Textos de Alegria de Viver
Me perguntaram:
-Vc é feliz?
-Vc não tem problemas?
Como consegue viver com tanta facilidade?!!
-Aprendi,que meus problemas,tem o tamanho e a importância que eu quiser.
Se eu defini- los,como menos importantes que minha felicidade,as coisas sempre ficam mais leves...mais fáceis .
"Uso razão ,para meus problemas.
E emoção ,para momentos felizes."
"VIVER É A COISA MAIS RARA DO MUNDO. A MAIORIA DAS PESSOAS APENAS EXISTE"
Felicidade não tem segredo. Mas só sente quem está vivo. E não quem finge, como grande parte dos indivíduos. Oscar Wilde profetizava que “viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. Algumas felicidades são tão compridas que não cabem na boca. Nem nos sonhos.
Sabe aquele bombom recheado com mousse e licor, foi abocanhado pela gula. O sorvete de cerejas com nata, escorrendo sem vergonha casquinha afora, evaporou. O por do sol multicor todo oferecido, esticando os últimos raios, pra seduzir quem o observava pasmo, foi dormir no meio de alguma nuvem vestida de edredom.
Já repararam nas músicas sobre felicidade? “Tristeza não tem fim; felicidade sim.” “A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar.” “Felicidade foi embora e a saudade no meu peito ainda mora.” É felicidade que não acaba mais, se multiplicando nas letras da MPB.
A publicidade de um refrigerante todo esfuziante bota pra cantar em seu slogan e música. “Abra a felicidade, vem curtir comigo o dia já vem.” Marcas em profusão alardeiam a propriedade com firma reconhecida deste sentimento que, junto com a paz, é um dos mais cobiçados nesta vida.
Felicidade é êxtase. Paraíso. Levitação. Ir embora para Pasárgada e se esquecer de voltar. Mergulhar os pés depois de andar pela areia quente num abraço de mar, fresco e generoso. Ver o bebê arrotando, finalmente, depois de tomar com gosto a mamadeira dos deuses.
Reflexão espinhosa: dá pra ser feliz assim, com a alma nua e crua, andando sem pressa pelas estradas do acaso, apenas de mãos dadas com tão acalentador sentimento. Você consegue?
A inspirada escritora Adriana Falcão jura que “felicidade é um agora quer não tem pressa nenhuma”. Então, para com o reboliço, fica quieto, sente as vibrações em torno, apenas curtindo esse estado de nirvana explícito. Será que a ansiedade aguenta? — há controvérsias.
O filósofo Nietzsche atira seus dardos: “A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. Fernando Pessoa revela “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. Por sua vez, Drummond rasga o verbo e arremata: “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.
Pronto, ferrou. Precisava o Drummond nos colocar contra a parede das nossas aflições, fixar bem nos nossos olhos e dizer de um novo modo, conforme a parodia a seguir. Será que você consegue ser feliz à toa? Dono e proprietário exclusivo daquela felicidade virgem de carências, satisfeita só por constar nos experientes e folheados dicionários de lexicógrafos. Tem resposta pra isso, ou não?
Antônio Houaiss, mestre Aurélio, dentre outros dicionaristas sagazes nunca desistiram de correr atrás, como crianças caçando borboletas, da semântica dos vocábulos.
O que é mesmo ser feliz, hein? Ir a festas, bares, baladas, tomar todas, ficar com todas e todos, mexer o corpo até o sol raiar e o sono apertar. Que noitada, rapaziada. A cabeça mais inchada que a mitológica hidra, jura se vingar por todas as ressacas a que é submetida várias vezes durante a semana.
Transar enlouquecidamente é tudo de divino, selvagem e maravilhoso, vai discordar. E aquela bala hightech, puro ecstasy, que te ofereceram na semana passada. Tudo blue, Adão e Eva no paraíso, as visões grávidas de estrelas, cujas tonalidades nunca existiram no espectro solar. Vai entender.
A felicidade também é se agarrar com uma “branquinha” enrolar uma “verdinha” em forma de canudo e aspirar à onipotência de existir sobre todas as criaturas. Quanta inteligência repentina. E o cheirador fala sobre todos os assuntos, com imensa desenvoltura, como se tivesse passado dois anos de jejum absoluto, só ruminando bibliotecas direto do imponente e austero móvel do avô.
Haja sabedoria rodando na barriga, disputando espaço com as já irritadas alças do cólon intestinal. Felicidade é uma calça jeans azul e desbotada, berra um jovem idealista lá dos anos 1980. Banho de cachoeira mineira. Caminhada ecológica sobre feno dourado. Namoro esparramado de frente pra lua, mais redonda impossível. O primeiro beijo, o primeiro sutiã a gente nunca esquece. A primeira surra também. Aí costuramos uma infindável fileira de momentos virginais, feito rosário de novena, em ocasiões distintas do nosso dia a dia.
Passar no vestibular. Oh yeah. Formar-se na faculdade, ostentando a beca e o canudo na maior moral. Conhecer paisagens exóticas, horizontes intocados, aconchegar uma panda contra o peito, imitar passarinhos pra eles comerem alpiste direto na concha da nossa mão.
Uma criança outro dia contou bem baixinho pra sua mãe que gostava de ajudar pessoas sem nome, os meninos e meninas, atulhados de balas e doces, oferecidos na beira dos sinais vermelhos. Guloseimas que juram tornar mais leve a vida dos motoristas. A mãe ouviu e ficou preocupada, com o inesperado despojamento do garoto, que fugiu à cartilha dos ensinamentos paternos e resolveu abrir os afetos para perigosos estranhos. Todos do lado de fora da sua casa.
Walter D.Ehlers, herói de guerra americano, avisava sem alardear: “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você”. Acontece que a gente não aguenta né. Não basta admirar a rosa que se expõe irresistível na roseira. É preciso arrancá-la de lá. O passarinho, verde que nem uma folha será um periquito? Direto pra gaiola, já. Condenado a enfeitar na varanda nossas pequenas e esgarçadas alegrias.
Aristóteles sentenciava que “a felicidade é para quem se basta a si próprio”.
No filme “A Felicidade Não se Compra” de 1946, Frank Capra, James Stewart, Dona Reed, se imiscuem nas mensagens que permeiam a obra — cada um de nós é importante sobre a terra. Em “As Duas Faces da Felicidade” (Le Bonheur, 1965) de Agnès Varda, o enredo passeia entre imagens belíssimas e as contradições inerentes ao próprio sentimento, tantas vezes dúbio.
Um campo de girassóis explode em nossos olhos, uma ofuscante sensação se exibe sem culpas nem pudor. Então, dá pra ser feliz escancaradamente, sem achar que está, nos escuros cantos do coração, roubando de alguém uma farta porção de felicidade? Se deliciar longamente, em festas de aniversário, devorando pedaços de bolo com creme, esquecendo-se dos outros convivas.
Egoísmo incomoda como um calo no sapato. O bem-estar e as decorrentes fruições atiçam raiva e inveja em muita gente. Porque riqueza de espírito é algo que não se amealha, nem acumula, como gordas poupanças e investimentos bancários. A felicidade cresce e se anuncia dentro do peito, sem pressa e sem ruído.
O que se faz, entretanto, quando o voraz capitalismo e a publicidade teimam em plantar entre nossos desejos, inimagináveis e avassaladoras necessidades? A grande conquista é ter. Tenho, logo sou. Possuo, logo existo — ecoa a máxima nas luxuosas sociedades.
Uma dúvida: felicidade será irmã gêmea da alegria. Cordão umbilical da satisfação plena. Coro residual de gargalhada altissonante? Vai ver que não. Ela pode ser bem quieta. Discreta, mesmo. Deslocar-se pé ante pé no cotidiano. Deslumbrar-se em silêncio com o húmus das plantas amanhecidas. Os ovos do bem te vi, guardados com cautela, à espera de eclodir.
Felicidade pode ser assim também: uma felicidaaade larga toda a vida, que não cabe na boca, nas mãos. Não se acomoda nos seios, circunda as manhas do ventre, envolve as promessas delirantes das inquietas coxas. Sempre inquietas, essas coxas. Ahhh. Quem aguenta?
Busco viver
das alegrias diárias
sem pressa,
na simplicidade que a vida me dá!
Mesmo que, muitas vezes,
situações tristes apareçam,
que eu chore,
ainda assim,
tenho reservas de sobra
de amor-próprio para me sustentar!
Tenho pessoas
que me olham com e por Amor!
Laços que tenho feito
no decorrer do caminho!
E com eles aprendo
que respeito, amizade e gentileza
a gente guarda com carinho!
27/11/2015
Quero Viver Todos os "Rituais" de uma Vida alegre.
Não posso ter medo de repetir dias maravilhosos, tipo; uma taça de vinho, um almoço Domingo, um filme pra nos Dois. Aprendi a Gostar da Ideia de ter uma família. Antes eu preferiria estar só, e ao lado de um monte de gente vazia. Agora eu tenho certeza que fazendo isso eu completo as pessoas que me fazem sentir por tais Razões completo. Amo minha Família e sei da importância dos Amigos por perto.
Feliz Natal!
A vida é tão frágil, por isso temos que viver o hoje, afinal, não sabemos se teremos um amanhã!
Pessoas são frágeis, por isso, temos que aproveitar o máximo de tempo com quem amamos, pois elas talvez também não estejam aqui amanhã!
Hoje eu aprendi a dar importância às pequenas coisas, aos pequenos gestos, aos simples momentos, mas que me revelaram uma gigante importância.
Então, neste Natal, viva intensamente cada segundo com todos que ama, afinal, sua ceia poderá ser biscoito água/sal e suco sem açúcar, mas o que mais sentirá falta será das pessoas que ama!
ESCOLHA SER FELIZ
Profª Lourdes Duarte
Viver é um desafio diário. A vida também tem controvérsias que te obrigam a tomar sérias e importantes decisões. Ou você fica parado no tempo, esperando uma resposta ou uma vitória que nunca vem até você ou você toma uma atitude e encara tudo isso, encara a vida de frente e descobre o que realmente te espera lutando com dignidade para que teus sonhos se realizem.
O importante é você ter consciência de que os únicos limites de sua mente, são aqueles que você acredita ter e que você pode lutar, ser criativo e viver bem, sendo feliz e fazendo quem te rodeia feliz.
O importante na vida é evitar a inveja, não querer o mal dos outros, superar a ignorância e construir a confiança. É gostar das pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm e acima de tudo, viver a sua vida é escolher usá-la para tocar a vida de outras pessoas de um jeito que a fará mais feliz.
O importante na vida são as escolhas que você faz, os caminhos que você segue para ser feliz.
Então escolha ser feliz, o sol brilha logo adiante!
"Nunca permita que alguém apague seu brilho ou roube a sua alegria e paz de viver. Aprenda a ignorar aqueles que te fazem mal, supere suas dificuldades, esqueça se preciso for, mas nunca, nunca mesmo, desista de você. Deus te colocou neste mundo para ser vencedor e nada e nem ninguém poderá impedir!
—By Coelhinha
Você que é especial e existe para ser e viver uma grande felicidade continue trilhando o teu caminho, pois ele se dará no céu que é o lugar para um ser que só existe para fazer o bem.
Teus desejos se multipliquem e não se entristeça nas adversidades, pois cada reação tua nos trouxe a certeza do que deveríamos ser e como nos comportar diante de tamanha luz.
Tu tens em tuas mãos o poder de criar dentro de si o maior de todos os milagres, á vida!
És delicada e forte de maneira espontânea, pois Deus te fez assim...
Infelizmente sei o quanto ainda és menosprezada em determinadas situações, não nos generalizem nem nos acometa reações adversas, pois o maior de todos os homens (Jesus) te enxerga de maneira doce e salutar, compreende cada vírgula de tuas lágrimas e através de anjos humanos realiza o seu trabalho ao teu favor desde sempre e em todas as eras.
Obrigado por existir MULHER!
Deus, eu te agradeço por tudo.
Deus me dá forças, para viver, lutar, e ser feliz com as coisas da vida, eu caio? Tenho Deus, ele me levanta e dá a volta por cima, ele é meu advogado fiel, e verdadeiro amigo, a amizade, o amor e compaixão verdadeira e nunca perdida, encontrei somente nele, sou grata a ele, hoje não quero pedir, sim crer, homenagear, orar, e agradecer por tudo que fez, faz, e fará por mim, amo a ti Senhor! Abençoem a mim, meus familiares e amigos e todos que leram e refletiram essa mensagem, ore comigo: Pai Nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa as nossas dívidas, assim como tenho perdoado aos nossos devedores, não nos deixe cair em tentação, mais livra-nos do mal, teu é o reino, poder e a Glória para sempre, AMÉM! Senhor Deus, repito abençoe a mim, amigos e familiares e todos que leram, refletiram e oraram comigo senhor! Amém!
Ciranda de construções e escombros...
Era tudo tão simples e fácil de se viver
Era tanta alegria num jardim de bem querer
Até o sonhar se acanhava, suprimindo vaidades
No viver dos momentos das muitas idades
Não havia fome e nem desamor
A palavra materna, o colo, o olhar
Eram alimentos que saciavam a alma
E fortaleciam o sentido do verbo amar
Não conhecíamos as guerras dos homens
Jamais soubemos, nos dias de nossa infância
Das atrocidades do mundo lá de fora, tão cruel
Família, viva, vivendo dotada de paz e tolerância
Todos, sem exceção, por acreditar, consciente ou não
Que a morte do esteio que a família unia, falta alguma faria
E na graça da viva roda dessa ciranda que o tempo revelou
Irmãos fiaram que a paz é um sujeito que adoece na união
Alegria de viver
Alegria de viver e ver o sol nascer Poder enxergar o mar e ver as ondas bailar
As flores florir e um grande Amor sorrir Sentir a presença do Criador e entender q não devo ter pavor Já que a vida é um vapor E inúmeras coisas acontecem e por distração as vezes não notamos Que os anos vão passando
E aquela alegria de viver de qdo eramos criança Fica na lembrança E passamos a se preocupar demais com coisas banais E sem ver nem perceber deixamos de lado a alegria de viver
Alegria que só podemos encontrar nas coisas simples o Sol as águas o luar A natureza e tudo q nela está podem nos porpocionar a Alegria de Viver
Saudade de ser como uma criança
Ser criança, é ser feliz,
é viver cada momento um eterno arco-íris.
Ser criança é ter liberdade de sonhar e imaginar o seu próprio mundo
Ser criança é viver em um mundo cheio de esperança,
Ser criança é tornar as suas fantasias realidade e a realidade fantasia,
Ser criança é correr atrás do tempo sem pressa, somente diversão.
Ser criança é viver entre o mundo real e a sua própria imaginação,
Ser criança é ter olhos e coração puros de sentimentos,
Ser criança é não ter pressa, é brincar, sonhar, sorrir.
Não devemos esquecer a criança que existe em cada um de nós...se tiver vontade de chorar, chore...se tiver vontade de sorrir, der gargalhadas... sonhe... cante...seja mais descontraído e sempre...sempre mostre o seu melhor sorriso.
Na minha vida sempre tive bons motivos para viver...
A esposa que muito amo e que me faz feliz
A casa onde moro e onde sou feliz
Os demais bens que possuo e que me faz muito feliz
Mas há uma coisa que eu faço e que também me faz feliz
Busco sempre, nas conversas que tenho com as pessoas
Deixar um pouco da minha serenidade e que, pelos retornos que tenho
As deixam felizes!
Agora sim, deixei apenas TER e para sempre SER.
À você
Vejo-te como és. jovem, bonita e alegre.
Direito teu é o de viver, construir tua vida,
não cabe a mim intervir.
Sei que sou amoroso, mas não tão jovem assim.
Ser-te um peso, não quero, serei teu amigo mais velho.
Aquele, com quem podes contar, não é justo que eu queira
de ti, tirar a juventude, privar-te de teres,alguém
muito melhor do que eu.
Primavera, tu és.
O outono, por mim já passa.
Quero que dentro de mim fiques, como se fosses uma imagem
não saias nunca, te peço, permanece como uma tatuagem.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Desisto de sofrer, de amar quem não me quis, de viver sem ser feliz.
Manchei minha honra, vivi uma ilusão, só por causa de um garoto magoei meu coração.
Depois de tanta humilhação hoje que vim entender, que esse amor só serviu para me fazer sofrer.
Ele me não quis me entender, não soube me corresponder, mas isso é uma coisa normal, quem ama tem que sofrer.
Agora o que me resta é a dor da desilusão, ter que esquecer esse amor, o dono do meu coração.
Viver é preciso
Ainda que a felicidade seja apenas uma
distante miragem, ainda que os sonhos
jamais se tornem realidade, ainda que
insistamos em entender como doce sinfonia
a antiga melodia destoada, ainda assim,
nada seríamos sem a chama da esperança,
ainda assim, nada seríamos se não
alimentássemos nosso ser com fagulhas
de amor muitas vezes inexistentes.
Voce ilumina meu viver...
Quando eu vejo você nasce uma súbita alegria,
um poema brota em mim...
Nascem flores na minha alma,
elas chamam borboletas, colibri...
Passeiam no meu estômago sem licença pedir...
Ah,quando te vejo...
Quando te vejo é imenso meu bem querer,
Só tenho olhos pra você!
Com Deus sempre há um recomeço... uma nova esperança... uma nova chance de se viver e ser feliz...
Ele é quem desenha um novo dia... traz o sol ou chuva sobre todos... assim como sua bondade e misericórdia estão sendo trazidas para todos neste amanhecer...
Cabe a cada um de nós decidirmos se queremos, se aceitamos as bençãos que Ele nos dá... e tomamos posse delas pela fé...
" Sois benditos do Senhor, que fez os céus e a terra."
Salmos 115:15
Um dia muito abençoado pra você ....
......................... Débora Aggio
TEMOR A FELICIDADE
Aprendi a viver com a tristeza,
Aceitar a dor,
Vencer as dificuldades,
Suportar a solidão,
Sair da escuridão...
Registrei os fatos como alicerce,
Amadureci nas experiências da vida,
Só não encontrei o rumo,
Para conviver com a felicidade,
Sinto-me menina,
Sinto-me frágil.
Quero receber como mérito,
Mas me perco nesse mistério,
Choro, não nego...
Vejo-me num beco sem saída,
Estranha vida...
Quero gritar,
Quero pedir socorro...
Estenda a mão por favor,
Salve-me do pavor,
Não me deixe só,
Não me deixe sentir sua ausência,
Isto me torna pequena,
Necessito da certeza,
Dias, horas, semanas,
É mais do que eu possa suportar,
Então não vá,
Diga que está aqui,
Mostre-me seu amor,
Lute comigo,
Corra perigo,
Enfrente o mundo se for preciso,
Seja o último,o único, o infinito.
Nesse desespero entendo o meu medo,
É você meu segredo,
Que quebra meu rochedo,
Em pequenas partículas,
Dando nome a felicidade.
" Viver e não ter a vergonha de ser feliz "
Tem pessoas que simplesmente vivem como se tivessem duas vidas, ou fossem viver eternamente. Passam despercebidos nesse palco de prazeres chamado VIDA. Se privam de realizar vontades apenas pra manter uma "imagem" de acordo com padrões criados por uma sociedade cheia de esteriótipos. Sociedade essa que "pra mim", não existe o "certo" e nem o "errado", porque afinal o que é certo ? o que é errado? Pode ser certo pra mim, errado pra você, e vice-versa. Somos única e exclusivamente responsáveis pela nossa felicidade, sei que ninguém é feliz "sozinho", mas se não dermos o primeiro passo para tal busca, que dará? Deixe de lado preocupações fúteis, não guarde mágoas, aproveite mais a vida, tudo de ruim que você guarda, só prejudica a "você" mesmo. Aproveitar a vida é muito simples, as pessoas é que complicam perdendo tempo com problemas muitas vezes fáceis de resolver. Aproveitar a vida é só fazer o que se deseja, o que tem vontade, mas é claro que dentro de seus limites, respeitando os outros também. É fazer o que quer mesmo que depois, só depois se perceba que estava errado. Aproveitar é também errar e aprender com isso, se preocupando menos e aproveitando mais. Realize suas vontades,faça o que te dá na telha, corra em busca de seus sonhos, faça o que te faz feliz, e não deixe que nada nem ninguém interrompa sua vontade de ser feliz. A vida é só uma, passa, passa e passa rápido, e a cada oportunidade perdida ficou pra trás mais uma história da sua vida, e se quiser voltar, é, infelizmente não dá.