Textos sobre conhecimento

" ...Ser mestre é promover transformações, através do conhecimento mais simples ao mais difícil e esperar a conquista e a realização. É exceder a função de mestre e tornar-se, às vezes, pai, orientador e amigo. Ser mestre é compartilhar lições, e ter ciência que de si e de seu trabalho nascem o conhecimento, o progresso e a união de um povo..."

Helena da Rosa

Inserida por HelenadaRosa

Mudanças servem para colocarmos em prática nosso conhecimento teórico sobre as percepções que temos da vida.
Apesar do medo daquilo que ainda não sabemos, a melhor escolha sempre será recomeçar e seguir em frente.
Recomeçar faz parte da vida de cada um de nós, recomeçar é uma questão de prova.
Não seja resistente com os acontecimentos, deixe os fluir e se adapte.
Por que a dor é sempre adaptável, e o medo não deve ser invencível,
Os caminhos que seguimos são as escolhas que deixamos.
Não há mudança que não traga evolução e aprendizado.
Quanto maior a dor, maior é a resistência.
Quanto maior resistência, menor será a evolução.
Recomece, e verás que a força da tua luta será a glória do teu caminho.

Inserida por danikratz

"Ver é diferente de enxergar, pois enxergar vai depender do nosso conhecimento, e principalmente do controle que temos sob nossos pensamentos e emoções."

Certo dia, numa bela tarde, num simples almoço, encontrei-me com um senhor...

Este me dissera: aquilo qual vemos é diferente para todos, e que é principalmente dependente do conhecimento que temos...

Tal simples frase me fez refletir por um longo período, pensando e repensando, em volta da mesma frase, qual foi objeto de profunda reflexão, proporcionando a elaboração de uma frase qual passou por algumas alterações, até então, ser o título desse texto, dessa reflexão.

Bom... Após aprofundar em certo “porquês” e significados, conseguir obter uma grande sabedoria, através da frase, pois aquilo que vemos realmente é diferente para cada indivíduo, e acima de tudo, ver ainda assim, é completamente diferente de enxergar...

Ver se trata de algo mais “inocente”, qual carrega consigo uma superficialidade e que modifica completamente nossa percepção de mundo, podendo aliviar nas nossas cargas de pensamentos, culpas e pesos quais carregamos à nos prender numa realidade bem “chula” na zona de conforto.

Já enxergar é algo completamente diferente, pois tudo o que vêm incluso dependerá de cada um, dependerá da busca pelo conhecimento, mas principalmente da postura qual buscamos tal, este mesmo que proporciona uma perspectiva mais próximo da realidade. Realidade repleta de profundidade é que exige nada mais que uma conduta filosófica, em busca de conhecimento e proximidade da realidade. É sem dúvidas algo que exige muita energia e dedicação, nos tirando da zona de conforto, e proporcionando algo único e sem igual, nos desprendendo das amaras da superficialidade. Mas ainda assim, como tudo o que é valioso, temos um preço à pagar, este mesmo que é sem igual, e quando mais profundo formos, maior é o preço, maior também é o efeito que nos causa, as vezes podendo até “descolorir” o mundo, trazendo o peso da realidade, daquilo que está nas entrelinhas, pesando em nossas mentes, elaborando pensamentos até mesmo, capciosos e também um peso que somente os esforçados em descobrir a realidade carregam.

Inserida por FelipePedroso

Minha mente é um hospício, eu sou amante do conhecimento.
A sabedoria é o tempo; acabei pedindo o tempo em casamento; casei com o tempo, hoje vivemos viajando em dimensões, criando novas vidas, histórias, conquistando grandes realizações, mas acabei percebendo que o tempo era só um momento e foi assim que nos separamos.

Resende, 12 de janeiro de 2019

Inserida por meuspensamentosBruno

"Eu valorizo o conhecimento em vez da sabedoria, o conhecimento é a única maneira de experimentar, é o êxtase do desconhecido.

Embora a sabedoria fale apenas, é um mero desejo de saber, apenas astúcia popular.

a sabedoria deve ser instruída como um robô é, às vezes não muito precisa, não muito verdadeira".

Inserida por Husdkovisk

Conhecimentos escondidos

Nosso cérebro já nasce com o poderoso dom do saber, o conhecimento armazenado proveniente de gerações passadas, de vivencias de nossos antepassados, a sabedoria que carregamos nos nossos genes de outras experiencias que talvez tenhamos vivido em outras vidas ou apenas acumulamos hereditariamente, podem nos ofertar descobertas incríveis para o bem comum da humanidade se esse for o objetivo à ser explorado, sim, podemos apresentar para o mundo em que vivemos incontáveis surpresas em diversas áreas da ciência. Está em nós o poder de mudar, de expor, de explorar e de conquistar o que parece ser impossível, alcançar o novo e aprender com ele é fundamental para a continuação da nossa existência, se adaptar e melhorar o ambiente em que estamos inseridos é uma necessidade que sempre ressurgi porque está programado em nossas mentes. O ser humano renasce todos os dias com seus segredos de experiências milenares, guardadas no seu interior pronto para ser descoberto.

Inserida por Ricardossouza

"À medida que o espírito avulta em conhecimento, mais compreende o valor do tempo e das oportunidades que a vida maior lhe proporciona, reconhecendo, por fim, a imprudência de gastar recursos preciosos em discussões estéreis e caprichosas."
Emmanuel

(Caminho, Verdade e Vida / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)

O conhecimento é uma arma letal, porque ele mata a ignorância, abre a mente com um corte cirúrgico promovendo ao indivíduo debilitado intelectualmente o risco de uma vida cheia de novos horizontes e proporciona efeitos colaterais devastadores no que tange à capacidade de habilita-lo a interpretar, subjetivamente, situações e contextos com os quais ele convive, permanentemente, como num estado de coma, sendo nutrido, dentro do seu mundinho das mesmices, com certezas suspeitas e hábitos improdutivos que baixam a imunidade da amplitude do saber e o mantém no vício epidêmico da repetição. Após um autodiagnóstico, a automedicação, também, pode ser administrada. A persistirem os sintomas, cabe uma overdose de iniciativa na busca pelo conhecimento como tratamento revolucionário. Num breve tempo, o indivíduo se sentirá curado do vírus da ignorância e terá sob controle as suas taxas de oxigenação cultural cuja a função é revigorar os seus órgão vitais os quais têm como finalidade retirar do seu olhar a membrana que cortina a sua liberdade e a sua independência quanto indivíduo integrante de uma sociedade doente.

Busque a sua cura, ou a sua LOUcura, mas saia da UTI.

Inserida por Gracaleal

mesmo desnuda do corpo
minh'alma está coberta
de (re)conhecimento
de sabedoria
de inteligência
de razão
de boa intenção
de contos
de poemas
de poesias
de emoção
de alegrias
de sentimentos
de esperança
de ilusão
de livros
de escrituras
de desenhos
de paixão
pela leitura
do olhar
pela escrita
das doces palavras
pela rima
do amor com flor
pelo desenho
da minha aura
pelo mapa
dos meus pensamentos
pela fotografia
da minha mente
tudo é uma questão de arte
tudo faz parte
da minha vida
do meu ser
em ampla formação e evolução
se assim eu merecer!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

O conhecimento,
de que tudo é bom,
Me libertou do mau.

Tudo tem seu direito,
Na Divina luz,
Só é perfeito,
O criador,

Sem conceitos,
E com amor,
Entende a cruz,
De cada um,
Por onde for,

E vive a partilhar,
Dentro de nosso interior,
Se faz brilhar,
Para sempre por,

Uma interrogação,
Será que vivemos,
uma prisão?
Ou nos esquecemos.

De toda razão.
Por que podemos viver assim,
Donos de tudo e da verdade,
Mas só a caridade,

Nos mostra o saber,
Dos irmãos e da família,
Por que viemos a viver!
A incrível partilha,

Que engradece não humilha,
Tudo cresce,
Em família,
E a prece,
É a partilha,

Do infinito,
e do invisível,
Quebra os mitos,
E torna crível.

O poder de atravessar,
Entender o todo,
E tudo que há.
Sem questionar,

O por que de tudo,
Pois pra Deus,
Aqui no mundo,
Todos os seus,
São oriundos,

Do infinito,
Multiverso,
Sabemos tão pouco,
Por isso te peço,
Pra não ser louco.

De ofender seus irmãos,
Pois a paz e a calma,
Lhe mostrarão,
A sua própria alma,
Na questão!

Inserida por Mario-Magalhaes

Não aprendam tudo o que te ensinam

Eu vejo tanto do nosso potencial perdido, tanto conhecimento que deixamos de alcançar, tantas belezas que deixamos de ver, de presenciar, tudo pelo fato de que aprendemos muito, afinal a todo instante de nossas vidas aprendemos algo, quando nascemos começamos a aprender, aprendemos com nossos pais, aprendemos com pessoas mais velhas, com pessoas mais novas, aprendemos com tudo e todos, e por esse fato deixamos muitas coisas passar.
Estou indo contra o bom senso de que “aprender é bom”, “conhecimento é importante”, eu sei disso, porém já pararam para pensar no que se está realmente aprendendo? O que estamos de fato absorvendo desse mundo, serão coisas boas? Isso fará diferença em para nós ou para outros? Olho para uma sociedade ensinando que mulheres devem ser tratadas de qualquer jeito, olho uma sociedade ensinando que não importa o que seja necessário para que você esteja no topo, não importa em quantos você pise, o importante é estar no topo! Olho uma sociedade dizendo que você precisa de um carro melhor, de uma casa maior, um jogo de cortinas novo, e nossa veja o seu celular como está velho, você precisa trocar!
Não estou falando de propaganda, não é nada disso, estou falando de nós mesmos, estamos ensinando e aprendendo coisas uns para os outros, por mais que não percebamos, ensinamos com nossos gestos, com nossas palavras e atitudes, ensinamos de todas as maneiras possíveis. E isso nos afeta de maneiras imprescindíveis, pois nós humanos ao longo de todo esse tempo de existência nunca paramos e pensamos no que estamos aprendendo, nunca tivemos a atitude em pegar todo essa imensa carga de conteúdo e filtrar, filtrar o que é bom e o que é ruim, tirar tudo o que não nos agrega valor, para que assim possamos atribuir os verdadeiros ensinamentos dos pequenos aos grandes momentos, estamos aprendendo sem saber aprender.
Devemos ter o Yin Yang em nossos pensamentos, entendermos que tudo tem um equilíbrio, em coisas ruins podemos encontrar coisas boas e coisas boas podemos encontrar coisas ruins, então eu pergunto a você leitor ou leitora, já fez uma reflexão do que você tem aprendido com a sua vida?

Inserida por HarryHaka

Vem

Ei! Vem comigo.
Eu te mostro o caminho que leva
ao infinito.
Eu tenho conhecimento lá, pegamos
uma nuvem, e vamos ver do mundo
o lado mais bonito.

Eu te mostro todos os locais mais
visitados.
Passaremos sobre muitos planetas,
você irá ficar maravilhada.
Vem comigo, juntos iremos descobrir
o amor, por todas estas infinitas
estradas.

Será um amor especial, nunca iremos
nos esquecer, bastara para o céu
olhar, e lá ele estará sempre, como
uma estrela a brilhar.

Vem comigo?


Roldão Aires

Membro da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro da Academia dew Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

O NADA E TUDO
Numa era de conhecimento externo, mesmo considerando entre o possível e o imaginário, ousando rasgar o tecido do nosso pensamento habitual, para encontrar algo diferente e inovador, é preciso pensar ideias, teorias, sistemas de pensamento, disciplinas, não somente pessoas, pois, o universo não se importa com nossos desejos.

Devemos buscar, não renovando o que já sabemos, mas, algo intocado que podemos achar onde se encontrar e modelar ao benefício humano, apesar de tudo o que fazemos seja uma tentativa infrutífera para criar algum tipo de permanência, algo para desafiar o esquecimento e não permitir que nossa ilusão de permanência ceda à realidade de nossa frágil existência.

Sabemos pouco do que pensamos! E, se nossa alma nos ouvisse falar as descaradas afirmações do conhecimento do nada que dizemos de modo veemente e brilhantemente apresentado como falamos para os outros, se esconderia de nós.

Podemos presumir que o cérebro, em sua complexidade, é co-dependente com a mente, mas, não cria consciência, apenas manifesta-a. Porém, não faz sentido o homem ser casual sobre a extraordinária significância de seu cérebro, que aprende a entender, falar e desenvolver linguagem e pensamento, sem indagar se a consciência pode existir além do cérebro, como nos alegados relatos de experiências fora do corpo e, em caso afirmativo, como o faz e como o sustenta?

A passagem para a eternidade escondida nos sonhos em nossa curta vida é como um sono onde a consciência das grandezas merecedoras de atenção contraem importâncias reservadas transitando de um momento para o outro sem continuidade definida.

Afirmar que o nosso cérebro é interligado para receber e reconhecer tudo, é considerado radical e contra o sentido tradicional do mundo.

Em contrapartida a hipótese do espaço como um nada vazio sem propriedades tangíveis ou intangíveis, infinito, silencioso, escuro e gelado, sem movimento e imutável, é incompreensível! Então, como é que estamos aqui, se o nada também significa nenhuma lei, o que há para evitar que algo venha do nada?

Quando o indivíduo descarta o todo de tudo o que existe e afirma o nada, se contradiz, pois, está substanciando o nada, mesmo que somente como um conceito. É possível que tudo veio do nada e o que existe é cíclico, algumas coisas transparecendo não ter inicio nem fim, outras aparentando linearidade. E assim deve ser o espaço de tempo durante o qual as coisas ocorrem e se completam tornando infinito a regularidade de vida do universo.

As perspectivas culturais consentem a ambiguidade nas definições do infinito, do zero e do nada. Contudo, a dualidade absoluta da observação do nada cria espaço e consciência, pois, não é possível delimitar o vazio e o nada das coisas existentes sem algo consciente observar tal ausência, pois, a visão é para a mente o que a dimensão representa para a geometria. Demais, o conceito do nada é algo a partir do qual nada é pensado e construído.

Inserida por JoaoStarkaiser

um pão feito com amor
é capaz de saciar a fome
de conhecimento
de entendimento
de aprendizagem
de maturidade
de compreensao
da alma e do coracao
de uma humanidade inteira
e capaz de preencher o vazio
do estomago e do espirito
durante toda a nossa existencia
nesta e por todas as encarnacoes!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

quero morrer afogada
entre páginas e palavras
me sufocar de tanto conhecimento
rimar pássaros com vento
construir estrofes e pontes
escrever poesias e poemas
até mesmo um verso que seja
tudo vale pra quem almeja
se tornar o que quiser
e eu escolhi me tornar
escritora de uma palavra
poetisa de um verso
leitora de uma página
e se preciso até comer um livro
com os olhos esfomeantes
com ouvidos bem abertos
ao escutar um trecho do livro favorito
e ficar de boca aberta
ao sonhar acordada
babar até a última gota
e me afogar em lágrimas
quando o final é triste
ou ser feliz apenas!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

Eu gosto sempre de falar do auto conhecimento.
Ele traz inumeras respostas, traz o conhecimento, vivemos melhor, com mais qualidade, e modificamos o ambiente ao nosso redor.
Nos tornamos mais felizes, traz inúmeros benefícios fisícos e emocionais
Alívia a alma.
Acredito que as pessoas, só poderam ser livres, qdo se conhecerem de verdade,se aceitarem , e isso vai ajudar em todos os setores da vida.
Qdo uma pessoa não se conhece, não busca essa aproximação interior, silência, não existe intimidade pessoal, e isso gera um desajuste interior.
Como ela vai se aceitar, entender a sua realidade pessoal, e ter satisfação sem conhecimento ?
Aos olhos dos outros, tudo se pode transformar, mais para o seu interior, a verdade se mostra cristalina
Neste momento a alma reage
O medo do novo surge com força, e desencadeia o que nos ultimos tempos tem afetado a humanidade
A tão chamada depressão.
A não realização do conhecimento pessoal, interior.
Simone Vercosa.

Inserida por vercosa

haverei sempre de matar
a curiosidade, da gata aqui
a sede, de conhecimento
o prazer, da maldade
o tempo, com a minha ociosidade
a vontade, das coisas prazerosas
o cansaço, que me consome
a preguiça, que insiste em não me largar
a ideia, que me azucrina
a fome, alimentando a alma
o mal, com sentimento de amor
o sonho, porque ele será ser realizado
a dúvida cruel
o ódio, com amor(próprio)
de raiva, mesmo sem querer
e também haverei de morrer
de tédio
de agonia
de loucura
de indignação
na doce ilusão
dos meus pensamentos
e há quem diga que é de morte morrida
e muito bem sofrida
porque é de amor que quero morrer
e outros dizem que é de morte matada
onde muitos já me mataram em seu coracao
e eu também já matei muitos sentimentos
em legítima defesa, que me levaram
ao banco dos réus em minha justa consciência
e da morte me restou apenas a flor
por cima do meu jazigo de vidro
uma alusão aos telhados de vidro
da vida frágil e remota que temos
mas não temos saída a não ser por aqui
só sei que de saudade não quero morrer!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

A Educação gera Entendimento.
A Educação traz conhecimento.
E com isso termina a ignorância.
Com a Educação e sem a Ignorância
Muitas coisas são esclarecidas.

Entendes agora, porque ao Governo não interessa, não é importante , não é Bom que a sociedade receba esse benefício?

#acordaBrasil acorde por você!
Mas principalmente acorde para que seus filhos não continuem ou no futuro não paguem esse preço Alto! (Sheyla Bial).

#Despertem
#sheylabial

Inserida por SheylaBial

É aprendendo com os acontecimentos do dia-a-dia que alcançaras conhecimento e sabedoria.
É buscando onde ninguém buscou, valorizando o que ninguém valorizou, que conquistarás fama e valor.
Sendo educado com desconhecido, amando seu inimigo, que todos lhes será agradecido.
Sabendo a hora de falar, lembrando de não se irar, procurando poucas brigas causar, que muitos anos de vida terás.
É cuidando como ninguém cuidou, amando como ninguém amou, tolerando como ninguém tolerou, que nunca haverá fim o amor.

26/11/15

Inserida por GABRIELBRANDAO

Meu pequeno poema

Poema vou escrever
Mas primeiro precisa saber
Que tamanho não é conhecimento
Disse o ditado solto ao vento.

Poema vou recitar
E te fazer ver como é doce amar
De vidas falarei
Onde o amor se fez rei.

Poema pequeno escrevi
E sua atenção recebi
Obrigada por ler
Meu pequeno saber.

Inserida por Poeta_da_infinitude