Textos de Beleza
Não existe senão um único templo no Universo, e é o corpo da mulher. Nada é mais sagrado do que aquela elevada forma.
Curvar-se diante da mulher é um ato de reverência diante desta Revelação da Carne. Tocamos o céu quando colocamos nossas mãos num corpo feminino.
Mulher. Beleza, voz, trejeitos, complexidade, encanto, divindade e amor:
nada mais sublime;
nada mais musical;
nada mais terno;
nada mais intrigante;
nada mais fascinante;
nada mais adorável;
nada mais especial, grandioso, deleitável e almejado.
Ignorar. Uma das palavras mais poderosas da vida. Um verbo que requer muito caráter para conjuga-lo em primeira pessoa. Ignorar é uma arte. Ignorar é a chave mais importante que tranca e destranca as portas que abrem várias passagens. Ninguém consegue ir para a frente sem ignorar muita coisa. Ninguém jamais será feliz se não aprender a ignorar. A gente deve começar a ignorando as pessoas que nos fazem mal, as dores que nos maltratam, os sentimentos que nos retardam, o passado que nos sufoca. Ignore esse barulho e esse silêncio que te massacra. Ignore essas declarações vazias. Ignore esse beijo sem graça, essa vontade que passa, esse medo de estar só. A gente precisa ignorar nossos medos, desconhecer os receios e se afastar dessa inseparável e mesquinha covardia. Ignore e se separe de tudo que embaraça, de tudo que complique, de tudo que só faz nó.
Ignore esse costume de sempre duvidar que pode. Ignore a preguiça, a falta de tempo, o lamento, o cansaço. Ignore tudo o que esteja te colocando pra baixo. A gente precisa ignorar essa mentalidade fraca de que não dá conta, de que não é pra gente, esse temor que nos impede de tentar. Não dê atenção às fofocas e aos fofoqueiros, às discórdias e aos briguentos e às mentiras e aos mentirosos. Nunca esteja junto aos de pouca fé, chorões e pessimistas. Não de ouvidos àquelas pessoas falsas, pessoas chatas e aqueles que só te procuram querendo te derrubar. Ignore caminhos tortos, olhares tortos, palavras tortas, sorrisos tortos. Ignore a inveja, a cobiça, a ignorância e a estupidez. Ignore a falta de amor, a pouca reciprocidade, a falta de verdade e as desleais amizades. Ignore essa pessoa que você não reconhece quando se vê no espelho. Ignore esse choro no banheiro. Ignore essa baixa autoestima que te destrói e essa falta de perdoar que te corrói. Ignore essa pouca esperança. Ignore a balança, a cobrança, seja mais desiniba, mais atrevida, se entregue para as coisas boas da vida.
Ignore tudo o que pesa no coração. Ignore essa cobrança de padrão. Passe longe dessa falta de paixão. Ignore tudo o que de ruim te faz ficar sem chão, tudo o que te aperta a alma. Ignore essa falta de paz, essa falta de paciência, essa falta de calma. Ignore a covardia em nunca saber dizer não. Ignore a timidez, a vergonha e a falta de voz. Ignore esse sempre pensar em “nós”. Pense mais em você. Ignore essa falta enorme de atitude. Ignorar faz com que quase tudo mude. Quando você aprender intensamente a ignorar, você redireciona o seu pensamento, os seus sentimentos, o seu olhar. Você aprende a, verdadeiramente, se amar. Você começa a conquistar a vida que foi feita para se viver. Ignorar faz bem. Se o que procura é a felicidade, aprenda a deixar passar, comece a ignorar e veja um grande milagre acontecer.
Mergulho
Não conheci profundezas
sem que ousasse um mergulho
desvelei embrulhos
de alvas belezas...
vivi mil proezas
soçobrando orgulhos
britei pedregulhos
grilhões de avarezas
em simplicidades
busquei alegrias
de vida & entrevindas
renovei folhagem
desprezei bagagens
de vãs incertezas
no mais, em asperezas
não saí dos trilhos...
se em tudo há um brilho
a tristeza é linda
quando o seu traje
se faz de poesias.
20/05/2018
Lirio da paz
Olhe o lírio da paz!
Floresce na calma de vasos e jardins;
singelo em sua simplicidade, formoso em sua beleza e cor.
Há diversos artigos indicando os benefícios ou recomendações de cultivo da planta,
no entanto prefiro ficar apenas com sua miragem, calma e paz, que sugere e transmite.
Contemplá-lo é remeter-se ao jardim interior,
onde cultivamos com carinho e esmero a paz e o amor.
O lírio da paz
por seu encanto e beleza proporciona grande bem estar
é sempre boa companhia, presença e inspiração.
Como adorno é sempre bem vindo,
na decoração combina e se ajusta ao ambiente
E para completar a lista... traz no nome: "Paz"
que tanto desejamos ter e ofertar.
"Que a paz esteja sempre conosco não apenas no nome ou na planta,
mas plantada e cultivada no jardim do coração,
sempre:
em plena primavera de flor e amor!"
“Eu andava a procurar espelhos
que refletissem quem eu sou e o que eu queria pra mim
Nessa busca eu encontrei espelhos sujos, limpos e quebradiços que refletiam imagens turvas e apenas partes de mim
Será então que sou tudo?
Será que eu sou a junção de todos os reflexos?
Será que cada um tem seu espelho que reflete o seu eu?
Será que o Será seria meu espelho?
Será que são nos espelhos que achamos o nosso eu?
Eu andava a procurar espelhos que refletissem meu futuro
Mas nessa busca só achei espelhos que refletiam caminhos tortos e escolhas erradas
Agora me vejo presa em uma sala de espelhos
Que refletem realidades distorcidas de quem eu sou
Estradas que andam em círculos
Uma realidade distorcida de ideais impostos pra mim
Qual o verdadeiro?
Qual padrão está certo?
Quem sou eu de verdade?
Eu andava a procura espelhos porque me disseram que são neles em que se vê quem você é
Mas eu não me encontrei eu só me perdi
Em uma ilusão em uma mágica sala de espelhos
Com realidades distorcidas
Imagens distorcidas
Padrões distorcidos”
RELACIONAMENTO BLINDADO NÃO PRECISA DE CADEADO.
Tem gente que acha que relacionamento blindado é relacionamento com cadeado. Protegido para que ninguém veja. Pega o parceiro, amarra, prende e joga dentro de um baú. Sem liberdade. Um tesouro que a só pessoa pode ver. Relacionamentos não precisam ser assim. Nem devem.
Relacionamento, em sua essência, é a união de duas pessoas livres que se amam. E ambos têm essa liberdade de escolher estar ali. Só por vontade de compartilhar da companhia do outro. Só por amar. Por querer ficar. Por estar feliz. Amor envolve muitas coisas e nenhuma delas é a posse. Amor não é prisão. Relacionamento é a liberdade de permanecer por querer. De respeitar por amar. De confiar por amor. Relacionamento é confiança, é doar-se sem medo, é olhar nos olhos do outro e ter a certeza que o respeito e a verdade moram ali. Quando você encontra um lugar onde realmente gosta de estar, não há razão nenhuma para querer sair de lá. A vida a dois é essa arte do encontro. Procura, encontra, se apega, se apaixona, ama e decide ficar.
Casamento blindado, namoro blindado, união blindada são termos construídos, querendo nos fazer acreditar que basta colocar tudo dentro de uma caixa, encher a casa e a vida de regras, passar uma corrente e lacrar que estará tudo certo. Isso não existe. Existe, sim, relacionamento entre pessoas felizes, que se amam, se respeitam, confiam, planejam juntos e incentivam os sonhos um do outro. Esse sim, é revestido da maior força que o amor provê: A união. Quando um casal é unido, eles formam um elo que suporta qualquer coisa que o tente quebrar. Quando a união impera, cada um aceita o outro da forma que ele é, e tem gratidão por ser assim. Quando a união é forte, nenhum problema resiste e o amor verdadeiro se torna inquebrável. Tem que dar atenção, tem que corresponder, tem que ligar, tem que atender, tem que gostar de dar carinho, tem que gostar de receber. Relacionamento é cobrar, mas, muito mais é ceder.
Não há fórmulas para uniões perfeitas. As pessoas se juntam e a partir daí vão se adequando, se enquadrando, um à maneira do outro. Sem manuais a seguir. Sem regras ou receitas. Sem ninguém de fora dizendo o que se deve ou não deve fazer. O amor de verdade mora no simples. O simples é o amor despido. O simples é a vida sendo pura. A espontaneidade de cada um, aliado com a convivência harmoniosa e o respeito as particularidades do outro, é que fará com que o amor seja eterno e a paixão poderosa. A gente precisa estar sempre muito agradecido pelo amor que sentimos, ser correspondido por uma paixão recíproca.
Viver uma vida inteira ao lado de alguém não é tão fácil quanto parece. Um relacionamento fortalecido se dará através de muitos fatores. Quase todos internos, dentro da casa dos dois e dentro do coração de cada um. A beleza da gratidão por ter o amor do outro é que torna um relacionamento indissolúvel e inatingível por qualquer que seja a dificuldade. Quando a gente encontra a pessoa que considera ideal para passar a vida, é normal idealizar que encontrou um verdadeiro tesouro, mas nem por isso devemos trata-la desta forma. Não é um tesouro, é uma pessoa. Presente de Deus. Pessoa que foi criada diferente e agora convive contigo. E ela traz junto os seus gostos, suas manias, seus defeitos, vontades e seus problemas. Não tem como pular as partes ruins. A gente passa por exigências e provações, mas é o amor que deve reinar. As qualidades que a gente encontrou superam qualquer outra coisa. Relacionamento bom tem que ter essa sintonia entre dois corações diferentes se encaixando perfeitamente.
Um relacionamento dará certo quando cada um aceitar e desejar assim. Quando os dois disserem sim. Tenho defeitos e você também tem, tenho qualidades e você também tem. A gente se ama. Então a gente cede, ganha, recebe, perde, doa, dá, reclama, ouve, fala, perdoa e, enfim, a gente se entende. Te quero assim, você me aceita assim? Se sim, vocês acabaram de fazer de um relacionamento algo para toda vida, sem precisar blindar, sem cadeados, sem portas trancadas, sem caras amarradas. Tudo que a gente precisa para ser feliz a dois, está dentro da gente mesmo e só conseguimos sendo, antes de mais nada, feliz intimamente. A felicidade é a maior transformadora de pessoas. Quando nos é oferecido algo que a gente nunca havia experimentado antes, o amor verdadeiro, a gente se torna feliz e renasce. Depois que descobre a força desse amor de verdade, ficamos dependentes desse sentimento. Pense que é sempre sorte ter quem se ama ao lado. Faça dessa benção algo permanente. Faça dessa união algo belo. Faça de dois apenas um, mas cada qual com suas individualidades. Isso é relacionamento de verdade. Esse não precisa blindar. Já nasce eterno.
Presa dentro do meu eu
Me encontro encarcerada dentro do meu próprio eu
Em uma prisão sem paredes onde eu não posso fugir
Como eu quero fugir daqui me sentir livre e poder fazer tudo aquilo que eu nunca fiz
Me sentir livre dessa cadeia sem paredes
Dessa prisão que eu mesma me prendi
Como eu posso fugir
De um lugar onde nem eu mesma sei onde é?
Não sei como me tranquei
E não vou saber como sair
Esse lugar obscuro sem luz e sem beleza onde se encontra a minha alma
Esse lugar que não por escolha própria mas sim por pressão resolvi me trancar
Queria eu poder sair daqui me sentir livre e me adaptar a felicidade
Mas pelo que eu vejo não irei sair tão cedo dessa prisão e quando eu sair
Aí sim vou tentar encontrar essa liberdade
Mas enquanto isso não acontece vou vivendo trancafiada dentro dessa prisão, vou vivendo encarcerada
Dentro do meu próprio eu
Contemplação
Pequena,
Eu não sou pintor
Nem tampouco artista plástico,
Mas sou metido a escrever poemas.
E escrevo com louvor,
E em forma de gratidão,
A este teu gesto lindo
De enviar um retrato que de tão lindo,
Parecia ilusão de ótica...
Tamanha fora a minha reação.
Fiquei a princípio boquiaberto
Coloquei a mão no coração,
E ordenei a ele em pensamento:
-Calma, menino. Não vá ter um treco agora!
Depois como alguém
Que ganhou um presente divino,
Fiquei somente a contemplar...
Contemplei... Contemplei... E concluí:
Deus, realmente caprichou.
Quando começou a te moldar.
Edson Luiz ELO
01 de Junho de 2018
Eu não vou ser a mesma sempre. Não me cobre dizendo que “eu não era assim” simplesmente porquê me permito mudar de ideia. Ignorante eu seria se não aprendesse com o dia a dia.
É pra isso que estamos todos aqui, pra aprender o que damos conta de bancar. Pra evoluir e tentar, ao máximo, não fazer mal pros outros.
Sei que por diversas vezes acabei trocando os pés pelas mãos, mas é meu jeito torto de aprender. Sou dessas que gosta de ver pra crer, viver pra saber o que quer ou não. Sinto muito se nesse caminho machuquei alguém, me machucaram também. Errar é normal, continuar errando é uma opção.
O legal é a gente aprender a se reinventar, todos os dias. Porque cada erro e acerto meu, me fez o que sou hoje. E eu tenho um baita orgulho de ser desse jeitinho aqui. Ainda tenho um bocado pra crescer. Todos temos. Respeite o tempo das pessoas. Não é porque você decidiu que alguma coisa não serve pra você, que ela não serve pra ninguém.
A beleza da vida está na diferença.
Nasci e me criei em um lugarejo chamado Andorinhas. Lugar rico por sua simplicidade de povo pacato e humilde. Cercado de belezas naturais como montanhas e rios, Andorinhas foi uma de minhas paixões.
Infelizmente aquele lugar acabou! O lugar ainda existe, mais a Andorinhas que tive o prazer de lá viver foi cruelmente deformada pela invasão de rudez forasteiros, que a sua essência lhes roubou.
Saudade de ti Linda Andorinhas!!!
RIO VERDE
A nuance da mocidade
Habita-a,
Arde como brasa.
Na pele,
Nítida as intempéries
Vividas na luta
Seara, bem como, na cinza.
O Rio Verde,
Profundo e inestimável,
Enaltece a riqueza
De sua alma.
O mundo é atroz,
Mas sua sutileza deixa-o
Afável e vívido.
Dessarte, não tema.
Banho de chuva
No solstício de verão,
Com sensação térmica é altíssima...
Não, neste momento não são as emoções que o aquecem,
que o fazem transpirar...
Ele levanta os olhos aos céus, como se fizesse um pedido,
Os Cúmulos-nimbos começam a aparecer
Como se fossem bigornas gigantes,
turvo se torna o dia,
Os gregos diriam que era Zeus dando uma amostra da sua fúria e poder,
Grandes quantidades de gotas cobrem sua face,
Sente o arrepio da água escorrendo pela suas costas tórridas
a sensação é de purificação,
de alegria, os cabelos lhe caem sobre os olhos,
gotas se acumulam nas extremidades dos cílios,
Naquele momento onde só se ouve o vento e os pingos fortes,
assim como ele, os pássaros cantam, pulam e dançam...
como se fizessem um ritual de agradecimento...
pés molhados na grama encharcada,
pura energia e vitalidade brotando...
Aos poucos a chuva perde a intensidade,
aos poucos o vento que antes soprava forte se despede,
Seu coração estava plenamente aquecido,
Pôs fim a balbúrdia, que havia nele...
Os olhos se fecham, ele em silêncio agradece...
Toda Mulher é Obra de Arte,
Toda mulher é linda, completa e faceira.
Toda mulher é um tanto de tudo,
De todo bem que se queira.
Toda mulher é mais que paixão,
É toda - de tanto amor - pra vida inteira.
Toda mulher é toque de emoção:
Profunda e pura fascinação.
Sente e chora, ri, ignora...
Toda mulher faz, chega e vai,
Parte, mas não sai... de si nem de sentir.
Toda mulher é obra de arte,
Beleza valiosa para quem sabe ver.
Escultura feminina, luz que ilumina,
Repertório de uma bela canção,
Para o mundo jamais se esquecer.
Toda mulher é uma marca constante,
É instante de momentos longos,
De infinitos encantados.
Porque toda mulher tem um brio,
Inesquecivelmente atuante,
De toda graça, com muita raça,
Que o mundo enlaça e a vida abraça,
Só por ser mulher.
NESTA NOITE SEM FIM
Nesta noite sem fim...
Quero mergulhar contigo nos pensamentos que trazem mais soluções do que tormentos;
Correr riscos mais próximos dos sentimentos;
Não ter tempo para as mágoas e para a fugacidade da juventude.
Nesta noite sem chuva...
Quero decifrar os códigos dos meus mais antigos mistérios;
Flutuar na magia de um desconhecido amanhecer sereno;
Aconchegar a suavidade de uma brisa a soprar outras esperanças.
Nesta noite sem sombras...
Quero contigo, apenas encontrar um momento de beleza;
Respirar sem medo as necessidades de existir;
Refletir no espelho as mais cristalinas e dúbias verdades.
Nesta noite itinerante...
Quero contigo recompor os rostos que nos esculpiu o tempo;
Ser mais uma essência humana do que uma personalidade vincada;
Traduzir o mundo em atos e motivos da construção do ser;
Sem ter que me perder na dissociação das mais tênues tradições;
Arriscar ser feliz, ainda que numa noite sem fim.
Enquanto meu corpo não trair meu espírito eu seguirei.
E sem fraquejar, estarei em pé no mundo que eu desenhei.
E como em um sonho de amor, rogo para que os dois, corpo e espírito, permaneçam fiéis até o fim. É onde mora minha fé: na esperança da imaginação estar certa.
E assim caminho quieta para que nenhum mal me encontre, nem a arrogância me atropele.
Apenas no dia da minha morte saberei:
Me abandonastes ó Pai? Ou me resgatastes pelos pensamentos?
Ao Criador das flores, dos bichos, dos mares, dos campos, do céu, do Sol e de todos os astros, confio meu destino.
Quero estar no curso de quem sabe fazer beleza; não na boca dos enfermos a rastejar.
Como podem entender de Ti, se não enxergam teus olhos, doces a marejar? Sim, fizestes o mundo! E a terra na qual me deito, pequena a existir, eu sinto seu cheiro na manhã que nasce, é o cheiro do ar frio com o sol gelado e para o lugar onde ele me leva. Como eu não vou te amar?
Eu rejeito tudo que é feio e mal e me recuso a viver a vida como se não houvesse magia na nos sentidos e na natureza.
Enquanto a sorte quiser repousar no meio peito, eu serei brisa, até que ela me absorva e sejamos uma.
Mas a certeza, caro Pai, sei que não me pertence. A minha fé é um castelo de cartas e meu Ser a iminência de assisti-lo cair ou ficar.
O que fazer se a verdade é vento? Quem o pode controlar?
Assim, eu imploro: permita que eu morra em teus braços a te amar. E mesmo que não nos vejamos, existiremos.
De um Pai ao vosso filho
Para onde estiveste olhando todos estes anos? Pobre criança, o que fizeram com o seu coração, olhaste sempre para baixo e para aparência superficial e tola dos outros, mais tolos do que ti.
Ó, eu que estive sempre no alto e sonhei a vida poética. Nos campos não deitaste mais teu corpo para sentir o sol a te queimar. Os corações tão solitários e tristes, e tão ocos, a se quer reparar. E as estrelas, sempre tão apressados, nem reparam no quanto elas gostariam de ser como vós.
Fora da Terra tudo é frio e pouco, muito menos do que cabe em vosso olhar. Veja, eu sou como vós, eu serei sempre pouco. Fiz de tudo para alegra-te, mas eu falhei. Minhas mãos sangraram oceanos inteiros, enquanto eu esculpia as árvores e colava os trigos nos campos. A neve é só o que restou de mim. Amigos, nós sempre sermos pouco. Falhamos por confiar um nos outros, sempre, sempre... eu achei que entenderiam, mas nem mesmo eu entendo o que aconteceu.... Para onde vai a vida, tão sem tempo, para onde vai o tempo, tão sem vida...
E hoje, eu também cansado e triste, eu penso que deveria perdoar, assim como vós, primeiro a mim mesmo; e depois, aos que não me compreendem. Eu sonhei com o amor, eu sonhei como um artista chora e sofre por algo além do vazio ao qual a essência não se encaixa, mas pertence.
Nesta noite, quando clamarem o meu nome, lembrem-se que somos iguais e eu também fracassei. Tenham piedade de mim e do meu cansaço, já não posso morrer agora que vivem. Vê aquele homem tão jovem e belo pregado em uma cruz? Foram os artistas que o fizeram... As feridas são todas internas, e a cruz, a exaustidão. É o preço que pagam os apaixonados, atravessando a dor em nome da obra, e por isso eles me compreendem.
Antes de partir, por favor me ame, pelo sopro do meu beijo, frio em tua face, eu digo que nos pertencemos e na beleza eu quero ser reconhecido. Tende piedade de mim, quando o céu chamar teus olhos na direção da minha casa fria, olha bem para as cores do céu e para os pássaros que sobrevivem, e ainda que teu coração esteja devastado pelo vaco que nos difunde, saiba que tentei...
Com amor, para sempre
Deus
O corpo da mulher
É morada da sua alma.
Toda alma é diferente
Cada alma é como é!
Da mesma forma que não se deve, nas paredes do vizinho "Meter a colher"
Não palpite na aparência donde mora a alma de cada mulher.
Essa situação,
Pode ser comparada com a maneira que por nós, cada casa é decorada.
Há quem não ligue para a aparência de sua morada.
Tá bom do jeito que é!
Há quem pinte as paredes da sala e pendure quadros de heróis do cinema, ou heróis de sua fé.
Há quem escolha
Móveis rústicos e clássicos.
Há quem prefira
Móveis modernos e práticos.
Há quem ache
Que tudo clean é mais bonito.
Há quem escolha
um estilo, meio Romero Britto.
Cada um tem o gosto que tem.
Cada um decora como lhe convém.
Tudo feito para sentir-se bem.
Por isso,
Opinar sobre a morada da alma da mulher, eu nem arrisco.
Pinte a fachada com maquiagem.
Se precisar, faça até lipo drenagem.
Mude o cabelo, mude o semblante
Sinta-se linda. Sinta-se elegante.
Entre a mulher com silicone no seios, e a que do próprio corpo sente receios...
Prefiro a mulher que se sinta confortável, deslumbrante e desejável...
Se sinta em liberdade...
Indiferente de sua idade.
Se sinta linda o espelho olhando...
Linda na rua em que vai caminhando.
Prefiro a mulher, cuja a alma esteja feliz, no corpo em que está habitando.
Não importa quantos anos irão passar, Pouco me importa que a marca do tempo nos alcance. Não me importa o quão longe a vida nos leve, nunca vou parar de admirar sua beleza rara.
Porque tenho em minha mente cada traço do seu rosto, seu suave rebolar ao caminhar, cada curva do teu corpo e em minhas mãos o suave toque de sua pele branca e macia, Até seu jeito discreto de tentar me fazer notar sua presença, mas saiba que nunca tiro meu s olhos de ti minha doce rosa vermelho. Pois carrego comigo esse fascínio há anos, porque não há mulher nenhuma nesse mundo que me faça perder a linha, mesmo com uma simples troca de olhares... Porque sei que não há nada de tão belo quanto o brilho dos teu s olhos ao me procurares em meio à multidão. Tu és meu sonho e perdição, porque tudo que há em ti me fascina.
Lua
A cada fase ela me encanta, mas quando está cheia me apaixona.
Sua luminosidade e sua grandeza me impressionam e me convidam para apreciá- la.
Meus pensamentos viajam e acredito que tudo é possível nesse momento.
Ela é um convite à vida, e esse convite eu não dispenso.
Enquanto ela brilhar no céu nos iluminará em nossas decisões e na nossa existência.
Que meus olhos só enxerguem o belo e meu coração só reflita amor.
Chega uma hora em que tanto fez como tanto faz
e que a gente simplesmente deixa de se importar
É o momento em que as horas deixam de se arrastar
E que o tempo corre no seu tempo
A cortina das impossíveis possibilidades se fecha
E a realidade revela um universo um pouco mais palpável
As longas esperas transformam-se em escolhas
Entre esperar o que não existe ou seguir outros caminhos
E a gente começa a se permitir coisas outras
Novas experiências, sensações, e encontros
A gente passa a contemplar a beleza dos caminhos
E a preocupar-se menos com o momento da chegada
Somente assim o universo pode nos presentear com o melhor