Textos de Liberdade
Reflexão Diária
A certeza da liberdade alegria e felicidade
"Quando olho meus dias hoje creio veemente que Deus nos quer alegres felizes e livres. Não compartilho mais que minha vida foi meramente um vale de lagrimas, embora em certa época tenha sido justo o que aconteceu. Porém, sempre atento para o fato que fui eu que criei minha própria degradação. Portanto se problemas vierem vou aproveitá-los alegremente como uma oportunidade de demonstrar minha onipotência.
A natureza é liberdade!
Que bom meu Deus é morar na roça,
não tem muros nem cadeados e nem chaves nas portas.
Sou livre como o vento e sinto o ar puro e o cheiro de mato.
Que imensa alegria contemplar tantas maravilhas, arvores montanhas e pastos.
De madrugada acordo com o canto do galo e dos pássaros,
ouço o cacarejar das galinhas e os piados dos pintinhos e passarinhos.
La tem João de Barro,pintassilgos,quero-quero sabiá e canarinhos.
Tem andorinhas voando e filhotes nos ninhos.
La no horizonte desponta os primeiros raios do sol,
começa brilhando aos poucos e aquecendo os arredores.
As flores já despertam espreguiçando e ajeitando as pétalas, azuis, amarelas, vermelhas e brancas, enfeitando toda a florestas.
No pasto os peões recolhem o gado, e os soltam os bezerros pra mamar.
de longe se ouve o mugido das vacas,com seus bezerros a berrar.
Quem mora na roça não tem tristeza e nem vive sozinho.
De dia tem os animais por companhia e de noite a lua brilha todinha pra mim no terreiro da casa minha.
Viver em LIBERDADE
Não é viver sem juízo
É ser feliz
Sem prejuízo
Não é ter dever
E não o fazer
É o fazer bom demais
Ao ponto DE encontrar a paz
De que adianta
Plantar enquanto corta?
De que adianta
VIVER uma vida morta?
Viver em liberdade
É não ter prisão
É ter coração, amar
Viver EM liberdade
Da digníssima paixão
É ter emoção, sonhar
Não é ser
E se esconder
É correr atrás
E se amar MAIS
De que adianta
O oceano de água rasas?
De que adianta
A gaiola pro pássaro q tem ASAS?
É preferível ser águia em liberdade do que vaca de presépio
A águia tem visão de futuro olha sempre além...
A águia se renova sempre...
Não tem medo das mudanças...
A águia procura os tipos mais altos para seus projetos...
A águia se alimenta de uma diversidade de ideias...
A águia é decidida na busca de sua vitória e trabalha incansavelmente pra isso...
As vacas de presépio não...
Costumam ser acomodadas...
resistiveis a inovações...
Presas sempre aos mesmos hábitos de vida...
Presas ao passado não conseguem ousar...vivem sempre a mesma vidinha frajuta da síndrome de GAbriela...(eu nasci assim..Vou ser sempre assim)...
Sua visão é curta...
Nunca se renovam e ainda crítica as ideias dos outros...
Vive no mesmo ambiente uma vida inteira...sem mudanças...sem projetos pra sua vida...Não tem decisão própria....e no que faz necessita de descanso constantemente...
O que você é ou quer ser?
Águia em liberdade ou vaca de presépio?
a decisão depende de você...Ela está em suas mãos..
Queria ter a liberdade de pensar o que eu quiser. De sentir o que eu quiser. De falar o que eu puder. Escuto muito e procuro falar pouco. Escuto muito, tanto, que às vezes penso pouco. Sentir o que eu quiser, o que tenho vontade de sentir, me faz falta.
Me sinto presa dentro de mim, com as minhas ideias, dos meus sentimentos, das minhas vontades.
Queria ter a liberdade de decidir o que é melhor pra mim. De sonhar e gostar de sonhar e gostar dos meus sonhos e dizer que sonho e não ser criticada, impedida, desencorajada. Queria ter coragem para ter coragem de dizer que minha coragem é maior do que meus medos. Mas plantaram em mim ervas daninhas difíceis de arrancar. Vivem regando.
Queria ser ouvida com atenção. Ouvida com doçura, compreensão. Gostaria muito, pelo menos de vez em quando, de ganhar colo. Mas colo de verdade. Sem julgamentos, sem perguntas, só pela vontade, de quem fosse me dar colo, de ser importante da forma como se deve ser. Queria sorrisos. Queria a certeza de que tudo ficará bem; Deus proverá! Queria mais fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Queria menos cara feia, menos pessimismo, mais entusiasmo, mais pé no chão e cabeça no lugar. Queria ter levado uma vida normal. Não uma vida fácil. Poderia ter lá seu grau de dificuldade. Mas que a vida e seus personagens fossem normais. Não precisava ser como na novela das seis ou como as pessoas do comercial de margarina. Não. Só que fossem de carne e osso e compreendessem que eu queria ter a liberdade de pensar o que eu quiser. De sentir o que eu quiser. De falar o que eu puder. De seguir meu coração. De fazer as coisas do meu jeito. Pois eu sei fazer.
Queria ser tratada com respeito. Carinho. Atenção. Queria não sentir angústia por querer essas poucas e simples coisas. Queria simplesmente pouca coisa. Coisa pouca. Quase nada. Coisa tão simples que o dinheiro não poderia comprar e muito menos mandaria buscar.
31/05/16 - 2:29 a.m
Crimes de intolerância e a liberdade que ofende.
Ser livre é uma definição muito ampla e pode variar de acordo com os valores e circunstâncias de cada pessoa, e sabemos que a liberdade plena não existe.
Mas é possível usufruir de alguma autonomia sobre as nossas escolhas, desejos, prazeres e sonhos, desde que consigamos "bancar" isto.
Bancar financeiramente, bancar socialmente e acima de tudo, bancar psicologicamente, enfrentando os atravessamentos que questionam estas escolhas, desanimam, apontam erros ou até pecados.
Desta forma, aquelas pessoas que persistem em sua autonomia podem ofender intensamente aqueles que não "bancam" uma vida autônoma e optam por uma vida enquadrada, emoldurada por algum padrão filosófico/religioso/moral de conduta.
Pois se enquadrar é abrir mão de um grande percentual da liberdade em busca de algo, seja segurança, aprovação, salvação, reconhecimento...
Assim vemos que muitos crimes de intolerância são motivados por um sentimento de ofensa, e não se limitam a questões religiosas, pois machismo também é dogma e atravessa dos religiosos aos ateus.
O que ofende é que eles podem.
Que estas pessoas demonstram com seus atos um desinteresse nas tradições, nos dogmas. Elas não limitam suas vidas ao que esperam delas, elas vão além e fazem suas escolhas, bancam suas existências para além das molduras, e isso muitas vezes ofende aos encaixotados, que vivem suas vidas em armários, tentando esconder suas fantasias, seus desejos, seus próprios conflitos e optam pela falsa anestesia da segurança ao conflito da liberdade.
E quando um outro banca sua liberdade, vive suas escolhas, mostra que esta vida é possível e involuntariamente promove em alguns um colapso na estrutura de segurança deste sistema de opressão dos sujeitos, que para sobreviver busca a eliminação das diferenças, afundando todos em um mesmo buraco.
Como definir servidão segundo Ettiénne La Boétie? E o que seria a servidão?
Se a liberdade é um bem tão caro e tão precioso para nós, por que alguém consentiria em se submeter e ainda contribuir voluntariamente para a privação dela? Por que apoiar de modo voluntário essa condição que ninguém quer estar? O que temos que observar para se ter uma ideia do absurdo que é estar submetido a um tirano, é que o tirano é um homem só, uma pessoa como qualquer outra, de carne e osso e com limitações humanas comuns a todos. Como é que um único homem pode inspirar medo em milhares de outros? E será que, quem o serve voluntariamente, o faz por ter medo? A possibilidade de que a covardia é a causa da servidão é imediatamente descartada, é possível que um homem tenha medo de outro, mas impossível que cem milhões tenham medo de um só, para manter os outros sobre o seu jugo, o tirano utiliza uma hierarquia de pequenos tiranos abaixo dele, um grupo pequeno de bajuladores que se aproximam dele com o objetivo de obter vantagens e com isso tornam-se cúmplices de sua tirania. A esse pequeno grupo de indivíduos é dado o poder sobre uma determinada província. Cada um deles tem um conjunto de subordinados que dão apoio ao seu poder. Estes por sua vez também tem seus subordinados que possuem outros subordinados e assim, por conseguinte até chegar às massas. Com isso, o tirano mantém seu poder através de uma hierarquia de indivíduos que estão interessados em participar do poder do tirano para adquirir benesses, condição do ser submisso a uma servidão voluntária, além dessa hierarquia, o tirano também usa outros artifícios para manter seu poder. Eles privam seus súditos da educação, pois aqueles que pensam representam uma ameaça em potencial ao poder deles; eles embrutecem o povo, ou seja, idiotizam as massas através de "iscas da servidão", como a política do "pão e circo" por exemplo; utilizam a religião como meio para manterem os súditos obedientes e sempre lançam mão de discursos demagógicos onde afirmam que seu objetivo é o "bem público e o interesse da nação".
Como nos habituamos facilmente a servidão e como ela é uma força que contribui para perpetua-la através de vontades submissas. Indivíduos livres, quando imediatamente subjugados, servem ao tirano de modo forçado. Porém, quando os indivíduos já nascem sob o jugo da servidão, encaram seu estado como natural e dessa forma, a sujeição ao tirano é aceita e passivamente consolidada. Isso significa que quando alguém nasce numa sociedade onde servir voluntariamente é um costume de todos, essa vivência acaba sendo incorporada à formação e ao desenvolvimento do indivíduo. Assim, ele aprende a encarar com naturalidade a estar submetido ao tirano e enxergar isso como algo absolutamente normal.
Como acabar com a servidão? Ettiénne La Boétie nos traz uma resposta simples, porém profunda: não consentindo com ela. Deixando de financiar o tirano. Não consentindo. O tirano só tem o poder porque existem pessoas que estão dispostas a servi-lo. Se essas pessoas simplesmente deixassem de obedece-lo, o poder dele ruiria naturalmente, sem que fosse necessário fazer qualquer esforço. Não é necessário nem que haja uma luta armada para derrubá-lo. Basta simplesmente que ninguém o obedeça. O poder do tirano é como o fogo, para extingui-lo, não é necessário jogar água, basta apenas que não seja alimentado, diz Ettiénne Lá Boétie, aos cúmplices do tirano que servi-lo em troca de bens é a pior decisão que eles podem tomar, algumas razões para isso:
(1) servindo ao tirano eles acabam renunciando a própria liberdade.
(2) não basta obedecer ao tirano, é necessário também agradá-lo.
(3) O tirano será inconstante para defendê-los e os esmagará sem remorso quando lhe for conveniente.
(4) não se pode esperar amizade do tirano pois ele não vê seus cúmplices como amigos, mas como pessoas que trapaceiam e mendigam seus favores.
(5) O tirano nunca ama e nunca é amado.
(6) O tirano é alguém que aprendeu que está acima de todos, que nenhum dever o obriga e que sua vontade é a lei.
A liberdade é um direito natural, sendo totalmente desnecessário questionar isso, pois não se pode manter alguém em servidão sem prejudicá-lo, todos nascem com a paixão pela própria liberdade e ninguém é privado dela sem antes oferecer firme resistência. Ettiénne exemplifica isso mostrando que os próprios animais resistem quando vão ser capturados, acostumados desde sempre à vida livre, quando são capturados, não resistem ao cárcere, definham e acabam morrendo precocemente. Quem mantém alguém em servidão, comete injustiça e não há nada que seja mais contrário a natureza do que a injustiça. Nossas diferenças de aptidões naturais e talentos, como força e inteligência que são mais presentes em uns do que em outros, não existem para que vivamos guerreando uns contra os outros, essas diferenças são úteis para que aqueles que tem mais possam ter a oportunidade de demonstrar afeição fraterna para os que tem menos. A ideia de que só é feliz quem decide ser livre de toda servidão, mas não abandona seu ser por uma liberdade mórbida de um passeio no shopping atrás de cérebros.
Democracia e Liberdade
Todo mundo fala em liberdade, planeja ser livre, vivemos em um país democrático, mas a pessoa não conhece democracia.
Cada pessoa se julga ser superior delimita suas regras,mas cumpre ordem superior , devida essas ordens o progresso não pode voar
Quando perceber a imensidão que existe a sua volta, vai pensar grande, vai buscar força alem da imaginação, vai entender a sua capacidade, e assim
vai realmente conhecer a liberdade
Bom dia
Quando o ser humano descobre o poder que tem, e sua garantia de liberdade restituída por Deus, e não carrega mais os sacos de areia de seu passado muito menos de outras pessoas passam a viver uma liberdade absoluta, ai sim voluntariamente tem o livre arbítrio de escolha, e de como viver sua nova qualidade de vida.
Eu desejo viajar nos meus pensamentos livremente, preciso encontrar uma liberdade fictícia, necessito viver em um mundo que eu criei.
Eu tenho ilusões, e eu gosto de tê-las, esse é um dos meus hobbies, cultivar ilusões. Descobri que quando é livre se pode fazer qualquer coisa, inclusive voltar a se prender.
LIBERDADE
Nada me liberta
Tudo nesta vida
É escravidão
Tudo nesta vida
É servidão
Tudo nesta vida
É mentira
Tudo nesta vida
É hipocrisia
Tudo nesta vida
É comodismo
Tudo nesta vida
É tirania
Tudo nesta vida
É prisão
Tudo nesta vida
Tem resolução
Nem todas as verdades
São para serem ouvidas
Nem todas mentiras
São verdadeiras
Nem todas as feridas
São de saudade
Nem toda a fome
É de pão, mas de amor.
ღ❣••❣ღ
Sou um pássaro
Fui empedido de voar
A liberdade já não me é tão aconchegante
Sinto me preso
Ao teu sentimento
Tu me sufoca
Sinto vontade de sair
Sair das grades
Sair do teu amor sufocante
Não consigo
Há toda uma história beirando sobre mim
Nesse exato momento
Por que fazes com que me sinta mal?
Poderia eu, voar para longe de ti sem culpa?
Ao momento que sou liberdade
Tu, é prisão
Que sou mala pronta
Tu, é acomodação
Que sou ansiedade
Tu, opressão.
O amor que recebemos de Deus também nos faz amar. A liberdade que alcançamos nos faz libertar também. E assim o ciclo nunca chega ao fim. Por ser amado, amo. Porque sou perdoado, perdoo. Se sou libertado, liberto. Por estar saciado, sacio. Porque estou esclarecido, esclareço.
O dom recebido se desdobra em serviço.
AMOR DE VERDADE
Amar não é possessão,
Muito pelo contrario,
É dar ao outro liberdade,
E tem que haver muita compreensão,
E entre os dois muita cumplicidade.
Não deve haver perseguição,
E nem de longe, desconfiança.
Pois que no amor, só cabe lealdade,
E por isso, quem ama, tem a convicção,
De que seu amor, é um amor de verdade.
Elciomoraes
Poema:
Liberdade
É como estar na pele de uma águia, livre ao planar sobre o ar, das alturas admirando os traços da natureza sublime
Livre nas maneiras de viver, indo e vindo por onde o vento soprar
O dom de erguer o timbre de minha voz, gritar até ultrapassar o limite do som
Somos de agua, terra e ar, plantios de nós, fruto proibindo é a nossa própria carne.
Vai mulher!
Solta seu cabelo e sinta liberdade,
Enxugue essas lágrimas que já regou a semente do sorriso que logo germinará em sua boca
Pise com o pés descalço e sinta a liberdade subir pelo seu corpo
Corre sinta o vento no rosto,
o suor pelo corpo.
Qdo menos esperar a felicidade chegará
A Minha Arte
Nasci com um objetivo, ser livre
O que é liberdade, o que é ser livre
Sou livre por sorrir
Fui "criança quando criança"
Fui "adulto quando adulto"
O importante é que sou livre agora,
Já fui livre no pensar
Liberdade em amar
Só me apaixonei uma vez
Fui livre em se apaixonar de novo
Minha arte conto hoje
Na minha velhice sou livre
Sou sábio em liberdade
Queria ser livre para amar outra vez
No meu sentido sou prisioneiro por ser livre.
Teus olhos claros me encantavam
Tu pele me dava saudade
Tua voz me lembrava da liberdade
Que um dia nós tivemos.
Sinto saudade de nossas conversas
Das horas dispersas
Que nós tivemos juntos
Das vezes que juntamos nossos mundos
E você me fez gostar de estar com você.
Não sei o que te fiz
Talvez infeliz
Já que me deixou
Sem ao menos se despedir.
Só posso dizer
Que um dia amei você,
Mais do amo hoje. ( se é que ainda amo)
Talvez eu tenha ido embora,
Talvez a culpa tenha sido sua.
Ou foi minha.
Cara, menino, homem, garoto, rapaz.
Você cresceu
E eu
Já não sinto mais sua falta.
Sou um homem simples que ama a liberdade e a simplicidade e odeia a riqueza extrema...
Como é bom vivermos despreocupados em sermos ricos, as coisas mais belas desse mundo estão na simplicidade. De que vale todo dinheiro do mundo comparado a vida do Sr Dito que vive lá no sertão, em meio a natureza sem se preocupar com nada. De manhã levanta bem cedo e faz aquele cafezinho de pó torrado em casa, mistura com o leite da vaquinha que acabou de ordenhar, e é logico completa com a farinha de milho e degusta tranquilo sentado na porta da cozinha vendo os passarinhos que junto as galinhas se alimentam da canjiquinha espalhada no quintal. Isso sim é que vida boa, somado da simplicidade, do respeito com seus semelhantes, do jeito de ser puro e amar seu próximo...
Como eu amo e dou valor a tudo isso, e como eu desprezo aqueles que querem serem maiores que a simplicidade, com certeza serei um simples homem que vai morrer um dia e não irei levar comigo a ambição de ser mais daquilo o que sou...que meu Deus aumente a minha riqueza visionária com a maneira simples de viver, tudo o que tenho nessa vida eu tenho certeza que não levarei comigo, somente deixarei nessa terra para poucos que como eu amam o simples da vida, um conselho amem e somem cada vez mais com aqueles que como nós se satisfazem de ser felizes com o pouco que tem e agradecendo sempre a Deus que nunca nos abandonou...
Aos vorazes e dementes por dinheiro deixo aqui meus pêsames, se alimentem de egoismo ratos dementes escravos do dinheiro, de que vale todo seu dinheiro se não conhecem o simples da vida e nem contemplam tudo o que se passa ao seu redor, vermes que vegetam essa a terra em busca de sempre mais e nunca se satisfazem com o que tem...boa vida e aquilo que nunca tiveram e nunca terão, pois a única riqueza desse mundo tem aqueles que são simples de coração e vivem cada dia como se fosse o único, amando e respeitando tudo e todos ao seu redor...
nene policia
Nas portas do céu sua mente tão limitada.
quando acha que a liberdade é estar livre.
somos igual a um rio que corre sem direção.
a vida cheia de quedas que não te dão o ar...
para respirar até que a eternidade chegar,
no apse progressivo um sonho num rio...
de profundeza escuras que deixa -se ser livre
vagante na alma que paira sobre as asas do infinito.