Textos curtos
Mudei-me na quinta-feira passada, às cinco da tarde, entre névoa e tédio. Fechei tantas malas em minha vida, passei tantas horas preparando bagagens que não levavam a parte nenhuma, que aquela quinta-feira foi um dia cheio de sombras e correias, porque quando vejo as correias das malas é como se visse sombras, partes de um látego que me açoita indiretamente, da maneira mais sutil e mais horrível.
Em maior ou menor grau, todos travam uma batalha na vida. A dor é uma escola de força. Quando a aceitamos de maneira "saudável", ganhamos um domínio interior importante e fundamental para a vida. Isso tem valor humano e espiritual, enriquece a inteligência, leva-nos a perceber o significado da nossa vida, das nossas convicções mais profundas e ajuda-nos a aceitar as nossas limitações.
Não adianta você querer ser um leão,um tubarão ou uma águia,porque se não oque acontece se você por o leão no céu? Morre, se você por o tubarão na terra? morre,se você por a águia na água? Morre também, então você têm que ser um patinho,boto na água nada,boto no céu voa,boto na terra anda. Eai? Você prefere ser ali bom em uma coisa só,ou ser bom em tudo?
Assim como em medicina não se questiona os valores do paciente angustiante, e nem se comporta como juiz de suas ações, mas se assume o papel de lhe reconstituir sua saúde, assim devemos nós, sobre qualquer ser vivente neste planeta que esteja sofrendo, nos oferecer como apoio e ponte para que restauremos a sua dignidade humana.
Entre nossos amigos, é melhor termos feito o apóstolo Pedro, que era grosseiro, intempestivo, irritadiço e genioso, mas acabou sendo o representante da própria igreja, do que feito Judas Iscariotes, que se dizia fiel, repleto de juras de amizade eterna e aparentemente preocupado com as pessoas, mas trai o amigo com um beijo e troca a amizade por 10 moedas de prata.
Como a eletricidade que passar por um fio cria um campo magnético ao seu redor, e este altera de intensidade conforme o respectivo fluxo, assim se dá diante de nossa tomada de ações na vida, a qual cria um magnetismo que atrai e impulsiona os pares afins, sendo proporcional a nossa força de atuação.
Muitos dizem que querem mudanças em suas vidas, e falam até que já tentaram várias vezes, mas que só conseguiram ilusão, frustração e descrédito. Mas o que geralmente ocorre, na verdade, é que falam que querem mudanças, mas se encontram apegados a tudo como sempre tem sido. É como alguém diz que quer mudar de lado da calçada, mas continua a insistir em caminhar pelo mesmo lado. Toda escolha acarreta uma perda, e é preciso estar preparado, tanto para receber algo, quanto para o que for necessário vir a perder para que este novo ocupe o seu lugar e se estabeleça.
Seja em que situação for, mesmo naquela que nos parece não ter mais como prosseguir e que não existe mais opções possíveis e formas de melhorar, sempre existirá possibilidade de análise de novas ações a se tomar e, não poucas das vezes, são nestas situações extremas que alcançamos os maiores 'insights' ou uma importante epifania, iniciando as maiores conquistas de nossas vidas.
Promovermos a PAZ está para muito além de abraçarmos árvores e soltarmos pombas brancas, mas sim desafiarmos tudo o que não contribua para a mesma em suas diversas instâncias sociais, desmistificando conceitos, questionando modelos apresentados, apoiando tentativas dignas, violando inclusive o estado aparente de paz se percebemos se tratar de um engodo projetivo de um mal maior.
Para colhermos bons resultados do que plantamos (como filhos, projetos, relacionamentos amorosos, profissão que abraçamos e etc.), faz-se necessário que tenhamos paciência para que se desenvolva tudo no tempo adequado, e que fiquemos acompanhando o desenvolvimento deles para certos ajustes necessários ao bom desenvolvimento seja feitos, e então devemos colher seus frutos somente quando estiverem prontos para tal, pois se atropelarmos qualquer processo, podemos perder o que buscamos, como amargo é o fruto que arrancamos da árvore antes de estar maduro, sendo assim de que nada servirá.
O Eu Acho é aquele cara auto confiante, sem medo de se comunicar, tem sempre mais conclusões do que informações, adora estar em debates e dar a última palavra. Porém é isolado, as pessoas não gostam muito de convida-lo para conversar, entretanto em um certo dia ele se apaixona loucamente por uma mulher descolada, uma mulher moderna, uma mulher que não tem idéias próprias igual ele, más é recíproco a paixão e os dois se casam, trazendo para as próximas gerações um exemplo e uma reflexão... Quem diz que Deus não da asas a cobra?
Às vezes falo sozinho e rio de mim mesmo, crio fatos malucos, digo coisas sem sentido, passo vergonha em alguns momentos, mas me finjo de desentendido, na minha inocência corriqueira, até me acho divertido, sou eu sem máscaras, sincero e descontraído, pois não sou um personagem que vive mentindo, dou valor a lealdade e tenho bons amigos, já passei dos 40 anos, mas conservo o meu espírito de menino... Mesmo triste e aborrecido, quando não estou só, faço questão de manter um largo sorriso, esta é a minha particularidade, é assim que eu vivo...
Á vida não é nada fácil, á vida da gente é como as linhas dos batimentos cardíacos da gente no aparelho, temos linhas que sobem e descem ou seja altos e baixo assim é nossa vida, enquanto o aparelho estiver com altos e baixos estamos vivos pra tentar mesmo passando por altos e baixos ,mais se aquela linha ficar reta acabou os altos e baixo.
Não trate o amor como se ele fosse uma sombra que desaparece ao cair da luz. Não o trate como se ele fosse um reflexo no espelho, que vai sumir assim que você sair da frente. O amor deve permanecer em você, mesmo que não veja mais o seu reflexo, ainda que ele não faça mais sombra, se esforce e verá que ele ainda permanece.
Viva hoje,pois, estamos vivendo em um estágio da vida. tenha a convicção, de que eu é você, iremos partir dessa vida um dia e iremos viver para a eternidade, seja no céu ou no inferno a luz da Bíblia o caminho é JESUS más o destino quem escolhe sou eu e você... está em nossas mãos se iremos escolher o Caminho que é JESUS ou as nossas próprias decisões...
Às vezes, na vida, pensamos que não fizemos a diferença em qualquer situação, ela grande ou pequena. Pequena atitude faz a grande diferença. Veja o navio enorme, só uma única peça na mão do capitão: o mastro. Um pequeno objeto comparado com o navio é o que movimenta e muda para qualquer direção. Não importa o tamanho da dificuldade, tenha determinação.
O monstro não precisa do herói, é o herói que precisa dele para sua própria existência. Quando o herói enfrenta o monstro, ele ainda não tem poder nem conhecimento, o monstro é seu pai secreto que investirá nele um poder e conhecimento que podem pertencer a apenas um homem e que somente o monstro pode dar.
O Covid-19, não viajou de jumento, nem por pés descalços. Embarcou em navios luxuosos, aviões rápidos e cheirosos com lanchinhos à bordo. Nasceu em um lugar com altas tecnologias. Antigamente se dizia que a morte vinha a cavalo. Agora ela vem em HP's e CV's turbinando e fazendo filas no céus. Detonando às economias, alargando o fosso social.
Ainda que seja meu trabalho como neurologista diagnosticar a doença e pensar no tratamento da doença, eu sempre quis tratar a pessoa tanto quanto a doença e fico muito feliz que o meu médico pense da mesma forma. Eu não sou apenas um trabalho para ele. Eu sou uma pessoa reagindo a uma situação. Dessa forma, eu me coloco entre a visão biológica e humanista.
Quase inconscientemente, eu me tornei um contador de histórias numa era em que a narrativa médica estava quase extinta. Isso não me desestimulou, já que eu sentia a influência das grandes histórias de estudo de casos neurológicos do século XIX. Eu era solitário mas profundamente realizado na minha existência quase monástica por muitos anos.