Textos sobre Crítica

Cerca de 297 textos sobre Crítica

⁠Reflexão profunda e crítica!

"Seremos eternamente contraditórios, capazes de criar e destruir. Heróis são martirizados por ousarem desafiar o status quo, enquanto os poderosos impõem sua vontade.
E assim, legamos um mundo de sombras, onde a verdade e a justiça são obscurecidas."

Mensagem poderosa
Essa reflexão é um convite à introspecção e mudança.

Inserida por VeraMatos1969

Não me interessa se você gostou ou não da minha crítica.
Acontece que o meu direito de o fazer é consagrado.
E se você faz valer a sua prerrogativa de expor a sua arte e a sua filosofia ao mundo, deve estar já preparado para a crítica.
Acredite: se você recebe uma crítica, agradeça aos céus, porque ainda goza de atenção e de algum respeito.
Não há nada pior que o ostracismo e a irrelevância de uma vida – sobretudo se você for um vaidoso petulante, dos que acham que somente escutarão dos outros louvores e elogios.

Inserida por andrercostaoliveira

⁠⁠Ao tecer uma crítica, não insulte e sim conscientize.

Ao conscientizar, não imponha e sim ensine.

Ao advertir, não ameace e sim corrija.

Ao corrigir, não humilhe e sim seja exemplo.

Ao repreender, não recrimine e sim esclareça.

Pra criar hábitos, eduque. Pra acabar com hábitos, eduque.

Ao educar seja gentil e paciente. Pode parecer que no início nada se aprende, no entanto, demonstrar o que se aprendeu pode levar um tempo.

Ao dirigir palavras que afetem a vida do outro, no intuito de fazê-lo melhorar, o mais importante é se colocar em seu lugar, vestindo seus sapatos e sabendo dos seus tempos, limitações e capacidades.

O que para nós parece ser algo fácil, para o outro, pode ser um grande e quase impossível desafio.

Inserida por FlavioTakemoto

⁠A crítica construtiva…

Sempre que alguma dessas te fizerem;
aprecia mui bem, de quem tal vem;
pois quer uma, quer outra, bem te querem;
pelo aconselhar bom, que em tal tão tem!

Pois a tal construtiva, é amiga;
mesmo apesar, de tal, não parecer;
por não soar pra nós como cantiga;
mas sim, com o mau soar, de um bater!

Por isso quer ela, quer quem critica;
são ambas a nós vindas, só para o bem;
por mal, que em nós se encontrava, afastar!...

Arrumando de nós a paralítica;
que por mal ser, sujeira pra nós tem;
vindo a tal crítica a nós, pois, salvar.

Com o carinho, camuflado da tal;

Inserida por manuel_santos_1

DA RESENHA E DA CRÍTICA

A minha resposta é: não, meu amigo. Eu não escrevo unicamente porque alguém me pede, quando alguém quer ou quando eu quero. A inspiração é dona de mim e escrevo quando as palavras me chamam, quando uma leitura, um pensamento ou uma imagem me procuram. Por isto as minhas releituras não são profissionais, uma vez que saem naturalmente, livres e felizes da minha imaginação.

Inserida por RemissonAniceto

⁠ Tenha uma visão crítica à respeito das pessoas, à respeito das autoridades constituídas, tenha também uma visão crítica no que tange aos vários aspectos, sejam eles sociais, políticos, econômicos, culturais, esportivos, acadêmicos, profissionais, filosóficos e de ideologia partidária, mas, sobretudo tenha uma visão crítica de si mesmo, examine-se primeiro antes de tudo, faça um exame minucioso e introspectivo diário.
Seja um crítico de você mesmo, reveja seus conceitos, pré-conceitos, valores, pensamentos, atitudes, reveja projetos, a sua postura moral, sonhos, analise as suas crenças, dentre outras coisas. Tenha uma visão crítica em 360 graus não só do mundo ao seu redor, mas, principalmente de você mesmo. A crítica construtiva é imprescindível, mas, a mesma deve ser feita com sabedoria e moderação, a crítica construtiva deve permear diariamente a sua vida, e depois, a vida do próximo.


Márcio de Medeiros-02/06/2021

Inserida por marciodemedeiros

⁠VALORIZE-SE
Essa sinceridade demasiada, esse tom sempre peremptório e agudo, essa crítica sem nenhuma ponderação; sem nunca encontrar tempo para fazer um elogio ou vibrar com a conquista do outro, revela uma alma doentia e muito invejosa.
A permanência no ambiente e, a insistência em instruir quem geralmente não aceita a necessidade de cura ou sempre tem uma justificativa vitimista, custa muito caro; custa sua felicidade, sua paz, sua vida.
A dor de partir não é nada se comparada com a dor de ficar.

Sergio Junior

Inserida por SergioJunior79

⁠Uma reflexão profunda e crítica!

"Existem mais de 60 mil religiões, seitas e tribos de divindades no mundo,
Todas criadas pelo ser humano.

As crenças são divulgadas e praticadas de diversas maneiras,
Em todas as gerações.

Infelizmente, muitas são movidas pelo poder, dinheiro e manipulação.

Mas há duas certezas universais:
A morte e a necessidade de discernir entre certo e errado.

Lembre-se:
Ninguém é dono do mundo,
Muito menos da verdade."

Inserida por VeraMatos1969

⁠A Crítica Pode Desmascarar Você: Cuidado!

Evitar críticas aos erros alheios, especialmente as que atingem as feridas mais profundas da alma, é essencial. A crítica constante, muitas vezes inconsciente, não apenas prejudica quem a recebe, mas também reflete as inseguranças e imperfeições de quem a faz. Estudos mostram que a crítica está frequentemente ligada a mecanismos de defesa, nos quais projetamos nossas fragilidades e sentimentos de inadequação nos outros.
Esse hábito serve como um alívio temporário para tensões internas, desviando o foco de nossas falhas e reduzindo o desconforto com a própria vulnerabilidade. Em vez disso, é mais saudável cultivar empatia e autocuidado emocional, criando um ambiente de apoio mútuo e crescimento coletivo. Assim, promovemos harmonia e construímos relações mais construtivas e enriquecedoras.

Inserida por fernando_vieira_filho

Caminho oposto

Quem tomou a senda do oposto
Da mágua, e da crítica gratuita,
E viu tal gesto provocar desgosto,
Por causa de opiniões fortuitas!

E espalhou mais mêdo que esperança,
Em detrimento da felicidade,,
E com os pesos postos na balança,
Achou-se mais mentira que verdade....

E nunca teve na vida um amigo,
E Nunca atendeu nenhum mendigo,
E mesmo assim jamais se arrependeu,

Que pena! lá se foi no esquecimento...
Perdeu-se como folha sêca ao vento,
Passou por esta vida.... e não viveu!

Inserida por EdisonPalmer

“Minha crítica ao crescimento não tem fundo ‘moral’, nem mesmo ‘ecológico; é uma crítica feita em nome de um outro modo de agir no mundo. A tese central do meu ‘Apelo aos vivos’ é a de que o problema do crescimento não é apenas um problema econômico e político, mas acima de tudo um problema de fé, uma vez que o crescimento é o deus oculto de nossas sociedades e que a publicidade é sua liturgia demente. Toda a minha argumentação baseia-se neste princípio: ‘podemos viver de outro modo’. Saber que podemos nos livrar desse mergulho suicida do atual modelo de crescimento é um ato de fé”
---
“Toda a revolução profunda nasce da conjunção da miséria e da revolta com a esperança e a fé. A grande fraqueza das igrejas cristãs é o seu distanciamento dos movimentos populares e a degradação da fé transformada em religião. Dessa dupla mutilação, a revolução de um lado, e as Igrejas de outro, decorre nossa incapacidade atual de operar as mutações necessárias à nossa sobrevivência e à nossa vida”

Inserida por henriquenasci

Auto-crítica

Às vezes é bom sair do padrão,
deixar as regras de lado e
esquecer palavras fortes com um gosto adocicado.
Não é que não tenha condições de sofrer,
é que minha força para lutar acabou,
tantas e tantas esperanças,
mas não posso mudar tudo.

Essas palavras foram doces,
talvez nunca deixaremos de ser o que somos,
talvez sempre foram o que são agora,
talvez sempre foram o que eram antes,
quem poderá responder?

A resposta é simples, EVOLUÇÃO!

Inserida por marcelhenriques

9 - A crítica do invejoso é perversa. Há ódio embutido em cada vírgula do que diz. Não basta cortar sua língua, pois a perversidão mora na alma. Rezemos todos os dias para o advento de limites no processo da reencarnação.


10 - O caminho da eternidade será agradável aos edificadores do bem. Que os demais não esperem bombons.


11 - O amor será um engodo, caso não abrigue sentido duradouro nas ações levadas a efeito em seu nome.


12 - Um homem inteiro não titueia diante de um exército de pulhas.


13 - Ao se tratar do ensino público, o político não deve trazer a última palavra. Não se preparam gerações com engodo.


14 - No subsolo mental dos donos do Poder paira a fedentina dos dejetos da hipocrisia. É por isso que Brasília ora cheira bem, ora cheira mal.(1996)


15 - Do debate entre políticos, sobram-nos indagações, incredulidade e perplexidade. Os tempos mudaram! Amanhecerei assim sempre? Quero ter a certeza de que não!(1998)



16 - A Educação e a Cultura no Brasil defrontam-se com o fosso. Educadores, Escritores e Artistas em geral foram colocados em segundo plano, em favor dos políticos profissionais.(1991, Pelotas)


17 - Pelos meus caminhos, a incompetência não encontra retorno. Para os abnegados do ócio e das benesses governamentais, parasitas imundos, guardo abismos.(1993,Teresópolis)



18 - Os governos festejam. Mas, sejamos sinceros: a maior farsa republicana ainda é a promessa de reforma agrária, levada a efeito pelos insinceros do Poder. (2000)


19 - Surgirá um herói de verdade (ressuscitaria de que túmulo?), exemplificando os covardes, omissos e paranóicos da República.(1997)


20 - Não mudo de opinião, tangente às ações dos néscios da prepotência. Desejo conhecê-los melhor, aprofundar-me em suas almas vaidosas, para repudiá-los com mais intensidade.(1989)

Inserida por klekle12

A verdade dói

Passeando por blogs e tumbrls hoje, percebi que muita gente critica o dia da mentira e sugerem o dia da verdade. Quer saber? Eu acho que não existe o dia da verdade porque a intenção seria de que todos os dias fossem ditas as verdades. Mas, não é bem assim, não adianta, até nossos pais já mentiram dizendo que se não fizéssemos tal coisa o "bicho papão" iria vir nos pegar. Ok! estou exagerando, mas pense... Quantas vezes você já disse que estava tudo bem com você, quando na verdade sua vida estava desmoronando? Coisas que falamos automaticamente quando se juntam podem se tornar grandes demais. Logo você, que presa a sinceridade, confiança e afins. É aí que você percebe, o quanto foi hipócrita, todo esse tempo.

Dizer que a mentira pode criar algum bem, é mentira? Não, não é. Às vezes é preciso sim dizer algumas mentirinhas, não porque queremos, mas porque muita gente não gosta de ouvir a verdade. A verdade muitas vezes dói, fere de forma cruel. É triste, mas vivemos numa realidade assustadora.

Então, o dia da mentira é na verdade só uma brincadeira, uma descontração daqueles dias em que as mentiras são camufladas.

Eu não sei você, mas essa data não me faz diferença. Só afirmo que odeio as piadinhas do dia da mentira.

Inserida por ilariaoliveira

Critica geral a ilusões indesejáveis

Me seca a garganta ver olhos que não vêem
me deixa desalmado cabeças que não crêem,
por mas que você tente ser sempre você mesmo
tem sempre o oposto,e é isso que eu vejo

Metade do seu melhor,é o que você deve mostrar
e quando for pior,não tente agradar
as pessoas se iludem fácil,com medo do desejo
eu tento não olhar,mas é isso que eu vejo

Dor e sofrimento as vezes não bastam
brincar e adiar são coisas que afastam,
e se arrepender-se fosse apenas uma conclusão
lagrimas de ódio encheriam um coração.

A dor do passado concretiza o futuro
a doce inocência vira o amargo maduro,
aparências enganam,atitudes podem mentir
se hoje te dei um sorriso,amanhã posso te ferir

Pra falar a verdade o mundo para de rodar
e é nesse instante que eu tento me encontrar
sei a diferença entre “talvez” e “por que”
pode ter certeza,meu mundo não gira em torno de você.

Inserida por sidloboguns

Sou crítica,sou chata,não faço social,sou careta,sou orgulhosa,não bebo,não uso drogas,não falo palavrões,não sei demonstrar amor afeto ou qualquer tipo de carinho,sou vingativa,possessiva,ciumenta.Não espere de mim declarações,afeições,provas de amor ? não está em palavras,não está em elogios a cada 10 min.
tirando isso sou um amor de pessoa. =)

Inserida por Eliaane

Crise

A crítica
que consome a alma.
E a especulação
que toma à calma.

O álcool que move,
não movimenta,
não o corpo,
mas a tormenta.

A água
que rega a fonte,
que cala a sede,
que corre o monte.

E a parede
que desmonte
Os tijolos,
O concreto.

O concreto,
Tão sutil
Como o indiscreto.

E o abstrato,
Tão retórico
Quanto o destrato
Que encha o prato.

O prato… O prato… O prato
De quem tem fome
Não ao vicio, esmola.
Ao alimento,
não ao que consome,
mas para fome de quem não come!

Inserida por viniciusarnom

⁠Merece uma análise crítica

O que é feito com má vontade não produz aprendizagem e muito menos realização e ando pensando sobre isso e muito mais. Nada pode justificar ações contra nenhum ser humano, está crescendo as demonstrações de racismo e intolerância e isso é inaceitável.
Ser autêntica quando a gente se apresenta como realmente é, sem disfarces ou máscaras não quer dizer ser arrogante, prepotente, se achar melhor do que os outros , isso tá longe de ser autenticidade.
Tendemos a ser muito compreensivos em relação a nossos próprios defeitos e falhas, e pouco compreensivos com as imperfeições dos outros, a gente quer ser perdoada, mas não quer perdoar.
A gente precisa ser amor na forma de se comportar, de rezar, de cumprimentar as pessoas, a maneira de agir, tudo com civilidade, devemos buscar a transcendência. Não julgar e sim ensinar.
Eu sempre me achei uma felizarda, apesar de errar muito, sou consciente dos passos que devo dar para frente e para trás, sei que o que é dado com consciência deve ser retribuído com consciência também.
Houve uma modificação em mim, em termos de relacionamento com as pessoas, de pensar mais em função do próximo, de entender que todas as verdades são meias-verdades.
Eu me abri sem medo à universalidade, cada um tem liberdade para concordar ou não com a opinião dos outros, mas precisa, também, fundamentar seu ponto de vista, sua discordância com amor e respeito.
Somos todos frutos de uma mesma família, temos sentimentos, qualidades, defeitos, somos imperfeitos que buscamos nos desenvolver, sem estimular o conformismo, a passividade, a imitação e a repetição do que os outros fazem.
Meu eu deve ser estimulado e não reprimido, somos diferentes mas não piores, muitas vezes pensamos de maneira não convencional e infringimos as regras que nos levam a felicidade.
A gente não se deixa levar pelos costumes do mundo, não podemos normalizar o erro, ele é apenas um dos caminhos para se chegar ao acerto. A escola não está afastada da vida, somos aprendizes o tempo todo.
Tendemos a esquecer o que aprendemos e não usamos, nossa memória reorganiza o que aprendemos e eu não quero prejulgar, mas não é sábio aprender para deixar na gaveta.

Inserida por Arcise

⁠Político…

Por grande aldrabão, não te julgo eu cá;
Nem te irei, sequer aqui, ditar crítica;
Mas após, teres ido, pra a política;
Passaste a mostrar: o que em ti, tão está!

Que nada mais é: que essa má mentira;
Que tão tens, em teu mentiroso ser;
Por nela, tão dar pra de ti: tal ver;
Por nela, vermos: teu tão lindo encanto!

Mesmo a em ti, faltar penca dele então;
Por com plástica, o tal dar pra esconder;
Tens algo que o POVO, já bem conhece!...

Que é: o teu dizer, GRANDE morcão;
Que tanto acaba por te convencer;
Que mal vês, como de ti; transparece.

Com pena;

Inserida por manuel_santos_1

⁠A CRÍTICA PODE SER CONSTRUTIVA
Fala-se mal de políticos, pastores, cientistas, médicos e pessoas em geral, mas será que olhamos para nós mesmos, para efetuar um exame crítico e introspectivo?.
A crítica construtiva, inteligente e bem elaborada, é importante e é um sólido pilar para o desenvolvimento de um pensamento inteligente, reflexivo e construtivo. Muito fala-se na TV sobre “ o país que eu quero”, observa-se várias pessoas bombardeando políticos com críticas e desabafos, mas é bom salientar que os políticos saem do meio do povo, e o povo tem a sua parcela de culpa, todos nós somos culpados, ou por ação ou por omissão, todos tem a sua parcela, e todos contribuem direta ou indiretamente para o sucesso ou fracasso da sua vida, família, sociedade e do mundo.
O indivíduo é parte integrante de uma sociedade miscigenada, por etnias, culturas, crenças, filosofias, ideologias, tradições e religiões diferentes. Agimos e pensamos da maneira que fomos doutrinados por nossos pais, professores, avós, líderes religiosos, pelas ideologias que aprendemos na TV, jornal, filmes, desenhos, com nossos colegas da rua e da escola, enfim somos influenciados pelo meio em que vivemos, pelo livro que lemos, por aquilo que falam para nós.
O ser humano precisa ter senso crítico, ter um espírito questionador, reflexivo, que tem que ser inquiridor, pesquisador e um amante incansável do conhecimento e do desenvolvimento de suas ideias, o mesmo tem que lutar incansavelmente pelo aprimoramento de seu caráter, das suas virtudes, valores e conceitos que tem de si mesmo e das pessoas ao seu redor.
Pode-se citar, alguns exemplos de contribuição negativa, e que são altamente nocivas à sociedade: Quando alguém compra uma mercadoria baratinha e sem nota fiscal, quando joga lixo na rua, quando compra fiado e não paga, quando não devolve as ferramentas que pediu emprestado, quando sonega imposto, julga sem analisar antes os fatos, quando compartilha informações na internet e nem investiga se é verídica, pode-se citar ainda: “dar o jeitinho brasileiro’ para resolver as coisas, mentiras, farsas e enganos para se dar bem e querer levar vantagem em tudo, vender o seu voto, ficar alienado através de futebol, novelas, big brothers e outros programas e deixando o conhecimento de lado. Um povo alienado é facilmente manipulado, é feito de “gado”, vira massa de manobra nas mãos dos mais inteligentes e aproveitadores. Todos sem exceção contribuímos ou um dia já contribuímos desta forma.Os políticos tem as suas falhas, é claro, mas e o “povão”, muitos cometem as suas ilegalidades e as mesmas muitas vezes permanecem nas sombras, amortecidas ou esquecidas, “passa batido”.
Por isso, deve-se zelar por uma ferrenha autocrítica, um exame introspectivo, sincero, profundo e incansável, a autocrítica deve ser constante, diária, gradativa e futura, deve durar até a sua morte. Como já foi dito, a crítica construtiva é um fator preponderante para a reflexão e para o progresso da sociedade, porém como temos feito tudo isto? será que fazemos?, ou será que apenas criticamos assassinos, políticos e outros que cometem crimes hediondos ou de alto potencial ofensivo?.
Existem muitos críticos de terceiros, que estão de plantão na T.V, no jornal, nas praças, faculdades, escolas, igrejas, e em outros lugares de destaque, mas temos poucos críticos de si mesmos, quem critica tem este direito, mas o mesmo deve ser criticado também, a sociedade está cheia de pessoas que arrumam um grupo seleto para explodir e destruir com as suas críticas, pode-se citar: políticos, pastores, filósofos..., mas a lista se resume em um pequeno grupo, em algumas classes de pessoas, estas pessoas tem que estar na mídia para serem criticadas, em seus lugares de destaque?
Claro que a resposta você conhece, você pode criticar este esse artigo, porém, peço que antes faça a sua autocrítica, você pode e deve criticar os políticos e pastores por exemplo, mas antes sugiro que faça o seu exame introspectivo. Os erros, exageros, mentiras, omissões, enganos, crimes seja de ordem política, econômica, patrimonial ou social, estão em toda a parte. Uns com o seu maior e outros com o seu menor potencial ofensivo.
Eu estou fazendo a minha autocrítica, faça a sua!

Inserida por marciodemedeiros