Textos de Albert Einstein

Cerca de 49 textos de Albert Einstein

"No esforço para entender a realidade, somos um homem que tenta compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros, escuta o tique-taque, mas não tem como abrir a caixa. Sendo habilidoso pode, pode observar o mecanismo responsável pelo que ele observa, mas nunca estará seguro de que sua explicação é a unica possível."

Inserida por IFFJ

⁠A falta de pessoas de gênio nota-se tragicamente no mundo estético. Pintura e música degeneram e os homens são menos sensíveis. Os chefes políticos não existem e os cidadãos fazem pouco caso de sua independência intelectual e da necessidade de um direito moral. As organizações comunitárias democráticas e parlamentares, privadas dos fundamentos de valor, estão decadente sem numerosos países. Então aparecem as ditaduras. São toleradas porque o respeito da pessoa e o senso social estão agonizantes ou já mortos.

Albert Einstein
Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Inserida por MarcioAAC

Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem. Ora, a sobrecarga do espírito pelo sistema de notas entrava e necessariamente transforma a pesquisa em superficialidade e falta de cultura. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa.

Albert Einstein
Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Inserida por MarcioAAC

A ciência trouxe esse perigo [as armas nucleares], mas o verdadeiro problema está na mente e no coração dos homens. Não vamos mudar os corações de outros homens por mecanismos, e sim mudando nossos corações e falando com bravura… Quando tivermos clareza de coração e mente... só então encontraremos a coragem para superar o medo que assombra o mundo.

Albert Einstein
The Real Problem is in the Hearts of Men. New York Times Magazine, 23/06/1946.

Nota: Trecho de entrevista a Michael Amrine. O pensamento também está presente na obra “The Ultimate Quotable Einstein” (2010), de Alice Calaprice.

...Mais
Inserida por pensador

Obviamente, foi uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo repetida sistematicamente. Não acredito em um Deus pessoal e nunca neguei isso, mas o expressei claramente. Se existe algo em mim que pode ser chamado de religioso, é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo, na medida em que nossa ciência o pode revelar.

Inserida por leobosco

⁠Não sou positivista. O positivismo afirma que o que não pode ser observado não existe. Essa concepção é cientificamente indefensável, porque é impossível tornar válidas afirmações sobre o que as pessoas podem, ou não podem, observar. Seria preciso dizer que apenas o que observamos existe, o que é obviamente falso.

Albert Einstein
CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein (2010).

Nota: Trecho de entrevista com Alfred Stern, em 1945.

...Mais
Inserida por GustavoDias

⁠Uma outra questão é a contestação da crença em um Deus personificado. Freud endossou essa ideia em sua última publicação. Eu próprio nunca assumiria tal tarefa, porque tal crença me parece preferível à falta de qualquer visão transcendental da vida, e imagino se seria possível dar-se, à maioria da humanidade, um meio mais sublime de satisfazer suas necessidades metafísicas.

Albert Einstein
JAMMER, Max. Einstein and Religion: Physics and Theology (1999).

Nota: Trecho de carta para Eduard Büsching, em 25 de outubro de 1929.

...Mais
Inserida por GustavoDias

⁠Escrevo como se estivesse seguro da verdade de minhas afirmações, mas o escrevo simplesmente como a forma mais cômoda de expressão e não como testemunho de excessiva confiança em mim mesmo; ou como convicção da infalibilidade de minhas simples concepções sobre problemas de fato terrivelmente complexos

Inserida por Pacheco777

Você tem o poder de mudar a atmosfera por onde passa, é só você chegar que as pessoas sentem sua presença, sabem que você é diferente, sabem que você é imprevisível, que pode fazer coisas que elas nunca viram. Coisas começam mudar surpreendentemente ao seu redor e você consegue cativar e mudar a vida das pessoas!⁠

Inserida por Rafislok