Textos de Humildade
A ambição é um fator que impulsiona a atividade humana, e isto, se não houver a centralidade e o espírito de humildade, pode nos tornar cegos e desgovernados.
Quando chegares ao topo de sua realização, nunca esqueças de onde veio. Jamais deixe cair no esquecimento as tuas origens. Lembres que estás cercado de pessoas semelheantes a ti há alguns anos atrás, que hoje passam pelas mesmas circunstâncias ou até piores que a tua, para também chegar ao topo de sua realização.
Num sonho conversando com o astronauta,
perguntei a ele, como se sente senhor?
respondeu-me que se sente bem,
que está num lugar calmo e tranquilo,
porém sem vida, sem animais e sem sequer uma flor,
disse-me que queria voltar logo pra Terra,
porque aqui tem vida,
porém não cultivam o amor,
guerras pra todos os lados,
pânico, medo e terror,
pessoas por suas nações brigando,
se matando,
guerreando por causa de poder e dinheiro,
causando mortes,
gerando lágrimas e destruição,
mas ainda me disse que sonha com um lugar melhor,
onde os tesourou da terra sejam sim valorizados,
porém não roubados,
e sim conquistados, encontrados,
meu sonho é voltar pra América,
curtir minha família com paz e amor,
sorrir com meu filho,
e poder abraçar minha esposa quando ela estiver com dor,
ajudar o bêbado, o drogado e o enfermo,
pois o que precisam é de um sincero abraço de uma pessoa,
para mudar de vida,
ganhar confiança e recomeçar sorrindo à toa,
ajudar o necessitado, o pobre e o desempregado,
ser feliz respirando paz e amor por todos os lados,
quando volto pra Terra ?
só quando muita coisa tiver mudado,
mas o pensamento é a força criadora,
ainda tenho esperanças de sorrir ao seu lado.
Não culpe os outros pelos seus problemas, tome a decisão certa e seja feliz!
A felicidade é uma decisão. Se você decide ser feliz, você será feliz! Ao contrário, mesmo que tudo esteja bem ao seu redor, você não verá a felicidade e buscará a discórdia, tristeza, depressão e tudo que alimente o estado emocional escolhido.
Ser cristão de verdade
É viver com simplicidade
Dizer NÃO à mentira e à maldade
Ser criança independente da idade
Ser cristão de verdade
É perdoar com sinceridade
Ajudar sem esperar reciprocidade
Combater o mal com a bondade
Ser cristão de verdade
É vencer com humildade
Saber perder com dignidade
Ter fé com responsabilidade
Porque para ser cristão de verdade
É preciso amar além da capacidade
"Que a tristeza não venha
Que a alegria permaneça
Que a saudade não compensa
A essência de amar.
Na qual o ódio não tem morada
Nem a alia ao amor.
Na ausência do amado
O sofrimento e a dor.
Que a distancia não destrói
E o tempo não compensa
A essência do amor
Que intenso dilema."
"Mais profetismo e menos estrelismo."
Se sua obra está promovendo o seu nome e não o de Deus, calma amado. Você pode estar se perdendo na caminhada!
As vezes é preciso vigiar nossos próprios atos. Pois aquele que se deixa colocar num pedestal que não deve estar, peca por falta de humildade e aquele que exalta o pregador e não o Senhor, que é o verdadeiro autor da obra, peca por idolatria!
A Ele toda glória!
Leia.
Filipenses 2, 3-7
Em terra de cego , dizem que
quem tem um olho é rei, mas
só será rei se for para auxiliar
quem nada enxerga.
Assim é com a sabedoria,
não adianta ser sábio e por
arrogância ou soberba isolar-se
de tudo e de todos.
O verdadeiro sábio ensina sem
ver a quem e não espera o pior
acontecer e o faz no silêncio
do oculto e da humildade.
Simplesmente...
Descobri que simples é amar, difícil é perceber e valorizar o amor em cada dia;
O problema está na "trave" que temos em nossos olhos. O maior desafio é o homem reconhecer a "trave" que deturpa sua visão e seu entendimento. É preciso parar de só perceber o "cisco" do próximo, a limpeza começa em casa;
Não poderá ajudar o próximo quem não ajuda a si mesmo. Não pode aconselhar o outro, quem não reconhece em si mesmo, as obras necessárias a uma vida pautada na dignidade;
Simplesmente amar, tudo será superado e haverá aprendizado, quando o motor for o Coração, e o combustível vier da reserva mais pura de Humanidade. Esse lastro de sua imagem e semelhança, Deus creditou em nossa Alma. Cabe a Nós utilizarmos essa Riqueza como convém. Com Fé, Sabedoria e com a essência Divina, o Amor de Deus!!!
Ira de Deus e os castigos...
Ela sabia como só as mães sabem o que se passaria em sua vida, desde sempre seus dias muito se assemelhavam a uma história cuidadosamente escrita, com roteiro, personagens, onde todos os tempos já se faziam demarcados, cada cena e cada capítulo ocorreriam no seu tempo e quais seriam seus derradeiros atos.
Havia, contudo, uma singela diferença, todas suas falas e ações eram tão adequadas a cada situação que fluíam sem esforços de maneira simples e natural, não havia nada de mecânico em tudo que fazia.
Quando adentrava um ambiente irradiava uma energia de paz e conforto, sua aura envolvia a todos que ali estivessem, com se uma uma brisa adentrasse em espaço abafado.
Contida, delicada, discreta e cautelosa em sua generosidade, não deixava vestígios do que fazia em favor de quem precisasse.
Ao saber de alguém distante e em sofrimento físico, moral ou espiritual, pedia a Deus que fosse permitido, se não a cura, o alívio e o conforto, sempre nos alertando, quando estiverem em dificuldades, especialmente em relação à saúde ou injustiças, lembrem-se, sempre haverá alguém em piores condições, sem nenhum tipo de assistência que não aquela sustentada pela fé e reiterava, quando se dirigirem a Deus peçam pelos que nada possuem e que se encontram em desespero, embora sejam os que mais precisam são os que menos recebem física e materialmente.
Demorei algum tempo para perceber meu egoísmo por reclamar sua presença e questionar a Deus pela suposta injustiça por Ele permitida, esse sentimento em mim ficou logo quando ela nos deixou, aparentemente tão cedo, com apenas 37 anos.
Seria esse Deus, que tudo deveria ver e cuidar, a permitir iniquidades para com os mais humildes?
Demorei alguns anos para assimilar e conseguir entender o paradoxo, quanto mais nos parecem complexos os sofrimentos humanos, com um pouco de atenção e desprendimento, sem fanatismos de qualquer ordem, saberemos que nada se faz ao acaso, há uma ordem natural da vida, a da simplicidade da ação e reação e da semeadura livre, sustentadas pelo livre arbítrio, definitivamente não há castigos decorrentes da ira de Deus.
Para o bem ou para o mal a cada ação que cometemos há uma resposta na mesma proporção e intensidade, e a semeadura que se faz livre é naturalmente obrigatória, Deus não está envolvido.
Quando alguém bom e que amamos nos deixa, dentre alguns comentários e pêsames, ouvimos, porque uma pessoa tão boa e generosa desencarna enquanto tanta gente ruim aqui continua?
A resposta é simples, feliz daquele que já cumpriu sua tarefa e pode retornar para a vida verdadeira e plena num plano mais evoluído que esse nosso, ainda carregado de sensações pesadas e de apegos ao que não é significativo, caldo onde se misturam mágoas, orgulho, vaidade, ódio e inúmeros interesses distanciados da fraternidade e do amor ao próximo.
Quanto aos desencarnes antes da hora, se precipitados por ações individuais ou coletivas que levam às tragédias, estejamos certos, Deus continua no controle e a quem, pelo livre arbítrio, der causa ao sofrimento de outros, não tenhamos dúvidas, o reequilíbrio virá e não será em forma de castigo.
Algumas pessoas
realmente veem
aquilo que lhes
convém
Conseguem ver maldade
em tudo.
Vivem de ilusões,
fantasiando emoções
sofrendo de alucinações
e causando confusão
Pessoas que gostam de de ser
o centro da atenção
e girar em torno do seu próprio
umbigo
Acredito que as mesmas vivem
de achismos
sem ter humildade
de buscar a verdade
3/9/15
Ousou ser rei enquanto ainda era tempo de ser príncipe.
Cruel foi o seu destino.
Despreparando para o mundo dos Reis e as responsabilidades que lhe são próprias, sem o amadurecimento capaz de sustentar os poderes de um monarca e sem a força capaz de sustentar sua espada, se deixou abater por duros golpes que sua idade e seu alto ego não esperavam. Sem os percalços da longa subida ao trono e sem o conhecimento que uma vida em busca das próprias superações oferece, se deixou abater por golpes para os quais ainda não havia sido preparado.
Às vezes, por orgulho, deixamos para trás
coisas que nos eram importantes
e permanece somente saudades de um passado distante
e que não volta mais.
Criamos ilusões a respeito de algumas coisas
e deixamos de lado o que realmente importa,
pessoas que amamos, e acabamos nos afastando
e com o passar do tempo não dá mais.
Quero deixar o orgulho e viver a esperança,
essa me faz viver e acreditar
que tudo é possível,
quando somos humildes
e reconhecemos o que nos faz bem.
Eu quero viver o presente
e ter em mente que sou capaz
de deixar meu coração me guiar
e buscar o que me deixa feliz
e esquecer as cicatrizes
desse orgulho ferido e saber que erro,
mas poderei consertar; e tudo pode mudar.
Os axiomas do cérebro humano são como uma escuridão a ser explorada pelos holofotes da leitura, mas a lógica da ausência de luz nos deixa omissos a não assumir nossos próprios holofotes. Sabemos que a escuridão não existe, mas se nós não lermos, nunca saberemos se estamos andando sobre a nossa própria iluminação, ou a iluminação de um agente externo. Sejamos esforçados, para não sermos usados como manobra de massa politica, religiosa, anti-religiosa e etc...Guardemos os nossos coraçãos e nossas mentes, para que não venhamos nos desviar dos nossos objetivos materiais e espirituais. Sejamos conscientes e coerentes naquilo que nos compraz, sabendo que amando a si mesmo estaremos amando ao próximo. Usemos de nossa liberdade para cativar iluminação naqueles que se sentem desiludidos, fracassados, desamparados e sem iluminação própria. Não sejamos a iluminação do nosso próximo, e sim, a fonte que o alimenta. Sabemos que quando sua luz florescer, ele andará sobre sua própria consciência.
Faço uma convocação aqueles que compreendem sua própria luz! Sejamos como brasa que não se vangloria com sua própria iluminação, sabemos que a iluminação da brasa não alcança uma distância tão grande quanto a de um holofote, mas é capaz de transmitir sensações que distância alguma poderia alcançar.
Amor não se mendiga, amor não se troca. O amor verdadeiro é voluntário, é recíproco, é um perfeito com imperfeições toleráveis. Não se ama alguém pelo bolso ou pela aparência física. Ama-se pelo caráter, pela forma de se tratar as pessoas, pela humildade, pelo carinho, honestidade e sinceridade. É uma pena que isso "quase" não existe mais.
Mas o AMOR de DEUS renova nossas forças, nos transmite paz e felicidade para toda a eternidade.
Um horizonte sempre distante
que não se comunica com o presente,
mas jura estar presente no futuro.
Jura estar ao lado e assim se acredita que esteja.
Assim se pretende ser mais humilde e normal,
ou simplesmente mais humano.
Meus próprios sonhos enxergam
o mesmo horizonte da minha realidade
e se expressam da mesma maneira que desejo.
Por amor a Cristo, saia no prejuízo. Peça perdão, mesmo se não houver o que ser perdoado. Ame, mesmo que não haja motivo para amar. A Palavra de Deus nos MANDA colocar o nosso próximo como SUPERIOR a nós e a AMA-LOS como a nós mesmos.
É necessário rever nossos conceitos. (Fp 2:3, Mt 22:39b, 1 Pe 5:6, Lc 14:11)
Serenidade
Viver não é uma tarefa fácil é uma travessia de uma ponte repleta de falhas, acertos, desafios e vitórias, mas neste caminho, nesta ponte, devemos conservar nossa serenidade, conservar o nosso eu. Ser sereno é amar a si próprio, doar um tempo para si mesmo, se olhar no espelho e gostar de quem está vendo a sua frente, ser sereno é aceitar as demais pessoas e as situações que a vida nos põe da forma que elas são, ser sereno é ser realista, positivo e acreditar em um amanhã melhor, ou mesmo, acreditar que o hoje pode ser diferente de tudo que já se foi vivido. Não é uma tarefa fácil a serenidade, mas não é impossível.
A vida nos põe em situações diversas, algumas fáceis de se viver outras tão inovadoras que nos perdemos e não sabemos lhe dar com elas, outras então, incompreensíveis, mas acredite em sua serenidade eleve seu ego positivo, busque forças em seu caráter, levante a cabeça e veja as melhores soluções ao seu redor. Se a vida te tem dado surpresas desagradáveis essas são para teu crescimento pessoal, lembre-se que quando um palhaço recebe um pisão de uma criança, ele simplesmente sorri, afasta a criança de perto dele e faz uma palhaçada, para que aquela criança aprenda que aquilo que ela fez é errado, por mais que esteja doendo aquele pisão nele. Ensine aos pisões da vida que você é melhor e mais forte que eles, afaste de você a negatividade e prove a si próprio que mesmo com a dor você é capaz de sorrir para o mundo.
Seja humilde, a humildade é o caminho para serenidade e se não está sendo fácil, busque ajuda. Não te prendas aos pensamentos, às dúvidas, aos acasos criados na mente, a mente nos confunde quando não temos atitudes, nos prende a situações que não existem na realidade e nos faz perder aquilo que temos pouco nesta vida, o tempo. Seja objetivo, seja sereno, seja humilde e a vida te trará as melhores coisas que tem nela. Não se importe com o que os outros dizem ou pensam, pois, a consciência limpa é o melhor estado de espírito que uma pessoa pode ter na vida. Não isole seus melhores amigos, as melhores pessoas de sua vida e sua família por temer as crises da vida, sabia que são essas as pessoas que verdadeiramente torcem por nós que nos ajudarão a atravessar a ponte da vida e a chegar ao caminho da real felicidade. Viva cada momento, cada instante e sorria sempre, mais vale um sorriso dado de graça do que uma lágrima escorrida por um preço pago na vida. O mundo precisa mais de serenidade e de menos pensamentos dispersos.
Seja sereno!
Não adianta dar poder a quem não sabe lidar com ele. Ser superior as pessoas não significa que você tem o direito de pisar nelas, do contrário, mostrar sua humildade, elegância, decência e capacidade, vai mostrar o real motivo de sua superioridade, o porque de sua pessoa ter sido escolhida para função ou cargo de comando.
Em frase Maquiavel disse "Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é", palavras que descrevem exatamente a pessoa que alcançou o poder, mas que não tem a capacidade de lidar com ele.
A vida é tão interessante que nada dura pra sempre, hoje o poder pode até estar em suas mãos, mas uma hora este será tirado de você, não espere esse dia chegar para mostrar que és superior ao poder que te pertence, seja uma pessoa humilde, mas sem desvalorizar seu empenho, seja uma pessoa modesta, mas sem desmerecer sua capacidade, seja uma pessoa melhor que as outras, mas não faça delas sua escada para alcançar seus objetivos.
O poder pode mostrar quem você realmente é, mas a falta dele mostra quem você poderia ser. Faça as melhores escolhas, tome a mais correta atitude e tenha sempre na mente a verdade de que o mundo da voltas e surpresas existem.
OS DENTES DE JOÃOZINHO
Joãozinho apareceu no primeiro dia de trabalho com um par de sapatos maior que o seu pé. As roupas, bem largas, dançavam em seu corpo delgado. Ainda não havia recebido o uniforme azul para a labuta, e por isso precisou improvisar. Todo mundo reparou o seu jeito meio desconjuntado, mas ninguém comentou patavina.
No outro dia, já de uniforme e sapatos luzentes do seu tamanho, veio de cabelos bem penteados e unhas cortadas. Apresentava-se sempre sorridente e cortês, assim como havia aprendido em seu treinamento para ser um jovem aprendiz, e assim também como, decerto, ditava a sua própria natureza.
Os dias foram passando e todo mundo se afeiçoou ao Joãozinho. Um garoto de costumes simples e jeito humilde, mostrava-se sempre prestativo, educado, gentil e bem humorado.
Pele negra, estatura pequena, bastante magro, cabeça ovalada enfeitada de madeixas negras encaracoladas, mãos, pés e orelhas desproporcionais, Joãozinho no auge de sua adolescência, tinha os dentes grandes e brancos sempre ostentados em um sorriso.
– Joãozinho, você cuida muito bem desses seus dentes, hein? – Disse como forma de encômio, no intervalo do café.
– Sim, senhora, cuido sim. Na verdade a mamãe faz uma fileira conosco todas as manhãs e no fim do dia. Ela mesma escova nossos dentes.
Sem entender muito bem aquela resposta, continuei meus questionamentos:
– Como assim João? Você já tem 15 anos de idade, já sabe escovar seus dentes sozinho. Sua mãe não precisa mais te ajudar.
– Sabe, dona, lá em casa a água é difícil. E não temos escova de dente. Mamãe pegou alguns sabugos de milho, cortou assim ó (mostrou com as mãos vários longos cortes na vertical) e cada um de nós tem uma “lasca”. Somos doze, né…
Eu continuei ouvindo estarrecida, não imaginava que era aquela a realidade de Joãozinho.
– Dos doze, dona, dez já tem dentes, dois são muito bebês ainda. Daí mamãe guarda nossas “escovas” bem organizadas na beira da prateleira e cobre com um paninho bem limpo. De manhã e à noitinha ela nos coloca enfileirados por ordem de tamanho, e começa o trabalho do menor para o maior. Os pequenos, que não tem dentes, ela limpa direitinho a boca e as gengivas com um rasgo de fralda umedecida na água. Na sequência, ela vai pegando as nossas “escovas”, passando um pouco de sabão de coco na ponta e esperamos todos de boca bem aberta. Mamãe é muito inteligente, dona, ela nunca confunde nossas “escovas” para não correr o risco de pegarmos bactérias da boca um do outro.
Joãozinho descrevia aquele rito com uma absurda riqueza de detalhes, e com os olhos tremeluzindo de orgulho da sua tutora esmerada. E ainda teve mais:
– Ela escova nossos dentes, dona, pois pela manhã, por exemplo, só temos um balde grande de água para tudo. E mamãe, para não desperdiçar, faz o trabalho ela mesma, evitando que entornemos ou que um de nós use mais água que o outro. Ela pega o copo de ferver a água do café, enche, e faz com que aquela porção dê conta de todos os nossos dentes. Sabe, dona, sabão de coco não é muito gostoso não, mas olha o resultado (e arreganhou os dentões todo soberbo). Como sou o maior e mais velho, sempre fico por último, e às vezes saio de casa com gosto de sabão na boca, pois o que sobra de água para mim para retirá-lo às vezes é bem pouquinho.
Joãozinho relatou sua higiene bucal e a de seus irmãos com muito empolgamento e a mesma alegria estampada na cara, do começo ao fim. Pelo que se podia perceber, era um momento ímpar de união familiar e partilha, promovido pela mãe daquela trupe.
Após o seu relato, engasgada, não consegui falar muita coisa. Terminei o meu café, já frio, agradeci pela história em murmurejo e saí dali de volta para o meu gabinete de trabalho. Mas não consegui ficar sentada por muito tempo. Peguei a minha bolsa e avisei a minha secretaria que iria rapidamente a um supermercado nas redondezas.
No final do expediente, como era de costume, Joãozinho foi até a minha sala perguntar se existia mais alguma demanda para aquele dia, e, em caso de minha negativa, sempre se despedia com o mesmo mantra “deus te abençoe, te dê tudo em dobro e a faça sonhar com anjinhos, dona”.
Estendi a mão com uma sacola plástica com as compras recém-adquiridas e entreguei ao Joãozinho. Lá dentro quinze escovas de dente de tamanhos e cores variados, alguns pacotes de algodão, dois pacotes grandes de lenços umedecidos, cinco tubos de pasta de dente com sabores diversos, um vidro grande de enxaguante bucal e duas embalagens de fita dental.
– Toma João, coloca na prateleira da sua mãe.
João recebeu a sacola com uma interrogação na fronte. Abriu e espiou, matreiro. João não sabia o que fazer de tanta satisfação. Abriu, vislumbrou e fechou aquela sacola plástica um milhão de vezes, como se ali escondesse uma grande e reluzente barra de ouro. Ele não acreditava no que via. Não sabia se agradecia, se me abraçava ou se saía correndo dali para encontrar logo a mãe.
– Dona, isso é pra nós mesmo? É sério? – Perguntou, com os olhos marejados.
– Corre, João, sua mãe precisa se organizar para o ritual da tarde. – Respondi.
Joãozinho, se não bastasse, deixou a sacola sobre a mesa, e subitamente, ajoelhou aos meus pés principiando um Pai Nosso bem alto, com as mãos para cima. Tentei retirá-lo dali puxando-o pelo braço, constrangida, mas foi em vão levantá-lo. Deixei-o terminar a sua oração. Era o seu jeito de agradecer por aquele gesto tão ínfimo da minha parte.
– Deus te abençoe, te dê tudo em dobro e a faça sonhar com anjinhos, dona.
E aconteceu. Naquela mesma noite eu sonhei que estava no Céu. Doze anjos negros e lindos, cabelos pretos encaracolados, vestidos de branco, asas enormes, suspensos do chão, cantando divinamente em uníssono, alinhados, mostrando os seus sorrisos com dentes tão brilhantes que ofuscavam o meu olhar…
Uma relação não é feita de amarras, não é uma prisão... É escolha, decisão (...) "É dentre todas as pessoas no mundo, melhores, piores, mais atraentes ou outra coisa, vc optar em permanecer ao lado 'daquela ali', e não de alguma outra".
Valorize quem não te trocaria, se ela for embora não adiantará nada correr atrás depois... As pessoas permanecem onde elas são amadas, desejadas e cultivadas.