Textos Budistas
Em uma frase bem conhecida, Buda disse: “O ódio jamais pode cessar com ódio. O ódio só pode cessar com amor. Esta é uma lei eterna”. Podemos começar a transcender o ciclo de aversão quando conseguimos parar de ver a nós mesmos, pessoalmente, como agentes da vingança. No final, todos os seres são os donos de seu próprio carma. Se alguém causou dano, irá sofrer. Se causamos dano, iremos sofrer. Como o Buda disse no Dhammapada: “Somos o que pensamos”. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o mundo. Fale ou aja com uma mente impura e problemas te seguirão assim como a roda segue o boi que puxa a carroça. Fale ou aja com uma mente pura e a felicidade vai te seguir como sua sombra, imperturbável. Felicidade e tristeza dependem de nossas ações.
Buda já mostrava há cinco mil anos que, se a corda da cítara fica frouxa, ela não produz o som da música; e se é esticada demais, ela se rompe por conta da pressão excessiva. Assim, a virtude só é possível pelo "caminho do meio", ou seja a busca do equilíbrio entre os extremos, onde nenhum deles se mostrará como a melhor solução. Não sigo Buda, nem Cristo, Maomé ou qualquer outro. Mas procuro aprender com todos eles, pois cada um ofereceu ao mundo um pouco de sua sabedoria.
Buda dizia que o ensino é um barco com o qual se passa de uma margem à outra, mas não tem sentido carregá-lo quando pisamos em terra firme. Para avançar na busca, devemos fazer nossas próprias perguntas, porque, depois de conhecer o que os outros descobriram, cabe a cada um levantar a cabeça e interrogar o céu estrelado com os próprios olhos.
"Existe um abismo entre as razões do Buda no seu menosprezo da mente e as da maior parte dos modernos «gurus». Aquele tinha-a superado; estes simplesmente negam-na porque não conseguiram desenvolvê-la ou desembocaram num caminho sem saída e não se atrevem a confessá-lo a si mesmos e muito menos aos demais. Existe uma grande distância entre o rei que se faz de mendigo e o mendigo que não pode deixar de o ser; um renuncia, o outro conforma-se. No primeiro acontece um acto de vontade, no segundo de derrota."
Um dos motivos que Buda, Jesus e Sócrates receberam críticas tem a ver com as ideias deles que perturbavam uma ingenuidade que existia em uma religião antiga. (…) A dor de um crescimento foi despertada por eles. (…) Embora as crianças fossem tratadas de modo diferente naquelas épocas, também era difícil para elas perder o vínculo que tinham com os pais quando elas eram menores. (…) A expressão “mais antigo” não significa melhor, ou pior em tudo. (…) Buda, Jesus e o fundador de cidade poderiam ter sido ricos financeiramente, mas não enalteciam essas riquezas. (Alef expõe vários motivos que podem ter contribuído para eles não enaltecerem essas riquezas).
" Oxalá , Buda , Alá , Krishna... pode não ser o Jesus Bíblico , mas todos Eles e Representações de Outras Divindades , pelos Povos , precisam estar Relacionados ao Jesus Bíblico , para se cumprir Efésios 1 : 23 -> pois como poderia o Jesus Bíblico ' completar , preencher ou unir a tudo em todos ' deixando Povos de Outros Credos , de fora ??
Foi com fogo na lareira que Sidarta Gautama meditou noites inteiras, conhecido por Buda o Iluminado, iluminou, tentou salvar o nosso mundo abominado; dizia que tínhamos sido fulminados pelo individualismo que ainda nos tem dominado. Platão era um estudioso de Buda, como Buda dizia que quando mudas tudo muda; Deixou mestria, na história da filosofia, imensa sabedoria na 'Alegoria da Caverna'. De costas para a luz nunca terás alforria, atua mente será sempre sombria e subalterna.
Uma das boas ações ensinadas no budismo é a doação de um sorriso, um olhar afetuoso ou até mesmo uma palavra agradável.
Se hoje você não tem dinheiro ou tempo para ajudar o próximo, não tem problema.
Contribua com sua luz, com seu amor e compaixão.
As vezes um sorriso e um BOM DIA oferecidos com todo seu coração, podem mudar o dia sombrio de alguém!
Luz e paz a todos! ✨🙏
Prece Budista
Todos nós cabemos onde julgamos que não.
Parece-nos coisa impossível, mas é verdade.
Dar as mãos consiste em estender a nossa mão,
desde onde estamos até onde os outros estão,
partindo do agora e só parando na eternidade.
Que Buda ouça esta prece em nome da Irmandade.
A melhor posição que a humanidade em todos aspectos precisa seguir
na busca de uma sociedade evoluída é “O Caminho do Meio”.
Um ponto de equilíbrio entre os extremos.
No Brasil o combate amplo contra a Corrupção Generalizada na Política
não deve significar a propagação do ódio contra quem pensa e é diferente.
Nós somos diferentes.
A verdade moral do animal social humano,
deve buscar a virtude pela bondade e não pela defesa de dogmas pela brutalidade.
Sérgio A.B. Paixão
´´Nunca é tarde para aprender,porém; quanto antes melhor.´´ Tiburcio”
´Se todos os filhos respeitassem seus Patriarcas,os presidiários seriam inexistentes no Planeta Terra.´´Tiburcio
Se a Justiça dos Homens fosse semelhante a de Deus Pai todo Poderoso no Planeta Terra não haveria nenhum tipo de discriminação. Tiburcio
´´A Justiça do Homem não deve ser partidária e sim semelhante a de Deus que por justiça emite sua luz para todos brilharem.´´ Tiburcio
´´Se a sua missão é ministrar aulas, não reclame dos alunos.Ensine- os.´´ Tiburcio
Educação liberal consiste no estudo cuidadoso das obras dos grandes gênios da cultura a fim de preservá-las, interpretá-las ou renová-las.
Jesus Cristo, segundo o Evangelho, aos doze anos não somente estava estudando como também ensinando as doutrinas judaicas. Ele já havia, portanto, assimilado toda a cultura judaica. O Buda passou anos estudando com ascetas e místicos hindus para assimilar a tradição hindu. Moisés, segundo a tradição, não somente sabia as doutrinas judaicas como também estudou a tradição egípcia, recebendo uma excelente formação no palácio do faraó. Confúcio disse certa vez que se tivesse mais cinquenta anos de vida ele os dedicaria todos ao estudo dos clássicos da tradição chinesa. Então, uma característica comum dos grandes talentos consiste no fato de que todos fizeram um esforço de assimilação cultural, e a partir disso fizeram uma contribuição.
O que Mortimer Adler chamou de 'grande conversação' consiste no diálogo do indivíduo com os grandes talentos da cultura. Não basta que você leia as suas obras, é preciso que você dialogue com eles, que você tente reproduzir em você a experiência deles quando eles deram determinada contribuição. Essa é outra característica interessantíssima das grandes obras. Como as grandes obras falam de ideias mais ou menos inovadoras, pioneiras, então a maior parte das pessoas não as compreendem. E como não é fácil falar de um objeto inédito, ao escrever sobre ele o gênio cultural traça em sua obra o caminho mental que o levou a fazer determinada descoberta. Então uma grande obra não ensina apenas a sua ideia central, mas também dá uma ideia de como funciona a mente de um gênio. Nesse sentido, ela treina ou prepara a mente do leitor para que opere de modo semelhante à mente de um gênio. Esse é o principal benefício pessoal que alguém pode extrair de uma educação liberal.
O BELO
A Floresta me basta.
Não que seja o lar,
mas ela é veicu-lar.
Não basta eu entrar na floresta,
ela tem que entrar dentro de mim.
Desta forma eu encontro a paz
e com a paz dispenso os meus sentidos.
Os sentidos não fazem sentido.
Não confuda um poeta com um buda.
Um buda é um poeta, cuja vida virou poesia,
mas um poeta é alguém que se ilude com a beleza.
A beleza é uma ilusão,
pois a visão pode acabar,
e os ouvidos podem falir.
Então não haverá
o belo meneio das folhas luminosas
nem se ouvirá os sons do bosque.
Como saber se a ipoméia
e as hortências
ficaram azuis?
A função da floresta é me
conduzir ao vazio,
um vazio sem sentido algum.
Que sentido você dá á sua vida?
Muitas vezes nos fechamos em nosso mundo e tudo mais, parece não existir, não ter valor nem cor nem brilho, nem luz, nada, nada, mesmo!
Qual é o poder do seu poder?
O seu poder foi adquirido por direito!
Então você tem muito mais poder do que pode imaginar!
Pensando no corpo físico você tem a rica junção papai e mamãe, mesmo quando não são lembrados estão ai, ai mesmo em você.
Pensando no Divino, pensando Deus, Jesus, Universo, Buda, Oxalá ou o nada!
Pense que só o fato de você está respirando, tem alguma força mantendo sua vida!
Erga-se, agora tome posse deste poder siga em frente creia que tudo, que lhe foi tirado, negado, perdido. Toda frustração, todo o medo, todo o desamparo, é apenas para você fazer uso de toda a sua força de poder.
Siga em frente com fé acredite mais, creia mais e mais que você está aqui agora, para vencer e creia que você nasceu para ser o que você quiser.
Lembre-se que tudo que você decidir fazer, será registrado por onde você passar, nos lugares, na suas obras, nas pessoas dos seu convívio, mesmo que seja por pouco tempo e principalmente na sua própria vida.
"Até você conseguir encontrar gratidão em seu momento do Agora você não será capaz de experimentar os amanhãs que você deseja. "
E o mesmo vale pras coisas materiais e relações, enquanto não formos gratos pelo que temos, vamos sempre ficar em um ciclo infinito de trocas, seja de celular, carro, casa, cidade ou relacionamentos. Vivendo nas sombras de uma esperança que nos diz que seremos felizes quando tivermos essa tal aquisição. Esperando essa felicidade plena desse futuro que nunca chega. A felicidade é uma oportunidade que está sendo oferecida a todo segundo no agora, basta querermos aceitar o presente e sermos profundamente gratos pelo que temos.
Sobre a co-responsabilidade do Mundo em que vivemos.
Vou lhes relatar um dos processos de renascimento que vivi na minha caminhada em busca da iluminação e da expansão da consciência.;; Foi uma experiência riquíssima para mim que ocorreu em agosto de 2017 na sede do Padma em Curitiba-Pr.
Apesar de acreditar que essa busca pessoal "da iluminação" não se finda para um ser em aprendizado nesse Planeta..
Recebi um mantra em forma de frequência mental durante um exercício meditativo que para mim e para a humanidade veio a trazer uma mensagem importante. Traduzo aqui de forma respeitosa e integral para os irmãos desse planeta a experiência mais intensa que já vivi ;
"Eu pertenço à humanidade e a humanidade me pertence" - Quem me passou essa mensagem foi Buda - O Iluminado.
A partir desse momento, e como tenho feito com todos os ensinamentos e tudo que eu leio, passei a refletir: de que forma poderia aplicar esse valioso ensinamento de Buda em minha vida, de que maneira fazer isso ficar ainda mais aprimorado?
Não obstante, concluí: Todos pertencemos uns aos outros. Todos somos responsáveis uns pelos outros nesse Planeta. Todos devemos ter a oportunidade de construir relações positivas em busca do auto-conhecimento, da harmonia interior, da paz, da igualdade, da vida plena, da preservação da natureza e da raça humana e da iluminação.
Dessa forma estaremos todos no mesmo caminho. No caminho da Luz. Dessa forma faríamos valer todos os direitos humanos pregados nos códigos e não colocados em prática. Dessa forma teríamos que começar a ter uma postura diferenciada diante da vida;.
Essa é uma das supremas verdade para a humanidade transcender. Esse é um dos mistério revelados pela Criação através de um Mestre ascensionado a mim apresentado como BUDA. De que somos responsáveis uns pelos outros. Somos pertencentes uns aos outros. Somos unidade com a Fonte.
Essa experiência veio a reforçar um conceito que eu já havia integrado em meu ser sobre o humanismo religioso: "O Humanismo nos ensina que é imoral esperar que Deus aja por nós. Devemos agir para acabar com as guerras, os crimes e a brutalidade desta e das futuras eras. Temos poderes notáveis. Termos um alto grau de liberdade para escolher o que havemos de fazer.O humanismo nos diz que não importa qual seja a nossa filosofia a respeito do universo, a responsabilidade pelo tipo de mundo em que vivemos, em última análise, cabe a nós mesmos".
Dessa forma me coloquei no mundo como um contribuinte para a construção de novas realidades. Enquanto eu viver nesse plano e nesse corpo e espírito, essa será minha missão.
Luzes, câmera, ação!
Um dia parei pra me questionar: de que vale o pensar sem o agir?
Eu poderia até fazer dezenas de cursos, realizar viagens, desenvolver leituras infinitas, participar de iniciações, frequentar rituais, etc., e se eu não agir para realmente mudar as condições de vida deste planeta? Eu se eu não começar? De que vale o conhecimento sem aplicação prática?
Que eu pensasse em começar pelo meu entorno. A regra ficou clara. Primeiro eu me transformo. Disso em diante será mais fácil viver boas relações com o próximo. Ficaria mais fácil conviver com família, amigos, e com a própria sociedade. Se eu me polisse. Sair do casulo foi necessário. A questão primordial então começou a ser: pensar, mudar, agir e fazer? Como começar? Concluí que ficar na filosofia não me levaria a nada muito produtivo. E quando agimos nesse conhecimento partimos para o crescimento verdadeiro. Para nos aprimorarmos diariamente. Então meus irmãos... pensei em trabalhar em prol do próximo. Tanto levando palavras como ações. Se estou agindo corretamente não sei. Tem sido gratificante demais. Desejo nesse sentido que muitos de vocês obtenham seguidores também. Porque estou seguindo aqueles que me inspiraram. Gautama Buddha, William Shakespeare,Leonardo da Vinci, Obama, Sir Isaac Newton, Chico Mendes, Madre Tereza, Mahatma Gandhi, Jesus, Luther King, Zilda Arns e muitos outros. E tem sido uma experiência transcendental.
O pensamento é mutável e confuso.É necessário
seguir atento com a consciência desperta,para viver em paz e sabedoria;pois pensamentos conduzem a sentimentos e por seguinte a suas ações. Uma mente condicionada é carcere do espirito. Desperte a consciência,conheça seus pensamentos e assim agirá corretamente.
Quando não permitimos a presença de Deus, sempre caímos em nossos próprios egos sempre tão confuso, triste e vazio. O homem se tornou decadente por acha que por si ,separado da fonte chegaria em algum lugar. Mas não; o canal(homem) não pode chegar a fonte(Deus) , mas a fonte pode chegar ao canal. Deus é a fonte de tudo. como nós simples canal de sua Infinitude, receberemos sua divina presença?Não podendo nós por modos finitos encontra-la?
Através de um enorme e profundo silêncio. Quando o homem se cala, Deus aparece.
A minha religião e a verdadeira, a minha e a única religião que leva a salvação da raça humana, a única religião que realmente vale apena ser levada a serio, as outras religiões são apenas resquícios de minha religião, não menos importantes porem não tão perfeitas.
Na minha religião você pode orar a qualquer deus, cristo, Alá, Buda, Krishina. e ate mesmo orar a nem um, na minha religião deus pode ser você, deus pode ate mesmo ser aquela velha moeda que você carrega em teu bolso, na minha religião não existem dogmas e nem preconceitos. Na minha religião só tem um único mandamento. Amar, amar sem medo e sem receios. Amar tudo e todas as coisas, a minha religião e o amor.
Todos estão então convidados a entrar em meu templo e celebrar o sagrado comigo, mais atenção, ao entrar em meu templo retire suas sandálias de impurezas, pois meu templo e meu coração e eu estou tentando com muita dificuldade sublimar.