Textos de Auto Conhecimento

Cerca de 2803 textos de Auto Conhecimento

Em tempos modernos como os de hoje a informaçao nunca foi tao acessível como na historia da humanidade por isso pode se chegar a conclusão que a ignorância é uma escolha nossa.
Porém a ignorancia sobre nós mesmos não se mede apenas por conhecimento, e sim pela prática efetiva deste conhecimento. Este que é por natureza subjetivo e intuitivo. Assim é que chegamos aos domínios da sabedoria.

Inserida por rubegan11

Assim como sobra tinta no chão usada pelo autor de uma obra, a existência do mal é somente o resquício da Obra Prima do Criador.
É necessário dizer que Ele descansou sua Obra (moldurou e colocou em exposição) no sétimo dia. Pena que muitos de nós saímos da obra para´ser borrados (impurificados) pelos "resquícios" que jazem no "chão.

Hoje, um dia como outro qualquer.
As horas, minutos e segundos, espaço tempo a cada
olhar congelado, freeza o que eu mais espero. "Time",
voe com o vento, não atrapalhe o meu momento; Quero
estar em avivamento; Quero buscar o meu conhecimento.
O fluir de cada pensamento, descrito neste singelo tormento.
O que atrapalhava, agora não significa mais nada. O poder da escrita,
me liberta de qualquer intriga; Conflitos internos,
que dissipam-se com reflexões aleátorias eminentes de cada detalhe que se tornou poesia.

Inserida por allansmiff

Impulso do saber

Narada era um sábio indiano, segundo algumas lendas conversava com os deuses. Após ter percorrido o mundo e absorvido muito conhecimento ele vai ao encontro de Vishnu ( um dos deuses indianos). Nessa conversa Vishnu - contente com as novas que Narada trouxe - pergunta:
- Narada, todas suas venturas são magnificas mas me responda, porque o maior privilegio da vida é conviver com homens bons e sábios?
Narada não soube responder, Vishnu diz:
- Volte para terra e vai até está determinada arvore, nela ira nascer um pássaro. Assim que ele romper a casca do ovo repita a mesma pergunta que eu o fiz.
Narada volta a terra e vai até o lugar recomendado por Vishnu. No exato momento que o pássaro sai da casca e o olha, ele pergunta:
- Lindo amigo, porque o maior privilegio da terra é conviver com homens bons e sábios?
No mesmo instante, o pássaro respira profundamente e morre. Narada não compreende, vai até os deuses, conta o ocorrido a Vishnu que responde:
- Filho, não te preocupes, em tudo há um porquê. Agora retorne, vai até a este sitio, e nessa manjedoura está nascendo um bezerro, assim que ele cair no chão e abrir os olhos repita a mesma pergunta. Narada, ainda confuso faz o que lhe é determinado.
No momento em que o bezerro abre os olhos ele pergunta:
- Criatura divina, porque o maior privilegio da vida é conviver com homens bons e sábios?
O bezerro olha em seus olhos fixamente e morre. Sem compreender nada e com certa fúria, Narada retorna ao deus e relata tudo. Vishnu coloca:
-Sábio Narada, ainda tens o ultimo dever. Deve ir até este Reino, o rei está prestes a se tornar pai de um filho homem. Confia em mim e vá, assim que a criança nascer faça-lhe a pergunta.
Narada vai, mas o conflito interno é grande. Temendo matar um príncipe e sofrer as consequências do seu ato. Chegando no reino ele é recebido bem pelo rei, que aceita a vontade dos deuses ao permitir que seu filho seja visto por Narada assim que nascesse. Quando chegou o momento do nascimento Narada se prostrou aos pês da cama e orou, o bebe nasce e ele o questiona:
- Espirito magnifico, príncipe nesta vida, porque o maior privilegio da vida é conviver com homens bons e sábios?
O recém-nascido abre os olhos, sorri e lhe responde:
- Eu sou a prova viva disto, meu irmão. Algum tempo atrás foi me permitido encarnar neste orbe como pássaro, no momento que eu rompi a casca vejo em minha frete um dos homens mais sábios e bons desta terra, minha consciência sofreu um impulso que morri no mesmo segundo, foi me permitido encarnar novamente como outro ser. Desta vez encanaria como bezerro. Assim que nasço, caio no solo e abro os olhos, mais uma vez vejo você irmão; minha consciência novamente sofre um impulso tão grande que morro e, eis me aqui novamente.

Os textos indianos são repletos de simbolismos e metáforas. Logo, não penso que seja possível um animal vir a evoluir e reencarnar como homem ou vice-versa. Acredito que exista algo no nosso interior equivalente aos animais representados. Algo escuro, ignorante, limitado que é convidado a “evoluir”. Isso só conseguimos com a ajuda/companhia/referencial - indispensável - dos homens bons e sábios.

Inserida por beckerema

Durante a minha curta jornada nesse plano descobirei que nem tudo é lógico, objetivo, palpável. Nem todos os dois-mais-dois terão como produto o quatro. Haverá mais coisas entre o céu e a terra do que a limitada mente ególica humana poderá conceber, abundarão mais energias entre a consciência e a subconsciência do que o mais célebre dos homens poderá sonhar.

Aquele que vislumbrar uma ínfima parte da verdade, terá o primeiro contato com a inarrável energia do todo. Aceitar que só o haverá, será o primeiro passo para se inundar de graça após o contato com o estreito feixe de luz advindo da faísca resultante de um breve contato com uma infinitesimal parte da energia daquele que tudo arquitetou.

Talvez o real tempo verbal da narração se incobrirá com o véu da distorção para não cometer o equívoco de atirar pérolas aos porcos.

Palavras de um profano que não será iniciado.

Inserida por lucasmcorreia

Constatações de domingo

- a pessoa bonita, dentro do que a sociedade espera, pode perder o seu encanto em segundos caso não seja uma pessoa interessante. Já a pessoa interessante, a cada segundo que passa, torna-se mais bonita aos nossos olhos;

- saber conversar não é saber exibir conteúdo aprendido anteriormente. Sabe conversar aquele que troca, adapta e constrói novos conteúdos nas mais diversas situações e entre as pessoas mais variadas, mesmo que para isso mencione conteúdos anteriores;

No final das contas, você não é bonito porque tem beleza ou é sábio porque tem conhecimentos. Ao contrário disso, você pode ser bonito e sábio apesar de sua beleza e de seus conhecimentos.

Inserida por josieconti

As pessoas são como árvores, demoram a crescer e quanto mais velhas aumenta o seu valor!
Obs. Não que pessoas novas não o tenham, pois, valor é relativo. Aumenta seu valor de/em sabedoria, diminui seu valor no mercado, e o valor que as pessoas dão a essas pessoas (entanto, no caso está ao contrário). (20/12/2017)

Inserida por larissasardagna

As vezes quando sofro alguma ameaça de morte, penso o quanto a vida para algumas pessoas é tão insignificante, e se acham Deus, ao ponto de exclamar ; "Seu terrorista de merda, eu vou matar você, pode esperar." Essa vida é passageira, sabemos como viemos, mas não como partiremos, o que importa em qual ponto iremos descer, desde que estejamos certo que não deixaremos nada mal resolvido para trás. Que seja vida enquanto a morte não chega.

Kaab

Inserida por CesarKaabAbdul

Para ter Liberdade, é preciso viver sem regras
Para viver sem regras, é necessária a humanidade.
Para que haja humanidade, é necessário o conhecimento.
Para que haja conhecimento, é necessário o aprendizado.
Para que haja aprendizado, é necessária a mudança de comportamento.
Para que haja a mudança de comportamento, é necessária a aceitação da verdade que o conhecimento traz.
Logo, para ter Liberdade, é necessária a aceitação do conhecimento criado nos moldes da Ciência.

Inserida por Selles

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes."
Carlos Drummond de Andrade

Ou nos faz descobrir que gostamos de algo nunca imaginado. Experimente o novo. O conhecimento não ocupa espaço.
Se você não gostar ao menos sabe como funciona e passa para a próxima.

Inserida por Alan27

A arte de Conhecer
Como seria legal se eu pudesse me preparar para tudo né?
Se eu pudesse conhecer tudo e todos só no olhar e assim quando terminasse o "Oi", eu saberia exatamente o que falar depois, sem ficar naquele clima estranho de será que estou incomodando?
Eu poderia contar o que eu sinto e o que eu penso, sem ao menos ficar na dúvida se devo confiar ou não...
Acho que está aí um desafio que a vida nós põe, traduzir um olhar, um gesto, um momento. Fazer com que essa troca de informações e confiança seja muito mais intensa, seja muito mais embaraçosa, afinal é assim que se define esse processo de conhecimento né?
Do proceder e processar mares de informações e seguir à faculdade do conhecer, deste modo podendo compreender de uma maneira mais ampla e ágil tal raciocínio lógico.
A vida tem dessas coisas. A cada dia ela nos prega uma peça, sendo ela alegre ou não, temos que saber como rir, porque não podemos ficar estáticos e esperar que em todas estas peças tenham graças. Temos que saber como nos virar, ser palhaço, ou até mesmo, quem sabe trapezista. Encarar, sem rodeios, da melhor maneira possível. Na maioria das vezes a vida não nos dá escolhas, mas ainda assim procuramos uma saída. Que bom seria se tivéssemos uma resposta para todas as questões, um sorriso para todas as situações, e um olhar encantado para tudo que nos é dado.

Inserida por William-Ariel

E se existisse uma maquina que conseguisse apagar nossas Memorias ruins , nossos fracassos , Medos , amores não correspondidos , e deixasse só as boas lembranças ?
Seria uma solução milagrosa para os fracos e tolos , gastariam todo tempo e talvez ate dinheiro se assim fosse preciso , só para adquirir essa "maquina dos sonhos " , porque as pessoas sempre procuram uma solução fácil para qualquer problema .
Que bom que essa maquina não existe, pois ela bloquearia algo maravilhoso que a vida proporciona , a capacidade de progredir , de aprender com os erros , se assim precisando sofrer , sofra , sofra muito , mas use isso para te tornar mais forte, mais sábio .
Busque saber o que realmente você é , o que você quer?
Não digo algo material , ou procurar amor em outro ser humano , é algo muito mais complexo que isso , que não conseguiria explicar por você.

Inserida por MaykonMartins

Num dia, como outro qualquer, a gente percebe que mudou, e tudo passa a ser novo, e não nos cabe mais daquela maneira velha. Velhos vícios partem, e novos horizontes surgem como sorrisos irresistíveis, e nos faz entender que, na vida tudo nos pertence, a partir do momento que estamos preparados para vivermos apenas com o essencial.
Ao livrarmo-nos de julgamentos desnecessários, de nós mesmos e dos outros, passamos a viver com o que, de fato, nos é vital. A tolerância e o amor.
Se livre fossemos de todo o ego, a humanidade seria realmente perfeita e bela.
Estar em construção significa caminhar para longe do que fomos um dia, sem deixar para trás aquilo que nos trouxe até aqui.
A queixa vexatória e difamatória é o mais terrível dos costumes humanos. O resenhar de almas leva ao ódio, e o ódio não nos leva, retém. E não há nada mais triste do que acordar no mesmo lugar, com os mesmos vícios de outrora.

Inserida por Julia06

QUE VENHA O DESCONHECIDO...E ME MATE...!

Que venha o desconhecido
Que chegue de surpresa
Ou com hora marcada
Seja de manhãzinha
Ou de madrugada

Que venha sempre
Mas que venha leve
Que venha sem medo e me mate
Que me mate a curiosidade

Eu sinto sede
Eu sinto fome
Me traga alimento
Sacie minha falta de conhecimento

Livros, artigos, e outros?
Adoro! Mas não me basta, não me sacia
Eu quero sentir de perto
A mais pura energia


[03/05/2015]

Inserida por SamaraSantanaCamara

Engraçado é que nós, humanos, não sabemos ao certo nem quem somos de fato, mas temos a petulância de afirmar coisas que ultrapassam o limite da imaginação. Aliás, adoro me basear na lógica. Impossível seria o homem, em sua razão, ultrapassar o limite da imaginação. Ou, simplesmente, o que chamamos de transcender. A realidade é inevitavelmente imanente. A imanência vive no homem e na sua razão.
Tudo está intrínseco ao mundo material e concreto, até mesmo o pensamento. Pois tudo que o pensamento imagina é reflexo de algo concreto, algo que já virmos ou sabemos existir. Desta forma, é simples raciocinar porque "Deus" é feito a nossa imagem e semelhança, pois tal raciocínio se baseia em uma personificação daquilo que temos mais apreço, nós mesmos. Pois somos essencialmente narcisistas. Somos ao mesmo tempo carrascos e protetores de nós mesmos. Isto em um vital embate existencial, o qual dilacera nosso entendimento sobre algo maior.
A contradição faz parte de nós, pensamos e agimos de forma contraditória a todo momento e nem ao menos nos damos conta disso.
O pensar filosófico reflexivo nos ajuda a nortear nosso pensamento e nos aponta sempre as direções mais sensatas, só basta pensarmos com atenção sempre, em qualquer que seja o assunto. Principalmente quando se trata de ideias mais profundas como bases conceituais. Ao meu ver, Ateísmo Filosófico é isto, é reconhecer nossos vieses e refletir sempre nossas conclusões. Pensar e [re]pensar o porquê que pensamos de tal forma. Descobrir o que existe por detrás da construção do pensamento.

Inserida por diegogoesn

O céu sempre me intrigou. Desde cedo olhava para o espaço e pensava sobre os limites, as fronteiras, o fim de tudo. Algo como a parede que Jim Carrey encontra enquanto navega no oceano artificial do “Show de Truman”. Aquele mundo era uma produção televisiva, todos sabiam, menos o incauto personagem que protagonizava a serie. Um dia desconfiou e chegou ao limite do seu mundo, a parede pintada de céu.
Tudo o que sabemos é que as medidas são muito maiores do que imaginávamos. Quanto mais a ciência explora, mais perguntas, mais grandiosidade, mais mistérios. Do que é feito o universo? A matéria escura? A causa primordial? Estamos muito longe de respostas definitivas.
O mesmo acontece quando me aproximo e tento entender as partículas subatômicas. Os átomos dissecados. Agora exploramos o mínimo dos mínimos e parece que a física macro é subvertida em conceitos no micro. Mudam as lógicas, as leis, as dinâmicas.
Vivemos em busca de respostas que diminuam a sensação de perplexidade diante do que não sabemos, do infinito, do incognoscível, da vida, da morte.
Então tentamos entender Deus, ou pelo menos a mente de Deus. Tentamos controlar Deus. Seja pela via científica que explora o universo, seja pelo conhecimento teológico que alimenta as religiões, seja pela viagem filosófica que nos aponta para o sem fim, para perguntas sem respostas, exatamente como a ciência, ou como a religião se encarada com honestidade.
Tudo o que vejo como mistério inacessível do lado de fora se projeta de alguma maneira no que sou, do lado de dentro. O mistério dos multiversos, das galáxias, dos planetas. As perguntas sobre Deus, sobre o que ou quem ou se é. O medo da morte e os mistérios inexoráveis. A vida e os significados que tentamos entender. Reflexos do que nos habita, se vincula à dinâmicas tão sutis, tão intimas, tão essenciais e se projetam em completa grandiosidade e mistérios para o lado de fora. Intocáveis para lá, discernidas em significados para cá.
Somos maquetes do universo. Somos a chave de compreensão entre os dilemas da vida, do espaço, do infinito, do tempo, da morte que se projetam subversivamente no essencial, no simples, no genuíno.
Tudo aplicado no cotidiano e em minha capacidade de assumir-me como sou, humano, incluindo minhas fragilidades. Olho para dentro e sinto que sou casa de mistérios. Em mim habitam as respostas das galáxias, os segredos dos planetas, as chaves do infinito, da vida, da morte. Casa de Deus que sou.
Então entendo que tudo fala sobre a mesma coisa. Noite e dia, luz e trevas, dor e alívio, doença e cura, macro e micro, vida e morte, mistérios expostos na simplicidade de quem entende que somos linguagem vinculados ao infinito e, no entanto, lindamente presos ao tempo e aos reflexos de tudo que ainda não sei, mas se expressa em desconcertante simplicidade do lado de dentro. Do lado que vejo. No lado que sou. Flavio Siqueira

Inserida por Lougen

Já ouviu falar da parábola do Lavrador?
Nenhum lavrador nasce pronto, mesmo que ame plantar.
É necessário aprender sobre os tipos de solo, clima e nutrientes que cada semente precisa pra se desenvolver.
Depois, é claro, é necessário muita paciência, pois o lavrador, mesmo o mais apaixonado de todos pelo que faz, terá de aguardar o momento certo de semear e regar, e adicionar alguns nutrientes.
"Se você semear mas não cultivar também não colherá."
Por isso, para se obter grandes resultados é necessário ter, além de muito amor e paixão pelo que você faz, também o conhecimento necessário, muita paciência e perseverança.
Pois, se semear no tempo certo, cultivar de maneira adequada e contínua colherá frutos excelentes.

Inserida por rafaelrfigueiredo

⁠Sou uma lei, sou uma regra, que não sigo
E se sou honesta comigo
Não sei que honestidade é essa que sou
—-
Só no limite sou resistência
Sou a verdade de quem mente
Sou princípios de consequência
E se ficar calada, sou diferente?
—-
Sou querer ser loucura
Sou pura porque sou fingida e finjo
Ou se finjo, não sou pura?
—-
Sou uma única alma singular
Mas sou pelo menos duas ou três
A que sou, a que te quero mostrar
E a que tu vês
—-
Preferia ser ignorante e real
Do que ser conhecimento num mundo de ilusão
Preferia eu ser assim, racional
Ou preferia eu ser como sou, emoção?

Inserida por Mafalda_19

Quão chato seria esse mundo sem as crianças!

Somos responsáveis por nossas crianças e devemos oferecer-lhes a possibilidade para criarem as bases de suas estruturas e se tornarem pessoas normais. Uma criança que recebe uma infância feliz se torna um adulto feliz, é uma recíproca de valores e um ato de amor fundamental na vida dos pequenos, algo tão relevante que reflete boa influência em nossas vidas. É realmente gratificante coexistir com uma criança, pois elas têm tanto a nos ensinar, se prestarmos mais atenção no comportamento infantil, podemos notar que aquela pequena criatura abunda em conhecimento, inocência e amor natos, algo que vai muito além da nossa compreensão. Portanto é realmente importante para os adultos a interação com as crianças, sobretudo o desprendimento sentimental, que gera a ligação entre duas pessoas, fato que para as crianças é algo extremamente natural, uma vez que para elas, embora pais, tios, irmãos ou avós somos os seus benfeitores. Em nossa vida adulta lidamos com inúmeros problemas, alguns transcendem e invadem o mundo das crianças, logo, isso não deve acontecer, uma vez que podem gerar transtornos psicológicos irreversíveis, mas com uma boa dose de bom-senso podemos evitar que isso ocorra, afinal, na condição de benfeitor cabe a nós a responsabilidade de um protetor. Já pensou se nascêssemos todos adultos, quão chato seria esse mundo sem as crianças!

Inserida por Paulo-Santana

Nascimento


Ao olhar para o lado não enxergou nada
Ao olhar para o lado compreendeu que nunca compreendeu nada
Não temeu!
Sentiu vontade de gritar seu desespero velado
Mas não temeu!
Pela primeira vez encarou o espelho como quem flerta com paixão de criança.
Ao encarar seus olhos compreendeu que nunca compreendeu nada
Aprendeu pela primeira vez
E Sorriu.
Fechou os olhos por um segundo e livrou-se da obrigação de saber tudo
Lavou o rosto com água fria
Lavou sua alma e matou a sede de certezas
Livre!
Na concha das mãos agora vazias
Sentiu gotas escorrerem,
Compreendeu que finalmente estava vivo
Sentiu a água fria molhar seus lábios
E pode sorrir,
Consciente
Pela primeira vez.

Inserida por rleonard