Textos de Filhos para os Pais
Deixo aqui a indignação de um brasileiro que ama seu país, e que infelizmente chora por ver que o lugar que ele chama de lar está indo cada vez mais fundo rumo ao fracasso. Brasil, um país cheio de corruptos que por serem ignorantes a um ponto extremamente elevado, exigem que outros corruptos saiam do poder por achar que assim o país vai mudar. Brasil, país que para você governar basta apenas saber ler e escrever malmente e que estudar nunca foi critério de avaliação. Brasil, país onde criticar e colocar a culpa em apenas um, é bem mais fácil do que aceitar que a culpa é de todos nós. Brasil, oh meu querido Brasil, hoje, é com grande aperto no peito que te digo que isso não vai mudar, ao menos não tão cedo. Hoje, você sofre por ser dono de inúmeras riquezas, você sofre por não ser protegido da forma certa, você sofre porque as pessoas preferem ir pra rua sem muitas delas nem ao menos saber por que estão ali, ao invés de mudar de dentro pra fora e assim, juntos, nós, o Brasil, seremos um dia a pátria que todos sonhamos que muito reclamamos, mas que nada fazemos pra mudar.
De fato, somos um país miserável. Não materialmente. Espiritualmente. Um país que teme o nascimento de uma criança, um país onde o silencioso assassinato a sangue frio de um inocente é reconhecido como um “direito reprodutivo” é, infelizmente, uma sociedade desfibrada moralmente, pervertida antropologicamente e monstruosamente sombria em seu espírito.
É mesmo muito fácil se conquistar votos nesse País. Arroz, e às vezes, feijão, para se garantir as eleições, e caviar, para se garantir as votações na Câmara e no Senado. No fundo, ambos os "mortos de fome" são todos iguais: só pensam no próprio "estômago", de avestruz.
Amenizem a dor de terem sido rejeitados pelos seus pais na infância, não deixando os mesmos abandonados na velhice e na doença. Reclamam tanto a dor da rejeição e do abandono , mas agem da mesma forma. Amem ao próximo sem distinção e serão bem mais felizes , até porque a juventude não é eterna. .
A brasilidade, que seria a preocupação de situar o país em que nasci, é o coração de tudo o que tenho feito. Em meus filmes, o golpe, a poesia de Sousândrade, a siderurgia brasileira, a revista dos modernistas, o Humor, a Universidade Fluminense, a arquitetura histórica paulista, Ismael Nery, em meus artigos de intransigente e exclusiva análise do cinema e da cultura brasileiros, em meus poemas, em minhas aulas e palestras, em tudo o que faço e digo outra não tem sido minha orientação sobretudo na medida em que me detive até hoje a retratar aspectos da cultura e da realidade brasileiras, e assim sempre será.
Quem não conhece alguém assim? Dividir para conquistar. Primeiro ele afasta você dos seus pais, seus amigos, da sua vida. Ele quer ser dono de tudo, até da sua alma. Mal comparando, como se fosse mago negro encarnado, mas não. Esses últimos são dotados de muita inteligência e maldade. As atitudes dos que dividem para conquistar são tão burras e óbvias que nos resta alcunhar de maldade simples e pura. Ainda bem que o tempo é um bom remédio nesses casos. Ninguém consegue manter ninguém no cativeiro mental por muito tempo e o mago de araque vai levar um fora, principalmente quando a vítima da vez descobrir que não há amor, apenas uma peça teatral mal montada para fazer crer que sim. Quem ama não aprisiona e sim liberta. Feliz quem se livra. Infeliz quem vai conhecer essa mesma pessoa, pois ela vai se rastejar nas sombras à procura da próxima vitima. Aqui se faz, aqui se paga, mesmo que em outra encarnação. Aqui, espero que seja num sanatório mental. Pergunto de novo: Quem não conhece alguém assim?
O Brasil é o terceiro país mais ignorante no ranking mundial. Se você perguntar o numero de todas duplas sertaneja, nome todos os clubes de futebol, todas as marcas de cervejas, com certeza você vai ouvir muitas respostas corretas, mas, se você questionar outros assuntos.... você vai conseguir falar com muitas poucas pessoas... Tenho Saudades, muitas saudades de Portugal, do meio que circulava, dos meus vinhos de Lisboa. Por ter permitido que malditos parentes, entrasse na minha casa para fazer um estrago na minha vida. A quase trinta anos eu tinha partido para Lisboa, porque não suportava a mentalidade e a estupidez "desse povo" pobre de espirito, invejosos, porque é infelizes... Atenção estou falando dos espinhos, pois as rosas são muito poucas, mais elas existem. A vida fez eu voltar e cá estou e, não tenho mais nada a perder... Tenho a herança que meu país me deixou, deixou uma herança invejada e cobiçado. Falsos amigo tentaram me ludibriar, tentaram minha inteligência, querendo me passar a perna. Eu sempre trabalhei honestamente, sempre tentei ser justo, mais acabei sempre sendo bom para muitos e cometendo injustiça para comigo. Hoje consigo perceber como essa terra reina a hipocrisia transbordando a ignorância. Eu tinha Dois pé de Ipê que os meus pais prantaram a uns 60 anos atrás, eu só me arrependo de algumas coisas que fiz nessa vida e, oque eu me arrependo-me mesmo é, de ter cortado um dos pés de Ipê. Bom isso eu já não vou conseguir resolver e todos os dias não me sai da cabeça de ter feito isto... Envolta da minha casa foram costuradas algumas casas de valor controlado, todas programadas mais, o povo tem mania, de tirar aproveito e subir paredes em cima do muro do vizinho, dentro do terreno do vizinho e leva uma vida inteira fazendo puxadinho. Depois as calhas e calhas mal feitas sem projetos, e aquela cagada. Também tem vizinho que depois de tantos puxadinhos pela casa se apoderou do dinheiro de outro vizinho para pagar arquiteto etc... para construir mais um, mais dessa e única vez, organizado... Ao em vez dessas pessoas se cultivarem elas continuas más e, as pessoas más fedem.... Quando um homem não presta a sua esposa presta menos ainda.
"De um amor pra outro é como mudar de país, a gente aprende uma nova cultura, e esse choque cultural nem sempre é bem aceito a princípio. Não que seja mau, às vezes é bom até demais, a gente pensa que sabe tudo, e que que sempre soubemos tudo, no entanto, de um amor pra outro é importante se entregar ao êxodo, não se pode viver o novo se suas raízes estão em outra história. Manter raízes é bom até certo limite, algumas coisas precisam ser vividas de outra forma, e o apego à antiga Terra Coração pode te fazer mal. De um amor pra outro é como mudar de país, você no início tem medo de sentir falta da Terra Coração natal, mas, é preciso saber que bons imigrantes não têm medo de aventuras e novidades, bons imigrantes não se abalam ao pensar no risco de serem eternos nômades, pois em toda viagem que a vida faz, sabemos: Haverá um cais, haverá uma âncora, haverá um lar."
Dizem que a educação é adquirida através dos nossos pais, discordo plenamente e o ditado que diz que a educação vem de berço é verdadeiro. E digo isso porque eu sou uma testemunha viva desse acontecimento. Dizem que eu, com dois meses após o nascimento, minha mãe partiu para o mundo espiritual, com uma morte prematura. O indivíduo que eu o chamava de pai, nunca estava presente, sempre ausente. Nos momentos em que mais precisava do seu apoio, de sua companhia ele nunca estava. E para mim isso não fez diferença nenhuma, na verdade me fortaleceu muito e mesmo sem ninguém para mim instruir consegui sobreviver. E COM A GRAÇA DE DEUS TODO PODEROSO E COM AJUDA DOS BONS ESPÍRITOS E JUNTAMENTE COM O MEU ANJO DA GUARDA, sou uma pessoa muito educada. E pretendo continuar assim até o último dia da minha vida.
A essência do fato de nosso país ser tão negativo e não se desenvolver como deveria está baseada no seguinte: faltam patriotas! Patriotas pela nossa política! Pelo nosso futebol! Pela nossa solidariedade! Pelo amor ao próximo! Por menos críticas e mais atitudes! Faltam pessoas que digam: Eu amo meu país e lutarei por ele até o fim!
Sinto-me mais sozinho na casa dos pais que longe, sinto-me mais isolado no sítio onde deveria ter o sentimento Casa do que no desconhecido, não é saudável, não me sinto bem, quero fazer tanta coisa, tenho tantos planos. Mas eu não planeio. Não se pode planear uma vida, o que faz a vida ser vida é o não planeado. Quero ir 10.000km para longe daqui, e conhecer algo do zero, ter um recomeço de consciência, sem hábitos culturais nem valores familiares. Preso num aberto desgastado. Já nada nasce neste chão, e se nasce é com metade da vida.
Muitos falam de solidão, querem voltar aos braços dos pais. Mas quem nunca teve uma família sabe que não se morre de solidão, o certo é preencher com coisas que você gosta, o passado não volta, as pessoas não voltam, os sentimentos não voltam, o que existe é apenas aquilo que somos, e isso é que vamos levar sempre conosco, nos mesmos.
Incrível como uma ferramenta para todo um país, incrível ver como nós brasileiros estamos tão longe de uma cultura ideal... Estamos passando um momento muito difícil no país, talvez muitos não estão nem aí, mas eu me preocupo ainda mais, quando vejo que uma "Fabiola" da vida chega a ser mais importante que a nossa politica esta fazendo, quando vejo um whatsaap ser noticia tão rápido e muitos falando até em suicídio... Gente, na boa, sejam o querem ser, façam o que quiserem, mas, por favor... Não esqueçam de tudo q está errado no país, não esqueçam dos impostos, luz, gasolina, saúde, educação, segurança e uma política honesta, não esqueçam q nossa geração era para ser a tão sonhada mudança, não podemos deixar para nossos filhos esse câncer q é esse país... Se fossemos governados por qualquer outro q não fossemos nós mesmos, tenho certeza q esse lugar seria número um em tudo, pois com tamanha riqueza, temos tb tamanha roubalheira.
"Não tem nada mais doloroso para uma criança do que ter a rejeição dos pais,ou um deles,eu sei como é,eu passei e nunca me esquece de como eu me sentia e sinto diminuída,mesmo sabendo que a culpa não é minha,todos os pais ao redor do mundo amando seus filhos,e por que os meus não? Não era eles que teria que ser a semelhança de Deus na terra,que teria que me ensinar as coisas,me educar,me orientar,mas eu não tive,e por que Deus coloca duas pessoas na minha vida que contrário de amar e cuidar,me perturbam,com a presença,com o nome,eles me lembram esta velha mágoa,por causa deles eu virei esta mulher,eu odeio qualquer acontecimento ligado á família,eu não aprendi a ser uma pessoa boa,e então de quê adianta uma criança vir ao mundo para não ter a razão da vida? De quê adianta ter pais,se eles não amam a criança? Até hoje eu me pergunto,se foi culpa minha."
Meus pais odiavam o meu pessimismo, no outro lado da moeda eu detestava o otimismo deles. Sentia repulsa em engolir toda aquela ilusão criada por eles mesmos. No fundo eu já estava desgastada metaforicamente e na prática. Eu não tinha esperanças em nada, muito menos perspectiva de vida. Eu não dava a mínima pra respirar, era inútil e sem sentido. Nada fazia sentido. Vivia intensamente pedindo que meus dias terminassem, nem isso acontecia.
Apesar das coisas ruins que vemos acontecer com os outros e que também conosco, em um país multirracial onde há racismo, preconceito entre o rico e o pobre, preconceito contra nordestinos, brigas entre religiões, cada um querendo ser melhor do que o outro achando que sua opinião é de um nível intelectual considerado alto, você insiste em querer ser melhor. Apesar de conviver com pessoas que achávamos que seria pra sempre, apesar das decepções, apesar dos fracassos, apesar de tudo, temos algo maior que o roubo, o preconceito, a violência, o abandono, temos a única coisa que não pode ser tirado de nos, mesmo que porventura eu acabe topando com o maior ladrão que esse país tem, ele nunca poderá roubar essa preciosidade, ela sempre será uma pequena faísca que arde dentro do peito, queimando e querendo pular para fora desesperado em querer mudar uma parcela de tudo que está acontecendo ao seu redor, lembre sempre que você tem algo chamando, amor.
Cresci ouvindo meus pais dizendo, meu filho cuidado a dois caminho o bom e o mal. Não queridos pais, existe um só caminho; o amor, o mal são as calçadas que a gente foi ensinado andar, por medo, ganância, arrogância, inveja e poder julgando-a seguras, saia da calçada. O caminho do amor é longo e eterno, porém é para corajosos que andam descalços pisando nos espinhos da vida.
Todos os dias são motivos de comemorações no Planeta, em qualquer país do mundo as datas são comemorativas, independente das crenças, etnias e convicções. Puro comércio e demagogia com o povo, onde se prega o amor se constrói a guerra e em nenhum momento existe o verdadeiro sentimento voltado exclusivamente para o bem e a paz no mundo. As grandes lideranças mundiais precisam se conscientizarem que o poder pertence a Deus e que nós seres humanos, podemos conquistar no máximo a autoridade, através do respeito e o amor ao próximo!
Bom dia... Muitos casais hoje celebram em nosso país o dia dos namorados, pois bem, mas este dia deveria ser celebrado somente por aqueles que realmente amam, respeitam, tratam com carinho, ternura, protegem, amam de verdade, e não comemorar um dia dos namorados que provavelmente mês que vem nem lembra mais o telefone na moça ou rapaz em questão, de que adianta. Ah, mas dai vem àqueles que dizem ter que curtir a vida, também acho, devemos curtir a vida, não os sentimentos alheios, se não tem a menor intenção de amar uma mulher de verdade, seja sincero com você mesmo e não desperte o amor no coração dela. Hoje as pessoas vivem de imediatismos, paixões momentâneas, corações vazios, e quando se deparam com um casal que realmente se ama, se quer bem, ficam boquiabertos, pois, muitos entendem que namorar é só ir pra cama, de depois curtir com amigos, amar alguém é muito mais que dar presentes, em datas especiais, é estar presente, na vida, tanto na hora de sorrir como de enfrentar dificuldades, pois não existe casal encantado que nunca tenha tido alguma rusguinha, mas daí vem o amor ágape (incondicional), o diálogo a compreensão, e também é muito fácil amar um homem de Camaro, ou falar para os amigos que ta pegando aquela princesa, mas quando esse Camaro virar uma Brasília velha, ou a princesa ganhar uns quilinhos a mais, acabou o amor? Se você ama de verdade a pessoa que esta a seu lado, fale, demonstre, tenha atitudes, para os homens: ser macho não é ser valentão é nem bom de cama, é mostrar sua capacidade de sentir, ter integridade, fidelidade, maturidade diante dos fatos, e você mulher, seja linda sempre para ele, não só fisicamente, mas de coração, e seja fiel, pois temos que lembrar sempre que onde a amor... Tem DEUS presente, então feliz dia dos namorados e que sejam todos os dias de sua vida com quem seu coração escolheu e Deus abençoou.
Não quero mudar o país. Não queria abandonar esse tal de protocolo mas também nunca quis seguir leis. Afinal, onde vou chegar se entrar nessa guerra que nem é minha? Desde que no mundo é cada um por si, não existe mais honra. Dentre esses 7 bilhões de negligentes, sou apenas mais uma. Covarde, talvez. Mas é o que se exige para que sobrevivamos, não? ✌
- Relacionados
- Textos de reflexão para reunião de pais
- Mensagens para reunião de pais
- Amor entre pai e filho: frases sobre essa ligação especial
- Frases sobre pais e filhos que celebram essa conexão única
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Mensagens para Filhos
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única