Textos de Filhos para os Pais
“Deixa a vida me levar”...
Se a letra dessa música de alguma forma lhe representa, sinto lhe informar, mas você está fardado ao fracasso! Aproveita o carnaval que está chegando, veste aquela roupa de “coitadismo”, faz aquela cara de “vitimismo” e cai na folia! Quebra tudo na “Avenida Brasil”.
Quebra a sua empresa, quebra a sua família, quebra tudo mesmo!
Deixa eu te dizer uma coisa. Deus te deu o livre arbítrio, isso significa que a decisão é sua, a escolha é sua, depende apenas da sua vontade. Não adianta então você ficar sentado no sofá reclamando dos políticos, ou rezando pra que Deus te dê uma vida confortável, dinheiro pra você viajar com a sua família, frequentar bons restaurantes, ter um carro do ano, não adianta! Deus te deu a vida e a oportunidade de fazer escolhas, então escolha se capacitar e buscar conhecimento, ao invés de “aguardar a sua vez”. Até porque se as suas orações derem mesmo certo e a sua vez chegar, você tem que estar preparado, tem que dominar o assunto, ter capacidade de resolver a situação, caso contrario, de nada adiantou Deus te dar a oportunidade, você não fez a sua parte.
Vou te dizer outra coisa. A vida é como o roteiro de um filme. A diferença é que na sua vida o roteirista é você, o protagonista é você, e quem decide como será o final dessa história também é você. É isso que Deus lhe deu, e veja só que coisa maravilhosa! Poder escrever a sua própria história, cada nova linha, cada novo capitulo. Então “filho”... Não deixa a vida te levar, não viva aos trancos e barrancos, e não acredite que a vida que você leva hoje é a vida que Deus quer que você tenha. A vida que você leva hoje é a vida que você escolheu! É a história que você vem escrevendo ao longo dos seus dias. Quer mudar isso? Quer ter saúde em abundância? Pratique algum esporte, tenha uma alimentação saudável. Quer ter dinheiro suficiente pra poder dar mais conforto para a sua família? Faça uma especialização. Seja capacitado. Não importa o que você faça, você tem que ser o melhor! São os melhores que se destacam, são os melhores que têm as melhores oportunidades, são os melhores que estão no topo! Então, seja você o melhor! Dê o seu máximo!
Uma última coisa. A vida que você leva, a história que você decidiu escrever sobre você mesmo, impacta diretamente em centenas de outras pessoas. Já percebeu isso? Então, se você a partir desse momento escolher não fazer por você, faça pelos seus pais, faça pelos seus filhos... Eles vão se orgulhar de você
Pai dos pais
Durante grande parte de nossas vidas, são nossos pais que tomam as decisões mais importantes de nossa existência. Decidem onde iremos estudar, que médico iremos nos consultar, pra onde será o passei de domingo, dentre outras atividades menos importantes, as quais nem precisam ser citadas aqui. Mas, em determinado momento da vida, os papéis se invertem, será depois que todos os filhos tiverem sido criados, quem sabe até os netos já terão dado suas caras por esse plano de existência. Acabamos virando pais dos nossos pais, e sim, eles são levados, teimosos, e as vezes comportam-se como criança, levamos desvantagem nessa inversão, pois quando era nosso tempo de obedecer, nossa fragilidade, imaturidade e desconhecimento de mundo nos deixava totalmente a mercê deles. Não coma isso, não coma àquilo, já tomou o seu remédio? A vida nos prega peças, fica a nosso critério contemplar cada momento que a nós nos é apresentado.
A sabedoria é uma linha tênue que se achega em nossa existência com o passar dos anos. Alguns corpos, porém, definham sem descobrir a graça de não magoar as pessoas. De guardar sua língua das ofensas. Rezar menos e amar mais. Enviar presentes livres de malefícios eternos, pois a mágoa é uma semente forte e próxima da eternidade.
Há pais que não valorizam o abraço e o esforço dos seus filhos. Há namoradas que desprezam o esforço de nobres rapazes em agradar com um simples sorvete. Há filhos que por amor aos seus pais desistem de sonhos afáveis. A ingratidão espraia um mórbido prazer ao distribuir a amargura em doses homeopáticas e definhar alegrias que seriam verdadeiramente belas.
Fico cismando com a vida. Enquanto escrevo reflito na vida que tenho e naquela que planejava ter. Revejo as fotos e penso que ao falar para os outros revelamos também um pouco de nós mesmos. No ofício de Deus eu imaginava corações meigos. Amores inquebrantáveis. Filhos honestos. Pais gratos. Avós felizes. Netos cheios de saúde. Livros novos. E nas janelas flores.
Minha mãe
"Filho manda uma mensagem no face pra tua tia por mim."
- Tudo bem mãe depois eu mando.
- 5 min depois
"Filho já mandou a mensagem pra tua tia?"
- Mãe vou entrar na internet agora.
- 10 min depois
"Filho já almoçou?"
- Já sim mãe
"E a mensagem pra tua tia, já mandou?"
...
- Mães sempre com o costume de perguntar a mesma coisa 1001 vezes no mesmo dia.
Mas vale a pena obedecer porque um dia elas vão
partir mas poderemos dizer que fomos bons filhos.
Te amo mãe!
Mãe...
Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar
a sabedoria e a disciplina;
a compreender as palavras
que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez,
fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência
aos inexperientes
e conhecimento e bom senso aos jovens.
Provérbios 1
Vital necessidade
Distancio-me ao calcorrear nas ruas
percorrendo trilhas vagas e inexatas...
Disperso-me no ativo de cada dia,
doando-me aos devaneios das noites
assim estarei seguro aos teus aportes.
Amparo-me no saber de meus pais
e recosto-me no sorrir dos filhos...
Quando, no aluviar das lágrimas,
rogo que me brilhem os olhos teus
assim o amor haverei nos meus!
Teu peito filial
-----------------
Em teu peito filial
Encontro refúgio e conforto
Alento, carinho e consolo;
Quando ninguém mais pode,
De minhas dores me socorre.
Em teu peito filial
Minhas lágrimas se libertam
E minha vida passa a ter sentido;
Nele esqueço meu mundo de solidão,
desesperança e sonhos despedaçados.
Em teu peito filial
Fecho meus olhos sob o toque de teus dedos
A tocar minha orelha
Como ninguém jamais fez ou fará;
Eu teus braços volto a ser criança...
Em teu peito filial
Ouço teus segredos e te conto os meus
(Quando foges nas noites
A perambular sem desejo de voltar;
Mas sempre voltas para mim)
Em teu peito filial, filha,
Me sinto seguro e protegido,
Assim como em meu peito paternal
Tu sentes amor e proteção;
Somos um só ser, um só coração.
HOMENAGEM A VIDA E AO SER HUMANO
Homenagem é a expressão ou ato público como mostra de admiração e respeito por alguém. Na vida há pessoas especiais, que são tão importantes que nos fazem mudar simplesmente por estarmos em suas vidas. Estes muitas vezes nos permitem sonhar, quando a vida nos transparece que não há mais sonhos passíveis de serem realizados, simplesmente nos contradizem e nos traz uma nova esperança pela qual podemos lutar. Porque nos faz acreditar que há ainda há beleza neste lugar, embora nos pareça um buraco negro e profundo, nos mostra que não é, e sim é um belo jardim florido, com pequenas gotas de orvalho a nos alimentar. E aqueles homens e mulheres guerreiros, que com sua corajosa bravura jamais se faz desmoronar neste teatro da vida e nos mostram que, às vezes sozinhos, somos capazes de criar cidadãos de bem. Seres que muitas vezes negligenciam sua própria existência em prol do seu próximo e se entregam por inteiro, sorrindo quando querem chorar. E em pensar naqueles que se foram e ao olhar uma pequena estrela no céu a brilhar lembro que vivos permanecem em mim sempre. E o que diria dos meus mestres sobre tanta dedicação. Pais, mães, filhos, amigos, professores, queridos que foram ou simplesmente pessoas que amam por amar e tantos outros há muitos que homenagear. Fica aqui a quem de alguma forma merece a minha sincera Homenagem!
MÃE
A mulher recebe um dom preciso e especial de gerar e conceber a vida de uma criança
São nove meses de muita tensão e alegria de sentir em seu ventre uma vida se gerando alí dentro.
Por isso são tão protetoras não permitindo que alguém fale ou faça algum mal a seus pequenos
Elas estão sempre prontas para nos aconselhar e nos encher de carinho mesmo quando crescemos.
Estão sempre preocupadas em ensinar e dar uma boa educação para que seus filhos tornem-se pessoas cultas e de valores
Uma mãe está sempre disposta a fazer diversos sacrifícios e até mesmo com sua vida para ver seu filho bem.
Uma mãe que não cuida e despreza seus pequenos, nunca aprendeu a agradecer e valorizar o dom preciso que ela recebeu de GERAR, CONCEBER E EDUCAR um novo ser humano.
DOZE ANOS
A criança que faz doze
já virou adolescente,
mas infância continua,
ela está sempre presente.
Só pensa em brincadeira,
com bagunça e "zoeira"...
nada muda, minha gente!
Até quando é mais jovem,
diz que nunca terá medo,
mas não gosta de escuro,
e mantém isso em segredo.
Porém, no aniversário,
tem festinha com cenário,
e pede muito brinquedo!
Do tempo de bebezinho,
os pais ficam com saudade...
e os filhos vão crescendo,
completando mais idade.
Só nos resta querer bem,
desejar os parabéns,
e muita felicidade!
Um dia me disseram: Quem tem apenas um(a) filho(a) não tem nenhum.
Eu disse: quem tem um(a) tem um(a).
E a cada dia tenho mais certeza que a quantidade não significa mais amor.
Uma mãe ou um pai consegue suportar os erros dos filhos, mas os filhos muitas vezes não toleram a velhice dos mesmos e nem suas “chatices”.
FAMÍLIA É ALGO MUITO SÉRIO
Família é algo muito sério.
Tem vidas envolvidas.
Amor para se cultivar.
Nela, há muito com o que cuidar.
O descuido dos pais numa única pedra em seus caminhos, os fará tropeçar.
E se não forem fortes e rápidos para se levantar,
seus filhos sentirão o tropeço,
Podendo eles, também se machucar.
A pedra maldita que os fez cair, ainda perto de todos está.
Levantem-se, pais! Os vossos choros, da pedra, não o fará dela se afastar.
Mas com coragem, de homem e de pai, de mulher e mãe,
A pedra os porá para longe de todos, atirando-a ao mar.
A dor sentida e que se estendia.
Que não deveria... ainda em todos, cicatriza.
Só o Senhor dos tempos, as suas vidas, os restaurará.
Peçam hoje o perdão, um para o outro, pra viverem novamente em comunhão.
Retornem agora á sua casa, perdoados, e vivam em união.
Escrevam: “quão belo é a minha família e a Deus toda nossa gratidão”.
O retorno, depois desta triste lição que os fez sofrer, levou-os a entender:
“Cuidar bem do que é de todos, e um do outro, agora, com demasiada atenção”.
Família? é tudo muito sério.
Para mantê-la viva, é preciso o calor de todos, de seus abraços feito elos de ligação.
A força que os une a todos vem de Deus aos pais,
E de filhos retos e obedientes, orgulho e alegria para com os seus.
Quando os filhos não forem poupados, de ciladas de amigos que se faziam,
Possam eles encontrar o leito certo,
Pra chegar em casa a salvo onde só há boa companhia.
Cobrindo-se de humildade,
Não ousem agora em casa querer mudar.
Não desonrem os seus pais nem mesmo seus irmãos;
Eles que um dia estenderam-lhes as mãos,
Para livrar-lhes de algo feio que muito mau pudesse lhes causar.
Se, na família o dinheiro lhes faltar, a doença os abater e,
Se intrigas rodearem a sua casa, não discutam, porque irão se entender.
Contem um para o outro o que sentem, só com diálogo diário, poderão resolver.
Deus quer vos escutar. Permitam-no em vossa casa adentrar
Convidando-o também para convosco morar.
O Homem que acolheste, veste branco, resplandece luz.
Das Suas mãos, línguas de fogo surgem e de encontro a todos vai começando a agir.
Ordena aos Anjos Celestiais vos guardar, aos espíritos malignos infiltrados nos cômodos, Se retirar; as doenças do corpo, da mente e do espírito, curar; seus pecados, perdoar e de Toda angústia, acalmar.
O teu lar agora alvejado, respira paz e descansa proteção, os nós agora desatados nunca Mais obterão. E Deus, com todo o seu poder, sentiu o vosso amor e então declarou: - “que Nenhuma mão inimiga, em meus filhos tocará e, nenhum espírito imundo tornarão Contra eles, se levantar.”
A mensagem deste pai
lhes diz muito de como amar, ter fé e perdoar.
Creem também em Jesus Cristo, e nunca ousem Dele se afastar.
Uma vez a família toda acolhida,
aproveitem os momentos para muito, a todos, do bem ensinar.
Iniciem pelo dom do amor, mostrando por si, como perdoar.
Herança Divina
Só compreendi minha mãe
depois de receber essa herança
passei a ver a vida,
por outra perspectiva
tudo que desejo é perseverança
para criar essa criança
nesse caos que é o mundo
com segurança
quero deixar minha contribuição
para esse mundo moribundo
um(ã) cidadão (ã) do bem
que faça a diferença
por isso é uma esperança
vencer todos os medos
de modo que com minha liderança
enquanto criança,
ao crescer,
deseje ser feliz sendo do bem
por isso, não é só minha
esta herança divina.
_________________ Juliana Rossi Cordeiro
EDUCAÇÃO
Vacinas nada mais são do que um ataque leve e "falso" ao corpo usando aquilo que se quer combater como forma de preparação ao organismo, atacando o corpo você o torna forte para um possível ataque verídico e eminente.
Hoje, o que se observa é a grande maioria das crianças despreparadas para as surras certeiras e inevitáveis que a vida dá. Certos pais da atualidade não as ensinam a lutar, eles estão o tempo todo lutando por elas, dando, se não tudo, quase tudo pronto em suas mãos, não as ensinam a enfrentar, enfrentam tudo por elas, minam, "passam a mão na cabeça" em desrespeitos escolares, elogiam os filhos "descriteriosamente" gerando um sentimento narcísico desmedido.
É a toa que discute-se tanto sobre a geração "eu"?!
Pais, "ataquem" ( FIGURATIVAMENTE) o ego de seus filhos para que eles entendam o respeito a hierarquias, entendam que por não serem superiores aos outros devem ter humildade, mas por estarem mais fortes e preparados poderão lidar melhor com frustrações da vida e ser mais verdadeiramente confiantes, entendendo, quando adultos, que o mundo não gira ao redor das vontades e caprichos deles.
Pais que corrigem verbalmente seus filhos sentem mais dor do que estes últimos, pois devem passar por cima da irresistível vontade de sempre agradar quem mais amam- os filhos. Superar esse desejo traiçoeiro e raciocinar no que é melhor para o seu filho, em vez de aceitar o que é menos doloroso é ato de amor.
Há uma relação que se observa :
Egos inflados demais pelo narcisismo - relacionamentos Instáveis e conflitantes - pessoas infelizes.
Eu te amo.
Se amar, amar alguém, vai muito além que dizer a alguém "eu te amo".
Quando realmente amamos nossos pais, costumamos expressar o real amor com cuidados, agrados, com atitudes que iremos deixá-los felizes, sem decepcionar.
No relacionamento amoroso, o eu te amo foi banalizado, como palavras que o vento leva, vem se perdendo do real valor do amor, o amor verdadeiro que independente da distância, ou do momento do casal, o respeito respeito, o carinho, afeto se mantém presente. Isso sim é o verdadeiro amor, o amor que você não deseja para a pessoa o que não gostaria que fizesse com você.
Vamos nos amar, nos respeitar. Pois só falar, de nada adiantará, e muito menos o amor de Deus se manifestará em nossas vidas.
O imigrante libanês.
Um dia...
Cansados da luta insana,
da fúria dos elementos,
Da escassez de comida,
da falta de trabalho,
de tantas guerras.
Um dia então...
Já cansados....
de ver as necessidades dos filhos pequenos,
de ver o cruel e insano sofrimento de todos,
tanto os pequenos como os velhos, indefesos.
Foi quando então decidiram no desespero
fazer uso das minguadas economias,
juntadas nos extremos de suas agonias,
e partir, o coração lacerado pela dor...partir...
para onde o vento melhor sorte tivesse
espalharam-se pelo mundo inteiro,
para buscar para si e para os seus um melhor porvir.
Muitos vieram ao nosso Brasil,
imenso e desconhecido pais,
e aqui chegando,
com muita luta e com muita garra
com imenso sacrifício,
aprenderam precariamente a fala
e foram criando suas famílias,
e foram pouco a pouco prosperando
nem tanto pelo que ganhavam..
mas pelo tanto que poupavam,
negando tudo a si próprios
tudo que podiam
e aos filhos tudo ofereciam,
que cresceram em um mundo novo,
sem guerras e perseguições,
essa é a história do povo libanês,
povo guerreiro e altaneiro,
que decidiu um dia, humildemente..
a sua tão bela, inclemente
e sofrida terra deixar.
Essa é a história,
sintetizada em meus humildes versos,
de milhares de imigrantes,
para melhor explicar aos hoje
milhões de descendentes
desse povo heroico e humilde:
O povo Libanês.
Imemoráveis Dias do Pai
Dez anos de Alzheimer ele padecia.
João, pai de Isabela, jovem bela,
Lhe indagava sobre o dia, e dizia ela
Que era Do Pai aquele novo Dia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passavam, e a filha, com cautela,
Repetia: “pai, meu nome é Isabela”.
Mas em poucas horas ele o esquecia.
Vendo o passar dos anos com o decano
Lhes foram assim cuidando do ancião,
Repetindo sempre as mesmas histórias.
Começa de cuidar outros dez anos,
Dizendo: – “meu nome é Isabela, paizão”.
Desse amor não lhe advirão memórias.
FILHO PRÓDIGO
Um dia resolvi ganhar a estrada...
Ardia em mim uma revolta interna,
busquei nas ruas a vida moderna,
andei sem rumo, sem rota traçada...
E em cada noite, no bar, na taberna,
uma amizade falsa era encontrada.
Fui enganado... e ao ficar sem nada
restou-me o rumo da casa paterna.
E ao encontrar, justo ao abrir a porta,
o beijo doce, o abraço que conforta,
fui entendendo, após andar demais:
Mesmo que os filhos vivam a vagar
eles somente vão chamar de “Lar”
a casa onde reside o amor dos pais!
crianças são q nem papagaios, os papagaios imitam a fala humana e elas imitam os pais,
nossos pais e outras pessoas q convivemos são espelhos para nós.
se um filho vive num ambiente onde seu pai xinga ou agride sua mãe e seus irmãos certamente essa criança ou terá traumas ou será um indivíduo que agride as pessoas.
isso não é uma lição de moral pra ninguém.
dá bons exemplos pro teu filho...
A grandeza e o dilema de ser pai
Ser pai é destino, missão que se trama,
Nos fios do tempo, oculto, a se entrelaçar,
Não é só a vida que se deve perpetuar,
Mas a alma que, em silêncio, se inflama.
Os filhos, seres que nos atravessam,
Não nascem apenas do corpo, mas do sentir,
Cruzam nosso caminho, e ao nos invadir,
Transformam o vazio que em nós cessa.
É nesse encontro que o belo se revela,
Quando o inesperado faz-se em ser,
Almas que, de não ser, passam a viver,
Forjadas no calor que o tempo sela.
Paternidade, processo singular,
Feito de alegrias e de dor calada,
Reconhecida, mas quase sempre velada,
Nos gestos simples, nas palavras a silenciar.
Em cada ação, o pai, com jeito finito,
Revela o divino que em nós habita,
Semelhante a Ele, na tangente da vida,
Invisível, mas presente, o mundo infinito.
Talvez o pecado maior seja a ausência,
Escolha silenciosa que a distância impõe,
De herói a vilão, o pai assim se põe,
No desejo de moldar, com severa paciência.
Mas é nesse dilema que a grandeza reside,
Caminhar entre a presença e o deixar ir,
Dar o melhor de si, sem nunca mentir,
Que o amor, mesmo imperfeito, é o que nos divide.
E assim, no vasto papel que o pai assume,
Descobre-se que ser grande não é só estar,
Mas que, mesmo ausente, pode perdurar,
Sua essência, no coração que o resuma.
- Relacionados
- Textos de reflexão para reunião de pais
- Mensagens para reunião de pais
- Amor entre pai e filho: frases sobre essa ligação especial
- Frases sobre pais e filhos que celebram essa conexão única
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única