Textos de Filosofia

Cerca de 2258 textos de Filosofia

⁠O peculiar de minha obra, e o que causará a admiração dos presentes é que, assim como a Providência tem feito inclinar a balança de quase todos os acontecimentos do mundo até um ponto e os tem forçado a tomar um mesmo rumo, assim também eu nesta História exporei aos leitores sob um só ponto de vista o mecanismo de que ela tem se servido para a consecução de todos os seus desígnios.

⁠Através da oxitocina e da vasopressina, nos sentimos apegados com a outra pessoa, ligados nela feito nossa cara metade, a vemos como única para nós, como se não existisse no mundo outra melhor, e ainda nos fazem sentir prazer de estarmos hipermotivados, devido ao circuito de recompensa acionado.

⁠Se o presente é um fluxo contínuo entre o passado e o futuro, lamentar uma dor é, então, colocá-la como contínua de sofrimento em todos os dias de sua vida. Quer ser feliz? Mude de atitude, faça do seu presente o começo de um passado de felicidade e deixe o resultado ecoar por toda a eternidade.

⁠Levantei para beber água e fiquei fascinado por um céu límpido e coberto de estrelas — cada qual com o seu tom e intensidade de brilho. A vida moderna coloca teus olhos diante de coisas que parecem magníficas, mas nada é mais magnífico que as coisas da natureza. Coisas que aqui estão dês dos primeiros homens. Coisas que meus antepassados puderam contemplar, e que agora eu contemplo. Olhar para as estrelas é como olhar para o passado — e isso é uma coisa que eu sempre gostei de fazer.

⁠90% do sucesso que conquistamos na vida passa! A realização e concretização de sonhos e novas ideias, nos move a ter sempre sucesso. Sem ele, seríamos peculiares e não dispostos a desafios no decorrer da vida. O sucesso se torna sucesso para todos aqueles de plena consciência de que o presente da vida é ascender!

Jamais entendi os jovens, e jamais conseguirei compreender os mais velhos, minha idade é única por isso os que me acompanham e conseguem perceber que estamos presos em um lapso temporal criado apenas para nossa geração, é abastecido com coisas e momentos limitados a nossa instrução e relação com a sociedade atual, em termos mais práticos, o que consumo hoje é voltado apenas para minha geração, e o que os jovens consomem é apenas para a geração deles, e sempre foi e será sempre assim, e quando percebemos isso ficamos assustados, pois não conseguimos transmitir as ideias e conceitos para os demais, teremos que aguardar a chegada deles a esta mesma idade para que possam chamar isso de aprendizado de vida.

Inserida por jhonmach

Para a estupidez humana não há e nunca haverá limites; pois a nossa existência é de tal forma que nos faz refletirmos sobre nossa própria reflexão ao ponto de ser indistinguível toda e qualquer forma que supostamente haveria nos criado, programado ou qualquer sinônimo que haja para a fase de criação de nossa espécie ou de nossa programação em geral.

Inserida por Reiden

O homem sem nenhuma ambição é água empoçada, que apodrece com o tempo. O homem com ambições desmedidas é água desnorteada, que alaga tudo pela frente, causando tragédias. O homem equilibrado dimensiona a ambição na medida certa, não permitindo que a água empoce ou alague, e sempre direcionando para a fertilização.

Inserida por fabioxoliveira2007

A maior experiência humana é a do amor, da solidariedade, da tolerância, da compreensão e da compaixão. A Filosofia só faz sentido se for vivida, envolvida pelo amor e pelas virtudes perenes. Não me pergunte quais são as virtudes perenes? Descubra-as! Quer saber o que é amor, também? Descubra-o, pois não tenho como te explicar! Talvez eu não saiba também.

Inserida por fabioxoliveira2007

A genuinidade da mente que te acalma o coração quando tu perdes a calma a procura de algo que nao esta la mas sentes seu bater suave da alma ,que deseja mais deseja estar e escreve para esquecer ,passa se segundos, horas, dias, semanas, mês, anos, década, séculos, milénios, e nada muda o seu querer, e por querer tanto, vive sozinho só acompanhado por vento e a lua um tão o mio presente e outro tão longe,um visível outro invisível, e em sonho acorda de seu lado agarrando sou mão, ela ainda dorme ele aprecia seu sonho, sussurra palavras de amor e a promessa que vai voltar e nunca mais a deixar, ela acorda e da lhe um beijo, ele acorda na sou cama só, lágrimas lhe correr pela a cara mas ele nao sente pois ainda esta com a cara dela bem explicita em sou mente começa e olhar a rua e lhe da uma saudade daquela janela onde todo os dias espreitava para ver se la estava a estrela mais brilhante que já encontrara na sou caminhada, e ai vem a pergunta será que e todo um troco da mente ou ela esta la no outro lado

Inserida por mellakns

A mais alta sabedoria é saber o que ignorar. Aprende-se isso com a mais pura racionalidade e uma pitada de insignificância. O otimismo com o pessimismo apenas acaba nos fazendo ver de um modo mais amplo; aplique-se esta analogia ao conhecimento e a ignorância e verá que a mais pura sabedoria é saber o que ignorar.

Inserida por Vouapagar

Não se necessita um criador para se existir vida, vamos pensar como seres dinâmicos que somos: Se o universo é infinito existem imagináveis variações de seres, e a nossa galáxia se originou na medida para se possibilitar a nossa vivência, o sol a uma distância certa, a Terra com uma força gravitacional que nos segura no chão, tudo sob medida para uma humanidade. Agora vamos partir para um lado de mais abstração, talvez não somos os únicos de fato nessa galáxia, apenas os seres que ainda estão em observação, que não valem a pena se comunicar ou interferir, pois cada realidade tem seu início e fim, e nós não fazemos diferença alguma para o universo, tangemos poeira espacial, o erro da combinação genética.

Inserida por Apolyti

Sendo os homens Espíritos em expiação na Terra, Deus, como bom pai, não os deixou entregues a si mesmos, sem guias. Em primeiro lugar, eles têm os seus Espíritos protetores, ou anjos da guarda, que por eles velam e se esforçam por conduzi-los ao bom caminho; têm ainda os Espíritos em missão na Terra, Espíritos Superiores que de vez em quando encarnam entre eles para, pelos seus trabalhos, lhes iluminarem a estrada, fazendo avançar a Humanidade. Embora Deus haja gravado sua lei na consciência, julgou por bem formulá-la explicitamente. Primeiro lhes enviou Moisés; mas as leis de Moisés eram apropriadas aos homens de seu tempo; ele não lhes falou senão da vida terrena, de penas e recompensas temporais. Veio em seguida o Cristo completar a lei de Moisés, por meio de um ensino mais elevado: a pluralidade das existências, a vida espiritual, as penas e recompensas morais. Moisés os conduziu pelo temor, o Cristo pelo amor e pela caridade.

A Bíblia pode ser tanto palavra de Deus e devotamente se meditar nela, como pode ser um objeto de pesquisa. O problema é que na primeira opção, o homem adora a Deus, mesmo sem entender tudo o que se lê, mas na segunda opção, por causa da ciência em volta do objeto, o homem precisa de provas para que possa adorar em paz!

Inserida por israellopess

Deve ser usada apenas a ferramenta do assistencialismo se for a última opção possível e mesmo assim deve estar acompanhada de ações que produzam meios para que dure menos tempo possível pois, do contrário, o assistido passa a ser refém de quem promove esta ação por torna-lo dependente e inoperante. Pior ainda quando ocorre entre o governo e o cidadão assistido uma comunhão de interesses mútuos para que seja mantido o assistencialismo e, seja de um lado ou seja de outro ou de ambos, passam a ser elementos de corrupção acionada pela pseudo caridade.

Inserida por carlos_alberto_hang

Do que seria a luz, se não houvesse a escuridão?Qual seria a importância da vida, se não houvesse a morte?Lembre-se,que para tudo de bom que acontece ,e para toda solução, havia momentos ruins para que tal proeza ,pousasse em nossa vida.Por trás de um homem forte, há um homem cheio de cicatrizes.

Inserida por AmanteDeFilosofia

Saber sentindo a vida e sua dinâmica em movimento, é acolher que nada é igual nesse agora. A continuidade da dança da vida, marca o presente com sua perspicaz coerência de jamais ser a mesma, portanto, tomar a si ou qualquer outra referência pelos passos marcados que os pensamentos traduzem, é querer parar a roda e fixar a fluidez da existência; acreditar na estagnação do "ser" e limita-lo ao tempo e espaço, inexistentes.

Inserida por katia_de_souza

O Egito é um país de muitos contrastes. Contrastes sociais, contrastes políticos, contrastes religiosos e esses contrastes você vê na rua, prédios milionários ao lado de miséria. Cairo parece uma grande favela, mas eu aprendi com isso que eles se importam mais com o interior. Por fora, sem tinta, sem embolso, sem cor, mas por dentro tapetes caros, lustres luxuosos, corrimãos de ouro. Contrates. Adultos brigões e nervosos, crianças sorridentes e amigáveis. Contrates... Contraste religioso, um pregando a paz através da tolerância, da aceitação dos diferentes o outro da aniquilação sumária do oposto. Contraste. Contraste político. Um governo populista que roubou em um ano o que o governo militar roubou em trinta. Extremos. No museu, só o esquife do Tutankamon tem mais de uma tonelada e meia de ouro maciço, na rua pobreza. Vai levar tempo pra eu digerir tudo o que eu vi, vai levar tempo pra eu compreender esse mundo. Mais uma coisa é certa, eu compreendi logo de cara que o que importa é o que está aqui dentro. Não importa o que as pessoas vêm, não importa. Só importa o que está dentro de nós. Aqui dentro... um coração de ouro... para amar... aqui dentro, uma mente iluminada, inteligente o suficiente pra saber que ela é limitada e que tem muito a aprender. Porque para uma mente expandir ela não pode se isolar em extremos, ela tem que fazer curvas como o Nilo. E acho que muito mais do que conhecer tudo isso, eu conheci a mim mesmo.

Inserida por Gadioli

"Criei filosofias de vida a fim de buscar certo sentido na vida que a religião e a ciência não estivessem envolvidas e percebi o porquê são retratadas como um refúgio para a maioria: porque a vida não se tem um sentido racional, sem uma pitada de criatividade, teoria ou de fé. É engraçado dizer isso a público, pois muitos, que já imagino quem, pensarão: “E por que não se entrega de uma vez? Por que não faz o que aprendeu dês de criança?”. Bem, diferente de grande parte das pessoas, viver com um sentido/esperança/crença não se está em minha lista de “Coisas básicas para viver”. Afinal de contas, não sinto necessidade de ter um propósito, objetivo de vida ou até mesmo uma esperança que demais se submetem por medo da morte; algo irracional visto que o dia que você morrer, será impossível evitar. Para mim, o sentido da vida é evoluir – Reconhecer nossos erros e nos empenhar para mudar, principalmente as características/pensamentos/sentimentos que nos aprisionam e os mesmos que prejudicam as pessoas a nossa volta. Afinal, seja qual a religião ou filosofia de vida, todas focam na construção do próprio ser, na construção da alma e consciência de cada individuo; ambos só dão certa razão para tal. Para mim, tal razão não é uma necessidade, pois, ainda que eu saiba da grande porcentagem de que de fato não tenha, eu arrisco-me ao procurar por tal sentido. Ter dito tais coisas não significa de que sou um descrente, pois em uma definição bem especifica sobre minha religiosidade se é denominada por Deísmo, que diferente dos ateus, acredita na existência de Deus e até pode defender essa idéia, mas que também acredita na possibilidade da inexistência. Afinal, busco um sentido na vida e não uma religião ou fato científico. Para tal busca é necessário se libertar de qualquer possível prisão feita pela sociedade, ou seja, é necessária uma constante evolução. E para deixar claro: Sou um Procurador da Razão, e “não uma Pedra de tropeço” ou que desnecessariamente nega a Deus. Se um dia, supostamente encontrar uma resposta negativa sobre tal questão importante, não revelarei certamente ao mundo, deixarei ser apenas uma sombra de duvida, pois nem sempre a verdade é “Libertadora”. Espalhar o caos seria monstruosidade da minha parte, pois muitos manifestam o poder de Deus de forma descarada, pois mesmo que não exista, apenas pela fé do individuo, já o fez acreditar em milagres e de que poderia evoluir sua consciência para fazer o bem ao próximo e, de fato, conseguir. Isso até não prova a existência, mas prova a força que este ser tem, existindo ou não."

Inserida por nathanbartzen

A ascensão da tecnologia no mundo não é apenas a marca do início do domínio da máquina sobre a humanidade, mas a percepção de uma autossuficiência humana, buscando desvendar os segredos universais, sem a precisão da existência de um Deus. Cuidado, porque o que pode acontecer após alguns anos é realmente assustador...

Inserida por matheuserafimazevedo