Textos de Filosofia

Cerca de 2163 textos de Filosofia

Provavelmente você nunca lerá o que vos escrevo,

isso me aperta o coração.

Acordar pensando em você tem sido um exercício diário,

ao qual me dói repetir.

De repente, suas férias estão sendo agitadas, ou piores que a minha,

afinal, o que uma princesa faz nas férias?

Um súdito chamado moral vigia-te,

até quando tentas ignorar-lhe, ele estará ao teu lado.

Por coerção dos que te rodeiam me deixastes de lado,

e mesmo assim ainda estou aqui, pensando em você.

Nos meus devaneios, lembro-me da garota linda que me fez feliz,

daquela que prometera está disposta a amar-me por reciprocidade.

No afã do meu dia a dia tentei criar forças para reconquistar-te,

tentativas em vão, isso não me deixa triste,

pois quem ama é capaz de sentir felicidade ao saber que o seu amor está bem.

Se um dia, no alto de vossa humildade, lembrar de mim,

saiba que espero-te de volta, e se não quiser-me, saiba que estarei feliz em saber,

que você estará feliz.



-Lucas Ben David

Inserida por LucasBenDavid

Espaço, tempo e amor

Uma palavra ou, as vezes, até o silêncio, diz tudo que precisa e deseja ouvir. As coisas resolvem, então, simplesmente acontecer. A fluidez é incrível. Assim como um rio corre para o mar ou como um polo negativo é atraído por um positivo. Elevados sejam os que são capazes de amar. Dentro de redomas sociais, convenções sócio-políticas e econômicas, quem liga para a cotação do dólar? Quem visa valores? - Não os que amam.
O amor é não quântico, não mensurável, tente definir o seu amor: Muito? Bastante? Mais do que tudo? ... Só? Os extremos das sensações sempre são muito mais do que palavras ou números. Expressar amor é tão fácil. Expressar o quanto se ama é tão difícil. Espera-se que seja suficientemente subentendido por trás das ações.
A estrada nem sempre é longa, nem sempre é difícil. A dificuldade das coisas está dentro de nós mesmos, distância é relativo. A história de um amor está pronta para acontecer quando os seres se comunicam no mesmo tom, no mesmo timbre, alcançando não só os ouvidos, mais fundo do que isso, bem mais, eu diria.
Tempo é uma mera medida e espaço, apenas barreira física. Quem ama não vê dimensão, vive na dimensão do amor. Qual seria a dimensão do amor? Eu não sei – se alguém souber, me conte. Ou melhor, não me conte. O mistério é o dono das diretrizes da humanidade. A dimensão do amor não conhece nenhuma das outras existentes e supostamente existentes.
Filosofia pura existe entre dois amantes. Amantes cúmplices, amantes inteiros, que habitam a mente, coração e corpo um do outro. A vida passa para todos, o mundo gira, o sol sempre está lá e os amantes também. Pois bem, também passam, giram e sempre estão lá. Passam por momentos, por lugares e partes do corpo. Giram na dança, na dor de cabeça e no brinquedo de criança. Sempre estão lá... Lá onde ninguém pode tirar, lá onde tudo é muito pouco, onde os problemas da humanidade se tornam poucos. Lá onde a eternidade se torna um piscar de olhos, onde existe a “ferida que dói e não se sente”. Lá na dimensão do amor.

Inserida por MaiaraPepe

A grande vantagem da atitude científica, sobre os demais campos, está na procura sempre de uma causa que esclareça o que se passa no momento (sabemos que a filosofia procura o porquê e a religião diz como deve ser feito):no entanto, a ciência pesquisa uma causa anterior, ou melhor, o motivo porque foi realizado alguma coisa.
Livro - Glorificação.

Inserida por Tuitterdubem

O jogo da felicidade é algo de complicado. A vida em si é complicada. Mentira! Pelo menos tem sido essa a resposta que tenho recebido sempre que faço uma afirmação deste gênero quando me encontro com amigos e estes perguntam como estou.
Explicam que sou eu que torno as coisas complicadas. Será possível? Será que eu com a minha filosofia de vida preocupada torno as coisas mais difíceis de realizar? Eu que não tenho a capacidade de desligar dos meus sentimentos sou, de certo modo, o culpado principal das complicações que surgem na minha vida. Vivo cada dia com emoção demais. Não aceito o caminho fácil em todas as áreas em que esse caminho existe. Luto demais pelos meus objetivos. Estas afirmações não são aceitáveis.
Desiludas quem acredita que existe um caminho rápido para a felicidade. Não há! É isso que torna a nossa felicidade tão importante. A luta de alcançar essa felicidade, de alcançar os nossos sonhos, ensina-nos a dar valor ao que temos.
As pessoas que acreditam que a vida é fácil, e que a felicidade não dá trabalho nenhum a alcançar, vivem num mundo irreal, inexistente e cheio de ilusão. Essas pessoas simplesmente contentam-se com o pouco e não tem a coragem necessária para procurar algo mais. Sentem se bem como estão e deixam-se ficar por ali.
A minha idade não deixa de significar que não tenho passado por momentos maus na vida. A minha própria estupidez já fez com que eu sofra sem necessidade. Por mais de que uma vez já corri o risco de perder uma amizade que é tão importante para mim por não ser capaz de ver o caminho certo a tomar em relação a determinado assunto. É complicado viver sem cometer erros. Mas é a seguir a esses erros que eu aprendo a lição. Felizmente o alvo do meu afeto é uma pessoa compreensível e já desculpou os meus erros do passado.
Isto complica a vida. O medo de errar novamente faz com que a minha felicidade esteja equilibrada no gume de uma faca bem afiada. Mas eu não posso culpar ninguém pelos meus erros. São meus para o bem e para o mal. Digam o que quiseram mas viver não é fácil, ser feliz também não é, nem a vida em si.
Todos os dias tento conquistar a amizade, a felicidade e o motivo para lutar, como se todos os dias fosse o primeiro que vivo. Confuso? Muito. Quem disse que a vida não é confusa?
Quem não me conhece deve achar que estou doido. Quem me conhece é capaz de achar o mesmo.
Tentando colocar sentido no que digo, passo a explicar. A vida não é fácil. Uma pessoa que comete erros passa por maus momentos. Eu cometo muitos erros, mas é assim que eu aprendo. É assim que damos valor aquilo que temos e damos valor as pessoas a quem chamamos amigos. Descomplicar a vida é impossível. Existe sempre mais erros a nossa espera, e é disso que tenho medo. Mas não é por isso que eu vou deixar de percorrer os caminhos mais difíceis.
A vida é demasiado curta para não ser aproveitada.

Inserida por VilmarBecker

Intuition

É quando estou observando, atento, o tempo,
Relacionando-o com um acontecimento
Sinto-te, me invadir, o saber dos saberes
E o que pode dizeres? Quanto sabes, quanto?!

Já te conheço de erros passados
Poderia, eu, evitá-los...
Mas por que não lhe cedo o senso?

Tu me vens e eu desconfio, penso, penso...
Mas, ao final, desconsidero-te, ó Intuição
Porque tu não dispões de razão

Vezes contrariastes insistente, minha vontade
Sei, só queres dizer-me a verdade
Mas quem saberá o momento, a ocasião
Em que terei de creditar-te o sucesso de uma ação?

Vivo o medo de bem agir
E não saber, no desfecho, explicar
Porém os passos haveriam de surgir
E esquecer-me-ia de lhe honrar.

Queria eu saber usar-te,
Apesar de não entender de tua arte
Sei que funcionas bem e nada cobras
É o melhor saber para quem a detém
Para o que acompanha tuas manobras

Certas vezes, confiei em previsões tuas
E é certo dizer que sempre acertei
Porém, não hei de conhecer tuas ruas
E nunca, nada importante arriscarei.

És e serás, portanto, do meu dia-a-dia
Das decisões pequenas e da mente vazia
Quando eu já não dispuser de artifício nenhum
Que justifique o passo seguinte, o estagnar ou a escolha do rum

Inserida por AZEVEDODouglas

Elegi o céu

Quando olho para o céu... Não é bem o céu que estou vendo, na verdade, não estou vendo nada, estou é pensando em tudo! Olhando para o céu, para este infinito azul; o azul, aquela cor serena, que traz tranquilidade, paz de espírito e segurança, que parece conduzir nossos olhos quando precisamos refletir; quando olho para ele, pode ter certeza que estou pensando muito, não posso descrever todas as coisas que já pensei olhando para este céu, mas foi ele o meu primeiro ouvinte intimo. Ele é o papel em que enxergo toda minha vida, é o papel em que escrevo meus sonhos e amores, que lanço meus arrependimentos e horrores.
Foi o primeiro cinema que fui e em que assisti sozinho (ou não) ao filme que eu queria, ao filme do que já vivi.

Talvez o céu não seja só um vácuo, nunca achei que fosse um vácuo mesmo, o céu pra mim é quem guarda tudo de todos, é quem acorda minha mente quando ela jaz adormecida, é quem conversa com minha mente, quando ela quer ser ouvida, é quem tranquiliza minha mente corrida, a minha mente mal dormida.

Quem sabe o céu seja mesmo a morada de Deus, os homens não se enganaram nisso, tudo que Deus fez para os homens, o céu fez para mim: nunca me julgou pelos meus erros, mas sempre me fez percebê-los e encontrar uma forma de corrigi-los. Mas, ao contrário dos homens, tolos homens, eu olho para este céu todo dia.

É... Afinal, o céu pode ser a morada do Deus, é o único espaço que poderia cabê-lo, os homens erraram ao dizer: “o céu é o limite”.

Eu não sei bem explicar o que é, de fato, o céu, sei que nele estão coisas minhas, que também são coisas das quais não sei bem explicar...

Por fim, quero que o céu sempre esteja acima de mim, gosto assim, deste modo não preciso dividir ele com os horrores dos outros, os horrores do mundo ruinoso em que habito e definho, até porque é justamente para esquecer isso, o motivo das muitas vezes que olho para o céu azul.
Meu céu azul.

Inserida por AZEVEDODouglas

As pessoas ficam muito na dependência de líderes espirituais para aprenderem. Pastores, padres, mentores, seja lá quem for... falam o que querem (e fazem o que querem) e as pessoas não sabem nem questionar, são fantoches nas mãos de líderes manipuladores. As pessoas precisam fazer perguntas e aprender a buscar as respostas por conta própria, sem aceitar de imediato as filosofias e doutrinas que homens querem pregar. Deus nos deixou a bíblia para isso!
Líder que não aceita ser questionado não serve para liderança. Jesus era questionado e provado a todo tempo! E ele jamais se esquivou de responder a um questionamento.
Infelizmente são poucos (bem poucos) os líderes espirituais que nos incentiva a pensar, a questionar, a ser independentes e livres no sentido de aprendizado. O medo de perder dizimistas é maior do que o medo de perder sua alma. Por isso a grande maioria dos líderes religiosos se "confundem" entre "ganhar almas para Cristo" e "ganhar fiéis para o dízimo". E nessa o ensinamento não é passado a diante, não é feito com verdade e amor, com a gratuidade que Jesus ensinou aos apóstolos.
O que era pra ser Graça, ainda é Lei. O que era pra ser Jesus, ainda é Moisés (e em muitos casos é mamon). O que era pra ser socorro e refúgio ainda é business, clube, teatro, coisas do tipo.
E por isso o mundo está como está... A humanidade não entendeu nada!
Eu não entendo muito e nunca vou entender tudo, mas uma coisa eu já entendi: não preciso de ninguém e de lugar nenhum para entender! Se eu tenho uma bíblia, tenho a teoria. Se tenho oportunidades para amar, tenho a prática. Tendo Jesus, tenho tudo!

Inserida por ketantonio

Quando olho, posso ver ou não ver.
Ver é um sentido mais profundo. Ver com os olhos da alma, é ver a verdade na sua essência.
Muitos olham o semelhante, e não sentem o prazer; pois, o amor que deveria existir está distante de si.
Amando a si mesmo, com certeza terá maiores condições de ver o ser que existe de melhor no semelhante.
Às vezes olho e não vejo, quando isto acontece, não vejo a beleza que há na natureza, a beleza no ser humano..
Olhando a natureza sem sentir o que é belo, reclamo do sol, da chuva, do frio, do calor. Quem reclama não ama. Padece o espírito, perece a alma, se não amo a mim mesmo.

Inserida por GERALDOQUINTAO

No tempo certo a gente entende, que todas as flechas de maldades que, em algum momento, foram lançadas contra nós; nada mais foram, que poderosas ferramentas permitidas por Deus, para aperfeiçoar o nosso processo de amadurecimento, conhecimento e evolução.
Para cada pessoa que nos há conhecido antes deste evento, vale a pena apresentarmo-nos; por mais uma vez.
Muito prazer!

Inserida por marachan

Nesse mundo, mundo loco, contagia e contamina, o pensamento do povo, politico não que não faz nada, o povo que recorre as ruas, e tudo isso vem como injustiça no bolso do povo justo.
Preconceito pra todo lado, por cor, gosto, raça, religião, poucos sabe mais Jesus não era bonitão, baixinho, moreno, barbudo, cabeludo e nem por isso salvou esse mundo, eu sou Maju, sou Ubuntu, sou branquelo e sou Negão, o que corre dentro de mim é sangue o mesmo que corre nos meus irmãos.
De injustiça, a justiça, não pratica a justiça, coloca sangue inocente na sela com terroristas, morte, caos, e no final a culpa e da comunidade pobre que no morro nasce sem chance de viajem.
Estudo não vejo mais, a politica não contribui mais, mais pra lavar o jato os politico sempre saca uma a mais $$.
O povo vai a rua, o grito de liberdade, a vontade de justiças, leis e paz, e a melhora pros hospitais, escola, politica, democracia, o grito do povo que geme por Paz.

Inserida por IsraelCRocha

“FilosoSilas”
Cem “Bijutelíricas” do Livre Pensador Humanista Silas Corrêa Leite
(Perguntamentos, Desesespelhos, Desabandonos e Alucilâminas)
Almanaque de Cem Doses de LactobaSilas e suas “siladas”
..........................................................................
"Adquirimos sabedoria? Eis um belo paradoxo,
já que a sabedoria é fruto das perdas
e não das aquisições." (Alma Welt)

01.Quem tem uma só breve e inócua razão para querer continuar existindo, é doido de parafuso solto e da pá virada e da pá varrida...
02.O destino da existência do chamado “humanus” no telúrico inferno humanizado é a nossa cruz adâmica ancestral e ainda corrompida
03.A natureza nos protege de nós, porque quando nos sentimos superiores por ela somos derrubados como árvores podres
04.Só os imbecis são felizes
05.Nossa infância é o nosso maior tesouro
06.O silêncio é a maior prece de uma ser “almando” uma outra superior alma na placa mãe sideral
07.Nosso fim revelará nossa honra ou nosso horror no verdor da existencialização
08.O homem que se proclama bom, não é realista, é um mero burro de carga amoral
09.Algumas pessoas com peçonhas conversam só para fugirem de ser o que pensam que são
10.Não podemos amar o outrem, se não toleramos nosso próprio reduto intimo, sendo perversos e egoístas na nossa mais secreta interioridade recalcada
11.Só quem ergueu sozinho, com luta, fibra, sangue, choro e ranger de dentes, seu futuro limpo, é que tem direito a arguir alguma coisa de um lado ou de outro
12.Amigos mesmo cabem na palma da mão, mas sobram dedos na hora de contá-los no frigir dos problemas e enfrentamentos
13.Pelos nossos inimigos nos conhecerão e nos reconhecerão em honra, glória e respeito
14.O tal do bendito sucesso é só uma mentira de ocasião
15.O homem é o estrume no esgoto da terra, o aterro depositado do espaço, onde estão depositados todos os vermes
16.Quem muito de si mesmo fala, um jumento presencial embala
17.Virtutes, acertos e erros, afinam prudências ressentidas
18.O tal dos reinos dos céus começa a ser assentado depois de uma nossa particular e infinito mea-culpa
19.O homem é antes de tudo, acima e sobre todas as coisas, apenas um mero eco à beira do abismo
20.A melhor arma contra um inimigo é um currículo espetacular, portentoso, excepcional, fora de série
21.Os nossos maiores êxitos são desaforos obscuros, oportunismos sórdidos de mal- feitos, aproveitamentos escusos de ocasião, como indecências que resignamos e contamos palha com um papo furado que fura o olho da verdadeira verdade em nome de uma falsa meritocracia de ocasião, do rastilho do ocaso, do cardume do acaso e de um nefasto percurso maquiavélico...
22.Ser você mesmo faz parte de seu verdadeiro caráter. As vezes dói a portabilidade de se ser, mas, mesmo doendo, não queira parecer ser o que não é, nem pensando que pensa, pois fingir mostra a escurez da falta de escrúpulos assentando tijolos de vaidades customizadas com chiquezas espúrias de pústulas
23.Na verdade, o melhor do sumo de nós mesmos, aprendemos sozinhos e em enfrentações com sequelas de dor em neuras, mas nos cabendo em nós, desfrutamos o fortalecimento depois de erros, acertos, apreendências
24.Nossas opiniões só fazem bem para a nossa pose
25.Feridos venceremos
26.Toda razão perfeita e acabada de quem veio do pó começa a esvair-se quando vamos ao banheiro soltar um barro
27.O futuro sempre começa a ser construído bem lá atrás, com nossas ações contínuas de perdas de lastros setoriais ou customizados de clã e meio. Só assim nos livramos de nós e de ranços, e ergueremos nossa própria sombra, muro e pódio
28.As pedras rolam em artes. Que pedra polida queremos ser, parados, em mesmices e achismos, criando limo e húmus vegetativo?
29.A melhor lição de vida é um exemplo limpo de vitória em campo minado
30.Toda reclamação deveria vir precedida de uma bela ideia de conserto, solução ou refinamento para uma purgação evolutiva
31.No amor sempre existe um pouco de enlevo circunstancial, de devaneio residual, e de submissão unilateral
32.O dia de aprender voar, não é o dia de se atirar no abismo com paraquedas de ego doentio superestimado
33.Quem vê muitos monstros habita o surto circuito do miolo mole de um deles feito espectro
34.Se falamos de verdades olhando no espelho, fugimos do medo-rabo de nós mesmos
35.O ser humano mais do que um acidente criacional, é um embuste e uma mentira da conspiradora natureza corporativa
36.O dia que não lemos alguma coisa, não existimos
37.A alma tem sabedoria toda peculiar e inerente, que até a lucidez desconhece
38.Algumas pessoas com peçonhas deveriam vir ao mundo com tarja preta na fronte
39.Extremismos são impotências sublimadas
40.A solidão do homem no espaço é o cadáver insepulto de si mesmo que ele leva no lombo de sua mediocridade
41.Amar é despertencer-se
42.A meritocracia é uma enganação assistida, um erro
43.Todos os grandes pensamentos e as grandes ideias, foram produzidas na intimidade privada de um banheiro, como contrapartida para um descarregamento de intimo transido.
44.Todos os cadáveres deveriam ser congelados, desde o surgimento e evolução do homem na tábua de carne da terra, porque no futural vai faltar alimento e nutrientes básicos
45.Só tragédias curam paixões impossíveis
46.Quem acha alguns idiotas, deve estar procurando sustentação e companhia para sua tacanha mediocridade
47.Algumas pessoas sabem ser confidentes, e sacam o que deve ser isso, não tentam ser extintores de incêndios
48.Pessoa que repete que lê, como papagaios de piratas, é entidade vazia de si mesma
49.Estar só é um colírio, se você sozinho consegue ser um vencedor limpo em teoria e prática, você merece companhia qualificada para se reproduzir, não fazer parte do sistema
50.O humano que é um sofredor bem resolvido, tem em sua sapiência espiritual de recolhes ascendentes um ótimo butim
51.Gosto de brigões. Não gosto de cagões. Nessa vida é mesmo assim: ou você é um Nerd, ou você é um merd.
52.Quem não gosta de animais, não se enxerga.
53.Querer tentar ser sábio, significa porões, tormentas, sequelas descompensadas, não vitória boba com mãos sujas
54.O cérebro faz parte do kit básico da evolução necessária. Todos deveriam usar um
55.Quem não ergue, não constrói seu dia, cava seu poço de mediocridade. Deveria tentar arte como libertação. Quem não trabalha, não estuda e não lê, é parte da escoria tangida pela mediocridade.
56.Pessoas confusas, inseguras e fracas, fazem mal pra cadeia residual da civilização. Deveria haver um mosteiro para ateus, cegos e frustrados?
57.O homem que nunca deixou de ser criança, é que nesse conhecimento adquirido potencializa o DNA quântico do evoluído humanus em si
58.Ninguém é louco sozinho. Deus é o maior louco e solitário do universo multipangalaxial, e ergueu todo esse Big Bang que virou orquestral Big Band espacial, já que do jazz nasce a luz
59.Opinião é como fralda geriátrica: cada um preenche seu vazio dogmático com o que acha que fez de si e na verdade não fez
60.Para os animais, o homem é um deus. Para Deus, o homem para chegar a ser animal ainda tem que sair do lugar que está, pois está no átomo sem cachorro
61.Casar é humor a dois. Ou é tédio, rotina, apropriação, iniquidade, dezelo intimo e parcimônia com a infelicidade conjugal reciproca
62.Todo homem é um ignorante na sua essência
63.O melhor pensador é aquele que reflete com realismo sobra a sua sentição e o seu próprio lado sentidor enquanto neura, fuga, tentativa de achismo
64.Poeta que não lê o defeito de si, não sabe o que de per-si é, não sabe o que é uma coisa ou outra.
65.A vida é rotina cruel, tédio. Viver é plágio. Morrer é pós pago?
66. O homem é um câncer historial.
67.Nossos maiores bens são nossas estadias de severos estudos
68.Quem não sabe se doar, não faz parte de um todo sagracial ético-plural comunitário
69.A ilusão consentida e alumbrada alimenta e amola a faca cega da esperança
70.A arte tende a ser a libertação do ser de si
71.Somos todos meras cópias. Alguns, nem isso
72.Quem não ama seus pais, e quer julgá-los sem estar a altura, nunca será nada na vida e na morte também
73.Nas profundezas da alma acesa em lume neutro, estão todos os tipos de tições de monstros que afinal nos restamos
74.Viver intensamente é tribunal, alga, palco, iluminura e refinamento com o qual cerzimos a pele arisca do dia
75.Algumas almas bobamente boas, habitam corpos parasitas
76.Odiar deveria ser proibido. O ódio enfeza o odiador, e só faz bem pras fezes.
77. A vida inteirinha tentamos ser o tempo todo o mais distante e diferente possível do que realmente e na verdade somos
78.Numa guerra todos perdem. Até os vencedores
79.Um mestre que não tem um aluno muito melhor do que ele, não foi um bom mestre
80.O mundo da imaginação coletiva é que permite uma realidade substituta, com todas as suas lonjuras, pompas de podres poderes e sofisticadas mentiras com significados libertários pífios, ignóbeis e rasos
81.Perdoar é divino. Tirar lições de errações é que fortificam nossas muletas de prosseguimentos
82.A esperança é a inteligência da vida
83.O que nos mata, nos leva consigo
84.Quem mal vê, mal ouve, mal sabe, mal capta. Aprender é sempre um curtume de aproximação com o diferenciado de nós
85.Todas as vezes que levantamos a voz, perdemos o conteúdo, a razão, a ética
86.Todo idealismo é chulo, farpa, nonsense, um verdadeiro chute na sombra
87.Todo caminho é corrente, vazão e hangar
88.Toda certeza é esgoto de esgotamento neural martirizado nas aparências
89.Não vivemos por nós, mas pela manada com grife
90.Nossos erros de escolhas e situações, nos acompanharão por toda a corda esticada da eternidade
91.Fórmula de felicidade: olaria, silo, salina, embarcadouro, biblioteca
92.Ser feliz é fazer alguém feliz
93.A grandeza da vida é a belezura de ser simples
94.A vida é muito curta para ficarmos preenchendo questionários de renúncias e de perguntamentos
95.Nossa força pode ser nosso algoz
96.Nossos pecados são nossos professores
97.Quem remói muito um osso duro de ruir, é animal de sua própria insignificância
98.O amor é eixo e farol. Quem não se desarma, não ama
99.Somos o nosso próprio capital. As ações que somamos é o árduo trabalho, muitos estudos, leituras a todo e pleno vapor, e assim erguemos um castelo com a cara e coragem de nosso encantário vivencial, feito documento de presença, de passagem e de estadia nesse plano dimensional de uma dobra do espaço
100. Tudo o que você fizer no calado da viagem e no dizer nas honras, feito desaceleração de partículas, será usado a favor de você, ou contra você, em sua acusação, naquele bendito final feliz em que todos morrem, e todas as páginas do livro aberto de sua vida regurgitarão além de sua retina como um ácido nucleico da barriga dos céus gerando uma evolução, ou uma volta ao estado primevo dos perdedores e infelizes, para uma nova tentativa...

Silas Corrêa Leite – Texto da Série Assim Falou Silas e suas Culatras
E-mail: poesilas@terra.com.br
www.artistasdeitarare.blogspot.com/

Inserida por poesilas

Se bem que a tristeza, não é algo tão ruim quanto dizem. Às vezes, é a partir dela, que surge inspiração para escrevermos e refletirmos, assim, desenvolvendo-nos psicologicamente.
Tristeza é poesia.
A tristeza pode abrir as portas para níveis de profundidade e criatividade e inspiração, onde a alegria não chega.

Inserida por vivianrein2

Porque esperar a felicidade em alguém se nós mesmos não possuímos?
Porque acreditar na boa fé alheia quando essa virtude nos falta?
Porque chorar pela perda daquele que tu dominavas, mas não era teu?
Não sabes tu que apenas o amor é quem faz refém?
Na força do braço podes dominar, mas não podes possuir, pois o que está sob domínio não é necessariamente teu. Entretanto, o que consegues pelo amor é teu, não por domínio, mas por entrega própria!
Não há culpados pelos seus resultados, há escolhas feitas pela força do querer e não pelo amor do SER.
Ame e terás tudo o que está à sua volta!
Domine pela força e terás apenas o frasco vazio, mas não a essência!

Inserida por tomdoblack

A lagarta precisa passar parte de sua vida comendo folhas amargas e se rastejar até cansar.
Quando o seu tempo chega ela se dá o direito de reclusão e se fecha totalmente.
Enquanto ela estiver reclusa e vivendo a maior transformação de sua vida, os que estão de fora olha para ela como alguém esteticamente morta e lacrada num caixão, mas essa ideia ocorre até que sua metamorfose se completa.
A partir daí a velha lagarta deixa de existir e nunca mais comerá folhas amargas, mas se deliciará com o doce néctar da flor.
"Tirar um tempo pra você não é errado. As vezes é o tempo de reclusão que nos faz transcender como humanos e nos leva à um grau muito superior de consciência!"
Se beneficie com isso e beneficie quem estiver à sua volta. Renasça, ressurja leve e voe sobre as terras que um dia teve de rastejar!

Inserida por tomdoblack

Com o tempo, o filósofo vai eliminando algumas questões por julgá-las irrelevantes e/ou sem solução. Principalmente as questões da sociedade, onde envolve um grande número de pessoas, cada uma com um pensamento diferente, ou com um raciocínio limitado o suficiente para satisfazer seus próprios interesses.
A filosofia deve ter como principal finalidade, elevar o raciocínio a idéias que possam nos levar a uma vida melhor, e para mim, esta claro que, a vida é bem melhor vivida longe da sociedade.

Inserida por CassianoAlves33

Pouco conhecimento abastece somente o vaidoso, que ao falar bonito daquilo que somente leu, ouviu ou pensou, mas não experienciou, ao se julgar conhecedor das coisas lidas, ouvidas e pensadas sobre a vida vai se estagnando na busca pelas profundezas de DEUS ao crer nas teorias que o constitui.
Esclarecendo ainda mais, por que buscar a consciência resultante da vivência e experiência de um conhecimento que leu, ouviu ou pensou?
- Porque o conhecimento vivenciado trás o discernimento necessário para saber de fato como auxiliar a outros.
- Porque uma mente inquisitiva sem maior conhecimento vivenciado erra por demais.
- Porque o homem muito franco sem maior conhecimento vivenciado é indiscreto e descomedido, como resultado desconsidera os demais e termina evitado por todos.
- Porque o desordeiro quase sempre é um corajoso desenfreado que por falta de maior vivencia do conhecimento não mede a atitude tomada.
- Porque todo conhecimento não praticado, não vivenciado, para a vida diária é algo indiferente, pois nada acrescenta e nada diminui.

Inserida por carlosrdolpho

A dualidade existe no plano relativo e a experimenta todos os dias aqui no mundo da ilusão. O nascimento e morte é uma das ilusões dual que todos vivemos aqui, no relativo. Inspirar e expirar são dualidade. É a vida e a ação, é a partida e o cadáver. Nascer, crescer, viver paixões e conquistar posses. Envelhecer, morrer, perder as paixões e as posses conquistadas. Esse ciclo é o exercício do desapego. Mas o sopro da vida pertence ao espírito, nada tem haver com a inspiração e a expiração. Quando a essência resolve partir nada há que a mente e o corpo possam fazer.
Você é muito mais do que pensa...

Inserida por carlosrdolpho

A mente é capaz de lidar com as energias. É capaz de dissipar, agrupar e reorganizar as energias. A isto dar-se o nome de fenômenos paranormais. Médiuns e sensitivos realizam estes fenômenos. Mas há diferenças entre médiuns e sensitivos. O sensitivo o faz por si só, desenvolveu a habilidade, compreendeu como é e dominou tais leis. O médium é quando há a intervenção no sensitivo por parte de uma ou mais mentes. Na mediunidade há a presença de um ou mais espíritos. É um trabalho em conjunto, acontece em equipe. O sensitivo carrega consigo o mérito do esforço despendido, da disciplina da mente e da compreensão alcançada. Mas o sensitivo faz por si só. O médium tem algo a mais, algo que vem do coração e acima de tudo: compreendeu o que é trabalhar em equipe. Todo médium é sensitivo, ou seja, realiza um ou mais fenômenos paranormais. Mas nem todo sensitivo goza de mediunidade. Todo ser humano é uma fonte de poder. A mente humana vai muito além do plano material... Você é um SER DIVINO por herança de nascimento, só precisa relembrar mais meu filho!
Quem não presenciou ou ouviu falar dos fenômenos mediúnicos? Mover objetos e empurrar pessoas sem o uso do toque. Liberar o equitoplasma e moldar nele uma mão, um rosto, uma flor. Levitação de mesas e voos de objetos pela sala. Visão além de objetos opacos e a distâncias além do alcance dos olhos da carne. São muitos os fenômenos conhecidos hoje e mais adiante à humanidade descobrirá que todos estes são o mesmo. Contudo todos estes fenômenos acontecem sem a utilização do corpo físico.

Mas como a mente consegue interferir até na estrutura atômica da matéria?
Consegue porque toda forma de matéria antes foi um pensamento. O pensamento provém da mente. Portanto, embora a matéria não seja a mente, é um produto dela.
Acaso teu corpo não é físico, então quem foi que o construiu? Portanto, embora teu corpo não seja a tua mente, é um produto dela.
Se teu corpo é feio, é obeso, é doente... É porque escolheu pensar assim. Seus pensamentos foram quem o construiu assim. Você é a própria mente, você escolhe o que pensar, você escolhe o que criar.
Possuir um corpo bonito, ser esbelto, ser saúde... É só escolher pensar assim e será, pois seus pensamentos o reconstruirão assim. Você é a própria mente, você escolhe o que pensar, você escolhe o que criar.
É sempre você quem decide, compreende filho?
A mente pode construir e ou modificar o corpo que tem e ou a realidade que vive segundo a própria vontade. A Mente Universal criou todo o universo... E continua a criar.

O universo todo desde que foi criado vive em constantes mudanças... Também isto é só questão de criação.
Todos os homens são como espelhos ao redor da Mente Universal refletindo o Divino. Assim a mente do homem é quem criou seu corpo... E continua a criar. O seu corpo desde que foi criado vive em constantes mudanças... Também isto é questão de criação. Sair da doença e seguir para saúde forte, sair da penúria e seguir para prosperidade e abundância, sair de uma realidade triste e seguir para outra que melhor lhe agrade... É só questão de criação. É sempre você quem decide, compreende filho?
Você é Divino, reflexo da Mente universal. Você é a mente, o espírito e não o corpo, a matéria. Somente a matéria está sujeita ao tempo e espaço, a expansão e contração, a vida e morte. Pois tais coisas são frutos dos pensamentos da Mente. A matéria não é a imagem real da mente, ela é apenas o reflexo dos pensamentos da mente. Será assim ou de outra forma segundo os pensamentos da mente. A matéria não é viva e nem

morta, ela simplesmente não existe, porque todo o relativo é uma ilusão. Todas estas coisas simplesmente é um estado da Mente. Tudo que existe é a mente, é o absoluto... É você! Você é a mente que projetou a matéria. Toda forma de percepção dos sentidos, toda forma de sensações (agradáveis ou não), toda forma de saúde ou doenças... Quem percebeu, sentiu e determinou, foi à mente, foi você!
Você é a mente e não o corpo. O sopro da vida está na mente. É a mente quem mantém a vida do corpo pelo sopro de vida que tem. Um corpo está vivo enquanto nele estiver conectada a mente. Na ausência da mente há a morte. Quando a mente desperta do sonho que está sonhando, quando retorna, quando a mente se vai, o corpo fica, mas é cadáver. O cadáver é o corpo sem mente, portanto não percebe sentido algum, não tem sensação alguma, não possui saúde ou doença. À medida que a mente se foi, vai se esvaindo o que restou da energia vital do sopro da vida da mente que ali esteve conectada. Então o corpo entra em decomposição e retorna a forma de átomos...
Do pó ao pó!
Já a mente, espírito, segue para um plano do Astral similar a frequência que possui no momento. Se ainda viveu poucas experiências e, portanto relembra pouco de “quem é”, segue para planos mais densos, de menos luz, de menos consciência. Se já viveu muitas experiências e, portanto relembra mais sobre “quem é”, segue para planos menos densos, de mais luz, de mais consciência. Quanto mais relembrar sobre quem é, de onde vem e para onde vai maior o grau de pureza do Ser. A Mente Universal é Amor e Felicidade, portanto você é Amor e Felicidade. De acordo com os pensamentos da mente ela segue para os planos mais elevados, ou menos. Então foque sua mente nos pensamentos positivos, nobres, virtuosos, compassivos, foque na saúde, na sabedoria, na reflexão sobre as maravilhas do universo, converse sempre sobre as boas coisas da vida, relembre os momentos alegres, enxergue sempre o lado bom de todos os acontecimentos, escolha olhar para o céu e ver as estrelas que luzem ao invés da escuridão da noite... Isto é estar no Amor e Felicidade, isto é o Absoluto, este é você!
Já o negativismo, a leviandade, a mediocridade e fraqueza, a vingança e o ódio, a doença, a ignorância, pensamentos a esmo e sem rumo, conversar sobre desgraças, enxergar o lado sofredor de todos os acontecimentos, escolher olhar para o céu e ver a escuridão ao invés das estrelas que luzem... Isto é estar na culpa e no medo, isto é o relativo, isto é apenas uma sombra tua.
O absoluto é real, o relativo é uma ilusão. Positividade, nobreza, virtudes, compaixão, saúde, sabedoria, a ciência, felicidade, alegrias... Isto é real, é absoluto, isto existe.
Negatividade, mediocridade, leviandade, egoísmo, doenças, racionalização, a ignorância das causas, a infelicidade, tristezas... Isto é irreal, é uma ilusão, isto não existe. Então viva naquilo que é bom, pois sua natureza é real e... Pare de temer o que não existe meu filho. Está na hora de você crescer, menino! Acorde pra vida!
A coragem é o catalisador que faz a liga entre o plano material e o plano espiritual. A coragem te põe no real da verdade, te retirando do irreal da ilusão. Com coragem se enfrenta o temor da doença, a qual é a ilusão de doença. E a doença desaparece.
Com coragem se enfrenta o temor de situações complicadas, a qual é a ilusão de situações complicadas. Então situações complicadas desaparecem. Filho, o medo pinta o diabo mais feio do que realmente é. Então pare de temer querido... Coragem! A coragem é como o sol da manhã que ao surgir dissipa o nevoeiro.
Foi o DEUS do Amor e Felicidade quem te criou. Fez-te a imagem e a semelhança Dele.
Daquele quem criou o homem sua imagem e semelhança não originou a negatividade.
Daquele quem criou o homem sua imagem e semelhança não originou a mediocridade.
Daquele quem criou o homem sua imagem e semelhança não originou a leviandade, nem o egoísmo, nem as doenças, nem a racionalização, nem a ignorância das causas.
Daquele quem criou o homem sua imagem e semelhança não originou a infelicidade e as tristezas.
Negatividade, mediocridade, leviandade, egoísmo, doenças, racionalização, a ignorância das causas, a infelicidade, tristezas são como o nevoeiro que tenta esconder o sol da vida que é você.
Mas quando você através da coragem, desperta para o sol da vida que é, você renasce e dissipa imediatamente o nevoeiro da negatividade, mediocridade, leviandade, egoísmo, doenças, racionalização, a ignorância das causas. Com a coragem desapareceu o medo e por consequência desapareceu toda forma de infelicidade e tristezas.
Certa vez um homem revoltado com a realidade que vivia me indagou:
- Xamã Gideon, por que DEUS sendo todo Amor como o senhor apregoa, não acaba logo com o sofrimento? Por que não envia logo pra Terra Mentes capazes de isto fazer? Olhei-o serenamente e respondi:
- “DEUS é tamanho AMOR que nos ama a tal ponto de nos ter dado o mesmo poder da CRIAÇÃO. ELE não criou o sofrimento, a mente do homem foi quem criou. A humanidade precisa focar mais sua mente no que é real como o Amor e a Felicidade, e menos no que é irreal como o medo e a culpa. E DEUS envia sim de tempos em tempos os irmãos mais velhos que ensinam a humanidade como alcançar as mudanças na mente e no coração a qual conduzem para as plenitudes do Amor e Felicidade. Acaso não tenho feito isto? E olha que ainda sou o caçulinha do grupo, o menorzinho dentre todos. Os grandes estão acima de mim! Contudo, acaso não venho ensinando a LIBERTAÇÃO aos que querem crescer, desconstruindo os dogmas e tabus que aprisionam a mente na ilusão? Acaso não venho ensinado que há a lei da causa e efeito e não pecado, ou débitos cármicos, ou reencarnação punitiva, ou certo e errado? Acaso não tenho ensinado que sua vida é resultado das escolhas que fez e que existe as escolhas que funcionam ou não funcionam segundo a experiência que escolheu experienciar?”
Queremos a construção de um mundo melhor, mas não se faz isto como que um toque de varinha de condão. Levar a compreensão que permite o buscador alterar sua consciência para o que é real, este é o caminho. O esforço próprio do buscador é necessário existir para que haja mudanças para o real. Nós estimulamos o ser humano a se tornar um ser melhor e dar o melhor de si em cada atitude que tomar e pensamentos que tiver, se tornando também uma inspiração nos movimentos da vida. Agir assim é a escolha que funciona.
Quantas vezes pessoas procuraram se aproximar de mim só para pedirem que eu usasse das forças ocultas para atender seus pedidos individuais. Já me pediram por saúde, por riquezas, para viver uma grande paixão e certa vez me pediram até para que nascesse cabelo. Inclusive estas são uma das razões porque tenho me mantido em retiro. De um período pra cá procuro manter contato com as pessoas apenas em cursos, aulas e palestras... Ensino o que tenho a ensinar e da exata forma que o grupo presente necessita, então me retiro e evito maiores proximidades. Infelizmente a mente racional tem dificuldades de enxergar a simplicidade com que vivem os “irmãos mais velhos”, confundindo a simplicidade com que vivemos e a pureza com que nos manifestamos, como sendo tolice e ingenuidade. Portanto eu, como tantos outros antes de mim, num determinado momento de nossas vidas escolhi nos resignar, mesmo continuando a preparar homens e mulheres a se despertarem para os trabalhadores da Luz.
Uma mulher aqui no Céu Nossa Senhora da Conceição certa vez afirmou:
- “Aprendi de onde vim que um mestre não pode usar de seus poderes para inverter situações, pois as consequências disto é perturbar os espíritos que haviam se aquietado, desequilibrar os elementais a qual através de contato com a aura da pessoa acelera o carma, que tais coisas podem prejudicar uma pessoa despreparada... Que por isto os mestres não usam do poder que possuem!”.
Após um singelo olhar, respondi:
- O que é o poder se não a compreensão e domínio das energias? Todo ser humano possui o poder e o usa, segundo a compreensão e domínio das energias que tem. Nós “irmão mais velho” da Terra não somos diferentes disso, possuímos poder segundo a compreensão e domínio das energias que temos... E usamos sim este poder, mas da forma que precisa ser e não da forma que talvez gostasse que fosse. A Poção Alquímica da Transmutação é uma forma deste poder. Trazer o sol e o céu azul ou a chuva e os trovões, encerrar o vento, abrir o céu em estrelas, descer a névoa da serra, acaso tudo isto já não é o uso do poder?
Por vezes até demonstramos o poder com maior impacto para que as pessoas vejam que é possível sim, e se abram para o real. Contudo neste mundo há os mestres iludidos e mestres da vaidade. Que falando, nada realizam. Que ensinam teorias de situações que jamais viveram e, portanto, sem Ser este conhecimento. Tais mestres iludidos são os ensinadores de dogmas e tabus, os quais prendem no irreal, na ilusão. Por vezes procuram encartar o cabresto da culpa e do medo em outros homens, para assim poder explorá-los como lhe convier. Para enganar falam até sobre elementais desequilibrados que aceleram o carma!
DEUS é Amor e Felicidade querida! Onde estaria o Absolutismo de DEUS se existisse o Carmo ou a necessidade de qualquer forma de débito? Você nasceu livre, todo poder já é teu! PAPAI do céu nos diz o tempo todo: Vivam e brinquem com intensidade. Tudo isto é um parque de diversões que construí para vocês porque assim me pediram. Fiz de forma que nada pudesse dar errado, o seu retorno é garantido! Eu os amo meus filhos, vocês são a coisa mais linda que fiz!
Á medida que o ser humano vai despertando para o que é real e começa a perceber que tudo é criação de sua mente, começa a receber informações e conhecimentos de forma abstrata e intuitiva onde não ocorrem imagens e ou palavras. No meu caso simplesmente sei e ou quando acordo está tudo impresso em minha mente sobre o que fazer, como fazer, quando fazer e onde fazer... É assim que o silencioso Cristo interno meu e teu, age em nós... Por isto sei da unidade do homem com o todo e com todos os seres viventes. De tal sorte é isto que o crescimento e despertar de um único homem implica no crescimento e despertar de muitos outros. Abaixo do céu todo homem é igual. Uns relembram mais e outros menos, só isto querido! Mesmo que falando línguas diferentes e vestindo roupas distintas ou até sem vesti-las. Mesmo que com crenças, religiões e igrejas diferentes. Sei que nada disso importa... Somos um!
Por isto nós “irmãos mais velhos da Terra”, mesmo que caçulinha do grupo como eu, se esforça para fazer com que cada ser humano acorde para o que é real e verdadeiro, para serem altruístas e compassivos. Procuro empenhar toda minha energia espiritual para a condução dos seres rumo ao desapego e bondade. Tenho me esforçado para conduzir até mesmo o homem agitado para a meditação, para o silencio interior. O homem agitado é vítima das situações e um escravo do destino. É um escravo que pensa ser livre. Mas ao buscar o silêncio da mente, meditação, vai se deparar com seus demônios internos construídos pelos maus hábitos mentais que adquiriu... Então enxergou e agora sabe contra o que lutar!
Desejo a todos vocês que vivam o Amor e a Felicidade...
Muito obrigado por existirem.

Inserida por carlosrdolpho

Entender
que a mente
é como a casa

e perceber
que quem
desarruma
a casa
sou eu mesmo

e ir mais longe
aplicando
o flagrante
no desarrumador

é assim que um
homem
elimina a
sabotagem

e cessa
o sofrimento

até aí tudo bem
mas a questão é (:)

persistirei
nesta prática
(?)

Inserida por arnaldoleles

O Preço do Amor

Passei mais da metade da minha vida sem ser capaz de amar ou sorrir. Vivi dentro de um casulo, enclausurada no medo.Um dia saí e me dei a chance de amar, e descobri o sofrimento, não porque o amor causa dor; mas porque me deparei com o desamor, o egoísmo, a falsidade, a mentira, o engano e a indiferença.Então, aprendi a guardar o meu coração!

Inserida por divinaribeiro