Textos de Filosofia
A filosofia de todas as matérias é a mais inútil. Talvez seja por este motivo que todas as matérias saíram de sua atividade principal- o pensar. A escola é algo inútil aprendemos formulas que nunca usamos, mas aprendemos pensamentos que sempre questionamos! A filosofia não é uma ciência exata! Lida ela com uma atividade pouco valorizada pelo mundo da práxis, o pensamento. Pensar é raro, calcular e soletrar é fundamental a caixas de supermercado.
A Filosofia trouxe-me de volta à vida. Estava morto [ou apenas sonolento] e não sabia. Acordar foi o ponto de partida para o progresso. Mas não posso dizer que não aprendi com os sonhos que tive, enquanto sonolento. Até agradeço-os. Foram os pesadelos que me acordaram. No entanto, dormir um pouco, às vezes, também é preciso. Ou não há força que dê conta deste mundo.
Não há filosofia, interpretação, ou ciência que explique os motivos do contrato íntimo que firmamos com aquele que escolhemos para amar mais do que a qualquer outra pessoa. Selecionamos instintivamente a quem nos agrada para dar continuidade à vida. E isso não precisa de detalhes ou pormenores. Apenas acontece.
Palavras, apenas, palavras pequenas, a filosofia da vida nao se encontra em livros, cada caso, um caso, cada caso, uma mente e cada mente, um caso diferente, nao aprenda a viver, apenas, viva, um dia apos o outro como se nao houvesse o amanha, venere a vida, nao os vivos, nao entenda a historia, faça a historia, seja a historia, viva a historia, a sua historia, nao para que venerem a sua presença, mas sim para que sua vida sirva de apoio aos que tem dificuldades em entender a verdadeira filosofia de uma vida gloriosa
... E, não é filosofia de boteco de beira de estrada, aquele, por qual passamos diariamente, sendo-nos impossível não darmos uma paradinha depois de um dia estafante, para sairmos um pouco de dentro de nós, e repetirmos coisas que todo mundo sabe que não funciona, mas, puxa! Elas vêm embaladas em papel tão bonito, que torna impossível não crermos! Coisas do tipo: Acredito ainda na humanidade, sei que não estamos totalmente perdidos. Sei que o Bem vence o Mal em larga escala, só está espalhado... O Bem não sabe a força que tem... Porque ainda não a experimentou em conjunto...
Para não ter que parecer dramático, em uma trilogia da filosofia, com um calculo matemático, na pratica essa energia me colocaria positivamente nessa gramatica. Conto a minha experiência das artes plásticas em uma matéria quântica que chamei de magia mística do acontecer se eu pudesse resumir seria, eu e você.
A arte é uma filosofia de vida, uma plataforma criativa e expressiva escolhida como linguagem de dialogo e de comunicação entre a ideia, o pensamento, o espaço, a dor, o prazer, emoção, tempo e dimensão de quem cria e aqueles que veem. O registro ou a materialização da ideia criativa que é a obra, em tese se completa e exingue se na performance da exposta realização mas pode ser estendida e comercializada por valores atribuíveis, na repetição. Quando isto acontece a original linguagem ecoa, transforma e permanece a falar se significando e inter relacionando com novos paramentos da própria vida, de novas ideias, novos tempos e pensares.
Meu caro, há uma diferença fundamental entre a Filosofia e a Jardinagem que vale a pena ressaltar. A Filosofia é o lugar da complexidade. A Jardinagem é o lugar da simplicidade. São territórios muito distintos. A Filosofia é o campo das perguntas e respostas. O jardim é o campo onde a vida prevalece misteriosa, mas ao mesmo tempo totalmente revelada. Por mais instigante que seja o contexto da complexidade filosófica, vez em quando a gente se cansa dele. O jardim é o lugar da contemplação, e a contemplação não é outra coisa senão o descanso do pensamento.
A Grande Literatura do mundo contém um material que, para o estudante de Filosofia, é absolutamente precioso. A Literatura é uma maneira de você amadurecer na sua visão da Realidade. Claro que, pelos processos atuais de ensino da Literatura nas universidades, a experiência imaginativa pode se tornar totalmente impossível.
A filosofia do conhecimento é como as cores...composta das primárias, secundárias, terceárias, quaternárias... O problema é quando as cores esquecem sua configuração inicial em sua existência e reivindicam preeminência ...a questão é não perdermos a referência sobre os princípios e valores existentes do Gênesis .
Geralmente, as pessoas não compreendem o que é o bom senso. Esse termo tem suas raízes na filosofia, onde o 'senso de realidade' representa a harmonia e aceitação entre a realidade criada e a imaginação. Vai além da mera distinção e abrange a capacidade de avaliar e discernir entre fatos e ilusões. Quanto mais desenvolvido for o senso de realidade, melhor será a tomada de decisão e a interação com o mundo.
O pensamento já existe porque devemos pensar antes de falar. É para isso que existe filosofia e sociologia. Se fosse para falar antes de pensar a gente nasceria com duas bocas, e não com dois ouvidos e dois olhos. Observe, ouça e analise antes de falar e também antes de agir. Não tenha pressa. Carina Mendes @carinamentora (07/05/2024 | 12:33 Brasília Hour)
O cristianismo não é um clube, ser cristão não é uma filosofia de vida, muito menos uma teoria em que apenas diz: Eu creio, eu amo, invés disso vive a realidade da fé e o amor. Ser cristão não é ser de vez em quando, é sempre. Ser cristão é ter sido encontrado por Jesus e a partir daí, deixar sua vida ser configurada com a d'Ele.
Uma vez fui ao mosteiro fazer uma experiência, tanto budismo como católico, estudos de filosofia exige ao profissional essa exigência de conhecimento. Uma vez no mosteiro zen budismo, na meditação, um monge bateu o sinal e disse: " Não perca seu tempo. Lembre-se: em breve, maís muito breve você morrerá, então, não perca seu tempo com coisas inúteis sem importância ou coisas que não tem mais solução alguma. Não viva como se fosse imortal. Nossa aquilo nunca saiu da minha cabeça.
Ser Cristão envolve também assimilar uma filosofia cristã de vida. Infelizmente, a realidade é que esta tem sido deixada de lado, com a adoção da filosofia materialista. Isto explica o alto número de doenças emocionais, depressões, enfermidades psicossomáticas, alterações de peso e etc. Não é apenas uma religião mas um modo de viver e levar a vida!
Na filosofia da vida todos nós sabemos um pouco, porém muitos não vão compartilhar com ninguém, por medo de ser visto como louco. "De louco todos nós temos um pouco, " poucos vivem essa coisa que é ser chamado de louco. Mas na vida todos esquecem que viver é coisa de louco , na palavra "VIDA," depois do "V" só tem "IDA," então podemos dizer que a vida é mal compreendIDA. Viver é uma coisa F0D4, uma coisa linda, mas poucos conseguem aprender as lições da V........ Ass: Eu
" O Sagrado É Intocável ; Independente Da Crença , Filosofia Ou Do Que Se Pensa ; Porém Sempre Precisamos Manter Um Forte Equilíbrio Em Tudo - Desde A Fé , A Razão , A Liberdade De Escolha... Pois Tudo Ao Extremo , É Abraçar A Loucura ; É Esse Descontrole , Que Destrói A Humanidade... "
A lei da atração é uma filosofia de pensamento que sugere que pensamentos positivos atraem coisas positivas na vida de uma pessoa, enquanto pensamentos negativos atraem coisas negativas. De acordo com esta teoria, a atração funciona como uma espécie de força magnética, puxando para a pessoa aquilo que ela pensa e foca. Muitas pessoas acreditam que a lei da atração é uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e realizar sonhos, e que é possível moldar a própria vida através da força do pensamento positivo. No entanto, é importante lembrar que a lei da atração não é uma solução mágica para todos os problemas e que o trabalho duro e a ação são também importantes para alcançar o sucesso.
Para viver não existe manual, não existe filosofia que possa ser aplicada à todos. Manejar a vida da forma que você quer não é ser livre. Ser livre é minimizar seu ego, e entrar em plena harmonia com tudo. Note que harmonizar não é desistir, mas aceitar com serenidade o que aconteceu ou o que está acontecendo.
Judô não é judô se você separar a filosofia da luta, torna-se outra coisa. Algo não pretendido pelo fundador. O judô usa a técnica de luta para ensinar caráter moral, ambos são indivisíveis. Luta de judô sem a sua filosofia é apenas "uma casca vazia", sem conhecimento e apenas, luta, luta, etc. O judô serve a para uma causa maior fazer um cidadão melhor e um mundo melhor. Lutar não é o fim, mas um meio para outro fim.