Textos Bíblicos
Quem são os vasos de ira de Romanos 9, na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus)
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro leva em conta as atitudes do “barro”, do povo. O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Quando o povo escolhe o mal, receberá o devido o juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo. Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que suas escolhas sejam consideradas.
A Adoração Bíblica
Algumas pessoas ainda não entenderam algumas coisas acerca da adoração e do culto que agrada a Deus!
A adoração e o culto não tem nada a ver com a música, com os instrumentos, com as técnicas, com as luzes ou com o estilo musical!
Deus não ama a música, Deus não ama o som, Deus não ama a voz, Deus ama o adorador. Deus ama a pessoa que se dispôs a adora-lo. O que Deus observa é coração limpo de quem está emitindo o som, a alma rendida de quem está tocando o instrumento.
Por isso Deus não aceitou a oferta de Caim, pois seu coração era maligno (Gênesis 4.1-7; 1ª João 3.12); por isso Deus não aceitou o culto, os cânticos e as ofertas do povo de Israel (Amós 5.21-27); por isso Jesus disse que temos que nos reconciliar com o próximo antes de oferecermos qualquer oferta em um culto a Deus (Mateus 5.23-24).
Temos que entender de uma vez por todas que Deus não ama a música, Deus não ama a oferta, Deus ama o adorador, Deus ama pessoas. Deus é atraído pelo coração do adorador!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O Que é o Mundo no Pensar Filosófico e Cristão.
-Na Bíblia existem três significados para mundo:
1. O primeiro significado está em João 3.16: “Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira...”.
Neste primeiro contexto a palavra mundo significa pessoas!
2. O segundo significado está em João 17.15: “Não peço que os tires do MUNDO, mas que os livres do mal”.
Neste caso a palavra mundo significa planeta, globo terrestre!
3. Terceiro significado está em 1º João 2.15: “Não ameis o MUNDO, nem o que no mundo há. Se alguém ama o MUNDO, o amor do Pai não está nele”.
Neste caso, João está se referindo ao mundo sistema, inimigo de Deus. Uma sociedade pagã com seus falsos valores, sua falsa maneira de viver e seus falsos deuses. Devemos amar o mundo como sinônimo de natureza e o mundo como sinônimo de pessoas; porém, o mundo como sinônimo de sistema, esse não podemos amar.
-Judaísmo: Deus criou o mundo tendo como referência a Torah. Tudo o que existiu, existe e existirá já estava pré-estabelecido na Torah pela qual Deus fez existir toda a realidade.
-Os monistas pré-Socráticos: A realidade é única, imóvel, eterna, imutável, sem princípio ou fim, contínua e indivisível. A mudança é ilusória.
-Heráclito: o mundo está em constante mudança pelo fogo, e, pelo conflito, gerando a matéria. A fixidez é ilusória.
-Sócrates/Platão: O mundo é produto de um demiurgo, um Arquiteto divino. Existem duas realidades: as formas inteligíveis e invisíveis e a matéria sensível e aparente.
-Aristóteles: o mundo é eterno, sempre se repetindo a si mesmo, porém, foi gerado por um primeiro motor não-causado. Só há um mundo e as formas ideais e materiais estão no mundo em si e não fora dele.
-Plotino: Só existe o Uno que se emana na multiplicidade da criação, da simplicidade para a complexidade.
-Os medievais: O mundo é criação externa de Deus, mediada por Cristo como seu Arquiteto, por meio do qual Deus fez toda a realidade.
-Baruch Spinoza: Deus e natureza são a mesma coisa. Toda a variedade da existência são modos da manifestação de Deus. Este existe por si só e tudo o que existe, existe em Deus e é parte essencial de Deus. Deus é tudo e tudo é Deus ao mesmo tempo.
-Leibniz: Deus criou o mundo por meio das mônadas, pequenas partículas-essências, indivisíveis, imutáveis, fechadas, que se transmutam na variedade da matéria, guiadas pelo princípio de uma razão suficiente, que diz "nada acontece sem uma causa determinante para tal".
-Descartes: Deus cria a realidade e esta é dividida em duas vertentes claramente distintas e irredutíveis uma à outra(Espírito e matéria): a res cogitans (substância pensante) no que se refere ao mundo espiritual e a res extensa (substância material) no que concerne ao mundo material.
-Hegel: O mundo é produto de um absoluto querendo se conhecer e resolver suas contradições à medida que avança na multiplicidade sensível. O Todo é imanente, pois tudo o que é pensado é real e tudo o que é real é pensado.
-Kant: Deus está fora do tempo, espaço e causalidade (transcendência). O mundo possui o númeno (essência) e o fenômeno que emana dessa realidade. O intelecto e os sentidos humanos só pode acessar o fenômeno das coisas, jamais sua essência.
-Schopenhauer: Uma vontade cósmica, irracional e cega "se fez mundo". Tudo o que existe são centelhas dessa vontade, que se transmuta em gradação, da matéria inorgânica ao homem reflexivo.
-Nietzsche: O mundo é uma questão Metafísica sem resposta. Porém, pode-se concebê-lo como uma vontade de potência, onde existem formas de vida fortes e superiores e outras fracas e submissas que seguem leis naturais e instintos. Considera que este mundo é a única parte da realidade que podemos conhecer e, portanto, não devemos rejeitá-lo ou nos afastarmos dele, mas viver nele com plenitude, afirmando sempre a vida.
Pense na Vida e ótima Semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Princípios Bíblicos
Sabemos que a Igreja de Deus não tem partido, mas ela tem princípios! Portanto, esses princípios precisam ser defendidos, ou pagaremos um preço caro por isso. Pois, nossos filhos, a próxima geração será afetada; nossa cultura destruída; nosso país tomado e nossa liberdade perdida.
Qual o real significado de uma vida pautada em princípios bíblicos? A sociedade fala em princípios éticos, as empresas e instituições gostam de deixar bem claras quais são seus princípios, as famílias educam seus filhos dentro dos princípios morais.
Mas o que são princípios? A palavra “princípio” significa origem, causa, verdade absoluta, nossas bases, colunas, alicerce, raízes. Portanto, um princípio é algo que não muda. Quando temos nossa vida pautada nos princípios baseados na Palavra de Deus, temos uma vida cada vez mais parecida com Cristo: comportamentos, pensamentos e atitudes; pois princípios e valores revelam quem somos.
Já percebeu que no mundo tudo parece ser negociável? Mas sua vida, sua família, sua paz e sua liberdade não são! Precisamos nos posicionar e demonstrar que nem tudo é negociável, nem tudo tem preço! Como cristãos, nossa vida deve ser regida por princípios cristãos, e não podemos abrir mão disso!
Em Mateus 27.24, encontramos o cenário do julgamento de Jesus, quando Pôncio Pilatos teve a oportunidade de decidir por Cristo, o governador da Judeia preferiu a neutralidade, “tomando água, lavou as mãos diante da multidão”. No entanto, o ato de lavar as mãos não foi o suficiente para sossegar a consciência de Pilatos e tampouco o isentou de responsabilidade.
Se você pensa em votar em branco, nulo ou se abster de votar, saiba que já tomou a decisão de “lavar suas mãos”, isso não te isenta da responsabilidade e também da omissão.
Portanto, pense nisto: “Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado” (Tiago 4.17).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Os anticristos previstos por Jesus e o Apóstolo João (Mateus 24.6-12; 1° João 2.18-23) já estão se manifestando no mundo. O cenário está sendo montado diante dos nossos olhos; O conflito cósmico que acontece desde tempos eternos nas regiões celestiais, está preste a se manifestar no mundo dos homens, naquilo que Jesus chama de o princípio de dores
(Mateus 24.8).
Sete Tipos de Sermões
1. Textual: É aquele sermão que tem por base um texto bíblico. O tema central e suas argumentações são retirados apenas do texto escolhido. Esse tipo de sermão ajuda o ouvinte a acompanhar e assimilar a ideia do texto, pois as várias partes da mensagem estão próximas, dentro do próprio texto. E isso facilita o acompanhamento pelo ouvinte.
2. Indutivo: É aquele sermão que é realizado á partir de perguntas e respostas, as quais são feitas ao próprio texto. Esse sermão é muito usado em cultos evangelísticos.
3. Temático: É aquele sermão que começa pela escolha de um tema. Depois se segue na busca de textos que apoiaram a ideia do tema. Nesse sermão, o pregador não se detém em um texto especifico, mas em vários outros textos dentro das Escrituras para favorecer o tema proposto.
4. Biográfico: é aquele sermão baseado na história de grandes personagens das Escrituras, usando suas vidas como referência. Exemplo: Abraão, o pai da fé.
5. Expositivo: É aquele que se baseia em um único texto e contexto; deixando que o texto e contexto determine o conteúdo do sermão. Nesse sermão o pregador deve se esforçar para apresentar o verdadeiro sentido do texto bíblico e pregar aquilo que o autor bíblico queria dizer aos seus ouvintes originais e expor isso aos seus ouvintes atuais.
6. Segmentado: É aquele sermão que usa elementos lúdicos depois da leitura bíblica. Nesse sermão usa muito a música, biografias, leituras e discursos. Sermão muito usado em cantadas, jograis e festas comemorativas.
7. Extemporâneo: É aquele sermão onde o pregador prega de forma livre (O famoso recebi uma palavra agora.). Muito usado de improviso ou quando o pregador é pego de surpresa. Esse é um sermão perigoso, pois pode haver erros.
Então... qual sermão devemos usar? Não importa o tipo de sermão, mas se este sermão está ancorado nas Escrituras. Por isso, o que temos que analisar não é o tipo (modelo) do sermão, mas se esse sermão é bíblico!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Crente desinformado: “Ain, a Bíblia não manda celebrar o nascimento (Natal) de Cristo”.
Bíblia: Os magos do oriente celebraram o nascimento de Cristo (Mateus 2.11); os pastores da região celebraram o nascimento de Cristo (Lucas 2.17); Simeão, movido pelo Espírito Santo, celebrou o nascimento de Cristo (Lucas 2.28-32); a profetisa Ana, celebrou o nascimento de Cristo (Lucas 2.38) e todas as hostes celestiais cantaram com alegria no nascimento de Cristo (Lucas 2.14).
Alguns pontos porque uma Igreja que NÃO é Bíblica
funciona, mas não se move no Propósito de Deus:
Se não há Bíblia, não exortação;
Se não há exortação, não há correção;
Se não há correção o pecado continua;
Se o pecado continua, ele se torna em um estilo de vida e não é repelido;
Se o pecado se torna em estilo de vida, teremos uma igreja onde não há convertidos;
Se não há conversão não haverá santidade;
Se não há santificação, não existe salvação.
Cuidado com a Tradução da Sua Bíblia
Veja como uma única palavra altera o sentido de uma tradução:
1°Co 10.9 diz: “e não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes”. (ACF)
Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. (NVI)
Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. (ARA)
Não tentemos ao Senhor, como alguns deles tentaram, e morreram vitimados pelas serpentes. (Bíblia pastoral)
Aqui podemos notar uma divergência na tradução. No início, a primeira tradução diz: “não tentemos a Cristo”, na outra diz: “não tentemos ao Senhor”. Afinal, é O Senhor ou Cristo? E muda o sentido?
Sim, o sentido muda e muito. Na primeira tradução, o autor está dizendo que aquele Deus lá do antigo testamento que puniu o povo com as serpentes é Cristo. Isso implica no que? No fato de Cristo ser Deus, já que o texto do antigo testamento está falando que foi Deus quem fez aquilo.
Se você colocar “Senhor”, não mostra Cristo sendo chamado de Deus. Alguém poderia dizer: “Senhor aqui é o Pai”. Não é atoa que os grupos que negam que Cristo também é Deus preferem a tradução “Senhor” em vez de “Cristo”. De fato, esse texto pode influenciar a teologia de que Cristo é Deus.
O que os manuscritos dizem aqui? Qual o maior apoio?
A leitura “Cristo” é a leitura com maior apoio nos manuscritos gregos. 7,3% dos manuscritos dizem: “Senhor”. 2,7% dos manuscritos dizem: “Deus”. 0,9% não trazem nada. E mais de 90% dizem: “Cristo”.
Ou seja, a leitura que está na Almeida Corrigida e Fiel (ACF) e King James Fiel 1611 (KJF 1611) utilizam 100% do Textus Receptus (TR) e a Almeida Revista e Corrigida (ARC) também o utiliza, mas num grau menor do que as duas anteriores, e a Almeida Revista e Atualizada (ARA) num grau menor ainda do que a ARC.
Outro ponto, é que a Bíblia Almeida Corrigida e Fiel (ORIGINAL) deve ser da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB), pois as Bíblias Almeida da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) não usam o Texto Receptus, e a Bíblia King James Atualizada (KJA) também não usa o Texto Receptus.
Dito isto, as Bíblias Almeida Corrigida e Fiel (ACF) e a King James Fiel 1611 (KJF 1611) tem o apoio esmagador da grande maioria dos manuscritos, inclusive, tendo apoio do manuscrito mais antigo de 1° Coríntios.
Portanto, cuidado quando for comprar uma Bíblia. Observe a VERSÃO e a PUBLICADORA.
Uma coisa que eu aprendi foi: “antes de você saber o que uma passagem significa, saiba primeiramente qual é o texto correto”.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Salvação Foi Proporcionada a Todos!
A Bíblia é clara e enfática: o desejo de Deus é que todos sejam salvos: “Porque isto é bom e agradável a Deus nosso salvador, que quer que TODOS os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1° Tm 2.3-4); e, por isso, Ele disponibilizou a salvação para toda a humanidade: “Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
A salvação é aplicada aos que crêem, Entretanto, apesar da salvação ter sido proporcionada a todos, ela somente se aplica àqueles que crêem. Ou seja, a expiação foi obtida para TODOS, mas só será aplicada somente sobre os que crêem (condicional na aplicação, Crer/Não crer. Mc 16.15-16).
Entenda isso de uma vez por todas e pare de escutar os heterodoxos calvinistas (fatalistas/deterministas – gnosticismo/maniqueísmo).
No Amor do Abba Pater, que Ama a TODOS, Marcelo Rissma.
O Que a Bíblia Diz Sobre o Livre-Arbítrio?
As palavras “vontade”, “livre-vontade”, “livre- arbítrio”, “disposto”, “vontade livre”, juntamente com palavras relacionadas tais como: “voluntário”, “escolha”, etc..., são encontradas mais 4.000 vezes em toda Bíblia. A exigência de obediência voluntária do coração é o tema que corre por toda a Escritura Sagrada: (“SE”, CONDIÇÃO)... “SE quiserdes e obedecerdes” (Isaías 1.19); “SE alguém quiser fazer a sua vontade” (João 7.17); “SE credes de todo coração” (Atos 8.37), e mais outras milhares de vezes.
A Bíblia fala dos falsos profetas profetizando mentiras (Jeremias 23.32; Marcos 13.22-23);
A Bíblia fala dos verdadeiros profetas profetizando verdades (Crônicas 20.20; Lucas 7.26-28);
A Bíblia fala também dos verdadeiros profetas passando na frente de Deus e falando o que não deviam (Números 12.1-10; 2° Samuel 7.1-13).
Algumas Verdades Bíblicas Inquestionáveis.
É verdade que Deus amou o mundo de "tal maneira" (João 3.16), e continua amando esse mundo de "tal maneira". Mas, a outra verdade é que, Jesus não intercedeu ao Pai pelo mundo que amou (João 17.9), mas somente por aqueles que creram no seu Nome (João 17.8) e viriam a crer nos séculos vindouros (João 17.20).
Jesus só será seu advogado e intercessor (1° João 2.1; Hebreus 7.25) se você crer nEle!
No primeiro livro da Bíblia (Gênesis 2.24) é relatado o casamento do primeiro Adão (Adão e Eva) e finaliza no último livro da Bíblia (Apocalipse 19.7) o casamento do último Adão (Cristo e a Igreja).
Portanto, não sejamos negligentes recusando o convite para as Bodas do Cordeiro (Mateus 22.1-14).
Calvinista: Na Bíblia, os atos de justiça dos santos são trapo imundo. (Isaias 64.6)
Resposta: Na Bíblia, os atos de justiça dos santos também são linho finíssimo. (Apocalipse 19.8)
Calvinista: Então explica Isaias 64.6?
Resposta: É uma confissão de pecados, não uma descrição da humanidade.
Aceitar Jesus é Bíblico?
A expressão "aceitar Jesus" e muitas outras tem sido alvo de muito cancelamento por vários heterodoxos da calvinolândia. Esses "mestres" revisionistas da calvinolândia se acham no direito de cancelar tudo e todos que não fazem parte da calvinosfera ou não aceitem a cartilha da sua doutrina heterodoxa.
Por causa dessas lacrações, muitos cristãos e até líderes não calvinistas ficam receosos de falar a expressão "aceitar Jesus". Bom, como um cristão bíblico, ortodoxo e raiz, eu não tenho qualquer receio com as lacrações desses heterodoxos calvinistas. Dito isto, eu afirmo: "A expressão aceitar Jesus é bíblica!!! Pois no Evangelho de João 1.12 está escrito: "Todos quanto o RECEBERAM/ACEITARAM (do grego λαμβανω – lambano: pegar, agarrar, reivindicar, tomar posse, apropriar-se, alcançar, lutar, NÃO RECUSAR ou REJEITAR, ACEITAR) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.
Pensem nisso e cuidado com os mestres heterodoxos lacradores da calvinolândia!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Os Falsos Apóstolos
Identificando os falsos apóstolos em cinco passos:
1. Se ele está vivo ele é falso; pois todos morreram no primeiro século;
2. Ter sido escolhido e enviado pelo Senhor Jesus (Lc 6.13; Jo 6.70; At 9.15);
3. Testemunhado a ressureição do Senhor (At 1.21-22; 1° Co 15.8-15);
4. Não ter sido evangelizado por nenhum outro a não ser pelo próprio Cristo (GL 1.12);
5. Ter lançado e formado junto com os outros Apóstolos o alicerce da igreja, da qual Jesus é a pedra angular (Atos 2.42; 1° Co 3.10; Ef 2.20; 2º Tm 3.10); Pois eles foram responsáveis pelas doutrinas eclesiásticas do Cânon bíblico. Se existem apóstolos ainda hoje, então tudo que esses new-apóstolos falam e ensinam é canônico, tendo que ser adicionado há Bíblia.
Antes do mimi já vou adiantar a refutação: “e quanto aos cinco MINISTÉRIOS mencionados por Paulo em Efésios 4.11”? “Não existem mais apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”?
Primeiro ponto. Aqui Paulo fala do MINISTÉRIO (serviço) apostólico; pois é isso que significa ministério. Então qual seria esse serviço (MINISTÉRIO) apostólico que Paulo está se referindo? A palavra “apóstolo” traduz o grego apóstolos, que significa “mensageiro” ou “enviado”. Portanto, o termo apóstolo tem um significado de “enviado” ou “mensageiro”. Por exemplo: Nesse sentido a palavra apóstolo (enviado ou mensageiro) indica certas pessoas que foram designadas a representar, de alguma forma, a causa de Cristo. É assim que Barnabé, Silas, Apolo, Timóteo, Epafrodito, Andrônico e Júnia, por exemplo, são chamados de “apóstolos”, no sentido de missionários e delegados das igrejas, sem o mesmo status de Paulo e dos doze, que tinham uma vocação com conteúdo administrativo, missionário, autoritativo, eclesiástico, canônico e escatológico.
Segundo ponto: Paulo veio em seguida, como nascido fora de tempo (1° Coríntios 15.1-10), mas igual aos doze em todas as coisas. O termo apóstolo é usado 17 vezes por Lucas para se referir a Paulo no livro de Atos, e pelo próprio Paulo em suas cartas.
Tanto o Apóstolo Paulo como o Apóstolo João já alertavam a igreja sobre essa gente (2º 11.13; Apocalipse 2.2). Não é difícil entender, mas tem gente que ainda teima em chamar esses trambiqueiros de apóstolos.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Calvinismo X Bíblia
Você verá nas redes sociais muitos calvinistas vociferando a todos os pulmões que “o calvinismo é o evangelho” e que “o calvinismo são as antigas doutrinas da graça”. A grande verdade é que quando você estuda o calvinismo você descobrirá que essas frases de defeito dos calvinistas não passa de uma grande FAKENEWS, pois o calvinismo não passa nem perto de ser o Evangelho e está a milhões de anos luz de ser uma doutrina da Graça de Deus!
Dito isto, Calvino declarava que sua doutrina podia ser inteiramente exposta segundo o pensamento de Agostinho. Com efeito, encontram-se em suas obras cerca de 4 mil citações de Agostinho. (Grandes Personagens da História. Santo Agostinho pg. 136.).
Agora observe que o nome de Jesus aparece:
- 1968 vezes na Ed. Pastoral da bíblia!
- 1140 na Almeida Revista e Atualizada!
- 626 vezes na Ed. Ave Maria!
Afinal, sobre quem Calvino ensinava e pregava?
O calvinismo é o Evangelho? O calvinismo são as antigas doutrinas da Graça?
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Cuidado Com Algumas Traduções de Bíblias
Poucos sabem, mas algumas versões de bíblias e quase todas as bíblias comentadas são do texto crítico, portanto progressistas.
Preste bastante atenção no que os “eruditos” progressistas da crítica textual moderna que deram e dão base às essas bíblias dizem:
“Não temos agora – em nenhum de nossos textos críticos gregos ou em qualquer tradução – exatamente o que os autores do Novo Testamento escreveram. Mesmo que o fizéssemos, não saberíamos”.
(Dan Wallace in “Foreword,” Myths & Mistakes in New Testament Textual Criticism , Elijah Hixson & Peter Gurry, Downers Grove, IL: IVP Academic, 2019, p.).
“Eu não acredito que Deus tenha qualquer obrigação de preservar cada detalhe da Escritura para nós, mesmo que ele tenha nos concedido um bom acesso ao texto do Novo Testamento”.
(Dirk Jongkind, An Introduction to the Greek New Testament, Produzido em Tyndale House, Cambridge, Wheaton, IL: Crossway, p. 90).
“O que fica para trás são fragmentos, sobrevivências casuais do passado – estamos tentando montar um quebra-cabeça com apenas algumas peças”.
(Peter Gurry, A New Approach to Textual Criticism: An Introduction to the Coherence Based Genealogical Method, Tommy Wasserman, Peter J. Gurry. Atlanta, GA: SBL Press, p. 112.).
“Não tenho intenção de tentar provar que esta ou aquela variante textual é a palavra original de Deus. Gostaria de trabalhar como crítico de texto como se Deus não existisse, por assim dizer. Por outro lado, tenho uma fé pessoal que certamente afeta também minha erudição, e tento ser honesto sobre isso. Estou certo de que a crença ou descrença de outras pessoas afeta o que elas fazem. Prefiro não ser colocado em uma caixa de críticos de texto masculinos brancos privilegiados que apenas fingem ser eruditos de verdade”.
(Tommy Wasserman, comment on blog post “First-Century Mark SBL Panel”, Posted November 25, 2019).
Charles Ryrie (Ph.D.) diz no comentário do versículo 16 da Bíblia anotada e expandida que “ALGUNS manuscritos trazem Deus se manifestou em carne” e não aquele... Que desonestidade!!! 98% de todos os manuscritos contados até hoje trazem “Deus se manifestou em carne”... 98% não são alguns!!!
Estas são as pessoas que estão por trás dessas novas traduções da Bíblia, que estão sendo espalhadas por muitas publicadoras com fins obscuros. O objetivo desses heterodoxos é solapar a Divina autoridade da Bíblia. Só para vocês terem uma ideia, o Texto Crítico que é usado por esses “eruditos” heterodoxos, divergem do Textus Receptus 5.337 vezes e omitem 2.877 palavras nos Evangelhos e 3.455 palavras nesses mesmos livros.
Esses problemas entre o Textus Receptus e o Texto Crítico são importantíssimos para as corretas traduções e interpretação, e também afetam à doutrina e à fé.
Alguns exemplos dos problemas doutrinários causados pelas omissões do Texto Crítico usado nessas bíblias:
Omitem referência ao nascimento virginal, em Lucas 2.33;
Omitem referência à deidade de Cristo, em 1º Timóteo 3.16;
Omitem referência à deidade de Cristo, em Romanos 14.10 e 12;
Omitem referência ao sangue de Cristo, em Colossenses 1.14;
O nome de “Jesus” é omitido 70 vezes e “Cristo” 29 vezes.
Outra problema com o Texto Crítico moderno usado nessas bíblias é que os dois manuscritos mais importantes sobre os quais o texto é construído, o do Sinai e o do Vaticano, discordam entre si mais de 3.000 vezes, somente nos Evangelhos.
Se vocês ainda não perceberam, existe um crescente liberalismo teológico em quase todas as casas de publicação Bíblica, exceto na Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB). A apostasia já chegou em algumas traduções de bíblias e em muitas igrejas. Foi assim que eles destruíram o Cristianismo na Europa e USA.
Pense nisso quando for comprar uma Bíblia. Aconselho que compre a ACF da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB) ou a King James Fiel 1611.
Marcelo Rissma.
Um Breve Resumo da Vida e Morte dos Apóstolos de Jesus.
(Simão) Pedro
Conheceu a Jesus em: Lc 5.1-11
Morte: Crucificado de cabeça para baixo em Roma.
André
Conheceu a Jesus em: João 1.29-40
Morte: Preso a uma cruz de onde pregou até morrer em Patras.
Filipe
Conheceu a Jesus em: João 1.43
Morte: Crucificado em Hierápolis
Paulo (Saulo)
Conheceu a Jesus em: Atos 9.1-9
Morte: Decapitado por Nero em Roma
Bartolomeu (Natanael)
Conheceu a Jesus em: João 1.45-51
Morte: Esfolado vivo em Albanópolis
Tiago
Conheceu a Jesus em: Lucas 5.9-10 (possivelmente)
Morte: Decapitado em Jerusalém
Tadeu (Judas)
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Morto em Beirute
Mateus (Levi)
Conheceu a Jesus em: Mateus 9.9
Morte: Ao fio da espada na Etiópia
Matias
Conheceu a Jesus em: Sem informação, mas pode-se ler: Atos 1.21-26.
Morte: Primeiro apedrejado e depois decapitado na Etiópia
Tiago, o menor.
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Foi lançado de um pináculo do templo e depois espancado até a morte.
João.
Conheceu a Jesus em: Lucas 5.9-10 (possivelmente)
Morte: Depois de ter estado preso em Patmos, foi solto e morreu de causas naturais em Éfeso.
Tomé.
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Morto por lanceiros próximo a Madras
Simão, Zelote
Conheceu Jesus em: Sem informações
Morte: Crucificado em Beirute
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.