Textos Bonitos para Amigos
Eu tenho alma
E o que você tem?
Eu tenho sorrisos fartos de amigos loucos
E você, o que tem?
Eu sei andar na corda bamba
Sem deixar cair o suor do corpo
E ele sangra às vezes
E você, do que se recorda?
De que recortes de fotos e lembranças se orgulha?
Tenho e conto histórias de amores que tive, muitos passaram, alguns ficaram e se transformaram em amor de irmão
E você, o que guarda na mente?
E seu coração? Por quem ele pulsa? Se é que pulsa
O meu é valente
Em paz
Não pisei e nem hei de pisar no coração de ninguém
É isso que te faz grande?
Pois saiba que sua grandeza não me apraz
Cá estou feliz em ser um grão da areia que beija o mar
E sente a pele viva de quem nela se deita
Com prazer e cor
Não sei se é triste se alimentar do que faz chorar de dor
Nunca hei de saber
Disso me livrei
O choro que nutre a minha essência
É o que vem do abraço grudento e apertado do amigo
Que cola por dentro
Me faz ser inteira de novo
E você?
Marcia David Poeta
Amigos (as)...
Eles vem e vão o tempo todo...
Uns permanecem na minha vida, outros já estiveram comigo em algum lugar do passado... e hoje se encontram somente no coração...
Nessa vida tive muitos amigos, poucos ficaram, muitos se afastaram e alguns viraram estrelinhas...
Mas cada um deles teve muita importância na minha vida.
Me lembro de cada momento que vivi com eles. As vezes bons, as vezes ruins, mas todos vividos com intensidade...
E hoje lembrando de todos, fica uma certeza...
Certeza de que todos que comigo conviveram serão pra sempre inesquecíveis... E que todos ainda estão aqui guardados com carinho em meu coração. ..❤❤❤
O PLANO SER HUMANO FALHOU
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Muitas de nossas crianças um dia dirão: por qual real motivo os homens estão em guerra?
A medida que avançamos em tecnologia e na investigação da ciência, o homem se perde sem entender como isso acontece.
A filosofia poderia debater a felicidade e a vida, no entanto, ainda que exista o debate a respeito da felicidade e da vida na linha do pensamento filosófico, não mudaria muita coisa, senão para uns e outros que absorvem o conhecimento e vivem a partir dele !
O homem falhou e falhou muito desde sempre.
As guerras no mundo por exemplo, acontecem por causa da ganância pelo poder, por inconsciência e falta de inteligência emocional.
O homem aprendeu um pouco de tudo, aprendeu a desenvolver tecnologia, avançou e continua avançando nas ciências, porém, no campo das emoções o homem falhou.
Desde a vida nas escolas, o homem é formado como um robô profissional para o mercado de trabalho, porém, não aprendeu a dominar suas emoções e seus impulsos.
Nós falhamos como seres humanos, em toda terra se vê homens fanáticos e pragmáticos, onde o diálogo é moeda de interesses nas camadas elevadas das Nações.
A filosofia pode entrar com uma flechada sobre tudo que estiver sobre a mesa, no entanto, poucos serão libertados da inconsciência.
As paixões aprisionam os homens, e a cada novo tempo é raro encontrar homens livres e em perfeita paz, na imparcialidade, na neutralidade e no amor pela vida, que respeite seu próximo independente de quaisquer pensamento contrário.
Estamos longe de sermos civilizados, ainda que se diga que não se deve generalizar, ainda assim, somos seres humanos, e falhamos no campo da vida.
Nossos olhos como vêem o mundo?
Nossos conceitos ferem alguém?
Nossas verdades são absolutas?
Nossos pensamentos são bons?
Reflita e repare os males que um dia talvez causamos na vida de alguém, uma palavra, uma atitude, e tudo encima da emoção.
Enfim, para finalizar, penso que é preciso construir uma nova sociedade a partir do treinamento do desenvolvimento da inteligência emocional, aquela que faz com que o ser humano use a consciência em momentos de conflitos e medos ao invés de usar o ódio e a inconsciência nas tomadas de decisão.
É preciso dialogar, buscar conhecimento de si mesmo, aprender como fazer para todos nós sermos seres humanos melhores e com amor pelo próximo, independente do pensamento político, religioso e por aí vai...
Viver a vida como um espetáculo que acontece uma vez a cada segundo, e a cada segundo tudo termina no agora.
Se hoje Nietzsche, Sêneca, Schopensrauer, Epicuro, Marco Aurélio, Descartes, Voltaire, Marx, Freud entre outros filósofos estivessem vivos debatendo o tema, teríamos várias teorias filosóficas para resolver a questão do ser humano, porém, enquanto não houver o despertar da consciência da real natureza, o homem está perpetuado a fazer o mau, isso de tempo em tempo.
É importante o debate, a discussão filosófica, pois a filosofia é a única fonte de conhecimento preparada para os conflitos da humanidade no sentido educativo e provocativo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
AOS AMIGOS EVANGÉLICOS
Antes de mais nada, peço licença aos amigos evangélicos por lhes dirigir algumas palavras. E adianto que, seguindo o senso comum, uso o termo evangélico como equivalente a crentes das igrejas neopentecostais, como a Universal, a Renascer, a Mundial do Poder de Deus, a Quadrangular, a Universal do Reino de Deus e outras.
Devo também dizer, de início, que me considero cristão. Não em algum sentido religioso, mas como adepto e praticante das mensagens trazidas pelo Cristo. Aliás, em nenhum momento Cristo afirmou estar trazendo uma nova religião, mas sim a mensagem de um novo mundo. Estudei bastante o chamado Cristo Histórico, de forma a melhor compreender suas palavras e sua atitude nas circunstâncias da época em que viveu.
E é justamente pelo que aprendi da vida de Cristo que me surgem algumas dúvidas sobre o que hoje pregam as igrejas neopentecostais, pelo que me senti movido a conversar com vocês.
Cristo, como todos sabem e está tão claro nos 4 evangelhos do Novo Testamento, fez uma clara opção pelos pobres. Sempre abominou a riqueza material e o grande poder que essa riqueza conferia aos seus possuidores. Assim, foi para os mais pobres e os mais simples que Cristo disse trazer a mensagem de um novo reino, fundado nos princípios do amor ao próximo, da solidariedade humana (lembram-se da parábola do Bom Samaritano?), da generosidade, do desapego às coisas materiais, da compaixão com os desvalidos. Aliás, sempre é bom lembrar que a tortura e o assassinato de Cristo na cruz pelos militares romanos que dominavam a Galiléia atendeu às conspirações, aos insistentes pedidos e exigências dos grandes poderosos de sua época e das igrejas que lhes serviam, temerosos que estavam da crescente aceitação pelo povo das novas idéias trazidas por Cristo.
Bem, visto isso, vem-me a questão que quero dirigir-lhes. Hoje as pregações das principais igrejas neopentecostais, ao contrário das mensagens de Cristo, prometem aos fiéis o sucesso financeiro, material e comercial como prêmio de sua fidelidade à igreja, o que inclui o pagamento do dízimo e outras colaborações. Para tanto, os cultos dessas igrejas usam com grande intensidade testemunhos de crentes que dizem ter saído de situações financeiras e de saúde aflitivas, mas que hoje estariam em ótima condição material (vários carros, apartamentos, lojas comerciais, etc) depois de “abraçarem a Palavra”, ou, em termos práticos, depois de dedicarem total fidelidade à sua igreja. Acabam assim, essas igrejas, por estimular a ganância, o egoísmo, a competição, ao indicar o sucesso financeiro como uma benção divina àqueles que seguem suas regras. Um verdadeiro paradoxo em relação ao que na verdade nos ensinou Cristo, ou seja, que a maior riqueza de um homem está dentro de si mesmo, em sua paz interior e não em suas posses.
De outra parte, essas igrejas e seus autoproclamados apóstolos, bispos e pastores, pelo que mostram aos seus fiéis em seus pomposos cultos, fazem muito mais milagres que o próprio Cristo. Como disse um amigo meu, fazem milagres de “baciada”.
Amigos evangélicos, vocês hão de concordar comigo, há algo de muito errado nisso tudo. Cristo jamais concordaria com essas práticas, que elegem o sucesso, o dinheiro, o poder material, como objetivos maiores da vida.
Por fim, somente uma última questão. Assistindo os autoproclamados Apóstolos, Bispos e Pastores nos programas televisados, e sabendo que hoje são indivíduos riquíssimos, bilionários, que vivem uma vida de luxúria em verdadeiros palácios, qualquer pessoa não fanatizada, de bom senso, e com alguma experiência de vida, fica com a nítida sensação que se tratam charlatões, de indivíduos mal-intencionados, aproveitadores da ingenuidade e das dificuldades alheias; enfim, de espertalhões que tem grande habilidade em usar a palavra para iludir as pessoas. Exatamente iguais àqueles vendilhões que Cristo expulsou do templo.
Amigo evangélico, o que você acha dessas coisas, como pode me explicar tanta diferença entre o que pregam essas igrejas neopentecostais e o que de fato nos pregou Cristo?
O Caminho é o mesmo!
Queridos amigos auxiliares, na doutrina pela qual, se busca compreender vossa evolução.
Aceitar vossa passagem por pior que se apresente, não nos qualifica, mas nós torna capazes de entender o porque a vivênciamos, quando dizem, busque pela paz e harmonia em vosso lar, não é só para solidificar vossa convivência, mas, dar-lhes um alicerce, pelo qual aprendemos a dividir e somamos para enfrentar situações que nos chegam, pois só, caminharemos, mas juntos iremos muito mais longe, e não os abandonem, os que com muito suor e perceverança, nos deu a luz da vida, com tudo que aprendemos, somos e seremos sempre agraciados com luz em nosso caminho, por manter acesa a luz que a chama que estes acenderam, e hoje poder acolhêr-lhes, com carinho e amor, e sejamos capazes de evitar julgamento, pois a época destes é diferente da qual nos alimentamos.
Sim é exatamente o que pensou, vossos pais são teu alicerce.
Nunca fui de ter muitos amigos.
A maioria mostrou ser o que eu não gostaria de ter.
Então me desculpe, sigo em frente sem olhar para trás e vou tentando encontrar pessoas que eu possa admirar.
Sempre fui um lobo solitário, a maior parte do tempo com um cigarro e um copo vazio ao meu lado com um pigarro e uma tosse.
As vezes me pego pensando nos problemas buscando uma definição.
Mas quanto mais eu tento me explicar, no final sinto que sempre estarei errado.
A vida é um jogo, um jogo de altos e baixos ao mesmo tempo vejo a vida voando na frente dos meus olhos.
Enquanto a vida voa, sinto que sempre estive na base.
Um dia, irei decolar?
Oportunidades eu tive, uma pena que não soube aproveitar nenhuma delas.
Por conta disso a vida bate tão forte e com isso me surge as sequelas.
Sinto um vazio no peito, sem esperanças pra nada.
Eu tento enganar meu corpo com saídas e curtições.
Mas na verdade, o que me envolve são maldições.
Estou sempre de boné tampando meus olhos, na intenção de tentar esconder a realidade que enfrento, mas posso dizer que isso não da muito certo.
Quando estou com meus novos amigos, me sinto anestesiado. Mas toda anestesia tem um prazo de tempo determinado.
E após isso, a dor volta. Eu estou de volta, na realidade que mais me apavora.
a noite chega com desejo dos amigos,
normalmente sou pura solidão,
dentro da minha alienação
vultos ganham formas,
e palavras tomam formas de seres pujantes,
num mar de solidão o sentimento mais profundo,
como o canto de uma sereia me encanto por teu amor.
ninguém compreende o amor,
apenas amam sem querer viver,
num momento que atuação
é unica coisa que deixa feliz,
sem sensação da perdição ouve a evolução,
no movimento sexy tudo ganha forma na derradeira forma de amar....
Quando forças lhe faltar
Quando só sentir estar
Quando amigos se afastar
Ele não te deixa só
Quando as lutar aumentar
Quando a dor maior ficar
Quando ajuda não encontrar
E na garganta vir um nó
Ele pode te ajudar
Seus problemas resolver
Sua vida transformar
Rejeite sobre ti a dó
Qual amigo companheiro
Mais fiel e verdadeiro
E nunca te abandonar
É Jesus; quem contigo sempre estará.
Ter amigos.
É uma segunda vida. Para um amigo, todos os amigos são bons e sábios. Entre eles, tudo acaba bem. Você vale tanto quanto os outros o querem e, para que o queiram, deve ganhar-lhes a boca através do coração. Nada conquista tanto como servir aos outros, e a melhor maneira de ganhar amigos é agir como amigo. O máximo e o melhor que temos depende dos outros. Deve-se viver ou com amigos, ou com inimigos. Procure ganhar um amigo a cada dia, se não como íntimo, ao menos como seguidor. Escolha bem e sobrarão alguns para confidentes.
Sobre amigos...
Quantos ainda fazem parte de nossa vida?;
Quantos eram de verdade?;
Quantos eram verdades passageiras?;
Quantos eram verdades convenientes?;
De quantos desistimos?;
Quantos queremos para sempre?
Amigos fazem parte de um grande baú que se chama vida , alguns são joias preciosas, outros apenas parecem joias, outros são talhados de um material que de tão precioso é difícil mesurar seu valor, outros...bem, outros não permanecem neste baú por muito tempo...mas o grande baú da vida está sempre aberto... Por que o mundo está repleto de joias preciosas...
Leva apenas um
Um homem perverso semeia conflitos e um sussurro separa os melhores amigos. -
Provérbios 16:28
Escritura de hoje : Efésios 4: 17-32
Em 1520, uma pessoa desceu de um navio espanhol no México e causou a morte de milhares de pessoas. O homem era um soldado sob a liderança de Pánfilo de Narváez e tinha varíola. O soldado não sabia, mas aonde quer que fosse ele expunha os cidadãos a uma nova doença. Como resultado da epidemia de varíola que se seguiu, muitos milhares de cidadãos mexicanos morreram.
Um homem. Foi tudo o que foi preciso. Seu contato com o inocente povo mexicano levou a um flagelo horrível e doloroso. Os efeitos devastadores dessa doença viajaram de uma pessoa para outra, infectando um grande segmento da população.
A propagação de qualquer doença mortal é semelhante à propagação de uma doença espiritual que às vezes atinge as igrejas - a doença de fofocas e palavras não edificantes ( Efésios 4: 29-32 ).
Não é incomum que uma congregação feliz e bem ajustada seja infectada depois que apenas uma pessoa apresenta fofocas. Logo, a discórdia está se desenfreando entre as pessoas que estavam trabalhando ansiosamente juntas, e a igreja passa a gastar mais tempo no controle de danos do que no ministério.
Cada um de nós deve tomar cuidado para não espalhar a doença das fofocas. Em vez disso, vamos usar nossas palavras para fortalecer e incentivar um ao outro.
Refletir e orar
Uma palavra descuidada pode provocar conflitos,
uma palavra cruel pode destruir uma vida;
Uma palavra oportuna pode diminuir o estresse,
uma palavra amorosa pode curar e abençoar. - Anon.
Para silenciar as fofocas, recuse-se a repeti-las. Dave Branon
BARUCH SPINOZA
POR NILO DEYSON
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Hoje vamos analisar um pouco do pensamento do filósofo Spinoza.
Venham com Nilo Deyson.
Baruch Spinoza (também chamado de Espinosa ou Espinoza) foi um filósofo racionalista holandês, um dos mais importantes da filosofia moderna. Além de seu racionalismo religioso radical, Spinoza defendeu o liberalismo político.
Biografia: Vida e Obra
Nascido em Amsterdã, na Holanda, em 24 de novembro de 1632, Baruch Spinoza (ou Benedito Espinoza) era descendente de judeus de origem portuguesa.
Seu pai, um comerciante bem-sucedido chamado Michael, tentou que o filho ocupasse a mesma posição no comércio, no entanto, desde pequeno Spinoza demostrou grande interesse pelos estudos.
Aprofundou suas pesquisas nas áreas da teologia, línguas, filosofia e política. No entanto, suas ideias consideradas ateístas, resultaram na excomungação de Spinoza em 27 de julho de 1656 pela comunidade judaica de Amsterdã, da qual fazia parte.
Diante disso, resolver abandonar Amsterdã passando a viver em diversos locais na Holanda: Rijnsburg, Voorburg, Haia, Leyden e Utrecht.
Ao ser excluído da comunidade judaica e vivendo em outros lugares, Spinoza teve que ganhar dinheiro, o que o levou a trabalhar no comércio e na área da pintura, ministrando aulas de desenho durante um tempo.
Embora tenha sido convidado para ser professor da Universidade de Heidelberg, Spinoza preferiu estudar e escrever sobre suas teorias e pensamentos.
Faleceu em Haia com 44 anos em 21 de fevereiro de 1677, vítima de tuberculose.
Principais Obras
Princípios da Filosofia de Descartes (1663)
Tratado Teológico-Político (1670)
Tratado da Correção do Intelecto (1677)
Ética (1677)
Deus Segundo Spinoza
De acordo com Spinoza, Deus era sinônimo de natureza o qual estaria refletido na harmonia e na existência de todas as coisas. Ou seja, ele acreditava num Deus transcendental e imanente.
Segundo ele, que estudou profundamente os textos bíblicos (Bíblia Sagrada e Talmund), aponta que as obras religiosas eram interpretação humanas sem fundamentação racional. Criticou também os dogmas rígidos e a ostentação da Igreja.
Por esse motivo, ele foi excomungado da Sinagoga Judaica. Sendo assim, criticou diversos tipos de superstições (religiosa, política e filosófica) que para ele eram geradas pela imaginação. Nas palavras do Filósofo: “A mente humana é parte do intelecto infinito de Deus.”
Ética
Ainda que não tenha publicado sua obra “Ética” em vida, ela foi publicada postumamente. Sua teoria em torno desse tema esboça seu pensamento racionalista radical.
Para Spinoza o que os seres humanos pensam reflete diretamente na sua maneira de viver. Foi nessa obra que o filósofo trata do tema das superstições relacionadas com Deus, tentando provar a natureza racional de Deus, donde este seria o próprio Universo.
Frases
Veja abaixo algumas frases em que estão refletidas os pensamentos do filósofo Spinoza:
“Quem vive dirigido pela razão, se esforça, tanto quanto pode, por compensar pelo amor e pela generosidade, o ódio o desprezo que tem outrem por ele.”
“Tenho evitado cuidadosamente rir-me dos atos humanos, ou desprezá-los; o que tenho feito é tratar de compreendê-los.”
“As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas só temos um conhecimento parcial e estamos na completa ignorância da ordem e da coerência da natureza como um todo.”
“Os homens enganam-se quando se acreditam livres; essa opinião consiste apenas em que eles estão conscientes das suas ações e ignorantes relativamente às causas pelas quais são determinadas.”
“O homem livre não pensa em nada a não ser na morte; e a sua sabedoria é uma meditação não sobre a morte, mas sobre a vida.”
“A paixão sem a razão é cega, a razão sem a paixão é inativa.”
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Uma noite entre amigos
Naquela noite a alegria estava no ar
Repleto de sorrisos e descontração
Motivos não faltaram para comemorar
Aos poucos todos foram chegando para nossa celebração
Nosso anfitrião abriu as portas do seu lar
Seus drinks e petiscos deram sabor a nossa reunião
Cada um ao seu estilo fizeram questão de prestígiar
Esse pequeno encontro entre amigos da arte e do coração
Teve poesia declamada a todos os presentes
Teve música cantada e dançada numa mistura de ritmos envolventes
Teve amigo chocolate para adoçar e emocionar os resistentes
Teve fotos e muita conversa entre pessoas tão diferentes
E assim foi nossa noite de celebração entre amigos
Desde aquele mais tímido até o mais extrovertido
Que mesmo tão diferentes todos são bem queridos
Que transformaram esse pequeno encontro em algo tão divertido.
A NORMA CULTA
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Hoje você vai saber um pouco sobre a norma culta.
A norma culta se refere ao conjunto de padrões linguísticos usados pela camada mais escolarizada da população. A norma culta define-se, assim, como a variação linguística habitualmente utilizada por pessoas com elevado nível de escolaridade e cultura.
Na língua portuguesa existem diversas variações linguísticas, justificadas pela existência de diferentes grupos sociais, com diferentes graus de escolarização, que apresentam diferentes hábitos linguísticos, que resultam numa pluralidade de normas.
De todas essas normas, a norma culta é a mais conceituada, vista como uma linguagem culta e erudita, utilizada por um grupo de pessoas de elite, pertencentes à camada mais favorecida e escolarizada da população.
O domínio da norma culta se reflete, principalmente, na modalidade escrita da língua, revelando um elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros.
Saber escrever e falar de acordo com a norma culta de uma língua é uma competência bastante valorizada no mercado de trabalho, uma vez que o domínio da norma culta possibilita ao indivíduo comunicar com precisão, eficiência e desenvoltura.
Norma culta e norma-padrão
Embora esses conceitos sejam próximos, sendo inclusivamente usados muitas vezes como sinônimos, se referem a normas distintas.
A norma-padrão pode ser entendida como a norma gramatical, com base na gramática tradicional e normativa. Atua como um modelo idealizado que visa a padronização da língua escrita.
A norma culta é a variação que mais se aproxima desse padrão.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
DOMINAR COM PROPRIEDADE E IMPARCIALIDADE
Por Nilo Deyson
Caros amigos Leitores e seguidores de rede social, hoje venho trazer uma importante reflexão.
Sabe aquele livro que você leu, pois bem, não estacione sua nele uma verdade absoluta.
Temer o homem de um livro só, é ser prudente. Pois a vida fica sem cor, sem vida...
Nesse sentido, é muito importante criar hábitos de leituras diversas, afim de ampliar horizontes e até mesmo conhecer o novo, mudar de direção, saber direito, ser profundo, dominar e deixar ser dominado sem contudo cair no pecado da paixão por uma única idéia.
A medida que você ler muitos livros, você cria uma bagagem interessante que te leva por caminhos jamais antes cogitados!
Não se pode dialogar com alguém pragmático, fanático e que se prende em uma só idéia ou ideologia.
Até é compreensível ver uma pessoa presa em defender sua ideologia, o que não pode acontecer é ver essa mesma pessoa, demonizar as demais por pensarem de modo diferente.
Nesse sentido, a literatura ajuda muito na ampliação da mente humana, elevando seu entendimento e seu modo de ver a vida, e se a pessoa for bem atenta, buscará a imparcialidade nos discursos da vida, mesmo que tenha suas convicções, ela terá como prioridade o diálogo, a compreensão de perceber universos diferentes dela.
Posso falar por mim, eu, Nilo Deyson, pois a literatura de fato me fez ver um mundo colorido, pessoas diferentes, porém, com humanismo e compreensão.
Não somos e nem temos a pretensão de ser donos de nenhuma verdade, no entanto, é bem melhor viver em paz do que em guerra, logo é preciso criar o hábito de ler um pouco de tudo.
Quando você se agasalha na imparcialidade, você não anula suas ideologias, ao contrário, você se torna apto ao diálogo sem preconceito, podemos até perceber nisso, uma inteligência emocional.
Portanto, fica a dica, para que todos nós possamos sim, ler além de nossos horizontes, além de nossas barreiras, vencer e ultrapassar medos e achismos.
Não importa o tema, a estrutura da obra, o autor ou a quantidade de páginas; o que de fato importa é a construção do conhecimento, da cultura.
Enfim, a cada livro que você for ler, lembre-se de não abandonar a leitura por motivos ideológicos, isto é, não olhar com paixão e sim com domínio e imparcialidade.
Tudo com foco e disciplina, basta ser organizado e ter planejamento na leitura.
Dica do seu amigo, Nilo Deyson.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A ILUSTRAÇÃO DO SÉCULO DAS LUZES
( Nilo Deyson )
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
O século XVIII é o período conhecido como Iluminismo, século das luzes, ilustração ou Aufklarung (em alemão, " esclarecimento ").
Como as designações sugerem, trata-se do otimismo em reorganizar o mundo humano por meio das luzes da razão.
Desde o renascimento desenrolava-se a luta contra o princípio da autoridade e buscava-se o reconhecimento de que os poderes humanos por si mesmos seriam capazes de orientar-se sem tutela alguma. O racionalismo e o empirismo do século XVII deram o substrato filosófico dessa reflexão.
A filosofia do Iluminismo também sofreu a influência da revolução científica levada a efeito por Galileu no século XVII. O método experimental recém-descoberto teve a técnica como aliada, expediente que fez surgirem as chamadas ciências modernas.
Posteriormente, a ciência seria responsável pelo aperfeiçoamento da tecnologia, o que provocou no ser humano o desejo de melhor conhecer a natureza para dominá-la.
Por fim, veja com Nilo Deyson, que a natureza passou a ser vista de maneira secularizada, desvinculada da religião.
Livre de qualquer controle externo, sabendo -se capaz de procurar soluções para seus problemas com base em princípios recionais, o ser humano estendeu o uso da razão a todos os domínios: político, econômico, moral e inclusive religioso.
Vou explicar a exaltação do poder humano nesse período, através do seguinte pensamento.
...." a segurança do filósofo é a segurança do burguês que deve à sua Inteligência, ao seu espírito de iniciativa e de previdência, o lugar que tem na sociedade.
A emancipação do homem, na qual Kant vê o traço distintivo do Iluminismo, é a emancipação de uma classe, a burguesia, que atinge sua maioridade".
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PODER
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Vejamos como se deu a legitimação do poder a partir da idade moderna. Com o fortalecimento das monarquias nacionais, o Estado passou a deter a posse de um território e tornou-se apto para fazer e aplicar as leis, recolher impostos, ter um exército.
Por isso, segundo o filósofo e sociólogo alemão Marx Weber (1864 - 1920 ), o Estado moderno é reconhecido por dois elementos construtivos: a presença do aparato administrativo para prestação de serviços públicos e o monopólio legítimo da força.
Além disso, com a secularização da consciência, o Estado distanciou-se da maneira de pensar medieval, predominantemente religiosa. À tese de que todo poder emana do de Deus, contrapôs-se a teoria da origem social do pacto feito sob o consentimento dos indivíduos.
Com a institucionalização do Estado, o governante não mais se indentifica com poder, mas é apenas o depositário da soberania popular. O poder legítimo é, portanto, um poder de direito, que repousa não mais na violência nem no privilégio de classe, mas no mandato popular.
O súdito transforma-se em cidadão, já que participa ativamente da comunidade cívica.
Sob o impacto do Século das luzes, no século XVIII, expandiu-se a defesa do constitucionalismo, entendido como a teoria e a prática dos limites do poder exercido pelo direito e pelas leis.
Portanto, o poder tornou-se legítimo porque emana do povo e se faz em conformidade com a lei.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
POEMA DUM FUNCIONÁRIO CANSADO
A noite trocou-me os sonhos e as mãos
dispersou-me os amigos
tenho o coração confundido e a rua é estreita
estreita em cada passo
as casas engolem-nos
sumimo-nos
estou num quarto só num quarto só
com os sonhos trocados
com toda a vida às avessas a arder num quarto só
Sou um funcionário apagado
um funcionário triste
a minha alma não acompanha a minha mão
Débito e Crédito Débito e Crédito
a minha alma não dança com os números
tento escondê-la envergonhado
o chefe apanhou-me com o olho lírico na gaiola do quintal em frente
e debitou-me na minha conta de empregado
Sou um funcionário cansado dum dia exemplar
Por que não me sinto orgulhoso de ter cumprido o meu dever?
Por que me sinto irremediavelmente perdido no meu cansaço?
Soletro velhas palavras generosas
Flor rapariga amigo menino
irmão beijo namorada
mãe estrela música
São as palavras cruzadas do meu sonho
palavras soterradas na prisão da minha vida
isto todas as noites do mundo numa só noite comprida
num quarto só
O FIM DO CADÁVER ADIADO.
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Pode parecer meio estranho o título, no entanto, é uma lamentável realidade.
Sem a loucura, nos disse Fernando Pessoa, o homem não passa de uma besta sadia. Cadáver adiado que procria.
Eu acrescento: sem sentir, sem os altos e baixos, sem o céu e o inferno dos afetos – sem isso, a vida não passa de uma gélida e impiedosa jornada rumo ao cemitério.
Sofrer nos torna frios.
O sofrimento enterra o coração.
Lute, então, para que a cova seja rasa, permitindo sentir a chuva e sorrir.
Muitos usam o sofrimento como lápide de si mesmos.
Afinal, sofrer é inevitável.
No entanto, podemos escolher viver, em vez de perambular pelo mundo como um cadáver adiado.
Acompanhe o raciocínio com Nilo Deyson :
Podemos viver a vida sem vitimização, sem estresse, livres de todo infortúnio do mundo agressor.
Basta sentir tudo isso, sem julgar nada,
Sentir e saber viver essa experiência de modo imparcial e aproveitar cada ciclo da própria existência no universo.
Podemos sentir, e com isso dar sentido àquilo que se vive.
Não seria, aliás, justamente essa a loucura que nos torna humanos?
A loucura essencial de experienciar emoções e sentimentos?
De viver a montanha russa afetiva que faz toda a nossa pretensa racionalidade ganhar sentido?
Que seria de nós, humanidade, sem isso?
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
NEOLIBERALISMO: Solução ou problema ?
Olá, caro amigo leitor e prezados amigos de rede.
Vamos analisar o neoliberalismo, de modo que todos possam entender um pouco do assunto.
Os liberais regozijaram-se com a derrocada do socialismo após a queda do muro de Berlim e contrapuseram ao fracasso da economia planejada do "socialismo real" o pretenso sucesso da economia de mercado.
Bem-vindos ao progresso, à eficácia, à produtividade? O que é, afinal, o "capitalismo real"?
O capitalismo não reflete apenas luzes, mas o lado sombrio é parte integrante da condição de sua expansão, sempre a partir de laços de dependência ao longo de seus percursos:
• a colonização da América do século XVI ao XVIII;
• o imperialismo na África e na Ásia no século XIX;
• a implantação das multinacionais nos países não desenvolvidos no século XX;
• os acordos do Fundo Monetário Internacional (FMI) com os países mais pobres, transformando-os em eternos devedores, descapitalizados para o pagamento dos juros da dívida.
Esses laços de dependência econômica resultaram em recorrente dependência política.
De fato, quando nos referimos aos países mais ricos do mundo, não encontramos sequer uma dezena entre as centenas de nações existentes.
Os países emergentes, como o Brasil, sofrem perversa concentração de renda, apesar da ligeira melhoria dos índices de desenvolvimento social a partir da primeira década do século XXI.
Em decorrência, nas regiões de pobreza, não há como evitar as migrações, a marginalização de jovens e velhos, os surtos inflacionários reprimidos por recessão longa e dolorosa.
Como se vê, o capitalismo é um bom produtor de riqueza, mas um mau distribuidor dela.
Reflita com Nilo Deyson: Se ao criticar o "socialismo real" as nações capitalistas contrapuseram com orgulho a liberdade individual existente no Ocidente, é bom lembrar que se trata de uma liberdade acessível apenas aos beneficiados do sistema.
Ou seja, numa sociedade em que há injusta na repartição de bens, os contratos de trabalho não são tão livres quanto se supõe, e muitos são condenados ao desemprego, analfabetismo ou baixos salários.
Veja com Nilo Deyson, que como contraponto da evolução tecnológica, a destruição do meio ambiente e o desequilíbrio ecológico ameaçam a qualidade de vida no planeta, revelando a lógica da economia capitalista em que o interesse privado geralmente não coincide com o bem coletivo.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha