Textos de declaração de amor
Liberdade,
Quem és tu? Quem, de fato, és tu?
Uma mulher? Um amor? Um bairro? Um deus? Uma guerra?
Em uma das minhas paradas pela vida, pude perceber que o seu nome soa tão doce ao ser citado, escrito ou ouvido. Sempre carregando uma utopia de pretensiosas surpresas benéficas.
Novamente me pergunto: quem é você, liberdade?
És tão desejada.
Pobres coitados, não sabem com quem estão lidando. Pois bem, liberdade, lhe direi quem és tu.
Tu és a maioria mentira. A maior ilusão criada.Não existes.
''Quem dorme contigo, torna-se livre.''
Ignorantes! Ninguém pode ser livre. Não existe liberdade. Estamos rodeados de leis: leis criminais, gravitacionais, religiosas.. Leis que nos tornam presos e, cativos, a uma ideia estúpida de que você nos libertará.
Liberdade, meu maior erro foi ter pensado em você. Foi ter desejado você. Foi ter dormido com você. No amanhecer, eu quis ser voar, mas não voei. Quis amar, mas não amei. Quis ser livre, mas não fui liberto.
E quando me perguntarem sobre o amor... Eu responderei:
Viva com alguém q t engorde, q ñ liga para as suas celulites, q arrota jto com vc e ñ liga se teu pum é terrivelmente fedido.
Viva com alguém q aguenta tua instabilidade de humor. E q ñ tá nem aí se vc queimou o arroz.
Viva com alguém q aguenta teu mau humor, teu mau hálito, tuas estrias, suas loucuras e chatices.
Viva com alguém q entende qdo vc dorme 18hs seguidas.
Viva com alguém q tolera suas manias, seus palavrões, seu gênio difícil.
Esteja com alguém q te leva pra andar de moto em seu aniversário. Segura sua cabeça pra vomitar e te carrega no colo qdo suas pernas ñ aguentam mais andar.
Esteja com alguém q te apoia na gravidez e deixa vc sentir o cheirinho do peito dele q tnt te acalma.
Esteja com alguém q decora seu prato favorito, te dá chocolate Laka, potes de sorvete de beijinho e aparece em casa com 1,5kg de Gibi.
More com alguém q diariamente te conta piadas e tolera sua cara de paisagem “porque dificilmente vc dá risada de piadas”.
More com alguém q compreende sua sensibilidade e ao perceber suas lágrimas ao ver um filme, ao escutar uma música, ou num programa de tv, te abraça e começa a tirar sarro de como vc é um chafariz.
More com alguém q mesmo ñ gostar do mesmo estilo d música q vc, vai ao show do teu grupo de pagode favorito e dorme no show (te impedindo de dançar e gritar loucamente) – Alexandre lindo, Hamilton, Hamilton, estou aqui!!!
More com alguém q discute com vc e vc grita – (Não fala comigo hoje) e depois de 2 minutos vc se lembra de algo e vai puxar papo com ele e ele age naturalmente.
Ame alguém q saiba dos teus segredos e opta por ficar e te amar.
Talvez amar é vc ñ ligar pra datas, ñ terem uma música, serem apenas cúmplices e estarem juntos em todos os momentos, sendo companheiros e enaltecendo diariamente, em meio a tnts dificuldades, o amor q existe nesta relação.
Afinal amor, é amor, paixão é paixão!
Talvez, não seja dessa vez, ou só chegamos atrasados.
Às vezes, o destino tá construido, mas mudamos o lado,
Tem dias que a paixão é intermitente, noutros insistente!
Quando tudo passar eu ligo outra vez, ou desenho seu rosto.
Se não passar, tudo bem, te ver feliz me basta,
Com base no que estudo é isso que eu peço que você faça!
Não é só seu corpo junto ao meu que me completa,
Não quero só sua cor reluzindo sobre minha pele no escuro,
Não são seus olhos mudos, não que tudo isso não me afeta.
Tudo que eu faço ecoa o seu nome,
Tudo que eu penso não é mais meu,
Tudo que faço escoa tudo que foi falado
E o que eu preciso pra nós dois me consome.
Mas, ainda temos algumas vidas: tá marcado!
classificados
procuro por versos de amor
precisam ser singelos, claros, diretos.
têm que contar sobre uma vida inteira
dos elos dos amantes
e caber num único instante.
não exijo rima nem métrica
mas é obrigatório
a cor lilás do fim das tardes de verão
procuro por versos de amor
que escorram de bocas
molhadas em luas
e vidradas em beijos
opcional, tragam palavras novas
e que elas despertem vontades
e se transformem em música
não em música de ouvir,
em música de verdades
procuro por versos de amor…
Meu cais
Vou clamar aquela poesia
que eu fiz um dia
pra te esquecer
algo impossível de acontecer
pois teu olhar invade meu coração
como dizer não
Se o fato ocorreu
e a gente nem percebeu
se o beijo estralou
porque não lhe dou
muito mais
venha aportar no meu cais
jogue sua âncora sem dó
vamos desatar esse nó
quero escurecer até sua cor
para contrastar minha dor
de consciência limpa
de água cristalina
que batizou
e que purificou
o nosso amor.
A essência de quem somos está entrelaçada no afeto particular que inúmeras vezes não damos consideração.
Quantas vezes em nossas vidas nos deparamos com o espelho e declaramos: “ Eu amo você! “, “ Como você é bom” , “ nossa como você me faz bem” , “ cara você é diferente” , “nossa , como me amo”. Talvez nunca tenha feito esse trabalho, é difícil.
Por inúmeras vezes não percebemos que antes de tudo existe o “EU” , depois disso vem o “Eu” e no final de tudo vai sobrar o “EU”. Amor próprio é um zelo constante e que por irreflexão nosso brio se apaga e definitivamente o que há de mais valioso em nosso âmago hiberna.
Difícil tarefa lhe dar consigo mesmo, procurar entender o que realmente esperar de nós. Entre tantos “destroços” que a vida vai acrescentando, a nossa perspectiva é de frustração. Isso porque colocamos expectativas em momentos de instabilidade em nós ou em outro.
Em meio a tudo isso , cabe a cada um semear e regar todos os dias o nosso “ jardim da alma” e principalmente deixar que a luz do otimismo faça nascer uma árvore que não rompa suas raízes em meio às tempestades. No final de cada caminho vai estar o único que soube os acontecimentos durante a peregrinação , você.
Ame a sua estrada interior, ame as oportunidades alma, ame cada momento consigo , ame tudo que nasce de você , ame tudo em você , ame seu sorriso , ame suas lágrimas , ame a forma que você ama , ame-se!
Feliz Dia Papai! Feliz 70 anos!
Aproveito para homenagear todos os pais, contando mais um pouco as histórias do meu.
Papai é um homem ingênuo, de bom coração, que atualmente promove sua qualidade de vida caminhando quase correndo todos os dias. Papai sempre viveu em busca de fazer as pessoas felizes, conversa com um, ajuda outro, tenta a todo custo tirar o Davi das drogas: “Davi, Davi, teus amigos ou estão presos ou morreram, muda de vida enquanto é tempo”, diz ele.
Um dia papai me contou que quando teve a primeira filha, a realidade profissional dele mudou, ele por mais que continuasse a fazer horas extras ou trabalhar um pouco mais, seu trabalho deixou de ser a sua prioridade, mesmo que ele tivesse uma família mais numerosa.
Sempre repetiu diversas vezes que a gente tem que ser lembrada pelas coisas boas que faz. Hoje percebo que o papai quer viver mais e melhor, quer dar e receber energias positivas, é mais disciplinado, ajuda no esporte, tem mais qualidade de vida, mas continua teimoso, muito teimoso.
Ele se alegra mais em dar a receber e se contenta com muito pouco, não curte troca de relógios, nem precisa ter muitas camisas ou sapatos, praticamente só compra outro quando um já se foi e não adianta dar excessos para ele, pois ele sempre destina aos mais necessitados.
Sempre foi um aluno exemplar, tinha que estudar o triplo dos outros dizia ele, era estudante de escola pública precária e precisava se esforçar bastante para conseguir tudo na vida.
O papai às vezes julga, ele não se conforma com a A que abandonou a família ou com o B que maltrata a própria mãe idosa e acaba se intrometendo na vida alheia.
Quando éramos pequenos negociávamos tudo em beijos, os beijos estalados nas bochechas do papai eram nossa moeda de troca, cem beijos era o passaporte para o cinema com pipocas, cinquenta beijos, um banho de rio, trinta beijos a gente podia ir para o aniversário do amiguinho vizinho...
Há pessoas que mesmo errando não aprendem, papai aprendeu com cada erro, com cada não, com cada sim, com cada pessoa que o ajudou a sair de uma vida miserável, o seu amor para com os pobres e necessitados é pura gratidão.
Ele não é de deixar as coisas fora do lugar e ajuda a mamãe limpando e guardando tudo além da paixão por cozinhar, coisa que ele faz muito bem.
Papai chora, nunca escondeu seu choro, nunca tentou ser forte quando se sentia fraco, nunca se conformou com injustiças, nunca segurou raiva ou irritação, mas sabe lidar com suas frustrações sem ser um terremoto (às vezes um terremotinho).
Não é de faltar compromissos, nem por discordância, nem por motivos tolos, sua vida é intensa, feliz, completa, cheia de eventos e festas, flashes e sorrisos.
Ele anda rápido, tem pressa, decide baseado naquilo que vê e entende, segura e guarda as ofensas para si, faz caridade sem achar que está perdendo algo, sem desconfianças, sempre com a alma livre.
Quase sempre o chamo de “cara de pau”, ele me força a fazer caridade quando diz 100 meu, 100 teu, 50 meu, 50 teu, 30 meu, 30 teu, é incapaz de ajudar me deixando de fora.
Gosto de passar meus momentos ao seu lado, gosto de saber notícias e aventuras do passado, do cochichado com seu neto caçula, gosto de saber que a longevidade dele depende, em grande parte, do estilo de vida que ele vem escolhendo.
Papai nunca nos reprimiu por tratarmos ele de igual para igual, não existe formalidade no nosso amor e na nossa amizade, não cedo aos seus caprichos por ele ser meu pai, temos as mesmas preferências e necessidades, temos nossos momentos memoráveis, somos cada vez mais lúcidos e amigos, somos felizes e apaixonados, há amor em cada canto da nossa convivência e o que nos une são nossos laços imateriais e eternos.
Pai eu te amo, peço a Deus saúde e longevidade pra ti.
Destino por ti
Penso em cada momento,
Seria fácil deixar passar,
Mas o coração agora me ensinou a amar
Existo com você ao meu lado
Seria fácil deixar passar,
Mas meu destino apagou tudo que tinha errado
Meus olhos cruzaram o seu
Meu coração bateu forte
Não havia como escapar
Carregado nas nuvens dos meus sentimentos
Estou pronto para amar
Não eh uma sentença de sorte
Eh o destino que me trouxe a ti
Luz da minha vida
essência da minha alma
Minha metade, minha luz
Seria fácil deixar passar
Mas meu coração escolheu somente amar
A ti...
O que é o Amor?
A cada dia que acho que o compreendi,
me encontro perdido no entendimento dele...
O amor é inexplicável, sua excelência é inatingível nesta vida,
e uma parcela do que sabemos dele é somente 1% da capacidade
do amor que podemos compartilhar...
O amor nunca se completa na singularidade de um ser
ele cresce na coletividade, na compreensão, na humildade,
na caridade, na verdade, no afeto, na piedade uff(não termina aqui)....
Mas quem é dotado de total capacidade, de tamanha virtude?
É preciso ter um caráter rico pra dizer eu amo o meu próximo...
Mas não é necessário o mesmo pra dizer eu te amo!
É fácil de dizer eu te amo difícil é saber se o
dom do amor vive em mim para amar a todos a minha volta,
com sabedoria e certeza de que é verdadeiramente o amor
que move meu coração!
Pequenas afirmações com diferenças imensas
como imenso é o mar, a luz do sol, o céu e Deus, é o amor!!!!
O amor é precioso e mais raro do que o ouro, tem o mesmo valor da vida por isso Jesus deu sua vida por nós POR AMOR!
"Yuri Rodrigues"
Coração, é uma coisa que a gente nunca entende e talvez não seja possível de entender mesmo. Ora nos deixa feliz, cheia de esperanças, ora nos deixa triste com o peito apertado e a vontade imensa de chorar. Sentimento horrível esse que tem invadido meu peito, dividindo espaço com o amor, esperança, magoa e novamente com o amor, aah o amor. Será que nunca vou deixar de te amar? Mesmo depois de tudo que me fez?
Se a culpa é toda minha? Talvez sim, talvez não, que tal de nós dois? Você sempre me fez acreditar que era possível existir um “nós dois” e agora eu estou aqui, confusa com os sentimentos embaralhados, assim como em um quebra cabeça, tentando montar os pedacinhos e transformar em uma bela imagem.
Assim ficou meu coração quebrado, em cacos. Você deveria ter me dito antes, antes de eu me envolver, de alimentar minhas esperanças, de sonhar por um final feliz, que nunca vai existir, não com nós dois. Cheguei a imaginar nós dois velhinhos, sentados em nosso balanço na casa de praia vendo nossos netos brincar.
Sempre acreditei que esse sentimento nosso era puro, sincero e verdadeiro, mas pena que para você não passava de uma amizade colorida. Eu bem que tentei não me abalar, erguer a cabeça e dar a volta por cima. Mas todas as noites em que deito minha cabeça no travesseiro, as imagens de nós dois invadem minha memória.
Eu bem que tentei eu juro, não pensar em você. Mas é completamente difícil, a distância não existe entre nós, infelizmente a proximidade é o pior dos meus desafios. Lidar com esse sentimento com você por perto, é completamente impossível, esse amor, sentimento idiota que só sabe aumentar e se torna cada vez mais platônico.
Hoje você diz que estou completamente louca, mas é assim que o amor nos deixa, a loucura invade a mente, e somos capazes de nos entregar, doar, de coração e alma. Um dia você vai me entender, amará alguém assim como eu te amo. E talvez se esse sentimento não for recíproco, vai doer, vai doer assim como está doendo agora em mim.
Como é o homem de Deus para mim? meu Deus eu quero assim:
Não muito mais alto que eu, cabelo preto, branquinho, olhos pretos, divertido, romântico, batalhador, encantador, único, de fé, temente a Deus, que me valorize, que não queira perder tempo e queira casar logo, que saiba tocar alguns instrumentos, e que seja muito melhor nisso do que eu, que tenha espírito aventureiro, que queira viajar e conhecer coisas novas, que me aceite e aceite minhas imperfeições e manias, que me faça suspirar, que me acorde com um “Bom dia amor, te amo”. Que não seja grudento mais que mostre atenção, que não tenha mente travada, que seja diferente de tudo que já vi, que goste de musicas ruins, e que goste também de MPB, que seja inteligente e goste de explicar as coisas, me ensine muitas coisas novas e que nosso hobbie favorito seja conversar vendo estrelas rs, que não tenha medo do meu passado e que confie na minha mudança, que me fortaleça sempre que eu me abater, que meu coração acelere quando eu olhar para ele, que minha mão gele e minha pele se arrepie quando nossos olhares forem encontrados, que componha e sempre sorria, que me ame, que me deixe ficar no seu colo e ouvir os barulhos estranhos da sua barriga kkkk, que sempre precise da minha ajuda, por que sim, eu quero ajudá-lo em tudo, que segure pela mão ao atravessar a rua, e me force a assistir coisas chatas, esses momentos ficam marcados sempre, que me surpreenda e me tire bobos sorrisos, rs... Tem que ser assim, meio maluco mesmo, mais tem que ser sério quando precisa, que tenha caráter, e esse seja irrepreensível! Que eu o admire, e que eu também o ame, que eu também o encante e o impressione, que ás vezes eu banque a idiota e ligue do nada do meio do dia só para dizer a ele o quanto ele é importante, e que ele não se assuste com isso rsrs, mais que ele diga, “Amor eu ia te ligar agora mesmo rsrs” Rs, não sou exigente meu Deus, mais seria legal se o Sr. Enviasse alguém assim. 23/07/2006.
Amor além da destruição
Amor sublime, amor de almas a se encontrar
Se reconhecem num primeiro olhar e não demoram a se entregar.
Amor festeiro, amor que canta, dança e rodopia
Fogem das amarras e vivem uma utopia.
Amor que acredita, confiam no sentimento
Ultrapassa obstáculos, dribla desafios e enfrenta o vento.
Amor eterno, amor vivo no coração
Segue no peito e no pensamento, muito além da destruição.
Ana Paula Silva
Autora do Livro: Me apaixonei por um poeta
https://www.clubedeautores.com.br/book/187032--Me_apaixonei_por_um_poeta#.VYzDvPlViko
Momento de decisão
Chega um momento que a vida exige atitudes, algo que temos que mudar, para poder seguir em frente. É difícil perceber esse momento, mas, temos um limite estabelecido dentro de nós, e tudo na vida tem princípio, meio e fim, até as melhores coisas, até os melhores sentimentos precisam ser modificados, ou redirecionados, no decorrer da vida para continuarem nos fazendo bem. A vida é um emaranhado de coisas acontecendo em nossa volta o tempo todo, e temos que aprender a lidar com acontecimentos, com pessoas, com cenários, sem que tenha alguém para nos dizer o que é certo ou errado a fazer. Normalmente, usamos do sentimento para nos guiar, e, embora não percebemos, tomamos decisões o tempo todo.
Se pararmos pra pensar, vemos quantas coisas importantes deixamos pra trás, e percebemos que nossas decisões nos conduziram até aqui, muitas delas nem percebemos que tomamos, mas seus reflexos são inevitáveis. Quantos melhores amigos, quantos amores, quantas lembranças boas. Em que momento deixamos isso escapar? Por que perdi o contato com aquele amigo tão fiel e que me fazia tão bem?
A verdade é que ele te fez bem, naquela etapa da sua vida. E aquele lugar que guardamos na lembrança e juntamos dinheiro um ano inteiro para poder voltar lá e reviver algum momento maravilhoso, e quando lá chegamos, não sentimos magia alguma ali e voltamos frustrados pra casa. E aquela pessoa que fomos apaixonados, que fizemos planos de um futuro juntos e nos encontramos no supermercado num sábado a tarde, cumprimentamos, trocamos sorrisos e tentamos estabelecer uma conversa e percebemos que ficamos sem assunto. Passou, essa é a verdade, essa é a vida.
A maioria dessas decisões tomamos sem nos dar conta, e só percebemos que aquela etapa findou-se quando já estamos em outra, outras vezes, nos demoramos demais a perceber o final de um ciclo e ficamos ali, insistindo em coisas que não fazem mais sentido. Que deixam de nos fazer bem e passam a fazer mal, começamos a ter consciência que devemos tomar uma decisão e colocar um ponto final ali, para podermos dar início a uma nova fase. Mas é difícil tomar essa decisão, é difícil aceitar que uma coisa que fez tão bem possa fazer mal.
Mas, se ficamos insistindo ali, fica a cada dia mais difícil de tomar a decisão, pois, aquele mal vai invadindo todas as áreas de nossa vida e ficamos cada vez mais fracos e incapazes de tomar a decisão de mudar de direção. Mas nunca é tarde pra isso, se você está vivo e percebe que precisa dessa decisão, não espere mais. Não deixe que o mal acabe com uma perspectiva de futuro. Trace um novo plano. Se está fraco, se acha que não vai conseguir, trace um plano para hoje e amanhã quando acordar, refaça o plano para aquele dia somente, e quando perceber, estará em nova fase, cheia de planos e sonhos. Porque temos que aceitar que a vida é feita de muitos princípios, meios e fins e, que, finais, mesmo que pareçam tristes, são oportunidades para inícios felizes.
Ana Paula Silva
Autora do Livro: Me Apaixonei Por Um Poeta
https://www.clubedeautores.com.br/book/187032--Me_apaixonei_por_um_poeta#.VY_McflViko
Eu me entrego.
Eu me rendo ao sorriso,
Que por vezes é abrigo,
Nos momentos de perigo,
E me protege com amor.
Eu me entrego ao amor,
Mesmo quando causa dor,
Pois com espinhos vem a flor,
E o sorriso me refaz.
Eu me entrego ao acaso,
Que me explica o que passo,
Nos caminhos com meus passos,
Até o encontro do olhar.
Eu me entrego ao olhar,
Que penetra minh'alma,
Que me aflora a calma,
E me diz vim pra ficar.
Eu me entrego ao ficar,
Mesmo com receios em chorar,
Sei que o peito há de abrigar,
E me trará a vida.
Eu me entrego a vida,
Mesmo que a morte persiga,
Me cansando dia a dia,
Achando que pode me deter,
Eu me entrego a você,
Mesmo se não merecer,
Mesmo que eu fique a mercê,
Do abismo da vida.
Eu me entrego.
Quem sou?
Ando feliz durante todo o dia
Meu caminho é sempre colorido
Na alegria não faço economia
Felicidade agora é meu apelido.
Quem sou?
Você não sabe ainda responder?
Sou quem denuncia seu amor
Sou quem te faz agora perceber
Que a vida é bela igual a uma flor.
Quem sou?
Você precisa de mais uma dica?
Estou em você, sempre a pulsar
Suporto as dores de quem fica
Procurando esse sentimento abafar.
Quem sou?
Hum... agora você descobriu
Isso me deixou emocionado
A descoberta naturalmente fluiu,
Já sabes que sou apenas o seu
coração apaixonado.
Amor bandido
Dia e noite nos amávamos
Éramos um só coração
De mãos dadas caminhávamos
Juntos com grande emoção.
Hoje não te tenho ao meu lado
E o coração se encontra partido
Fechei os olhos por ter te amado
E não vi o seu amor bandido.
Brincaste com o meu coração
Estilhaçando-o em mil pedaços
Agora ele está em deflagração
Queimando restos dos seus laços.
Sua atitude não me fará desacreditar
Que no amor existe a beleza perfeita
Continuarei intensamente a amar
Almejo minha felicidade refeita.
Amor eterno
Sua partida repentina sem prévio aviso de Deus me deixou assim...
e hoje me encontro aqui... Sem você e triste a chorar.
A saudade mais uma vez dilacera-me o coração,
e entre suspiros e lembranças o faz dolorosamente
se apequenar diante de sua ausência.
Que dor é essa que sempre emerge do meu interior
e faz meus olhos lacrimejar,
molhando meu rosto de forma impetuosa e contínua?
Em meus devaneios ainda te vejo na varanda a me esperar
e no cume da loucura ainda flutuo sentindo seus beijos.
As lembranças me levam ao tempo que nos conhecemos
ainda crianças, com olhares puros e palavras sinceras,
me levam ao nosso reencontro muitos anos depois quando enfim,
pudemos viver uma linda e tórrida história de amor,
descontinuada por obra do destino,
mas que juramos em seu último suspiro em meus braços,
seria um amor eterno.
.....................................................
Partiste deixando saudade, mas também a certeza que
nos encontraremos novamente e viveremos juntos pelo
resto da eternidade.
Entrego-te a minha vontade, entrego-te as minhas lágrimas e as minhas promessas ficaram todas em minha voz. Não as calarei, deixo na mão do destino, todos os meus planos falidos.
Faça a sua parte universo, ou me tira de vez desse mundo ou me prove para quê afinal, caí nesse jogo sujo a qual se desdenham tanto sobre o amor?
Muita gente gosta de afirmar, em voz alta, que faria “qualquer coisa” por amor. Vocês já devem ter ouvido isso. Talvez até tenham dito a frase novelesca. Faz parte da nossa cultura. Outro dia, vi um rapaz dizer em rede nacional de televisão, com a maior naturalidade, que “mataria e morreria” por amor. O autor do exagero devia ter uns 18 anos, talvez menos. Deu vontade de rir, de tanto drama. O jovem Romeu da Tijuca ainda não descobriu que a melhor forma de amor se pratica entre vivos – preferencialmente em liberdade, que não estão na cadeia, presos por assassinato.
Isso não quer dizer que o amor não faça exigências terríveis. Eu mesmo já fiz cafunés de madrugada, cocei costas e apliquei massagens nos pés até ficar com as mãos exaustas. Por amor. Já lavei pias repletas de louça, fiz comidas sofríveis, fui ao mercado no domingo, tirei dinheiro do banco às sete da manhã e levei o lixo para fora vezes sem conta. Por amor. Já viajei ao exterior, dirigi até a praia, dancei até de madrugada e cantei até ficar rouco. Por amor. Alguns dirão que me faço de vítima. A verdade é que, por amor, já tomei vinhos excelentes, já comi em restaurantes caros, já assisti a espetáculos inesquecíveis e já comprei presentes que, só de lembrar, me enchem de alegria – e de uma vaga melancolia financeira.
Se alguém disser que isso tudo é pouco, talvez tenha a cabeça tomada por grandezas. Ou ache, como o Romeu da Tijuca, que amar é coisa de matar ou morrer, verdadeira luta com facas. O grande amor, ao contrário, é feito de miudezas. São gestos cotidianos, olhares cúmplices, uma mão que passa pela nuca e toca os cabelos enquanto a mulher que você ama conversa com outra pessoa. Amor também é feito de desejo, e a cada tanto exige a reafirmação de uma suave encostada - na pia, enquanto ela coa o café – e da barriga que toca o calor da outra barriga.
Esses sinais mostram amor como a temperatura denuncia a febre. Mas não são tudo.
Há também a conversa que atravessa os dias e dá sentido aos fatos da existência. E a lealdade, que permite contar com o outro nas horas sombrias. Ela impede que a gente se sinta sozinho num mundo de multidões solitárias. Não se pode esquecer a sacanagem, claro, sem a qual o amor morre de tédio. E o riso, em cuja ausência a morte se aproxima. No amor, se dizem as palavras mais doces, se dão os abraços mais ternos, se enxugam as lágrimas mais tristes, se grita, se geme. Nele, a gente se comove como o diabo. Em nada disso há heroísmo. Apenas a vida, em seus milagres comuns.
A única real grandeza do amor está em sua imensa vocação de fazer o outro feliz. Um dia depois do outro. Isso exige atenção, desvelo mesmo, e coisas como imaginação, tirocínio, esforço. Às vezes até sacrifício. O outro é tão complexo – tão desgraçadamente parecido conosco – que, às vezes, não sabe o que deseja e o que precisa. Conta conosco para iluminá-lo. Há que estar lá, portanto. Há que tentar entender com o coração e com as mãos, que apertam, seguram, amparam e acariciam.
Se me perguntam o que eu faria por amor – já me perguntaram, de outras formas –, eu responderia, como os portugueses, imenso. Cada vez mais, na verdade. Com calma e determinação, juntos, sem grandiloquência. Assim se lida com as coisas essenciais da vida. O amor, entre todas elas.
O legal de amar é que quando a pessoa se abre, quem ganha é quem ama, quem dá.
Aquele recebe ganha também, mas muito mais prazer há na colheita, do que no que foi plantado.
A conquista de um terreno e o trabalho ao plantar é maior para o que o fez desde o principio do que aquele que viu os grãos apanhados e expostos a venda somente, foi lá e comprou.
Aquele que compra, tem, e se sente satisfeito por ter e sim gozará de felicidade.
Mas aquele que conquistou e plantou, muito mais valor dará a esse amor, novo e futuro.