Textos de Filosofia
Considero o estoicismo uma filosofia elegante. porém discordo que ela traga a resolução de todos os nossos problemas, temos em nós duas bestas naturais como: pensante e a luxuriosa, não há como se desvencilhar dessas duas sem entrar em grande conflito interno. onde pra se chegar em constante plenitude, há a necessidade de alimentar essas duas bestas em equidade.
Sócrates, o grande pensador e pai da filosofia, talvez seja uma das pessoas mais corajosas, pois precisamente resolveu estudar algo que nenhum outro teve tal discernimento, resolveu estudar o homem, a pior criatura existente. No entanto, ele reconhecia sua própria ignorância, tanto que sua frase icônica " só sei que nada sei", deduz o que vivemos há anos, a estupidez do homem em achar que possui total conhecimento.
Então me perguntou um amigo: " Deyson, por que você escolheu fazer faculdade de filosofia?". Então respondi: " De que vale viver sem efeitos reais do próprio pertencimento e se aventurar no vazio existencial? Não farei apenas filosofia, sou filosofia, logo escolho o que amo fazer, educar".
"Assim como o Karate molda o corpo, a mente e o espírito, sua filosofia de vida nos ensina a buscar aperfeiçoamento constante, respeitar nossos semelhantes e cultivar a coragem, a disciplina e a humildade como valores essenciais para a construção de uma personalidade forte e virtuosa."
Homens de um só livro, de uma só perspectiva, de uma só filosofia, de uma só teologia, de uma só ortodoxia, de uma só harmonia, de uma só dimensão, de uma só razão, de uma só compreensão; de uma só introspecção; de uma só visão ; jamais me entenderão,pois quando eu era um ser de visão unidimensional , não conseguia enxergar realidades paradoxais ao meu mundo surreal
A filosofia, sendo educação em sua mais íntima essência, é por isto mesmo metadidática, não havendo nela a possibilidade de uma seriação graduada do mais fácil para o mais difícil. Em filosofia a melhor maneira de dizer é aquela que encarne da maneira mais direta e fiel o próprio método filosófico, e o método filosófico melhor é o que mais eficazmente apreenda a coisa da qual se fala, sem nada acrescentar à sua simplicidade ou subtrair da sua complexidade. Não se pode falar legitimamente de filosofia senão desde um ponto de vista filosófico. Não há quadro de referência externo desde o qual se possa 'compreender' uma filosofia, pela simples razão de que a filosofia é a arte de montar os quadros de referência de toda compreensão.
Meu caro, há uma diferença fundamental entre a Filosofia e a Jardinagem que vale a pena ressaltar. A Filosofia é o lugar da complexidade. A Jardinagem é o lugar da simplicidade. São territórios muito distintos. A Filosofia é o campo das perguntas e respostas. O jardim é o campo onde a vida prevalece misteriosa, mas ao mesmo tempo totalmente revelada. Por mais instigante que seja o contexto da complexidade filosófica, vez em quando a gente se cansa dele. O jardim é o lugar da contemplação, e a contemplação não é outra coisa senão o descanso do pensamento.
No velho normal, era assim: Eu, como professor de filosofia e bacharel em teologia, não podia falar de religião em sala de aula, porque a escola pública era laica, assim diziam. Porém, o aluno se atrevia contestar-me, não contribuindo com a aula, todavia tentando defender as doutrinas de sua igreja. Dava seu estudo bíblico, já matando a aula em si. Passei muito por isso: sendo que eu não defendia nenhuma religião e não frequentava igreja alguma, eles se achavam melhores. Então, arrogantemente se mostravam saber mais do céu e das obrigações cristãs. Por várias vezes, perguntei-me, por que esses eram os piores exemplares de aluno, bastando só conferir suas notas. E por que estavam Sempre dispostos a maltratar qualquer um, defendendo seu Deus e seu fanatismo. Ah, como sofri, tentando fazê-los pensar e discutir seus conhecimentos para renová-los. Aí, atraí mais denuncias para eu resolver com o diretor, manchando minha reputação. E por medo ou só por ignorância mesmo, nunca pude contar com o apoio da maioria da classe, eram evangélicos. Acho que o coronavírus veio de Deus, para a escola se encontrar! E varrer o que é ruim. CiFA
A filosofia niilista, visão Nieteszcheana, faz laços com a filosofia budista, quando falamos de transformação e desenvolvimento de cada pessoa. Veja, para Nietzsche, estamos caminhando em cima de um abismo, sob uma corda bamba. Se deixarmos o medo nos dominar e tentar voltarmos, não conseguiremos chegar a plenitude dos nossos seres. Se olhamos para baixo encontramos nossos demônios, e se cairmos iremos conviver com eles e, portanto, nos tornaremos nossos demônios. Porém se tivermos coragem para enfrentar o medo constante de cair (o medo dos nossos demônios), nos tornaremos a melhor versão de nós mesmos, seja lá qual for, no final da corda é preciso que o homem oscile junto à ignorância.
Doce filosofia o lindo privilégio de poder abrilhantar lindos olhares e doces vidas és uma lindíssima dádiva de Deus esse lindo dom me concebido por Deus, pois faço dos detalhes a minha mais linda poesia pois para o meu coração é um doce privilégio poder revestir de carinho a sua linda vida, pois com gestos recíprocos eu gostaria de sempre poder lhe demostrar que a sua amizade é tão linda quanto o tom azul do oceano.
A filosofia nos faz questionar, refletir sobre tudo o que nos cerca e sobre nós mesmos. Quando questionamos sobre algo a primeira impressão é de que encontraremos respostas imediatas, e não, ao contrário, encontraremos ainda mais perguntas, que nos levará a uma reflexão sobre determinada coisa. Refletir deve anteceder-se a ação já que a reação e a ação sem reflexão pode causar grandes problemas futuros. Por por si só somos impulsivos. Mas podemos controlar isso através das reflexões e questionamentos que torna o ser humano como é ou deveria ser...(Juju)❤
Vocês têm de ser a favor de uma só coisa: a favor da filosofia; entendida neste sentido: como [a busca da] unidade do conhecimento na unidade da consciência. Ou seja, a filosofia como consciência responsável – o conhecimento, a aquisição de conhecimento, a transformação desse conhecimento em consciência e dessa consciência em responsabilidade. É só a favor disso que você tem de ser.
"[…] o Brasil é o único país do mundo onde a filosofia é uma especialização, dispensável para os intelectuais de todos os outros ramos, e onde – numa espécie de perversão complementar – um diploma de bacharel em filosofia dá direito ao título de 'filósofo'. [...] por dentro fico me perguntando quando uma similar identificação funcional começará a ser exigida aos poetas, aos santos, aos heróis, os quais formam, com o filósofo ou aspirante a sábio, a quaternidade das formas superiores de existência, que nós outros, passadistas empedernidos, imaginávamos irredutíveis a qualquer carimbo de identidade profissional."
A Filosofia é preâmbulo, a base e o topo da pirâmide civilizatória... Por isso mesmo, é própria pirâmide! De outro modo pode ser pensada como mola helicoidal, dando voltas em si mesma... Essas representações geométricas são alusões simbólicas, sobre a sua intrínseca influência "invisível", na vida do homem mental... Devido sua fundamental importância, a Filosofia nunca será auxiliar de outra matéria, mesmo oferecendo com serventia e humildade, suas descobertas de sabedoria... Ela é vista como professora orientadora que dá rumo às descobertas, e não como escrava à prestar-lhes auxílios.
Pobre aula de filosofia. Em uma dessas, eu afirmava que o dinheiro compra amor e carinho. Aí um aluno invejoso, para me tirar, disse: “só pode, para achar alguém que fique com senhor, tem de ser por dinheiro mesmo”. Então lhe retruquei com uma pergunta: Pois é, e que razão uma mulher teria para ficar consigo, se você não tem dinheiro, nem beleza, nem saúde e nem inteligência? Só se ela for pior que você! Mulheres inteligentes e promissoras procuram melhoras. E agravando a situação, frequentemente, professores no sistema são reduzidos a analfabetos funcionais, por que não dizer lixos, por alunos ativistas de causas alheias: feministas, LGBT e minorias. Fazendo de qualquer tema um torturante debate, desqualificando a aula. Não falta fanático! CiFA
A Grande Literatura do mundo contém um material que, para o estudante de Filosofia, é absolutamente precioso. A Literatura é uma maneira de você amadurecer na sua visão da Realidade. Claro que, pelos processos atuais de ensino da Literatura nas universidades, a experiência imaginativa pode se tornar totalmente impossível.
A minha filosofia é de que o sentido da vida está no abraço, no amor, no ágape, nas coisas mais pequenas. Não há pessoas que não amem nesse mundo, mas há pessoas que não são amadas, o amor não é o equilíbrio universal mas é o certo, o que sinto é que não pararei até encontrar o que procuro: o grande Deus cósmico.
"Qualquer sistema de doutrina ou filosofia pode ser considerado uma Religião...até mesmo, as coisas mais ocultas..., a essência disso não é o ligar-se a um "deus", pode ser Allá,Buda,YHWH, ou uma filosofia oriental ditando a energia própria...ou uma fabula engenhosa como espiritos,Se isso não mudar seu caráter sua vida ou até seu coração...A Religião não valerá de nada..."até um ateu crê que ele é honesto?!?!Mas Deus tem que ser a prova de mudança de seu coração...(Ez 36:26 )(Jeremias 17:9-10)"
Com certeza, a filosofia de ministério do apóstolo Paulo não incluía a teoria de “dar às pessoas o que elas desejam”. Ele não instou Timóteo a realizar uma pesquisa a fim de descobrir o que as pessoas queriam; mas ordenou que ele pregasse a Palavra, com fidelidade, repreensão e paciência.
A filosofia de Jesus poderia ser resumida da seguinte maneira: a vida não gira em torno de você, não gira em torno de suas coisas e nem mesmo em torno deste mundo. Não se trata de sentir-se bem ou de obter aquilo que deseja. Não se trata do que você acha que precisa neste momento. Trata-se de outro mundo além da Terra, e de um mundo interior do coração, nos quais não há conflito ou faz de conta.