Textos de Elogios
“É tão cruel elogiar alguém por algo que ele não batalhou para conquistar! Outrossim, é insensato que os que nasceram com uma confluência maravilhosa de genes se alimentem de adulações por conta de sua beleza. Com isso, o caráter é substituído pelo carisma e as pessoas vão cada vez mais se acomodando a viver de futilidades”.
Bem, hoje quero elogiar e agradecer a mim. Chega de olhar só os defeitos, chega de culpas, de só me detonar. Agradeço a mim pela força de vontade que sempre consegui ter, pela paciência para recomeçar tantas vezes, pela coragem de mudar minhas escolhas. Bato palmas pelos sacrifícios e dificuldades que enfrentei, pois foram eles que me trouxeram até aqui. Obrigada por eu nunca ter fugido de mim, por ter me reencontrado tantas vezes e confiado tantas outras. Enfim, obrigada pelo sorriso sempre presente, pela maneira de ver positivamente a vida e pela vontade incessante de viver!!!
"Observar, Avaliar, Comentar, Criticar, Elogiar, Repudiar um ESTEREÓTIPO, é fácil e o mesmo que comprar um lindo ovo...Aliás, superficial como uma casca...O desafiador e que requer um minuto de reflexão e uma base mínima de inteligência, é saber que o ovo pode estar podre ou ter 2 gemas !!!"
Ser atento ao ouvir alguém abrir o coração, admirar os mais simples atos de amor, elogiar sem segundas intenções e amar sem querer nada em troca, se é que é possível amar esperando algo. Dê valor ao que realmente merece sua atenção e o seu gastar de energia pois a vida é curta demais para terminar em palavras vazias.
"As pessoas são muito parecidas na maneira de criticar e de elogiar. Contudo, nunca aceitam as críticas que fazem sobre outros, quando são elas o alvo destas mesmas críticas. E sobre os elogios que fazem, são sempre exageradas ou parcimoniosas. Saber elogiar na medida certa requer a mesma lisura moral e generosidade de aceitar criticas sem se aborrecer..."
Não me prendo a erros ou acertos, pessoas são momentos, é só perdoar alguns erros, elogiar os acertos, não se apegue demais e nem ignore apenas aprecie o momento, sei que é difícil, mais é aos poucos que você se torna uma pessoa melhor, em tudo a detalhes saiba relevar e entender, nem tudo é o que dizem.
Quem tiver que me presentear, me elogiar, ou criticar, me dá um abraço, um aperto de mão, sentar pra conversar, mencionar algum erro meu, agradecer por algo, em fim, que faça em "vida", porque depois que morre, já foi. Estamos todos os dias ao lado de pessoas que gostamos, e se quer, damos ou recebemos um abraço, uma mensagem, ou até mesmo um simples bom dia. A maioria dos seres humanos só aprendem, ou despertam interesse nesse tipo de situação quando alguém querido passa por uma situação difícil, ou morre, sendo que temos 365 dias do ano pra poder botar pra fora as vontades e sentimentos, faça hoje, diga que ama hoje, abrace hoje, o amanhã pode ser tarde de mais. já disse que ama sua mãe hoje? Pai? Um amigo? Esposa ? Namorada ? Tio? Avó ? Já mandou uma mensagem de bom dia ? Uma frase ? Já abraçou? Não?, tá esperando o que?. Carinho, afeto, amor, não foram feitos pra serem guardados, passe a diante, reflita, o mundo precisa de mais AMOR.
A “agenda de 10 segundos” tem-me ensinado a elogiar, a perdoar, a me desculpar, a sorrir e a amar no momento em que as coisas são vivenciadas. E isso possibilita amizades fortuitas que se tornam perenes, negócios de ocasião que se tornam recorrentes e paixões de uma única noite que se tornam amores de toda uma vida.
O invejoso nunca vai te aplaudir ou se submeter a te elogiar, isso pra ele significa rebaixamento moral e insignificância pessoal, reconheça um invejoso quando ele se fazer de cego, de surdo e de mudo para tuas qualidades ou qualquer coisa bem sucedida da tua vida, em uma plateia que te aplaude de pé, ele vai ser o único a permanecer sentado de braços cruzados, torcendo o nariz, ele é o que mais te observa, é o que mais te nota e é que mais tenta te diminuir com frases:"Essa se acha, essa é metida, não vejo nada a mais" é muito comum você ver um invejoso tentando copiar tua essência para provar que também é capaz, comparo um invejoso frustrado com penduricalho de barraca de feira de quinta, que todo mundo tem certeza que não é original de fábrica, ou com plágio literário, que a gente tem certeza da essência do verdadeiro autor mesmo que substituam todas as palavras do poema, o invejoso é um dos doentes psíquicos mais contraditórios que existe, porque ao mesmo tempo que ele tenta derrubar alguém, ele se afunda na sua própria doença, até se transformar num câncer maligno sem cura.
Uma mulher bonita como você, não se pode elogiar apenas o exterior, você é daquelas; poucas e raras mulheres. Cuja inteira aparência é de tamanha beleza indescritível em todas as formas que não deixa possibilidades de apreciar quaisquer partes isoladas, por ser simplesmente perfeita em sua maneira de ser.
É horrível quando você ama alguém que não te ama por que você não pode cuidar da pessoa, elogiar ela no ouvido, satisfazer ela, não pode dar amor pra ela. Talvez esse seja o pior sentimento que existe por que você sempre vai dar tudo de si por nada de outro alguém, você sempre vai estar disponível e sempre estará sozinho, é horrivel pensar que se pode esperar a vida toda por algo que talvez nunca chegue.
"Comumente as pessoas são mais propensas a criticar do que a elogiar. De fato criticar é muito mais fácil, por isso, muitos escolhem essa opção. Elogiar é um gesto nobre, culto, elegante, exige humildade, sinceridade, e às vezes, renúncia do próprio eu para reconhecer e promover o outro. É um gesto que emerge dos sentimentos e valores mais superiores da alma. Por essas razões muitos vão preferir criticar. A melhor maneira de viver é apreciar as críticas e delas tirar lições, e quando houver elogios receber e agradecer por ter encontrado uma alma nobre".
Elogiar o que está ruim prejudica quem faz. A pessoa não vai se corrigir. Não falo de pessoas, avalio trabalhos. Acho que o público precisa ser informado, não só para não ser apanhado de surpresa por coisas horríveis, como também para compreender melhor o teatro de forma geral. Essa é a minha forma de ajudar a formar uma plateia criteriosa, que peça bons repertórios.
Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. / Ao contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz, / para que a sua esmola fique escondida; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.
(Mateus 6, 2-4)
Ela é Linda Meiga Legal
Uma Unica Pessoa Sem Igual
Com Ela Aprendi Que Mesmo Na Dificuldade
Ter Um Motivo Para Sorrir
Fazer os Outros Se Sentir Bem
É Algo Que Vai Alem De Uma Pessoa
Como Eu Conheci Voce E
Agora Sou Amigo Seu
Simpatica Feliz Seu Jeito De Ser
Vai Alem Do Que Posso Querer
Uma Pessoa Como Voce Nunca Vou Esquecer
Pois Só Existe Uma e Ela eh Voce
Amo Voce !!!
Hoje quero escrever um texto para uma pessoa incrível: você! Vivemos num mundo em que tudo é corrido e são raros os momentos nos quais podemos parar, olhar para alguém e reconhecer as suas qualidades.
Eu penso muitas vezes em toda a sabedoria, bondade e gentileza e trouxe para a minha vida. Você é uma pessoa como poucas, nunca se esqueça que o seu coração é de ouro e merece tudo de bom que existe!
ALEGRIA
A alegria é contagiante.
Pode ser transmitida com sorrisos, com gentilezas,
com boa vontade A gente pega em um "bom-dia" no
elevador, em um elogio sincero, em uma piadinha
na hora do café. Quem tem alegria é mais querido,
faz mais amigos, é mais feliz.
O principal sintoma é aquela sensação de estar de
bem com a vida, de ganhar um presente inesperado.
Transmita alegria para alguém. E essa pessoa vai
passar para outra e para outra e para outra...
Grito de Alerta! - Posse na ACADIL
Dediquei esta fala, parte da Saudação ao Patrono da cadeira 20, Poeta Luiz da Silveira Moraes, da ACADIL, por ocasião da minha posse naquela Academia de Letras, no último dia 17 de maio, como forma singela de agradecimento ao seu legado, ao seu exemplo vivo de humanidade.
Senhoras e senhores,
Não direi que não estou à altura, ou não mereço este título de acadêmico da ACADIL. Não compete a mim o julgamento de meu trabalho ou minha conduta.
Porém não vejo este título, ou qualquer outro título, ou qualquer outro cargo, como algo que me coloque em posição superior aos meus semelhantes, ou em posição de destaque.
Muito pelo contrário, qualquer título, ou função pública ou privada, nos mostra, tão somente nos mostra, a responsabilidade que temos para com nosso próximo, por termos sido aquinhoados com diferentes dons, por atuarmos em diferentes áreas do conhecimento.
E é sobre esta responsabilidade que quero lhes falar.
O Brasil e o mundo vivem um momento ímpar, e perigoso, muito perigoso, da história da humanidade.
O princípio da autoridade democrática se esvai e valores como dignidade, trabalho, honra, estudo, disciplina, respeito ao semelhante, ao bem público, à propriedade material e intelectual, respeito à criança e ao jovem, direito de ir e vir, gratidão (ah! A gratidão), valores perseguidos e abraçados pelo Luiz, por toda uma vida, foram substituídos pelos valores materiais.
Simples assim!
Os interesses menores, que nos voltaram para nossos próprios umbigos, nos tornaram céticos, como diz o Chaplin em seu discurso.
Vou além, nos tornaram amargos!
Lendo os escritos do Luiz, e refletindo sobre isso, a resposta a que chego é que, devido a tanta propaganda, nas mais diferentes esquinas da vida, passamos a valorizar a casca, não o interior; passamos a nos deter no contentor, não no conteúdo; passamos a comprar pacotes, não presentes; passamos a dar valor às grandes festas, não às singelas reuniões de amigos; passamos a levar para casa o discurso, não o foco da questão; passamos a comprar o livro pela capa, não pelo escritor ou pelo que escreve; passamos, enfim, a ficar no supérfluo, não nos aprofundando na alma da pessoa que nos fala.
Se a foto sair bem no Facebook, tá de bom tamanho...No “face” estão as perguntas e as respostas...
Perdidos nesse emaranhado de ilusões que construímos para nós mesmos, passamos a ver valor nas pessoas “saradas”, homens e mulheres; a ver como companheiro ou companheira ideal, a pessoa que se enquadre no “padrão” que nos foi vendido durante toda uma vida.
Usamos de todas as artimanhas, malhação, emagrecimento, operações das mais diversas, tingimentos e fingimentos, mas não saímos do quadrado!
Assim, “nos enquadramos” em uma Sociedade que se esqueceu como Humana, que se esqueceu como reflexo de um ser maior, bondoso, incrivelmente gentil, incrivelmente amoroso, eterno em sua sabedoria.
O que era para ser complemento passou a ser o principal, e o principal ficou esquecido em um canto de armário, cheio de poeira e teias de aranha, pedindo, clamando, por limpeza e arrumação, voltando, assim, as coisas aos devidos lugares.
- Não sou contra as coisas que nos dão mais conforto, proporcionam momentos diferentes, renovam a alma para a semana, não sou contra a evolução que conquistamos a tão duras penas.
Discordo, e com um bom discordar, veementemente, do valor que se deu ao complemento.
Vivo também a boa vida, sonho também o bom sonho, amo também o bom amar, danço também a boa dança, mas tudo a seu tempo.
Uma vida segura é construída de realidade, de leitura séria, de estudo, de trabalho, de “jogo duro”, de responsabilidade, de honra, de gratidão, não de fantasia!
Para que possamos ter o complemento, precisamos construir o principal.
Perdidos em nós mesmos esquecemos nossas origens, esquecemos que fomos feitos com o que há de melhor no Universo – Espírito, Filosofia, Sentimento e Matéria, um apoiando ao outro na medida certa, e no momento certo.
Esquecemo-nos de que o amor sublime deve ser o condutor de nossas ações, deve ser o condutor da forma como educamos nossos filhos, e do exemplo que damos a eles.
Esquecemo-nos que Educação não é a imposição de nossos conceitos, não raramente ultrapassados, mas sim, a arte de se colocar no lugar do outro, de caminhar ao lado, para compreender a fala e as necessidades do educando.
Não estamos mais acostumados à bondade, à gentileza, e deveríamos;
Não estamos mais acostumados ao “deixa prá lá”, ao perdão, que nos redime e eleva. Isso é fundamental!
E não estamos mais acostumados à felicidade que, quando alcançada, nos mostra o que é a vida, de fato, nos mostra o que é SER HUMANO.
Esquecemo-nos do que é ser amigo, mas amigo de fato!
E, infelizmente, nos esquecemos dos verdadeiros amigos, nos esquivamos do afeto, nos esquivamos da alegria de uma conversa interminável, de um afago, de um sorriso, de uma dança com a pessoa querida, de uma visita, um almoço com os “velhos”, um convite para um passeio...
“Que correria!”, “Precisamos ver”, “A gente se vê por aí”, “Nos falamos pelo face”, “Não tenho tempo!”, são as frases mais pronunciadas.
Distraídos, preocupados com o pacote, esquecemos o interior e o que há de melhor no ser humano.
E o ser humano pode ser incrível, se prestarmos a devida atenção, pode proporcionar infinitas alegrias, se nos deixarmos levar pela infinita alegria.
Se formos além do supérfluo encontraremos nosso tão desejado oásis, no meio deste deserto construído à nossa volta.
Depende de nós seguir, ou não, a estrela que nos levará a este oásis do qual vos falo.
A vida, afinal, é feita de escolhas, e podemos escolher a felicidade, podemos tentar enxergar além desta névoa que nos tem impedido de ver a luz de um novo dia, nos mantendo sempre no ontem...
Escrevi, já há alguns anos, que “a razão da existência humana é amar”. Continuo acreditando nisso!
Nascemos para o amor, para a felicidade que nos proporciona este amor, manifestado em suas mais diferentes formas, vertendo o divino para o humano.
Meus filhos, minhas noras, minhas netas e meus amigos aqui presentes, a vida é muito curta, muito mesmo. O que não vivermos hoje, o que não amarmos hoje, o que não entregarmos de corpo e alma hoje, não nos será possível repor amanhã.
O amanhã guarda seus próprios segredos!
Nossos idosos, nossas crianças, nossas mulheres e nossos homens, precisam deste humano.
Nosso país, e nosso mundo, precisam de nosso trabalho, e de nosso grito de alerta, para que as coisas voltem aos devidos lugares.
É preciso, e urgente, que voltem!
A partir deste momento, esta será minha missão como acadêmico!
Deus os ilumine e guarde, a cada dia, e em todos os dias de suas vidas.
Obrigado!
Tem gente que reclama demais... Não perde sequer uma oportunidade de reclamar e tem sempre alguma coisa para criticar.
Vê problema em tudo (até onde não tem), não está satisfeito com nada, tudo é motivo para reclamar.
Vive “procurando pelo em ovo”, e caso encontre, em vez de simplesmente tirar, pega um megafone e diz: "ACHEI UM PELO NO OVO, ALGUÉM PODE VIR TIRAR?".
Reclama de tudo e, quando (raramente) faz algum elogio, sempre vem acompanhado da máxima: "mas pode melhorar".
Pessoas assim geralmente estão sempre sozinhas, mas não por opção e sim por falta dela. Ninguém gosta de “reclamões”, não porque são exigentes e sim inconvenientes; e suas opiniões geralmente causam efeito reverso ou apenas são ignoradas. É o tipo de pessoa que não pode estar desocupada, pois, além de não produzir nada de útil, fica criticando o que os outros fazem.
Jamais peça para um ranzinza resolver um dilema, pois, além de ele não encontrar a solução, vai gerar outro, para outra pessoa ter dois dilemas para resolver.
Pessoas normais com tempo livre: "Olha, um tempo livre, vou descansar, ou me divertir, ou ajudar alguém".
Pessoas ranzinzas com tempo livre: "Olha, um tempo livre, preciso reclamar de alguma coisa".
Eu não conheço um ranzinza que, ao invés de reclamar, tenha dito: "Posso ajudar em algo?". Um dos ditados mais certos, com certeza, é este: quem muito fala, pouco faz.
Não deve ser fácil estar na pele de um ranzinza... Enxergar tudo cinza, exercitar pouco o músculo do sorriso, não ter dor na barriga de tanto rir e boas histórias pra contar... Que vida insuportável!
Pra que tanta maquiagem ?
Não esconde sua tristeza
É uma grande bobagem
Tira esse batom
Seu sorriso não combina
Com esse Tom
Você ficaria linda
Até de Havaianas e moletom
Diminui esse decote
Deixa o seu cabelo chamar a atenção
Com esse lindo corte
Ele não te merecia
Fica tranquila
Essa dor no seu peito, passara um dia
Quando ele perceber a mulher que perdeu
Vai ter que tomar Muuuito Tylenol
.... Infelizmente chegou a estação
E la se foi, a garota com tatuagem de clave de SOL