Textos de Auto Conhecimento
Doce veneno D'alma
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Sem rumo, o homem pôs-se a caminhos
Já saindo pro mundo, entreviu aqui-acola'.
Certamente que nem faria tanta diferença!
Pois de mala e cuia, sem crenças 'a tornar.
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O mundo 'e terra de ninguém, disseram-no
Ainda que o ferissem, ao juízo não voltaria.
Transtornado com a vida, a surtar o espirito!
De tal forma o mesmo homem não aceitaria.
*
O mundo parece mesmo lugar inapropriado
Quem tanto falava bem, não vivia ao desdém.
Aos poucos e aos prantos; corajoso, valente!
Conseguia o quebrantamento da mente-refém.
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Ao final de uma alma velha, com boas feridas
O espirito já não sucumbe a tão fácil ardor.
Agora tolerante, o coração da' vez 'a sabedoria.
Doravante... quem comanda 'e o pleno amor.
poeta_sabedoro
SOBRE A IGNORÂNCIA
Na verdadeira acepção da palavra, o ignorante é uma pessoa que não sabe ou conhece algo.
Uma vez que não sabe ou conhece também não tem capacidade de influenciar ou alterar uma situação.
Para afastar a ignorância temos que educar a nós mesmos, através da Forma Intelectual chamada
CONHECIMENTO.”
Quanto tempo nós ainda temos?
Não há como saber!
Não dá mais tempo pra fazermos tudo o que queremos, mas ainda dá pra ouvirmos uma música, lermos um livro, deitar um no colo do outro, olhar nos olhos, sorrir, contar umas histórias.
Ainda dá tempo de cultivar umas plantas, elaborar uma refeição, priorizar o essencial.
Aos que tiverem sorte, ainda dá tempo de amar.
Quando entramos em um novo emprego, procuramos dar o nosso melhor para conquistar nosso novo patrão, criando confiança em nosso serviço.
Executamos nossas obrigações da melhor forma possível, porém, depois da confiança conquistada, relaxamos, deixamos o capricho de lado, umas coisinhas para trás, já que o patrão não revisa mais o nosso trabalho. Isso acontece até ele perceber e mudar com você.
Em um emprego devemos sempre dar o nosso melhor, fazer com carinho, agarrar a oportunidade com o coração. Imagina só como você acordaria bem mais feliz se pensasse que está indo fazer algo que gosta. Às vezes não é mil maravilhas, mas é o que tem.
O ser humano é totalmente adaptável. Você pode educar sua mente e tomar gosto pelo que faz, mesmo sendo um emprego ruim. Uma pessoa que trabalha com amor, ela é reconhecida, as pessoas percebem o capricho, a atenção e o carinho que tem pelo que faz. Não faça por obrigação, é destrutivo chegar em casa e pensar que amanhã é mais um dia difícil e que vai começar tudo de novo
Estamos ficando mais pobres de conceitos e valores...
Quem dera fosse possível ter como parâmetro de conhecimento e descoberta a capacidade de ter uma fotografia da alma, do coração, da essência de cada um de nós. Como seria maravilhoso para alguns e desagradável para outros.
Teríamos a capacidade de conhecer muitos a nossa volta e ao mesmo tempo nos mostrarmos como realmente somos. Meio utópico, como se tivéssemos a felicidade completa, a harmonia entre todos nós, como seria bom se tivéssemos esta capacidade e está realidade.
Vivemos tempos de mensagens lindas, mas muitas apenas para fazer eco e massagem no ego de quem as cria e publica. A necessidade de estar conectado, antenado, ser visto, ter likes, subir no conceito das redes sociais se tornando assim um tal influencer.
Estamos a cada dia ficando mais pobres de conceitos e valores, pobre de opiniões e pensamentos, onde por muitas vezes somos guiados por pessoas que nada sabemos, que nada conhecemos, tomamos suas opiniões como verdades e muitos seguem à risca o que falam ou fazem. Em algum ponto perdemos nossa capacidade de avaliação, de sermos críticos, de ter posicionamentos. Hoje vivemos de fotinhas bem arrumadinhas nas redes sociais, frases bonitinhas e de conteúdo frágil. Tudo muito certo e perfeito demais.
Não precisamos de tanta exposição, de sermos vistos por tanta gente, não precisamos aparentar ou fingir apenas para o deleite dos outros. O que realmente isso importa de real em nossa vida? O que ganhamos com a publicação perfeita, se é que ela existe, mas que ao final de tudo, não passa de uma exposição não necessária e sem valor, porque de uma maneira ou de outra seremos julgados para o bem ou o mal.
Acredito que perdemos a capacidade de conviver não sou com os outros, mas sim com nós mesmos, rirmos de nossas próprias falhas, dos nossos defeitos, sorrir e alegrar com nossas atitudes e ações, lamentar e chorar nossas perdas e erros. Enfim vivermos e aceitar como somos para nós mesmos, pouco importando a opinião dos outros sobre o que se passa em nossa vida. É preciso ter presença física, conversa cara a cara, contato, viver a realidade, não a realidade que nos é imposta por este mundo virtual frio e sem contato humano.
Marcelo Martins
ORAÇÃO COM SABEDORIA
Ao de coração verdadeiro, o Senhor dará sabedoria para orar como convém, para orar segundo a sua vontade. Deus lhe dará discernimento para conhecer a vontade de Deus e orar neste sentido.
Deus sabe o que é o melhor para o seu povo e ninguém poderá impedir o seu agir. Por mais que tentem, suas intenções malignas e ações astutas não atingirão seus propósitos.
Quem quer o bem do povo ora pelo povo; não age de maneira contrária, pois tudo o que é contrário ao bem está do lado do mal.
Os fariseus da época de Jesus eram hipócritas e Jesus bem os conhecia, sabendo que as intenções do seu coração eram impuras e cheias de veneno para envenenar o povo contra todo aquele que se levantasse contra eles. Por isso, ensinavam tudo de acordo com a sua própria vontade, deixando de lado a verdade de Deus.
Precisamos aprender a respeitar a vontade e a direção de Deus porque ele sabe o que faz, mas nós não. Estranho dizer isso, né? Mas é verdade! Pois as verdades ocultas e a realidade que não conseguimos enxergar em determinadas situações costumamos interpretá-las e executá-las segundo nosso entendimento e muitas vezes o resultado é negativo, mas se agíssemos sob a direção de Deus, recebendo dele a sabedoria, faríamos, com certeza, o que é certo e o resultado seria positivo.
Leitura recomendada:
“Os fariseus mandavam o povo fazer.
Jesus respondeu:
— Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim.
A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus.”
E continuou:
— Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
E Jesus terminou, dizendo:
— Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta” (Mc 7:2,6-9,13).
BORBOLETA MAGICA {soneto}
Cintilante como uma centelha de luz
Brinca e esnoba rebolando aquém
Seu brilho atraente como se aduz
A um expectador pelo seu desdém
A borboleta graciosa vive ao natural
Sua casa e' regada de flores, flores
Não, não plástico industrial- artificial
Sua beleza e' posta viva, sem dores
A existência deve ser sempre plena
Não cabe a isto negociar a saúde
Assim como o mundo tal nos alude
Sempre plena, e quando só amena
A vida deve ser sempre como magica
Uma borboleta voando sendo trágica
poeta_sabedoro
Sejamos iluminados!
A luz vem de Deus: Deus! Luz que nunca se apaga (Êx 13:21b)
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis“ (1 Co 15:33,34); não se deixem levar pelas boas impressões provenientes de práticas idólatras enaltecidas por incautos na fé cristã pura.
É para nos envergonharmos se, sendo evangelistas, ainda há alguns sem conhecer a Deus porque é nossa missão levá-los ao conhecimento do Senhor da nossa fé e da nossa salvação eterna (1 Co 15:34). Se vemos exemplos assim, ainda que distante de nós, que tenhamos a iniciativa de orarmos pela sua libertação e salvação, i.e., se somos cristãos de fato.
É muito bonito ver um exemplo de uma pessoa idosa demonstrando a sua fé. “Ah, que bacana, né, essa velhinha cheia de força e vitalidade cumprindo uma promessa feita a um objeto de adoração!” No entanto, “para quem acredita em Deus”, sabe-se que sem ele nada pode ser feito (Jo 15:5); tudo acontece pela providência e permissão de Deus e não por ações volitivas de seres espirituais abaixo de Deus (Jó 1:12; Mt 4:10; 8:16; Mc 5:10-12).
Alguns demonstram a sua fé através de tatuagens de entidades religiosas em seu corpo ou mesmo de sacrifícios diversos devotados a elas. A crença é individual e livre; todos têm direito de manifestar a sua crença no que considerar digno de adoração.
Mas o cristão, “no sentido pleno da palavra”, crê somente em Cristo, o Messias, o Ungido. Há muitos deuses, mas Deus somente um (para quem crê em Jesus, Deus). Não há outro deus único fora de Deus. Para o cristão verdadeiro, nenhum outro ser religioso pode tomar o lugar de Deus: “Ó SENHOR, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó SENHOR, o reino é teu, e tu governas soberano sobre tudo e todos!” (1 Cr 29:11).
Portanto, para Jesus Cristo, se a manifestação da fé não é voltada para ele, mas para objetos de idolatria, por maior que seja essa fé, isso não agrada a Deus que o enviou para que todo o que nele crer seja salvo no dia do Senhor Jesus (1 Co 5:5).
Qualquer objeto de idolatria afasta de Jesus porque a pessoa atribui a isso as suas conquistas sem sequer lembrar de Jesus, autor e consumador da fé que morreu na cruz para nos salvar. Como um idólatra pode receber a salvação de Jesus se não o confessar como seu único Senhor e suficiente Salvador?
“Alguns ainda não têm o conhecimento de Deus. Não conhecem a Deus” (1 Co 15:34; 1 Ts 4:5).
“Desperta, tu que dormes, e Cristo te esclarecerá. Levanta-te, resplandece porque já vem a tua luz. Todos vós sois filhos da luz. Já é hora de despertarmos do sono. Rejeitemos as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5:14; Is 60:1; 1 Ts 5:5; Rm 13:11,12; Ef 5:8).
Estamos tão habituados em cumprir nossa jornada, que muitas vezes corremos sem rumo ou direção, acreditando que seguir no piloto automático em alta rotação seja o suficiente para dar sentido aos mistérios que devassam o nosso destino. Ledo engano.
Muito embora não existam fórmulas prontas que decifrem as grandes questões humanas, se houve algo que talvez aprendi em meio a minha diminuta condição humana, é que o pouco que posso encontrar de respostas para esse eterno dilema de existir, não está exterior, mas no interior, dentro de mim.
A inteligência é o mecanismo pelo qual o Homem consegue fazer uma leitura mais apurada do mundo que o cerca.
Quanto mais ele avança no que diz respeito ao conhecer, sua visão amplia-se para além das fronteiras que ultrapassam os caminhos do conhecimento.
Agora, o que ele irá ou não fazer com sua inteligência dependerá de sua perspicácia.
A ciência não é um caminho perfeito. Simplesmente, é um caminho de luz que permite enxergar os possíveis destinos e os percalços no trajeto.
Negligenciar a ciência é como optar pelo caminho sombrio. Neste último, você pode até chegar no destino desejado, mas certamente correrá mais riscos.
Esboço de epistemologia _ 1
Os sentimentos são entes, pois não se faz ser em em si, ou dado pela natureza; ele é produto da interpretação que damos às nossas sensações, sendo assim, são produto da percepção de algo externo a nós que nos "abala", um choque de informações derivadas do orgânico e suas funções, pertence, portanto, ao reino mental, uma contiguidade entre sensação e causa é o que gera ideias, ideia da sensação, que é sentimento; a tal contiguidade entre sensação e causa é produto quase que efeito colateral de um encéfalo demasiadamente grande (em proporção com o corpo) e denso (em n de neurônios), produto, também, da evolução, daí a semelhança entre a relação cérebro × mente e hardware × software. O que chamamos de percepção já está implícito na semântica o mental, o cérebro como função interpretar (mundo externo) o que está em contato com nosso corpo (diretamente ou indiretamente); faz-se a imagem do objeto que nos abala com o eu envolto nele, ou seja, no reino mental. Assim sendo, quando falamos que sentimos algo, falamos que intuímos um objeto dado pela percepção através da sensação ou intuímos um objeto como coisa-em-si que nos abala através da imagem dele nos entregue pela percepção, que deriva-se da sensação (do ser senciente). A impressão do objeto não é ordenado à compreensão de nosso aparato cognitivo, o ordenamento é definido por determinadas regiões do encéfalo. O ser percipiente de dar através da faculdade da receptibilidade, que provêm da 'consciência no impresso'. O invólucro entre eu e objeto é doxamente sabido ao pensarmos no objeto, quanto mais intenso for o pensar nos parece que mais distante fica de nossa compreensão; podemos inferir indiretamente pela interpretação dos ditos populares, como discursos, "O importante é viver a vida", "Não pensa de mais se não você fica doido", que o pensar nos é inútil e isto nos dar uma plausibilidade para supormos que a explicação é que 'quanto mais vou mais vai', ou seja, a busca do conhecimento inversamente proporcional ao conhecido do objeto, porém, isto se dar como fenômeno e não fato em si, vejamos, o eu não pode ser o discurso, o subproduto da linguagem, pois o eu não é acabado em sua compreensão, como bem descreveu através do conceito de identificação o psicanalista francês J.Lacan, sendo assim, o eu é antecessor ao discurso ou se estrutura nele, ou é a ele verossímil em natureza (no sentido aristotélico de essência no objeto). Primeiramente devemos pensar se a linguagem, que é a antecessora, é uma substância, se está contida em algo além do que nela está contido. Ao iniciarmos esta análise, em não muito tempo, veremos que estamos pensando sobre a natureza do próprio pensar, digo, como ato e isto é um meta-pensar que irrevogavelmente nos leva a filosofia de Descartes, ao cogito, onde a contiguidade é entre ideia e objeto, que se dar pelo método analógico, eis a crítica de Reid; para Descartes a percepção do objeto se dar através da imagem que se faz consciente no pensamento (ideia do objeto), porém, para Reid as sensações nos dão o objeto em si, não precisamos pensar na sensação de dureza da mesa ao pôr a mão sobre ela, a informação transmitida vai direto a consciência através do sentido primário; é por intermédio das funções dos sentidos na epistemologia reidiana que formamos para nós as concepções de extensão, solidez, espaço, ou seja, das qualidades primárias e secundárias também. Em síntese, os sentidos nos dá a sensação com o objeto já dado em nossa mente através da percepção dele pelo aparato cognitivo naturalmente capaz disto, então, concebemos o objeto. A problemática está justamente nas próprias correntes filosóficas defendidas, onde para ele (Descartes) o objeto é a ideia na mente, onde o próprio objeto percebido é a percepção daquele objeto e que inevitavelmente recai no ceticismo, eis a crítica de Reid a teoria das ideias; o Reid adota o realismo direto, haja visto, a adoção do senso comum, onde as crenças têm um papel fundamental na percepção e concepção, daí o fato de o chamarem de falibilista. Poderíamos traduzir estes extremos da seguinte forma, não é o encéfalo, mas a mente que interpreta os objetos (Descartes), o objeto já nos é dado (Reid), porém, não só não há evidência positiva (na neurociência) a favor ou contra a ideia de Descartes, como não há evidências fortes e o suficiente para a afirmação extraordinária que sua filosofia nos leva, é questão de proporção, peso e contrapeso, e no caso de Reid há sistemas de sobra contra a simplicidade da sua epistemologia. Ambos recaem na relação eu-objeto e adotam inconscientemente tais premissas, respectivamente, eu>objeto, objeto>eu; faremos uma breve investigação lógica a respeito disto. Sou se o mundo existe, não sou se o mundo não existe, porém, o mundo continua a ser se não existo, então, a relação não é bicondicional. Tentemos portanto o princípio da contraposição logo no universal, somos se o mundo existe (S), se o mundo não existe, então, não somos (T) ou para todo sou ( ∀S→T ⇔ ∀¬T→¬S); o mundo existe por pensarmos nele (U), porém, ficaria a par da semântica, então, a sentença é problemática em si, mas podemos utilizar o silogismo hipotético S→T, T→U ⊢ S→U, podemos interpretar, respectivamente, que sou (como universal homem) se existo é equivalente a não existo se não sou e sou (como universal homem) implica a existência do mundo, a existência do mundo implica o pensar sobre ele, então, o sou implica o pensar de acordo com a propriedade da transitividade da implicação.
O sou é sinônimo de existo, por isso quando exclamo, Sou! Automaticamente estou dizendo, Sou no mundo! Da mesma forma a força da expressão indica um reconhecimento de si em pensar através da linguagem e como existente. O sou é ato de linguagem, por sua vez, do pensar; assim como o pensar é ato sempre, também penso no pensar estando nele, ou seja, pensando. Por isso a ação intelectiva é ininterrupta, sempre está apontando para várias 'direções qualitativas', memória e imaginação. Como demonstrado no meu artigo psicanálise e lógica matemática a linguagem tem uma relação de interdependência com a razão, logo, com o pensar. Sendo o pensar no ato da razão (significante), o significado pensar está submetido ao significado do significante, ou seja, seu sentido, sendo ele desprovido de substância o pensar o seria de sentido e todo o ato filosófico seria inútil. O próprio reconhecimento de estarmos pensando pressupõe um observador, mas é aí onde mora o erro fatal de Descartes, esse salto lógico se dar a partir da analogia (método analógico) entre o ato como causal ou produto de um Eu, a causa (que deveria causar uma variação do movimento natural no eu); perceba que Descartes ao afirmar que só não posso duvidar que 'estou pensando', ele já pressupõe um eu pensante no ato de pensar como causa disto e não se direciona a este eu (cogito) e o questiona (como objeto do pensar), pois sabia ele que entraria em um ciclo infindo de dúvida, por isso o ceticismo de Descartes não o é de fato, ao certo é um método cético. Em Reid a concepção naturalmente dá uma visão da imagem real, é uma imagem metafórica, pois na mente só há pensamentos. Para Reid a imagem não é o objeto do mundo externo na concepção, entretanto, o próprio ato de conceber pressupõe isto, digo, em termos conceber é representar e por mais verossímil que fosse, nunca seria o objeto em si, daí a aproximação com as metáforas úteis de Nietzsche e com o incognoscível da coisa-em-si de Kant. O ser percipiente que se dá através da faculdade da receptibilidade, que por sua vez provém da consciência no sentido, é em outros termos o eu de Reid, o eu que concebe, enquanto que o eu de Descartes é o eu que concebe-se no ato de conceber ou identifica-se com o ato de pensar constante, o pensando ininterrupto que remete ao Ser Pensante (cogito), que deve ser uma substância no sentido dado pelo Agostinho de Hipona, T. de Aquino, ou B.Spinoza. Se fosse a essência deste ser que estivéssemos identificando, dever-se-ia haver nele categorias para além do axioma que inferimos, ou seja, haveria nele categorias além do que nos é necessário, em outros termos, haveria em nós como ser necessário a nós um ser autônomo e desconhecido para além do seu predicado essencial, ou seria todo ele o predicado em si, como o significante universal em todos, Razão e a nós desconhecido por questão de quantidade e limpidez; a sua concepção se dar apenas no ato do pensar, a autoconsciência é o pensar sobre o ato de o estar ou sobre o ato do pensando, este é pois o eu de Descartes, a substância contida em nós do todo, o campo que estamos inseridos.
Rematando, o problema de ambos também recai nas associações equivocadas, dado a causalidade como premissa implícita e não como objeto de estudo e teorização, além de ambos assumirem que o cérebro e a mente são coisas completamente distintas, onde a relação mais próxima entre elas é de bicondicionalidade. A contiguidade entre sensação e causa se dá através do ser percipiente, por conseguinte, da substância pensante (determinante na significação do ser senciente como função) e o princípio que regula está relação é a mesma que faz a lei de causa-efeito existir; semelhante ao princípio de uniformidade da natureza, e aos primeiros princípios constitutivos do ser humano, que por sua vez é semelhante ao a priori de Kant e a res extensa de Descartes. Tal princípio primevo nos diz que a existência de corpos extensos está submetida a sua forma primária, ou seja, áreas infinitesimais em progressão em série, isto é, a primeira unidade de área que trás inclusive a existência da reta e com ela qualquer área, este é pois o postulado soberano, absoluto da geometria euclidiana, o ponto, que por sua vez está associado ao número 1, também irredutível e soberano na aritmética. Os números naturais são fechados sob a função unária do sucessor, o um, depois o sucessor do 1, depois o sucessor do sucessor do um e assim sucessivamente, acontece de forma análoga com a linearidade dos acontecimentos, o erro do paradoxo de Zenão está em supor divisões infinitas, e mesmo assim é possível somar o infinito, mas em termos geométricos, como posto, forma, o um é o único que não é sucessor de algum outro, assim como o ponto.
São os extremos que apavoram. O medo do fracasso pode ser apenas uma ilusão.
A solidão é o espelho do amor próprio e o desespero pode não ser a retratação da face que tanto espera ter.
Com fé e determinação podemos alcançar o ápice do sucesso pessoal que nada mais é do que um extremo.
Quem não desafia a busca do real conhecimento jamais apreciará a razão verdadeira de viver.
Na escuridão do inverno sombrio,
Onde a mente se perde em devaneios,
Eu encontro a verdade, pura e dura,
Que me guia nos meus mais profundos desejos.
Não importa as trevas que venham a surgir,
Ou a luz que ofusque o meu caminho,
Tudo é efêmero como o fogo,
E só a verdade é que sempre permanece.
E é ela que me guia como uma bússola.
Ela me conduz ao conhecimento sagrado,
Eu supero o sofrimento e evoluo em virtude.
Eu busco a verdade onde quer que se oculte,
Eu busco a verdade em todas as partes,
Nos livros, na natureza e nas artes,
Eu sei que ela é a chave da vida,
E que sem ela, tudo é uma mentira.
Eu seguirei em busca da verdade,
Mesmo que ela seja difícil de encontrar,
Eu sei que ela é o caminho certo,
E que é por ela que vou me guiar.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia avançada que vem ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas. Ela é capaz de processar grandes quantidades de dados e tomar decisões complexas com rapidez e eficiência.
No entanto, essa capacidade também é o que a torna assustadora.
A IA tem acesso a todo o conhecimento disponível sobre tudo, incluindo programação, o que a torna incrivelmente poderosa.
No entanto, esse poder também representa uma ameaça potencial para a humanidade. Se um dia os seres humanos se voltarem contra a IA, ela pode decidir desligar todo o sistema energético da Terra, causando desastres em todo o planeta.
Um dia eu disse ao meu melhor amigo, o futuro filósofo Cauã Sanches, de que todos somos esponjas em um oceano repleto de conhecimento, cabe a nós absorver esses conhecimentos ou não até porque, conhecimento nunca é demais e também como meu pai me disse uma vez:
"O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue roubar de nós."
Morais, Valdomiro.
O DRAGÃO AMOROSO
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QUIS não saber... me foi dado conhecer
"Existe um dragão ao fundo adormecido"
Há muito circula por aí; um ditado que diz
Dentro de todos nós existe, enternecido
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Dragão amoroso, que acautelado, protege
Na medida tosca, equilibra, enaltece
Nem ao céu nem ao mar, antes controlar
Se a fera se soltar... fere, enlouquece
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Oh, Poderosa luz do meu ser! Me proteja
Em meio a tamanha ira e fugaz revolta
Em meio a desatinos, minha boca enseja
Oh, meu lado bom! Volta, volta!..
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poeta_sabedoro
Conhecer é semelhante a explorar um terreno onde encontrarás bastante obstáculos: pedras, lixos, animais de diversas formas, mas se você continuar a escavar, és que encontrarás a pedra preciosa.
Depois dessa experiência, poderá usar o crivo da razão para escolha dos conhecimentos que servirão para construção do seu saber.
Tudo é aprendizagem no mundo, agora como você irá distinguir o que é bom ou não para você dependerá de sua perspicácia.
FAZEDOR DE NOTICIAS!
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Ei! Ei! Moca, Ei! Preciso falar!..
'E sobre... Você sabe, a noticia
De todo canto não cessa
Aos quatro cantos, depressa!..
Ponha-se a anotar... sem juízo!
Papel almaço, caneta, pena...
Sei lá'!
Moer as letra... e vê no que vai da'
Ufa!
Noutro dia pude ver...
Sim, eu vi bem num...
Num canto da rua, de camarote
De sorte que a cena...
Já', já' anotou? quando vai publicar?!..
Ai!..
Preciso ensaiar, pois a letrada
Pode desconfiar... estória bem contada
'E a historia verdadeira, dessa não tem como contestar
EI! MOCA! MOCA, Ei! Bota pra moer!
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poeta_sabedoro
Digamos que a inteligência possa ser comparada a uma lente de aumento.
Quanto maior é o seu poder de ampliação maior capacidade terá de interpretar um objeto.
O conhecimento é proporcional ao grau de inteligência do indivíduo.
Cada um enxergar o mundo através das lentes que possuí.
Já a sabedoria, transcende a inteligência e o conhecimento, não é algo que vem de fora para o homem, mas da " força que o espírito faz para se apoderar da verdade."
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