Textos de Aprendizado
Coerência...interessa-me !
Palavras amontoadas,
entre mergulhos e voos,
que não fazem sentido entre si,
refletem a ânsia por fazer bonito,
o que não é minha meta.
Quero falar de sentimentos,
quero falar de experiência e aprendizado,
quero falar do amor
que move os seres
rumo à Paz e a Fraternidade.
Aprendemos muito com as pessoas, coisas boas e ruins. Mas aprendi que só devemos ficar com, aquilo que nos faz se sentir bem e aprendi também que nem tudo é como queremos ou desejamos.
Se hoje não conseguirmos realizar o que pretendíamos fazer, amanhã acorde mais cedo e tente novamente.
Até conseguir alcançar seu objetivo, chegue onde as pessoas nem imaginavam que você iria chegar, mostre a elas que somos capazes de fazer aquilo no qual desejamos.
E quanto menos pessoas souberem de seus planos, mais chances eles tem de darem certo.
Seja como a águia tenha visão e perseverança, quando tudo parecer está dando errado.
Lembre - se que, nessa vida tudo é aprendizado e só devemos ficar com o que nos faz bem.
Quando tudo parece perdido
Quando passamos por momentos difíceis, pensamos negativamente em tudo.
Interessante que, dizem alguns teóricos, o Universo conspira a nosso favor;
Mas essa teoria se baseia na força do pensamento positivo. Como pode, então, estarmos numa situação desfavorável, e, ainda assim, tudo ser revertido em nosso benefício?
Penso que, enquanto o coração sofre, a alma padece, o cérebro nos engana, a mente mente;
Deus nos fortalece, e nos capacita para aprendermos na derrota, sermos resilientes nas provas e alcançarmos a vitória com serenidade.
Quando a tristeza bater a sua porta,
convide-a para entrar.
Lhe ofereça um assento a mesa,
de a ela uma xícara de chá e aprenda tudo o que ela quer te ensinar.
Ela possui o mapa que contem os segredos do triunfo.
Ao longo do tempo muitos foram visitados por ela.
Os que a ignoraram, foram presos pelas correntes de sua própria ignorância.
E os que a ouviram, receberam asas pra voar além de seus medos.
Errei em crer em um País igualitário, justo e Nacionalista.
Errei em crer em "homens".
Errei em aceitar que nada poderia fazer.
Mas, errei mais em acreditar que poderia fazer minha parte.
Fiz minha parte e ela só serviu para proteger os maus.
Mas, de tudo que fiz por acreditar, sobrou os justos que ajudei a perseverar acreditando.
Quis ser um líder e fui um operário.
O que me resta é o aprendizado e minha consciência em ter tentado.
Ivan Madeira
Agradeço cada ruga, cada marca de expressão em meu rosto. Agradeço a idade que tenho. Agradeço os meus primeiros fios de cabelo branco... Agradeço a você, querido tempo, pelo discernimento e sabedoria que aportam hoje em mim.
O tempo cicatrizou muitas feridas, mas alguns males ainda permanecem latentes sob lesões recém fechadas... sei que preciso mais de você, Sr.tempo. Preciso de mais rugas e cabelos brancos, mais sabedoria e discernimento para entender que tenho que deixar pra lá o que não tem jeito, e me apegar - se não às escolhas certas - àquilo que é ao menos verossímil.
Sei que o tempo me fará ver que aquilo que parece insolvível tem seu preço muito mais baixo do que aquele que minha atual percepção imatura consegue enxergar. Essas cifras com vários zeros que vejo agora, talvez valham na verdade um simples sorriso ou abraço, ou uma palavra certa num momento certo, ou talvez apenas um silêncio conveniente.
Vou deixar maturar... tempo, tempo, tempo. Vou deixar o fruto da insciência cair e apodrecer ao solo. O adubo fará florescer com o teu passar, amigo tempo, lindos pés-de-experiencia e pés-de-aprendizado.
P ondo seus planos em ação
R ealizando sonhos e desejos
O bra de seu trabalho e dedicação
F acilitador de um aprendizado
E ncaminhando o crescimento
S edimentando o conhecimento
S olidifica o caminho da conquista
O pera o saber, o despertar da vida
R eflete sua luz, nos ensinamentos
E m cada conquista, um novo futuro
S empre lembrado com carinho!
Chega determinada fase da vida que é preciso descobrir a necessidade de estar só para viver certas experiências.
Esse estar só é diferente de ser só. Contudo ele só é possível na solidão, onde se encontra na vivência do silêncio, surdo do mundo, a experiência de viver as demoras, de reencontrar a coragem mesmo que exista cansaço.
É um momento da vida, em que você olha para o céu azul e experimenta o sabor dos sonhos, como se fossem nuvens de algodão doce a enfeitar o nosso céu; momento em que se contempla no verde das matas a esperança de uma nova chegada, ainda que certo seja que haverá uma nova partida; compreende que o vento frio que bate na face também é caricia de Deus em nós.
Viver nos torna fortes, amar nos faz sensíveis e a fé em Deus nos torna capazes de seguir.
E a gente aprende que seguir, só vale a pena, quando se transcende a própria solidão e se descobre que mesmo só, a vida é união, a vida é comunhão e só se chega quando se ama.
Ainda que se tenha que amar sozinho!
Porque o mundo tem nos imposto um ritmo desumano.
E a gente tem tentado se adaptar a isso.
Acelerados pelo poder da tecnologia e, na tentativa de acompanhar a capacidade de processamento instantâneo de terabytes de informações das máquinas, na era da comunicação, sofremos por passar despercebidas aos nossos olhos comunicações e informações tão importantes, sensações tão cotidianas e necessárias para aprender o sentido da nossa existência e, quem sabe evoluir.
A criança chora pedindo ajuda e atenção;
o idoso caminha vagarosamente para atravessar a rua, carregando além do peso das lutas o das sacolas que vai alimentar os filhos e netos; o pobre continua suplicando um prato de comida; o marginalizado nos suplica no silêncio e na exclusão um banho e um prato de atenção e carinho.
Não obstante ao que suplica fora de nós e de nossas casas, ainda existe súplica na nossa convivência, aquelas que gritam aos nossos ouvidos surdos.
Aquele amigo que se cala, mas precisa da nossa ajuda para descobrir o motivo da dor que torna seu grito mudo; o pai que se isola no medo de sentir-se ignorante diante de tantas mudanças de valores; o filho que na tentativa de chamar atenção da falta de tempo se recusa a seguir ordens ou ignora os conselhos; ou ainda, a própria natureza, que clama por misericórdia dos homens que esbanjam do consumo desenfreado de recursos.
O mundo grita em silêncio e nós permanecemos surdos.
Os olhos estão fixos nos aplicativos e, nas telas enquanto tantos passam, chorando em silencio do nosso lado.
A alegria do filho que tirou uma melhor nota, ou da filha que se destacou na apresentação do balé passou despercebida porque algo foi compartilhado naquele instante no aplicativo do seu celular. Era um vídeo que mostrava a maldade alheia que é usada para zombar a desgraça que abala a estrutura política do país.
E a gente segue despercebido enquanto o mundo pede paz!
Enquanto a vida pede vida.
O carnaval, que antigamente era um festejo para dizer adeus a carne onde se agradecia pela fertilidade do solo e pela produção ( visto que na quarta-feira se inicia um período de jejum e abstinência) esse já perdeu o sentido e o valor.
Aliás, é isso que vem acontecendo com a gente também.
Tudo é velocidade, tudo é mudança necessária para se alinhar com o que o mundo prega....tudo para nos 'adaptar'!
Ainda que gente lá no fundo não concorde.
Ainda que a gente não se sinta bem e não se adapte.
E a vida vai passando e no ano inteiro, vamos fantasiando nossas próprias emoções e tornando a vida um grande festejo de carnaval.
Mais ainda falta falar do maior clamor, esse que vive em nós, que agita nossa consciência e nos questiona a noite quando colocamos a cabeça no travesseiro e lembramos do quanto a vida poderia ser diferente se ...
Ah... esse clamor, a gente ignora...a gente não tem tempo para pensar, afinal estamos muitos cansados e ocupados.
A modernidade tem nos exigido muito e a gente precisa repousar o corpo cansado.
E a gente dorme.
A vida inteira.
E vai se esquecendo que somos SERES humanos!
BONEQUINHA VERMELHA
CORAÇÃO VERDE...
...quando a menininha tinha seis aninhos,
recebeu a visita da mãe na casa do seu papai,
trouxe balas, um par de chinelos e uma bonequinha vermelha e dorminhoca...
simples, mas linda... inesquecível...
a visita foi embora e tudo voltou ao normal,
e alguém por raiva, ciúmes,
achou que ela não precisaria daquilo
...jogou no penhasco!!
o tempo passou... passa e vai passando...
e vai-se remendando o coração vermelho,
que aos poucos vai se tornando verde,
de esperança e de amor...
transformando memórias... em APRENDIZADO!
<3
Todos criticam, todos apontam, todos discordam, todos modificariam alguma coisa. No final todos ficam insatisfeitos, todos reprovaram a sua vida. Todos assistiram com muita atenção a sua apresentação. O que fez de errado então? Devia ter tentado agradar um pouco mais? Ou será que ao invés de A teria que ter escolhido B? O que me entriga é o fato de todos discordarem do seu espetáculo. Seu modo de vida não agradou a ninguém? O que teria de ser feito no palco que chamasse a atenção deles?
A conclusão? Para obter um bom espetáculo o artista deve esquecer que existe plateia e a mesa de jurados. Deve dedicar sua apresentação a si mesmo. Em cada acerto terá orgulho, em cada erro, aprendizado.
Uma manhã de sábado estava eu, caminhando tranquilamente, quando ao mim aproximar de um ponto de ônibus encontrei uma garota, uma garota simples, segurando um carro de mão, com uma blusa na metade da barriga por ser uma blusa de criança e ela com sua faixa de idade entre 19 à 23 anos, com um short pequeno também, e com o corpo com sinal de sujeira. Ao ver aquela cena eu mim senti comovido, mim senti triste ao mim colocar no lugar dela, não foi algo planejado, foi algo absoluto, pois quando eu parei e olhei nos olhos dela eu mim senti ali, triste como ela estava, sem ter nenhuma perspectiva de uma boa vida, sem condições de mim vestir bem, sem condição talvez de comer. Não sei se tiro uma lição desse acontecimento, por que o que eu vi, eu queria esquecer, não por ela ser oque ela é, mais por ver e não poder ajudar.
Se fosse para tirar uma lição, eu mudaria o que há em mim, com meu jeito de reclamar das coisas diariamente, com meu jeito de achar que tudo estar ruim, por reclamar em vestir uma roupa nova q não gostei, por reclamar em calçar um sapato q eu não gostei, ou até por reclamar em viajar para algum lugar que não gosto sendo que aquela garota só tem condição de estar em um ponto da cidade com aquela forma, olhar triste e talvez, a espera de algum milagre.
E você, vendo essa história real, se você estivesse no meu lugar, o que você pensaria e o que você mudaria em você mesmo?
Talvez essa simplicidade que você vive e reclama tanto, pode ser algo que muitas pessoas como essa garota, desejam para elas.
Talvez eu pensei em sempre estar com alguém um dia, talvez não, talvez eu tenha desejado ficar sozinho por um tempo, é, um tempo que demora de passar, um tempo que pode castigar, castigar com a solidão demorada, um amor inesquecível e uma saudade que não passa. Talvez eu seja assim, deseje ficar com alguém por estar sozinho ou deseje estar sozinho por estar com alguém. O TALVEZ não deixa uma coisa complicada ou confusa, o TALVEZ dar dois caminhos, talvez para esquerda ou talvez para direita. E para frente? Talvez para frente também e talvez também para trás.
Acredito que um dia algo vai acabar com o talvez que a vida mim dar. Ou não, talvez esse talvez nunca passe.
Um ser humano passa por três fases nitidamente marcantes da vida, na infância a fase dos porquês, na juventude a fase das certezas absolutas e na vida adulta quando reconhece enfim que nada sabe e prossegue em busca do autoconhecimento e da reforma íntima para alcançar a paz espiritual.
Creio que assim será com a humanidade de maneira coletiva, passando por estas três fases chegaremos ao ápice onde teremos uma civilização que buscará conhecer-se a si mesma em busca da paz universal.
Quando você é Tatuador, e tem em sua vida um amor...
No qual na maioria das vezes , é representado por você através de sua arte.
Mesmo quando esse amor se chega ao fim, é impossível que você Tatuador, seja esquecido, por mais que a pessoa cubra suas marcas, retire à laser, mude por completo o desenho... sempre que ele "a" olhar, ou alguém perguntar sobre aquela Tattoo... todas as lembranças viram à tona, em questão de segundos , um filme passará na sua cabeça, mesmo que o passado tenha sido bom ou ruim ... certas coisas jamais serão esquecidas , pois até com coisas ruins que passamos levamos sempre um aprendizado , uma lição, um sentimento seja ele qual for.
Tatuador (Gui, Guigo) 18/07/2014
Todos temos dias ruins, noites ruins e até semanas. Não avalie sua vida por esses momentos. Se vc se sentir cansado apenas não fale que está cansado, se vc está triste não diga : Estou triste, minha vida é uma droga! Por que quando fala vc afirma, convence aos outros e a si mesmo e, isso torna-se realidade crescendo cada vez mais. Então compreenda que dias bons ou ruins são somente dias de aprendizado. É necessário dias ruins para que os dias bons sejam agraciados e reconhecidos.
- Emanuel Becker
Tem momentos que pensamos em desistir,
Mantenha keep calm,
Respira fundo,
Que é logo bem ali...
Nossos sonhos parecem tão distantes,
Dar a impressão que vai demorar,
Que parece que vai dar m... Oops!!
Só são pensamentos roldando, querendo de vez entrar.
Sua meta é não desistir!
Seu objetivo é ganhar!
Porque num piscar de olhos, você verá que tudo o que você viveu, valeu a pena!
Você conseguiu!
Voce venceu!
Agora pode balançar a bandeira.
O que falar dos espinhos no caminho?
Só servirá de amadurecimento, e as tombos?
Servirá de aprendizado!
Acredite! se você chegou até aqui...
É porque tudo tem um propósito no universo.
E para você conseguir ser aprovado,
Você teve que passar pela prova!
#BlendaLorraine
Dai...... me foi perguntado porque a gente sofre tanto, porque tudo gera sofrimento, porque sofremos sempre. Ora o sofrimento faz parte do todo, e da importância que damos a ele e a determinadas coisas que nos fazem ter esse sentimento, nem tudo é amargura, nem tudo é dor, com o tempo vem o alivio pra tudo, e só sofremos enquanto queremos e permitimos que isso aconteça em nós. Ainda penso que: Também isso seja uma parte crucial em nosso processo evolutivo, e de amadurecimento e superação,,,,, Afinal, é através dele que aprendemos a dar valor a muitas coisas, a ver com outros olhos. Em sofrendo valorizamos as coisas que deixamos de fazer por motivos fúteis, ou as que fizemos no impeto e vemos alguns momentos que se tornaram contos para nós mesmos
É! O sofrimento é mais que um motivo para nos lamentarmos, para pensarmos nas escolhas que fazemos, e muitas vezes erradas, e depois vem sim as consequências, nada nessa jornada é de graça, sempre paga-se o preço, e talvez com algum sofrimento. mas quem se apega a isso, e não evolui, não deixa pra traz, não recomeça, se renova, não vai aprender nada com esse sentimento, e ficar sempre preso ao muro das lamentações, sem ver que se esse sofrimento foi gerado por alguma coisa que já passou, não pode ser mudado, se por uma coisa que esta por vir, também não se muda, temos que aguardar o que vem pela frente, e com sabedoria, e razão decidir; Não vou sofrer por isso.
Cuida do teu Caminho
Espalha migalhas de perdão e compreensão que,mesmo que comidas pelos pássaros,não farão falta ...apenas servem para te apoiares quando pensares em voltar, e este dia nunca mais vai acontecer,nem voltar.
Confia teus pés à uma estrada dura rodeada de borboletas,prenúncio de que os anjos estão ao teu redor.
Observa o aclive que embora leve,vai fazer bem ao coração e as panturrilhas e é sinal de ascensão.
Respeita a tua velocidade de encarar os obstáculos e o teu momento.
Carrega o teu cajado,conecta ele ao Sagrado e ele te será útil.
Faz do Sol tua alegria constante e da Lua tua companhia inseparável.
Anda pelo meio.Bebe água da fonte.Comemora os teus passos,mesmo que curtos,errantes,mas únicos.
Inicia todo dia.Renasce.Reage.Perseverar é vencer.
Despertar e Enxergar é a coroa da Vida.
Ama os teus,colhe tuas flores,faz o teu pão, e deixa que as árvores ao redor,
te proporcionem a sombra fresca para o sagrado descanso.
Tudo é aprendizado,e prevalece a Lei.
Viajar é Preciso...
Minha profissão tem ofício simples:
Juntar, em casamento, alegria e emoção
Mas, que de fácil nada tem... fio que não
Nem todas as sandálias se calçam iguais
Há de se fazer um arranjo aqui, outro ali
Convencer que a não existe o tal desamor
Que viver é compreender sentidos e sinais
Colher aceitações, aceitar: a vida passa mar e amar
Quereres inseguros no desapego cria força
Porque nem tudo é um todo certo, exato
E é no olhar inexato que exploramos o melhor
Entendemos Machado e vendavais “Meirelirantes”
Guimarães, aportou em minha vida, num raro acaso
Trazendo latente, um coração valente, uma roça, batente batido
Ao longo de finita vereda que levava à rangente porteira, odor de café
Sentido já na entrada da casa humilde, num cantinho de Andrequicé
Atravessei à nau, o Cabo da Boa Esperança
Me detive, entre um mar e outro, ali, no Bojador
De onde admirei o céu, a Ursa Maior, as Três Marias
A lua, temente do olhar que dispara flechas de dor
Fui viajante alado em olhos apaixonados
E, não raro, aos avessos, nos mais irados
Jamais disse adeus, porque todo dia um pé de vento
Me leva de volta ao lar, vivo, quieto... em meu tempo
- Relacionados
- Agradecimento pelo Aprendizado
- Aprendizado da Vida
- Frases de aprendizado: lições que transformam
- Textos sobre a força feminina que exaltam o poder da mulher
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
- Frases de aprendizado e experiência
- Sofreu muito, foi aprendizado