Textos de Angústia
A perda de alguém que amamos nos dói profundamente. A angústia parece não ter fim, mas depois vem a saudade e as lembranças de todos os momentos felizes que passamos juntos, vem para nos confortar e mostrar que o desencarne é um processo natural e que não doerá eternamente, mas temos que nos fortalecer para compreender e sentir a alegria que a pessoa nos transmitiu em vida e que ela nos deixou um legado de amor para ser lembrado e compartilhado após sua despedida.
Na hora da angústia podemos recorrer diante de Deus que nos traz segurança, conforto, refrigério e alivio no meio das crises. Elas são parte da nossa vida, a dor e a angústia andam dentro de nós porque temos as deformações na alma por causa da queda. Sofremos, pecamos, nos angustiamos, sentimos dor e experimentamos a angustia da alma. Mas, no meio de tudo isso, percebemos a alegria divina vindo em nós e nos ajudando a suportar os dilemas e crises da alma.
Dias bons, dias ruins, dias tenebrosos e de angustia e talvez por medo do futuro sofremos antecipado e perdemos nosso chão. Perdemos nosso objetivo e estragamos um trabalho de muito tempo construido. Nos afastamos de nós, dos amigos, da familia de quem nos quer bem. Medo , puro medo. E nisso falando por mim, me desculpo com todos pela ausencia dos ultimos dias, mas quem tava perto sabe os motivos. De volta ao foco, novas metas a vencer, recomeçar sempre. Gratidão pelos que não me abandonam. Uma noite de bons sonhos a quem dormir, mas abençoada a; familia, aos Amigos, a Você . Salamaleico . Obrigada eternamente pela parede.
Temos medo de ser infelizes, tememos a angústia, tememos até mesmo perceber que somos frágeis, que somos passageiros, que tudo e todos um dia terminarão de existir (neste mundo). Assim tentamos distrair essa angústia, essa aflição, correndo o tempo todo atrás de alguma coisa que desvie nossa atenção, atrás da “injeção de felicidade imediata” que nos traz acalanto e paz interior, mesmo que somente aparentes.
Eu me admiro pois consigo sorrir com os problemas, reunir forças na angústia, e ganhar coragem na reflexão. É coisa de pequenas mentes encolher-se, mas aquele cujo coração é firme, e cuja consciência aprova sua conduta, perseguirá seus princípios até a morte,pois com certeza após ela surgirei novamente na mente de quem imaginou que a chama se paga .
Se fosse possivel apenas feichar os olhos e fazer desaparecer toda minha angustia. Eu optaria em ficar cego para o resto da vida, mas enquanto o peso dessas injusticas permanecerem na minha conciencia eu continuarei suplicando e escrevendo ate q toque na mente duma autoridade justa, para que sejamos cada um povo mais humanista e nao indiferentista.
O segredo de tudo é que o tempo sempre passa. A dor, a angústia, a paixão, mas o amor é diferente, o tempo para, o mundo não gira e sempre pensamentos desnecessários machucam você, lágrimas saem sem querer, pessoas vão e vem, outras morrem e algumas nascem. Só para lembrar: Não pare, siga em frente, o ontem é passado, foque no presente, afinal um novo dia sempre vai nascer, cheio de novos sonhos, alegrias, dores e paixões.
É na escrita que eu consigo colocar pra fora o que há de ruim dentro mim, o que me causa angústia e aflição. Comparo isso ao ato de vomitar. Colocamos pra fora algo que não nos fez bem. Mas muitas vezes vomitar sentimentos no papel não é suficiente. Alguns sentimentos são inalcançáveis, pois habitam no âmago do meu ser.
Por que não me deixa ir? Coloca nessa angústia um ponto final, um fim. Não aguento mais esse vai e vem, esse oito ou oitenta. Isso não está me fazendo bem, estou farto, meu sentimento não aguenta. Você me diz um tchau, semana que vem já quer voltar. Bota uma colher de sal e outra hora, quer me adoçar. Me ama ou me deixa ir embora! A gente cansa, de ser preso, tô fora. Chega de meio termo, para de ser bipolar. Me diga sem medo, você quer ir ou quer ficar? ''Você põe muitas vírgulas, só enxergo ponto final.''
Alguns de nós nos sentimos ou já passamos pela situação de estarmos em um momento de angustia e nos pegamos pensamos solitários em nossos problemas, ai de repente nos deparamos com alguém que nem conhecemos oferecendo nos um simples sorriso e ficamos sem ação com essa atitude, e isso causa nos um bem enorme, uma paz, e nos sentimos que podemos ser aliviados com simples gestos de afeto... Então vamos aproveitar as lições que a vida nos proporciona, hoje pode ser que eu ou você não precisemos desse afeto, mas olhe a sua volta, provavelmente vamos encontrar uma alma que procura sem saber também um simples sorriso ... doe-se, você não vai se arrepender e isso não lhe custará nada.
Lê, mas lê com o coração e com a angústia por tempos que não voltam. Joga fora toda a racionalidade e todo o conhecimento literário . Se não estiver com a cabeça mergulhada em lembranças, o coração apertado e com aquela sensação de soco no estômago, não vai entender. Talvez eu não entenda pela manhã. A saudade é ,dos sentimentos, a mais traiçoeira...
Você é o motivo do meu amanhecer é a minha angustia ao anoitecer, você é o brinquedo caro e eu a criança pobre, o menino solitário que quer ter o que não pode, dono de um amor sublime, mas culpado por querê-la como quem a olha na vitrine, mas jamais poderá te-la, eu sei de todas as suas tristezas e alegrias.
Enfim, me sentindo mais aliviado... aquela angústia que eu tinha dentro de mim, aquela vontade de falar o que o coração pedia, eu falei, tudo acabou, falei o que tinha de ser dito, espero que daqui para frente tudo seja diferente, como eu falei não sinto mágoa, não me arrependo...pelo contrário, foi maravilhoso.
Quanto tempo tem um tempo necessário para que todas as angustia passe de vez? Já faz um certo tempo que eu cheguei à conclusão de que não devo mais ficar desse jeito - triste e me lamentando. Não digo como se eu pudesse escolher entre ficar feliz ou triste. Nada disso. Eu me sinto só, deixado de lado. Sinto que não sou mais tão necessário na vida de “alguém”. Mas para que vestir toda essa tristeza, solidão e melancolia que me cercam? Já é dor demais para ter que intensificar assim. Então eu sorrio. Sorrio com a esperança de um dia o sorriso anteriormente forjado, acabe se tornando sincero quando eu menos esperar. Não sei como, não sei onde, não sei quando… Mas a fé foi tudo o que me restou. Nem tudo é o que parece. Por trás desse sorriso, existe uma alma que chora. Que grita, implorando por salvação. E eu vou me manter dessa forma até onde eu conseguir suportar. Até chegar meu limite e a tristeza transbordar como cachoeiras pelos meus olhos.
É meu jovem, muitas coisas deixamos pra trás com a esperança de se libertar daquela angústia insuportável por ser a mesma mesmice de sempre. E cada passo que damos, as pernas tremem por não saber onde pisamos. O passado não era pra existir, por que tudo está lá, está tudo registrado. Um amor, um brinquedo, uma música da época, uma palavra daquele que já se foi, uma amizade, uma comida, um filme, uma namorada, um beijo, uma tarde, uma noite, uma manhã, um carinho, um abraço, um cheiro, um arrepio, um “eu te amo”, um “fica comigo”, um choro insuportável. Não deixe o seu presente virar apenas passado lamentável, o passado não volta, faça valer, faça do seu carinho um aconchego e que lá na frente não se diga que poderia ter feito diferente. O presente é o hoje, o futuro é o amanhã onde não sabemos que estaremos aqui.
Eu sofri demais, ri demais do que passou e a angústia ainda continua demais e culpei mo mundo pela tamanha desilusão que eu havia sofrido um dia, quis jogar todo mundo medo de amar que eu senti um dia, um medo e a ilusão que um dia eu tive. Mas culpar o mundo e derramar a ele todas as minhas dores não foi a solução, acabei me iludindo mais e mais sendo tão superficial e me fazendo pouco a pouco de insensível.
Hoje eu abri a janela do meu quarto,e não sei de onde me deu uma angústia tão profunda...chorei como nunca chorei antes.Lembrei dos momentos mais felizes da minha vida,das vezes em que você passava aqui... nada vai apagar você da minha mente.Você é minha única paixão.Meu verdadeiro amor,minha razão de viver e esperar que a vida me dê uma segunda chance.
Pego a caneta como quem busca uma arma para atirar. Quero derrubar os corpos diante da angústia da minha tinta! Quero manchar as ruas com as letras da solicitude vasta. Despejar o caldeirão das críticas nos pratos das crianças traumatizadas. Empurrar o paralítico na descida e gritar sorrindo que o freio quebrou. Quero infestar a consciência com as ideias que destruíram minhas ideologias.
Deixe ir o que não te faz bem, o que não acrescenta nada em tua vida, o que te causa angustia, medo, saudade, incerteza, insegurança... Abra as mãos, os olhos, os braços, a mente e o coração para receber o que é seu por direito... O direito e a obrigação de ser feliz! Jogue fora preconceitos, reticencias, interrogações. Viva hoje, o amanhã pode não existir! O amanhã é hoje! Se quer, diga! Se quer muito, faça! Não deixe que nada nem ninguem lhe roube o prazer de ousar, experimentar... Experimente! E se voce gostar? Se não gostar diga, mas pelo menos experimentou. Mude sua rotina, mande flores, tome um banho gelado, olhe a lua, caminhe descalço na areia, tire o paletó, sente no chão! Saia da sua zona de conforto, aceite desafios, desafie. Beije, mas beije muito. Aceite um convite, faça um. Conheça gente nova, faça planos pro futuro, mas viva como se o futuro nunca fosse chegar... Viva intensamente! Não ensaie. Suba no palco da vida e dê um show, você merece os aplausos. Faça um filho, escreva um livro, plante uma árvore e viva um grande amor. Sabia que amor de cinema existe? É só querer viver um! Faça valer a pena! Voce é o maestro da sua vida. Mas se nada disso der certo recomece tudo outra vez e... "Continue a nadar, continue a nadar..." Seja feliz em poder recomeçar e escrever uma nova historia! Recomece... Sempre e quantas vezes seu coração precisar!
Sinto um vazio e mergulho no nada que representa a minha angústia, então fico contando estrelas que não existem e afundo cada vez mais, esperando que o fundo apareça, mas ele não aparece. Perco de vista o ponto de onde comecei a cair e fico sem referências. Já nao sei mais onde estou. Começo a enxergar o fundo, a realidade, mas na velocidade que caio, o impacto seria forte demais pra mim. O fundo então desaparece, e com ele a realidade e todo esse pensamento. Ja sei novamente onde estou.