Textos de Filosofia
" Ernesto Bozzano cita,no entanto,casos em que de maneira alguma se poderia invocar a possibilidade de haver um médium armazenado no subconsciente certos conhecimentos revelados inesperadamente."
Deolindo Amorim escreve no prefácio da obra: Literatura de Além-túmulo de Ernesto Bozzano.
800. Não será de temer que o Espiritismo não consiga triunfar da negligência dos homens e do seu apego às coisas materiais?
{ _ “Conhece bem pouco os homens quem imagine que uma causa qualquer os possa transformar como que por encanto. As idéias só pouco a pouco se modificam, conforme os indivíduos, e preciso é que algumas gerações passem, para que se apaguem totalmente os vestígios dos velhos hábitos. A transformação, pois, somente com o tempo, gradual e progressivamente, se pode operar. Para cada geração uma parte do véu se dissipa...]
" LEMBRAR É RUIM? FAZ MAL? "
488.A.K. Os parentes e amigos, que nos precederam na outra vida, maior simpatia nos votam do que os Espíritos que nos são estranhos?
R: “Sem dúvida e quase sempre vos protegem como Espíritos, de acordo com o poder de que dispõem.”
A.K.a) - São sensíveis à afeição que lhes conservamos?
R. “Muito sensíveis, mas esquecem-se dos que os olvidam.”
" Espíritas! Sois os pioneiros desta grande obra; tornai-vos dignos desta gloriosa missão cujos frutos sereis os primeiros a colher; pregai com palavras, mas sobretudo pregai pelo exemplo; fazei com que ao vos ver não se possa dizer que as máximas que ensinais são palavras vãs em vossa boca. "
Allan Kardec.
TEMOR DA MORTE.
" O homem, seja qual for o grau da escala social a que pertença, a partir do estado de selvageria, tem o sentimento inato do futuro. Diz-lhe a intuição que a morte não é a última palavra da existência e que aqueles que lamentamos não estão perdidos para sempre. "
Allan Kardec.
" A Doutrina Espírita muda inteiramente a maneira de encarar o futuro.A vida futura não é mais uma hipótese,mas uma realidade;o estado das almas após a morte não é mais um sistema, mas um resultado da observação.O véu está levantado; o mundo invisível nos aparece em toda a sua realidade prática. Não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa,mas foram os próprios habitantes desse mundo que nos vieram descrever sua situação.Nós aí os vemos em todos os graus da escala espiritual,em todas as fases da felicidade e da desgraça Nós assistimos a todas as peripécias da vida de além-túmulo. "
Allan Kardec.
" Pelo fato do Espiritismo assimilar todas as ideias progressistas, não se segue que ele se faça campeão cego de todas as concepções novas, por mais sedutoras que se apresentem à primeira vista, com o risco de mais tarde receber um desmentido da experiência e de se dar ao ridículo de haver patrocinado uma obra inviável. "
Allan Kardec.
" Se ele (O Espiritismo) não se pronuncia abertamente sobre certas questões controvertidas, não é, como poderiam supor, para manejar os dois partidos, mas por prudência, e para não se adiantar levianamente num terreno ainda não suficientemente explorado. Eis por que ele não aceita as ideias novas, mesmo as que lhe parecem justas, senão inicialmente, sob reserva, para efeito de futura ponderação, e de maneira definitiva apenas quando chegaram ao estado de verdades reconhecidas.
Allan Kardec.
" A existência dos Espíritos é inerente à espécie humana. Não é possível evitar que existam, como não se pode impedir a sua manifestação, do mesmo modo que não se impede o homem de caminhar. Para tanto eles não precisam de licença e se riem de toda proibição... "
Allan Kardec.
A mente humana é uma grande interrogação, até mesmo para os grandes filósofos. Ela pode ser um prato cheio de coisas boas e positivas, mas também um dilúvio maior que sua arca. Por isso, você deve se apropriar do conhecimento, pois, caso sua arca se quebre, você terá a planta e o material para consertá-la.
- Samuel B. Souza
"Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." A declaração realizada por Salomão o rei mais sábio de toda história resume o sentido da vida. Visto que, na jornada da vida a reflexão entre a nossa chegada e partida iŕa ansiar por respostas. É evidente, que esse questionamento não se resume apenas em ciência. Mas, também pelo reencontro espirutual com Deus.
Em primeiro momento, é oportuno dizer que a ciência não é inimiga da religião. O objetivo da ciência é produzir verdades discutíveis e não verdades inquestionáveis. Ja o da bíblia tem o propósito de mostrar o caráter imutável de Deus e ensinar o amor.
Indo direto ao ponto, existem duas vertentes majoritárias que falam sobre a criação do mundo: o Evolucionismo e o Criacionismo.
A teoria da evolução propõe que os seres humanos se desenvolveram a partir de formas de vida primitivas. Essa abordagem é amplamente divulgada por meio de filmes, o que dificulta questionamentos por apresentar uma explicação simplificada com apoio de efeitos visuais. Contudo, ao examinar as evidências que apoiam o modelo de Darwin, percebe-se que as amostras não são tão evidentes. Algumas pesquisas se baseiam em fragmentos isolados de fósseis, o que abre espaço para interpretações subjetivas. Um exemplo é o fóssil de Lucy, da espécie Australopithecus, descoberto por Donald Johanson e que está no Museu de Paleontologia de Michigan. Isso ilustra que as reconstruções artísticas podem ser mais variadas do que as certezas científicas. As representações de Lucy em museus variam bastante. Apesar da aparente solidez dessa teoria, a ciência ainda não conseguiu comprovar que os humanos descendem de um ancestral comum com os macacos, como é sugerido pelo evolucionismo.
Em contrapartida, a teoria do criacionismo defende a existência de um ser Divino responsável pela criação do ser humano. Essa informação está presente no livro de Gênesis, atribuído a Moisés. A Bíblia cristã é composta por uma coleção de textos escritos por pessoas que tiveram inspiração divina. Ela também contém importante relatos de eventos históricos. Um exemplo disso é o redescobrimento da Mesopotâmia, no Século XIX, localizada no atual Iraque entre os rios Tigre e Eufrates, que menciona o império Assírio, mesmo na ausência de documentos que comprovassem tais fatos até então. Alguns críticos consideram essa narrativa bíblica como uma história mitológica. Vale ressaltar que esse acontecimento ocorreu em um período em que o foco não estava no ensinamento religioso, mas sim na coleta de artefatos históricos destinados a museus ou colecionadores particulares.
Indubitavelmente, as áreas da ciência, filosofia e religião serão melhores compreendidas quando o ser humano compreender a sua importância e pequenez nesse mundo. E ao entender a autoritade do seu Criador e o significado do amor deixado nas escrituras sagradas o homem encontrará o propósito da vida.
#Reflexão - @R_Drigos (Goiânia, 11/2024).
Fora das obras fundamentais da
Doutrina Espírita,existe um grande número de livros, tanto antigos quanto
modernos,úteis ao complemento desses estudos,e que são ignorados,ou sobre os
quais faltam informações necessárias para obtê-los. É visando preencher esta
lacuna que a Livraria Espírita foi fundada."
Allan Kardec
“O
interesse que se liga cada vez mais aos estudos psicológicos em geral, e, em
particular, o desenvolvimento que as ideias espíritas têm tomado de alguns anos
para cá, fizeram sentir a utilidade de uma casa especial para a concentração dos
documentos concernentes a essas matérias. "
Allan Kardec.
O Diálogo Eterno
No princípio, Thales contemplou o mar,
"tudo é água", o mundo a flutuar.
Parmênides contestou, com ousadia:
"o ser é imutável, a mudança é utopia."
Heráclito, no fluxo, ergueu sua voz:
"tudo flui, nada permanece em nós."
Platão buscou o ideal, além da visão,
"o mundo das ideias é a perfeição."
Aristóteles, atento, fez sua objeção:
"o real é a substância, a causa e a ação."
Santo Agostinho, em prece, refletiu:
"amo-te, verdade, tardia, mas foste o que insistiu."
São Tomás, da razão e fé defensor,
clamou: "a causa primeira é o Criador."
Maquiavel, ao poder fez seu louvor:
"o fim justifica os meios", disse com ardor.
Descartes duvidou, firme em sua missão:
"penso, logo existo" — a base da razão.
Locke, na tábula rasa, escreveu o saber:
"somos moldados pela vida e o aprender."
Schopenhauer lamentou, com profundo pesar:
"o mundo é vontade que nos faz penar."
Kant, do dever, trouxe nova lição:
"age como lei universal tua ação."
Hegel viu o mundo em dialética erguido:
"tese e antítese, o real é um tecido."
Nietzsche, no eco, um desafio deixou:
"torna-te quem és" — assim ele ensinou.
Beauvoir, na igualdade, desafiou o viver:
"não se nasce mulher, torna-se ao crescer."
E Sócrates, sereno, em sua ironia,
deixou: "só sei que nada sei," como guia.
E assim, no ciclo, a filosofia caminha,
do eterno perguntar ao que nos aninha.
No fim, todos juntos, num coro a ensinar,
que pensar é existir e, no existir, amar.
GinoPedro
" Certamente os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis pelos animais, muitas vezes tomados de súbito por esse pavor que vos parece infundado, e que é causado pela vista de um ou vários desses Espíritos mal-intencionados para com os indivíduos presentes ou para com os donos desses animais. :
Espírito: Erasto.
" Resumindo: os fatos mediúnicos não se podem manifestar sem o concurso consciente ou inconsciente do médium, e só entre os encarnados, Espíritos como nós, é que podemos encontrar os que nos podem servir de médiuns. Quanto a educar cães, aves ou outros animais para fazerem tais ou quais exercícios, é assunto vosso e não nosso. "
Espírito: Erasto. .
PENSAMENTOS HÍBRIDOS
De João Batista do Lago
*****
A democracia, quando luta de todos,
é expressão do absoluto político;
mas, quando luta de partidos,
é absoluta expressão da miséria humana
(João Batista do Lago)
Não preciso da tutela de quaisquer heróis da mundidade do mundo;
meu herói é poema,
nele está toda verdade
(João Batista do Lago)
Toda Alma sem Espírito é zumbi
na seara das cidades sem alma;
sem espírito
(João Batista do Lago)
Eleição é rota para união de todos;
o eleito terá que ter todos em-si
(João Batista do Lago)
Imiscuir-se em Política não é intromissão;
é missão do cidadão consciente
que busca a verdade “sui”
(João Batista do Lago)
Necessário nascer-se a cada morte inconsciente:
morra-se diariamente;
nasça todos os dias
– a morte nada mais é que o nascer-se consciente.
(João Batista do Lago)
Sê dono da tua vontade;
ela é toda verdade que nasce em ti.
Mas se tiveres dúvidas, para.
Não continues para que não te enganes com falsos caminhos.
A verdade é labirinto:
nela há muitas trilhas e passagens,
mas deves procurar a ponte para a saída,
que é única
(João Batista do Lago)
Vês aquela Igreja…
aquela escola…
aquele palacete!
Onde se encontram os seus construtores?
Onde eles habitam agora?
Por ventura conheces algum?
Te ocorreu procurar por eles?
Então não o tomes por ignorantes;
tampouco o incomodes com a tua ignorância…
(João Batista do Lago)
O sentido da vida pode ser definido com a conexão de cada átomo
que silenciosa e perfeitamente conecta tudo que existe.
Todo filósofo que comunicou sua experiência, sua ideia, seu saber ou não saber,
definiu o sentido da vida segundo seus olhos viam naquele instante.
Todo homem ou mulher, poeta,músico,compositor ou doutor,
ferreiro ou pedreiro, mestre ou aprendiz
que consegue definir o sentido da própria vida é um filósofo.
A tendenciosidade é um dos cânceres do relacionamento humano.
Ela fecha a porta das amizades verdadeiras, do reconhecimento e, claro, da gratidão. Abre as portas do preconceito, da exclusão, da segregação.
O amor é abrangedor, acolhedor, sóbrio... jamais tendencioso.
O agir por impulso é tendencioso
O agir pela intuição é misterioso, poderoso.
Quanto ao instinto, nós não o controlamos muito bem; nele está o gatilho da temperança, logo, para ter êxito no quesito saber se relacionar com o outro, tudo vai depender do seu nível de prática do autocontrole e da sua capacidade de amar incondicionalmente.
É engraçado o ateísmo, sua definição é a ausência de crenças mas vejo muitos tentando "converter" fiéis de forma a desvendar seus mistérios e milagres.
Tentando demonstrar a racionalidade em ciências teóricas - não comprovadas - se assemelha a um fanático religioso e intrometido.
Eu posso dizer hoje que a minha posição quanto a religião é que não a tenho como tal, percebo mais como filosofia de vida ou um contra-peso que estabiliza os nossos anseios, medos e confianças.
Quanto ao fantástico sou extremamente cético e inabordável, costumo similar a ele só que na realidade; nosso terreno assim como a natureza e o espaço.
Mas por mais que seja esta a minha visão, ainda sim vejo beleza nos crentes, pois mesmo que sejam alienados ou não, conseguem ter fé e esperança onde só me cabe o raciocínio e a limitação humana.
Vivo pensando como seria bom estar errado e eles estarem certos, de que existe alguem bom olhando por nós ou que tudo que fizemos esta escrito e por isso não me permito, não me permito discutir os fins, e me contento a viver os meios.
Se todos pensássemos desta forma individual, teríamos grupos diferentes um tanto que iguais e compartilharíamos de um exato sentido, sentido de viver.