Textos de Amizades
Antes eu tinha receio de ficar sozinho na maioria das vezes! Ciclos amorosos, amizades ou até mesmo com quem teruma conversa aleatória fora do meu cotidiano…
Hojetenho receio de ter pessoas erradas a minha volta, não tenho medo de perdê-las…
Tenho medo de perder quem sou ao tentar agradá-las...
Aprendi da pior forma possível que só eu posso me tirar de algum estágio momentâneo de letargia, os outros, no entanto, podem no máximo me proporcionar alguns momentos bons…
Não aceito comparações ao meu respeito, de quem não sabe da minha realidade e ainda mais de quem nunca construiunada nem sabe de onde vim, nem o que passei para chegar onde estou…
Nem sempre preciso me igualar a ninguém para agradar, pois minhas ações me diferem…
Perco tudo se for necessário! Menos a mim mesmo, pois o queimporta hoje não é o que eutenhona vida, mas sim quem eu tenho na vida, nós nunca sabemosse vai durar uma noite ou uma vida toda…
Em uma sociedade onde prega o desapego, amar de verdade virou um desafio mesmo àqueles que vivem em baixo do mesmo teto…
Quando as coisas não fizerem mais sentido não tenha medo de mudar o trajetovocê só descobre novos caminhosquando muda a direção...
Além de Deus, nos modificar a respeito das ações dos demais é a única salvação…
...
Amizades não são impostos compulsórios
Laços afetuosos não dissipam nossa compostura
Na sobriedade armazenada em barris de carvalho
Na embriaguez coletada em nascentes potáveis
Condescendência não se sustenta sem lisura
Amizades não são tributos mandatórios
Elos afáveis não consomem nossa virtude
Na discrição engarrafada em pallets de madeira
No pileque reunido em estuários correntes
Benevolência não se sustenta sem atitude
Amizades não são dízimos capitais
Ligações amistosas não esbanjam nossa castidade
Na austeridade gravada em medalhas de prata
No porre recolhido em baías balneáveis
Diligência não se sustenta sem verdade
"Os laços em que se constroem as amizades são sensoriais e desprovidos de razão, você gosta sem saber o porquê, quer estar perto sem limitação do quanto, e falar sobre coisas íntimas sem receio de julgamentos ou culpa.
E é assim que as coisas seguem, quando estimamos alguém, a esse sentimento podemos chamar amor, quando recíproco, amigo, mas jamais haverá o primeiro, sem antes passar pelo segundo."
Muitas amizades já passaram por minha vida.
97% foram perda de tempo,
2% não consegui conhecer o suficiente
e 1% foram as únicas que estavam do meu lado quando eu precisei, foram as únicas que me tiraram uma gargalhada sincera, foram as únicas que fizeram eu me encontrar no meio desse mundo mais caótico que eu...
Eu prometo que NUNCA esquecerei de vocês duas.
Cultivar amizades, é a melhor terapia para nossa alma...
Mante-las, é melhor ainda...
Ósculos e amplexos,
Marcial
AMIZADE SEMPRE SERÁ UMA COISA BOA
Marcial Salaverry
A amizade é um sentimento muitas vezes mal interpretado, pois em nome de amizade, muita gente abusa daqueles a quem chama de amigos. Claro, são pessoas que agem com maldade no coração.
Uma real e boa amizade é aquela que une duas ou mais pessoas desinteressadamente. Basta estarem juntas, física ou internautamente, papeando, trocando bobagenzinhas, e até mesmo confidências... É preciso entender que é mais fácil abrir o coração para um amigo do que para um parente. Isso, sem interesses outros, além de uma saudável troca de conhecimentos.
Quantas vezes nós chegamos à conclusão de que desabafar com alguém próximo, mesmo que esteja longe, nos irá fazer bem, já que soltar as mágoas que levamos na alma, ou as dúvidas que temos, para um amigo, faz um bem enorme. Não tenham dúvidas. Não há nada melhor do que um desabafo feito na hora em que temos algo entalado na garganta.
Como também faz bem para quem escuta (ou lê). Afinal, estamos sendo úteis, estamos ajudando alguém, e é muito bom saber que alguém confia tanto em nós a ponto de abrir seu coração, mesmo que seja somente para um desabafo. Mesmo que você nada tenha para dizer, pelo menos ouça. Isso fará sempre com que nos sintamos melhor, não tenham dúvidas. Aliás, sempre ao receber um desabafo, devemos responder, ao menos para consolar, mesmo que a pessoa não peça, pois só o fato de estar abrindo seu coração merece que mostremos que estamos dando atenção.
Coisas curiosas às vezes acontecem conosco. Vocês já notaram que por vezes, encontramos ou só conhecemos, mesmo sem encontrar, pessoas que nos despertam de imediato uma grande simpatia e, por vezes uma grande antipatia ? Perguntamo-nos o porque disso. Sim, não deixa de ser estranho tal fato.
O normal seria simplesmente aguardar os acontecimentos para saber se essa pessoa, por suas atitudes futuras pode ou não merecer nossa amizade. Mas assim, à primeira vista? A única explicação que encontro, por vezes não tem concordância de muita gente. Trata-se pura e simplesmente de reencontro de vidas passadas, com as cobranças e resgates naturais de embates anteriores. E isso ocorre com muita frequência, mais do que se possa imaginar...
Puxem pela memória e vejam quantas vezes vocês já tiveram essa experiência. Aquela sensação de, à primeira vista, já achar que se trata de uma pessoa legal, ou não, de que já conheceu esse alguém, ou até mesmo um determinado lugar.
Por vezes, isso ocorre até mesmo emaillisticamente. Quantas vezes ao vermos o nome do remetente, temos o impulso de deletar a mensagem recebida, sem sequer lê-la.
Enfim, ainda é um tremendo mistério saber o mecanismo que comanda esse jogo de sentimentos, essas amizades, essas afinidades, ou mesmo essas antipatias gratuitas.
Mas que é muito gratificante ter amigos, sem dúvida é. Saber que existem pessoas que lhe tem apreço faz bem para o espírito.
Particularmente, sempre agradeço ao Amigão pelas amizades que tenho conseguido ao longo de minha vida, o que constitue um sinal de que minha passagem vai deixar alguma marca, e muitas lembranças (e lambanças, é claro...).
Existem diversas teorias, cada qual pensa de uma maneira, tem sua teoria própria mas que é gostoso ter-se boas amizades, sem dúvida que é. Realmente, é um mecanismo interessante. Aliás, nossas emoções sempre nos pegam surpresas.
E para minhas amizades, e para aquelas nem tanto, para todos enfim, meus mais sinceros desejos de UM LINDO DIA.
Vivemos num mundo de incertezas, onde nada é concertado quando se estraga. As amizades, os casamentos e os amores líquidos são descartáveis.
A minha felicidade é a essência dos meus desejos, o meu sorriso é digno da minha personalidade. Não me cobre pelo que tenho, mas sim pelo que sou.
A minha grandeza não se define pelo que tenho, mas sim pelo que sou. Eu sou do tamanho dos meus feitos, e das minhas nobres conquistas em prol do bem da humanidade.
Recentes amizades....
Em cada encontro, uma semente a brotar
Amizades novas, prontas para desabrochar.
Laços que se formam, firmes e verdadeiros,
Em corações abertos, sem medo de se entregarem inteiros.
Sorrisos compartilhados, momentos de cumplicidade,
Nas histórias trocadas, construímos nossa identidade
A cada conversa um pedaço de nós se revela,
E descobrimos que juntos a vida é mais bela.
Amizades novas são como pássaros a voar
Espalhando alegria por onde quer que possam passar
Em abraços apertados, encontro um lar,
Na confiança mútua um porto seguro a ancorar.
Nas novas infinidades, descobrimos novas paixões
E caminhamos juntos, unidos em nossas visões,
Compartilhamos sonhos, apoio e companheirismo
Em cada gesto de carinho, um tesouro que não tem preço.
Que essas amizades cresçam e floresçam,
Que sejam fonte de alegria,
E que sigamos juntos, lado a lado, sem hesitar
Em amizades novas, prontas para nos encantar
Porque as boas, sinceras e confiáveis amizades valem ouro provado!...
Quão bom seria se de tempos em tempos nos aquietássemos, como se assim estivéssemos vivendo um restaurador período sabático passional e sentimental...
Certamente assim melhor, bem melhor poderíamos refletir sobre a vital importância da conservação e quem sabe mesmo perenização de uma amizade realmente boa, confiável, orientadora, enquanto sincera e apoiadora, diante de situações inopinadas ou de ambientes novos, estranhos ou intimidadores.
E assim até mesmo diante da importantíssima Escola, e ou daqueles assustadores e desafiadores primeiros dias de atividades em um novo ambiente de trabalho.
Abraços,
Armeniz Müller.
...Oarrazoadorpoético.
Turma da Mônica
Na turma tem um pouco de tudo, tem amizades verdadeiras, tem pessoas que podemos contar. Se for falar da turma, vamos começar comigo. Sou forte, minha força é um mistério. Sou companheira, amiga leal, mas não me tirem do sério porque o Sansão eu vou girar e o problema vou solucionar.
Mas a violência não nos leva ao bom lugar. Sou a Mônica, muitos dizem que sou a dona da rua onde o Cebolinha quer de mim tomar.
Mas só quero ser feliz, só quero poder brincar e abraçar meus amigos. Sou a Magali, gosto um pouquinho de um lanchinho daqui ou dali.
Já comi um lanchinho às 2:10, já chegou o lanche das 2:15.
Mas fazer o que se comer é o que me deixa feliz!
Sou o Cascão, sempre com os meus amiguinhos, com o guarda-chuva em minha mão para me manter sujinho, para não perder meu nome lindo. Gosto muito dos meus amiguinhos, mas os planos infalíveis do seu Cebolinha se tornam falíveis.
Tenha fé, o Cebolinha nunca vai ser o dono da rua.
Sou o Cebolinha, eu sei que um dia vou lealizal meu sonho, pois um dia selei o novo dono da lua. Ninguém vai conseguil me segula e jamais vou desistil polque vou fazel o impossível pala chegal e com meus planos infalíveis vou conseguil a Mônica delotal e o dono da lua selei.
Cebolinha falar "R"!
“Aprendi pela dor, que meu progresso depende só mim, porque no fim vai ser só eu mesmo!”
Amizades e família estão aí para te apoiar, para se divertir, para te dar conselhos e as vezes até te ajudar a levantar quando você cai, mas quem tem que decidir se levantar é você! Tudo depende da sua decisão e da sua força de vontade, eles não podem te ajudar se você não quer ser ajudado.
Quando entender isso, entenderá também que você sozinho, está muito bem acompanhado, pois você pode fazer oque quiser, é capaz de coisas incríveis! Assim, aprenderá a não se importar mais com aquele sentimento de vazio e solidão, pois você é a sua própria companhia! Nem sempre eles vão estar disponíveis para você, pois assim como você, eles também tem suas vidas, suas fases, seus problemas. Todos nós temos nossos altos e baixos, dias bons e ruins, e as vezes por esses motivos, você terá que ficar só, então, quando a onda bater, aprenda a surfar ou morra afogado! Jasp✌🏽
Dos amigos e das amizades
Já falaram que amigo é coisa para se guardar a sete chaves
Já falaram que Amor pode ser êfemero e Amizade eterna
Já ouvimos dizer que Amigo não se compra e nem se vende
Já aceitamos que o Amigo é para aquelas horas sofridas
Todas essas frases não tem significado algum se você não os tem
Tudo que é dito soa vazio quando seu amigo não está perto
A distância ás vezes não perdoa, ela enfraquece os elos
Temos vergonha de expor sentimentos em momentos seguidos
Então vamos estreitar esses laços que sempre foram rocha
Nas mazelas e nas virtudes estiveram sempre presentes
Nos mal-entendidos e nos mau agouros não esqueçamos
De quem quase sempre esteve ao seu lado e dando o ombro
Dando braço e apoio incondicional, o resto é vida que se perde
A melhor das virtudes é a Gratidão, sem a qual as outras se esvaem
E no começo de um ano novo vamos desejar que a Amizade
Se fortaleça e que cada um de nós não esqueçamos a importância
De todos em Um e que a passagem do tempo não seja castigo
Autor: Marcos Neves Monteiro
Considerando ser muito desagradável viver sem ter boas amizades,
é preciso ter em mente que temos que acertar na escolha dessas amizades,
para que sejam realmente o que nossa alma deseja e aprova...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NA VERDADE, SEMPRE É BOM TER BOAS AMIZADES
Marcial Salaverry
Sempre é bom ter amigos, mas amigos de verdade, que sejam daquelas amizades leais e sinceras, mas na verdade, temos que convir que tal espécime anda meio que em extinção, pois para que possa haver relações de amizade, é necessário que haja uma convivência, e esta vem se tornando cada vez mais complicada, pois na atual situação que atravessamos, somos quase que obrigados a viver mais em casa, quase confinados, impedindo aqueles passeios e encontros de amigos que fazíamos antigamente. Está cada vez mais difícil sair de casa, assim como ficar, tambem chega a ser complicado, pois por vezes chega a faltar confiança até para atender a campainha e ver quem está chegando... E esse estado de coisas estava começando a decretar a extinção desse artigo tão necessário, uma vez que ninguém pode, em sã consciência, dizer que não lhe faz falta uma boa amizade, alguem para bater um papo amigo, jogar conversa fora, apenas para descontrair dos problemas do cotidiano.
Amigos são aquelas pessoas em quem se pode confiar, com quem se pode desabafar, falando de problemas, ou simplesmente batendo um papo amigo, trocando uma idéia, algo que chega a tranquilizar a alma. Enfim, é um artigo de primeira necessidade, e que estava quase extinto. Esses problemas de falta de segurança, de pandemia, estavam cortando as saídas para esses encontros tão gostosos e necessários, pois vivemos em uma sociedade, e a vida social é sempre necessária. Os problemas que todos enfrentamos estavam cortando o prazer dessa convivência, desse contato físico que determinava o surgimento de amizades.
Como num passe de mágica, agora a coisa toda ressurge, pois a Internet faz essa mágica de "aproximação" das pessoas, e assim, o artigo em extinção conseguiu descobrir a fonte de fertilização, procriou-se, e com uma enorme vantagem sobre o método antigo. Não precisamos sair de casa para convivermos .. A qualquer hora podemos "conversar" com os amigos. Eles não precisam estar por perto. Podem estar até dormindo. Colocamos nossa conversa na telinha, no "zapzap", e quando o amigo estiver disponível, lê nossa mensagem, e responde. E assim renascem os vínculos de amizade.
Vejam o que nos diz L'Inconnu sobre o assunto:
" Enquanto existirem amigos, que eu também exista...para merecê-los"
Realmente é muito linda essa mensagem pois, para termos amigos, temos que merecer sua amizade, pois a Amizade usa um caminho de mão dupla, ela vai e volta. Claro que um amigo, para ser chamado de amigo, sempre deverá estar pronto para ouvir seu desabafo, para escutar suas mágoas, entender seus problemas, e também para participar de suas alegrias, enfim, para dividir tudo, seja o bom, seja o ruim. Por outro lado, existe o caminho de retorno,eis que também é necessário que ele seja ouvido quando precisar falar, que ele seja atendido quando estender a mão pedindo uma ajuda, um apoio. Se dele precisamos, ele também de nós precisará, isso se chama reciprocidade, que é imprescindível para que uma amizade viva e sobreviva.
Para merecermos nossos amigos, temos que retribuir as gentilezas com que ele nos brinda, suas pequenas atenções, o ato de nos "ouvir", que são coisas que nos ajudam a sentir a vida, e deveremos dar reciprocidade ao que recebermos. Para termos, também devemos ser. Claro. Devemos aproveitar esta grande oportunidade que a Internet nos proporciona, e saber cultivar essas amizades, aproveitar bem o fato de podermos conseguir amigos à distância, já que a convivência física está muito complicada, prossigamos com a convivência "internetária", mantendo esses laços de amizade tão gostosos que estão surgindo, juntos ainda que distantes, trocando idéias, confidências. Já vi muitos problemas serem resolvidos graças a essas conversas. Está se revelando algo muito gratificante essa "amizade internetária", basta sabermos vive-la, basta sabermos mante-la.
Venha daí um abraço amigo, e que tenhamos todos hoje, e a cada dia, sempre UM LINDO DIA.
"Enquanto tiver braços
para dar e receber abraços,
amigos terei...
Marcial Salaverry"
Recado a uma amiga.
Sou uma pessoa intensa
Inclusive em minhas amizades
Muitas vezes sou mal interpretado
Porque pode ser confundido com amor
O que não é mentira...
Porque o sentimento que me une a você
Não deixa de ser amor..
Você está com problemas é óbvio que eu vou
me preocupar...
É da minha natureza..
Que não faça a mesma coisa por mim não importa
Sou assim...
Ninguém vai me mudar...
Protetor sou..
Tanto da mulher que eu amo
Quando vejo um amigo em perigo..
Eu sou assim..
Portanto se foste embora achando que estava confundindo as coisas.
Você se deu mal minha amiga....
Vou continuar torcendo por você...
Gosto de você de verdade....
Portanto mandarei energias positivas
Para que você consiga encontrar o seu caminho.
Se porventura quiseres um abraço.
Ombro amigo para chorar
Uma pessoa para dividir suas alegrias.
Conte comigo...
Sem medo...
meu coração vai estar aqui disposto a
recebê-la..
Ser amigo de seu filho é também incentivar boas amizades.
Tire o seu filho de casa, da frente do celular, do computador, leve à igreja, ao parque, ao shopping, ao cinema, de preferência com amigos.
Ensine o seu filho a ter amigos e ser amigo.
Converse muito com seu filho e ensine ele conversar, ter educação, respeito.
Ouça o seu filho e o ensine a ouvir.
Filhos que amam e se sentem amados, dificilmente sofrerão com a pior doença do momento, a depressão. E isso, nenhuma tecnologia poderia fazer por você!
De que adianta querermos ganhar o mundo inteiro, se perdermos uns aos outros?
As amizades são bênçãos que nos ajudam a curar a alma
As amizades são bênçãos
As amizades são alguns dos maiores tesouros que temos em nossas vidas. Elas estão sempre ao nosso lado e nos mostram lados da vida que não conseguimos enxergar sozinhos. Nos consolam quando nos decepcionamos e nos mimam, mas também abrem nossos olhos e nos falam as verdades que ninguém mais está disposto. Amizades nos motivam todos os dias a sermos o nosso melhor.
Nossas amizades são grandes responsáveis pela nossa evolução enquanto seres humanos.
Verdadeiras amizades são uma via de mão dupla, onde os envolvidos sabem o seu papel na relação, doando-se livremente para o outro, sem esperar todos os benefícios apenas para si. Esses relacionamentos prosperam em reciprocidade, empatia, confiança e amor.
Nem sempre permanecemos com as mesmas amizades durante toda a vida. Embora existam pessoas que se mantêm ao nosso lado por anos e anos, mesmo fisicamente distantes, algumas estão apenas de passagem, ficam o tempo necessário para cumprir sua missão e depois seguem o seu caminho.
Quando duas almas decidem se unir com amor, nada pode impedi-las de atingir seus objetivos…
Às vezes, só precisamos ouvir o quanto significamos para alguém
As amizades mudam conforme nós mudamos
Durante a vida, mudamos muito. Estabelecemos novos objetivos, sonhos, formas de pensar e viver, mas como em todas as áreas da vida, a relação de amizade também muda. Na juventude, dedicamos muito de nosso tempo aos nossos amigos, mas, na vida adulta, isso pode sofrer mudanças, já que as responsabilidades, obrigações e outros fatores como relacionamentos e família entram em jogo e podem transformar totalmente nossas vidas. Temos menos tempo, embora ainda cultivemos em nosso interior um amor profundo por todos os nossos companheiros de vida.
Cultivar amizades requer cuidado constante
De uns anos para cá, parece que cultivar amizades tornou-se uma missão cada vez mais complicada. Conciliar todos os nossos compromissos não é nada fácil, mas a vontade de manter essas pessoas em nossas vidas nos permite criar soluções criativas e benéficas para todos.
A verdade é que, enquanto houver interesse e dedicação mútuos, uma amizade nunca será prejudicada. Os problemas de rotina podem ser resolvidos com uma conversa franca e honesta, como em todos os outros relacionamentos, mas não há solução para a falta de interesse.
Seja virtualmente ou presencialmente, as amizades são um grande presente tornam nossas vidas mais significativas e felizes. Um amigo divide os fardos e compartilha as alegrias. Ele ajuda a curar nossa alma de tudo aquilo que nos fere e nos traz uma perspectiva completamente nova, incentivando-nos sempre a nos amarmos acima de tudo e mantermos ao nosso redor apenas aquilo que nos inspira e guia sempre em frente.
Sejamos sempre gratos às nossas amizades verdadeiras, que nos mostram que a vida vale a pena ser vivida e que nunca estaremos sozinhos.
Amizades reais são como tesouros! Feliz é aquele que os possui!! Eles recreiam a nossa alma. E nos fazem crescer...
Mas esses são os outros amigos...
Melhor que todos eles, só o Amado e Fiel Jesus! Esse será sempre incomparável.
O Amigo Inenarrável. O maior.
O melhor Amigo.
(Fabi Braga, 31/08/2014)
"As minhas amizades e a maioria das amizades são como estar na parte rasa do mar: uma parte limitada, onde as pessoas só vão aonde dão, não correndo o risco de se afogar. Ali é seu limite.
Já o fundo do mar, a parte distante, é para quem quer, é para quem sabe nadar. Quem não sabe nadar fica no raso. O fundo do mar não acaba para quem sabe e domina; No fundo do mar, você não se afoga."
QUANDO AS RELAÇÕES VIRAM JOGOS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Sejam parcerias vitais, amizades, amores, não importa... Nas minhas relações em qualquer um desses campos, valorizo criteriosamente o começo, pelo qual antevejo dias futuros... E toda vez que o início de uma dessas relações assume características próprias de jogo, deixo a mesa de negociações afetivas que se desenha, sem sequer olhar para o lado. É claro que sempre dou a segunda chance, mas apenas a segunda, porque sou do tipo que aprecia estar com a razão. Faço questão da consciência de que me fiz de tolo, para que os espertos que cruzam meu caminho se atrapalhem consigo mesmos e não tenham qualquer chance de argumentar contra o meu silêncio. Os minutos eternos de silêncio que lhes dedico em respeito ao nada que doravante representarão para mim.
Quem joga com relações tem um vício exacerbado e sempre perde para si próprio, viciando a qualquer incauto que se aproxime, caso não perceba em tempo a cilada em que poderá cair. Faço-me de tolo, mas não sou. Sei entrar e sair na hora exata. Se jamais apostei dinheiro nos jogos lotéricos oficiais, nos cassinos, bingos e bancas de bicho, por que razão apostaria um milésimo de minha boa fé, uma fagulha do meu afeto em pessoas que se tornaram máquinas de apostas? Pessoas viciadas em viciar, numa tentativa contínua e vã de se auto afirmarem diante do espelho e do mundo que as cerca? Sinto muito; mas quem queira se aproximar de mim, verifique primeiro se não corresponde ao retrato que acabo de pintar... E se acaso corresponder, procure um profissional; faça um bom tratamento e só depois me procure.
AMIZADES EROTIZADAS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Amizades entre gêneros opostos têm sempre um quê de sensualidade. É um quê que na maioria das vezes não avança, porque a natureza da relação já se arraigou tanto, a ponto de não caber outro contexto. Se o contexto de amizade for violado, logo depois não haverá mais nada. Amizade, amor nem paixão. Talvez rancor, pela consciência da perda causada com a troca de relacionamento. Às vezes, pela forçação infrutífera de um dos lados. Isto equivale a dizer que amizade é eterna. Relação amorosa, especificamente, não. Por isso, trocar aquela por esta pode ser o que chamam comprar gato por lebre.
Mas algumas relações desta natureza crescem tanto e ficam tão profundas, mesmo não se tornando paixão nem amor, considerando o sentido específico da palavra, que não dá para mantê-las, cruamente, no exato nível das grandes amizades. Tampouco para transformá-las em romances. Quando isso ocorre, a única saída é deixar a natureza cumprir o seu papel improvisador, e não fugir da erotização do laço. Inicia-se, nesse patamar, o que há tempos classifico de amizade erotizada. Muito mais do que íntimas, as amizades erotizadas têm o poder de preservar o que já existe, sem que nenhum sentimento seja confundido nem haja traição, considerando que, na maioria das vezes, ambos ou pelo menos um dos lados já vive uma relação especificamente amorosa. Um compromisso.
Nas amizades erotizadas, a fantasia é permitida em palavras afetuosas, gestos e afagos um pouco mais apimentados e até exposições incomuns; porém, sem a relação sexual; o beijo apaixonado; o compromisso e o sentimento de posse que posteriormente poriam tudo a perder com cismas, cobranças, ciúmes, e o rompimento definitivo. Terminal de sentimentos irremediavelmente negativos.
Por isso nunca transforme em romance uma grande amizade. Quase nunca dá certo. O quase é para não me chamarem de radical. Prefira erotizar o relacionamento, para não correr o risco de perder, de uma vez por todas, uma pessoa especial em sua vida. O romance durável costuma ser aquele que já nasce romance ou se torna paixão, amor futuramente conjugal, sem passar pela grande amizade. Se você conhece casos que deram certo, em definitivo, fora desse contexto, esteja certo: conhece as exceções disponíveis à sua volta.
CONFISSÕES
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Para me aprofundar nas amizades com quem mais me cativa, o parágrafo único de minha lei é que tais pessoas sejam da mesma faixa etária que eu. Sendo assim, tenham boa visão do mundo e considerável grau de vivência; de compreensão das complexidades do ser humano. Sobretudo, condições de não confundir ou distorcer as minhas esquisitices.
Advogo em causa própria, pois tenho muitas esquisitices. Uma delas é a já citada classificação etária por natureza de relação e comportamento. Passei anos e anos tentando vencê-las, mas na verdade fui vencido por elas. E ao me permitir o aprofundamento nas amizades em questão, me torno confidente. Deixo de me obrigar certas composturas e confio plenamente no outro, como confio na confiança plena que o outro tem em mim.
Evidentemente, as tais amizades também têm seu parágrafo único: a opção de jamais se deixar aprofundar. Ou de retornar ao estágio comum; trivial. Sem maiores demonstrações de afeto, confiança, cumplicidade ou entrega. Só a leveza dos cumprimentos, das conversas breves, dos encontros ligeiros e casuais; a simpatia; o coleguismo.
A máxima de que é preciso saber viver passa por aí. É preciso saber com quem se lida; em quem se confia. Quem confia em nós, até quando e onde. Saber entrar, sair e transformar uma relação. Toda forma de amor e amizade vale a pena, se a nossa carência for seletiva, observadora, criteriosa e de brio.