Textos de Dignidade
NADA EM MIM MUDOU!
Quando jovem fui atrevido
Um pouco metido
Já usava brinco e cabelo comprido
Calça apertada boca de sino
Camisa volta ao mundo
Personalidade e caráter profundo
E assim quis o destino
Que eu não fosse um teatino
Que desde menino
Nada em mim mudou
Só a idade avançou
E hoje sou o que sou
E todas as dificuldades do mundo
Nunca me tornei um vagabundo.
Não se arrependa jamais de ter conhecido determinadas pessoas e permitido que elas compartilhassem sua vida, porque as pessoas boas trazem felicidade; as pessoas ruins trazem experiência e as pessoas más ensinam uma lição que precisávamos aprender, geralmente é sobre nós mesmos.
Em todas as ocasiões, você ganha alguma coisa, porque na vida, tudo o que você aprende faz de você um vencedor.
E quando as pessoas más forem embora, quebre todas as correntes de lembranças ruins e mágoas, rasgue todas as histórias e feche essa porta para sempre.
Não carregue lixo na vida e nem no pensamento.
Lixo inclui ódio, mágoa, desejo de vingança... mas também não carregue pessoas que te fazem mal.
Nós temos a mania de achar que perdoar significa acolher e trazer para o nosso mundo. Não! Perdoar é tirar o veneno do ódio de dentro do coração, perdoar a si mesmo é se libertar da culpa e da frustração e colocar a pessoa para fora da sua vida, por respeito à você.
Trabalhadores que se afastam do aconchego familiar por semanas, até meses, são verdadeiros heróis do cotidiano.
Eles merecem um respeito imenso, talvez até mais do que os soldados que são forçados a tirar vidas por causas que não são suas.
A missão suprema de um trabalhador, um "PIÃO", não importa quão distante ele esteja de casa, é a construção.
Eles derramam seu suor na busca incansável pelo seu sustento, vendendo momentos preciosos de sua vida familiar e social.
Cada gota de suor é uma pedra colocada no edifício de seus sonhos, cada hora longe de casa é um sacrifício feito no altar do progresso.
Eles são os verdadeiros construtores de nossa sociedade, os pilares invisíveis que sustentam o mundo em que vivemos.
Eu dei o meu máximo e ninguém viu. Eu estava no meu limite e ninguém me ajudou. Eu usei todos os meus recursos, toda força que tinha, todo pingo de dignidade, e ninguém ficou do meu lado.
Eu quis desistir, e ninguém me impediu. Eu tive medo, e ninguém me acalmou. Eu aprendi mais uma vez que só tenho a mim.
Sejamos solidários ao Pe. Fábio de Melo!
Por criticar a "saidinha" dos dias dos pais do assassino da filha o condenado Nardoni, Padre Fábio recebeu uma avalanche de julgamentos equivocados sobre o Perdão!
Incrível como conseguem desconstruir uma imagem para justificar um erro ou um amante deste erro.
É dever sim, do Padre, do Pastor, do Pai, Amigo, irmão, eu e você, conceder perdão aos encarcerados seja ele qual for. Acredito que na pureza e inocência da criança, como bem exemplificou o mestre Jesus, até Isabela perdoaria o pai, por mais que seja difícil, esta verdade não muda e o perdão é uma missão humana que nos condiciona também a ser perdoados.
Porém perdão não é esquecer o que o outro fez, como diz Pr. Cláudio Duarte, " isso é amnésia", o perdão não pode ser confundido com uma doença, com uma ferramenta de INJUSTIÇA ou a aceitação incondicional do erro.
Não poderíamos ter maior exemplo de perdão do que a vida e ensinamentos de Jesus, que rogou perdão aos seus próprios opressores, no entanto, perdoou o ladrão da cruz e não o livrou de sua condenação, quando se referiu aos encarcerados disse...Estive preso e não me visitastes... não foi me libertar que ele disse, porque Jesus entendia que o perdão não é interferência sobre os erros e crimes que possamos praticar e sim a libertação do peso na alma do erro que cometemos. O perdão é sentimento e não prova de inocência, é chave para a paz espiritual e não a chave pra abrir a cadeia.
Nossos crimes devem receber condenação justa pelo mal que praticamos ao outro e nosso coração o perdão.Quando nós ficamos irados com um criminoso não é ausência de perdão mas é um dos estágios que passaremos até conseguirmos perdoar (eu ainda não ultrapassei tal estagio no caso Nardoni, mas um dia chego lá). Quando ficamos irado com a falta de justiça e penas duras de acordo com crime em nosso sistema judicial não é ausência de perdão e sim nosso senso de justiça que opera em nós independente do perdão que podemos oferecer. Ao Padre Fabio de Melo minha solidariedade, para Justiça Brasileira meu repúdio.
Oberdan Alves de Oliveira.
Quando abandono é sinônimo de ingratidão.
Até pais, avós, etc., mesmo sendo mais novos que alguém bastante idoso, podem vir a ser abandonados, esquecidos, por aqueles que um dia, por uma vida inteira, cuidaram deles. Isso se chama ingratidão e falta de compaixão.
Ou seja, não precisa ser muito velho para vir a ser abandonado; há muitos interesses mesquinhos que levam pessoas a abandonar outras, e isso nada tem a ver com idade, necessariamente, mas com dignidade, caráter e senso de humanidade.
Heróis...
Verdadeiros heróis são aqueles
Que em todas as noites, quando abro a janela do quarto e olho para o céu, os vejo!
Heróis...
São os que acordam todos os dias cedo. Que pegam ônibus lotados, trens abarrotados e metrôs abafados!
Heróis...
Não são os deputados e senadores,que ganham esses vultuosos salários, enquanto a população, vive com indignidade. Não são a Cúpula Judiciária, que ganha mais que pode e arvora querer mais!
Heróis...
Não são os vagabundos, intelectuais ou não que não querem o progresso do Brasil, apenas satisfazendo o o seu ego doentio.
Heróis...
Não são os falsos pastores e essas Igrejas maléficas, que arrancam o último centavo do pobre, com promessas tolas, vis e repugnantes.
Heróis...
Não são os políticos ladrões, corruptos e lacaios, exploradores da boa fé do povo!
Heróis...
São os que tomam café com os ambulantes que vendem pão com queijo e mortadela, nos dias quentes e frios!
Heróis como eu e você, que a cada dia têm de matar um Leão por dia.
Heróis são os bombeiros civis e militares.
Heróis são os policiais civis e militares.
Heróis são mães e pais de famílias, que educam seus filhos, mesmo com salário indigno e tanta coisa adversa.
Nesse momento, brilham como olhos nos céus, os que se foram... Saudades...
Que você olhe para o céu, contemple as estrelas e lembre-se nesse momento dessas pessoas e de quem você ama!
SOLIDARIEDADE
Solidariedade é o estado ou condição de duas ou mais pessoas que dividem igualmente entre si as responsabilidades de uma ação ou de uma empresa ou negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas. Também é aquele que está pronto a consolar, apoiar, auxiliar, defender ou acompanhar alguém em alguma eventualidade, evento ou uma ação comunitária. Quando pensamos nestes termos percebemos que a partilha e doação destas pessoas nestes atos, ajudam muito seu semelhante.
É um estado de doação, que não considero ser somente de forma financeira, mas de estender a mão e estar pronto para ajudar sempre, sendo companheiro. Quando nos mobilizamos para realizar algo entre as pessoas o fator solidariedade é fundamental. O fato de dedicar seu tempo colaborando para construção de algo em comum, estando apto a partilhar dos mesmos interesses e sentimentos, abrigando necessidades do próximo e lhes dando apoio é grandioso.
Só assim muitas pessoas podem concretizar seus sonhos, receber um consolo tão almejado, fazer tarefas simples ou complicadas. Mencionaria aquele velho ditado que “A União Faz a Força” e faz mesmo. Faz toda a diferença. Voluntários que se movem sendo solidários possui tamanha importância em diversos fatores que dignifica a presença humana junto ao seu próximo, capaz de mudar a vida em sua existência e melhora-la com hombridade.
E isto é essencial para a sociedade como um todo e para si próprio, só assim crescemos como pessoas e aprendemos a enxergar a nossa própria vida de uma nova forma. Somos uteis e isso é muito bom, nos engrandece. Agradeço a solidariedade de todos que me perguntaram, colocaram-se a disposição, se prontificaram a me ajudar, estiveram aqui presentes pessoalmente ou de coração e ficaram na torcida pela minha filha nossa querida Lele. Ela está melhorando. MUITO OBRIGADO! Mais uma noite se inicia, que DEUS abençoe a todos!
O SER E O TER
Por: Moacir Farias
O ser humano, não traz nada ao nascer quando se vai ao morrer tampouco nada conduz
Trocar o ser pelo ter pode até prevalecer como meta que o seduz
No entanto é desumano alguém maquinar um plano de ganância que o induz
Por caminhos tortuosos entre atos escabrosos pra ter o que não faz jus
Ostentar bens e riquezas à custa de malvadezas traz o escuro e não a luz.
Para que brigar, insistir se engalfinhar pelo que não vai levar pra dentro da sepultura
Se o ser é causa e essência o ter é a consequência das ações de forma pura
É por a mão na consciência é ter moral e decência dignidade e postura
É está com a verdade, ser inteiro e não metade é ser duro com ternura
É ser firme e encaminhar o bom exemplo a deixar para a geração futura
É ser a voz da mudança, caminhar com confiança para ter o que mostrar
É ter a perseverança, não perder a confiança no que almeja alcançar
É o sol que vai brilhar entre o nascer e o ocaso da vida que vai levar
Praticando a humildade com honra e honestidade tanto aqui quanto acolá
São valores permanentes que enobrecem a gente e ninguém vai nos roubar.
O tempo me viu,
Ele me disse “onde você vai?”.
Vou quebrar minhas pernas,
Retratar minha preguiça.
Me afogar nas mentiras,
Tirar-me-ei a dignidade,
Tempo em excesso, preguiça em excesso,
Me perdoe doce tempo.
Não fujas de mim,
Eu vou te reconquistar,
Eu vou lamentar sua partida,
Eu te darei o devido valor.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM CASAL E OS NOSSOS GOVERNANTES.???
TRAIÇÃO É TRAIÇÃO.
Acho irônico, que muitas pessoas tem postado que o governos do PT criaram bolsa isso, bolsa aquilo , vale isso e aquilo lá.
Sim, foi no governo do PT e eles como governantes não fizeram mais do que a obrigação. isso não os dá o direito de surrupiar os dinheiro da nação.
Os governantes tem por obrigação criar leis e metodologias para sanar a necessidade de seu povo; assim como a esposa(o) tem seu papel e sua obrigação no relacionamento e quando estes por sua vez lavam, passam, cozinham, trabalham para manter o bem estar da família desempenhando bem o seu papel, isso não os dá o direito de ser infiel e tão pouco os fazem inocentes se traem.
Porque o povo é tão hipócrita em dizer :
Ahhhhhh o PT roubou mas fez isso ou aquilo!!!!
:
Hipócritas, fingidos, sonsos, mentirosos, enganadores, traiçoeiros, traidores, inconfidentes, farsantes, falsos, desleais e dissimulados... ...................LADRÕES...............
Não sou anti PT ou qualquer partido politico só não compactuo com a maior roubalheira dos cofres públicos
com o roubo do meu do seu do nosso dinheiro.
O que mudou?
Não percebi, era tudo tão perfeito
Agora não é mais
O imperfeito virou o certo
nesse novo caminhar
Quem está certo?
Nem eu e nem você
Apenas siga em frente
não pare, e nem desista : Siga!
Quando que se perdeu?
Em um segundo sem pensamento
tiraram tudo e nada sobrou,
ah sobrou, sim.. A dignidade
Essa ninguém tira, apenas
fica impressa em sua alma.
Há pessoas que constroem seus templos como tendas de seda...muitas vezes estampadas com lindos e coloridos desenhos, segura por finas e curtas estacas de valores, suscetíveis a qualquer vento vicioso, com “paredes” que brilham à luz do sol e da lua, tornando-as belas, mas que permitem serem transpassadas por qualquer arremesso de desonra, de luxuria ou falta de fé, e com cobertura igualmente bela e frágil, que as deixarão desabrigadas, mais ou menos dia, e, principalmente, deixarão seus herdeiros, e futuras gerações de sua linhagem, ao relento, sem nenhum ensinamento, a não ser a futilidade, a desonra e a falta de fé.
Outras pessoas constroem seus templos como antigos castelos...alicerçados por sólidos valores morais e éticos, não permitindo que sejam abalados pelos vícios mundanos, suas paredes com pedras de honradez, dignidade e fé, para resistirem às tempestades de inveja, maldade e descrença, e com telhado firme e resistente, a fim de suportarem as pedras do mal agouro, da maledicência e das más influencias, assim, criam um lugar que protege a sí, aos seus, e passa aos seus herdeiros, futura geração de construtores do mundo, ensinamentos que permitirão a eles viverem bem e serem dignos.
COMO VOCÊ CONSTRÓI O SEU TEMPLO?!?!
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Não permita que tentem ofuscar sua luz.
Não permita que que brinquem com sua vida.
Não permita que ninguém desmereça da sua capacidade.
Não permita que lhe tragam infelicidade.
Não permita que tirem sua dignidade,
pois, você é merecedor de toda a bondade
e, se for necessário,
brigue com todas as suas forças
contra o que não te faz bem.
Quando a noite, quando em dias comuns eu estaría me aconchegando em meu reposo, este dia terminou diferente.
Mil e uma idéias e não consigo encontrar a solução para um problema que se é de minha culpa, minha única culpa, foram as escolhas que fiz, há uma pesoinha envolvida, é um anjo que deus enviou para alegrar nossos dias, ela é linda e muito esperta!
Amamos demais esta criaturinha de quatro anos, mas minha auto estima está quase criando uma raiz, daí eu me pergunto, será que vale a pena viver porque o outro tem problemas com o alcool, porque nasceu com problemas de falta de oxigênio no cérebro, porque ele se irrita fácil!!!???, Mas e eu, quem se preocupa?, não sou de ferro, sou mulher, deveria ser frágil!, será que se eu passar a noite chorando vai ajudar?, pode ser que alivie...não tenho direção, nem posso demonstrar minha angústia por causa do anjinho, que é muito esperta, se eu tivesse ouvido minha mãe, teria estudado mais...já faria uma grande diferença...A noite acabou, veio o dia, graças a Deus eu não fiz nd contra mim mesma, tem aquele anjinho, lembram?Não vou falar com ele, estou muito magoada, acho que o melhor mesmo é acabar com este relacionamento que já se arrasta por mais de dez anos, mas e o anjinho?...Ela é apaixonada pelo pai...Ah! Deus como eu queria que ele não tivesse bebido tento, que tivesse me poupado da vergonha dos amigos, e minha mãe...sofre mais que eu, graças a Deus eu a tenho, porque não vai me desamparar, ainda estou sem chão com tanta falta de respeito, tanta falta de senso, tanta falta de Deus...Enfim...conversei muito com ela, minha mãe, duas pessoas amigas e ouvi o conselho delas, resolvi conversar e saber como iremos ficar, se vamos mesmo desmontar nossa família, pois tem o anjinho, que neste momento foi buscar a deus, com mihha mãe!...a amgústia está passando, para começar, minha mãe vai me ajudar a voltar ao meu curso de faculdade, minha auto-estima já está começando a se erguer e, chegamos a conclusão que devemos tentar; mas desta vez, será do meu jeito, não quero mais: gritos, chingamentos, falta de educação,QUERO RESPEITO, sabe porque! ?TENHO DIGNIDADE!!! Sou a melhor mulher do mundo, a mais bonita, a mais prendada, e hoje a primeira pessoa, sabe quem é, EU!
Mãe é mãe.
Ó, Lei Áurea, porque foste tão falha em não garantir as pessoas de pele escura, para não dizer escravos, uma "liberdade" plena? Ó, Lei Áurea, se somos teus filhos, por que nos abandonastes?
Por que deixastes tantos filhos orfãos a sofrer de uma carência afetiva que eles mesmos não escolheram?
Foste hipócrita, a tal ponto de jogar nas periferias, sem direito algum, sem subsídio algum, aqueles que tu mesmo, Lei Áurea, disseste proteger e cuidar.
Tiveste uma dívida eterna. Não pagaste, não supriste, marginalizaste.
Disse com palavras e desdisse com suas próprias atitudes.
Disse livres, no entanto, virem-se.
Disse agora são gente, com o pequena diferença, o tom da pele.
Disse agora podem viver, com o que tem, é o bastante.
Não há reparo quando as marcas estão na alma.
Pois, pior que o abandono é olhar pra trás e não se sentir pertencido.
Porque é assim que um filho abandonado se sente, "mãe áurea", e o que resta pra esse filho é seguir, contruir sua própria história, em detrimento ao que lhe restou.
Um filho só quer ser filho.
.
LIMITE HUMANO – DOM JAIME SPENGLER
Qual o limite humano? Qual o limite do suportável pelo ser humano? Estas são questões importantes para quem se sente atingido por situações e contradições de todo tipo: violência, dependência química e virtual, corrupção, terrorismo, exaltação da subjetividade, promoção do conforto a todo custo, descaso com o meio ambiente, negação de Deus.
O atual estilo de vida, a atual cultura estão ligados ao saber e ao poder. Por esta concepção, tudo é visto como objeto de conhecimento e manipulação. Assim, o saber é compreendido e assumido como meio para chegar ao poder! Predomina o slogan: "saber é poder"!
Neste contexto, possibilidades de entender a realidade por meio das dimensões sapiencial, simbólica, mitológica, teológica e espiritual são desqualificadas e até ridicularizadas. O que importa é a racionalidade que tudo pretende manipular e dominar.
No entanto, por mais potentes que sejam as forças que regem a racionalidade, surgem sinais que revelam a fragilidade de tais forças. A racionalidade certamente tem valor, mas não se pode esquecer seus limites e os limites que ela impõe.
Um ser humano não é alguém que está sobre as coisas e sobre os outros, mas é alguém que está com as coisas e com os demais. O meio ambiente e a natureza não pertencem ao ser humano, antes é ele que lhes pertence e deles participam.
A pessoa humana é um ser em relação: consigo mesmo, com os demais, com o meio ambiente e com Deus.
Compreender o ser humano como imagem e semelhança de Deus impele a ver, pensar e compreendê-lo como filho de Deus e irmão de toda humana criatura. Neste sentido, a fé proporciona abertura para o grande Outro e, iluminando as relações com os outros e com a natureza, descortina a autêntica condição da racionalidade. Ela pode ser vista como profundamente humana, pois explicita o que há de mais humano no ser humano: reconhecer a capacidade de transcender-se, de sair de si, de ser mais, de superar limites; saber que pode tanto, mas não pode tudo!
Porque imagem e semelhança de Deus, o ser humano está continuamente criando, participa continuamente da obra da criação. Além disso, é convidado a jamais perder de vista a condição de filho de Deus e nela sempre crescer.
Neste contexto, qual é a missão do ser humano no mundo? Aquela de auxiliar na criação de um mundo mais humano, integrado e integrador; onde seja mais fácil amar e menos difícil a solidariedade, a fraternidade, a construção da paz e da justiça.
O cristão - sobretudo o intelectual cristão! - é convidado a viver a partir dos valores do Reino anunciado por Jesus Cristo. Mas não só! É também exortado a inspirar iniciativas que considerem a dignidade e o lugar de tudo o que existe na ordem do universo.
Infelizmente, o espírito dominante da época não favorece a integração humana do limite. De muitos modos o ser humano é induzido a desconsiderar os próprios limites e tudo o que o cerca. Tal situação tende a produzir desequilíbrios e enfermidades, como autonomias exacerbadas e/ou deprimidos de toda espécie.
A realidade humana é como um pântano que adere à pessoa e pode fazê-la afundar. Esta realidade dificulta ou torna muito trabalhosa a tarefa humana fundamental: alcançar o autoconhecimento e amar o que não se vê nem pode ser alcançado pela lente do microscópio, por ondas eletromagnéticas ou por imagens. Reconhecer e acolher o próprio limite propicia possibilidades de sua integração e superação.
Quer saber?...
Quer saber quem é que sofre calado e quando fala e, ameaçado e sofre represarias?
Quer saber quem ganha mal e fora da realidade salarial do Brasil?
Quer saber quem também conta com o aumento dado pela mão faraônica, que só almeja o lucro e age em pró de Si mesmo.
Não tem quase ajuda de nada e nem auxílio.
Não sabe?
_seja funcionário público municipal.
SENHOR,FAZEI DE MIM UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ....
ONDE HOUVER ÓDIO QUE EU LEVE O PERDAÕ
ONDE HOUVER DISCÓRDIA QUE EU LEVE A UNIÃO
ONDE HOUVER DÚVIDAS QUE EU LEVE A FÉ
ONDE HOUVER DESESPERO QUE EU LEVE A ESPERANÇA
ONDE HOUVER TRISTEZA QUE EU LEVE A ALEGRIA
POIS É PERDOANDO QUE SOMOS PERDOADOS....