Textos de Caminho
MEU CAMINHO
Tenho um caminho a caminhar
Me deixa passar, me deixa passar
No meu destino hei de chegar
Já sei me guiar, já sei me guiar
Sigo meu instinto
Meu sonho é meu rumo
É a crença que tenho
Pra mim eu não minto
A verdade eu assumo
É força da fé que me traz de eu venho.
Minha realidade se cria
Na emoção que eu sinto
O poder do amor é que faz a magia
A minha oração é a tela que eu printo.
Andanças
Pelo caminho a vida vai traçando passos. Os pés vão aprendendo a dançar na poeira do tempo. Tempo de sóis e ventania.
Mudanças nas andanças são rotineiras, certeiras e ferozes. Guarda teus pés da lama e procura os lírios que nela nascem. Vivencia as pegadas que estão à frente, mas finca teus pés no teu próprio traçado. Vale a pena, pequena, cuidar de ti. Lavar os pés em água de chuva, às vezes é necessário, muitas vezes imprescindível. Reconhece tua dança, teu canto, tua morada. Redescobre o caminho quando se perder. São eles, os teus pés, que lhe trarão de volta, e, também, a farão prosseguir. Lava tua alma na canção do rio. O rio que corta a tua estrada vai dar no mar do coração. E aí, escuta, criança, no barulho dos teus passos, os segredos da viagem, e transforma em laços todos os nós do caminho. E que teus pés te levem, te tragam, te conduzam, desenhem e contem sua história: história de mulher com detalhes de menina.
Testado pelo fogo
Ele sabe o caminho que eu tomo; quando Ele me testar, sairei como ouro. - Jó 23:10
Escritura de hoje : 1 Pedro 1: 3-9
Em outubro de 1991, uma tempestade destruiu 2.500 casas nas proximidades de Oakland, Califórnia. Quando os proprietários devastados retornaram e vasculharam os restos negros, descobriram que todos os seus pertences haviam sido reduzidos a fuligem. Mas um homem e sua filha descobriram um pequeno coelho de porcelana. Eles se maravilharam que um objeto tão frágil tivesse sobrevivido intacto. Outras vítimas dessa catástrofe também encontraram itens de cerâmica e porcelana que de alguma forma desafiaram a tempestade de fogo que consumia tudo.
No domingo após o desastre, um ministro local levou para o púlpito um vaso inquebrável, que foi a única coisa recuperada em sua casa. Ele perguntou à sua congregação: "Você sabe por que isso ainda está aqui e minha casa se foi?" Ele respondeu sua própria pergunta dizendo: "Porque isso já havia passado pelo fogo uma vez antes".
As provações inflamadas da vida podem realmente ser uma bênção? O apóstolo Pedro nos indicou que eles podem. Ele explicou que várias provações podem resultar em “louvor, honra e glória na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1: 6-7).
As provações ardentes podem ser muito dolorosas, mas se pela graça de Deus as suportarmos, nossa fé poderá emergir da fornalha ardente mais pura e mais forte do que era antes. —Vernon Grounds
Refletir e orar
Alguns através da água, outros através do dilúvio,
Alguns através do fogo, mas todo através do sangue,
Outros através de grandes provações, mas Deus dá uma canção
Na estação da noite e durante todo o dia. -Jovem
O fogo refina o ouro; a adversidade refina o homem. Vernon Grounds
O Caminho de Jesus
Ele saiu e partiu para um lugar solitário; e ali orou. - Marcos 1:35
Escritura de hoje : Marcos 1: 21-39
Você já teve um daqueles dias agitados em que precisa de mais tempo do que o relógio oferece? Quando todo mundo está atrás de você em busca de ajuda e suas tarefas parecem infinitas? Você pode se perguntar: Jesus já lutou assim? E se sim, como Ele lidou com isso?
Considere o dia na vida de Jesus registrado em Marcos 1: 21-34. Tudo começou com uma visita à sinagoga para ensinar, o que Ele fez com autoridade. Então as coisas ficaram difíceis. Um homem possuído por demônios começou a gritar com Jesus. Calma mas severamente, o Mestre expulsou o demônio.
Quando Jesus deixou a sinagoga, ele e seus amigos foram à casa de Pedro. Mas ele não conseguia descansar; A sogra de Pedro estava doente e precisava de Seu toque de cura. Mais tarde, a cidade inteira se reuniu do lado de fora para que Jesus pudesse curar mais pessoas doentes e expulsar mais demônios. Deve ter sido um dia cansativo.
Como Jesus respondeu? Ele tirou o dia seguinte de folga? Dirija-se aos córregos da montanha de Caesarea Philippi? Não, no dia seguinte ele se levantou antes do amanhecer, encontrou um lugar solitário e orou (v.35). Ele buscou o poder rejuvenescedor da presença de seu pai.
Como você lida com um dia difícil? Ficar sozinho com Deus e buscar Sua ajuda. Comece o seu dia à maneira de Jesus.
Refletir e orar
Quando você sente a tensão aumentando,
e através do dia agitado
Apenas nuvens sombrias estão flutuando,
Quando você começa a se preocupar - ore! - Anon.
Se você está ocupado demais para orar, está ocupado demais. Dave Branon
Travessias perigosas
O teu caminho estava no mar, o teu caminho nas grandes águas e os teus passos não eram conhecidos. - Salmos 77:19
Escritura de hoje : Salmo 77: 16-20
Não ando mais em correntes velozes. O fundo é muito escorregadio, a corrente é muito forte e minhas pernas velhas não são mais o que costumavam ser.
Tantos desafios que uma vez assumi prontamente agora são muito difíceis para mim. Como o salmista, às vezes perco o sono, imaginando como posso negociá-los (Salmo 77: 1-4).
Então me lembro das “obras do Senhor”, Suas “maravilhas da antiguidade” (v.11). Seu “caminho estava no mar, [o seu] caminho nas grandes águas”, embora Ele não tenha deixado pegadas para trás (v.19).
É assim que é com Deus. Embora você não possa vê-lo, ele certamente está lá. Invisível, Ele lidera Seu povo "como um rebanho" (v.20). Ele não teme as correntes e tempestades da vida, pois Sua força e coragem são infinitas.
E tem mais: o pastor nos guia através da ajuda de outras pessoas. Ele liderou Israel "pelas mãos de Moisés e Arão" (v.20). Ele nos guia no sábio conselho de um pai ou mãe, nas garras fortes de um amigo piedoso, no encorajamento amoroso de um esposo ou esposa atenciosa, no toque gentil de uma criança pequena.
Boas mãos estão chegando até nós. Nosso Senhor é um pastor duro e terno que conduz através de travessias perigosas para o outro lado. Você colocou a mão na dele?
Refletir e orar
Pensando bem O
que faz você perder o sono? Por que não deixar nas mãos de Deus?
Aprenda como lendo O que posso fazer com minha preocupação?
Deus nos diz para carregá-lo com o que nos sobrecarrega. David H. Roper
SER QUEM SOU (soneto)
Ora (direis) ser quem sou! Exato.
Me perdi no caminho, me achei, no entanto
A cada passo, erro e acerto, vários o relato
Vou andando, o atrás se desfez por encanto
E o tempo vai passando, veloz, enquanto
O pensamento recusa ser apenas um ato
Cintila. E, saudoso, o trovar é um pranto
Na solidão de ser, em um poetar abstrato
Direis agora: Incoerente e louca quimera!
Que não quero ser quem sou? Que sentido
Pois ser quem sou, deixei de ser o que era...
E eu vos direi: Amando o amor sou valeria
Pois se amei, o meu afeto não terá partido
Assim, pude ouvir e entender minha poesia
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
agosto de 2019
Cerrado goiano
Olavobilaquiando
Areia em seus sapatos
Não ande no caminho do mal. Evite, não viaje nele; afaste-se dele e continue. -
Provérbios 4: 14-15
Escritura de hoje : Provérbios 4: 14-27
Imagine os obstáculos que uma pessoa teria que superar para caminhar de Nova York a São Francisco. Um homem que havia realizado essa façanha foi questionado sobre seu maior obstáculo. Ele disse que a parte mais difícil de sua viagem não era subir as montanhas ou atravessar trechos quentes, secos e áridos do deserto. "O mais próximo de me derrotar", ele admitiu, "foi a areia nos meus sapatos".
Isso me lembra como podemos ser derrotados espiritualmente pelo que começa como um pouco irritante. Deixamos uma palavra cruel, um pequeno contratempo ou um mal-entendido nos derrubar. Ou permitimos que as pessoas ao nosso redor nos influenciassem de maneiras pequenas, mas erradas. Em vez de estarmos determinados a evitar o mal - grande ou pequeno - (Provérbios 4: 14-27), comprometemo-nos. Negligenciamos o perdão e a ajuda ao Senhor.
Sir Francis Drake, o explorador inglês do século XVI que navegava pelo mundo, estava atravessando o rio Tamisa quando uma violenta tempestade ameaçou emborcar seu barco. Ele gritou: "Devo eu que suportar as tempestades dos oceanos ser afogado em uma vala?"
Seríamos sábios em perguntar a nós mesmos: “Devo eu, que chegou tão longe pela fé, ser derrotado por 'areia nos meus sapatos'?”. Devemos responder com um resolutivo não!
Refletir e orar
Senhor, conceda-nos forças para vencer
as maiores provações da vida que possamos encontrar;
E conceda-o também quando enfrentarmos
aquelas pequenas provações que derrotariam. -D. De Haan
Tropeçamos em pedregulhos, não em montanhas Richard DeHaan
O maior tesouro
Regozijo-me no caminho dos teus testemunhos, assim como em todas as riquezas. - Salmo 119: 14
Escritura de hoje : Salmo 19: 7-11
Qual é o maior tesouro do mundo? Algumas pessoas podem dizer que é todo o ouro armazenado em Fort Knox. Outros podem sugerir que é a Capela Sistina em Roma. Outros ainda pensariam na riqueza fabulosa exibida nos palácios czaristas da Rússia. A resposta que espero que venha à sua mente é a Bíblia, a Palavra de Deus.
Na coroação da rainha Elizabeth II da Inglaterra, o arcebispo de Canterbury apresentou-lhe uma Bíblia e disse: “Nossa graciosa rainha: manter sua Majestade sempre atenta à lei e ao evangelho de Deus como regra para toda a vida e governo de Príncipes cristãos, apresentamos a você este livro, a coisa mais valiosa que este mundo oferece. ”
Se de alguma forma o mundo fosse roubado de todas as coisas esplêndidas que chamamos de tesouro, isso seria uma perda incalculável. Suponha, no entanto, que o mundo tenha sido de alguma forma despojado da Bíblia e de todos os vestígios de sua influência. Que deserto estéril e arruinado seria este planeta!
Sim, a Bíblia é nosso maior tesouro, que vale muito mais que ouro (Salmo 19:10). Mas estamos dando mais do que apenas elogios ao seu valor? Estamos obedecendo a isso como “a regra para toda a vida” porque cremos no evangelho e confiamos em Cristo pessoalmente como nosso Senhor e Salvador
Refletir e orar
A vontade de Deus é que lemos
Sua Palavra todos os dias,
não apenas pelo conhecimento, mas muito mais -
para amá-lo e obedecer. —Hess
Os ricos tesouros da Palavra de Deus estão esperando para serem descobertos. Vernon Grounds
Não toque 'What If?'
Veja se há em mim algum caminho perverso e me conduz pelo caminho eterno. -
Salmos 139: 24
Escritura de hoje : Salmo 139: 1-12,23-24
No jogo de abertura da temporada de futebol de 2001, um erro da Universidade do Colorado custou à equipe a chance de disputar o campeonato nacional. Quando o treinador Gary Barnett foi questionado sobre isso, ele disse: “Nós não pensamos nisso. Eu aprendi há muito tempo: não tropeçar em algo atrás de você. ”Barnett estava ocupado recrutando novos jogadores e se preparando para um jogo de taça de férias e não tinha tempo para pensar no passado.
Todos nós precisamos viver no presente. Mas e os erros que lamentamos profundamente? Como podemos lidar com pecados e falhas do passado que ainda nos pesam? Oswald Chambers, falando da tristeza do que poderia ter sido, disse: “Nunca tenha medo quando Deus trazer de volta o passado. Deixe a memória seguir seu caminho. É um ministro de Deus com sua repreensão, castigo e tristeza. Deus transformará o 'poderia ter sido' em uma cultura maravilhosa [fonte de nutrição e crescimento] para o futuro. ”
O salmista pediu a Deus que vasculhasse seu coração e ver se havia nele algum caminho perverso, para que ele pudesse confessá-lo e ser perdoado. Depois, acrescentou: “Guia-me no caminho eterno” (Salmo 139: 23-24).
Deus não quer que sejamos presos ontem, mas que sejamos livres para hoje e amanhã.
Refletir e orar
O Calvário cobre tudo,
Meu passado com seus pecados e manchas;
Minha culpa e desespero Jesus levou sobre Ele lá,
e o Calvário cobre tudo. - Taylor
Pensar no passado paralisa o presente e arruina o futuro. David C. McCasland
Sou eu quem faço o meu caminho.
Sou eu quem traço minhas trilhas.
Eu decido onde devo ou não ir.
Minhas escolhas, assim como as consequências das mesmas, são exclusivamente minhas.
Não me diga onde devo ir, a menos que eu tenha pedido sua opinião.
Eu nasci para ser livre.
Sou uma mulher forte.
Uma mulher com sonhos em forma de asas, eu nasci para voar.
O local onde estou inserida desde que nasci, aqui onde eu fui criada, é pequeno demais para o talento, a inteligência, a criatividade e o excesso de personalidade que habita em mim.
E por isso eu preciso ir.
Seguir meu caminho.
Eu busco lugares maiores e com múltiplas oportunidades para tudo aquilo que eu quero ser, que eu sei que sou.
Estou indo embora, não tenho data de partida, nem de chegada e não haverá despedidas. Só vou!
Não sou de rotina, não suporto mesmice.
Sou de transformações, de crescimento e boas ações.
Eu sou de sonhos e qualidade de vida.
Sim! Eu quero muito! Eu quero mais.
Vou seguir minha trilha e eu não vou parar de voar até que chegue a realização de todos os meus sonhos. Se me permite e mesmo sem permitir, agora devo ir, tenho um caminho imenso a percorrer e a vida inteira pra sorrir.
Discurso na seção de achados e perdidos
Perdi algumas deusas no caminho do sul ao norte,
e também muitos deuses no caminho do oriente ao ocidente.
Extinguiram-se para sempre umas estrelas, abra-se o céu.
Uma ilha, depois outra, mergulhou no mar.
Nem sei direito onde deixei minhas garras,
quem veste meu traje de pelo, quem habita minha casca.
Morreram meus irmãos quando rastejei para a terra,
e somente certo ossinho celebra em mim este aniversário.
Eu saía da minha pele, desbaratava vértebras e pernas,
perdia a cabeça muitas e muitas vezes.
Faz muito que fechei meu terceiro olho para isso tudo
Lavei as barbatanas, encolhi os galhos.
Dividiu-se, desapareceu, aos quatro ventos se espalhou.
Surpreende-me quão pouco de mim ficou:
uma pessoa singular, na espécie humana de passagem,
que ainda ontem perdeu somente a sombrinha no trem.
Alerta, Sorriso?
Sorriso entre colegas,
Amigas na estrada da vida
A caminho ou na volta da labuta
Na década de oitenta.
Eis a questão.
Outra leonina na parada.
... Alas...
Vamos dona Ivete,
Você está sorrindo...
E a perua não sai do lugar!
Logo, antes de se apavorar,
De se amedrontar...
O jeito é?
Agir sorrindo !
Quando o caminho for turbulento - Insista.
Quando achar que chegou no seu limite -
Tente por mais um minuto.
Quando achar que tudo acabou - Persista.
Quando pensar em desistir - Lembre da caminhada e os motivos pelo qual não pode desistir e continue, por você e por mais ninguém, sem você não existe mais ninguém!
Em algum caminho para lugar nenhum,Andando em círculos em curto circuitos diferentes,Uma hora tudo queima e queima.
Céu maravilhoso das manhãs,A lua redonda em contorno de maçãs,A terra um grande imã e você se priva de conexões?
Você define o amor e não ama,Define a paixão mas não as sente.Amargura no doce,E deixa o sal açucarado sem ao menos tentar amar e se libertar.
"UNIDOS PARA SEMPRE"
Um dia eu te encontrei no meu caminho
E seu olhar era tão triste quanto o meu
E meu coração estava tão solitário
Quanto tu dizias estar o seu
Começamos assim a dialogar
Sobre nossa triste vida
E você resolveu me perguntar
Se eu também procurava uma paixão perdida
Eu quase não podia sorrir
Pois estava numa fase amargurada
E você sorrir nem sequer podia
Pois estava com a alma muito machucada
Então resolvemos ficar UNIDOS PARA SEMPRE
Vivendo um amor que parecia impossível
Tentando afastar do presente
A lembrança daquele passado horrível
E graças DEUS tudo deu certo
Pois sentimos um amor profundo
E hoje estamos muito perto
De ser o casal mais feliz do mundo.
ORIGINAL ESCRITO EM 06/12/1988
LER EM CADA VÍRGULA 🌺
Caminho entre as paginas de um livro
Só para conseguir lê-las
Navego em cada página que é uma historia
Perco-me entre a fantasia e a realidade
Quem lê, sente, percebe, ama cada letra
Cada palavra escrita que vai lendo
Alimenta-se de todo o sentimento
Emociona-se respirando oxigénio de pura emoção
Dos escritos cheios de vida
Ficando cada pedaço preso no coração
Levam a mente à loucura atrás de cada vírgula
Perco-me no meio de tantas ondas
E somente o vento me guia nestas páginas
E o que me encanta não é o que não posso ver
Mas é o que posso ler em cada vírgula.
Surpresas
O caminho a cada dia permite aprender com cada paisagem, passagens, imagens que podem simplesmente durar um minuto ou talvez o minuto vire sentido para uma vida. O ser humano tenta o todo momento ter o controle, mas o caminho traz tantas surpresas que sutilmente toca nossos rostos a cada momento, por isso peço, discernimento, que meu tato saiba tocar e levar o bem, que minha visão tenha atenção para a empatia ao próximo, que meu olfato possa sentir cada estação e conhecer pelo simples cheiro a primavera e verão. Que o paladar insista no gosto simples da vida, e acima de tudo que prevaleça o amor incondicionamente ao próximo, que o coração leve eternizado toda leveza, pois, só assim a caminhada valerá a existência em sua mínima e singela essência.
Vento sem Destino -
Passaste na minha vida
Num passar de despedida
Fiquei só no meu caminho
E o silêncio que deixaste
Foi a prova que passaste
Como um vento sem destino.
E o sono não chegou
Tudo em mim por ti passou
À luz d'uma lanterna
E as manhãs não acordaram
As noites não passaram
A Madrugada foi eterna.
E foi eterna a tua ausência
Uma dor em permanência
Que o silêncio não calou,
As estrelas não chegaram
Os sonhos não passaram
E eu nem sei por onde vou.
Mas se um dia o firmamento
Me trouxer por um momento
O teu olhar que sabe a fado,
Hei-de florir em verde esperança
Como um sonho de criança
A cair no teu regaço.
O não-destino é o caminho mais inebriante. É de suas paisagens múltiplas que tiramos a inspiração e a força para a perseguição da estrada sem-nome.
E é por não ser possível nomeá-la que ela se torna tão atraente, tão mágica.
Ao tentar descobrir as suas curvas, damos mais um passo, sentimos o frisson que a brisa, ali, nos provoca.
Em busca de quem somos, da essência que nos constitui, vamos juntando os fragmentos dos "eus" que há em nós.
Somos maré - vezes revolta, vezes mansa.
Nada nos satisfaz. E é justamente por isso que nada nos limita.
É o movimento das nossas águas que nos faz vivas/os.
Esta é a (minha) arte de viver...
A paz em meio ao caos
A luz em meio a escuridão
Mostrando o caminho para
O início de uma grande questão
O fardo agora sendo carregado
É mais pesado do que parecer ser
O sentimento que entanto era impossível
Te mostra algo possível a se fazer.
O ser que antes iluminado
Agora se mostra apagado
Mas antes fosse pela morte
Do que esperar a vida, ser sua por sorte.
O tempo passa a dor consome
A morte se tornou presente
O sentimento que antes reprimido
Agora pela vida foi mostrado
Fazendo assim o ser que antes lutava,
Ser de novo abalado.