Textos de Humildade
A resistência ao evangelho e a Deus muitas vezes está enraizada na soberba oculta dos corações. É por isso que, no tempo de Jesus, a maioria das pessoas que aceitaram Sua mensagem eram humildes, enquanto os soberbos, cheios de conceitos e autoconfiança em seus conhecimentos e discernimentos, se mostravam resistentes.
A advertência "Deus resiste aos soberbos" nos convida a olhar para dentro de nós mesmos. Já nos perguntamos se possuímos algum traço de soberba em nosso comportamento? É importante refletir sobre como nossas atitudes podem influenciar nosso relacionamento com Deus e se, em algum momento, Ele pode estar nos resistindo como consequência disso.
Eu não tenho habilidade de dramatizar, nem a capacidade de me expressar bem sobre problemas meus. Além disso, a sociedade não está educada para empatia para o indivíduo masculino, e está pronta para a critica tão logo algum homem se queixe de algo. Mas estou pronto para buscar e achar soluções que hipócritas cobram e pessoas humildes precisam.
O conhecimento genuíno é uma ilha em meio ao oceano infindável dos mistérios da Natureza; não pode incitar qualquer sentimento de orgulho, suficiência ou consumação na consciência humana; não irá retardar passos em busca da verdade, nem ofuscar as luzes da mente indagadora. Assim deve ser, pois se expande o territória da ilha, expande também as fronteiras com o oceano do desconhecido.
É muito danoso dizer que se é sábio e não o ser verdadeiramente, pois os homens testam essa possível sabedoria, assim como o fogo prova a prata e o ouro, quanto a mim procuro me calar e tentar ser humilde e aprender, porque o que me resta a não ser me apoiar nisto de não saber tudo, e sempre alguém saberá sempre mais, e por mais que se saiba, nunca saberá tudo...
A vida, muitas vezes, é vista como uma balança injusta onde o peso do "ter" supera o do "ser". Algumas pessoas enxergam o valor do outro apenas pelo que possuem ou pelo que podem oferecer materialmente, transformando relações em transações. Contudo, o verdadeiro valor de alguém está em sua essência, caráter, e humanidade, não em seus bens. Relacionamentos genuínos florescem quando enxergamos o outro pelo que ele realmente é, pelo que sente e representa, e não pelo que possui. Afinal, riqueza material é passageira, mas o brilho de uma alma autêntica permanece eterno. Que possamos priorizar o ser ao invés do ter, construindo conexões que verdadeiramente importam.
Pare de correr atrás de pessoas que não se importam contigo, as vezes precisamos dar um tempo de tudo, valorizar a si mesmo, não se humilhe por amizades ou amores não correspondidos, foque nas suas qualidades e busque novos desafios, tudo deve ser recíproco, se não for caia fora e siga em frente.
Em se tratando de comunicação interpessoal e, em especial no lar, seja ao falar ou ao responder, a brutalidade, a grosseria, a rispidez, a irritação... cegam! Cegam, ao ponto de não enxergarmos o valor do outro como imagem e semelhança de Deus. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as ações de bondade que o outro está a fazer em nosso favor. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as consequências negativas, devastadoras que estas formas equivocadas de se comunicar produzem a longo prazo nos relacionamentos. Pratiquemos a mansidão e a humildade de Jesus, e deixemos que o Espírito Santo produza em nós o seu fruto: "... amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio." (Gl 5.22b-5a A21)!
Nunca você pode ensinar o que não aprendeu ou não sabe. Do mesmo jeito que nunca exija o que você não pode ser capaz de dar, se é respeito seja primeiro a respeitar para que recebas de igual modo. Se for humildade, o primeiro humilde seja você e as pessoas serão humildes consigo. Tudo que fores a precisar de alguém seja capaz de dar também se de te precisarem. O amor deve ser correspondido, a amizade deve ser recíproca. Impossível plantar cajueiro e colher amendoim.
Ainda que isso me doa muito! Mas prefiro ser amassada nas mãos de meus Orixás, ao permanecer em meio a tanta ignorância. Rogo a Olórun para que me guie somente ao caminho da luz e que através da dor, eu possa transformar minha arrogância em humildade, meu egoísmo em vontade de ajudar o próximo.
A verdade é que somos todos humanóides em escala evolutiva, cada qual senhor de seus atos e contextos, diferenciados apenas pelas cores da pigmentação cutânea, formato corpóreo, hábitos e crenças... nada mais. Internamente, o sangue itinerante, vermelho é. Mesmo para os que acham o terem azul.