Textos de Amizade de Autores Famosos

Cerca de 5021 textos de Amizade de Autores Famosos

Toda história de vida, amizade ou amor
tem cor e valor especial....
são pintadas com tintas de nossos desejos e imaginação.
Algumas ficam perdidas em algum ponto obscuro do passado,
Outras boiando sobre o lago de nossos sentimentos e imaginação,
aguardando a oportunidade de se manifestar.
Sejam quais forem não menosprezemos estes sentimentos ou iniciativas.
À todo instante estamos fazendo histórias de vida,
algumas com o coração outras com a voz da razão.
Todas indistintamente tem valor e sentido no momento que ocorrem,
e à nós compete escolher o papel a ser desempenhado,
e à ele dar vida e sentido.
Olha...
a vida em algumas oportunidades não admite ensaios, dúvidas ou esperas, vamos então
determinados, à nossos objetivos e anseios mais íntimos.
Boa semana prá você!

Inserida por Annnttonious13

Sofrimento, Amizade, Renegação e Perdão:

Sei pelo que sofreria,
porque quem sofreria seria eu,
Na solidão eu buscaria abrigo,
Por um amigo para chamar de meu,
Mas um amigo de verdade não me faria isso,
Estaria comigo sempre que precisar.
Nas horas tristes , alegres ou sombrías.
Só para poder dizer que comigo sempre estará
É esse o meu amigo de verdade.
Aquele que sabe quando dele eu preciso.
Aquele que sabe quando de um abraço eu necessito.
Mesmo que um dia eu o renegue,
E ele me encontre em um canto sozinho.
Ele me abraçaria, me perdoaria.
E me diria que juntos traçariamos nossos caminhos.

Inserida por BruninhoDiMazza

A bela amizade de Damon e Pítias

De acordo com o filósofo Cícero, considerado o maior orador romano, a história de Damon e Pítias se passou no século IV a.c., em Siracusa, cidade-estado da Sicília. Ainda segundo Cícero, ambos eram seguidores do filósofo Pitágoras.
Damon e Pítias nutriam um pelo outro uma amizade verdadeiramente inabalável. Era um sentimento fraterno que configurava uma singular irmandade, espécie de união e de vínculo espiritual perpétuo que, com o passar do tempo, ganhava intensidade e se solidificava cada vez mais. Possuía uma ligação tão rara que os tornava, por assim dizer, irmãos de alma, uma característica nem sempre presente nos irmãos de sangue. Sob o signo sagrado desse afeto, Damon e Pítias cresceram juntos e foram, gradativamente, descobrindo as maravilhas e as dificuldades da aventura real da vida. Assim, aprenderam a somar e a compartilhar as alegrias e as tristezas da infância, da adolescência e da idade adulta.
A força e a beleza dessa amizade eram conhecidas e admiradas por todos, até que esse laço que os unia precisou ser posto à prova. Certo dia Dionísio, rei de Siracusa, enfurecido pelos discursos de Pítias – que pregava a liberdade e a igualdade entre os homens em oposição aos regimes tirânicos -, mandou chamá-lo, juntamente com o amigo Damon.
Nesse encontro – mais do que propício ao embate de idéias -, Dionísio questionou Pítias a respeito de seus discursos, alegando que suas palavras só serviam para perturbar a ordem vigente e causar inquietações entre as pessoas. Ao ouvir isso, Pítias retrucou dizendo falar apenas a verdade e não ver mal nenhum em discorrer sobre o que considerava certo. Enfurecido, o rei de Siracusa foi além e perguntou a Pítias, sem meias-palavras, se, dentro da verdade divulgada por ele, os reis teriam poder excessivo e executariam leis contrárias ao bem-estar dos súditos. Pítias admitiu pensar assim, afirmando que, se um rei tomava o poder sem o consentimento do povo, só poderia estar agindo de forma autoritária e avessa aos interesses populares. Por defender seus princípios, Pítias foi, então, acusado de traição e condenado à morte.
Triste, mas corajoso o suficiente para atacar sua sentença, Pítias solicitou ao rei a realização de um último desejo: que lhe permitisse voltar a sua casa para se despedir da família e concluir alguns assuntos domésticos. O rei relutou, mas, depois de argumentações de ambos os lados, foi convencido por Damon, que, demonstrando total confiança no caráter de Pítias, ofereceu-se para morrer no lugar do amigo caso ele fugisse durante a jornada – hipótese levantada pelo rei.
O fato de manter Damon como prisioneiro no lugar de Pítias convenceu o soberano de Siracusa de que poderia descontar no amigo fiel as “insolências” de Pítias caso este traísse a confiança de Damon e desaparecesse de forma irresponsável e covarde.
Dessa forma, conforme o combinado, Damon foi levado à prisão no lugar de Pítias. À medida em que os dias se passavam, a guarda do rei e o próprio soberano começaram a escarnecer do prisioneiro, enfatizando o fato de que o dia e a hora da execução estavam se aproximando e Pítias não havia voltado, como prometera. Damon respondia às provocações reafirmando sua confiança no amigo e alegando que deveria ser apenas um atraso, ter acontecido algum imprevisto durante o caminho, etc.
O tempo foi passando e, finalmente, chegou o dia marcado para a execução. Damon foi levado à presença de Dionísio e de seu algoz. Mais uma vez, o rei fez questão de lembrar a ausência de seu amigo e o modo como ele o abandonara. Uma vez mais, Damon respondeu que continuava acreditando em Pítias.
No mesmo instante, as portas do recinto se abriram e Pítias entrou. Ele estava visivelmente esgotado, pálido, cambaleante, ferido. Ainda assim, o exausto viajante arranjou forças para abraçar Damon e comemorar o fato de tê-lo encontrado com vida, apesar de seu atraso. Emocionado, Pítias explicou que seu navio naufragara durante uma tempestade e que bandidos o haviam atacado na estrada. Apesar de todos esses contratempos e de estar fisicamente debilitado, jamais perdera a esperança de chegar a tempo de salvar o amigo da morte, cumprindo ele próprio, a sentença determinada pelo rei.
Ao presenciar essa cena, Dionísio foi vencido pela beleza daquele sentimento grandioso que se manifestava de forma comovente diante dos olhos dos presentes. Imediatamente, o rei declarou revogada a sentença, admitindo ter cometido um erro. Era a primeira vez que presenciava evidências de tão elevado grau de amizade, lealdade e fé. Assim, o rei de Siracusa concedeu-lhes a liberdade, solicitando em troca que os dois amigos lhe ensinassem como construir tão sólida amizade.

Gabriel Chalita, in Pedagogia do Amor

Inserida por EmOutrasPalavras

Impossível atravessar a vida...
Sem que um trabalho saia mal feito,
Sem que uma amizade cause decepção,
Sem padecer com alguma doença,
Sem que um amor nos abandone,
Sem que ninguém da família morra,
Sem que a gente se engane em um negócio.

Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece,
Mas, como você reage.

Inserida por neilafabrine

"Uma amizade é real quando sua ligação com o outro for baseada na confiança, na lealdade e na admiração mútua. Existe a troca involuntária de sentimentos reais, sem a presença da raiva e da inveja, sendo o princípio ativo desse relacionamento a doação e a felicidade pela conquista alheia."

Psicólogo e Escritor- Alexandre Bez, Livro: Inveja - O Inimigo Oculto

Inserida por EscritorAlexandreBez

A AMIZADE ENTRE NÓS

Eu descobri que a amizade
Pode nascer, mesmo sem se esperar
De algo de em comum
Que haja entre nós
De pequenas coisas
De uma simples canção

Haja o que hover
Sempre irei lembrar você, amiga
Quando eu ouvir
Os sons das melodias
Das cnçoẽs que cantamos
Só restou saudades
Vontade de voltar
Denovo ao passado

Onde estives
Poderás também
Lembrar de mim
Se me procurares
Naquelas cançoẽs
Irás me encontrar

Foi muito bom
Poder conhece-la
Dividir com você
Algo especial
Que fará com que eu
Possa sempre lembrar me
Que a amizade entre nós
É presente de Deus

Inserida por MarisolNascimento

alavra do dia:
Sabe aquele momento em vc está triste ou magoado com uma amizade
de muitos anos que vc considerava demais!?
e descobre que aquele amigo falava mau de você, inventava algo ao seu respeito, sendo falso ou até mesmo com muita inveja do seu sucesso ..
Simples deixe isso pra lá, é melhor afastar de pessoas assim por mais que doí , não quer dizer que vc vai ter que guardar raiva ou nunca mais nem dizer um ''oi'' pra pessoa, porque devemos sempre perdoar de '' coração''' de acordo com ensinamento de Deus e também ser humilde apesar de tudo , pq '' Jesus é assim''. Sabemos que nosso amigo que nunca decepciona é ''Jesus'' melhor amigos de todos os tempos..
Entenda nós mesmo não somos perfeito as vezes magoamos alguém com certas palavras, mais não podemos jamais ser como eles '' inveja, falsidade, fofoca ou falar mau das pessoas.. Jesus nós chama para ser diferente ''luz do mundo e sal da terra ''
Reflita sobre isso: '' seja feliz com os amigos que Deus vai mostrar para você que são verdadeiros e ele não deixa seus filhos enganados '' ..
Viva sua VIDA e ORE COM AMOR para quem não deseja o seu bem ...

Inserida por Tcheco

MINHA MAE ME CONTOU


Ela me falou que a amizade tem varias etapas de teste que sao:

1¤ fase prematura aquela em que as pessoas tem muito que aprender isto é se conhecer.

2¤ fase maturaria fase em que ela ja ta um pouco melhor isto é quando ja o amigo é capar de te defender proteger.

3¤ fase leial fase em que o amigo ja é capaz de guardar um segrego muito valioso tanto como importante como por exemplo::
um crime, violencia. etc......

4¤ fase em que a amizade ja tem uma vivencia muito importante onde o amigo ja tem a capacidade ou coragem de dar sua propria vida pela vida de um amigo isto é amigo de sangue por sangue.

Inserida por Santostsope

A AMIZADE EM VERSOS

Pois a vida é assim:
Uma hora te alegra,
Noutra te estressa...
E tu te perguntas:
"O que será de mim?".
Mas te peço que te acalmes.
Foca nas perspectivas para o futuro,
Faças da felicidade teu porto seguro!
Viver a vida?, sim! isto faz bem!
Prove e diga à infelicidade:
"Eu posso ser feliz também!".
Sinta-se bem aconchegada
Em minhas sinceras considerações;
Que a alegria seja a precursora de sua caminhada.
Despreocupada! com o afeto em fartas porções...
Que a amizade dure e a confiança se eternize.
Que o pano sobreviva ao tempo traiçoeiro;
Que a cruz marque, impávida, o sentimento pioneiro.
A mensagem aqui eu deixo:
"Sempre que necessitar,
Procure-me, sem hesitar,
Te aconselharei!
Em tudo te ajudarei,
E de brinde ganharás um abraço
E um casto beijo!".

Inserida por RenanPF

Da amizade ao Carinho !

Essa coisa de você se apegar a uma amizade, é algo que foge e vai além de nosso controle emocional, é algo que nasce ali sem o menor descuido, são caminhos que DEUS faz com que cruze com os seus; Você passa a acreditar e apostar que ali esta nascendo um sentimento que pode ser verdadeiro, aquela coisa de você querer estar ao lado dessa pessoa e compartilhar de momentos, trocar ideia, fazer brincadeiras, falar besteiras , onde qualquer que seja o lugar ou qualquer coisa que estejam fazendo ali está bom demais, enfim....!! ; E ao longo do tempo vai se construindo uma " Ponte " entre você e essa pessoa tijolinho por tijolinho, assim estreitando o caminho para afirmar mais ainda essa amizade, e quando você menos espera, aquele sentimento já não é mais amizade, pois já se transformou em algo mais forte, então esse sentimento passa a se chamar “ Carinho “, Essa pessoa já se faz necessária em seu convívio, mesmo que afastados por essa adrenalina e esse corre corre mundano, mais você sabe que tem aquela pessoa ali que sempre esta lembrando de você , que liga para o que você diz e que acredita em você, indiferente de seus sonhos, modos, gostos classe social ou religião, pois ela já esta dentro de sua historia e você relativamente dentro da historia dessa pessoa !

Essa ponte construída com carinho entre você e essa pessoa bem cuidada, ela jamais se quebra !! mais como é grande a dor de você um dia olhar para o outro lado dessa ponte e ver que essa pessoa não esta mais ali de corpo e alma, ficando apenas o vazio; Mais Deus na sua misericórdia vem e constrói uma nova ponte fazendo a eterna ligação espiritual dessa ponte entre você aqui na Terra e essa pessoa querida no céu !

Gostaria de deixar essas palavras de conforto e coração, e muito otimista também, por ter tido mais uma lição de vida, das tantas que eu já tive dessa pessoa incrivelmente de coração nobre, que no leito de um hospital com uma doença que fatalmente era irreversível, esteve otimista até o seu ultimo sentido !

Valeu meu amigo irmão André De Oliveira França, a nossa amizade já tinha virado " Carinho " dentre esses anos todos ! Deus cuida bem dele para nós ai no céu !

Dedico aos familiares :
Seus irmãos: Viviane França, Leandro Oliveira, Adriano de Oliveira França
Sua Mãe: Lucivalda França e sua Esposa: Adelita Garcia Garcia

Inserida por LigreSouza

O adeus!

Um dia a amizade aparece.
Diálogos, conselhos
Partilha de choros e sorrisos
Envolto aos ombros
E abraços de um amigo.

Um dia a amizade solidifica.
Momentos, decisões
Surgem os comprometimentos
De erros e acertos
Na vida de um amigo.

Um dia a amizade some.
Achismos, egocentrismos
Rompem sentimentos
De tudo o nada
Simplesmente jaz um amigo.

Inserida por danielliokamura

Amizade não se cobra? Depende do que você entende por amizade... Depende do que você entende por cobrança.

Para mim, a amizade é como uma planta. Quanto mais antiga, maiores são suas raízes. Isso não muda o fato de que todas precisam de cuidado, atenção e presença. É por isso que devemos regar as plantas para que elas não morram.

De certo que as mais antigas possuem raízes mais fortes e não precisam serem regadas com a mesma frequência que as novas. Entretanto, mesmo as plantas antigas morrem se ficarem longos períodos sem a atenção necessária.

Inserida por morencyneto

Temos aquela amizade que sabemos que durará muito
Mas também temos "aquelas "
Aquelas que são pra vida
Aquela que faz falta
Aquela que sem ela não seríamos nada
Amizade pode ser uma palavra sem significado
Mas com um sentimento enorme
Tradução para amizade?
Não existe
Amizade é saber amar,conversar,desabafar
Amizade é só pra quem sabe amar

Inserida por LeticiaConsani

NÃO SEI BEM AO CERTO
SE ISTO É HONESTO
COMIGO
CONSIGO
TRANSFORMAR UMA SADIA AMIZADE EM INCERTEZAS E ILUSÃO.
ONDE ENVOLVE DESEJOS E ILUSÃO
SENTIMENTOS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO,
QUANDO SENTIMOS A DOIS
SENTIDO POR UM
NÃO CHEGARÁ A LUGAR NENHUM
NÃO QUERO NEM DESEJO
MACHUCAR-ME
TAMPOUCO MACHUCAR-TE
NÃO MERECEMOS ISTO.

Inserida por AnyTerra

NÃO SEI BEM AO CERTO
SE ISTO É HONESTO
COMIGO
CONSIGO
TRANSFORMAR UMA SADIA AMIZADE EM INCERTEZAS E ILUSÃO.
ONDE ENVOLVE DESEJOS E PRAZER
SENTIMENTOS QUE FAZEM BEM AO CORAÇÃO,
QUANDO SENTIMOS A DOIS
SENTIDO POR UM
NÃO CHEGARÁ A LUGAR NENHUM
NÃO QUERO NEM DESEJO
MACHUCAR-ME
TAMPOUCO MACHUCAR-TE
NÃO MERECEMOS ISTO.

Inserida por AnyTerra

Senti vontade
Senti desejo
De largar a amizade
E correr pro seu beijo

Não vai dar tudo certo
Nunca da
Mas dane-se, eu te amo
Porém não sou expert no ramo

Sou poeta, e não conheço o amor
Conheço apenas a vontade de te amar
Assim como todo poeta, sou louca
Por querer sempre beijar-te a boca

Inserida por VEChahhoud

Mas um ano se passou!
A vida passa depressa. . Mas um ano se passou.
E a nossa amizade continua nessa sala de bp escondida.
"Onde dois estranhos se estranham ,
(-)Nessa intercalada aventura ;
"Onde se vive apenas de momentos e Lembranças/um amor
do passado onde. . Se vive no presente.Wbento

Inserida por brankinhanina

Já sente as saudades,
da amizade de verdade,
que há anos se formou.

Amigos não se esquecem,
estão vivos e inquietos,
em um típico caso de amor.

E quando houver distância,
e a falar a esperança, de um dia reencontrarmos,
recorra a lembrança,das brigas e festanças,
para juntos chorarmos.

Um dia chega o futuro,
com glória e horrores,
e se ficares olhando o escuro,
lembra de seus professores.

E quando a saudade afetar a razão,
quando tudo estiver sem jeito,
coloque a mão no peito,
por que todos estarão, no seu coração.

Homemangem ao 9º ano do Colégio Santa Terezinha Uiraúna PB.

Inserida por gnpoesia

Um amor pode terminar,
mas uma amizade deve ser conservada,
mesmo que o amor termine...
Boas amizades devem ser mantidas...
Vamos entender a importancia da amizade em nossa vida...
Osculos e amplexos,
Marcial

A REAL IMPORTANCIA DA AMIZADE
Marcial Salaverry

Para bem entender a importancia da amizade em nossa vida, é preciso compreender que a amizade, com total certeza é o sentimento que devemos cultivar com mais cuidado e dedicação em nossa vida. Descobrimos nossa verdadeira alma pelas amizades que conseguimos conquistar, e mais importante ainda, pelas que conseguimos manter ao longo de nossa vida, pois se somos capazes de fazer e manter boas amizades, forçosamente é porque temos algo de bom em nossa alma.
Amizades, pelo menos as verdadeiras, são conquistadas através de nossas atitudes, e quando dedicamos palavras de apoio e carinho quando necessário for. Mas tais atitudes devem expressar sinceridade. Com amigos, devemos usar e abusar da sinceridade, sempre sendo coerentes em nossas ações, nunca esquecendo de que, em caso de justificar-se uma reprimenda, devemos ter presente que nossa obrigação de amigos, será apontar as falhas de conduta de nossas amizades.

Li um pensamento de um jovem de quem certamente muito ouviremos falar. Seu nome é Confúcio. Gravem esse nome...
"Se você quiser um ano de prosperidade, cultive grãos. Se você quiser dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas."

Sem dúvida alguma, nosso amigo está coberto de razão. Conseguindo cultivar pessoas teremos sempre muita prosperidade. Se não for financeira, será espiritual. Sempre fará bem para nosso espírito saber que temos capacidade para conquistar e desenvolver amizades, pois temos condições e sabedoria para "cultivar pessoas"...

Contudo, sempre existe a possibilidade de deixarmos escapar algumas boas amizades, por razões alheias à nossa vontade. Por exemplo, quantas vezes amigos se afastam por questões mal explicadas. Alguma atitude inconveniente, talvez. Ou algum mal entendido. Sabe-se lá porque. Claro que o sentimento de amizade nesse caso, não estava bem sedimentado. Não era, digamos, uma real amizade, mas algo ditado por alguma conveniência de uma das partes, ou de ambas. São as chamadas falsas amizades. Pessoas que são apenas movidas por algum interesse ocasional. E nesse caso, findo o motivo do interesse, ocorre o afastamento da parte que não julga ser mais necessária a manutenção do laço afetivo.

Uma real amizade cria raízes, e na verdade, independe do tempo ou mesmo da convivência, sendo ditada pelas afinidades, que surgem por vezes inexplicavelmente. As afinidades são descobertas, e por causa delas o sentimento cresce, unindo pessoas que nem sempre se conhecem fisicamente, e tais amizades vão se fortalecendo, muitas vezes justamente por não haver esse contato mais estreito. São mantidas no terreno de amizade, que é um sentimento puro. De repente ficamos amigos. Por que? Ora, porque, sem procurar saber o "porquê"...

Algumas vezes pode ser confundido com amor, o que por vezes atrapalha o relacionamento, e assim, talvez seja o que pode determinar o fim de uma amizade, quando um dos lados começa a sentir que o laço afetivo está tomando o caminho do amor. E, se o sentimento amoroso for unilateral, muitas vezes simplesmente se afasta, para "não estragar a amizade"...

Amizade não requer exclusividade, enquanto o amor é bem mais exclusivista. Podemos dividir nossas amizades com outras pessoas, enquanto que nosso amor queremos apenas para nós mesmos. Amizades podemos e devemos ter muitas, enquanto que o amor exige exclusividade. Devemos apenas ser seletivos. Aliás, como a amizade é ditada pelas afinidades entre as pessoas, já é naturalmente seletiva.

Quando os amigos estão distantes, sempre será necessário algum contato, mesmo que extemporâneo, para sua manutenção, para que não acabe caindo no esquecimento. Sempre um "OI AMIGO", deve existir...

E com essa finalidade, para sempre procurar manter as amizades conquistadas, desejo que todos tenham UM LINDO DIA, que poderá ser repetido ad perpetuam, enquanto em nossa alma habitar esse lindo sentimento chamado AMIZADE... E para todos, envio meu ABRAÇO AMIGO...

Inserida por Marcial1Salaverry

Que a amizade verdadeira seja igual essa árvore, sobreviver a todos climas e diversidade dificuldade, mas já mas falte o amor verdadeiro de uma amizade que ninguém pode destruir o que e verdadeiro símbolo da amizade que a lealdade, obg senhor pelos que ficaram foram com esses que sou feliz.

Pedro Araújo

Inserida por Pedroant