Textos Bonitos
Meu amor
Devolve-me a minha alma.
Que a perdi.
Com ela a alegria.
Os sorrisos.
Os sonhos.
Doem-me os olhos.
Deste pó.
Devolve-me.
Talvez uma lágrima.
Apenas uma.
Por favor meu amor.
Já não tenho mais sal.
Nem água cristalina nos meus olhos.
Para chorar e...
Aliviar a minha dor.
Devolve-me o meu coração.
Que está seco.
Como o sal da minha boca.
Das saudades.
Do teu carinho.
Dos teus beijos.
Que correm como um rio selvagem.
Devolve-me o perfume das rosas.
Aroma suave.
Dos nossos corpos suados!
A Despedida
Diante dos meus olhos vi
A tristeza chegar.
Em silencio minha alegria esvanecer.
Senti os olhos flamejar de dor
A alma esvair sem cor
Sem ânimo, sem força,
Mas tu foste.
Culpa ninguém tinha
Foi o passado predestinado que roubou o que eu mais queria.
Por instantes relutei, chorei, sofri, orei.
Busquei perdão daquele que tem a vida.
E me perdoou.
Então senti a sua doce consolação
Não me desamparou,
Porque me amou
Firmou-me no fundamento do perdão.
Mais alegria, segurança e paz
“A contemplação não é uma espécie de mágica, um atalho fácil para a felicidade e a perfeição. No entanto, ao nos conduzir a um contato com Deus em um relacionamento pessoa e direto de amizade misteriosamente experimentada, a contemplação traz, necessariamente, aquela paz que Cristo prometeu e que 'o mundo não pode dar'. Pode haver muita desolação e sofrimento no espírito do contemplativo, mas há sempre mais alegria que tristeza, mais segurança que dúvida, mais paz que desolação. O contemplativo é aquele que encontrou aquilo que todos os homens buscam de um modo ou de outro.”
The Inner Experience, de Thomas Merton
Tem dia que é assim como a noite
E quem não quer alegria
Somos brasileiros, temos greves, copa, corrupção
e dificuldade.
Mas quem disse que não dá pra ter felicidade
Temos fé, amor e samba no pé.
Vamos pensar e orar por tudo e todos
Orar a tarde de não ser feliz tão tarde
Tem dia que é assim como a noite
Mas saiba há luz.
O sol queima manhã e tarde
Estrelas e lua brilham a noite!
E quem não quer a alegria!
Não abra mão dos seus sonhos, do que você acredita da sua alegria. Não abra mão dos amores da sua vida, família, filhos, amigos, da sua coragem, da sua história, das suas buscas, palavras, certezas, desejos, vontades, sorrisos e lágrimas. Não abra mão do que te acrescenta, mas descarte o que lhe sobrecarrega, não esqueça da sua missão e do que te faz sentir verdadeiro e único. Aperte os cintos, previsão de turbulência a frente, ancore seu barco, a maré esta subindo e o mar se agitando, aguarde calmamente no seu lugar enquanto a "natureza" cuida do entorno. A felicidade mora aqui do lado so precisamos de força de vontade para ir busca-lá. Olha o mar azul mas sem se perder no horizonte, não se assuste com nuvens negras turbulentas. Concentre-se em descobrir os desenhos que a nuvem fez no céu sem se deixar voar alto a ponto de tirar seus pés do chão. Peça pro relógio passar lentamente nos bons momentos, e que gire cinco vezes mais rápido nos maus.
Ei psiu!!! - Posso te pedir um favor? - seja feliz, você merece, ja fez tantas outras pessoas felizes, distribuiu tanto amor, tanto carinho, tanta caridade. Não intendeu ainda? Colhemos o que plantamos, a safra esta em fase de crescimento, logo logo as flores, em seguida os frutos para colheita. Esta tudo no tempo DELE, não cabe a você antecipar ou intender, os planos não são seus, você é so marujo, fixe-se no seu barco, se segure, enfrente a tempestade, como você mesmo sempre diz: um mar calmo não faz um marinheiro experiente. Aguente, suporte, espere.
Enquanto isso pode me fazer um favor? - Come chocolate sem culpa, assiste um filme e tira uma soneca. (risos) huuumm so coisa boa hein?!
Se ta chovendo forte lá fora, veja na janela escorrida de pingos, e lembre-se sempre do que eu digo: Após a tempestade sempre vem? RESPOSTA: A calmaria
Depois dessa chuva ai que estás observando pela janela, virá o sol, forte, fazendo a grama ficar mais verde, bonita e confortável de se pisar. Quando olhar para o céu saberás vendo ao horizonte um belo arco-íris, que és a hora de partir rumo a seu destino, atrás do seu pote de ouro.
Ja fez seus planos pra um futuro? - ta certo eu sei que ja, mas espera o sol chegar. Dorme mesmo sem sono, e sonhe. Fale da vida com alegria mesmo no meio do cansaço, do stress. É só temporário. Ri do que não pôde compartilhar. Ri do que já viveu. Tudo serve de experiência para viver um dia de hoje melhor e mais feliz.
“Vai por mim, melhor assim: MARES CALMOS NÃO FAZEM BONS MARINHEIROS" #MelhorAmiga♥
Da série ousadia e alegria.
Certo dia eu disse que escreveria sobre algo muito bom, mas também muito arriscado, você se lembra?
Humm. Então.
Por muitas vezes eu quis escrever sobre uma das suas maiores belezas, mas também a mais provocante delas. No entanto, como eu te via sempre, o risco de escrever sobre esse tema e você me quebrar em pelo menos mil pedacinhos era muito relevante, daí optei por não escrever.
O risco ainda é grande, mas...
Enfim, já falei de muitas coisas, algumas que eu acho fascinante tais como seus pés, suas mãos, seu sorriso, o cabelo e até sobre o cheirinho. Mas falar sobre a sua boca é um passo além, é uma ousadia e tanto.
Mas vamos arriscar.
Seus lábios são responsáveis por fazerem meu organismo produzir uma substância chamada epinefrina, mais conhecida como adrenalina.
É fácil me perder em meio a eles enquanto você fala ou enquanto sorri. Poderia passar horas ou dias observando-os.
Dizer que sua boca é sedutora é ser humilde. Vai muito além disso.
Sua boca é como um mar, no qual poderíamos mergulhar num profundo azul, imersos numa sensação inexplicável.
Do canto esquerdo da sua boca até o canto direito, consigo ir do oriente ao ocidente numa viagem sem fim. Estasiado.
Fico parado no tempo e quanto mais perto, mais detalhes dela é possível observar.
Nunca ia te contar isso, mas certa vez, num dia de matemática, não sei por qual motivo, foi possível aproximar dos trinta centímetros e nesse momento pude sentir o cheirinho que ela produzia... Nossa, aquilo sim é um absurdo! Agora você entende um dos reais motivos pelos quais eu sou adepto a política dos 20 cm.
Confesso que nunca vi boca mais bonita, mais bem desenhada e mais provocante. Pode ficar brava, mas é isso mesmo, a sua boca tem o poder de encantar, de seduzir e se fazer admirar.
De tudo, sorte de quem a tem.
Admiro você por ser dona de uma boca tão perfeita, de lábios tão, tão, tão... ah sei lá, falta-me palavras para dizer, ou mesmo coragem.
Nem posso falar mais que isso, senão você vai literalmente me quebrar...
Mas enfim, é linda essa sua boca!
Posso vê-la enquanto escrevo.
Gosto ( autora: Sandra Lima)Gosto do cheiro da Paz.... das cores da alegria.Gosto de sorrisos sinceros.. de gestos simples.Gosto do som das gargalhadas... e do silêncio de olhos que se fitam.Gosto do verde das matas... e do azul do firmamento.Gosto do canto dos pássaros... e dos acordes de um violão.Gosto de fruta no pé... e de crianças correndo.Gosto de ouvir as historias dos mais velhos... e contar historias para os moços.Gosto de gente verdadeira... e de ouvir a verdade ainda que doa.
Gosto da rotina de um lar... ter alguem no meio da noite pra me abraçar.Gosto da vida como ela é... com suas dores e alegrias.
Com este teu jeitinho meigo...
Encantaste meu coração...
Me fizeste até sonhar...
De alegria, de emoção...
Pois nossas vidas se cruzaram...
E por ti me encantei...
Me faz feliz o teu sorriso...
Tu é a canção que quero ouvir...
O abraço que quero me envolver...
És fonte da minha inspiração...
Peço a Deus que me conceda...
Teu carinho, teu amor, tua amizade...
Para que eu possa viver eternamente...
Contigo em meu pensamento...
A noite é o reflexo do seu dia...
-Tem noites que não durmo de alegria e não querendo que o dia termine;
-Tem noites que me deito pensando, e me arrependendo do que fiz ou deixei de fazer ou falar;
-Tem noites que nem penso direito, deito e durmo cansado;
-Tem noites que me nego pensar em você, pois meu coração me fara lembrar de seu jeito de me tratar e ao perceber o sol entrando e invadindo meu quarto rompendo a barreira que a janela faz verei você despertar ao meu lado, parecerá real, porem sera apenas delírio do meu coração em perceber que não passa de ilusão, e o desejo de te querer mais e mais perto.
A menina apenas sorria,
Transmitia alegria por onde passava,
Era tão jovem e cheia de vida,
Mas era uma pena o seu sorriso
Ser só mais uma de suas mentiras.
Ela era um tanto despercebida,
E tímida na maioria das vezes,
Era grosseira quando queria,
E um pouco idiota de mais às vezes.
Ela chegava em sua casa e falava sozinha,
Afinal, quem gostaria de ouvi-la?
Ninguém gosta de ouvir choros de uma menininha.
O coração ainda anseia por momentos fabulosos
Plenos de uma alegria capaz de fazer esquecer o passado...
As frias sombras de rostos perfeitos
Com mentiras ressurgidas na atmosfera da vida...
Nos lábios criminosos de falsos heróis
Fui derrotada pela vilania dos meus sonhos
Ao desejar roubar dos romances que li
Os amores que nunca me pertenceram...
Tais Martins
Eu quis fazer uma canção
que trouxesse alegria pro seu coração
eu procurei palavras e lugares e motivos
pra fazer você sorrir
Eu quis achar motivo, causa ou porquê
de trazer felicidade a você
Eu sonhei com o momento em que
você, deixando de chorar
Dissesse que mudei a sua vida
E eu só tenho a te dizer
Que neste mundo
Pra ser feliz é preciso
Ser criança, burro ou egoísta
E a minha alma de artista
Me disse: Desista!
E eu larguei a minha pena
e arranquei as cordas do meu violão
uma a uma
E não fiz canção nenhuma
Alegria brasileira
Hoje, logo pela manhã
Vi a alegria brasileira
Em cada janela, dependurada
Estava uma linda bandeira
Bandeira verde e amarela
Branca e também azul
Que faz feliz esse povo
Tanto no Norte como no Sul
É copa, minha gente
O sangue fica quente
E o coração vai a mil
Ele fica acelerado
Bate forte e descompassado
Dessa vez é no Brasil!
Mãe, hoje é um dia especial na sua vida
desse ano em diante quero ver sempre sua alegria
não importa o que passa ou o que deixa de passar
sempre vou estar do seu lado para te ajudar
no que precisar é so me chamar
por isso essa é uma data importante para você
pois nunca tem como te esquecer
você ajuda a gente quando precisamos
por isso você é sempre nossa mãe querida
A palavra tem muita força!
pense bem no que vai falar faça de suas palavras alegria do seu proximo para
que ele (a) reflita em você fale eu te amo, eu te amo, eu te amo, quantas vezes for preciso.
Para que aconteça de verdade e você sinta o que estou sentido agora dentro de mim neste momento cante a canção que quer ouvir!
cante
Eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir
Ter você é meu desejo de viver
Sou menino e teu amor é que me
faz crescer
E me entrego corpo e alma pra
você.
Simplesmente
Ao adentrar à singela favela notei que nela havia alegria, as crianças sorriam, os jovens tagarelavam em demasia numa tarde fria... Pensei, afinal do que sorriam. Então vislumbrei que caia a fixa pela qual há muito não me apercebia ser um ser tão frágil e pobre diante de gente de índole nobre. Voltei o meu pensamento ao real e pude entender um pouco, apenas um pouco de que a vida ali não influía, tampouco, fluía sobre àquela matéria fria tomada de alegria quente de singela gente. Aí conclui que a felicidade encontra-se na simplicidade de um brinquedo qualquer, dependendo do olhar de sabedoria do pobre mortal a qual ria da própria ironia do belo malmequer o qual ao final do dia arrefecia e noutro fenecia ao capricho da natureza real.
Ali entendi que tudo o que possuía; somente me pertencia por um laivo de momento e que tudo deixaria ao meu orgulhoso tormento.
Como sou pobre, meu Deus!
jbcampos
RENOVADO
Hoje a alegria perto de mim chegou
Trouxe com ela a pureza de um sorriso
O meu coração muito se alegrou
É que ela apresentou-me o que preciso.
A tristeza em minha breve morada
Não mais se aproximou
O viver substituiu a dureza do nada
E conscientemente minh'alma renovou.
Decidido estou, quero amar alguém
Quero gostar e me apaixonar
Doar o meu amor e receber também.
Um coração sem amor existência não tem
A deriva navega sem rumo no mar
Distante, onde não há ninguém.
A beleza, criatividade e alegria de Deus esparramam-se pela natureza aguardando que o distraído ser humano possa observá-la mais de perto. Mas o entediado não tem mais tempo para as coisas comuns. Vive tão absorto nos
afazeres da vida que não consegue vislumbrar as sombras da Realidade maior, a assinatura do Artista em sua obra.
ADEUS NOBRE ALEGRIA
SOIS LIBERDADE DE NOSSAS ALMAS
SEMPRE SERÁ ETERNO NOSSOS CORAÇÕES
BRILHANTE PARA SEMPRE COMO LUZ DAS ESTRELA
QUE BRILHARAM COM TEU SORRISO ETERNO
E SAUDOSO COMO ETERNO MAR
DE TANTAS BELEZAS FOSTE NA TUA VIDA A ALEGRIA
NOSSAS ALMAS PARA SEMPRE NOBRE CHAVES
UMA DAS SUAS CRIAÇÕES QUE ESTARÁ PARA SEMPRE MEU CORAÇÃO.
Constitui para mim uma honra e uma alegria falar diante desta Câmara Alta, diante do Parlamento da minha Pátria alemã, que se reúne aqui em representação do povo, eleita democraticamente para trabalhar pelo bem da República Federal da Alemanha. Quero agradecer ao Senhor Presidente do Bundestag o convite que me fez para pronunciar este discurso, e também as amáveis palavras de boas-vindas e de apreço com que me acolheu. Neste momento, dirijo-me a vós, prezados Senhores e Senhoras, certamente também como concidadão que se sente ligado por toda a vida às suas origens e acompanha solidariamente as vicissitudes da Pátria alemã. Mas, o convite para pronunciar este discurso foi-me dirigido a mim como Papa, como Bispo de Roma, que carrega a responsabilidade suprema da Igreja Católica. Deste modo, vós reconheceis o papel que compete à Santa Sé como parceira no seio da Comunidade dos Povos e dos Estados. Na base desta minha responsabilidade internacional, quero propor-vos algumas considerações sobre os fundamentos do Estado liberal de direito.
Seja-me permitido começar as minhas reflexões sobre os fundamentos do direito com uma pequena narrativa tirada da Sagrada Escritura. Conta-se, no Primeiro Livro dos Reis, que Deus concedeu ao jovem rei Salomão fazer um pedido por ocasião da sua entronização. Que irá pedir o jovem soberano neste momento tão importante: sucesso, riqueza, uma vida longa, a eliminação dos inimigos? Não pede nada disso; mas sim: «Concede ao teu servo um coração dócil, para saber administrar a justiça ao teu povo e discernir o bem do mal» (1 Re 3, 9). Com esta narração, a Bíblia quer indicar-nos o que deve, em última análise, ser importante para um político. O seu critério último e a motivação para o seu trabalho como político não devem ser o sucesso e menos ainda o lucro material. A política deve ser um compromisso em prol da justiça e, assim, criar as condições de fundo para a paz. Naturalmente um político procurará o sucesso, sem o qual não poderia jamais ter a possibilidade de uma ação política efetiva; mas o sucesso deve estar subordinado ao critério da justiça, à vontade de atuar o direito e á inteligência do direito. É que o sucesso pode se tornar também um aliciamento, abrindo assim a estrada à falsificação do direito, à destruição da justiça. «Se se põe á parte o direito, em que se distingue então o Estado de uma grande banda de salteadores?» – sentenciou uma vez Santo Agostinho (Decivitate Dei IV, 4, 1). Nós, alemães, sabemos pela nossa experiência, que estas palavras não são um fútil espantalho. Experimentamos a separação entre o poder e o direito, o poder colocar-se contra o direito, o seu espezinhar o direito, de tal modo que o Estado se tornara o instrumento para a destruição do direito: tornara-se uma banda de salteadores muito bem organizada, que podia ameaçar o mundo inteiro e impelí-lo até à beira do precipício. Servir o direito e combater o domínio da injustiça é e permanece a tarefa fundamental do político. Num momento histórico em que o homem adquire um poder até agora impensável, esta tarefa torna-se particularmente urgente. O homem é capaz de destruir o mundo. Pode manipular a si mesmo. Pode, por assim dizer, criar seres humanos e excluir outros seres humanos de serem homens. Como reconhecemos o que é justo? Como podemos distinguir entre o bem e o mal, entre o verdadeiro direito e o direito apenas aparente? O pedido de Salomão permanece a questão decisiva perante a qual se encontram também hoje o homem político e a política.
Grande parte da matéria que se deve regular juridicamente, pode ter por critério suficiente o da maioria. Mas é evidente que, nas questões fundamentais do direito em que está em jogo a dignidade do homem e da humanidade, o princípio maioritário não basta: no processo de formação do direito, cada pessoa que tem responsabilidade deve ela mesma procurar os critérios da própria orientação. No século III, o grande teólogo Orígenes justificou assim a resistência dos cristãos a certos ordenamentos jurídicos em vigor: «Se alguém se encontrasse no povo de Scizia que tem leis irreligiosas e fosse obrigado a viver no meio deles, (…) estes agiriam, sem dúvida, de modo muito razoável se, em nome da lei da verdade que precisamente no povo da Scizia é ilegalidade, formassem juntamente com outros, que tenham a mesma opinião, associações mesmo contra o ordenamento em vigor» [Contra Celsum GCSOrig. 428 (Koetschau); cf. A. Fürst, «Monotheismus und Monarchie. ZumZusammenhang von Heil und Herrschaft in der Antike», inTheol.Phil. 81(2006) 321-338; a citação está na página 336; cf. também J. Ratzinger, DieEinheit der Nationem, Eine Vision der Kirchenväter (Salzburg-München1971) 60].
Com base nesta convicção, os combatentes da resistência agiram contra o regime nazista e contra outros regimes totalitários, prestando assim um serviço ao direito e à humanidade inteira. Para estas pessoas era evidente e de modo incontestável que, na realidade, o direito vigente era injustiça. Mas, nas decisões de um político democrático, a pergunta sobre o que corresponda agora à lei da verdade, o que seja verdadeiramente justo e possa tornar-se lei não é igualmente evidente. Hoje, de fato, não é de per si evidente aquilo que seja justo e possa tornar-se direito vigente relativamente às questões antropológicas fundamentais. À questão de saber como se possa reconhecer aquilo que verdadeiramente é justo e, deste modo, servir a justiça na legislação, nunca foi fácil encontrar resposta e hoje, na abundância dos nossos conhecimentos e das nossas capacidades, uma tal questão tornou-se ainda muito mais difícil.
Como se reconhece o que é justo? Na história, os ordenamentos jurídicos foram quase sempre religiosamente motivados: com base numa referência à Divindade, decide-se aquilo que é justo entre os homens. Ao contrário doutras grandes religiões, o cristianismo nunca impôs ao Estado e à sociedade um direito revelado, nunca impôs um ordenamento jurídico derivado duma revelação. Mas apelou para a natureza e a razão como verdadeiras fontes do direito; apelou para a harmonia entre razão objetiva e subjetiva, mas uma harmonia que pressupõe serem as duas esferas fundadas na Razão criadora de Deus. Deste modo, os teólogos cristãos associaram-se a um movimento filosófico e jurídico que estava formado já desde o século II (a.C.). De fato, na primeira metade do século II pré-cristão, deu-se um encontro entre o direito natural social, desenvolvido pelos filósofos estóicos, e autorizados mestres do direito romano [cf. W.Waldstein, Ins Herz geschrieben. Das Naturrecht als Fundament einermenschlichen Gesellschaft(Augsburg 2010) 11ss; 31-61]. Neste contato nasceu a cultura jurídica ocidental, que foi, e é ainda agora, de importância decisiva para a cultura jurídica da humanidade. Desta ligação pré-cristã entre direito e filosofia parte o caminho que leva, através da Idade Média cristã, ao desenvolvimento jurídico do Iluminismo até à Declaração dos Direitos Humanos e depois à nossa Lei Fundamental alemã, pela qual o nosso povo reconheceu, em 1949, «os direitos invioláveis e inalienáveis do homem como fundamento de toda a comunidade humana, da paz e da justiça no mundo».
Foi decisivo para o desenvolvimento do direito e o progresso da humanidade que os teólogos cristãos tivessem tomado posição contra o direito religioso, requerido pela fé nas divindades, e se tivessem colocado da parte da filosofia, reconhecendo como fonte jurídica válida para todos a razão e a natureza na sua correlação. Esta opção realizara-a já São Paulo, quando afirma na Carta aos Romanos: «Quando os gentios que não têm a Lei [a Torah de Israel], por natureza agem segundo a Lei, eles (…) são lei para si próprios. Esses mostram que o que a Lei manda praticar está escrito nos seus corações, como resulta do testemunho da sua consciência»(Rm 2, 14-15). Aqui aparecem os dois conceitos fundamentais de natureza e de consciência, sendo aqui a «consciência» o mesmo que o «coração dócil» de Salomão, a razão aberta à linguagem do ser. Deste modo se até à época do Iluminismo, da Declaração dos Direitos Humanos depois da II Guerra Mundial e até à formação da nossa Lei Fundamental, a questão acerca dos fundamentos da legislação parecia esclarecida, no último meio século verificou-se uma dramática mudança da situação. Hoje considera-se a idéia do direito natural uma doutrina católica bastante singular, sobre a qual não valeria a pena discutir fora do âmbito católico, de tal modo que quase se tem vergonha mesmo só de mencionar o termo. Queria brevemente indicar como se veio a criar esta situação. Antes de mais nada é fundamental a tese segundo a qual haveria entre o ser e o dever ser um abismo intransponível: do ser não poderia derivar um dever, porque se trataria de dois âmbitos absolutamente diversos. A base de tal opinião é a concepção positivista, quase geralmente adotada hoje, de natureza. Se se considera a natureza – no dizer de Hans Kelsen – «um agregado de dados objetivos, unidos uns aos outros como causas e efeitos», então realmente dela não pode derivar qualquer indicação que seja de algum modo de carácter ético (Waldstein, op. cit., 15-21). Uma concepção positivista de natureza, que compreende a natureza de modo puramente funcional, tal como a conhecem as ciências naturais, não pode criar qualquer ponte para a ética e o direito, mas suscitar de novo respostas apenas funcionais. Entretanto o mesmo vale para a razão numa visão positivista, que é considerada por muitos como a única visão científica. Segundo ela, o que não é verificável ou falsificável não entra no âmbito da razão em sentido estrito. Por isso, a ética e a religião devem ser atribuídas ao âmbito subjetivo, caindo fora do âmbito da razão no sentido estrito do termo. Onde vigora o domínio exclusivo da razão positivista – e tal é, em grande parte, o caso da nossa consciência pública –, as fontes clássicas de conhecimento da ética e do direito são postas fora de jogo. Esta é uma situação dramática que interessa a todos e sobre a qual é necessário um debate público; convidar urgentemente para ele é uma intenção essencial deste discurso.
O conceito positivista de natureza e de razão, a visão positivista do mundo é, no seu conjunto, uma parcela grandiosa do conhecimento humano e da capacidade humana, à qual não devemos de modo algum renunciar. Mas ela mesma no seu conjunto não é uma cultura que corresponda e seja suficiente ao ser humano em toda a sua amplitude. Onde a razão positivista se considera como a única cultura suficiente, relegando todas as outras realidades culturais para o estado de subculturas, aquela diminui o homem, antes, ameaça a sua humanidade. Digo isto pensando precisamente na Europa, onde vastos ambientes procuram reconhecer apenas o positivismo como cultura comum e como fundamento comum para a formação do direito, reduzindo todas as outras convicções e os outros valores da nossa cultura ao estado de uma subcultura. Assim coloca-se a Europa, face às outras culturas do mundo, numa condição de falta de cultura e suscitam-se, ao mesmo tempo, correntes extremistas e radicais. A razão positivista, que se apresenta de modo exclusivista e não é capaz de perceber algo para além do que é funcional, assemelha-se aos edifícios de cimento armados em janelas, nos quais nos damos o clima e a luz por nós mesmos e já não queremos receber estes dois elementos do amplo mundo de Deus. E no entanto não podemos iludir-nos, pois em tal mundo auto construído bebemos em segredo e igualmente nos “recursos” de Deus, que transformamos em produtos nossos. É preciso tornar a abrir as janelas, devemos olhar de novo a vastidão do mundo, o céu e a terra e aprender a usar tudo isto de modo justo.
Mas, como fazê-lo? Como encontramos a entrada justa na vastidão, no conjunto? Como pode a razão reencontrar a sua grandeza sem escorregar no irracional? Como pode a natureza aparecer novamente na sua verdadeira profundidade, nas suas exigências e com as suas indicações? Chamo à memória um processo da história política recente, esperando não ser mal entendido nem suscitar demasiadas polémicas unilaterais. Diria que o aparecimento do movimento ecológico na política alemã a partir dos Anos Setenta, apesar de não ter talvez aberto janelas, todavia foi, e continua a ser, um grito de janela por ar fresco, um grito que não se pode ignorar nem acantonar, porque se vislumbra nele muita irracionalidade. Pessoas jovens deram-se conta de que, nas nossas relações com a natureza, há algo que não está bem; que a matéria não é apenas uma material para nossa feitura, mas a própria terra traz em si a sua dignidade e devemos seguir as suas indicações. É claro que aqui não faço propaganda por um determinado partido político; nada me seria mais alheio do que isso. Quando na nossa relação com a realidade há qualquer coisa que não funciona, então devemos todos refletir seriamente sobre o conjunto e todos somos reenviados à questão acerca dos fundamentos da nossa própria cultura. Seja-me permitido deter-me um momento mais neste ponto. A importância da ecologia é agora indiscutível. Devemos ouvir a linguagem da natureza e responder-lhe coerentemente. Mas quero insistir num ponto que – a meu ver –, hoje como ontem, é descurado: existe também uma ecologia do homem. Também o homem possui uma natureza, que deve respeitar e não pode manipular como lhe apetece. O homem não é apenas uma liberdade que se cria por si própria. O homem não se cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza, e a sua vontade é justa quando respeita a natureza e a escuta e quando se aceita a si mesmo por aquilo que é e que não se criou por si mesmo. Assim mesmo, e só assim, é que se realiza a verdadeira liberdade humana.
Voltemos aos conceitos fundamentais de natureza e razão, donde partíramos. O grande teórico do positivismo jurídico, Kelsen, em 1965 – com a idade de 84 anos (consola-me o fato de ver que, aos 84 anos, ainda se é capaz de pensar algo de razoável) –, abandonou o dualismo entre ser e dever ser. Antes, ele tinha dito que as normas só podem derivar da vontade. Consequentemente – acrescenta ele – a natureza só poderia conter em si mesma normas, se uma vontade tivesse colocado nela estas normas. Mas isto – diz ele – pressuporia um Deus criador, cuja vontade se inseriu na natureza. «Discutir sobre a verdade desta fé é absolutamente vão» – observa ele a tal propósito (citado segundo Waldstein, op.cit., 19). Mas sê-lo-á verdadeiramente? – apetece-me perguntar. É verdadeiramente desprovido de sentido refletir se a razão objetiva que se manifesta na natureza não pressuponha uma Razão criadora, um Creator Spiritus?
Aqui deveria vir em nossa ajuda o património cultural da Europa. Foi na base da convicção sobre a existência de um Deus criador que se desenvolveram a idéia dos direitos humanos, a idéia da igualdade de todos os homens perante a lei, o conhecimento da inviolabilidade da dignidade humana em cada pessoa e a consciência da responsabilidade dos homens pelo seu agir. Estes conhecimentos da razão constituem a nossa memória cultural. Ignorá-la ou considerá-la como mero passado seria uma amputação da nossa cultura no seu todo e privá-la-ia da sua integralidade. A cultura da Europa nasceu do encontro entre Jerusalém, Atenas e Roma, do encontro entre a fé no Deus de Israel, a razão filosófica dos Gregos e o pensamento jurídico de Roma. Este tríplice encontro forma a identidade íntima da Europa. Na consciência da responsabilidade do homem diante de Deus e no reconhecimento da dignidade inviolável do homem, de cada homem, este encontro fixou critérios do direito, cuja defesa é nossa tarefa neste momento histórico.
Ao jovem rei Salomão, na hora de assumir o poder, foi concedido formular um seu pedido. Que sucederia se nos fosse concedido a nós, legisladores de hoje, fazer um pedido? O que é que pediríamos? Penso que também hoje, em última análise, nada mais poderíamos desejar que um coração dócil, a capacidade de distinguir o bem do mal e, deste modo, estabelecer um direito verdadeiro, servir a justiça e a paz. Agradeço-vos pela vossa atenção!