Textos sobre Crítica

Cerca de 297 textos sobre Crítica

“Divergência de opinião não me causa desilusão. Convicção, contradição, crítica e prospecção são correlacionais aos indivíduos racionais. Seguir uma única veia de pensamento não tem embasamento; é próprio dos computadores programados, dos animais abrutalhados e dos seres alienados.”

Inserida por Peralta71

Se já somos inquisitores de nós mesmos, não teremos estrutura para suportar a mínima crítica. Será insuportável o peso do julgamento de alguém se você já se julga e se cobra ao extremo. Eles usarão a mesma medida, o mesmo juízo, mas soará como uma nota mais alta. Se o seu julgamento acerca de si mesmo for leve, o que vier dos outros não te atinge.

Inserida por andreia_carvalho_4

“A crítica literária deve brotar de uma dívida de amor. De modo evidente, ainda assim misterioso, o poema, ou peça, ou romance capturam nossas imaginações. Quando terminamos a obra, não somos os mesmos que éramos quando a começamos. (...) Grandes obras de arte nos arrebatam como tempestades, escancarando as portas de nossa percepção, pressionando a arquitetura de nossas crenças com seus poderes transformadores.”

Inserida por LEandRO_ALissON

Todos somos falhos. Inclusive nós, quando achamos que a crítica do outro em nossa direção é que seja a falha. Se alguém me critica, é a opinião dele a meu respeito. Independente de ser ou não coerente com a realidade, é a verdade que o outro enxerga. Por que, ao invés de achar que o outro é que é falho, eu não me examino para descobrir o que levou o outro a chegar àquela conclusão? Que bom se nesse processo eu descobrir humildemente que a falha é minha! Assim terei a oportunidade de corrigi-la, não pelo outro, mas para meu próprio bem estar.

Inserida por admiradoresdotony

Vamos fazer uma análise crítica e objetiva de um pressuposto tido como verdade, peça para um teísta de qualquer divindade para que materialize seu deus e faça ele aparecer no mundo físico e real usando seus poderes mágicos, caso nada mude e não apareça ninguém, isso só demonstra de forma incontestável que não existe divindade alguma.

Inserida por HeliezerdeSouza

⁠Sobre o Impacto Ambiental não depende de concientização critica como "cancelamento", principalmente contra um agrupamento da sociedade, e sim de uma "politica" extremamente rigorosa influenciativa, como forma obrigatória, colocada acima das coisas sem importância que todos dão importância por que está no modo automático da era moderna. Seria doloroso, mas é na dor que se aprende, que se retira do automático e aprende a "evoluir" e cortar o "instinto" "forçadamente" para que a "lógica simples", que pensada por si próprio, torne um por um em algo não comum com a mesma plausividade logistica, muito diferentes entre si, mas ao mesmo tempo mantendo suas igualdades de valor perante ao geral, ao coletivo, digo, perante a sociedade moderna de todos os países como um todo.

Inserida por pheosatmre

⁠Pare de se aborrecer com críticas ofensivas, pois a crítica construtiva embora possa entristecer não visa destruir; as palavras destrutivas e menosprezo (fingido) são as únicas armas de ataque daquele que lhe é inferior. Lembre-se que nunca alguém superior se preocuparia em humilhar quem está numa situação de desvantagem em relação a si! Receba a crítica ofensiva como um elogio, pois fato é que tudo que ofensor lhe disser normalmente é o oposto do que verdadeiramente pensa, do contrário nem perderia tempo com você.

Inserida por MensagensEdificante

"⁠Vivemos uma constante crítica de nós mesmos, confrontamos a fragilidade de nossas próprias críticas em um mundo onde as palavras têm mais peso do que as ações, e somos constantemente julgados pelos outros. Nessa jornada, mergulhamos em profundas reflexões em busca do verdadeiro significado de nossa existência e da aceitação genuína de nossa identidade. Diante de questões morais, como doutrinas religiosas ou escolhas políticas, enfrentamos o desafio de reconciliar nossos valores internos com as demandas externas da sociedade, tudo isso acaba por se tornar um palco de encenações ao nos confundir entre o verdadeiro e o falso, entre o dito e o não dito."

Inserida por Marcos_BastosMKS1

⁠Na reflexão sobre a crítica à divindade, emerge uma questão essencial: enquanto muitos responsabilizam Deus por adversidades, não é apenas devido a uma circunstância isolada, mas sim pela deterioração que a humanidade inflige ao próprio planeta. Diante disso, surge o questionamento: pode-se, de fato, imputar culpa a uma entidade divina? Ou será que esses eventos ocorrem independentemente uns dos outros, ou até mesmo sem conexão alguma? A verdade é que talvez estejamos testemunhando a reação natural do próprio ecossistema terrestre, dos oceanos aos céus. É possível que a humanidade, em sua ânsia por criar uma divindade, tenha-se perdido em sua própria ignorância. Mas, então, por que deveríamos compreender? Se aceitarmos que as pessoas são moldadas por emoções e anseiam por crença, torna-se evidente um aumento do egoísmo em relação aos tempos passados. Talvez esta seja a verdade que nos confronta.

Inserida por bloglucasrodrigues

⁠Hipocrisia. Muito se critica e vilaniza a desonestidade certos indivíduos, mas infelizmente, de forma geral as pessoas que se declaram de bem se assemelham a aqueles que criticam. A sociedade não recompensa pessoas honestas. Você apenas precisa parecer honesto. Muitas vezes a ética também é colocada rapidamente de lado quando o individuo tem algo a ganhar.

Inserida por VictorTarcitano

⁠Valorize quem te corrige, quem te faz uma crítica construtiva, quem pega no seu pé para você evoluir, quem desafia você a sair de sua zona de conforto, quem mexe com seu emocional e está sempre te direcionando a fazer o que é certo e te apoiam sempre quando você busca melhorar aquilo que te evolui.

Inserida por oliceamorim

⁠Se você se "ofendeu" por um erro pontual de alguém - passando a criticá-lo e inclusive a ignorá-lo -, alguém que a vida toda esteve ouvindo teus erros e dilemas, sem te julgar e sem te descartar... Se você tem agido assim, você está sendo hipócrita, leviano e muito "possivelmente" deve ter inveja de quem sempre te serviu, pra não dizer "com certeza".

Inserida por sam75

Sempre que estamos diante de uma situação em que existe o risco de sermos expostos à crítica pelos nossos erros, temos o ímpeto de mentir ou de omitir. O problema é que a mentira ou a omissão nos rouba a consciência e adultera nosso caráter. A mentira ou a omissão nos impedem de reconhecer nossos erros; logo, nos impedem de nos arrependermos e pedirmos perdão a fim de mudarmos nossos comportamentos e nosso caráter.

Camila Saraiva Vieira
Plenitude: 40 dias para você ir além em todas as áreas da sua vida. São Paulo: Gente, 2023.
Inserida por pensador

⁠Minha mãe expressava amor por meio da comida. Por mais crítica ou cruel que ela pudesse parecer – sempre me forçando a atender a suas expectativas obstinadas –, eu sempre sentia o afeto dela irradiando das merendas que ela preparava para eu levar à escola e das refeições que ela cozinhava para mim bem do jeito que eu gostava.

Inserida por pensador

⁠Quem tem medo da crítica das pessoas é adolescente. O medo de adulto é outro. Adulto tem medo é que a máquina de lavar roupa quebre e ele tenha que lavar na mão. Que o ar condicionado não funcione e ele tenha que dormir no calor. Adulto tem medo é de não ter dinheiro para pagar os boletos, que falte dinheiro para a terapia e que o dinheiro acabe antes de findar o mês.

Inserida por ednafrigato

⁠Uma crítica ao ateísmo é que a moral ateísta é relativa, isso vindo de pessoas que mudam de igrejas como mudam de rouba e justificam atrocidades do velho testamentos como “naqueles tempos era diferente”, que os ateus podem distorcer a moral deles para fazer atrocidades, e justificar qualquer coisa.

Inserida por JorgeGuerraPires

⁠Veneno não ingerido, não tem poder de matar – assim como os insultos, a crítica feita para destruir, a inveja, a raiva, o ódio e qualquer outro sentimento com poder letal sobre as suas emoções, quando não são aceitos são inofensivos, frágeis e não tem nenhum poder sobre você. Eles são e continuarão sendo propriedade de quem os possuem, só isso.

Inserida por anapaulafanz