um fardo. Gosto de uma frase que escutei e levo pra minha vida “ muitas vezes onde você acha que é o céu está camuflado de inferno ou seja muitas vezes onde você acha que é o inferno você se surpreende e vê que é um paraíso “.
Paraíso ou inferno só depende de como os seus olhos encheram a vida e os problemas para serem resolvidos.