Textos de Desilusão
Poesia - desilusão, amor e paixão.
os olhos tímidos a vagar,
a olhar pela tola sedução,
que nem o amor e o coração,
sabe o que estou a procurar;
os outros olhos passam a disfarçar,
sem escutar os meus a dizer,
que bem maior e mais profundo que o mar,
está meu "eu" junto a você querendo viver;
mais do que mais que não for o nada,
sem palavras que passaram a se esconder,
atesta que nada tem a dizer,
nada, nada, pois já basta;
tipo paixão que a tudo incendeia,
sem mais esperar, sem mais nada perceber,
está custando a vida toda pra entender,
que não valo mais que um grão de areia,
mesmo sem querer saber: o que não pode ser amor, tende-se a esquecer e com isto um dia morrer...
Desilusao!!
Mas na minha teimosia não dei ouvidos e paguei pra vê...
Só agora vejo o preço alto que eu apostei...
Às vezes, apostamos tão alto em pessoas ou sonhos que mesmo que o mundo inteiro nos alerte de que estamos entrando numa canoa furada, não levamos em consideração e só percebemos o tamanho do estrago quando nos vemos diante da decepção!
(me decepcionei com uma amiga que jamais pensei, e todo mundo me avisou mais eu nao acreditava e realmente eu estava errada em relaçao a ela e o tempo me ensinou)" Layra"
Desilusão
Me vi naquele sentimento,
No extremo de um sonho,
Na loucura de um pensamento...
Os olhos desviavam a razão,
E eu acreditava...
Serena na paz que me tomava.
Mas era perfeito demais,
E derrepente se descobre,
Que quem mais amamos,
Também se tornam diferentes..
Então aprendi que palavras são só um efeito:
Cura e passa.
Desiludido fiquei...
Numa tarde bela de domingo,
Meu coração a sua procura,
Tentando te beijar,
Viver tardes de loucuras,
Buscando em você, me encontrar,
Um desejo...
Como um sonho de criança,
Um beijo...
Mas minha boca, a sua nunca alcança,
Vivo sempre a sua procura,
Nunca perderei a esperança,
Mesmo que seja, só loucura,
Ou uma brincadeira de criança.
Desilusão
Morro não de amor, mas por amar, que quando conjugado na terceira pessoa do singular em seu passado mais pleno, faz corroer dentro de minha'lma um ácido que não é comum, de nomenclatura formada por um prefixo unido ao que minha mente viu sozinha, desilusão, ele acomete a um apodrecimento no coração, que faz sangrar nos olhos um torniquete constante e voraz o mais límpido sentimento, o amor.
Uma pequena desilusão
Acreditei nas “verdades” que você dizia sorrindo,
Quando andava sozinha na rua, em minha mente
Ecoava as juras de amor que você fazia...
E então suas verdades viraram mentiras,
E a menina que ontem sorria, hoje chora
Sozinha, somente ela e fragmentos
de uma historia com um final feliz...
Você foi tão doce, mas não és assim.
Seu verdadeiro eu é amargo,
você é áspero, nada de príncipe encantado...
Oh, oh pobre menina não fujas da vida
Ela é triste e bela, como você...
Espere o sol, ele aparecerá e colherá
A beleza de suas lagrimas,
Transformando o céu do seu dia chuvoso
Com um pequeno arco-íris...
Você vera nem tudo esta perdido
Oh oh não chores pequena.
Num segundo temos a vida, projetos e sonhos
Noutro poderemos nada ter, somente a desilusão
De uma sofrida alma amargurada
De novo em busca de seus sonhos e projetos
É como um ir e vir de pensamentos e tangidos
Como um pêndulo que vai e vem sem parar
Passando por altos e baixos
Mas sempre vigoroso
JAMAIS deixemos que as DECEPÇÕES, DESILUSÕES, etc...; provocada por pessoas ou situações diversas gerem em nós ISOLAMENTO.
O muro nos protege do mal, mais também nos afasta de tudo.
A capacidade de conviver e superar tudo isso, provam de fato que estamos no caminho de maturidade em CRISTO.
Deslumbramos-nos com belezas raras e temporárias.
Falamos do momento, desde desilusões até do amor...
A intensidade vivida parecia um conto de fadas, mas a realidade nos bate a porta.
Como seria bom colocar um pouco mais de sensatez nesse coração cego.
Erro imperdoável é acreditar em tudo que aparece...
E assim foi, você foi ficando por aí, eu por ficando por aqui, com minhas dores, desilusão e amores e você com beijos, carícias e desejos. Acabou da forma mais triste, sem nenhum dizer uma palavra, como se as conversas, as risadas, a cumplicidade, o carinho deixassem de existir em um passe de mágica, mas como mágicas não existem aqui, tem um coração que sofre com saudade... Saudade do bom dia, do boa noite, de cada momento, cada segundo com você, e dói e maltrata. Mas, como dizem, temos que levar em memória só o que for bom, e de você só tenho coisas boas pra guardar...
Alguns momentos passam rápido, outros duram o tempo certo para se tornar inesquecíveis...
Até onde vai nossa fé...
Para nós em momentos de fraquezas e desilusões, pensamos que os homens do velho testamento são imbatíveis, insuperáveis em se tratando de Fé. Mas por quê? Será porque eram fortes, inteligentes ou simplesmente tementes a Deus. Uma coisa é certa, com a nossa fé teremos mais ousadia e confiança no que fazermos.
A Primeira prova do Rei Davi, que para nós é um exemplo de Fé. Que acabara de ser ungido Rei por Deus; foi derrubar um gigante que desafiava e afrontava o povo de Israel, era difícil, mas Davi o derrubou, usou a sua Fé, e por isso Recebeu de Deus um nome que todos nós queríamos e gostaríamos de receber, “Um homem segundo o seu próprio coração”. Mesmo ele que outrora havia adulterado, ele que matou tanta gente em guerras, mesmo assim Deus não tirou seus méritos, Davi reconheceu que tinha errado e pediu perdão, e Deus o perdoou.
O pequeno Davi sabia que iria derrubá-lo. Mas como? Para ele não importava o seu tamanho, sua força; ele apenas só tinha fé. E isso foi provado quando todos diziam que Golias era um lutador profissional, experiente e que ele jamais teria a menor chance. Davi não ligou para isso, a prova foi que com apenas uma pedrinha e uma funda, mais com grande Fé, ele o derrubou, pois sua Fé era maior do que qualquer gigante ou obstáculo que existisse.
E para nós? Até onde vai a nossa fé? Quando passamos por provações, tentações ou decepções? Afinal de conta, até JESUS foi tentado, porque nós não seriamos? Todos nós passamos e sofremos; Mas porque uns se saem vitoriosos e outros decepcionados? Será que Deus ama uns mais do que a outros? Nunca perdemos a chance de murmurar ou questionar o porquê isso só acontece com agente; sabemos que todas as pessoas passam e apenas uns se saem melhores do que as outras, mas porque elas sabiam que ali não era seu lugar.
Às vezes passamos por provações e não gostamos, e findamos desejando, que aquilo que aconteceu com agente aconteça com o nosso “inimigo”, o nosso próximo. “Nunca devemos desejar que Deus faça algo na vida de alguém que não gostaríamos que ele fizesse na nossa”.
Jesus apenas deixou um simples mandamento: “se a tua fé for do tamanho de um grão de mostarda dirás a montanha, saia daqui e vá para li; e ela irá.” Mas porque é tão difícil para nós usarmos essa minúscula fé? Afinal, um grão de mostarda não é nada! Mas Jesus sabia que nossa Fé seria testada a todo o momento, e talvez por isso Ela tenha dito isso; que a nossa Fé seja apenas do tamanho de um grão, para que ai sim, Ele venha agir ao nosso favor.
Recentemente, sofri uma desilusão terrível. O curioso nas desilusões é o fato de elas serem como sonhos incríveis que temos em uma noite de sono, mas logo são interrompidos pela manhã. É exatamente esse sentimento de que nada, talvez, pudesse ter sido real. Sabe-se que o amor é um sentimento intocável, indescritível, mas podemos descrever aquilo que chega o mais perto da ideia do amor: o estar apaixonado. Estar apaixonado é como um alucinógeno, se formos tratar o significado da palavra como o que já vem de origem. Se entregar ao amor é desistir em parte dos escudos que você formou antes para não se machucar com terríveis sentimentos. Ele substitui o que quer tenha nas suas emoções e estabelece um novo sentido ao que é sentimento. Você vê coisas que não acreditava, sente coisas que não sabia que poderia sentir… tudo parece um sonho real. A felicidade, portanto, parece algo tão alcançável como gotas de chuva em um deserto. Você resisti no começo, mas, no final, acaba olhando para o lado e pensa: “acho que a felicidade realmente existe”. Mas então essa chuva cessa, o calor e desconforto volta e o “amor”, mesmo querendo continuar em você, acaba sendo arrastado para longe, te deixando sem rumo. É, alguns amores têm um fim. E como o fim de tudo o que é bom, é uma desilusão. A realidade cai em você como se fosse uma tempestade de raios secos - tempestade essa interior e exterior. Você se vê perdido e a única saída que tem é a saída que diz “não há escapatória”. E você volta recolhendo o que sobrou de si no chão ao seu redor. Acaba encontrando um pedaço de amizade ali, um pedaço de felicidade aqui… talvez esteja vendo uma parte da esperança bem na linha do horizonte… e fim. Você para, e pensa: para que algo tenha um fim, ele deve ter começado em algum lugar no tempo.
Depois, é só olhar para o que tem em mãos, mas cuidado para não manchar o que restou com lágrimas pesadas como resposta a uma voz no fundo que sempre existiu. “Eu te avisei”.
‘’Desilusão’’
Otimismo já não existe,
Desacreditando em sonhos,
Sem esperança,
Acabei com minha virtude de criança.
Como podemos nascer tão inocentes,
Iniciantes na decepção,
As vezes imprudentes,
Totalmente sem reação
Em estado de opressão.
Procurando cautela para
Criar o seu mundo,
Que foi destruído
Por uma desilusão.
Começará seu pessimismo em relação a tudo,
Desacreditados seguirão rancorosos,
Confundindo seus pensamentos com a realidade,
Tudo foi invertido,
Acreditarão mais na popular inverdade.
Por inferiores serão julgados,
Ignorantes apavorados inventando
Mais situações para sempre
Estarem no alto.
Amadurecer agora e por conta própria
Ajudas somente do semelhante
Caso o contrario parecera humilhante.
(...)se ela tiver coragem de passar por mais alegrias e desilusões – e a gente sabe como as desilusões devastam - terá que ser meio doida. Se preferir se abster de emoções fortes e apaziguar seu coração, então a santidade é a opção. Eu nem preciso dizer o que penso sobre isso, preciso? Mas vamos lá. Pra começo de conversa, não acredito que haja uma única mulher no mundo que seja santa. Os marmanjos devem estar de cabelo em pé: como assim, e a minha mãe??? Nem ela caríssimos, nem ela. Existe mulher cansada, que é outra coisa. Ela deu tanto azar em suas relações que desanimou. Ela ficou tão sem dinheiro de uns tempos pra cá que deixou de ter vaidade. Ela perdeu tanto a fé em dias melhores que passou a se contentar com dias medíocres. Guardou sua loucura em alguma gaveta e nem lembra mais. Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar nosso poder de sedução para encontrar the big one, aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá para ocupar uma vida, não é mesmo? Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascina a todos. Todas as mulheres estão dispostas a abrir a janela, não importa a idade que tenham. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só se for louca de pedra.
Passaram-se alguns meses da última vez que nos vimos e foi tudo tão confuso e ao mesmo tempo tão triste, confuso porque não sabia o que seria de nós dali por diante, triste porque todas as nossas despedidas me deixavam dilacerada por dentro. Mas como eu já esperava não foi um ponto final foi mais um ponto na enorme reticência que nossa história se tornou. A verdade é que tudo me lembra você, das coisas mais intensas as absurdamente mais comuns, você sempre foi a ilusão mais palpável da minha vida. Toda vez que em minha solterice assumida eu quero me lembrar de alguém pra construir um nós é você que vêm a cabeça. Quando alguma coisa nova acontece no meio da monotonia dos meus dias é você a primeira pessoa que eu queria contar. Talvez você nunca irá saber disso, mas você foi e está sendo mesmo de longe o homem da minha vida, o homem dos meus sonhos, todos esses clichês repetitivos que ouvimos desde sempre você é pra mim. Você é o meu melhor clichê, e a minha melhor novidade também porque toda vez que eu te vejo eu descubro uma nuance nova para o teu sorriso. A gente nunca vai dá certo eu sei disso e pode acreditar não sofro mais com essa verdade, não vou te dizer que ela não está engasgada na minha garganta porque ainda está, mas ela não dói mais. O que me dói é saber que todo esse meu amor não vai servir pra nada, o que me dói é saber que um dia eu vou me casar com alguém e esse alguém não vai ser você. Nossa história vai ser meu quase mais triste. Poxa, eu quase passei no vestibular, eu quase ganhei aquele sorteio, eu quase tive você. Eu vejo tantas pessoas fazendo planos e quase sempre encontrar alguém está na lista, na minha sempre esteve reencontrar alguém. Porque por mais que eu conheça gente nova todo dia, eu sempre antes de dormir desejo sentir de novo tua pele quentinha com cheiro de paz, porque por mais que eu conhecesse o mundo seus braços continuariam sendo o melhor lugar pra eu voltar.
De me um amor
Mais um momento sozinho
Perdido, isolado de tudo
Aguardando uma nova chance
Recomeçar, de onde deveria ter partido.
Um novo lugar
Um instante sem você
Mais um dia longo.
Mais uma história sem final feliz.
Dias de saudade batendo no peito
Momentos de insegurança constante
Uma vontade grande de recomeçar
Desistir de tudo por ti.
Nem só de palavras fizemos nossa história
Ainda a desejo você, mesmo sentindo que isso é dor.
Reuni forças dentro de mim
Lutei, mas fui vencido pelo seu amor.
Fui flechado,
Tentei te anula dentro de mim,
Mas, por mais que eu tentasse,
Te esquecer deixou de ser uma opção.
Dentre mil explicações
Me restou apenas:
“AMO VOCÊ”
Razão nunca mais terei...
Em meu peito bate saudade
Lutando para não te esquecer.
Por mais perdido que esteja.
Sempre estarei feliz ao encontrar você dentro de mim.
Guardada em um lugar especial,
Onde apenas nossos sonhos podem chegar.
AQUELA GAROTA
Um dia você irá se lembrar daquela louca apaixonada que por você vivia a chorar, deitado em sua cama, logo adormecerá e sonhara com aquela garota. No sonho ela vem linda, com uma áurea incandescente, cuja luz irradia pelo quarto todo.
Seus olhos refletem todo amor devotado a você, sua pele e macia e seu toque te faz estremecer. Você acorda assustado e decide ligar para minha casa, mas ninguém atenderá. Desesperado sai a minha procura, mas não me encontrará, decide perguntar aos meus amigos, mas ninguém sabe onde estou, então resolve ir naquele bosque, cuja árvore mais frondosa acolhe em sua sombra uma humilde casa, você reluta e o coração apertado te empurra para dentro, mas não me encontrarás, encontraras apenas um bilhete dizendo:
“Eu já fiz de tudo pra te esquecer, mas meu coração só quer você,
Já tentei te conquistar, mas você só soube me desprezar.
Não existe solução, muito menos explicação, só encontro uma saída,
Acabar de vez com a minha vida”.
Nesse momento você não consegue controlar as lágrimas e o ar passa a faltar, angustiado você sai daquele lugar e corre sem rumo, adiante encontrará uma enorme cruz com o nome da garota que um dia você desdenhou, e perceberá que SEU DESPREZO E SUA AUSÊNCIA ME MATARAM.
Preciso desabafar e cansei de ouvir as mesmas opiniões clichês das minhas amigas de que tudo acontece na hora certa e que eu preciso esperar. Eu sou ansiosa demais pra esperar, caramba! Quero doses intensas de vida, quero acordar e precisar resolver coisas, ajudar pessoas, amar e ser amada e no final do dia ter um "Boa noite" especial, daquele que quando você lê te acalma, te faz mais forte.
Eu sei, eu sei que esse poder não deveria estar nas mãos de uma outra pessoa e não está. Faço tudo todos os dias para ser a melhor versão de mim, tento ajudar quem precisa, e me dedico 200% em tudo que faço, mas sabe quando tudo se torna uma rotina, onde você sabe que vai acordar, trabalhar, ouvir seus pais como os mesmos assuntos, estudar incansavelmente, ouvir algumas amigas reclamando das mesmas coisas de sempre e outras levando suas vidas perfeitas de sempre.
Mas, e eu? Eu cansei de ser a amiga que todas dizem admirar por ser independente e que sempre está disposta a dar os melhores conselhos aos quais não sei aplicar na minha própria vida. Eu preciso sim de alguém, mas parece que com passar dos anos seu coração de despedaça tanto que a cada vez que isso acontece ele demora mais para se recompor. Acho que o problema é idealizar demais as coisas. Mas infelizmente é inevitável, eu sou do tipo de pessoa que acredita que as coisas vão melhorar e não me envergonho por isso não, acredito que é disso que o mundo precisa de pessoas que acreditem em um mundo melhor.
Mas quanto mais eu conheço pessoas mais parece que eu vou ficar sozinha pra sempre, porque eu não admito menos do que acredito merecer. As vezes até penso que sou chata demais e por isso não consigo "encontrar alguém", e uso as aspas porque acho que esse alguém não surge de uma busca incansável e desesperada mas de um encontro de vontades, uma sintonia. Quero alguém que me coloque de cabeça pra baixo, porque com a cabeça no lugar eu sinto que sempre estou. Que faça os meus olhos brilhar, meu coração disparar, meu tempo parar mas a cada dia acho que isso se torna menos provável. Sou racional ao ponto de que se o cara não me procurar, por mais afim que eu esteja, ele não me merece e se não me merece eu preciso me afastar e é isso que eu faço, não sou uma pessoa de segundas chances e talvez esse seja o meu erro?
Uma vez tive que ouvir de um cara que eu era a típica mulher do século XXI que não precisa de ninguém. Pelos Deuses!!! Todo mundo precisa de alguém e não é porque não fico te ligando e te enchendo o saco porque você quer sair com os teus amigos que no domingo a noite eu não queira assistir um filme e ter alguém pra dar carinho.
É deprimente pensar que se vem para esse mundo para estudar, trabalhar...e morrer. Não!!! Eu quero SENTIR a vida mesmo que ela esteja difícil, mesmo que ela seja repleta de decepções, a vida também é feita disso não é mesmo? Quero deitar na minha cama e falar QUE DIA e não mais um dia...
►Dama do Lago
O tempo acabou passando
O nosso amor foi-se acabando
Eu já não sentia mais você
Me sentia sozinho, sem saber o que fazer
Nunca pensei que poderíamos terminar
Quando tudo começou, eu jurei,
Que no futuro iríamos nos casar
Mas a vida amadureceu pensamentos,
A vida negou ideias, jogadas ao vento
Eu não queria o término,
Mas era preciso em algum momento
A situação havia alcançado um estado sério.
Estou escrevendo ao celular,
Sem saber se irei te enviar
Estou apenas desabafando,
Apenas soluçando, divagando
Nunca pensei que estaria te deletando
Tantas fotos vou estar apagando,
Que me emociono
Talvez vamos nos falar ao telefone,
Um último adeus, antes do abandono
Em seguida eu jogarei fora os poemas,
Em que eu declarava dizendo que te amo
Mas isso foi antes, não foi?
O nosso romance acabou, nada sobrou entre nós dois
Eu não quero te ver pessoalmente, se não irei chorar
Não queria que tivesse acontecido isso com a gente,
Mas o mundo foi tão cruel, que vamos nos separar.
Infelizmente não espero que sinta minha falta
Quem me dera se você sonhasse com a nossa história
Sei que estarei só, no sofrimento
Sei que logo você estará em outro relacionamento
Você se atualizará com o próprio tempo
Não desejarei o seu mal, só lamento não sermos mais um casal
Jamais saberei se para você fora algo especial ou casual
Mas guardarei no peito meu amor sensorial.
Passo nas nossas ruas, escuto nossas músicas
Me lembro de suas curvas, suas lindas blusas
Não irei mentir dizendo que estou melhor,
Que o passado só me deixou forte
Estou levando minha embarcação,
Guardando a sete chaves o meu coração
Velejarei até os mares lendários,
Em busca de uma sereia, ou uma dama do lago
Que esteja do meu lado, que me veja como um amante,
Novato, porém ajuizado, frágil, viril
Buscarei um conto mágico, um pouco infantil.
O Poder de uma mulher
Engana-se o homem que pensa mulher como um ser diminuido
A mulher é uma estrada com dois caminhos
Ela faz um bruto virar intelectual
Ela faz uma rocha virar açúcar
Ela faz um dia chuvoso virar um dia de verão
Ela pode aquecer o coração do mais frio e de fazer sorrir de uma forma boba o mais triste
Mas contrariando os poetas do antigo romantismo, é uma faca de dois gumes
A mulher pode ser uma solução ou uma desgraça na sua vida
Ela pode empobrecer o mais rico
Ela pode abusar do mais inteligente
Ela pode iludir o mais lúcido
A mulher é uma estrada com dois caminhos, o da sua felicidade ou o da sua desgraça, basta ela proporcionar o caminho e você a decisão de caminhar nele.
- Pedro Vinicius