Textos sobre conhecimento
Demorei anos para amadurecer,
já que na adolescência me perdi .
Só eu sei a falta que isso me fez ,
por onde andei , as pessoa que conheci.
E o escuro que habitei se tornou parte de mim.
Mas o conhecimento é a luz , que me guia para novos caminhos que desconheço, mas não tenho medo de aventurar-me.
Há uma coisa que tenho feito muitas vezes ultimamente: olhar- me ao espelho. Em certos dias, chego a não me considerar real, tenho a impressão de que não é a minha imagem que está ali a meio metro de distância. Tenho de desviar o olhar. Volto a olhar para meu rosto, para meus olhos. Tento ver o que que meus olhos dizem... O que sou. Que razão me trouxe aqui.
Trecho do diário o de Miranda
(20 de Novembro)
Livro: O Colecionador - John Fowles
A nossa consciência individual é separada do corpo e continua a existir mesmo sem o corpo. Nós somos um marinheiro navegando no mundo através do nosso corpo que é o navio, mas estamos ligados ao corpo de uma forma estreita, formando um todo com ele. A relação entre nossa consciência e nosso corpo se dá através da glândula pineal, que é a sede da nossa alma. Corpo a alma assim se misturam, mas não ao ponto que não seja possível distinguir uma da outra. Nesta relação podemos diferenciar algumas operações que pertencem somente ao corpo e outras que são específicas da alma. A alma busca o conhecimento da verdade, o corpo é responsável pelas sensações.
(sobre a filosofia de René Descartes)
quero conhecer todos os lugares
ver o por do sol de cada canto da terra
não pertencer a ninguém
mas ao mesmo tempo a todos
quero sorrir para os horizontes
abrir minha visão muito além do possível
quero fazer do mundo minha casa
de todas as culturas meu lar
desde os desertos as grandes cidades
desde as tendas aos prédios
quero fazer da liberdade minha maior riqueza
e do universo meu lugar favorito
Aquele que não dá O MELHOR DE SI para adquirir conhecimento e aprimorar-se intelectualmente não tem NENHUM DIREITO de opinar em público sobre O QUE QUER QUE SEJA. Nem sua fé religiosa, nem suas virtudes morais, se existem, nem os cargos que porventura ocupe, nem o prestígio de que talvez desfrute em tais ou quais ambientes lhe conferem esse direito. Discussão pública não é mera troca de opiniões pessoais, nem torneio de auto-imagens embelezadas: é eminentemente intercâmbio de altos valores culturais válidos para toda uma comunidade humana considerada na totalidade da sua herança histórica e não só num momento e lugar. O direito de cada um à atenção pública é proporcional ao seu esforço de dialogar com essa herança, de falar em nome dela e de lhe acrescentar, com as palavras que dirige à audiência, alguma contribuição significativa. O resto, por "bem intencionado" que pareça, é presunção vaidosa e vigarice. TODOS os males do Brasil provêm da ignorância desses princípios. Políticos, empresários, juízes, generais e clérigos incultos, desprezadores do conhecimento e usurpadores do seu prestígio, são os culpados de TUDO o que está acontecendo de mau neste país, e que, se esses charlatães não forem expelidos da vida pública, continuarão aumentando, com ou sem PT, com ou sem "impeachment", com ou sem "intervenção militar", com ou sem Smartmatic, com ou sem Mensalão e Petrolão. Desprezo pelo conhecimento e amor à fama que dele usurpa mediante o uso de chavões e macaquices são os pecados originais da "classe falante" no Brasil.
O pensamento nasce da experiência e do conhecimento, que são inseparáveis do tempo e do passado. O tempo é o inimigo psicológico do ser humano. Nossa ação é baseada no conhecimento e, portanto, no tempo. Assim, o ser humano é sempre escravo do passado. O pensamento é sempre limitado e assim nós vivemos em conflito e luta constantes. Não há evolução psicológica.
O conhecimento nunca está terminado. É uma teia que vamos tecendo a partir da superação dos limites: eu respeito o limite do outro e estabeleço com ele o pacto do cuidado, ao mesmo tempo em que ambos avançamos. E arrematou: não posso negar o que o outro é e nem encarar o não saber como limite. Toda estranheza cai por terra se dividimos nossas necessidades.
Os anos passam e ganhamos muito mais que idade, mas também experiência, conhecimento, amadurecimento. Aprendemos que viver é andar em corda bamba constante e dependendo do prisma em que olharmos, pode se tornar uma grande aventura. Dessa forma desejo que tenha sabedoria para dar seu próximo passo e que tudo a sua volta seja claro; com amigos verdadeiros para que sempre lhe apoiem e saúde para continuar sua jornada, e assim, todos seus sonhos se tornem realidade. Feliz aniversário!
Não existe felicidade, sem pleno conhecimento de si mesmo. O mergulho nas águas abissais do mar íntimo é indispensável. E a convivência, nesse contexto, é a Escola Bendita. Saber os motivos de nossas reações frente aos outros, entender os sentimentos e idéias nas relações é preciosa lição para o engrandecimento da alma na busca de si próprio”.
Amor é confiança, respeito, afeto, troca de experiências, conhecimento, amizade. Paixão é ciúme, é dor, é apego desmedido, é sentimento de posse. Confie nas pessoas, plenamente. Não crie expectativas com relação a ninguém. Não há decepção quando se percebe que as pessoas só poderão oferecer aquilo que já possuem em seus espíritos, nada mais. Aqueles que desconfiam dos outros são aqueles que não estão seguros de si mesmos, de suas próprias tendências. Percebas: vemos nos outros o que existe em nós mesmos, o que seríamos capazes de fazer se estivéssemos no lugar do outro. Não sintas ciúmes de ninguém. O ciúme não é amor, é um sentimento de posse infundada e irracional. Ames, não loucamente, não desvairadamente, mas mansamente, docemente, te embevecendo, te alegrando o espírito, te deleitando, como quem contempla um lago plácido, como quem se deixa embeber na aprazível luz do sol, no arrebol, ao alvorecer. Quando disseres a alguém “Eu te amo” não esperes por resposta. O “Eu te amo” é uma afirmativa e como tal não necessita de resposta. Não digas “Eu te amo” esperando um “Eu te amo também”, para que somente assim possas sentir-te feliz. Se disseres a alguém “Eu te amo” e isso alegrar o teu espírito, embebê-lo na luz, e não esperares nada em troca, saberás que realmente amas alguém.
Grave isso na memória, rapaz: um mundo é sustentado por quatro coisas (...): o conhecimento dos sábios, a justiça dos poderosos, a prece dos justos e a coragem dos bravos. Mas tudo isso de nada vale (...) sem um governante que conheça a arte de governar. Faça disso a ciência de sua tradição!
Equilíbrio e Auto-conhecimento são as chaves para uma existência bem menos traumatizante e mais realizada. Para o escuro há o claro, o bem não seria nada sem o mal e que valor teria a felicidade se não fosse o sofrimento para valida-la? Caminhe e sempre procure fazer o bem, cultive boas lembranças e conhecimentos, pois são as únicas coisas que levamos diante da certeza de que, inevitavelmente, morreremos.
Todo ser humano confia e está preso pelo seu conhecimento e experiência de vida. Isso se chama ‘realidade’. Entretanto, conhecimento e experiência são ambíguos, então essa realidade torna-se uma ilusão. Não é impossível pensar que todos os seres humanos vivem de seus próprias conclusões.
O conhecimento da morte muda tudo. Se eu te dissesse a data exata da sua morte, isso faria o seu mundo desabar completamente. Eu sei disso. Imagine como é alguém fazer você esperar pra dizer que está morrendo. Que seu tempo está se esgotando. Em um segundo seu mundo desaba. Passa enxergar de outro modo. Você saboreia tudo, nem que seja um copo d'água, um passeio no parque. Mas a maioria das pessoas não sabe quando seu tempo vai se esgotar. A ironia é que isso as impede de aproveitar o máximo a vida. Continuam tomando água, mas não conseguem de fato aproveitar.
Mas o maior erro de todos consiste em se equivocar quanto ao objetivo final do conhecimento; pois há aqueles que são impelidos para ele apenas por uma curiosidade natural e um temperamento ávido de saber; outros, para entreter sua mente com variedade e certo prazer; outros, por ostentação e para serem respeitados; outros ainda, com objetivos de emulação e vitória; muitos pelo engodo do ganho ou para sua subsistência e poucos para se valerem do dom divino da razão no interesse da humanidade.
Ninguém simplesmente fotografa. A fotografia vai além de conhecimento, vem da alma, do coração. Ultrapassa as vistas de quem vê e as veias de quem sente. Não, fotografia definitivamente não é moda, mania ou luxo. É ato antigo dos aventureiros. É descoberta para os amadores, prazer para quem gosta e amor para quem faz.
Nós podemos amar a cultura Hip Hop, mas se não tivermos conhecimento de como podemos modificar nossa situação, nossa comunidade e nosso espaço e aprendermos a respeitar nossos ancestrais, seremos sempre escravos. Ame você mesmo, ame seus ancestrais, ame seu povo e tente fazer algo por você, pelos outros e pelo seu povo, mas principalmente respeite a Mãe Terra.
O que mais poderia nos dar tanto conforto e alegria neste mundo como o conhecimento de quê tudo que nos acontece ajuda-nos na caminhada para o céu? Apesar dos ventos e marés da providência muitas vezes parecerem estar contra nós, nada é mais certo de que eles estão nos trazendo mais perto de Deus e nos preparando para a glória.
O aprendizado rumo ao auto conhecimento é diário, é árduo uma batalha que se trava, na busca de se conhecer, se descobrir se apaixonar por você mesmo, e começar a se valorizar, se amar. Encontrar a força que existe dentro de cada um e assim prosseguir. Quando aprendemos a nos valorizar e nos amar as coisas mudam muito, e muitas coisas a que davamos alto valor vai perdendo a importância, vai mudando as prioridades, vamos agregando coisas e pessoas na nossa vida que de alguma forma acrescentem, que somem rumos aos novos ideais. Isso tudo é fundamental na busca do nosso prazer e lugar no espaço. Nos conhecendo deixamos de ter medo de quem se é, e em nos aceitando assim, todos nos aceitam, nos admiram e amam, por valores, qualidades, que só quem se conhece, e se valoriza, e se ama, pode exibir. Não tendo nunca medo, vergonha ou hipocrisia de dizer: Não sei, me ensina, me explica, sem querer aparentar ser o que não somos, sem tentar mostrar saber o que não se sabe, somos simplesmente; Nós.
Você pode ter todo conhecimento e cultura que o mundo oferece. Pode ser dono das mais belas palavras. Pode ter feito várias faculdades e completado vários cursos. Pode falar várias línguas. Isso faz de ti uma pessoa culta. Mas a sabedoria é algo muito maior que isso, e um sábio pode ter poucos conhecimentos, falar apenas um idioma, talvez nem escrever tudo corretamente. Pois sábio é aquele que coloca seu conhecimento em prática, e a sabedoria é conhecer e aplicar o que se aprendeu, seja na vida ou na universidade. Acumular conhecimento e não colocá-lo em uso no dia a dia é como ter um copo cheio de água próximo as mãos e não poder bebê-lo para matar a sede.