Textos de Amor Passado
28-31 de Dezembro, 2021
Vilão da sua própria história.
O passado é usado para diminuir a sua glória.
Por que eles não conseguem ver? Que estava enjaulado em uma culpa que não deveria ter.
Aonde você quer chegar? Sua vida será escrita mediante ao que os outros vão achar?
Pecado é pecado, não há um pódio de erros nas escrituras que a gente lê. Se você mente, ou omite. Se você é grosso ou oprime, se você bebe ou come sem limites. Não há um maior ou pior para se cometer.
É mais fácil apontar o "erro" e julgar, do que enxergar porque o "erro" aconteceu.
Qual vai ser a sua próxima válvula de escape?
Vai deixar ser abatido ou falar suas verdades?
Vai seguir com esse rancor? Ou vai encarar de frente aqueles que os criam e aqueles os criou?
Olha pra si, perceba aonde foi parar, por mais que não reconheçam e só condenem seu jeito de agir e de pensar.
Frutifique sua bondade, e nunca ache que não foi por merecer, o Criador sempre enxerga a bondade que habita no nosso ser.
Siga em frente sem medalhas de honras, tenha em mente as coisas boas da memória. Por mais que o passado não faça parte do futuro, ele faz parte de você. E construiu marcas, muros, e a fortaleza que não deixou se corromper.
Às vezes a solidão pode ser a sua melhor saída , mas não a deixe dominar e te fazer crer que é a sua melhor amiga.
Eles são seres humanos, cheios de falhas e feridas, assim como você, criaram cascas e aprenderam a se virar na vida. Uns com mestria, outros ainda não acharam sua saída. Muitos não tiveram despedida, alguns fracassaram e poucos encontraram o sentido na vida.
Não engula o medo e o rancor do mundo pra você, por mais que eu não tenha convivido com o menino prodígio, sei que há um pouco dele em você. Coloque-se em outros lugares e entenda os porquês, não se afaste de mim e nem dos que me criaram sem eu merecer.
Mediante o favor do Senhor, soltou-se das amarras do passado, desde então, conquistou sua liberdade, passou a ser mais feliz, saudável, determinada, tendo por si, um forte amor de verdade, amando-se intensamente de corpo e alma.
Isto posto, quer estar cercada pela simplicidade, vivendo de uma maneira livre e impetuosa como os fortes ventos do outono, soltando suas folhas ressecadas, renovando suas forças, mudando sempre que necessário, uma vivência inspiradora.
E para que não tenha que voltar para aquela prisão intempestiva, faz o possível para não se acomodar, mantendo a sua essência liberta e cada vez mais viva, uma chama que mesmo na frieza continua a queimar.
Brasília, cidade sem passado,
Criada pela mão do homem,
Um sonho de modernidade,
Que virou realidade.
Saudade é o que sinto,
Daquilo que vivi, senti e sonhei,
Dos sonhos de quem em mim criou,
De uma história que nunca existiu.
Amor é o que move,
Os corações que por ela passam,
Uma cidade de concreto,
Que guarda histórias de amor e de desencanto.
Brasília é um mar de paradoxos,
Onde a beleza e a solidão se encontram,
Onde o progresso e a saudade caminham juntos,
Onde o amor e a indiferença se confundem.
Brasília, cidade sem passado,
Onde o futuro é incerto,
Mas onde a saudade, o amor e a reflexão,
Sempre terão lugar certo.
Brasília, cidade sem passado,
Criada para ser a capital do futuro,
Onde a saudade e a paixão se misturam,
Como em "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marquez.
Entre o concreto e o vazio,
Surge o amor, como um raio,
Que ilumina a alma e o coração,
Como em "O Amor nos Tempos do Cólera" de Márquez.
A paixão arde, como o sol do cerrado,
Envolvendo os amantes com seu fogo,
Mas também se esconde, como a lua no céu,
Como em "O Labirinto da Saudade" de Eduardo Lourenço.
Brasília, cidade das linhas e curvas,
Onde o passado e o presente se encontram,
E a saudade se torna poesia,
Como em "Fernando Pessoa: Obra Poética" de Pessoa.
O amor e a paixão, a saudade e a reflexão,
Em Brasília, se misturam em um só ser,
Como em "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera,
Nessa cidade que não para de se reinventar.
Acabou...
O fim se fez presente,
E no passado, estive presente;
No presente, tudo ausente.
Acabou...
Na eternidade, apenas lembrança;
No pensamento, esperança;
Mas no presente, somente a falta.
Acabou....
Recentemente, apenas silêncio;
Preteritamente, o coração;
No presente, dessentimentos.
Sentimento de incerteza
Em nada há uma clareza.
Passado que me causou feridas
Feridas que hoje sou obrigada a senti-las.
Amei pessoas com todo amor do mundo
tentei odiar pessoas na mesma intensidade
Difícil é continuar sendo eu mesma,
depois de tanta "maldade".
Sempre fui uma boa filha,
mesmo que eles dos meus sentimentos não entendiam.
Sempre fui uma boa irmã e tia,
mesmo na grosseria e mau-humor de todos no dia a dia.
Sempre fui uma boa amiga, mesmo não sabendo retribuir carinhos de forma merecida.
Tinha sido uma ÓTIMA namorada, ate me sentir deslocada, enganada, indesejada e magoada.
Sempre fui uma pessoa paciente e legal, ate mesmo com pessoas que tiravam meu astral.
Sei do meu valor como pessoa, ou tento listar coisas pra que eu me sinta boa?
Tento meconvencer
de que sou isso e aquilo
Mas a verdade é que eu não faço a mínima idéia
de quem sou.
Submissão nunca foi meu forte, amar sim.
Omissão nunca precisei, amar sim.
Satisfação ao passado não, ao amor presente sim.
Se a submissão, a necessidade de omissão e da satisfação ao passado é o que te constrói, é o que te sustenta, à mim basta o pilar do amor presente.
Flávia Abib
O chalé
Um menino uma vez resolveu mudar para um chalé, ele era conservado, nunca tinha passado por reparos. Esse menino morou por um tempo no chalé, mas começou achando ele sem graça e resolveu se mudar, ele acabou estragando algumas coisas de lá, então a dona resolveu fazer uma reformar.
O garoto quando soube da reforma do chalé, se mudou novamente, dessa vez ele ficou mais de um ano morando nele. Infelizmente, ele destruiu o chalé, o deixou caindo aos pedaços, todo destroçado. A dona sempre tentava o concertar, mas o garoto vinha e quebrava tudo novamente.
a dona irritada, expulsou o garoto de uma vez por todas, não deixou ele morar mais lá.
Então, mais uma vez ela concertou o chalé, umas semanas depois, outro garoto se interessou pelo chalé, e conversou com a dona se poderia mudar para aquele belo lugar, a dona depois de um tempo finalmente concordou. Esse garoto era bastante diferente do outro, ele cuidava do chalé bem, e tomava todo cuidado possível. O garoto plantou flores, reformas, pinturas e outras coisas, a dona ficou muito feliz com isso, então permitiu o garoto morar lá por muitos e muitos anos, até ele e o chalé ficarem bem velhinhos juntos.
Obs: Não é sobre um chalé.
Passado algum período, mas de forma recorrente, me vem à lembrança aquele momento de quando eu ainda era criança e assistia tv com minha avó.
Gostava de deitar no tapete da sala, encostada naquela grande almofada e confortavelmente apoiava o pé no sofá, onde minha avó estava.
Essa cena era rotineira e ela sempre pegava no meu pé, acalentando-o e dizia "que pé frio, minha filha" e sorria.
Hoje entendo o sentimento e quantas palavras existam nessa frase e naquele olhar afetuoso.
Ela tem um caminho enorme pela frente e não será fácil, desejo bênçãos e sorte na vida dela, e desde então, carrego essa sorte em meu coração.
Que sorte a minha!
Dentro de um passado recente, quatro amores graças a Deus chegaram neste mundo, foram crescendo rapidamente, cada um com o seu jeito entre choros, muitas risadas, primeiros passos, primeiras palavras, pequenos extraordinários, crianças imensamente amadas.
Por onde passaram, deixaram suas marcas, preciosas e memoráveis, em corações, em almas, olhares, ricos momentos, moradas, diversos lugares, marcados com fortes sentimentos, simplicidade, algumas travessuras, deslumbramentos, sorrisos sinceros de felicidade, ternura e avivamentos.
Inesperadamente, causando um grande lamento, aqueles quatro amores foram forçados a partir, mas permanecerão vivos naqueles que ficaram, os quais serão constantemente confortados pelo Senhor que transformará suas lágrimas em força, usando o poder do seu inexplicável amor.
Em um tempo distante...passado! Pensei que seria para sempre,fiz questionamentos ao meu destino, atiçei minhas lembranças de quando eu fui protegida,vasculhei milhares,milhões de vezes uma pequena caixa dentro de mim que guardava meus sentimentos de gratidão,ao observar,me dei conta de que a gratidão contida era por me permitir viver. Grata pela vida.
Certo dia, vi fagulhas de alegria dentro de mim,o primeiro amor a gente nunca esquece,seja para sempre ou não,deixa rastros,em mim ficou incertezas,caminho perguntando e se...Como se pudesse ter feito diferente.
Descalço me deito,descalço me levanto. Mas gosto de deitar para lembrar das inúmeras vezes que fui feliz, dei o melhor que pude como eu pude dar, guardei lembranças das palpitações, guardei o cheiro da saudade,mas,deixei para trás o que não estava ao meu alcance,as incertezas do destino. Deixo-me descansar, guio-me pelas veredas e espero o melhor. A vida me ensinou a nunca desistir.
Carta aos homens do meu passado:
Olá, faz um tempo que não nos vemos e nem nos falamos, afinal, a vida seguiu e fomos viver os nossos caminhos. Não é uma carta de saudade, e vc entenderá conforme for lendo.
Nunca pensei que não ter tido uma figura masculina de um pai tivesse me afetado tanto, mas afetou😔 Sem perceber, coloquei em vc as minhas seguranças, vc era no meu imaginário a definição do meu "salvador". Eu sonhava em ser salva e resgatada da minha própria vida e te coloquei esse peso. Me coloquei como uma filha e quis seu amor, cuidado e proteção. Só hoje entendo que te coloquei nessa posição, por isso, doeu tanto (em mim) qdo acabou, foi como ser abandonada pelo pai de novo.
Errei com vc, mas por não saber.
Eu que não me amava te cobrei me amar.
Fiz nosso amor de casal morrer qdo me coloquei como "filha" e assumo meu erro.
Criança não namora, eu ainda era aquela menina abandonada no corpo de uma mulher.
Dentro da minha ignorância, achava que ser madura era ser grossa, achei que ser mulher de verdade era ser controladora, pensei que amor era sobre vc cuidar de mim e, na minha imaturidade, mal te dei o amor que vc também precisava.
Entenda, eu não podia te dar amor, pois não tinha em mim essas coisas. Não tinha amor-próprio.
Tive que perder para aprender e passei por tantas coisas, já me fechei ao amor, já entreguei demais, também tentei ser a mãe em vez de companheira, e eu só pude me enfrentar depois que entendi que não era papel do outro preencher o lugar do pai, e como para ter um relacionamento saudável é preciso ser adulta, ter muita troca e equilíbrio.
Por isso escrevi isso para vc, nossa história foi fundamental para eu poder despertar para mim. Não fomos nada do que sonhamos juntos, e o fato é que foi melhor assim, escolhemos o melhor: seguir sozinhos.
Sei dos seus erros, mas essa carta não é sobre isso. Em nossa história, deixo com vc o que é seu e levo apenas o que é meu.
Só queria te agradecer por não ter aceitado cuidar de mim, e agora estamos bem (pelo menos eu estou), essa carta não é para voltar a ter contato, apenas para que vc saiba que aprendi minha lição, e desejo a vc muita felicidade.
Quando alguém fala de algum defeito meu ou de coisas que fiz no passado, eu entendo.
Mas eu não moro mais naquela versão, não penso mais daquele jeito e nem sou mais a mesma pessoa.
Então, se você ficou preso a uma versão anterior minha, sinto te informar que todo ano me atualizo.
Meus erros são novos, e nem por isso me apego ao desejo de errar, apenas não sou imune a eles.
Mas, acredite, a vida me mudou muito, e ainda bem.
Tem muita gente que não vai gostar, afinal, a antiga Deborah se deixava ser manipulada para agradar aos outros.
Agora, antes meus limites, meus valores e depois, se eu puder, os outros. Não me culpo mais por não poder e não QUERER fazer o que os outros esperam de mim.
É meu papel me respeitar e me fazer feliz dentro de meus valores.
Então, se você não gosta dessa nova versão, está tudo bem. Foi bom a gente no passado, e todo dia recomeço a vida olhando para a vida. Se não olhamos mais para o mesmo lugar, ou se você ainda não superou algo que fui ou fiz no passado, deixo com você as suas questões, percepções e expectativas, são só suas e não dizem nada sobre mim e minha jornada.
Eu sei e sinto que mudei muito, e isso me faz bem.
E já, já vou atualizar de novo, mantendo os valores morais, mas sempre uma nova Deborah.
Quer me (re)conhecer? Eu apenas respeito a vida e meus limites.
Sabedoria por usufruto da experiência.
Certa vez, o passado perguntou:
- Você aceitaria vivenciar todos os momentos de tortura da sua alma, novamente?
O presente respondeu:
- Não. Tenho muito medo daquele passado.
Então, o passado não convencido da resposta do presente, continuou com as perguntas e inserindo algumas outras propostas para o presente, desejos egoístas, carnais, financeiros, materiais, e assim em diante. Não sendo satisfatória a resposta, continuou, só que dessa vez inserindo a abordagem do sentimento de medo.
Foi assim que o presente resolveu conversar com o seu Deus, repassando para ele a informação do quanto estava amando o seu presente, o quanto foi doloroso o seu passado e que não o viveria novamente porque já tinha passado nessa lição, fechou os olhos e disse:
- Deus, eu quero que faças o que for justo e perfeito para mim, peço -lhe perdão pelos erros, mas eu espero ser feliz e continuar caminhando nos teus planos para minha vida e para as leis de evolução do plano Terra. Desejo também que o passado se cure, encontre algo que o faça feliz de verdade.
E foi assim que o passado ficou no passado, e o momento presente caminhou rumo ao seu futuro.
Perdido no tempo
Em um mundo de lembranças
Onde o passado se mistura com o presente
E o futuro parece tão distante
Sigo por caminhos desconhecidos
Sem saber para onde devo ir
Apenas buscando uma luz no horizonte
Que possa me guiar e me conduzir
Mas as horas passam tão rápido
E eu me sinto cada vez mais perdido
Nessa jornada incerta e sem fim
Que me leva para um destino desconhecido
Porém, continuarei a caminhar
Com a esperança de um dia chegar
A um lugar onde eu possa enfim
Me encontrar e me sentir em paz.
Vida idealizada, rotina consolidada,
Passado suprimido, sentimentos adormecidos,
A calmaria que mais parece monotonia,
Um coração em anistia, oculto e em dessintonia,
Contato inesperado...
...sentimentos aflorados
deixando extasiado, eufórico demasiado;
A alegria que se desperta, coração em frenesi que flerta,
Emoções que há muito nem sentia, felicidade que já nem existia,
Fantasias...
...Fantasias que não duram,
Alegria que se esvai,
Coração que gela, dói e se destrói,
Lembrança que traem, machucam, desvaem,
Afeto manipulador, produz Tristeza, solidão, dor,
Sensação que cresce, consome e esmaece, um coração que padece,
rotina uma saída,
Vida que segue, Vida que segue.
O figurante
O passado me mata, constantemente, me massacra. E por que? Seria fácil falar que é por causa de um amor, mas é muito mais complexo que isso. Quando você ama alguém, você se entrega. Você não se coloca em primeiro lugar. Você deixa aquela pessoa ver cada linha sua. A vulnerabilidade, As dores, Tudo. Tudo o que você pode ou não oferecer e ser rejeitado é normal, mas ser rejeitado por todos a vida toda, te coloca em um mar de inferioridade gigantesco como se somente por você nascer, você já está errado. Você se vê perdido, como se realmente todo mundo mente pra você, como se você realmente não existisse e é só parte de uma novela, onde você é o figurante, sabe? Ninguém liga pro figurante, ninguém leva a sério o figurante, ninguém se importa com o figurante.
Quando Você Chegou
Quando você chegou, o passado perdeu o peso,
As histórias antigas ficaram para trás, sem importância.
Tudo renasceu, tão novo, tão belo, tão leve,
E até minha casa, que andava quieta, sorriu para você.
Do seu lado oposto, essa conversa sutil,
Silenciosa, mas cheia de intenções, me prende, me fascina.
Seu rosto é um universo onde me perco sem querer,
E quando você sorri, é como se o ar sumisse por um instante.
Quero te ver amanhã e depois, e mais um mês inteiro,
Sem pressa, sem fim, só pelo prazer de estar ao seu lado.
Porque cada momento contigo é um presente sem promessa,
E tudo o que eu quero é continuar recebendo esses dias.
Dia 6
Domingo passado,
Estavas ao meu lado,
Acordava em meu peito,
Me olhava daquele jeito meigo,
Te acariciava os cabelos,
Teu rosto,
Vendo tua manha,
Querendo ficar mais tempo na cama,
Agora você não está aqui,
Deixei o suspensório cair,
Acidentalmente,
E percebi que o colorido ficou cinza,
Enquanto você não está aqui...
Para dizer que quando isso acontece,
Eu fico um sabor...
Um sabor que é teu.
Caminho sobre teu chão relvado,
É a minha busca pelo teu passado,
De fazer da democracia um sonho,
Por muitos a ser alcançado,
O futuro é filho do passado,
- Isso jamais poderá ser negado! -
Enfeitado pelos parterres,
O futuro segue com esperança,
Iluminado por grande beleza,
Que deixam os corações alegres,
Com os olhos nas alturas,
E os pés na terra;
Contemplando as tuas aves serenas,
Cuidando das flores,
E escrevendo todo os poemas
No afã de melhorar o mundo,
Desafiando as guerras e os séculos,
Firme tu te afirmas, e permaneces.
O pôr e o raiar do Sol,
A dança das horas,
As pereiras e as macieiras,
O teatro de marionetes,
As tuas artes célebres,
Ali se encontram perenes.
Muitos não se lembram,
Outros sequer percebem,
A vida flui como as suas águas,
O Palácio de Luxemburgo,
Hoje é a sede do Senado da França,
Nasceu graças ao sonho da Rainha,
- com sorte, consorte
Enfrentando toda a sorte,
Mulher de fibra, romântica e de força,
Escreveu a sua história no tempo,
Ali está a sua trajetória,
Da soberana Maria de Médici.
A mão feminina,
A Liberdade, Igualdade e Fraternidade,
- valores da República
Que perpassam os Estados,
Dignos de eterno louvor e de veneração,
Eles deveriam existir em qualquer Nação.