Textos de Lembranças
'LEMBRANÇAS...'
Todas as vezes que íamos ao aeroporto pegar os malote de jornais, seu Artur Martins me perguntara: - Quem descobriu o Brasil?. Eu sempre respondia com afinco: - Pedro Álvares Cabral!. Ele arrebatava: - Mentira! Foram os índios! Eu sempre sorrira da sua resposta. Pergunta e resposta tornaram-se um 'rito'. Rito que ainda sobrevive e perdura até hoje na memória.
Muitas imagens boas marcam nossa infância, mas tem imagens que permanecem inesquecíveis. Éramos dezenas de Vendedores de Jornais. Moleques. Ávidos na luta diária no final dos anos 90. Era comum crianças trabalharem naquela época para ajudar com as despesas da casa. Comecei a vender jornais com nove anos.
Quando me perguntam se eu tive infância, digo que tive mais que isso. Tive uma aventura memorável. Sempre tínhamos uma sopa quentinha com pão francês quando íamos entregar os jornais ao fim do expediente. Dona Célia Martins sempre atendera a todos com sorriso e brilho no olhar. Seus filhos Pedrinho, André e Artuzinho eram amigos de todos.
Sábado e domingo era dia de almoço caprichado. Na sua residência, particularmente no quintal, havia um campinho de areia onde 'jogávamos aquela bolinha'. A recreação era o ponto forte. É onde meus flash se concentram. Lembro-me de irmos por vezes em alguns clubes para as socializações. Banhos em cachoeiras. Jogos em campos de verdade.
Depois de alguns anos sem vê-lo, soube que seu filho Pedrinho havia falecido e que ele entrara numa depressão profunda. Faleceu dia 16 de Novembro de 1995, vítima de um derrame cerebral. Seu Artur Martins foi um brilhante ser humano. Além de jornalista, era árbitro de futebol.
Todos as vezes quando vejo 'bondade', lembro-me da pessoa excelente que fora. Da forma como conquistava tudo e a todos. Lembranças boas não são esquecidas assim do dia para a noite. Elas permanecem vivas porque são imortais.
Hoje para muitos eh um dia triste.....
de lembranças....
de saudades...
de gente chorando ..
penso eu......
que a vida nos dá oportunidades a cada dia e momento....
e quem se foi para outra dimensão..
ou saiu desta vida terrena... está feliz.....
e assim tbm devemos ficar....
lembrar sim.....
mas não devemos de forma alguma ficarmos agoniados...
e VIVA o teu tempo.
ADEUS A NOSTALGIA
Saudades me foram feitas em noites de estrelas.
Saudade lembrança boa no qual nos gastamos atoa querendo um bem.
Saudade pra mim é memoria guardada na cachola sem querer reviver.
Ah saudade, nem quero voltar, passado é pra ficar em retrato desses empoeirados que nem dá dó.
Saudade querida me despeço amiga sem passagem de volta feliz pelo agora.
De relógio parado remexo os ponteiros e agora só vejo o adeus a dá.
Cyrlene Rita dos Santos.
Todos os dias penso em você.
Todas as manhã revivo lembranças de você.
Esse meu sentido é ter você ao meu lado.
É ficar horas e horas imaginando o amor.
Amor que nos une amor que proporciona a fidelidade.
Todos os dias penso em você.
Todas tardes penso e revivo lembranças de você.
Esse meu sentido é que me faz renascer.
É olhar para o pôr do sol e imaginar o que me faz tranquilizar
Amar não é ter momento só pela pulsação do prazer.
Amar é ter sentido dás manhãs, tardes e noites que nos faz entender.
Que a pessoa no qual você convive é para estar com você
Até no ultimo dia da sua ausência, no ultimo dia do seu suspiro.
Amar é não ter vergonha, amar assim é ter caráter do sentimento.
Lembranças de amizades curiosas
É neste humilde verso que as resgato;
É como a fonte que dá vida às rosas
Adormecidas pelo tempo ingrato.
Situações inocentes, carinhosas,
Da nossa infância no momento exato.
Imagens da lagoa, bichos, prosas...
Na memória, belíssimo retrato.
Relembro cada lance motivado
Pela saudade, no contexto puro
Da emoção e constante aprendizado.
Dez anos passam em segundos, juro.
Nossas cartas escritas no passado,
Nossas vidas, distantes no futuro.
Este turbilhão de sentimento que confunde a sua mente trazendo de volta lembranças do que seria e não se realizou.
Hoje, só restaram lamentos e desamor, deve seguir em frente, quem sabe, talvez ainda aja aguem que descubra em você um grande amor.
Lembre-se, nem sempre olhar pra baixo significa derrota, pode ser também, cuidado para ver onde pisa.
QUEM SOMOS
Somos filhos arrancados de nossa mãe África.
Somos a nossa lembrança nos porões infectados dos navios negreiros.
Somos os dramas constantes e desumanos das antigas senzalas.
Somos a nossa dor.
MAS SOMOS TAMBÉM:
A força a coragem, os movimentos sociais, a perceverança, a resistência, a inteligencia, a arte, o humor, a alegria, o amor, o perdão.Portanto somos a grandeza da nossa alma a bondade do nosso coração, "SOMOS NEGROS".
Lembranças chegam a doer. Dói na alma. Está no passado e você necessita que estivesse no presente, no futuro, pra sempre. Relembra tudo e todos que a ti fazem falta. É inevitável a lembrança vir em estado líquido que escorre por seu rosto. É louco como você relembra aquilo que te faz mal e ao mesmo tempo te faz bem. É estranho, né? Você quer que se repita, que tudo se torne realidade novamente. Que se repita... Repita... Repita... Até você enjoar de viver sempre a mesma história. Aí você enjoaria da pessoa que na lembrança está e tudo ficaria bem. Teu coração acalmaria, tua alma em paz estaria.
Lidar com lembranças nunca foi meu forte. Na verdade, lidar com você nunca foi meu forte. Nunca sei se está feliz, triste, emotivo, apaixonado... Você me deixa louca. Em todos os sentidos. Louca de amor, louca de raiva, louca de paixão. Lidar com teus defeitos, com tuas qualidades, com tuas feições irritadas, lidar com você. Eu queria tudo isso por um dia mais, por uma semana, por um ano, por uma vida... Lidaria com você cada segundo da minha vida.
E fazia de um coração a mais pura sinceridade. Da distância que curava as lembranças de uma simples verdade.
Mas pra que precisará ter olhos, se o seu sorriso é o mais belo que já conheci?
Dos lábios mais suaves que já beijei... Do corpo mais aquecedor que já abracei...
E agora o que restou?
Lembranças de um passado que não aconteceu. Na verdade, aconteceu, mas era indiferente.
Hoje fiz de uma grande lembrança, uma poesia. Pra você, por você!
O sentimento é algo mais belo que existe. Que existiu, quem dera se ainda existisse.
Amor Platônico: ponto de vista de um leigo errante.
A primeira lembrança a um amor platônico se remete ao nome da pessoa.
Esse nome pode relembrar fatores que foram reforçados positivamente ao longo de nossa vida. Ou, as características fono auditivas quando pronunciadas nos fazem relembrar de coisas boas. Mas, o platônico é um engano, um equívoco ao real e o possível. O platônico é a idealização, o erro que insistentemente nos faz querer torná-lo plausível e palpável, trazendo esse amor a realidade. Não sendo possível este amor, ocorre um período de leve desgosto mas sob uma perspectiva realista, esse desgosto pode até se transformar em auto-análise.
Se auto analisando sob um ponto de vista realista, remetendo sempre a esse amor, nos faz crer que o errado nessa história não é o amor e sim o agente amante. A tristeza, melancolia e sofrimento prévio misturado com saudades faz com que o amor se intensifique se tornando um amor platônico ruim, sofrido.
Porém se a análise dos reforços positivos ditos no início do texto forem fortes o suficiente para tornar a pessoa realista e feliz- realista é aquele que se reforça positivamente com coisas reais – o amor se torna algo bom, que faz o agente amante realmente desejar o amor do amado e mesmo não o tendo, se sentir feliz por essa situação. Do ponto de vista positivo, o amor não tido como ideal e próximo, se mostra bom pois idealiza-se que o amado está bem, feliz sob outras circunstancias e contextos sociais, culturais e que provavelmente não estaria feliz ao lado do agente amante. Aparentemente há um complexo de inferioridade por parte do amante vindo de influencias sociais decorrentes de adaptações ao mundo e a sociedade. Não há um ponto para se dizer se isso é bom ou ruim, dependendo da submissão assumida.
Enfim, o amor platônico é admitido sob uma perspectiva realista beirando a interpretações controvérsias e pouco coerentes aos leitores pois para amar, não há coerência, é uma completa desarmonia entre o real e o emocional prevalecendo aquele que foi reforçado e devido as adaptabilidades sociais necessárias a inclusão em tribos onde não há uma hierarquia de respeito ou de convivência, o real se mostra muito necessário aos reforços positivos sendo constantemente levados em conta, fazendo com que ao fim de cada assunto, o amor fique em segundo plano, seja ele real, platônico ou mesmo idealizado. Isso é bom, é muito bom neste mundo onde se deve realizar ações visando o benefício próprio e a autossuficiência.
Minh’alma de pijama
Sem dormir, nem sossegar.
Quer apenas a lembrança
De não ter o que lembrar.
No mar interno que existe em mim,
Ouço vagas no vai e vem.
E não sei porque sofro assim
Se em mim não há ninguém.
Já vem a manhã
Escurecer-me a vida.
Na dor pungente e vã...
Orla da praia esquecida.
A saudade é uma palavra sentida
Se ela pudesse falar tantas coisas diria.
As lembranças nunca seriam esquecidas
angústia,dor,ódio,magoa,tristeza,saudade
Palavras fortes que tantas vezes nos causam
dor ou sofrimento de uma memória nostálgica
Do passado do presente quando perdemos alguém
que ama-nos é como um labirinto de sentimentos.!!!
Só que a vida é isto mesmo de nada nos vale....
os lamentos,com a razão ou não!!
LEMBRANÇAS COM MINHA MÃE
As grandes e preciosas lembranças que guardo comigo são da minha infância, exatamente dos anos em que nos meus dias a presença de minha mãe era constante...
Consigo lembrar-me com nítida precisão do sorriso dela, das rugas de preocupação, do seu andar altivo, suas atuações na capela do povoado onde morávamos. Sua liderança na comunidade, por ocasião das quermesses, as aulas de catecismo que ministrava e o que ainda ouço nitidamente é, ainda com emoção, da sua segunda voz nos cânticos da igreja. Eu tinha tanto orgulho de ouvi-la puxar as músicas! ( era assim que diziam..) e sua voz firme se sobressaindo sobre as demais...louvando a Maria... seu povo fiel...ave... ave... ave Maria...
Lá em casa, em certas noites de luar, sentávamos na varanda, cantávamos algumas cantigas em alemão que ela nos ensinara e outras da época que a gente aprendia através do radio...encosta tua cabecinha no meu ombro e chora... e conta tuas mágoas todas para mim... Ela, sempre fazendo a segunda voz....
Ai como era bom! Era uma legítima comunhão!
Lembro-me bem dela também, num quartinho de costura. Ali acho que era o seu refúgio, onde saiam, com seu amor e habilidade, todas as roupas da família, prontinhas para serem usadas. Vale lembrar que ela "vestiu" os seus oito filhos, meu pai e a si mesma, contando ainda as roupas de cama, banho e mesa. Neste quartinho de costura havia sacolas de retalhos, caixinhas de botões, carretéis e agulhas com os quais eu me deliciava remexendo. Foi sentada ali no chão perto dela, ouvindo o ruído quase frenético de uma Elgin, que eu aprendi a fazer os primeiros vestidinhos das bonecas de minhas irmãs mais novas...
Hoje, cinco anos sem minha mãe... Saudade infinita!
mel - ((*_*))
Dias passou.
Seu cheiro por aqui ficou.
Perdi o sentido.
De algo proibido.
Lembranças por aqui ficou.
Triste amargurado por algo que nem durou.
Sigo Caminhando.
Te vejo aqui andando.
Como se estivesse por aqui.
Não dei valor.
Os dias parecem sem cor
Necessito do seu beijo.
Estou com desejo.
Perfeito seria;
Se o mundo fosse nosso fundo de reflexão
Daqueles que nos enche o coração de alegria.
#CaçadorDePalavras
-Ivan Sousa !
Lembranças
Sinto cheiro do passado
do tempo em que tudo era bom
vejo que não aproveitei
da melhor maneira possível
mas talvez o ideal.
A nostalgia surge
de forma brusca e arrasadora
trazendo consigo lágrimas
do presente
com o olhar no passado.
A pureza de simples detalhes
me faz refletir sobre o futuro
e a alegria do passado
me da força
para que eu siga em frente.
Sempre há aquela musica que faz se passar um filme na mente, trazendo lembranças, que muitas vezes o deixa na angustia de não saber o que fazer, porque a lembrança
surge, e mesmo as vezes a lembrança não sendo boa, você escuta aquela melodia, que te trás uma sensação de viver o passado, viver lembranças, trazendo uma emoção naquele
momento, que após passar essa emoção, lhe deixa bem mais aliviado da angustia, e assim, dando aquela sensação de um pequeno frio na barriga, libertando a alma,
pronta para tornar outra melodia parte de seu presente, que futuramente se tornará seu passado.
Você já está na minha faz tempo:
Na minha lembrança
na minha saudade,
nas minhas vontades
nas letras que escrevo
na música que falo
na poesia que canto
nas lembranças que me seguem
nas verdades que oculto
nas mentiras que te digo
nas palavras que calo
nas minhas memórias
nas minhas loucuras
nas minhas entre linhas !
Doce lembrança
Comprei chocolate pra me acalma
E ele só me lembrou sua pele morena
Comprei um morango pra me dar prazer
E ele só me fez pensar em você
Olhei para o céu e fiz um pedido
Que ele seja meu melhor amigo
O coração gritou o que estava sentindo
Disse: _ Pare de brincar comigo
A razão retrucou aprende comigo
Eu vou te colocar juízo
Fiquei confusa com tudo isso
Quase cai num precipício
Voltei ao inicio pensando só no que era propicio
Comi morango com chocolate derretido
Tornei a lembrar o que não havia esquecido
E logo te senti comigo
Oh Skarlett
Saudade é só o que ficou da nossa amizade
Tantas lembranças de quando éramos melhores amigos,
Aprontávamos juntos,íamos para enfermaria só para ficarmos
Juntinhos e agora você pediu para trocar de sala eu
Chorei quando soube que nossa amizade
Não tinha passado de uma ilusão.
Eu concluir o ensino médio fui embora para Belo Horizonte
Realizar o meu sonho de moleque e você em Rodelas
Dizendo está feliz com seu curso de jornalismo
Quando você soube que o garoto a qual você
Tinha abandonado no 6 ano tinha virado uma estrela.
Sábado no CT na véspera do clássico
Recebi uma ligação sua dizendo está arrependida
Dizendo que me amava muito e o que tinha acontecido no passado
Foi um tremendo erro,sair de BH fui para Salvador visitar o meu amor
Chegando lá fui ao seu encontro tudo estava as mil maravilhas até
Eu lhe contar que tinha largado tudo por ela
Então você me colocou para fora de casa.
Eu voltei para BH implorei meu emprego de volta
Conseguir dei o meu melhor treinava todos os
Dias sem direito a descanso esperando uma vaga no time
Titular quando eu conseguir virei artilheiro do Brasileirão
,ganhei a copa do Brasil,a libertadores,fui convocado
Para seleção Brasileira e fui chamado para jogar na Europa.
Nas férias voltei para Rodelas fui ao encontro da minha vó
De carrão, com dinheiro no bolso,bonitão arrasando os corações
e você ai sozinha chorando.
Oh!Skarlett
Oh!Skarlett
Oh!Skarlett
Você me deu esperanças e acabou com o meu coração
Mais não adiantou eu mostrei quem era o verdadeiro fracassado
Que nunca iria realizar o seu sonho ambicioso.
Saudade
Daquele amor adventício,
Resta apenas lembrança;
De momentos afogueados
E embriagados de esperança.
O amor forasteiro se foi,
Levando na mala a paixão;
A felicidade é apenas momentos!
Ah que doce ilusão!
Tudo na vida é efêmero!
Bens, amores paixões...,
A arte do viver é de poucos;
E de raros guardiões.
(GG)