Textos Bíblicos
Eu mando mensagens biblicas para você pelo seguintes Motivos, quero Sempre te ver bem, quero que seja feliz e abençoado(a) como eu sou, quero que se Ainda nao conhece, quero que Conheça a Transformação de Uma pessoa que vivia praticando os pecados mundanos e hoje só trabalha para o Senhor Jesus, quero que o Senhor te encha do Espirito Santo Assim como me Encheu, Resumindo quero seu bem, Agora se tu prefere receber convites de uma pessoa que te Chame para ir em Uma Festa encher a cara, ou Uma pessoa que te Chama para usar Uma Droguinha. Agora tu Reflita o que é melhor para ti?. Jesus usa os dele para Falar com você, agora se tu Rejeita a palavra de Deus, só Lamentamos e continuamos na Esperança de que o Senhor ira te Salvar desse mundo de perdição. Glorias ao Senhor Que é Maravilhoso!!!
Só explicando para muitos que nao gostam da palavra De Deus
Wagner Lopes
Doenças
Autor: Elias Torres
Leitura Bíblica: provérbios 3. 5-8
Não devemos culpar o diabo por toda e qualquer doença. Aliás, ninguém deve ser culpado por isso – a não ser que a doença seja resultado de nosso desleixo com a saúde. Grandes homens de Deus tiveram problemas de saúde e nem por isso deixaram de servir ao Senhor. Alguns tiveram fortíssimas crises de depressão. O apostolo Paulo curava as pessoas em nome de Jesus, embora não conseguisse curar a sua própria doença.
Ele pediu três vezes a Deus para curá-lo e a resposta do Senhor foi: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9). Até mesmo o Senhor Jesus experimentou um momento de depressão. Creio que em tudo isso há um grande ensinamento para todos nós, pois a doença não é motivo para desespero e sim uma oportunidade para refletirmos sobre nossa vida. Podemos perguntar: “Como está a nossa vida com Deus?”, “Se morrêssemos hoje, para onde iríamos?”. Nestes períodos difíceis, de muitas dúvidas, alguns chegam a abandonar a fé em Deus, enquanto outros têm sua fé aumentada devido à doença.
Confesso que sou um pouco medroso em relação ao tratamento, mas vamos fazer o que? Precisamos confiar em Deus e também nos médicos, instrumentos usados por Deus para nos trazer alivio e cura. Graça a Deus pelos avanços na medicina e por tantos medicamentos criados para nos ajudar quando estamos doentes!
A enfermidade mostra como somos realmente frágeis e dependentes de Deus e das pessoas. Percebemos que não somos tão fortes como pensamos, nem sabemos tanto que possamos curar a nós mesmos. Aliás, no texto de hoje lemos que não devemos confiar em nosso próprio entendimento, mas no Senhor. Além dos tratamentos necessários quando estamos doentes, precisamos fazer exames preventivos, sempre que possível, mesmo que sejam constrangedores ou um pouco doloridos. Cuidar de nossa saúde também é um modo de agradar a Deus, que nos deu a vida. Elias Torres
Cuide se seu corpo – o Espírito Santo de Deus quer morar nele!
Adaildes Alves Moreira: Escritora.
Mulher: Adaildes Alves Moreira. Feliz, próspera:Ada: (Bíblia) e "Ada (orquídea)", tenho apelido de Chiquinha, Ada Al, DADA Mora e DA.Nasci do dia 01/01 de 1974 em Peixes-Tocantins, onde mora minha avó materna e onde morou minha outra avó de criação, mãe da minha mãe Marlene, chamada vó Maria. Casada, tenho três filhos, Sou Graduada em Letras/Licenciatura, pela Faculdade "Fortium"DF, em 2014 Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional Pelo Instituto Profissional IDECAP. Mais de 19 Obras publicadas, Impressas e Digitais: Na Editora: Saraiva , Editora: Agbook , Editora: AIKO _LTDA, e na Editora: Clube do Autores, e Poemas Publicados no Livro de Coletânea: "Universo Mulher" em São Paulo na Editora: OAK Books, 1º livro: Vidas Vividas, Sua e Minha, e outros.Os outros livros estão em fase de construção e acabamentos são 500 livros que pretendo publicar ou até mais, até quando Deus me permitir, e ainda fora publicar mais poesias e Blogs que faço, trabalhos e atividades como dentro da Academia de Letras: Composição de Músicas. Uns já estão prontos, e estou corrigindo e fazendo algumas adequações e vou publicar logo. Sou Membra da Academia de Ciências letras e Artes,ALB, com posse da Cadeira 97 desde: Araraquara/11 de Setembro de 2015, ganhei meu Certificado de Membra, tenho Certificado de participação em Atividades ALUBRA Academia de Artes e Letras, tenho Certificado de Compositora e Troféu Láurea de ALUBRA São Paulo. Poeta/Escritora/Compositora Contemporânea por todos os tempos. Estudei todo meu Ensino Médio só em rede pública.Terminei em 2000, fiz cursos básicos: na Extensão da UNB os cursos de Extensão foram : Filosofia,Português e Literatura, Álgebra e Geometria, Política e Cidadania, Espanhol e Inglês Básico, cursos particulares de Informática completo. Agora na atualidade, estou sendo reconhecida por muitas Academias Brasileiras e Internacionais. Estou muito feliz, se Deus quiser tudo está em caminho andado, do jeito que eu pedir a Deus ele está me ajudando. Então, agradeço ao meu misericordioso Deus por tudo, por ter me abrido grandes portas em minha vida e na vida de minha Família, e torço para todos meus amigos ter sucesso na vida.
O que temos que entender é que Deus não evita o nosso "sofrimento".
Acontece. Isso é Bíblico. "No mundo tereis aflições."
Mas o que jamais devemos esquecer é que Ele nos dá as armas necessárias para podermos lutar e enfrentar o que for preciso.
Tenha Fé, e faça dela a sua arma mais forte.
"Não é porquê tu não entende completamente uma doutrina que ela vai deixar de ser Bíblica."
Arminianismo, Calvinismo, Livre Arbitrio, Predestinação, Teologia Reformada & Teologia Pentecostal.
No minimo seja honesto nas suas argumentações e reconheça os textos de difícil compreensão.
Duas escolhas
Autor: Elias Torres
Leitura Bíblica: Lucas 23. 32-43
No texto de hoje lemos que Jesus foi crucificado ao lado de dois criminosos. Eles receberam a mesma pena de morte e tiveram igual oportunidade para escolher que reação teriam diante do Filho de Deus. Porém nos momentos finais de sua vida os dois tomaram rumos diferentes: um temeu a Deus, voltando-se para seu Filho o outro desprezou-o.
Você já imaginou a situação dos condenados à crucificação naquela época? Eles tinham que carregar a sua cruz – ou melhor, uma parte dela – ao local da execução. Depois o sofrimento só piorava: cansaço físico, sede, dores causadas pelos açoites, pelos pregos cravados no corpo e pelas posições incômodas em que eram obrigados a ficar.
Alem disso Jesus suportou insultos e foi humilhado. Mas, ao contrario dos criminosos ao seu lado, ele não tinha feito nada de errado para receber tal pena, obediente ao Pai, enfrentou tudo isso para que nós pudéssemos ter o perdão e um novo relacionamento com Deus.
Entretanto, quero me concentrar nos dois criminosos. O primeiro acompanhou as pessoas que zombavam de Jesus e também o insultou. Em todo seu sofrimento, ele não percebeu que a esperança e o consolo estavam ao seu lado.
Talvez tenha se deixado levar pelas opiniões dos outros – o que nos lembra que nem sempre a unanimidade significa acerto na posição defendida. Já o segundo criminoso disse que Jesus era inocente e não merecia o castigo que estava recebendo. Ele repreendeu aquele que zombava do Senhor, reconhecendo a justiça da condenação a eles imposta. Quando tudo parecia perdido, ele buscou a ajuda de Jesus com fé e coragem. Então como lemos no versículo em destaque, aquele homem recebeu a promessa de vida eterna com ele.
Versículo em destaque:[O criminoso disse]: Jesus lembra-te de mim quando entrares no teu Reino. Jesus lhe respondeu: Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso (Lucas 23. 42-43.)
E você, como reage à presença de Jesus: com fé ou desprezo?
Até quando?
Leitura Bíblica: Salmo 13. 1-6
Depois de entregar minha vida a Deus ainda cheguei a discutir com ele e a gritar: Até quando, Senhor? Até quando vou continuar desempregado? Não tinha paciência e a inquietação tomava conta de mim. Naqueles momentos, minha oração seguia esse modelo de cobrança do Salmo 13. Perguntava a Deus se ele me esquecera, se não via que deixei de praticar coisas ruins. Porque minha vida não mudava enquanto outros, que não se importam com Deus, viviam tão bem?
A ansiedade me dominava – uma sensação terrível, como estar com fome e não encontrar comida onde deveria estar. Sofria porque esperava ser atendido no mesmo dia e a tristeza tomava conta de mim – e clamava: Até quando, Senhor? Olha pra mim, não estou suportando essa humilhação, me dê uma luz – não aguento mais! Hoje creio que o Senhor também deve ter perguntado “até quando” – até quando esse servo impaciente ficará reclamando?
Um dia, depois de discutir dessa forma, li o seguinte na Bíblia: “Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que estás nos céus, porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” (Mateus 5.45). Aqui percebi a razão de tudo o que acontecia: que a minha vida cristã não tinha a ver com os meus problemas e a vida boa dos outros. Se você está inquieto e perturbado, converse com Deus de uma forma diferente: antes de orar, humilhe-se diante de Deus. E esqueça o que possam dizer sobre a prosperidade do cristão: esta está muito mais em ter paz com Deus e com o próximo.
Não olhe tanto em torno, mas veja se Deus realmente habita em sua vida. Se for assim, você terá sempre motivo de alegria no Senhor. Pode-se ter tudo e do bom, mas quem não se relaciona intimamente com o dono de tudo não tem o maior e o melhor. Temos de entender que o Senhor sabe o momento certo de nos presentear com uma bênção. Elias Torres
Não Basta conhecer, tem que Viver!
A mais de dois mil anos a Biblia vem sendo lida e estudada, porém pouco vivida. A Biblia não é apenas um objeto de estudo ou da religião, A Biblia é o livro dos livros, a literatura dos Céus, a bussula do viajante, a espada do Guerreiro, O travesseiro do desabrigado, o Manual de vida humano, A palavra de Deus, A boca de Deus, O Juízo dos homens, Matenedoura da Justiça, o equilibrio das nações, A resposta certa dos momentos difíceis, a companheira nos momentos de solidão, a Arma no criado mudo nos hoteis, pousadas, pensões, Ela é encorajadora dos homens a vencer seus dias Maus e suas crises existenciais.
Leia a Biblia todo dia e viva a cada segundo de Vida!
Quero que a minha vida espalhe as palavras da bíblia
Desejo que as boas ações sejam percebidas
Que eu seja um ótimo instrumento nas mãos divinas
Creio que Deus vai me usar através das conquistas
Se eu estou vencendo, você vai vencer ainda
Não dou ouvidos a quem me desmotiva
Seja sempre persistente e otimista
Peço a Jesus Cristo que jogue por terra toda obra maligna
Jamais dê valor a alguma opinião destrutiva
Sou Cristão, Cristão Protestante,
Protesto contra tudo o que não condiz com as Escrituras(Bíblia),
Analiso tudo o que é dito, e quem o esta dizendo.
Protesto contra o meu ser, por se corromper,
Protesto contra as pessoas que se mantem cegas, perdidas em sua escuridão, em suas cavernas como diz o filoso Platão, acostumada com a situação, com essa comodidade, sem se interessar para sair e espiar a Luz, a verdadeira Luz que é Deus, o Senhor dos senhores, o Deus Triuno, Pai Filho e o Espirito Santo!!
Protesto contra seitas, que geram ateus, e que ate os próprios ateus compreendem o que é Verdade(Religião, feita pela vontade de Deus), e seitas(falsas religiões, ideais humanos para se favorecerem diante de um Deus que é Eternamente Santo).
Essas seitas modificam a Palavra Divina para que possam concordar com seus falsos ensinamentos, mas não veem que acabam fazendo com que a "Palavra"(pois está modificada) se contradiz (Êxodo capitulo 20; 2-3 : “Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão. 3 NÃO TENHA OUTROS deuses ALÉM DE MIM." João capitulo 1; 1 : "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus." .... Nota-se que Deus não permite a existência de nenhum deus além DELE em Êxodo, mas o que esta dizendo João nessa "tradução"(modificação) da Palavra de Deus?? - Retirada da Bíblia tradução Novo Mundo).
Protesto contra aqueles que pregam prosperidade aqui na Terra sendo que Pedro diz: "Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.
1 Pedro 2:11". Podemos ser prósperos, e pedir por isso, mas viver com base nisso é não viver para Cristo, mas para si mesmo!
Protesto também contra aqueles que expõem textos da Bíblia separado para se auxiliarem(neste momento ate mesmo contra meu próprio texto, leiam a Palavra e se alimentem, não petisquem, pois de petiscar o homem morre de fome).
Protesto contra aqueles que por saber que somos peregrinos, pregam o prazer sem trabalho, mas não ha alimento para aquele que não planta, não devemos cessar de trabalhar, para não sobrecarregar o próximo, mas devemos prosseguir para que outros sejam imitadores de nós, servos de Cristo(O Mestre que serviu) 2 Tessalonicenses Capitulo 3(leiam o capitulo todo).
Anseio para que haja mais Cristãos sábios, ou pelo menos Sherlockianos, para que não apenas vejam as belezas do mundo, feito pelo Criador nosso Deus e Pai, mas que possam observar e ai sim enxergar a Verdade, mesmo que seja Invisível, pois Ele está ao nosso lado, basta atender a Sua voz e deixa-lo entrar em nossas vidas...
Abram vossos olhos, e retirem a cera de vossos ouvidos, para que passem a ver e a ouvir o que Deus tem a revelar!!
Não venho aqui formar discussão aos irmãos, e nem confusão, mas sim esclarecer certas coisas, e expor a escuridão para que a Luz venha transparecer, e se fazer real em vosso meio!!
Não existe nenhum livro;
Que tenha tanta variedade como a Bíblia, nenhum que tenha tanta sabedoria conhecimento Quer se tratem de tantos assuntos, profetas etc. Não é um livro qualquer! Tudo que olhamos e tiver brilho fora e sinal que dentro é melhor e só descobrimos isso, quando passamos a ler, olhe a capa da bíblia sua letra é de puro brilho!
A palavra Trindade não se encontra na Bíblia, porém ela está revelada.
Alguns, por exemplo, falam que o Espírito Santo é uma energia, outros dizem que é um anjo, veremos o que a Bíblia nos revela com relação a Trindade.
A Bíblia nos revela que há um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Em Mateus 3:16,17, no batismo de Jesus é citado o Deus Pai, Jesus no batismo e o Espírito Santo em forma de pomba, os três estavam presentes.
Em Mateus 28:19,20, diz pra batizar em nome do Pai, Filho e Espírito Santo e em mais de 60 versículos mostram da mesma forma, esclarecendo que há mais de uma pessoa.
Na criação tem 3 textos que mostram a mesma coisa:
Gênesis 1:26- “Façamos o homem à nossa imagem …”
Gênesis 3:22- “ Eis que o homem é como um de nós …”
Gênesis 11:6,7- “ Eia desçamos …”
Leia os textos para melhor compreensão, mas veja que foi mais de uma pessoa.
Geralmente quando há diferença entre 3 pessoas numa empresa ,por exemplo, o nome do que tem maior cargo sempre aparece primeiro, na Trindade isso não acontece, mostram os nomes nem sempre na mesma ordem o que deixa claro que Eles estão no mesmo nível, leia os textos:
II Coríntios 13:13; I Pedro 1:2; Judas 20 e 21.
Três textos falam com relação ao nosso corpo veja:
I Coríntios 3:16- o corpo é o templo de Deus.
I Coríntios 6:19- templo do Espírito Santo.
Gálatas 2:20- morada de Cristo.
Veja alguns textos que nos mostra quem nos dará a vida eterna.
I João 5:11- Pai
Gálatas 6:8- Espírito Santo
João 10:28- Jesus.
São três pessoas, não tem como contestar, mas alguns ainda dizem que Jesus não é Deus, mas veja o que o próprio Deus disse de Jesus em Hebreus 1:8:
“Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.”
A Pessoa do Espírito Santo
Saiamos em busca da terceira pessoa. Há uma terceira pessoa identificada como o Espírito Santo e que também se chama Jeová (Deus).
Em Atos 5, há um texto interessante que nos passa por alto quando lemos apressadamente. Temos ali a história de Ananias e Safira.
Nos versos 3 e 4, lê-se: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da verdade? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
Quem é esse Espírito Santo? A resposta está no verso 4: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
Duas coisas: Pedro apresenta (verso 3) o Espírito Santo como uma pessoa e, no verso 4, reconhece que essa pessoa é Deus (Jeová).
O capítulo 13:1 e 2 de Atos tem mais detalhes. Ali nos diz que o Espírito Santo falou: “Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado”.
Notemos que o Espírito Santo fala e faz um chamado especial (para serviço) sem qualquer intermediário. Ele fala, decide, escolhe, separa (chama) a quem Ele deseja.
Conclusão: há três pessoas que são chamadas igualmente de Deus ou Jeová.
Alguns dizem que o Espírito Santo é uma energia mas vejamos na Palavra de Deus quais as características do Espírito Santo:
Salmo 104:30- Criador;
Salmo 139:7 a 10- onipresente, está em todos os lugares.
Salmo 139- onipotente.
I Coríntios 2:10- onisciente.
João 14:26-consolador, ensinará todas as coisas.
João 16:8,13- convencerá do pecado e guiará até a verdade.
Hebreus 9:14- eterno
Todos estes atributos são de Deus, logo Espírito Santo também é Deus.
Na hora do juízo em Apocalipse 7:17 diz que o Cordeiro, Jesus, está no meio do trono, logo tem uma pessoa de cada lado.
Vimos então que desde a criação até o juízo, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estão conosco
VORAZES
Tenho receio, por experiência própria, das pessoas que carregam livros bíblicos, religiosos e de aconselhamentos.
Acredito que frequentem igrejas, templos e tendas aromatizadas...Correndo atrás de levezas para o corpo e grandes oferendas. Outras, tentam mas nem isso! Vivem escutando orações pelo rádio e se bobear, saem até dançando com as cantigas religiosas (deveriam ser de ninar) para sentirem-se limpas e com as horas seguintes renovadoras. É... tudo pode acontecer... Vai saber do que são capazes?!
E, sentindo-se assim, limpas e sem pecados, dando a entender que são "delícias" puras, podem voltar por aí e começar a sujar a vida dos outros... Novamente!
Misturam tudo e se tornam vorazes!
Salvação do quê???
As pessoas crédulas no sobrenatural e na Bíblia, estão sempre querendo nos salvar.
Afinal, do querem os teístas nos salvar?
Ora, o que há para ser salvo e do quê?
Logo ali, nossa finitude individual nos espera e isso é algo tão natural quanto nosso nascimento.
De igual forma também nosso planeta algum dia será naturalmente extinto. Assim, como do nada veio, ao nada infinito voltará.
A concepção de uma salvação na percepção teística expressa desse modo um procedimento anti-social perante o mundo, pois de forma dolorida, os teístas vêem o mundo e as pessoas, e as recusam. Com a invenção de uma salvação imaginária tentam arrastar as pessoas que se sabem apenas como seres naturais, para seu imáginario mundo de fantasias.
Agindo dessa forma, os teístas prestam um lástimável estrago ao convívio social, a todos nós, pessoas de verdade, de carne e osso. Ou seja: pessoas e não almas etérias temporariamente alojadas num invólucro de carne.
O que é a Bíblia?
Ela não é um livro qualquer. Não se trata de um simples livro de histórias, poesias, músicas, profecias e cartas. Apresenta, sim, mais de 40 autores, muitos gêneros literários, e ao todo 66 livros internos.
Mas este texto todo tem algo em comum: é um livro sobre-natural.
A Bíblia foi escrita por homens, assim como eu te escrevo agora este texto, mas ela toda foi inspirada pelo Espírito de Deus. Ela é um grande presente de Deus para nós. No decorrer da história Ele mobilizou muitos homens a escreverem aquilo que Ele colocava em seus corações, aquilo que viram ou ouviram de Deus.
A Bíblia é a revelação do próprio Deus para nós. Através do texto Deus se faz conhecer, apresenta-se aos homens. Pelas suas palavras podemos conhecer seu caráter, sua vontade, seus planos e suas promessas aos que o buscam.
Não trata-se de um Deus incógnito ou distante, mas sim um Deus que quer ser conhecido pelo máximo de pessoas, com um propósito simples: salvar a todos os que crerem nele. (Romanos 1.16-17)
Foi por isso que Ele e seus anjos guardaram esta palavra pelos muitos séculos. Foram mais de 30 séculos. Nenhum outro texto tão extenso sobreviveu a um período tão grande de tempo. E Deus a guardou imaculada, sem ser alterada ou falsificada. A prova disto está nos textos descobertos pelos arqueólogos e que comparados a nossa Bíblia de hoje são praticamente idênticos.
'Somente os homens cultos e inteligentes amam as bibliotecárias, já os ratos as bibliotecas'.
Amar Bibliotecária é... quando ela pergunta "Qual o assunto" e você responde "AMOR".
Amar Bibliotecária é... extasiar-se no conhecimento.
Amar bibliotecária é... todos os dias poder deleitar-se nas mais lindas páginas do amor.
Amar Bibliotecária é... automatizar as rotinas diárias para dedicar-se aos desdobramentos da emoção.
Amar Bibliotecária é... guardar os livros na estante e ela no coração.
Amar Bibliotecária é... viver um conto de fadas, dentro de uma antologia romântica.
Amar Bibliotecária é... fazer da periodicidade de seus carinhos o unitermo da vida em comum.
Amar Bibliotecária é... classificá-la no coração, indexá-la na mente e encaderná-la nas mãos.
Amar bibliotecária é... registrá-la como entrada principal, secundária e remissivas no seu coração.
Amar Bibliotecária é... legislar em comunhão a informação da vida a dois.
Na era da Internet, ponha ordem nos seus documentos eletrônicos.
Digitalize a Bibliotecária para o seu disco rígido.
Organize suas idéias. Instale uma Bibliotecária na memória ROM dos teus pensamentos. Grave-a no disco rígido do seu coração. É o melhor antivírus contra a desinformação e o desamor.
Será que Deus me ama?
A resposta está na Bíblia, a Palavra de Deus:
“Amei-te com um amor eterno.”
Jeremias 31:3
Deus ama -te, e Ele te ama com um amor que tu nem sequer conheces, porque não há amor humano comparável ao amor divino. Deus ama-te. E quer perdoar-te. Ele quer ter comunhão contigo.
“Deus é amor”
1 João 4:16
Não faz nenhuma diferença até onde tentaste fugir de Deus. Ele ama-te. O Seu olhar está sobre ti. Ele vê-te. Deus ama-te, e a Bíblia diz que Deus enviou o Seu Filho do Céu a esta terra por ti. Jesus Cristo veio a esta terra para levar os teus pecados na cruz.
“Não me esqueci dos planos que fiz a vosso respeito, diz o Senhor, planos de bem e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”
Jeremias 29:11
Deus criou-nos à sua imagem - e tu, como pessoa, és importante para Deus.
“E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”
Lucas 12:7
http://pazcomdeus.jesus.net/?/1/deus-amou-tanto-mundo.html&gclid=CKGPrciQw7MCFSnJtAod-ncAtw
O ECLESIASTES
Acabei de fazer a leitura do livro Eclesiastes, um dos livros da Bíblia. Lendo este livro eu senti meu coração sangrando e me perguntei por que me sentia tão mal por ser um homem próspero. Eu me mato de trabalhar todo dia para juntar bens e zelar pela minha felicidade e de minha filha Marhilyse. Já que não sou dono do meu destino posso dizer sem risco de me equivocar que o Eclesiastes é um livro misterioso, que se não for lido por um espírito mais avisado pode ser interpretado contra a fé cristã que ensina o otimismo e a esperança. Podemos mesmo dizer que o Eclesiastes é o livro mais atípico da Bíblia. Atípico pela construção imensamente poética de seus versículos. Atípico também pelo ângulo pelo qual o autor pinta a realidade da vida e sob o qual descreve o caráter vasto e indescritível do poder de Deus e de sua absoluta soberania. Para o autor o homem não é dono de sua vida para retê-la e não tem nenhum poder sobre o dia de sua morte. O Eclesiastes é um sério convite à humildade no nosso comportamento e em todos os atos que nos levem a melhorarmo-nos. O Eclesiastes nos leva a entender o caráter fugaz da vida e da inutilidade de nosso empenho em adquirir bens materiais e muita riqueza. É como perseguir o vento. O livro tenta levar os homens a compreender a inutilidade da corrida à procura de bens materiais que são perecíveis. O livro conclama o fiel a fazer um esforço em direção à espiritualidade. Lembrar-se da natureza vã das coisas deste mundo e lembrar-se de Seu criador nos dias da juventude (capítulo 12 versículo 3). Ele chama nossa atenção para a Vaidade, esse sentimento vil que sempre nos habita e que suscita Orgulho: vaidade das vaidades, diz ele. Mas se tudo é vaidade então o Criador é vaidade. Mas qual seria o mérito de Deus se não criou nada além de vaidade? Felizmente em nenhum lugar o livro diz que Deus é Vaidade. Muito pelo contrário. Ele nos convida mais uma vez a cultivar a humildade em nossas vidas junto aos nossos próximos. Ele nos exorta a aproveitar a vida que temos e aquilo que conseguimos porque o que será de nós com o que há de vir? O livro nos convida a partilhar com os outros, ser solidários e amar ao próximo. Outro ponto importante em que insiste: todas as coisas que descobrimos durante nossa existência tanto no bem como no mal ocorre pela vontade de Deus. Eis porque nos aconselha a aceitar todas as situações da vida pelas quais passamos com filosofia. Ele nos aconselha a falar menos para que não nos enojemos das próprias palavras e nos recomenda uma boa conduta. Ele nos aconselha a procurar a sabedoria porque vale tanto quanto uma herança. Mas que a procuremos com moderação e humildade. O livro nos diz que tudo aquilo que fizermos durante todos os dias de nossas vidas Deus nos cobrará em julgamento. É num tom de ameaça e de alerta que termina o livro: Deus levará toda obra a julgamento. Esse livro é essencial para nosso mundo que se tornou mesquinho. Que se pense antes de atacar os outros por atacar. Que o sangue de pessoas inocentes impeça os passos dos que correm atrás do poder e da glória. ZANPKIN.
(...) O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo (II Timóteo 3:12), vai ao ponto de dizer: "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições". De acordo com as Escrituras, é uma lei que, quanto mais nos aproximamos do Senhor Jesus em nossa vida e nosso estilo de viver, mais probabilidades teremos de enfrentar problemas neste mundo. Olhem para Ele — que não cometeu mal algum, nem dolo se achou em Sua boca. Passou Sua vida curando as pessoas, fazendo o bem e pregando; e no entanto, vejam a oposição e as provações que teve de enfrentar. Por quê? Porque Ele era quem era. O mundo, no fundo do seu coração, odeia Cristo e odeia os cristãos, porque uma vida santa o condena. O homem do mundo não gosta disso porque o incomoda. O apóstolo sabia o que essas pessoas estavam experimentando nas mãos dos perversos, e ele continua no quarto capítulo, expressando-o ainda mais especificamente: "Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; e achando estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós". O mundo estava aborrecido com essas pessoas porque elas tinham abandonado aquele tipo de vida e estavam vivendo a vida cristã. Assim que se tornaram
cristãs, passaram a ter problemas com o mundo. Pessoas que antes eram amigáveis começaram a criticá-las, ignorá-las, ou a falar mal delas aos outros. Essa era uma das coisas que lhes estava causando tristeza. Estavam contristados por causa disso, e é algo que os cristãos têm sido obrigados a suportar através dos séculos. Nada é mais penoso do que este mal-entendido da parte de outras pessoas, e se torna ainda mais difícil se acontece ser alguém muito chegado a nós. Como é difícil quando alguém é o único cristão da família. Este tipo de provação acontece, e se um cristão nunca enfrenta algum tipo de provação, isso sugere que há algo radicalmente errado com seu cristianismo. O apóstolo Paulo experimentou isto constantemente. Lembram-se que ele disse: "Demas me abandonou"? Aquilo não foi fácil para Paulo; realmente o perturbou. Teve que enfrentar seu julgamento completamente sozinho; pessoas com quem pensou que podia contar, de repente o abandonaram, e ali estava ele completamente só. "Todos me desampararam". Esse é o tipo de coisa que entristece o cristão, e basta lermos as biografias dos santos de Deus, para encontrarmos isso constantemente. Leiam os diários de John Wesley e descobrirão que ele estava frequentemente neste estado por causa de mal-entendidos. Isso também é encontrado em larga escala na vida de Charles Haddon Spurgeon, em conexão com uma grande controvérsia na qual ele se achou envolvido. Homens a quem ele tinha considerado amigos, e alguns a quem ele havia instruído às suas próprias custas na faculdade, de repente se afastaram dele. Basta ler seu relato para perceber como ele foi machucado e entristecido. Estava contristado porque homens nos quais pensava poder confiar de repente lhe falharam. Isso sem dúvida encurtou a sua vida. Li nos diários de George Whitefield recentecente algo muito parecido. Whitefield havia experimentado uma época de excepcional proximidade de Cristo e estava se regozijando nisso, mas faz uma observação em seu diário, lembrando que de uma forma estranha tais experiências muitas vezes eram seguidas por provações muito duras, e ele escreve: "Sem dúvida estarei sujeito a isso novamente". Ele sabia, era sua experiência; é uma lei quase inevitável na vida do homem de Deus num mundo de pecado. Aqui, pois, estavam esses cristãos, sofrendo múltiplas provações. O termo é amplo, e significa qualquer coisa em nossa vida que tende a nos perturbar, algo que nos toca nas áreas mais delicadas e sensíveis do nosso ser, nosso coração, nossa mente, as coisas que tendem a nos abater. Como o apóstolo trata dessa situação? É muito interessante, e é o que devemos fazer se queremos manter esse aspecto duplo da nossa vida cristã. Se vamos continuar nos regozijando, apesar das coisas que nos entristecem, devemos enfrentá-las da maneira que o apóstolo nos instrui. Qual é seu ensino? A primeira coisa que ele faz é apresentar um grande princípio, e é que devemos compreender por que estas coisas nos acontecem. Essa é a primeira coisa, e quantas vezes precisamos dizer isso a nós mesmos e uns aos outros! Às vezes penso que toda a arte da vida cristã é a arte de fazer perguntas. O perigo que corremos é de permitir que estas coisas nos aconteçam, sem proferir coisa alguma além de, talvez, um gemido, lamento ou reclamação. O que precisamos fazer, porém, é descobrir, se pudermos, porque estas coisas estão acontecendo; tentar descobrir a explicação, e em conexão com isto o apóstolo usa os seguintes termos: "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário..." "Sendo necessário"! Ah, esse é o segredo. O que ele quer dizer com essa frase? Não há nenhuma dúvida quanto à resposta a essa pergunta. É uma declaração condicional, que podemos traduzir assim: "Por breve tempo, caso isso for necessário". "Se isso for necessário"! Não é apenas uma declaração geral de que num mundo como o nosso tais coisas têm que acontecer. Significa muito mais do que isso. Ele não diz: "Bem, vocês estão se regozijando nessa bendita esperança, ainda que num mundo como este tenham que suportar certas coisas". Isso está correto, é uma grande verdade; mas o apóstolo não encerra o assunto aí. Sua declaração é positiva. Ele diz: "Vocês estão enfrentando essa provação, porque isso é necessário no momento". Aqui, então, está nosso princípio: há um propósito definido em tudo isso. Nada disto acontece acidentalmente, nem é algo que ocorre simplesmente por causa de toda a organização da vida. Isso está incluído, mas não é a razão principal. Estas coisas acontecem, diz o apóstolo, porque são boas para nós, porque fazem parte da nossa disciplina nesta vida, e neste mundo, e porque — vamos deixar isso bem claro — Deus assim o determinou. Essa é a doutrina do apóstolo, e é doutrina de todo o Novo Testamento, e certamente é a doutrina dos santos através dos séculos. Em outras palavras, devemos olhar para a vida cristã desta maneira. Estamos andando através deste mundo sob o olhar do nosso Pai celestial. Essa é a coisa fundamental; o cristão deve pensar em si mesmo como alguém que está envolvido num relacionamento peculiar com Deus. Isso não pode ser dito de alguém que não é cristão. Há um plano e propósito muito definido para a minha vida; Deus me adotou e me colocou em Sua família. Para quê? Para que possa me levar à perfeição. Esse é Seu objetivo — "para sermos (mais e mais) conformes à imagem do Seu amado Filho". É isso que Ele está fazendo. O Senhor Jesus Cristo está trazendo muitos filhos a Deus, dizendo: "Eis-me aqui, e os filhos que me deste". Se não começarmos com esse conceito fundamental de nós mesmos como cristãos, iremos nos desviar, e certamente não entenderemos estas coisas.
Caros amados que acreditam na ressurreição da carde como está descrita na Bíblia Sagrada, gostaria de fazer a vós a seguinte pergunta: Para que haja a ressurreição da carde, como descrito na Bíblia, é preciso que exista ao menos os restos mortais dos que irão ressurgir. Portanto, como irão ressurgir os que optaram por serem cremados ou os que tiveram os ossos cremados pelos cemitérios, por ter se passado longos tempos e ninguém ter contestado essas ossadas?
Aqui vos digo em verdade que aquele que interpretar a Bíblia ao pé da letra poderá desrespeitar a palavra sagrada e cometer antagonismos e dogmatismos imensuráveis.