Textos de Escritores Famosos
Se tem uma pessoa a quem gostaria de agrader é o fulano que inventou a máquina fotográfica. Nossa, só de ter a grande oportunidade de reviver todos os momentos lindos de minha vida, apenas olhando para uma fotografia, fico sem qualquer tipo de argumento suficientemente poderoso e capaz de sustentar o que o penso e sinto a respeito dessa proeza inigualável.
Estou cumprindo a promessa de honrar a minha mãe e a Deus, por ser algo importante para mim. (...) Essa é uma guerra espiritual. Por isso, eu não estou olhando para esse lugar de forma terrena. Se você não tiver uma âncora espiritual, será facilmente levado pelo vento e conduzido a uma depressão.
"O surgimento de NEW VIBE no cenário do rap remonta ao seu nascimento em 11 de novembro de 2001. Sua trajetória é marcada por uma origem singular, desencadeando um percurso repleto de novidades e desafios. Além de sua notável habilidade como compositor, destaca-se sua impressionante atuação, cuja qualidade se evidencia em performances excepcionais. NEW VIBE personifica a essência artística, incorporando-a em suas criações musicais e consolidando-se como uma figura proeminente no universo do rap."
Tempos difíceis de insensatez, veio com o advento das academias de musculação, a cultura hedonista do super corpo, cresceu o numero de mulheres bonitas, pouco letradas mas com incontroláveis soberbas. A super exposição nas redes sociais, tornam a maioria delas por fotos com poses em lugares famosos, ilustres famosas desconhecidas. Os sonhos de consumo cada vez mais alto e amores utilitários milionários, sem noção do quanto custa ganhar cada moeda, parece me que todas querem sofrer de solidão e crise existencial do mesmo jeito, em Paris, com um "modelito" da Chanel afogando sua melancolia com uma bela taça de cristal Bacarat, bebericando um Château Lafite-Rothschild de 1868.
O hater sempre existiu, só que antes o nome disso era bullying, porque só acontecia na vida real, principalmente na escola, praticado pelos "colegas", e até mesmo por professores. Agora o bullying se globalizou, e acontece no mundo inteiro, onde quer que seja, com quem quer que seja; hoje, para ser atingido, basta ser internauta e causar qualquer contrariação, inclusive despeito. E a culpa é dos pais, que não ensinam os seus filhos, desde de pequenos, a respeitarem o próximo.
Em toda minha caminhada, o que mais aprendi é que viver é a maior dádiva que nos foi concedida. Não existe pecado, tudo é aprendizado, análise do bom e do ruim para nós mesmos e evolução. O único pecado dessa vida é não vivê-la. Desperdiçá-la. Ah, meus queridos, como o desperdício nos faz mal, não só individualmente, como a nossa alma irmã! Todos nascem com um propósito de vida. Todos, sem exceções. E todos tem uma qualidade única, algo que sabe fazer melhor do que qualquer um, que lhe brilha os olhos e lhe encanta, lhe causa suspiros e a sensação de borboletas no estômago. E o afastamento dessa dádiva nos prejudica como humanidade, pois todos estamos na mesma arca e, além de buscarmos a evolução individual, nosso curso natural enquanto irmandade é o de evoluirmos coletivamente. Não desperdice sua dádiva, seu talento único! Caminhe para ele, aceite-o, ame-o! Quanto mais se aproximar dele, mais alinhado estará com seu propósito de vida e assim repleto de satisfação, felicidade e alegria. O mundo existe por si só, a maneira de encará-lo cabe a nós. Viver é uma maravilha, estar nesse mundo é uma oportunidade, tudo o que ele nos proporciona é divino, então ele não merece nossa tristeza e sim nossa satisfação pessoal. E o único caminho possível para essa realização é o amor. Não o amor de emoticons e frases copiadas e coladas, mas o amor a si, aos seus irmãos e irmãs, à natureza, ao mundo e toda sua majestosidade. Ame a si, ame a tudo e a todos, aprenda a lei do respeito mútuo, do perdão, do entendimento de que todos estamos em estágios e níveis pessoais diferentes de crescimento, entendendo nossos processos internos, querendo o melhor para nossas vidas. Perdoe, se coloque no lugar do outro sempre, aprenda com isso e ame, ame muito. E agradeça, sempre, pois essa vida, meus queridos, é um privilégio. Acordar, se alimentar, sentir a água, o sol, dar e receber carinho, a paixão, tudo isso é muito maior do que qualquer dificuldade ou inconveniente de nosso ajuste coletivo de desejos e necessidades. Seja leve, irradie leveza. Esse é o segredo de dançar fluindo na correnteza natural das estações de sua vida.
Acho engraçado até. Depois de algumas decepções amorosas, prometemos nunca mais nos envolver, nem nos apaixonarmos. Culpamos o coração e nossos sentimentos por nossas escolhas, e mais aquelas frescuras abobalhadas de juvenis. Daí dias depois, tá lá, no mural do facebook “Fulano está em um relacionamento sério com Beltrano que conhecera a menos de 3 dias”. E assim, dar-se início a um novo ciclo de expectativas, esperanças, promessas e, por fim, corações partidos.
Querida Claire, quero que saiba que é um prazer te escrever esta carta. Lembra da vez que você estava andando no corredor da livraria, e um maluco desengonçado tropeçou e te fez derrubar tudo que estava segurando na frente das suas amigas, que além de rirem do pobre garoto, riram também de você. Ele ficou todo sem jeito, achando que você iria surtar, chamá-lo de idiota e tudo o mais que servisse como xingamento, e segundos depois você fez exatamente o que ele achou que faria? Os pedidos de desculpas não foram o suficiente, você toda mesquinha, o xingou, fez a maior birra, e como se não bastasse falou que da próxima vez era melhor ele olhar por onde anda. Dois dias depois, você o viu sentado ao lado da sala de informática, sentou-se ao seu lado e pediu desculpas por tudo o que tinha falado. Ele seria um idiota se dissesse não pra um sorriso como o seu. A partir daí vocês ficaram amigos, muito amigos na verdade, e tanto você como ele, notaram que a cada dia sentiam-se um mais dependente da companhia do outro, e logo passaram a ser mais que amigos. Compartilharam felicidade, da mesma forma que compartilharam a tristeza, dividiram sorrisos, carinhos, segredos…tardes de domingos, fossem elas chuvosas ou ensolaradas. E quer saber o que eu acho disso tudo? Eu tive a sorte danada de ter sido aquele garoto maluco e desengonçado que você fez questão de perguntar se era cego, por não vê-la ali, com tantos livros nas mãos. Eu vi você evoluir de menina, para a mulher da minha vida.
"É só o cansaço". Foi o pretexto que usei pra não falar sobre oque estava se passando no resto da minha vida. Falar não é remédio, e também não cura nada. Aliás, talvez ela nem quisesse saber os reais motivos da minha aparência cabisbaixa. Vai ver, ela perguntou só por educação, como todo mundo faz. Ou será que pela primeira vez, eu esteja errado e ela estava disposta a ajudar?! E em seguida uma voz baixa soa no meu pensamento "Não é verdade, ninguém nunca se importou. Por que agora?" E tem sido assim dia após dia, triste e sozinho.
E obrigado, sério mesmo. Por ter me ensinado a acreditar mais na vida. Por me mostrar que nem sempre as coisas serão como esperamos que sejam, e que nem por isso não significa que deram errado. E obrigado, principalmente por abrir meus olhos e me mostrar o que realmente importa pra minha felicidade. Você. Nós.
Saiba que nos momentos mais duros da vida, nas noites mais difíceis, foi em você que eu procurei abrigo. Você então me acolheu, me pôs nos braços, abraçou-me e pude sentir o doce e suave som da sua voz dizendo: “It’s okay, baby. It’s okay”. E realmente, estando ali nos seus braços, estava tudo okay.
Meu velho morreu ontem à noite, morreu por dentro. Ao chegar em casa, o vi trancar-se no banheiro. Chorou durante toda a noite, como um bebê um tanto velho, e clamou a Deus, para que também o levasse. Não entendi muito bem, assustado, bati 3 à 4 vezes na porta, gritando pelo seu nome. Mas ele parecia não surtir efeito. Passei todo o tempo sentado ao pé da porta ouvindo seus soluços, sem entender o que se passava no outro lado da porta. Ouvi todo o seu equilíbrio, firmeza, e tudo o que eu mais admirava escorrerem pelo ralo. Na manhã seguinte(como de costume), meu velho levantou cedo e saiu para trabalhar, olhou em minha direção, e parecia não me notar ali, sentado quase aos seus pés. —Seu rosto estava completamente pálido, como se a morte tivesse lhe feito alguma visita, nem chegava aos pés do Sr. Thompson tão admirado pela esposa e filho. Ele simplesmente me virou às costas e saiu pela porta da frente, como se nada tivesse acontecido. Entrei no banheiro e para minha surpresa, estavam lá, fotos minha e da mamãe, e um pequeno recorte de jornal no qual dizia: “Mãe e filho morrem após serem atropelados por caminhonete no km 23, da Br-060, às vítimas identificadas como Roose e Mark Thompson, de 37 e 14 anos, deixam um marido/pai desolado.” Tem sido assim todas às noites.
Mas isso não é errado é? Digo, trancar a porta, debruçar-me na cama e tentar pôr pra fora toda a dor, toda a angústia acumulada na vida me afogando em meio a lágrimas. Vomitando os choros engolidos durante o dia-a-dia. Estou fazendo certo não estou? Por favor, me diz que estou. Ou me mostra o jeito certo.
A vida tem lá dessas coisas. Em um belo dia você acorda, otimista, se olha no espelho e, está lá, um sorriso enorme estampada na tua cara. — Pela janela do quarto, presencia a magnitude da beleza de um pequeno beija-flor, atravessando o jardim, como um pequeno míssil alado, sem nada a temer. E pensa “Caramba, que mundo incrível, não posso desperdiçar mais um segundo da minha vida trancado nas minhas mágoas”, mas, como de costume, 10 minutos depois, acaba se deparando com uma pequena lembrança, uma pontinha de sentimento…detalhe bobo e, puft, como num passe de mágica se vê regredindo, recuando para o mundo real, e esquece do que prometera minutos antes. Então você deita e volta a dormi, por que nos seus sonhos a “vida” é mais simples, e suportável também, e sequer existe o lado B das coisas boas. E você agradece, por que mesmo por um instante, o menor que seja, você é uma pessoa feliz. Sonhar é a salvação dos inquietos.
Alguém disse que... O bom de querer um artista é que eles são intensos, são quentes, querem para agora; Eles sentem muito. Sentimos muito, mais do que podemos disfarçar ou daquilo que temos que representar ser. É tudo para agora e tudo muito intenso! Quente, bem feito, com a alma e ‘faz a hora’! Sorte dos que já estiveram do lado, parabéns para os que já provaram, e mais sorte ainda dos que permanecerão... (27/04/2017)
Desde pequeno sempre gostei de livros bem que era mais pelas capas que pelo conteúdo com palavras que ainda não entendia. Mas sempre gostei e sempre acreditei que escritores os fabricavam. Nesta mesma época já me via como um curioso e contumaz pensador e nunca pensei em escrever um livro. Pois para mim, os pensadores tem como principal objetivos espalharem palavras, visões e pensamentos ao maior numero de pessoas que encontram pelos caminhos. Confesso que é o que tenho feito mesmo sendo o autor.
Quando me abduso para escrever um poema ou um texto qualquer, às vezes caio num círculo de pensamentos repetitivos sobre tudo já ter sido escrito. Tudo que sai de mim, já foi estudado e escrito. Não há nada de novo em mim. É só procurar por aí, não há segredos sobre a vida e sentimentos humanos. A atualidade falha por estar apenas repetindo os tempos antigos.
É incrível o que se pode transformar em palavras, ou o mundo é incrível e pode-se transformá-lo em palavras. Claro que ele não é liquido, pastoso ou sólido, muito menos apalpável, (nem literalmente). Mas subjetivamente ele dá um bom retrato de suas partes que não são a do seu ‘‘corpo mundo’’, mas a do seu mistério, diga-se profundo!
Há uns Deus deu 10, a outros Deus deu 100, e a outros Deus deu 1000, ainda a outros Deus deu um HORIZONTE ILIMITADO. Cada um que seja feliz com o que produziu e alcançou com aquilo que Deus lhe deu. Entre o Talento, o conhecimento, as experiências, as oportunidades, a trajetória e o seu alcance na vida - Deus seja louvado. E faça um favor a si mesmo, seja Feliz com o que Deus lhe deu e viva.
A arte é a manifestação mais bela da alma. Através dela entramos em contato com mundos íntimos encantadores que jamais teríamos acesso se não fosse por ela. Uma obra artística é muito mais que algo belo ou resultado do talento de alguém. É um reflexo do estado de espírito de alguém, dos sentimentos, da sensibilidade dessa pessoa, é uma confissão de como alguém se relaciona com o mundo... é uma visão tão intima que ninguém jamais poderia ter acesso se não fosse através dessa arte. A arte é uma porta para outro mundo, é a porta para o mundo da imaginação de outra pessoa.